sábado, 1 de junho de 2013

NICOLELIS PERDE A PACIÊNCIA COM O PIG





Eduardo Guimarães

UM RECORDE APÓS OUTRO. E A PETROBRAS "EM CRISE" ?




A “crise” da Petrobras, que insistentemente tem sido propagandeada pela mídia, é real? É apenas uma jogada de negócios.
Esta semana, a empresa apresentou resultados extraordinários, que pouca repercussão tiveram na imprensa.
A produção de petróleo cresceu 4,2%, recuperando a redução provocada, no mês anterior, por paradas de manutenção em algumas plataformas, um processo que não terminou e que é vital para a segurança operacional dos campos.
O pré-sal bateu recorde de produção, com 311 mil barris diários. E que logo irá cair também, com a entrada em operação plena do navio Cidade de Paraty, este da foto,que vai interligar e colocar em produção os poços do campo de Lula Nordeste, que progressivamente atingirá 120 mil barris diários de petróleo. Mais 11 novas plataformas entrarão em operação para a produção do pré-sal até o fim de 2016 e a produção de petróleo operada pela Petrobras na camada pré-sal,em 2017, passará de um milhão de barris de petróleo diários.
E o refino, que depende de forma vital da conclusão do Comperj,  em Itaboraí, e da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, também atingiu recorde, com 2,17 mil barris/dia processados, sem aumento nas plantas de produção.
O discurso entreguista, que não funcionou em relação ao petróleo em 60 anos, agora apela para uma suposta “partidarização” da Petrobras, que a estaria tornando ineficiente.
Mas ineficiente em que, diante de seus resultados?
O jogo é outro, e visa enfraquecer o controle brasileiro sobre o pré-sal.
Que está garantido, como já se demonstrou aqui.
E que representa uma galinha dos ovos de ouro em que todos querem botar a mão.

Por: Fernando Brito

DILMA PUBLICA MP PARA BARATEAR TRANSPORTE URBANO

Agência Brasil (Brasília) – O Diário Oficial da União publicou em edição extra a Medida Provisória 617 que zera as alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) pagas por empresas de transporte coletivo urbano.
A medida já tinha sido confirmada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, em mais uma das iniciativas do governo para combater a inflação e aliviar o bolso de quem precisa andar de transporte coletivo. “Está confirmada, sim, a retirada do PIS/Cofins das passagens de ônibus”, disse Mantega no último dia 23 ao chegar ao Ministério da Fazenda.
O intuito do governo é que a medida auxilie as prefeituras a fazer reajustes menores nas tarifas de transporte público.

TRIBUTO DE "VEJA" EXALTA UM CIVITA QUE NUNCA EXISTIU


247 - Dificilmente, seria diferente. Mas já que Veja decidiu dedicar uma edição especial ao seu criador Roberto Civita, faltou aplicar critérios jornalísticos à apuração. Das dezenas de páginas escritas sobre ex-presidente da Editora Abril, falecido há uma semana, emerge um editor equilibrado, apaixonado pela verdade e sem inclinações políticas ou partidárias.
Na carta ao leitor, escrita pelo diretor Eurípedes Alcântara, Civita é apontado como um editor que "abominava os extremos da política" e que montou uma equipe empenhada em "publicar na revista o resultado da busca honesta da verdade".
Nada mais falso. O que transformou Civita em uma "referência", como definiu a presidente Dilma Rousseff, foi justamente seu engajamento e sua opção clara contra o PT e qualquer iniciativa de natureza trabalhista ou popular. A diferença de Veja em relação a outras publicações de corte conservador e liberal, como a britânica The Economist, é o fato de que lá – ao contrário daqui – as opções políticas são assumidas abertamente por seus editores.
Sobre a busca honesta pela verdade, também não há amparo na realidade – os dólares de Cuba que o digam! De alguns anos para cá, Veja se destacou justamente pela busca apaixonada dos seus objetivos políticos – como ficou claro, por exemplo, na cobertura da Ação Penal 470, em que ministros do Supremo Tribunal foram vergonhosamente intimidados.
Por isso mesmo, a revista americana Forbes, que também tem inclinações conservadoras, escreveu um obituário mordaz – e mais preciso – sobre Civita. Segundo a revista, a Abril seria uma das "casas editoriais mais odiadas do Brasil", em razão de sua opção pela direita e da oposição clara ao Partido dos Trabalhadores (leia a íntegra em http://www.forbes.com/sites/andersonantunes/2013/05/27/billionaire-roberto-civita-brazilian-media-baron-dies-at-76/).
Ao abraçar o radicalismo, Civita deixa um legado difícil para seus sucessores Giancarlo, Roberta e Victor, que serão tentados a manter a receita editorial do pai, num momento em que os dividendos políticos – e econômicos – desse modelo parecem estar chegando ao fim.

SPORT PERDE NOVAMENTE E SEGUE A SINA DOS PERNAMBUCANOS

O Sport fez um mau primeiro tempo. E um bom segundo. Na etapa inicial, levou 2 x 0. Na final, conseguiu empatar. Mas, quando o jogo se encaminhava para a igualdade, o atacante Rafael Costa, a cinco minutos do fim do duelo, sacramentou o resultado amargo para os rubro-negros : 3 x 2 a favor dos donos da casa. O resultado do Orlando Scarpelli representa a segunda derrota do Leão em três jogos na Série B. Já o time de Santa Catarina é um dos líderes da competição, com três triunfos e 100% de aproveitamento.

O primeiro tempo do Sport foi muito ruim. O time marcou frouxamente e atacou pouco. Sobretudo no início da etapa. O Figueirense, por estar em casa, já viria para cima do Leão naturalmente. Nem precisava desse "convite" pernambucano. Aos 3 minutos, o Figueira já assustou. Rafael Costa se aproveitou de sobra de bola e, dentro da pequena área, mandou para o gol. Seria o 1 x 0, se o atacante não estivesse impedido. Um minuto depois, no entanto, o meia Maylson recebeu a bola, invadiu a área e soltou o pé - na trave, nas costas de Magrão e no gol.
O gol fez com que o Sport saísse mais para o jogo. O time passou a tocar mais a bola e tentar marcar sob pressão. Não conseguia ser efetivo, contudo. Em nenhum dos dois lados do campo. Aos 23, teve uma grande chance, com Gabriel, após escanteio. A arma que se revelaria moratal no segundo tempo não funcionou no primeiro. O zagueiro subiu mais que todo mundo, mas cabeceou para fora. Cinco minutos mais tarde, Felipe Azevedo derrubou Maylson na área. O atacante Rafael Costa bateu no canto, rasteiro. Magrão até foi na bola, mas não conseguiu pegar.
A volta para o segundo tempo teve um Sport diferente. Saiu Nunes, mal no jogo, e entrou o estreante meia Camilo. O Leão melhorou automaticamente. E conseguiu se recuperar de uma situação complicada em pouquíssimo tempo. Empate relâmpago. Aos 3 minutos, Lucas Lima cobrou falta do lado direito do ataque. Gabriel mais uma vez subiu bem. E, agora, acertou o alvo que errara na primeira etapa. O Rubro-Negro diminuía o placar.
Apenas três minutos depois, o segundo gol do Sport. Novamente no jogo aéreo. Marcos Aurélio bateu escanteio, Rithely - não exatamente alto- conseguiu cabecear para o gol. O time continuou melhor no jogo - muito em função da mudança de Martelotte, que deu mais mobilidade ao setor ofensivo da equipe. Mobilidade e velocidade, ressalte-se. Era essa a principal arma do time na segunda etapa. Na marca dos 13 minutos, Lucas Lima bateu escanteio bem fechado e quase pegou Ricardo desprevenido. O goleiro conseguiu se recuperar e evitou o gol olímpico. Aos 17, novamente na bola parada, Marcos Aurélio bateu firme. No travessão.
À medidade que o tempo passava, o Figueirense conseguia equilibrar a partida. Adilson Batista mexeu no time. TIrou o veloz Rodriguinho e colocou Pablo. Mudança entre atacantes de características diferentes, já que o que entrou joga mais centralizado. Martelotte, por outro lado, tirou Renan Teixeira e promoveu a estreia de Anderson Pedra. Aos 36, o técnico leonino fez a última alteração. TIrou Marcos Aurélio e colocou o volante Fábio Bahia.
A partida se encaminhava para o empate. Parecia que acabaria no 2 x 2. Mas o FIgueirense, que fazia segundo tempo fraco, chegou ao terceiro. Wellington Saci fez grande jogada pela esquerda e cruzou na área. Pablo desviou no meio do caminho e a bola sobrou para Rafael Costa, que cabeceou para o gol de Magrão. Três a dois. Placar final.

Ficha do Jogo

Figueirense: 
Ricardo; André Rocha, Thiego, Douglas, Saci; W.Magrão. Gérson Magrão (Botti), Tinga (Diguinho), Maylson; Ricardinho (Pablo) e Rafael Costa. 
Técnico: Adilson Batista

Sport: 
Magrão; Welton, Gabriel, Tobi e M. Cordeiro; Renan (Anderson Pedra), Rithely, Lucas Lima, Marcos Aurélio (Fábio Bahia) e Felipe Azevedo; Nunes (Camilo). 
Técnico: Marcelo Martelotte
Local: Orlando Scarpelli;
Horário: 21h50; 
Árbitro: Leandro Junior Hermes (PR); 
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e  Diego Grubba Schitkovski (Ambos do PR); 
Cartões amarelos:  ; 
Gols: Maylson (4 do 1T) e  Rafael Costa (aos 28 do 1T e 40 do 2T); Gabriel (aos 3 do 2T) e Rithely (aos 6 do 2T); 
Público: 5.219;

AMANHÃ DUAS CIDADES VOLTAM AS URNAS



Dois municípios pernambucanos voltam às urnas, hoje, para uma eleição suplementar de prefeito. Em Primavera, na Mata Sul, quatro candidatos disputam, mas a polarização se dá com Naza Pão com Ovo, mãe do ex-prefeito Pão com Ovo, do PRTB, com o ex-prefeito Galego do Gás (PR), ligado ao deputado Inocêncio Oliveira. 
Em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, a prefeita Eliane Costa (PSL) é apontada como favorita não só porque o Tribunal Regional Eleitoral cassou a candidatura do socialista Jetro Gomes, mas pela avaliação positiva da sua gestão interina.
Ela assumiu, na condição de presidente da Câmara de Vereadores, tão logo Jetro ficou impedido de tomar posse. Em Primavera, o clima da eleição é de apatia, diferente de Santa Maria da Boa Vista, onde a campanha foi encerrada com muita animação, levando muita gente às ruas.
Eleição suplementar no Estado não é exclusividade de Primavera e Santa Maria. Mais na frente, Brejo da Madre de Deus, no Agreste, e Água Preta, também na Mata Sul, elegerão, novamente, os seus governantes.
O número tende a aumentar se o Tribunal Regional Eleitoral colocar em pauta, ainda neste semestre, o julgamento de processos para novas eleições em pelo menos 10 municípios.
É bom ressaltar que tudo isso é consequência dos desdobramentos da Lei da Ficha Limpa.
(Do: blog de magno martins)

sexta-feira, 31 de maio de 2013

DUAS PESSOAS SÃO MORTAS NUM ASSALTO EM QUIPAPÁ

Do NE10Núcleo SJCC/Caruaru


Continuam sendo procurados na manhã desta sexta-feira (31), os acusados de matar dois comerciantes na cidade de Quipapá, no Agreste de Pernambuco. O crime aconteceu na madrugada desta sexta-feira na localidade Nova Vila, na zona rural do município.

De acordo com a polícia, as vítimas, Aldocs José da Silva, 39 anos, e Francisco Gonçalves da Silva, 64 anos, seguiam em um veículo para a cidade de Capoeiras, ainda no Agreste, quando foram abordados por outro veículo, onde estavam vários assaltantes. Ainda segundo a polícia, os bandidos atiraram várias vezes contra o carro onde estavam os comerciantes, até que o veículo onde estava as vítimas capotou. Logo depois, os acusados foram até o carro e ainda atiraram contra Aldocs e Francisco, que foram atingidos na cabeça.

Os bandidos fugiram após o crime e ainda não foram identificados pela polícia. Aldocs e Francisco vendiam queijo e estavam indo até Capoeiras para comprar o produto.

NOVO TREMOR DE TERRA VOLTA A ASSUSTAR AGRESTE PERNAMBUCANO

A princípio, apenas o município de Belo Jardim sentiu os impactos do sismo

Do JC Online

Registro do evento no sistema do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) / Foto: Reprodução

Registro do evento no sistema do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN)

Foto: Reprodução

Menos de 24h após um pequeno terremoto assustar a população de algumas cidades do interior pernambucano, a terra voltou a tremer no Agreste do Estado. Apenas o município de Belo Jardim sentiu os impactos do sismo. O evento foi registrado às 17h38 pela estação de Livramento, na Paraíba e teve magnitude estimada em 2,3º.
Através do microblog Twitter, vários internautas relatam o ocorrido. "Não tem condições, outro tremor aqui em Belo Jardim. Dessa vez foi mais forte que ontem, senti o chão tremer. Deus Abençoe!", disse Renata Araújo através da rede social.
O usuário Jeff Carvalho ironizou a proximidade entre os sismos. "Acabou de ter outro tremor em Belo Jardim. É todo dia agora, é?", questionou.
Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), o abalo desta sexta foi um pouco mais fraco e teve origem na mesma área que o de ontem. "O sismo registrado hoje foi um pouco mais brando do que o anterior", afirmou o o professor Jordi Julia, vice-coordenador do LabSis/UFRN.
TREMORES - Na última quinta-feira (30), um tremor de terra foi sentido nas cidades de Sanharó, Belo Jardim e São Bento do Una. De acordo com o LabSis/UFRN, o evento teve magnitude de 2,5° e o epicentro foi no município de Cachoeirinha. O assunto foi muito comentado na internet.

Segundo o professor Julia, abalos sísmicos são comuns na região. “Vários pequenos tremores costumam acontecer no Agreste do Estado devido à reativação do Lineamento Pernambuco, uma falha geológica que existe no local. Nos últimos anos esse tipo de abalo tem acontecido com frequencia”, explicou

PEDRO FALCÃO ASSUME A PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DA UPE

Nesta sexta, 31, aconteceu a posse do professor Pedro Falcão na Pró-Reitoria de Administração da Universidade de Pernambuco, função que irá acumular com a Pró-Reitoria de Interiorização, o evento aconteceu às 10h, no Chalé Recepções II, em Garanhuns. Momentos antes, Pedro Falcão empossou Clovis Gomes e Fábio Formiga que assumiram, respectivamente, a direção e a vice da UPE-Garanhuns. A Unidade da Cidade das Flores é na verdade multicampi, pois agrega os polos de Salgueiro, Serra Talhada, Arcoverde e Caruaru.

Falcão deixa a direção da UPE-Garanhuns com altos índices de aprovação na Comunidade Acadêmica e reconhecimento da população, principalmente por seus esforços para o crescimento da estrutura da Universidade.Prédios inteiros de salas de aula foram e estão sendo construídos, a implantação de novos cursos, como psicologia, computação e medicina,
e o aparelhamento da instituição que triplicou os títulos na biblioteca, o laboratórios, a Clínica de Psicologia, novo auditório, investimentos na formação acadêmica pedagógica, são conquistas que já estão à serviço da educação, estão sendo construídas, ou já se encontram licitadas e em processo inicial de realização. Conta também as criações de cursos em outras Unidades como Arcoverde que tem Direito e Serra Talhada que conta com Medicina. Estas conquistas, segundo Pedro Falcão, devem-se ao Governo do Estado que priorizou ações de interiorização da Universidade, ao Reitor Carlos Calado, parlamentares estaduais e federais que viabilizaram recursos para os investimentos e a Comunidade Acadêmica, que apoiou este novo momento que vive a instituição. Pedro Falcão, em recente entrevista à Rádio
Jornal disse que muito aconteceu pela competência da equipe que o auxiliou na gestão da UPE-Garanhuns.

GOVERNADOR ANUNCIA EXPANSÃO DO HOSPITAL DO CÂNCER


O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) vai funcionar também no terceiro turno. A notícia foi dada pelo governador Eduardo Campos, durante solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras do bloco anexo da casa de saúde, um investimento de R$ 27 milhões. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (31/05), no pátio do HCP, em Santo Amaro.
Com o terceiro turno, o HCP vai poder acelerar o tempo do tratamento da enfermidade. “Vamos ser um dos primeiro Estados a nos adequar a um desejo nacional, que é o de chegar próximo dos 60 dias entre o diagnóstico e o início do tratamento. É algo muito importante, que pode salvar muitas vidas. O paciente vai poder fazer quimioterapia agora também à noite, pela madrugada, e as salas de cirurgia vão funcionar também”, frisou Eduardo. 
O investimento para implantação do terceiro turno é de R$ 300 mil a mais por mês. Já a obra do bloco anexo, terá sete pavimentos em 6,7 mil metros quadrados de área construída, com emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 20 leitos. Além disso, terá um pavimento reservado para uma Unidade de Transplante de Medula Óssea. O prazo de entrega da obra é de 12 meses.
“É um sonho antigo, que consolida a estrutura do HCP. Primeiro recuperamos o hospital antigo, desde a intervenção que fizemos há seis anos. Agora vamos construir um anexo, uma obra que estava paralisada há mais de 30 anos. Vamos abrir quase 100 leitos e novas salas de cirurgia. Hoje, temos a sensação de começar a fazer o que parecia impossível”, disse o governador. 
O Hospital de Câncer de Pernambuco funciona hoje com 268 leitos e atende uma média de 1,5 mil pessoas na triagem, oferece 7,5 mil consultas, 400 cirurgias e 1,3 mil sessões de quimioterapia.

APOIO DO PT A FBC SERÁ CONFIRMADO APÓS PESQUISAS

As posições externas pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), em defesa da reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) têm fortalecido, a cada dia que passa, o pensamento da cúpula nacional petista em conferir-lhe as condições necessárias para ser candidato ao Palácio do Campo das Princesas em 2014. E o socialista tem feito a parte que lhe cabe, avançando nas negociações com o PSD e PP – também no âmbito nacional – com vistas à formação de seu palanque. Os dois partidos, inclusive, teriam aberto as portas para o gestor.
No entanto, Fernando Bezerra Coelho ainda teria uma etapa a vencer para que o comando nacional do PT bata o martelo sobre o apoio à sua postulação: mostrar que é eleitoralmente capaz de vencer uma corrida que promete ser muito acirrada. Esse passo, que deverá ser dado no segundo semestre deste ano, será baseado numa série de pesquisas de intenção de voto e de reconhecimento da imagem do ainda socialista.
A ideia é que o palanque que dará suporta à candidatura da presidente Dilma Rousseff em Pernambuco seja capaz de competir com o que será montado pelo governador Eduardo Campos (PSB), que se movimenta para disputar a Presidência da República contra a petista.
Uma fonte do Blog da Folha revelou que o comando nacional do PT não quer ligar o nome da presidente a uma “aventura”. Os petistas querem tirar votos de Campos em seu Estado e esperam que o seu nome para a disputa local possa cumprir essa missão com a eficiência esperada.
Nesse sentido, o nome de Fernando Bezerra Coelho aparecerá em pesquisas para aferir o poder de fogo do ministro. Os levantamentos serão, na primeira etapa, realizados com caráter quantitativo e, na sequência, qualitativo. Além da própria intenção de voto, os petistas querem saber qual o grau de rejeição do candidato que deverá receber o seu apoio. Se passar no teste, FBC contará com apoio, palanque e recursos.(BLOG DA FOLHA)

UNIÃO EUROPEIA TEM 26,5 MILHÕES DE DESEMPREGADOS


Agência Brasil (Lisboa) – O desemprego continua em alta na Europa. A taxa de desemprego nos 27 países que formam a União Europeia em abril foi 11%, o que representa 0,7 pontos percentuais acima do verificado no mesmo mês do ano passado. No conjunto dos treze países onde circula a moeda euro, o percentual de pessoas afetadas pelo desemprego é maior: 12,2% em abril. O índice é 1 ponto percentual acima do registrado em abril de 2012 e 0,1 ponto percentual acima do registrado em março passado.
Os três países da Europa com maior taxa de desemprego estão na zona do euro: Grécia (27%), Espanha (26,8%) e Portugal (17,8%). Em número absolutos, há 26,588 milhões de desempregados na União Europeia, dos quais 19,375 milhões estão em países da zona do euro.
Para efeito de comparação, o número de desempregados equivale à população brasileira da Região Sul ou quase a população da Venezuela. Os dados são do Eurostat, órgão oficial de estatísticas da Comissão Europeia.
Os países da União Europeia menos afetados pelo desemprego são Áustria (4,9%), Alemanha (5,4%) e Luxemburgo (5,6%) – todos com taxa abaixo do medido recentemente nas principais regiões metropolitanas do Brasil (5,8%, segundo IBGE).

ELEITORES DE CINCO CIDADES NO PAÍS VOLTAM ÀS URNAS NESTE DOMINGO

Em pernambuco, as cidades são Primavera e Santa Maria da Boa Vista, no Sertão

Agência Brasil
SÃO PAULO – Os eleitores das cidades de Primavera e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco; Cananeia e General Salgado, em São Paulo; e Simões, no Piauí, voltam às urnas, neste domingo (02). Nessas localidades, mais de 67,8 mil eleitores terão de escolher, novamente, os mandatários municipais porque os prefeitos eleitos tiveram a candidatura impugnada  por força da Lei da Ficha Limpa ou foram cassados por abuso do poder econômico e compra de votos.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste ano já ocorreram novas eleições em 27 cidades de 11 estados. Em mais 13 municípios, haverá pleitos nos meses de julho e agosto.
Em General Salgado, no noroeste de São Paulo, são  8.476 votantes e quatro candidatos: Adriano Eugênio Barbosa (PSDB), Emanuel Ribeiro Dezidério (PRB), Leandro Rogério de Oliveira (PR) e Luciana Dias Rodrigues (PPS).
Nesse município, o motivo da nova escolha é porque o prefeito eleito,  David José Martins Rodrigues (DEM), disputou o pleito, em outubro do ano passado, enquanto aguardava julgamento de ação movida com base na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010), cujo recurso interposto pelo candidato foi  negado.
Pela mesma razão é que vai ocorrer nova eleição em  Cananeia. O prefeito eleito, Adriano Cesar Dias (PSDB), teve o mandato cassado por responder a processo administrativo que levou à sua demissão do serviço público. Nessa cidade do litoral sul paulista, 10.237 eleitores terão três opções de escolha:  Claúdia Terezinha Santos Araújo dos Santos Oliveira Rosa (PSD); Pedro Ferreira Dias Filho, o Pedrinho (PV); e Robson da Silva Leonel (PT).
No município pernambucano de Primavera, o prefeito eleito em outubro, Rômulo César Peixoto (PRTB), teve deixar o cargo sob acusação de ter sido beneficiado com a compra de votos. O segundo colocado,  Jadeíldo Gouveia (PR), chegou a ser empossado, mas também foi impedido de assumir o cargo por estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa.
Os 10.238 eleitores de Primavera poderão votar em um dos quatro candidatos: Fernando Antônio Feitosa Cavalcanti, o Fernando Dentista (PDT); Tânia Maria Dória de Souza Santos Barros, a Dra. Tânia (PSC); Jadeíldo Gouveia da Silva, o Galego do Gás (PR); e Severina Moura Batista Peixoto, a Naza Pão com Ovo (PRTB).
Já em Santa Maria da Boa Vista, o candidato eleito, Jetro Gomes (PSB), nem chegou a tomar posse, ante processo em que foi acusado de abuso do poder econômico e político e da rejeição de contas públicas. Os 27.274 eleitores dessa cidade pernambucana também contam no novo pleito com quatro candidatos: Antônio Pereira de Souza (PV), Eliane Rodrigues da Costa Gomes (PSL), Jetro do Nascimento Gomes (PSB) e Paulo Jorge da Silva Pontes (PRP).
Na cidade de Simões, no Piauí, localizada 417 quilômetros ao sul de Teresina, os  11.498 eleitores terão como candidatos a prefeito Maria Adelaide Moura de Carvalho (PRTB) e Francisco Dogizete Pereira (DEM). Nesse município, Edilberto Abdias de Carvalho tinha vencido o pleito de outubro do ano passado, mas teve a candidatura impugnada por se considerar que ele concorreu a um terceiro mandato, ato proibido pela legislação eleitoral.
No próximo dia 7 de julho, os eleitores voltam às urnas em Flores de Goiás e Nazário, em Goiás; Juara e Glória D’Oeste, em Mato Grosso; Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco; São José do Ouro, no Rio Grande do Sul; e Figueirão, Jardim, Bela Vista e Caracol, em Mato Grosso do Sul.  Para  4 de agosto, já estão marcadas novas eleições em Marituba, no Pará; em Pedro Canário, no Espírito Santo; e em Ponte Serrada, em Santa Catarina.
Os prefeitos cassados terão de repor aos cofres públicos o dinheiro gasto nas despesas eleitorais. Até o momento, segundo o TSE, foram ajuizadas cobranças em 51 cidades de 15 estados e em outras 37 cidades, os processos estão em fase de finalização pela Advocacia-Geral da União (AGU) ou em curso na Justiça Federal. As devoluções referentes aos gastos nas eleições impugnadas podem superar os R$ 2,7 milhões em 88 cidades de 20 estados.

PARTIDO DE MARINA SILVA JÁ TEM 405 MIL ASSINATURAS

marina silva - foto wikimedia

O partido Rede Sustentabilidade, que está sendo criado pela ex-senadora Marina Silva, está fechando a semana com 405 mim das 490 mil assinaturas de que precisa para requerer o registro no Tribunal Superior Eleitoral.
Na corrida contra o tempo para obter as assinaturas até o final do mês de agosto sem o que ficará impedida de disputar a presidência da República, Marina apelou até mesmo para seus irmãos “evangélicos”, embora seja seu desejo não misturar “política com religião”, segundo declarou no Recife, 15 dias atrás.
Em Pernambuco, a ex-senadora obteve até agora cerca de 10 mil assinaturas de “apoiamento”.
O propósito dos seguidores de Marina é conseguir as assinaturas necessárias até meados do mês de junho para não deixar tudo para a última hora.

Por: Inaldo Sampaio

TREMOR DE TERRA ASSUSTA MORADORES DO AGRESTE PERNAMBUCANO


Do NE10
a20737bdec5ec876ac7cfdf82f02d2f6.jpg
O epicentro do tremor é no local onde está a estrela vermelhaFoto: Blog Sismos do Nordeste
 
Um tremor de terra deixou em pânico moradores de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, por volta das 20h30 desta quinta-feira (30). Informações preliminares constavam que os efeitos do fenômeno haviam sido sentidos, também, nos municípios de São Bento do Una e Caruaru, entretanto, a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) afirmou que o abalo sísmico atingiu somente Belo Jardim. Não há registros de vítimas ou danos materiais.
Uma análise do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), responsável por monitorar abalos sísmicos em toda região Nordeste, diz que o tremor teve magnitude preliminar estimada em 2.5 graus. O epicentro e outros detalhes serão divulgados na manhã desta sexta (31), após uma avaliação mais profunda dos técnicos.
No último dia 18 de abril, um tremor de magnitude estimada em 2.5 graus foi registrado no limite dos municípios de Belo Jardim e Tacaimbó. Os abalos sísmicos em Belo Jardim estão associados à reativação do Lineamento Pernambuco, que é uma falha geológica existente na região.

FHC E A OPORTUNIDADE PERDIDA DE FICAR CALADO



CARLOS CHAGAS
 Com todo o respeito, mas o ex-presidente Fernando Henrique perdeu excelente oportunidade de ficar calado, quando compareceu a uma solenidade na Escola de Sociologia e Política de São Paulo, esta semana. Porque declarou que as práticas políticas brasileiras são erradas e deformadas, acrescentando ter havido regressão para a República Velha, durante o governo Lula. Na República Velha, governo não perdia eleição. Trocava-se o presidente de plantão através de acordos celebrados na cúpula das elites, geralmente paulistas e mineiras.
Ora, quem deformou mais as instituições do que o próprio FHC ao mudar as regras do jogo depois dele começado? Quem arrancou do Congresso a emenda da reeleição, inclusive apelando para métodos fisiológicos, beneficiando-se quando o lógico seria aprovar a mudança para o próximo período presidencial, não o dele? Mas fez mais: a reforma constitucional por ele patrocinada permitiu-lhe disputar o segundo mandato no exercício do primeiro, sem desincompatibilização. Quer dizer, com a caneta e o Diário Oficial na mão.

OS FAVORITOS NAS NOVAS ELEIÇÕES DE AMANHÃ NO ESTADO

Segundo informações publicados por Magno Martins, o governador Eduardo Campos tem pesquisas internas sobre as novas eleições neste domingo: 
Em Primavera, na Mata Sul, mostra um quadro irreversível para Naza Pão com Ovo (PRTB), na foto, em Primavera,   e Santa Maria da Boa Vista, no Vale do São Francisco,  Eliane Costa (PSL). 
No primeiro sai derrotado o grupo de Galego do Gás e no segundo o do ex-prefeito Jetro Gomes.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

EDUARDO ENTREGOU NOVAS VIATURAS AO CORPO DE BOMBEIROS E GARANHUNS É CONTEMPLADA


Em mais uma ação do Pacto Pela Vida, o governador entregou, às 10 horas da manhã(30), em solenidade no Centro de Convenções, equipamentos e 31 novas viaturas para o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Os novos veículos fazem parte do processo de reaparelhamento do Sistema de Segurança Pública. O investimento de cerca de R$ 8 milhões conta com recursos oriundos do pagamento da Taxa de Prevenção e Combate a Incêndio.

Ficarão à disposição do serviço de emergência da corporação 20 novos Auto Resgate (AR) - veículos utilizados nas ocorrências de atendimento pré-hospitalar - e 11 Auto Bomba Tanque (ABT) - viaturas empregadas na prevenção e combate a incêndios. As cidades de Petrolina, Serra Talhada, Caruaru, Garanhuns e Vitória de Santo Antão, situadas no Interior do Estado, receberam um veículo de resgate e um ABT cada.

A Região Metropolitana do Recife ganhou o reforço de seis ABTs, que serão distribuídos em Recife, Prazeres, São Lourenço da Mata e Suape. Já as áreas críticas, nas quais são registradas o maior número de ocorrências, terão o apoio de 15 novas ambulâncias.

Na ocasião, também foram entregues 30 Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR). Trata-se de um conjunto de equipamentos como máscara e cilindro de ar comprimido que possibilita a entrada do bombeiro em ambientes confinados ou tomados pela fumaça tóxica de um incêndio.

AGRICULTOR DE TUPANATINGA QUE TEVE AS MÃOS AMPUTADAS E COM FILHA DOENTE PEDE JUSTIÇA E AJUDA


O nosso judiciário é uma piada ou não é?
Quase sete anos depois de uma ação ser apresentada, ainda não houve sentença do processo.
O agricultor José Vanderlei Avelino Pereira, 30 anos, após seis anos e seis meses que teve suas duas mãos amputadas, em uma discussão com familiares, no município de Buíque, no Sertão de Pernambuco, pede ajuda para comprar leite e fraldas para sua filha, portadora da síndrome de Leigh, uma enfermidade que ataca o sistema nervoso central, além de próteses para as duas mãos.
“O tratamento da minha filha só é feito aqui em Recife, no IMIP, e temos que estar aqui toda semana. Ficamos na casa de apoio aos enfermos de Tupanatinga, que fica no Bairro da Iputinga. Porém, como minha esposa está desempregada e estou sem trabalhar, recebendo apenas o beneficio do INSS, o dinheiro não dá para nos mantermos. Faltam fraldas e o leite especial da minha filha, e gostaria de voltar a trabalhar, caso conseguisse minhas próteses”, desabafa Varderlei.

No dia 31 de dezembro de 2006, o agricultor teve uma discussão acirrada com familiares, que culminou com uma briga ferrenha, vindo a sofrer golpes de foice, que ocasionaram amputações de suas duas mãos. Na ocasião, Vanderlei foi socorrido de caminhão, primeiro para o Hospital Senador Antônio Farias, em Buíque, mas não quiseram atendê-lo. Em seguida foi encaminhado para o Hospital Regional Ruy de Barro, em Arcoverde, onde limparam os ferimentos e colocaram suas mãos em um saco com gelo.

Como a unidade não tinha estrutura para realizar a cirurgia, o agricultor foi transferido para o Hospital Regional do Agreste, Waldemiro Ferreira, em Caruaru, que o encaminhou para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Recife, que também por sua vez o encaminhou para o SOS Mão.
A unidade não quis atender por ser uma unidade particular e o encaminhou ao Hospital da Restauração (HR), que não tinha vaga de UTI para realizar sua cirurgia. Nesse processo de “via crúcis”, o agricultor não pode mais fazer a cirurgia devido à demora no atendimento, que ocasionou a necrose de suas mãos.
De lá para cá, Vanderlei vem sofrendo com o desemprego, o preconceito e a falta de recursos financeiros para manter sua família.
A Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps) ingressou com uma ação, em 2007, para processar o SOS Mão e o Estado de Pernambuco, pela negligência no atendimento ao paciente. O órgao deu entrada, no processo número 0057034-38.2007.8.17.0001, na 6ª Vara da Fazenda Pública, solicitando danos morais e o fornecimento das próteses das mãos amputadas ao Estado e ao SOS Mão. Porém, a Justiça ainda deu seu o veredito.
“Nós da Aduseps esperamos que o judiciário seja mais célere em dar a sentença o quanto antes, no sentido que o estado de Pernambuco e o SOS mãos sejam condenados a indenizar o agricultor e fornecer as próteses das duas mãos, com a maior urgência possível. Levando em consideração o estado crítico que o mesmo se encontra”, explica a advogada da Aduseps, Marta Lins. (Do blog do jamildo)

CHEGA AO FIM O CASAMENTO DE ROBERTO JUSTUS E TICI PINHEIRO


Termina o casamento de Ticiane Pinheiro e Roberto Justus: casal se separa após 8 anos de relacionamento, em 30 de maio de 2013
Termina o casamento de Ticiane Pinheiro e Roberto Justus: casal se separa após 8 anos de relacionamento, em 30 de maio de 2013
O ex-casal participou da festa de aniversário de 50 anos da apresentadora Xuxa, na última terça-feira (28), que aconteceu em São Paulo. Aparentemente o casamento ia bem. Ticiane e Roberto chegaram juntos, de mãos dadas, posaram para fotos, conversaram com a imprensa e não deram sinais de crise na relação.

DECRETO GARANTE DESCONTO NA CONTA DE LUZ

Agência Brasil (Brasília) – O governo publicou nessa quarta-feira (29) à noite, em edição extraordinária do Diário Oficial da União, o Decreto 8.020, permitindo que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorize a Eletrobras a repassar recursos às distribuidoras de energia para garantir os descontos na conta de luz dos brasileiros. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o decreto vai permitir um repasse total antecipado de R$ 2,8 bilhões.
A ação foi adotada pelo governo porque a Medida Provisória (MP) 605, que permite o uso de recursos da Conta de Desenvolvimento Energético para compensar os descontos concedidos pelo governo no custo da energia elétrica, não será aprovada em tempo hábil pelo Senado. O governo vai incluir a proposta em outra MP mas, até que ela seja aprovada, o decreto garantirá que os recursos sejam antecipados para garantir os descontos, já que a MP 605 vence na próxima segunda-feira (3).
O conteúdo da Medida Provisória 605, aprovada terça-feira (28) pela Câmara dos Deputados, será colocado como emenda à MP 609, que trata da desoneração da cesta básica e pode ser votada até 5 de julho.

EQUIPE MIRIM DE FUTEBOL DE CAMPO DA EREMAS, SAGRA-SE CAMPEÃ DOS JOGOS ESCOLARES DO AGRESTE

  
Campeao Paie ..Nos Jogos Escolares das Escolas  do Agreste Meridional, a Erem Azarias Salgado  conseguiu  na manhã desta quarta-feira (29), jogando no campo da AGA,um grande feito. A sua  equipe mirim de futebol de campo derrotou a equipe da Escola Aderbal Jurema de Garanhuns, por 2 x 1. E sagrou-se campeã de forma invicta.
Parabéns aos nossos jovens atletas, professor Mateus e equipe que esteve com os nossos atletas nos jogos. Que venham mais vitórias!
A nossa equipe chegou nas dependências da EREMAS, eufórica, após a merecida conquista.
A gestão, professores além de toda a nossa comunidade escolar e de toda Angelim parabenizam aos nossos meninos pela brilhante conquista. 
A Gestão da EREMAS agradece a Prefeitura Municipal de Angelim,Prefeita Vanda, por nos ter  cedido o transporte dos nossos atletas. (FONTE: BLOG DA EREMAS )

Seguem fotos da conquista:






SERVIDORES SUSPEITOS DE FRAUDE EM LICITAÇÃO NA PCR NÃO PERTENCEM MAIS A SEUS QUADROS

















Dois dos envolvidos no processo de investigação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre indícios de superfaturamento na aquisição do kit escolar para os alunos da rede municipal de ensino, durante a gestão de João da Costa (PT), estão fora dos quadros do atual governo municipal.
No dia três de janeiro deste ano, a gerente de abastecimento e serviço da Prefeitura do Recife, Suely Maria de Moraes Oliveira, deu entrada no pedido de aposentadoria, cujo trâmite administrativo ainda deve demorar 30 dias para ser concluído. Já o pregoeiro da Comissão Permanente de Licitação de Educação, Tiago Alves Guimarães Muniz, comissionado da gestão do petista, foi substituído e desligado do governo Geraldo Julio (PSB) no dia 15 de janeiro.

Suely Oliveira e Tiago Muniz participaram, respectivamente, da cotação de preços entre empresas de comprovado vínculo entre si e homologação do pregão nº 004/2009, cujo certame foi vencido pela WEJ Livraria e Papelaria Ltda, que responde a processos em outros Estados. Os dois já foram responsabilizados pelo TCE, junto a outras pessoas, a devolver R$ 800 mil aos cofres públicos pela suposta aquisição superfaturada de material de limpeza para as escolas da rede. Também são investigados na licitação para fornecimento da merenda escolar.

Na tentativa de resolver a não entrega do kit escolar (composto por fardamento e material escolar) em parte das escolas municipais, a Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife informou que está revisando a composição do conjunto para, até o fim de junho, realizar uma nova licitação. No último dia dez, o conselheiro Dirceu Rodolfo expediu uma medida cautelar suspendendo o pagamento de R$ 21,7 milhões referentes aos empenhos da prefeitura à WEJ.

Os indícios de superfaturamento de até 455% nos itens do material escolar entregues nas escolas, levaram o vereador Raul Jungmann (PPS) a protocolar, ontem (29), um pedido de investigação no Ministério Público do estado. Hoje, ele vai protocolar no Tribunal de Justiça uma ação popular, com pedido de liminar, suspendendo os contratos da prefeitura com a WEJ Livraria e Papelaria Ltda.

Com informações do Diario de Pernambuco.

BEZERRA ANUNCIA RCUPERAÇÃO DE 21 AÇUDES NORDESTINOS


Fernando Bezerra Coelho - Divulgação
O Ministério da Integração Nacional anunciou nesta quarta-feira que vai revitalizar, por meio do Dnocs, 21 açudes que irão receber águas do projeto de transposição do rio São Francisco.
O aviso do edital de licitação para viabilizar os estudos e projetos executivos foi publicado nesta terça-feira (28/5) no Diário Oficial da União.
Serão recuperados cinco açudes no Eixo Leste e 16 no Eixo Norte. Sete reservatórios estão localizados na Paraíba (Acauã, Boqueirão, Coremas, Lagoa do Arroz, Mãe d´água, Poções e São Gonçalo), quatro no Rio Grande do Norte (Açú, Arapuá, Pau dos Ferros e Santa Cruz), seis no Ceará (Banabuiú, Castanhão, Lima Campos, Orós, Prazeres e Quixabinha) e quatro em Pernambuco (Barra do Juá, Chapéu, Poço da Cruz e Entremontes).
O ministro Fernando Bezerra esteve em Pernambuco duas vezes esta semana e não se encontrou, como sempre fazia, com o governador Eduardo Campos.(Por: Inaldo Sampaio)


PESQUISA CNI VÊ OTIMISMO ENTRE CONSUMIDORES



 O consumidor tem boas expectativas em relação à inflação, ao aumento da renda pessoal, à melhora da sua situação financeira, ao endividamento e às compras de bens de maior valor. Foi o que detectou em maio o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), medidor criado pela Confederação Nacional da Indústria.
A pesquisa revela a melhora na confiança dos brasileiros neste mês e recupera a maior parte da queda no otimismo observada em abril. A exceção nessa trajetória de alta foi o índice de expectativa de evolução de desemprego. A queda sinaliza que aumentou o pessimismo dos brasileiros sobre o nível de emprego nos próximos seis meses.  (Época - Leonel Rocha)

quarta-feira, 29 de maio de 2013

FERRO : GURGEL NÃO TEM AUTORIDADE MORAL


Saiu no Viomundo:

Fernando Ferro: Gurgel não tem moral para defender o Ministério Público



ABAIXO, DISCURSO FEITO HOJE, NO PLENÁRIO DA CÂMARA, PELO DEPUTADO FERNANDO FERRO (PT-PE)

O SR. PRESIDENTE (Simão Sessim) – Deputado Fernando Ferro.

O SR. FERNANDO FERRO (PT-PE. Sem revisão do orador.) -

Sr. Presidente, eu quero aqui manifestar a minha preocupação com o debate da PEC 37.

Em princípio, eu acho que nós não podemos reduzir o processo investigatório. E me parece que os inquéritos com a participação do Ministério Público dão mais segurança ao processo de investigação.

No entanto, a ação do Procurador Roberto Gurgel termina prejudicando essa PEC. Ele não tem mais autoridade moral para vir a esta Casa pedir defesa e mobilização dos Parlamentares contra essa PEC pela sua postura em defesa do Carlos Cachoeira, pelas gravíssimas denúncias que aqui foram trazidas pelo Deputado Delegado Protógenes sobre a relação da esposa dele com o Daniel Dantas.

Então, eu gostaria de sugerir ao Ministério Público que buscasse outras maneiras de defender as suas prerrogativas constitucionais que estão sendo ameaçadas pela PEC 37.

Por isso, reafirmo aqui a intenção de participar desse debate.

Em princípio, sou pela manutenção dos direitos do Ministério Público.

Eu tenho acompanhado, tenho visto o papel do Ministério Público como instituição.

Lamentavelmente o Sr. Roberto Gurgel, que felizmente está saindo do Comando do Ministério Público, não tem autoridade moral para conduzir esse debate. Suas ações desastradas recentes terminaram contribuindo para criar na Casa um clima contrário a suas pretensões.

Portanto, sugiro que ele se afaste do processo para contribuir com o debate político e seja, evidentemente, parceiro por omissão. Talvez, assim, ele contribua melhor no sentido de preservar as prerrogativas do Ministério Público. Ele não tem hoje autoridade política e moral para defender o Ministério Público, está no final da carreira e é uma pessoa que atuou de maneira seletiva para defender e omisso em relação a Carlos Cachoeira. Em outros crimes também foi omisso.
Portanto, o Sr. Carlos Gurgel não tem autoridade moral para conduzir essa discussão aqui na Casa.

QUEDA DE AVIÃO CAUSA DUAS MORTES


Avião cai sobre casas na Zona Norte em Sorocaba (Foto: Divulgação/Júlio Leite)
A queda de um avião num bairro residencial causou a morte do piloto e do passageiro na tarde desta quarta-feira, 29, em Sorocaba, a 92 km de São Paulo. A aeronave atingiu a fachada de uma casa e explodiu.
O imóvel foi atingido pelo fogo, mas os moradores saíram pelos fundos e nada sofreram. A casa vizinha também foi atingida parcialmente pelo fogo.
Viaturas do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal deslocaram-se para o local. Um helicóptero Águia da Polícia Militar também foi acionado para socorro a possíveis vítimas.
O acidente aconteceu no Jardim São Guilherme, zona norte, a pouco mais de três quilômetros do aeroporto da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o avião pode ter sofrido uma pane e o piloto tentou fazer um pouso de emergência num terreno baldio usado como campo de futebol. A manobra não foi completada.
Em nota, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) informou que se tratava de um avião anfíbio que decolara do aeroporto de Sorocaba às 15h26 com destino a Jundiaí, caindo logo após a decolagem. "A investigação das causas do acidente será realizada pela Aeronáutica", informou a nota.(blog de magno martins)

PEDRO FALCÃO FAZ BALANÇO DE SUA ADMINISTRAÇÃO

O diretor da UPE-Garanhuns e Pró-Reitor de Interiorização da Universidade de Pernambuco, Pedro Henrique Falcão, esteve concedendo entrevista ao radialista Eduardo Peixoto, do programa Ronda Policial da Rádio Jornal Garanhuns, nesta terça-feira, 28. Acompanhando o
pró-reitor estava o futuro diretor da instituição de ensino superior, Prof. Clóvis Gomes, que assume na próxima sexta-feira, substituindo Falcão.

Pedro Falcão fez inicialmente uma breve avaliação de sua gestão, falando do que foi realizado, mas também mostrando que não foi possível fazer tudo que pretendia, e chegou a pedir desculpas à Comunidade Acadêmica, pois eram ações que por muitas vezes iam além da sua vontade. O diretor afirmou que precisou privilegiar os investimentos para o crescimento da Instituição, melhorar a infraestrutura, e relacionou uma série de conquistas como prédios,laboratórios, novas salas, etc.