sábado, 16 de março de 2013

DILMA TROCA MINISTROS PARA FORTALECER COALIZÃO

Declaração da presidente foi dada durante solenidade de posse dos novos auxiliares (Foto: Valter Campanato/ABr)

Agência Brasil (Brasília) – Ao dar posse neste sábado (16) a três ministros, a presidenta Dilma Rousseff justificou as mudanças nos ministérios como uma necessidade de fortalecer a coalizão entre os que dão suporte a seu governo. A presidenta empossou hoje os novos ministros da Agricultura, Antônio Andrade, do Trabalho, Manoel Dias, e da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, remanejado da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE).
“Aprendi que em uma coalização você tem que valorizar as pessoas que contigo estão, esses parceiros na luta, que são companheiros que nos acompanham numa jornada diuturna, então tem que estar conosco, nos momentos bons e nos ruim. Não acredito que seja possível esse país ser dirigido sem essa visão de compartilhamento e de coalização.”
Dilma disse que, ao longo do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e nos últimos dois anos como presidenta, aprendeu que governar “é necessariamente escolher entre várias alternativas” e que é preciso valorizar a parceria de quem dá apoio ao projeto político do governo. “Aprendi muito ao longo desse período sobre o valor da lealdade entre aqueles que desenvolvem com a gente a tarefa de governar”, disse.

PREFEITO E EX GOVERNADOR (DEM SE) É RÉU POR CORRUPÇÃO, PECULATO E QUADRILHA



 O ex-governador de Sergipe e atual prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), tornou-se, nesta sexta-feira (15/3), réu em uma ação penal no Superior Tribunal de Justiça, acusado por crimes de corrupção passiva, peculato e formação de quadrilha. O STJ aceitou denúncias contra João Alves e outras 11 pessoas por serem suspeitos em um esquema de fraude de licitações. A ação é derivada da Operação Navalha, da Polícia Federal.
Com base nas investigações da Operação Navalha, o Superior Tribunal de Justiça abriu processo contra 12 acusados de desviar R$ 180 milhões da construção de uma adutora do Rio São Francisco, em Sergipe. O escândalo foi revelado em 2007. Entre os réus está o dono da empresa Gautama, Zuleido Veras, e o então governador de Sergipe, atual o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, do DEM. Eles vão responder por crimes como peculato, corrupção e formação de quadrilha.(BLOG DO MAGNO MARTINS)

ARTIGO DE OPINIÃO : DE MENINO POBRE A GESTOR DA ESCOLA AZARIAS SALGADO, UMA TRAJETÓRIA DE LUTAS



“Estou chegando em casa agora, após 05 aulas na Ejam em São João, mais alegre pois consegui aos trancos e barrancos ser aprovado na seleção para gestor da Escola Azarias Salgado, agradeço a Deus e várias outras pessoas que me ajudaram ou me encorajaram para mais esse desafio em minha vida profissional. Um abraço a todos.”



Este foi o texto emocionado que João Marcos colocou em sua página do Facebook.



Esta sexta-feira quente de março foi um dia especial na história da Escola Azarias Salgado e na vida de seus amigos e admiradores.



Quanta alegria eu tive ao ver esta notícia!



João, você nasceu numa família humilde, passou dificuldades, estudou, conseguiu vencer e hoje sua superação serve de inspiração.



Sempre tive uma relação de amizade muito forte com seus pais (Manoel Celestino e Luzinete) e todos os seus familiares.



Entendo que, mesmo inconscientemente, o destino do menino pobre estava traçado.



Graduado em Agronomia pela UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco). Eleito Vereador de Angelim em 1982. Mesmo ano do meu primeiro dos três mandatos de Prefeito. Nos meus dois primeiros mandatos, João exerceu com muita competência, respectivamente, as funções de Secretário de Administração e Secretário de Finanças. Foi uma época em que a administração andou e teve a aprovação popular. Você, sem aparecer, carregou nas costas e foi o grande idealizador do êxito destes dois períodos administrativos de Angelim.



Homem cheio de sonhos e determinação. Firme, batalhou com honestidade e dignidade e por ser assim tão eficaz é merecedor de todas essas conquistas.



Quantas e quantas vezes conversamos sobre a educação como único instrumento capaz de transformar as pessoas, proporcionando-lhe uma vida digna.



Com sua excelente visão administrativa e de educador, num dos meus mandatos de Prefeito, você sugeriu meu empenho na transferência de uma Professora de Canhotinho para o Azarias Salgado. Diante da proposta fiquei reticente por tratar-se de uma pessoa que não nos acompanhava na política e você através de uma argumentação convincente me fez ver a responsabilidade de uma gestão municipal em relação à educação. A transferência foi feita e até hoje a Professora desempenha suas funções de forma elogiável.



Você enxergou mais longe e nos deu a grande lição que o gestor deve ter a exata dimensão do cargo que assume. Mostrou-nos que ali se tratava de um problema que envolvia, antes de tudo, um ser humano... Uma vida... Uma educadora.



Você sempre soube dosar pesos e medidas.



Este é o João Marcos que eu conheço. Um ótimo exemplo de superação, vida, humildade, e determinação... Instrumentos que levam a vitórias inimagináveis.



Sua história de vida é fantástica!



Não pude deixar de me emocionar ao saber de sua conquista. Todos que conviveram e convivem contigo sabem o quanto esta vitória é merecida.



Você é um grande cara.



Sucesso, João!



Parabéns!!!!!!! Parabéns!!!!!!!!!







Recife, 15 de março de 2013.



Samuel Salgado.




PROFESSORES REJEITAM PROPOSTA DE AUMENTO DO GOVERNO ESTADUAL




Flávio Japa/divulgação

Os trabalhadores em educação lotaram o Teatro Boa Vista, em assembleia realizada na tarde desta sexta-feira (15). O propósito da reunião foi repassar informes da última mesa de negociação e aprovar novas datas para a campanha salarial.

Os informes foram repassados segundo a última rodada de negociação. Nela, o secretário de Educação do Estado, Ricardo Dantas disse que Pernambuco passa por momentos de dificuldades financeiras, por isso a não aplicação da Lei do Piso.

Em função disto, o reajuste de todos os trabalhadores em educação do Magistério seria de 7,97% para quem tem ensino Médio, e para quem tem ensino superior o aumento de 3,9% durante seis meses e a partir de julho o aumento seria de 7,97%. O representente da categoria afirmou que, com essa proposta, não haverá início o processo de negociação.

"O Estado reduziu o que se conseguiu no período de luta. Só começamos a negociar se a base for respeitada", garantiu o presidente do Sintepe, Heleno Araújo. Segundo o sindicalista, o governo pediu um tempo para repensar.

Uma próxima mesa específica de negociação foi agendada para o dia 26 de março.

No encontro, serão levados pontos que o Conselho Estadual de Representantes deliberou, entre eles, rejeitar qualquer proposta que diminua salário, resolver pendências na negociação, avançar no percentual de julho a partir de 2013, pressão dos núcleos regionais para viabilizar as propostas que garantam uma melhoria na vida do profissional em educação.

O momento serviu ainda, para reforçar os três dias de greve nacional convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), 23, 24 e 25 de abril. Terminada as avaliações, três deliberações foram aprovadas pela categoria.

A primeira, que o reajuste seja de 8% a partir de janeiro para todos os trabalhadores em educação e em julho acrescentar 6% no salário a partir de julho. A segunda, foi se utilizar da estratégia de manter o processo de negociação, mobilização paralela nas regionais e no próximo dia 8 de abril, às 9h, uma nova assembleia está marcada, no teatro Boa Vista.

Do blog de jamildo

sexta-feira, 15 de março de 2013

SAI LISTA DOS GESTORES SELECIONADOS PARA AS ESCOLAS DE REFERÊNCIA DO AGRESTE MERIDIONAL

GRE
AGRESTE MERIDIONAL - GARANHUNS
CLASSIFICAÇÃO
NOME DO CANDIDATO
MATRÍCULA
MUNICÍPIO
ESCOLA
MÉDIA
FINAL
MARCIO OLIVEIRA DE
ANDRADE
2555832
LAJEDO
EREM DEOLINDA AMARAL
7,63
FABIANA FERREIRA DA
SILVA
2524112
LAJEDO
EREM DEOLINDA AMARAL
7,17
ADRIANA PEREIRA COSTA
VILELA
2767678
SALOA
 EREM MONSENHOR JOÃO
MARQUES
8,00
AUDJANE DA SILVA
CARVALHO
2708671
SAO BENTO DO UNA
EREM RODOLFO PAIVA
8,10
VERÔNICA RODRIGUES
VIEIRA
1450980
SAO BENTO DO UNA
EREM RODOLFO PAIVA
7,40
ERICA PEREIRA DE SOUZA
2595982
CALÇADO
EREM AUGUSTA CORDEIRO DE
MELO
7,09
ALELAIDE OLIVEIRA DA
SILVA ANDRADE
1442376
IATI
EREM FRANCISCO PEREIRA DA
COSTA
7,14
JOSIVALDO DE
ALCANTARA ARAUJO
2597489
PARANATAMA
EREM NARCISO CORREIA
7,51
DORIVÂNIA LUCIA
BARBOZA MACHADO
1720996
ÁGUAS BELAS
EREM CORONEL NICOLAU
SIQUEIRA
7,25
JOÃO MARCOS DA SILVA
1905651
ANGELIM
EREM AZARIAS SALGADO
7,66
MARCOS ALEXSANDRO DE
ARAÚJO MACIEL
2597543
BOM CONSELHO
EREM FREI CAETANO DE
MESSINA
7,36
ROSANA DAS NEVES
SOUTO ALBUQUERQUE
1293494
CAPOEIRAS
EREM NOSSA SENHORA DO
PERPÉTUO SOCORRO
7,60
NAIRLENE MAGALHÃES
PATRICIO SIQUEIRA
1647997
GARANHUNS
EREM FRANCISCO MADEIROS
8,87
KATIA MARIA FRANCO DE
ARAÚJO
1250116
GARANHUNS
EREM VIRGEM DO SOCORRO
7,34
PAULO BRUNO JOSÉ
FERREIRA DE BRITO
2708760
ITAIBA
EREM PEDRO DE ALCÂNTARA
RAMOS
7,82
ADEMIR PAES DE ARAÚJO
JÚNIOR
2403188
JUCATI
EREM HENRIQUE JUSTINO DE
MELO
7,72
MARCOS EXPEDITO VIANA
1315676
JUPI
EREM SEBASTIÃO TIAGO DE
OLIVEIRA
7,41
MARTA LÚCIA DE BARROS
RAMOS
1776363
JUREMA
EREM PADRE ANTÔNIO
BARBOSA JÚNIOR
7,73

JOSÉ NILTON FERREIRA
2627426
PALMEIRINA
EREM REGINA PACIS
7,21
PAULO CESAR CORDEIRO
DE MORAES
2554143
BREJÃO
EREM PROFESSORA ISMENIA
LEMOS WANDERLEY
7,92
IZABEL CRISTINA
MARQUES DA SILVA
1749919
GARANHUNS
EREM PROFESSOR JERÔNIMO
GUEIROS
8,08
ANTONIO JOSE PEDROSA
BRAGA
1570048
GARANHUNS
EREM PROFESSOR JERÔNIMO
GUEIROS
7,32
JOSÉ MARIA DA COSTA
JUNIOR
2504758
GARANHUNS
EREM PROFESSOR JERÔNIMO
GUEIROS
7,26
MARIA LUCIVANIA DE
ALMEIDA
3039455
CAETÉS
EREM LUIZ PEREIRA JÚNIOR
7,04
PAULO HENRIQUE
GREGÓRIO DA SILVA
3039650
CANHOTINHO
EREM JERÔNIMO GUEIROS
7,71
DINÁ DE BARROS DOS
SANTOS
1066161
CANHOTINHO
EREM JERÔNIMO GUEIROS
7,33
JAEFFSON VIEIRA DA
SILVA
1910507
GARANHUNS
EREM DOM JOÃO DA MATA
AMARAL
7,74
CARLOS EDUARDO
BARBOSA ALVES
2502119
GARANHUNS
EREM DOM JOÃO DA MATA
AMARAL
7,57
SUELI DE OLIVEIRA
PIMENTEL
1890549
LAGOA DO OURO
EREM ABILIO MONTEIRO
7,96
THIAGO SILVA SANTOS
3039854
SÃO BENTO DO UNA
EREM JOSÉ DO PATROCÍNIO
MOTA
7,75
NILZETE DOS SANTOS
CAVALCANTE
1910876
SÃO BENTO DO UNA
EREM JOSÉ DO PATROCÍNIO
MOTA
7,48
IARA DA GLÓRIA MARCOS
1966510
SÃO JOÃO
EREM JOÃO FERNANDES DA
SILVA
7,85
ESSONY EWAGNA
OLIVEIRA DUARTE
2504707
CORRENTES
EREM AUGUSTO LUCIO DA
SILVA
8,34
GENAILDO BEZERRA DOS
SANTOS
2505231
CORRENTES
EREM AUGUSTO LUCIO DA









SAIU O RESULTADO DA SELEÇÃO DE GESTORES DA ESCOLAS DE REFERÊNCIA

A Secretaria de Educação do Estado (SEE) divulgou nesta sexta-feira (15), a lista com o nome dos novos diretores das 233 escolas de referência e das 20 escolas técnicas de Pernambuco. Os aprovados terão os atos de dispensa e de nomeação publicados no Diário Oficial, da próxima terça-feira (19). Após a divulgação, os profissionais serão informados por e-mail e/ou telefone sobre o dia da posse. 

Confira aqui a relação dos aprovados.




Fonte: Assessoria de Comunicação SEE

TROCA TROCA DE MINISTROS EM BRASILIA

Do: UOL
A presidente Dilma Rousseff oficializou nesta sexta-feira trocas em três ministérios: Moreira Franco (PMDB-RJ) irá para a Aviação Civil, Antônio Andrade (PMDB-MG) para Agricultura e Manoel Dias (PDT) para o Trabalho. As mudanças fazem parte da reforma ministerial da presidente.
O anúncio oficial será feito na tarde desta sexta, com agradecimento aos antecessores.
Devido à viagem de Dilma a Roma, para participar da missa que vai inaugurar o pontificado do papa Francisco, na terça-feira (12), as posses ocorrerão neste sábado (16), no Palácio do Planalto.
A Secretaria de Assuntos Estratégicos, a cargo de Moreira, não será ocupada pelo PMDB: ficará com o interino da pasta. Anteriormente, a expectativa era que Mendes Ribeiro (PMDB-RS), desalojado da Agricultura, poderia assumir o cargo.

Fotomontagem
Moreira Franco, Antônio Andrade e Manoel Dias, que serão anunciados em ministérios nesta sexta-feira
Da esq. para dir.: Moreira Franco, Antônio Andrade e Manoel Dias, que serão anunciados em ministérios hoje
A troca de Mendes Ribeiro por Andrade faz parte de um acordo pelo apoio do PMDB mineiro à candidatura do petista Patrus Ananias para a Prefeitura de Belo Horizonte, na eleição de 2012.
Já no Trabalho, pasta controlada pelo PDT, Manoel Dias substituirá Brizola Neto, desafeto de Carlos Lupi, presidente da legenda e demitido por Dilma da mesma pasta após denúncias de irregularidades em 2011.
A troca por um aliado de Lupi visa garantir apoio do partido à presidente na eleição presidencial de 2014. Possível candidato de Dilma em 2014, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), já flerta com os pedetistas.
No caso da Aviação Civil, atualmente ocupada por Wagner Bittencourt, um técnico sem vinculação partidária, a troca acontece para acomodar o PMDB em uma pasta com maior importância na Esplanada. Na opinião de peemedebistas, a Secretaria de Assuntos Estratégicos não tem potencial para que suas ações sejam convertidas em dividendos eleitorais.
Já as possíveis pastas destinadas ao PSD de Gilberto Kassab só deverão ser anunciadas no mês que vem.
PSD
Após meses negociando a entrada do PSD no governo, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab disse ontem que o partido não deve assumir um ministério neste momento. Em jantar com a presidente, ele afirmou que ainda é cedo para se comprometer com o apoio ao governo e à reeleição de Dilma em 2014.
Kassab disse à presidente que continua disposto a apoiá-la, mas decidiu que não fará nenhuma indicação por enquanto. "Não teria sentido integrar o governo agora. Vamos manter nossa independência, mas apoiando o governo em tudo que for bom para o país", afirmou.
Ao recusar-se a indicar nomes do PSD para um ministério, o ex-prefeito deixou uma porta aberta ao dizer a Dilma que o partido não vai se opor se ela quiser nomear alguém filiado à sigla para algum cargo em "caráter pessoal".
A ressalva permite que a presidente mantenha em seus planos o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, que é do PSD e está cotado para assumir o recém-criado Ministério da Micro e Pequena Empresa.
Divulgação
Antônio Andrade, que vai assumir a Agricultura
Antônio Andrade, que vai assumir a Agricultura
ANTÔNIO ANDRADE
Presidente estadual do PMDB em Minas, Antônio Eustáquio Andrade Ferreira está em seu segundo mandato como deputado federal. Ele vai assumir o Ministério da Agricultura.
Andrade é natural de Patos de Minas (MG). Formado em engenharia civil pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), é produtor rural.
Em 2009, foi eleito presidente da Executiva Estadual do PMDB de Minas Gerais e, em 2012, foi eleito presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, cargos que ainda ocupa.
MANOEL DIAS
Sergio Lima/Folhapress
Manoel Dias, que assume o Trabalho
Manoel Dias, que assume o Trabalho
Atual secretário-geral do PDT, Manoel Dias é aliado do presidente da sigla, Carlos Lupi, e assume o Ministério do Trabalho após Brizola Neto perder o respaldo do partido.
Natural de Santa Catarina, foi líder estudantil na década de 60 e ajudou o avô de Brizola Neto, o ex-governador Leonel Brizola, a fundar o PDT.
Durante a ditadura militar (1964-1985) teve o mandato cassado em duas oportunidades. A primeira em 1964, quando era vereador na cidade de Içara, com base no Ato Institucional nº 1 (AI 1). A segunda cassação aconteceu com o AI-5, quando era deputado.
Foi candidato ao governo de Santa Catarina em 2006 e a vice-governador na chapa de Angela Amin (PP), em 2010, mas em nenhuma ocasião conseguiu se eleger.
MOREIRA FRANCO
Valter Campanato/Agência Brasil
Moreira Franco, que assume a Aviação Civil
Moreira Franco, que assume a Aviação Civil
Wellington Moreira Franco, que assumirá a Secretaria de Aviação Civil, é sociólogo e fez carreira política e acadêmica no Rio de Janeiro, onde foi eleito governador em 1987.
Começou sua militância no movimento estudantil, como dirigente estadual da Ação Popular (AP).
De 1998 a 2002, foi assessor especial do presidente Fernando Henrique Cardoso. Em julho de 2007 assumiu a Vice-Presidência de Fundos e Loterias da Caixa Econômica Federal.
Em 2011 assumiu a SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos), cargo que ocupa até hoje.