sábado, 15 de dezembro de 2012

HÁ AMEAÇA REAL AO GOVERNO DILMA E A DEMOCRACIA NO BRASIL - AS TÉCNICAS DO GOLPE



As técnicas do golpe
Jornal do Brasil Mauro Santayana

Só os interessados podem desdenhar a operação de desconstrução do Estado — e não só do governo — que se encontra em marcha. Os indícios são claros. O julgamento da Ação 470 saiu dos autos, conforme indica o comportamento do procurador geral da República e de alguns juízes. Na véspera das eleições municipais, ele declarou, de forma explícita, a sua esperança de que o processo influísse no resultado eleitoral. Embora falasse de modo geral, pensava em São Paulo, e com razão. Como sempre ocorreu em situações semelhantes, São Paulo tem sido o centro de todas as conspirações conservadoras no país: é a sede do sistema financeiro e das grandes empresas estrangeiras que operam no Brasil. E são esses interesses que estão sendo contrariados pelo atual governo, mais do que Lula os contrariou.

O resultado do pleito mostra que o povo não se deixou conduzir pelo julgamento, como esperava o procurador, e votou no candidato à prefeitura de São Paulo indicado por Lula. Os grandes bancos não deglutiram a queda substantiva dos juros, imposta pelo governo, mediante a mobilização do setor financeiro estatal. A perda de lucros lhes está entalada na garganta. E no Brasil, como se sabe, os bancos são também controladores de grandes empresas, industriais, comerciais e de serviços.

Quando se toca nos bancos — e isso vem desde os tempos do Império — a reação pode ser esperada. Todas as vezes que isso ocorreu, fosse aumentando o recolhimento compulsório de depósitos à vista; fosse pretendendo reforma bancária, que separasse os bancos de depósitos dos bancos de investimento; fosse buscando a limitação das remessas de lucros, para que parte deles se reinvestisse no país, o golpe se armou.

Isso não significa que os responsáveis pelos crimes de peculato, de lavagem de dinheiro, de corrupção e extorsão, se tais delitos houve, estejam imunes à punição prevista no Código Penal. Só os néscios por opção, no entanto, não perceberam a sanha persecutória de alguns magistrados, que, em seus votos, deixaram o exercício da razão e, ao deixá-la, comprometeram até mesmo as decisões tomadas.




A menos que tudo não fizesse parte de um roteiro anterior, é difícil aceitar que o publicitário Marcos Valério recebesse uma sentença que nem os mais sanguinários assassinos em série costumam sofrer. Acossado e ameaçado de sofrer, na prisão, e de forma exacerbada, o que já experimentou no período de prisão provisória, ele procura, neste momento, envolver todos os que puder envolver, em uma trama que recria, para sua salvação. O enredo fantástico que imagina é o fio de Ariadne de que se vale para sair do lôbrego labirinto em que se encontra.



Todas as peças se encaixam para indicar uma conspiração contra o Estado Democrático. Como sempre, há o fomento de crise entre dois dos Três Poderes Republicanos. Desta vez é entre o STF e o Congresso.



O Supremo, por 4 votos contra 4, por enquanto, se arroga o direito de cassar mandatos parlamentares, o que tem sido prerrogativa constitucional das duas casas do Congresso. Falta 1 voto para que se obtenha a maioria, para um caso ou outro. Por isso mesmo, cabe ao presidente do STF convocar o novo ministro Teori Zavacki. Se ele se acha impedido de votar na Ação 470, de que não participou, nada o tolhe de votar nesse caso. Outros fossem os tempos, e a ação não se interromperia por causa da gripe de um ministro, sobretudo porque tem substituto natural no mais recente integrante da Corte. E se Celso Mello se recupera rapidamente, melhor: serão dez juízes a decidir, em lugar de apenas nove.

É bom que o governo reaja, não em seu favor, mas em defesa da República ameaçada

Dilma, em Paris, reagiu, como tantas outras pessoas, contra as novas acusações de Marcos Valério. Enfim, é bom que o governo reaja, não em seu favor — dentro de menos de dois anos haverá eleições gerais — mas em defesa da República ameaçada.






Como disse Cúrzio Malaparte, em Técnica del colpo di Stato, há 81 anos, “da mesma forma que todos os meios são usados para suprimir a liberdade, também todos os meios são válidos para defendê-la”. E a liberdade que devemos defender é a de escolher os deputados, senadores, governadores de estado, além do presidente e do vice-presidente da República, em outubro de 2014. Se a oposição fosse inteligente, defenderia o Estado de Direito. Se está convencida de seus méritos, que espere o pronunciamento das urnas. Democracia é isso: não são os jornalistas nem os juizes que escolhem os governantes. É o povo, na base de um voto de cada eleitor. 



NOTA: As imagens são de nossa responsabilidade e não constam da matéria original mente publicada no Jornal do Brasil

CHAVES EVOLUI SATISFATORIAMENTE E JÁ CONVERSOU COM FAMILIARES



O presidente venezuelano, Hugo Chávez, cumpre "satisfatoriamente" o pós-operatório após a cirurgia em Cuba para retirar um tumor maligno e já conversou com seus familiares, informou nesta sexta-feira (14) o ministro da Comunicação, Ernesto Villegas.

Chávez "cumpre satisfatoriamente com o protocolo pós-operatório após a complexa intervenção cirúrgica e já se comunicou com seus familiares mais próximos", disse Villegas.
Fonte: AFP

AMEAÇA DE LULA SE CANDIDATAR É RECADO A ADVERSÁRIOS



 As palavras do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na França, pedindo apoio a empresários “se um dia voltar a ser candidato”, foram interpretadas por petistas e aliados mais como uma ameaça ou balão de ensaio do que, propriamente, a disposição de concorrer a um cargo eletivo em 2014. Lula não esconde de pessoas próximas a irritação sobre o envolvimento do nome dele em denúncias, como as novas acusações feitas pelo publicitário Marcos Valério e a deflagração da Operação Porto Seguro que levou à exoneração da ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Noronha.
“O recado é claro dele: ‘se continuarem me perturbando, vou para as ruas’”, disse um integrante do comando do PT.

Em seu discurso, Lula lembrou que sempre provocou medo entre o
empresariado antes de ser eleito presidente em 2003. Ficou famosa a frase do então presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Mário Amato, em 1989, afirmando que, se Lula ganhasse as eleições, haveria uma fuga dos responsáveis pelo PIB brasileiro.
“Se Lula for eleito, 800 mil empresários deixarão o país”, afirmou, à época.
Segundo o Lula, os empresários certamente não votaram nele “por medo”, acrescentando ter hoje “orgulho de dizer que eles nunca ganharam tanto dinheiro na vida” ou geraram tanto emprego quanto na sua gestão. (Paulo de Tarso Lyra - Correio Braziliense)

CÂMARA VAI RECHAÇAR TUTELA DO SUPREMO

 A Câmara vai aproveitar o debate dos royalties e a trégua forçada pela gripe que derrubou o ministro Celso de Mello - detentor do voto de desempate e decisivo sobre o destino dos deputados condenados no mensalão -, para confrontar, ao mesmo tempo, o governo e o Supremo.

Embora ninguém ouse declarar publicamente, a decisão tomada pelas lideranças dos partidos, de comum acordo com o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), é de não cumprir uma eventual ordem pela cassação imediata dos mandatos.

Se o Supremo decretar a perda dos direitos políticos, o comunicado e a decisão ficarão numa espécie de limbo. Em vez de executar a medida, a Câmara abrirá o processo de cassação e dará a ele o rito normal. Mas os condenados devem ter os mandatos cassados se a maioria assim o decidir.

O líder do PDT, André Figueiredo (CE), diz que a decisão das lideranças foi pela autonomia da Câmara. “Uma ação do Supremo cassando mandatos fere a prerrogativa do Legislativo. Mas não haverá corporativismo”, diz. (Blog Poder Online - Vasconcelos Quadros)

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

ZÉ DE ABREU APONTA TRAMA PARA VALÉRIO ATACAR LULA

247 – 

Declarações de um advogado feitas na madrugada desta sexta-feira denunciam suposta trama que envolve um acordo de R$ 17 milhões para convencer o empresário Marcos Valério a denunciar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do 'mensalão'. A conversa, que teria acontecido num restaurante de Brasília, foi noticiada nesta manhã pelo ator e ativista político José de Abreu, via Twitter.
Ao 247, Abreu não deu mais informações sobre quem seria o advogado, mas garantiu que não se trata de Marcelo Leonardo, representante do publicitário mineiro na Ação Penal 470, da qual seu cliente foi condenado com uma pena que passa dos 40 anos. Marcelo Leonardo sequer teria concordado com o acerto. Quanto à fonte que lhe revelou o diálogo, ele se limitou a dizer: "É um político da oposição".
"Estou repassando o que me contaram, foi nessa madrugada. Uma pessoa ouviu do advogado, que começou a falar mais alto num restaurante de Brasília. Era um lugar menos nobre, não era tipo um Piantella", descreveu José de Abreu, em referência ao famoso ponto de encontro de políticos da capital federal. Segundo ele, há ainda prometido ao empresário dois apartamentos nos Estados Unidos, um em Miami e outro em Nova York, "FORA o pagamento de TODAS as multas financeiras a que MV foi condenado".
O acerto teria sido feito sob a condição de que as revelações contra Lula sairiam primeiramente na revista Veja. Em setembro, uma reportagem de capa intitulada "Os segredos de Valério" traz frases atribuídas a interlocutores próximos ao empresário apontando o ex-presidente como chefe do 'mensalão'. Segundo o advogado, o dinheiro para pagar Marcos Valério teria vindo de uma "composição financeira" envolvendo empresários, políticos e o próprio dono da semanal, Roberto Civita, quem, segundo ele, seria o responsável pela organização da 'vaquinha'.
Posteriormente à publicação da reportagem, foi levantado um debate na imprensa e nas redes sociais que questionava a veracidade das denúncias e a existência de um áudio que comprovasse a entrevista. O colunista do jornal O Globo, Ricardo Noblat, liderou a defesa à revista, garantindo que havia, sim, uma "fita" com as revelações de Valério. Procurada pelo 247 para comentar as denúncias, a assessoria de imprensa da Editora Abril não respondeu até a publicação dessa reportagem.
Futuro dos filhos
A intenção de Marcos Valério seria "deixar bem os filhos", postou o responsável pelas revelações. Ao 247, o ator acrescentou que há psiquiatras e psicólogos envolvidos e que o publicitário não passa bem. "Cada imóvel teria sido colocado em nome de cada filho de MV. A saída de casa, a "farsa da separação" segundo o advogado bêbado, fazem parte", escreveu José de Abreu, em referência ao acordo. Valério andava muito deprimido e não queria deixar a família sem garantias quando ele fosse para a prisão, conta Abreu.
Falou, tem que provar
As denúncias, porém, teriam de ser provadas. "Uma parte da grana só seria paga se MV conseguisse que abrissem processo contra Lula", escreveu José de Abreu no microblog. Depois de três meses da reportagem publicada por Veja, o jornal O Estado de S.Paulo revelou, nesta semana, parte de um depoimento do empresário à Procuradoria Geral da República feito em 2003, com mais revelações sobre o ex-presidente.

2013 VAI SER DIFÍCIL


Por Marcos Coimbra*
Um espectro ronda a política brasileira. O fantasma da próxima eleição presidencial. Este ano já foi marcado por ele. Ou alguém acredita que é genuína a inspiração ética por trás da recente onda moralista, que são sinceras as manchetes a saudar “o julgamento do século”? Que essas coisas são mais que capítulos da luta política cujo desfecho ocorrerá em outubro de 2014?
A história dos últimos dez anos foi marcada por três apostas equivocadas que as elites brasileiras, seus intelectuais e porta-vozes fizeram. A primeira aconteceu em 2002, quando imaginaram que Lula não venceria e que, se vencesse, seria incapaz de fazer um bom governo.
Estavam convencidos de que o povo se recusaria a votar em alguém como ele, tão parecido com as pessoas comuns. Que terminaria a eleição com os 30% de petistas existentes. E que, por isso, o adversário de Lula naquela eleição, quem quer que fosse, ganharia.
O cálculo deu errado, mas não porque ele acabou por contrariar o prognóstico. No fundo, todos sabiam que com a rejeição de Fernando Henrique Cardoso não era impossível que José Serra perdesse.
A verdadeira aposta era outra: Lula seria um fracasso como presidente. Sua vitória seria um remédio amargo que o Brasil precisaria tomar. Para nunca mais querer repeti-lo.
Quando veio o “mensalão”, raciocinaram que bastaria aproveitar o episódio. Estava para se cumprir a profecia de que o PT não ultrapassaria 2006. Só que Lula venceu outra vez e a segunda aposta também deu errado. E ele fez um novo governo melhor que o primeiro, aos olhos da quase totalidade da opinião pública. Em todos os quesitos relevantes, as pessoas o compararam positivamente aos de seus antecessores, em especial aos oito anos tucanos.
A terceira aposta foi a de que o PT perderia a eleição de 2010, pois não tinha um nome para derrotar o PSDB. Que ali terminaria a exageradamente longa hegemonia petista na política nacional. De fato não tinha, mas havia Lula e seu tirocínio. Ele percebeu que, com Dilma Rousseff, poderia vencer.
O PT ultrapassou as barreiras de 2002, 2006 e 2010.
Estamos em marcha batida para 2014 e as oposições, especialmente seu núcleo duro empresarial e midiático, se convenceram de que não podem se dar ao luxo de uma quarta aposta errada. Que o PT não vai perder, por incompetência ou falta de nomes, a próxima eleição. Terão de derrotá-lo.
Mas elas se tornaram também cada vez mais descrentes da eficácia de uma estratégia apenas positiva. Desconfiam que não têm uma ­candidatura capaz de entusiasmar o eleitorado e não sabem o que dizer ao País. Perderam tempo com Serra, Geraldo Alckmin mostrou-se excessivamente regional e Aécio ­Neves é quase desconhecido pela parte do ­eleitorado que conta, pois ­decide a eleição.
Como mostram as pesquisas, tampouco conseguiram persuadir o País de que “as coisas vão mal”. Por mais que o noticiário da grande mídia e seus “formadores de opinião” insistam em pintar quadros catastróficos, falando sem parar em crises e problemas, a maioria acha que estamos bem. Sensação que é o fundamento da ideia de continuidade.
As oposições perceberam que não leva a nada repetir chavões como “O País até que avançou, mas poderia estar melhor”, “Tudo de positivo que houve nas administrações petistas foi herança de FHC”, “Lula só deu certo porque é sortudo” e “Dilma é limitada e má administradora”. A população não acredita nessa conversa. Faltam nomes e argumentos às oposições. Estão sem diagnóstico e sem propostas para o Brasil, melhores e mais ­convincentes que aquelas do PT.
Nem por isso vão cruzar os braços e aguardar passivamente uma nova derrota. Se não dá certo por bem, que seja por mal. Se não vai na boa, que seja no tranco. Fazer política negativa é legítimo, ainda que ­desagradável. Denúncias, boatos, hipocrisias, encenações, tudo ­isso é arma usada mundo afora na briga política.
A retórica anticorrupção é o bastião que resta ao antilulopetismo. Mas precisa ser turbinada e amplificada. Fundamentalmente, porque a maioria das pessoas considera os políticos oposicionistas tão corruptos – ou mais – que os petistas.
O que fazer? Aumentar o tom, falar alto, criar a imagem de que vivemos a época dos piores escândalos de ­todos os tempos. Produzir uma denúncia, uma intriga, uma ­acusação atrás da outra.
Pelo andar da carruagem, é o que veremos na mídia e no discurso oposicionista ao longo de 2013. Já começou.
Vamos precisar de estômago forte.
*Marcos Coimbra é sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi. Também é colunista do Correio Braziliense.

ATIRADOR MATA 26 E MORRE EM ESCOLA DE CRIANÇAS NOS EUA

Tiroteio matou 20 crianças e 6 adultos, além do atirador, em Newtown.
Ele matou a mãe, que é professora no local; morte é investigada em Jersey.

Do G1, com agências internacionais
 
Um tiroteio em uma escola fundamental deixou pelo menos 27 mortos, 20 deles crianças, nesta sexta-feira (14), na pequena cidade de Newtown, no estado americano de Connecticut, segundo a polícia. Outra pessoa adulta morreu em Hoboken, Nova Jersey, em um incidente relacionado com o crime.
Inicialmente, a imprensa americana identificou o atirador, que morreu no local, como Ryan Lanza, de 24 anos. Depois, órgãos retificaram a informação: o morto seria Adam Lanza, de 20 anos. Ryan, seu irmão, estaria vivo e prestando depoimento em Nova Jersey.
A polícia ainda estava identificando o cadáver.
A chamada de emergência para a ocorrência ocorreu às 9h41 locais, segundo a polícia local.
Morreram 18 crianças no local, e outras duas no hospital. Seis adultos também morreram, além do próprio atirador.
Entre os mortos na escola, estava a própria mãe do atirador, que era professora e seria o alvo principal do atirador.
Segundo testemunhas, o atirador entrou na escola e matou a mãe, em uma sala de aula de pré-escola. Depois,atirou contra os alunos, saiu, e atirou em adultos, antes de morrer.
Entre os adultos mortos, estariam o diretor e a psicóloga.
O atirador também teria matado outra pessoa, que, segundo a imprensa americana, seria seu pai, em uma casa em Hoboken.
Essa informação ainda está sendo investigada, segundo a polícia.
O corpo do atirador ainda estava na escola que foi palco do tiroteio, segundo o tenente Paul Vance, porta-voz da polícia local.
Durante o ataque, ele levava quatro armas e um colete à prova de balas, segundo a polícia.
Ainda não se sabe quem teria disparado o tiro que o matou. Segundo o "New York Times", ele se matou antes da chegada da polícia.
Crianças entre 5 e 10 anos
O ataque é um dos mais graves ocorridos em escolas nos Estados Unidos. O número de vítimas é o segundo maior em ataques do gênero, só ficando atrás do massacre de 2007 na universidade Virginia Tech, que deixou 32 mortos.
O tiroteio desta sexta ocorreu na escola Sandy Hook, que tem cerca de 600 alunos com idades variando entre 5 e 10 anos.
Newtown é uma cidade de cerca de 27.500 habitantes, subúrbio da capital estadual, Hartford, e situada 128 quilômetros a nordeste de Nova York.
Foto de jornal local mostra crianças sendo retiradas da escola em Newtown, Connecticuc, em que ocorreu o tiroteio nesta sexta-feira (14) (Foto: AP) 
Foto  mostra crianças sendo retiradas da escola em Newtown, Connecticuc, em que ocorreu o tiroteio nesta sexta-feira (14) (Foto: AP)
'Horrendo'
Uma foto do local, feita pelo jornal "Newtown Bee" pouco após o incidente, mostrou uma fileira de crianças assustadas sendo retiradas do local pela polícia, indo para lugar seguro.
Imagens de TV mostraram a polícia e ambulâncias no local, e pais correndo em direção a escola.
"Foi horrendo", disse Branda Lebinski, mãe de uma aluna. "Todo mundo estava histérico, pais, alunos. Havia crianças saindo da escola sangrando. Eu não sei se eles foram baleados, mas eles estavam sangrando."

GOVERNO ESTADUAL DESAPRÓPRIA PARQUE ASA BRANCA EM EXU

 Durante visita a Exu, na última quinta-feira (13), o governador Eduardo Campos (PSB) assinou decreto para desapropriação da área do Parque Asa Branca, que a partir de então se tornou propriedade pública pertencente ao Estado.  “Decidimos tomar para o Estado a responsabilidade de cuidar desse bem imensurável da nossa cultura popular. Assim, poderemos investir mais na divulgação e na memória desse patrimônio que já era, de fato, do povo pernambucano”, afirmou o gestor.

Ao longo da solenidade foram realizadas várias homenagens ao famoso sanfoneiro pernambucano, além do lançamento da medalha da Casa da Moeda e do selo dos Correios alusivo ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga.

Após as palavras do governador, o público presente assistiu ao filme “Gonzaga: De Pai pra Filho”, lançado este ano. Além de Eduardo Campos, participaram do ato o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o deputado federal Fernando Filho, o bispo da Diocese de Salgueiro, Dom Magnus Henrique e outras lideranças políticas.

Fonte: blog do magno

GOVERNADOR EMPOSSA HOJE A TARDE SEUS NOVOS SECRETÁRIOS



O governador Eduardo Campos (PSB) pela nescessidade de ceder pessoas para o secretariado do prefeito eleito de Recife Geraldo Julio, já escolheu os seus novos secretários.
Nesta reforma surgiu uma novidade grande que foi a indicação do ex-deputado Pedro Eurico (foto) para ocupar uma pasta, por ser filiado ao PSDB e não ter o aval do partido o mesmo irá se desfiliar. 
Veja o nome dos novos secretários:
Pedro Eurico – Juventude e Ressocialização
Décio Padilha – Administração  
Milton Coelho – Governo 
Ricardo Dantas – Educação
Aluizio Lessa – Articulação Regional e Social

GUERRA CONTRA LULA : SEM FIM E SEM DATA PARA ACABAR

DO BLOG DE RICARDO KOTSCHO
 Julgamento do mensalão, Operação Porto Seguro e agora o vazamento na imprensa de novo depoimento feito à Procuradoria-Geral da República por Marcos Valério, réu condenado a 40 anos de prisão: a ofensiva contra o ex-presidente Lula não tem mais limites, é uma guerra sem quartel, sem data para acabar.

Cada vez que sai uma nova pesquisa de opinião mostrando a força de Dilma e Lula no eleitorado e a fragilidade dos candidatos da oposição, parece aumentar o furor dos que não se conformam com as conquistas sociais e econômicas dos últimos anos que garantem a alta popularidade dos líderes petistas, apesar do bombardeio sofrido nos últimos meses.

Desta forma, antes mesmo do julgamento do mensalão terminar, vai
começar tudo de novo, quem sabe esticando o caso até as próximas
eleições presidenciais, enquanto repousam no Supremo Tribunal Federal toneladas de processos antigos envolvendo outros políticos de outros partidos.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

"JORNALISTAS" E STF CONSTROEM VERSÃO BIZARRA DE DIREITO ALTERNATIVO NO BRASIL





 
Li, com alguma surpresa, uma chamada na página da Zero Hora on-line nesta quarta-feira, referente a um texto da colunista política Rosane Oliveira: “Não é possível que Lula nada tenha a dizer”. A surpresa deveu-se ao fato de que eu acabara de ler as declarações feitas pelo ex-presidente Lula, ontem, em Paris, qualificando como “mentiras” as mais recentes “denúncias” de Marcos Valério. Como assim não tem nada dizer se ele já disse? – pensei, e fui ler o texto. Nele, a afirmação é qualificada: “Não é possível que Lula se limite a dizer que é mentira”, escreve a jornalista no texto que traz como título: “Fala, Lula, que a casa caiu”. Como assim, não é possível que Lula se limite a dizer que é mentira? O que significa mesmo essa frase?
Pode significar, em linhas gerais: que ele tem que dizer que é verdade, ou, então, que ele tem que provar que é mentira. Inteligente que é, a jornalista sabe que, segundo as regras e princípios que regem o Estado Democrático de Direito no Brasil o ônus da prova é de quem acusa. Então, Lula disse o que tinha que dizer. Cabe a Marcos Valério provar o que disse. A menos, é claro, que se aposte no novo tipo de “direito alternativo” que vem se desenvolvendo no Supremo Tribunal Federal e revolucionando o conceito de “prova”. Assim caberia ao acusado provar que é inocente e não ao acusador provar que ele é culpado, com provas, de preferência. Se não for pedir demais, é claro.
É notável também a reprodução de um velho mecanismo na grande imprensa brasileira que, supostamente, reza pela cartilha da diversidade de opinião. Qualquer denúncia dirigida contra Lula encontra ampla e imediata repercussão, com reportagens, textos de opinião, charges, infográficos, interativas, comentários em jornal, rádio, tv e internet. Quando as denúncias são dirigidas, por exemplo, contra José Serra (no caso do livro sobre a privataria tucana), ou contra Gilmar Mendes (como fez, recentemente, a Carta Capital), a repercussão é zero ou, alguns dias depois, minimalista, esquálida. Ou seja, a chamada grande imprensa parece andar de mãos juntas com o Supremo na dura tarefa de criar um novo “direito alternativo” no Brasil, um direito, onde o ônus da prova recai sobre o acusado e onde alguns acusados são mais acusados do que outros.
Marco Aurélio Weissheimer
No RS Urgente

DATENA: "VALÉRIO FEZ O QUE FEZ E A MÍDIA AINDA LHE DÁ MORAL"


Na edição da última quarta-feira (12) do programa da TV Bandeirantes “Brasil Urgente”, o jornalista e apresentador José Luiz Datena defendeu Lula e atacou a mídia de forma indignada. A abordagem que fez, aliás, talvez seja a mais perfeita que se fez, até aqui, para esse processo de verdadeira caça ao ex-presidente.  Confira, abaixo, as palavras textuais do jornalista.
Marcos Valério tenta manchar a vida de Lula, o presidente de maior aceitação desse país. Valério não tem moral. Quem é Marcos Valério para acusar Lula? Acho até que Lula deve se defender com mais veemência; gostei da resposta do governo… Valério fez o que fez e a mídia ainda dá moral pra um bandido desse?
Esse é o ponto. Datena, na mesma argumentação, falou em “inversão de valores”. A qualquer um que não viva no Brasil e que não acompanhe sua política, será difícil explicar o clima que se criou na mídia contra um presidente que deixou o poder aprovado por 80% dos brasileiros.
O estrangeiro desinformado sobre a realidade pátria por certo inferiria que aquele homem que está sendo apresentado nas primeiras páginas dos jornais como culpado das acusações que lhe faz um escroque que transitou por todos os partidos com seus esquemas de corrupção, os quais distribuiu absolutamente sem preconceitos de ideologia ou orientação política, certamente foi um governante muito malsucedido.
Se você explicar ao neófito em política tupiniquim que, muito ao contrário, durante os oito anos de Lula o Brasil se tornou uma potência emergente, pagou a dívida externa, descobriu uma das maiores reservas de petróleo do planeta, viu a renda de sua população disparar, o desemprego praticamente sumir, a pobreza e a concentração de renda finalmente refluírem como nunca antes na história desse país, aí é que o observador alienígena entrará em parafuso.
Por fim, você dará o golpe de misericórdia na vítima desavisada da politicagem à brasileira: dirá que esse homem que há menos de dois anos elegeu candidata que escolheu monocraticamente e que, há pouco, bancou outro “poste” e o elegeu de forma brilhante no maior colégio eleitoral do país, está sendo acusado por um criminoso condenado.
Um detalhezinho aos que dirão que o PT participou dos esquemas desse escroque: os políticos que esses caras-de-pau apoiam, os do PSDB, envolveram-se com Marcos Valério da mesma forma que tantos outros. Se os esquemas de Valério não enlameiam todos os tucanos, tampouco enlameiam todos os petistas.
Datena está coberto de razão, pois. É bom essa gente ir tratando de respeitar essa maioria esmagadora que continua apoiando o ex-presidente Lula, dando-lhe enorme aprovação inclusive em pesquisas recentes em que aparece como favorito para disputar a sucessão de Dilma ou só perdendo para aquela que ele mesmo, afinal, foi quem indicou aos brasileiros.

Do Blog da Cidadania.

GAROTA QUE LEILOOU A VIRGINDADE SERÁ CAPA DA "PLAYBOY"

Do UOLIngrid Migliorin, de 20  anos, que usa o pseudônimo de Catarina
  • Ingrid Migliorin, de 20 anos, que usa o pseudônimo de Catarina
A revista "Playboy" anunciou, nesta quinta (13), que Ingrid Migliorini, mais conhecida como Catarina, a jovem catarinense de 20 anos que leiloou sua virgindade na internet, será capa da edição de janeiro.
O contrato, segundo a "Playboy", foi assinado em setembro e a revista com o ensaio nu da jovem chega às bancas no dia 10 de janeiro.
Ingrid  topou colocar a virgindade à venda para participar de um documentário chamado "Virgins Wanted" ("Procura-se, Virgens"). O leilão foi encerrado com a oferta de R$ 1,5 milhão dada por um japonês, mas o encontro de Ingrid com ele ainda não ocorreu.
Em recente participação no programa "Mais Você, a jovem disse para a apresentadora Ana Maria Braga que a decisão de leiloar sua primeira vez "a princípio foi por impulso".
"Não imaginei que o diretor do documentário fosse me responder. Tem o fato de poder fazer parte de um filme, poder viajar e fazer coisas diferentes, que ninguém nunca fez. Fazer coisas diferentes me atrai. E tem o fator do leilão, é claro.", explicou ela sobre sua decisão.
Ela também contou no programa que não tem aprovação da família, mas que os parentes respeitam sua liberdade. Ela também comentou as críticas que recebeu pela polêmica decisão. 
"As pessoas não gostam e nem sabem o motivo. Muita gente chama de prostituição, mas esquecem que isso é muito mais amplo. Sair nua na revista, fazer filme pornô e fazer sexo sem afeto são coisas que acontecem o tempo todo e ninguém fala. Sou responsável pelo meu próprio corpo e tudo o que estou fazendo é por livre e espontânea vontade. Quem tem moral de sobra também deve leiloar", desabafou.
 

TCE SUSPENDE ATOS DO PREFEITO DE PALMEIRINA EUDSON CATÃO

Atendendo uma representação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Romário Dias emitiu uma decisão cautelar para que o prefeito de Palmeirina (Agreste), Eudson Catão, suspenda a criação de 90 novos cargos públicos, um reajuste salarial de 50% a procuradores municipais - de R$ 4 mil para R$ 6 mil - e a doação de imóveis do município a entidades sem fins lucrativos, uma delas seria o Clube de Mães Flores de Maio, presidida por parentes do gestor desde a sua fundação.

O conselheiro também justificou que com sua decisão procura evitar "prejuízo ao patrimônio do município". O prefeito tinha recebido em outubro o aval da Câmara de Vereadores para os três atos. Mas o conselheiro do TCE tomou por base a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que proíbe a criação de despesas com pessoal nos 180 dias finais do mandato.

Romário Dias também justificou que a doação de imóveis públicos deve ser revestida de "cotornos bem definidos e de forma excepcional, vinculada a programas habitacionais ou de regularização fundiária". No entanto, o prefeito recebeu dos vereadores "autorização genérica" para a doação de bens municipais. Além do Clube de Mães, a entidade Banda Musical Manoel Lafaete seria outra beneficiária da doação.

Ao tomar conhecimento das medidas tomadas pelo prefeito de Palmerina, o MPPE imediatamente envio representação ao Ministério Público de Contas (MPC) na tentativa de anulá-las. O MPC, com base nos dados do MPPE, solicitou a medida cautelar junto ao TCE, que foi acatada pelo conselheiro Romário Dias. Caso as medidas não sejam observadas pelo prefeito, ele pode ser alvo de ação criminal e de improbidade administrativa.



Fonte: blog do jamildo
 

RICARDO DANTAS ASSUME A SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO















 
Segundo o Blog de Magno Martins, o governador Eduardo Campos fará algumas mudanças em sua equipe de governo, entre as mudanças seria a entrada de Ricardo Dantas,(FOTO) atual Secretário de Administração, na Educação, saindo Anderson Gomes, e para a adminstração iria  Décio Padilha que ocupa atualmente uma diretoria da Compesa.

HOJE LUÍZ "REI DO BAIÃO" COMPLETARIA 100 ANOS














Autor de sucessos como Asa Branca, Baião de Dois e Qui Nem Jiló, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, completaria 100 anos nesta quinta-feira (13). Considerado um dos compositores mais importantes da música popular brasileira, Gonzagão, que morreu em agosto de 1989, aos 76 anos, ganhou filme contando sua história de vida para comemorar a data. Gonzaga - De Pai Pra Filho, que chegou aos cinemas em outubro, mostra a biografia de Luiz Gonzaga e retrata, ao mesmo tempo, como era a relação entre ele e o filho Gonzaguinha. Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, no povoado de Araripe, extremo oeste do estado de Pernambuco, a 700 km do Recife. Seu pai trabalhava na roça e nas horas vagas tocava acordeão. Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocar o instrumento. Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai.
Antes dos 18 anos, Luiz teve sua primeira paixão: Nazarena, uma moça da região. Foi rejeitado pelo pai dela, o coronel Raimundo Deolindo, que não o queria para genro e ameaçou-o de morte. Mesmo assim Luiz e Nazarena namoraram algum tempo escondidos e planejavam ser felizes juntos. Mas, sem o apoio da família e revoltado por não poder se casar com a moça, fugiu de casa e ingressou no exército.
Deixou o exército em 1939 e passou a se dedicar à música. Em 1941, foi aplaudido de pé no programa de Ary Barroso ao tocar Vira e Mexe, o que lhe rendeu a contratação com a gravadora Victor, pela qual lançou mais de 50 músicas instrumentais. Em 11 de abril de 1945, Luiz Gonzaga gravou sua primeira música como cantor, Dança Mariquinha.

Também em 1945, uma cantora de coro com quem o artista mantinha um caso deu à luz um menino. Apesar de não ser o pai biológico da criança, sabendo que sua amante ia ser mãe solteira, assumiu a paternidade e deu seu nome ao enteado.
A relação com Léia foi cheia de brigas e eles resolveram se separar com menos de 2 anos de convivência. Em 1948, casou-se com a pernambucana Helena Cavalcanti, professora que tinha se tornado sua secretária particular. O casal viveu junto até o fim da vida de Luiz. Eles não tiveram filhos biológicos, porque Helena não podia engravidar, mas adotaram uma menina, a quem batizaram de Rosa.
 
Nesse mesmo ano Léia morreu de tuberculose, e o filho deles, apelidado de Gonzaguinha, ficou órfão. Luiz queria levar o menino para morar com ele e Helena, e pediu para a mulher criá-lo como se fosse dela, mas Helena não aceitou. Sem ver saída, o cantor entregou o filho para os padrinhhos, mas deu assistência financeira e ia visitá-lo com frequência.
 
A relação entre eles esfriou nos anos seguintes e Gonzaguinha se recusou a ir morar com o pai durante sua adolescência. Aos 14 anos, o menino contraiu tuberculose e quase morreu. Luiz resolveu criá-lo a força, mas por ser muito autoritário e a mulher destratar o garoto, acabou mandando o adolescente para um internado. 
 
Ao crescer, a relação ficou ainda mais tumultuada, com Gonzaguinha se tornando viciado em bebidas alcoólicas. Mas, com o passar do tempo, Gonzaguinha resolveu se tratar, concluiu a universidade, e se tornou músico como o pai. Os dois ficaram mais unidos quando em 1979 viajaram pelo Brasil juntos, e o filho compôs algumas músicas para o pai.
 
Luiz Gonzaga sofria de osteoporose e morreu vítima de uma parada cardiorrespiratória no dia 2 de agosto de 1989, no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana. Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte e enterrado em seu município natal.
 
Fonte: terra
 
 
 

CELPE EMITE NOTA SOBRE CORTE DE ENEGIA DA PREFEITURA DE PETROLINA

Após a Prefeitura de Petrolina - no Sertão do Estado - ter acusado a Celpe de cortar o fornecimento de energia da sede municipal e de outros prédios públicos arbitrariamente, a companhia reagiu à reclamação e, em nota enviada à imprensa, disse que "cumpre rigorosamente os prazos estabelecidos pela Resolução Aneel 414/2010".
No texto, a empresa também afirmou que mantém aberto o canal de negociação com a administração municipal e ressalta que os serviços essenciais à população, como saúde e educação, não foram afetados pelo corte.

Veja a nota completa:

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) esclarece que, em decorrência de pendências comerciais, promoveu a suspensão do fornecimento de energia elétrica para a sede da Prefeitura de Petrolina, Centro de Convenções, Secretaria de Educação e Restaurante Popular. A concessionária ressalta que os serviços essenciais à população, como saúde e educação, não foram afetados pela medida.

A empresa afirma que cumpre rigorosamente os prazos estabelecidos pela Resolução Aneel 414/2010, que regulamenta o setor elétrico nacional. Há mais de um mês, a concessionária busca, sem êxito, um entendimento junto à gestão municipal. A Celpe informa que mantém aberto o canal de negociação com a administração do município e restabelecerá o fornecimento logo que a situação seja regularizada.

Fonte: blog do jamildo

DILMA ANUNCIA 800 AEROPORTOS REGIONAIS



 
Foto: Roberto Stuckert Filho/Agência Brasil

Da Agência Estado

A presidente Dilma Rousseff disse que nas novas licitações de aeroportos que serão feitas no País, as exigências de capacitação dos investidores serão maiores. Durante o seminário Desafios e Oportunidades de uma Parceria Estratégica, na sede do Movimento de Empresas da França (Medef), em Paris, Dilma Rousseff acrescentou que a modelagem da privatização dos aeroportos deve considerar investimentos privados de 51% e públicos de 49%.

Além da construção dos grandes aeroportos, o objetivo do governo segundo a presidente Dilma, é construir "uns 800 regionais". "Os números são grandes", disse, acrescentando que o Brasil precisa de médias empresas regionais de aviação. De acordo com Dilma, o projeto do governo é que cada cidade com 100 mil habitantes e cada município turístico tenha seu próprio aeroporto.

CLASSE MÉDIA - Um dos objetivos do governo, lembrou a presidente Dilma, é ter um Brasil de classe média. Ela ressaltou que o governo implementou na economia a mobilidade social, com aumento do emprego, a transferência de renda e o crescimento do crédito. Dilma disse que foram criados no País 17 milhões de empregos fazendo com que 16 milhões de famílias saíssem da condição de extrema pobreza. "O Brasil pretende ser e se transformar em país de classe média", disse. "O Brasil pretende ter padrões de consumo de bens e serviços de classe média", completou.

LULA CRITÍCA A IMPRENSA GOLPISTA

POSTADO ÀS 17:17 EM 12 DE Dezembro DE 2012

 
Foto: Agência Brasil
Da Agência Estado

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma crítica indireta à imprensa no fim de seu discurso feito nesta quarta-feira (12) no Fórum do Progresso Social, na capital francesa. O petista disse que políticos denunciados são expostos à exaustão na imprensa, mas banqueiros envolvidos em problemas não aparecem na imprensa porque pagariam publicidade dessas empresas.

"Quando um político é denunciado, a cara dele sai de manhã, de tarde e de noite nos jornais. E vocês já viram a cara de algum banqueiro nos jornais? Sabe por que ele não sai? Porque ele é quem paga as propagandas dos jornais", disse no seminário organizado pelo Instituto Lula e a Fundação Jean Jaurès na capital francesa. A frase de Lula foi acompanhada de aplausos da plateia.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ATÉ O PSDB FECHA COM MAIA : QUEM CASSA DEPUTADO É A CÂMARA


Repórter da Agência Brasil

Brasília - A  maioria dos líderes partidários da Câmara declarou nesta terça-feira 11 apoio à tese do presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), de que cabe ao Parlamento a última palavra sobre a cassação de mandato de parlamentares. Pela manhã, Maia disse que uma eventual decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) pela perda imediata dos mandatos dos deputados condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão, criará "um conflito" entre Legislativo e Judiciário.
Em reunião marcada inicialmente para discutir a pauta de votação da Casa, líderes da base e da oposição debateram a possibilidade de a Câmara não cumprir a decisão do STF caso a Corte decida pela cassação de mandatos de João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT), condenados no processo do mensalão.
O líder do PSDB, deputado Bruno Araújo (PE), defendeu que a Câmara deve encaminhar formalmente ao Supremo posicionamento de que a perda de mandatos parlamentares só pode ser decretada pela Câmara. Já o líder do governo na Casa, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) ponderou que "cabe a todos nós" defender a Constituição.
"Não é um tema fácil, mas não há intenção de confronto. A obrigação de defender a Constituição é de todos. Houve [durante a reunião de líderes] a manifestação praticamente unânime em apoio ao presidente da Casa", disse Chinaglia.

CORINTHIANS VENCE E GARANTE VAGA NA FINAL


ba3d620e57f65174ad377fbe35809e42.jpg
Gol de Guerrero no primeiro tempo garantiu a vitória
Foto: AFP

 
O Corinthians sofreu, mas ficou a uma vitória do tão sonhado bicampeonato mundial ao derrotar o Al-Alhy por 1 a 0, nesta quarta-feira (12) em Toyota, na semifinal do Mundial de clubes disputado no Japão, com um gol marcado pelo peruano Paolo Guerrero aos 29 minutos de jogo.

Na decisão, o Timão enfrentará o vencedor da outra semifinal, entre o Chelsea, campeão europeu, e o Monterrey, do México, que se enfrentam nesta quinta-feira em Yokohama.

O Corinthians foi melhor no primeiro tempo, mas passou sufoco na etapa final e precisará mostrar mais consistência na decisão.

O Al-Alhy, que jogou apenas 17 vezes neste ano por conta da paralização do Campeonato egípcio, jogou com muita raça, usando braçadeiras pretas em memória das vítimas da tragédia de Port-Said, quando 72 pessoas morreram, a maioria torcedores do clube, em confrontos com a torcida do time rival Al-Masry.

O time paulista tentará conquistar seu segundo título mundial, após ter levantado o troféu em 2000, na primeira edição que reuniu times de todas as confederações da Fifa.
Fonte: AFP

NOVOS REPASSES DE RECURSOS DO FUNDEB SÃO JOÃO

Demonstrativo de Distribuição da Arrecadação  
  12/12/2012    SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil    07:05:04
SAO JOAO - PE


 
FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUC
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO


 
04.12.2012 ORIGEM IPVA 672,21 C

ORIGEM ICMS EST 63.460,01 C

TOTAL: 64.132,22 C


 
05.12.2012 COMPLEM. UNIAO 103.307,28 C


 
10.12.2012 ORIGEM ITR 136,32 C

ORIGEM IPI-EXP 624,64 C

ORIGEM FPE 100.510,53 C

ORIGEM FPM 76.454,98 C

TOTAL: 177.726,47 C


 
11.12.2012 ORIGEM IPVA 697,04 C

ORIGEM ICMS EST 110.850,38 C

TOTAL: 111.547,42 C


 
TOTAIS COMPLEM. UNIAO 103.307,28 C

ORIGEM ITR 136,32 C

ORIGEM IPVA 1.369,25 C

ORIGEM IPI-EXP 624,64 C

ORIGEM ICMS EST 174.310,39 C

ORIGEM FPE 100.510,53 C

ORIGEM FPM 76.454,98 C


 

DEBITO FUNDO 0,00 D

CREDITO FUNDO 456.713,39 C


 
TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO


 

DEBITO BENEF. 0,00 D

CREDITO BENEF. 456.713,39 C