sábado, 12 de maio de 2012

O SERTÃO NÃO É SÓ SECA TAMBÉM DA FRUTOS OU MELHOR MEL



Foto: Imagem da internet
O mel produzido no Sertão do Araripe recebeu o registro de Estabelecimento Relacionado (ER) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (mapa), que poderá possibilitar que a cidade pernambucana entre para o ranking nacional, como o maior produtora de mel do País. Segundo pesquisa do Sebrae, publicada em 2011, a cidade de Araripina aparece em segundo lugar no ranking nacional, com a produção de 580 toneladas/ano. O primeiro lugar estava com Limoneiro do Norte, Ceará, com 600 toneladas. A certificação, que possibilita a comercialização de mel no mercado interno,foi entregue à Cooperativa dos Apicultores e Meliponicultores da região do Araripe pernambucano (Coampis), no último dia 04. “Esse registro é como um divisor de águas. Com o ER, mais portas irão se abrir e facilitar o escoamento de nosso produto. Fora a agregação de valor”, reconhece o apicultor e diretor presidente da Cooperativa, Juan Batista. A região do Araripe é responsável por 74% do volume de mel produzido em Pernambuco, enquanto o entreposto, empreendimento que fortalece a cadeia produtiva da apicultura no Sertão do Araripe e também do Estado, é a primeira agroindústria de seu porte a atender diretamente apicultores sertanejos oriundos da agricultura familiar.
APOIO – O processo de certificação contou com o incentivo do do Sebrae em Pernambuco, Prefeitura de Trindade, Pró-Rural, AD Diper, IPA, Ministério da Agricultura e Ministério da Ciência e Tecnologia, entre outras instituições comprometidas com o desenvolvimento da apicultura. “O Sebrae deu uma força incalculável. Se não fosse por ele, pode ter certeza que não teríamos conseguido a certificação”, revela Juan.
COAMPIS - É uma cooperativa regional formada por 34 sócios, apicultores dos municípios que constituem o Sertão do Araripe. Ela é responsável pela gestão do Entreposto de Mel e Cera de Abelha Miguel Arraes de Alencar, localizado no município de Trindade.
Fonte: NE 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário