domingo, 17 de junho de 2012

ARTIGO DE OPINIÃO : O RESULTADO DA PESQUISA DO JC/NASSAU

Por: *Maurílio Ferrreira Lima
Todos sabem que pesquisas eleitorais têm efeito devastador, para muitos, e indicam tendências do momento atual, mas podem se alterar radicalmente.
Vamos aos efeitos devastadores. João da Costa já era carta fora do baralho mas os números dessa pesquisa eliminaram a ilusão que, devido à violência que ele sofreu do seu próprio partido, negando-lhe o direito à reeleição, não o tornaram uma vítima, que teria hoje índices de aprovação de sua administração  e primeiro lugar na pesquisa espontânea, já que não poderia ser incluído na pesquisa estimulada.
Nada disso aconteceu. O prefeito está enterrado em caixão preto com vela apagada e parafusado.
Sobre o governador Eduardo Campos, terá agora que pensar muito antes  de cometer a aventura de lançar um candidato pelo PSB. Ele teria que enfrentar Lula, Dilma, e o PT, que deve se reagrupar em torno do nome de Humberto Costa.
Sobre os efeitos positivos, antes da pesquisa ser divulgada, a candidatura de Humberto Costa parecia estar morrendo de inanição. Hoje, é provável que ela una o PT e, por conseqüência, a Frente Popular.
Por mais que a briga tenha atingido níveis escandalosos, o PT não vai querer largar a prefeitura.
Hoje, Humberto respira aliviado e Joaquim Francisco, que játinha colocado as calças do terno novo para assumir o Senado, já está vestindo a camisa nova, só faltando pôr agora a gravata e o paletó.
Tudo pode mudar até amanhã. Mas depois da pesquisa do JC o quadro político é este.

*Maurílio Ferreira Lima é ex-deputado federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário