sábado, 14 de setembro de 2013

VEJA MANDA UM RECADO : PODE CRUCIFICAR O DECANO

247 - Pergunta número 1: por que Joaquim Barbosa encerrou prematuramente a sessão do Supremo Tribunal na última quarta-feira, às 18 horas, como se os ministros fossem burocratas com horário fixo para fechar o expediente? Pergunta número 2: por que Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello estenderam ao máximo seus votos na quinta-feira, como se fossem dois similares de Rolando Lero e não juízes de uma suprema corte? Pergunta número 3: por que Joaquim Barbosa, simplesmente, impediu Celso de Mello de votar na quinta, quando o decano disse que poderia fazê-lo em apenas cinco minutos?
A resposta sobre as motivações da chicana jurídica – demonstrada com antecipação pelo 247 na própria quinta-feira (leia aqui) – está nas bancas. O que se buscava era que, até a decisão final de Celso de Mello, houvesse tempo para uma capa da revista Veja. "Eis o homem", diz o título da revista da família Civita. "Ele condenou os réus do mensalão, mas agora tem de decidir entre a tecnicalidade e a impunidade. Não pode lavar as mãos como Pilatos, mas corre o risco de ser crucificado".
Num julgamento em que Veja e outros veículos de comunicação – Globo e Folha à frente – colocaram a faca no pescoço de vários ministros do Supremo Tribunal Federal para atingir não a justiça, mas sim seus objetivos políticos (leia aqui a análise de Hélio Doyle sobre esse fenômeno), há, agora, a tentativa de golpe derradeiro. Não com uma simples lâmina afiada, mas com uma cruz.
Celso de Mello está avisado. Se decidir conforme suas convicções, já manifestadas de forma clara, no dia 2 de agosto do ano passado (assista aqui), em defesa do direito de defesa dos réus, ele será crucificado.
O que comprova a absoluta imoralidade da imprensa brasileira ao longo do julgamento da Ação Penal 470. Ela, sim, merece ser condenada.

HOMEM MATA MULHER E TOMA VENENO E MORRE EM HOTEL DO RECIFE

Do JC Online
 / Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

Uma mulher foi enforcada por volta das 20h desta sexta-feira (13), na suíte nº 45 do Hotel Via Norte, localizado na Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, bairro da Mangabeira, Recife. Depois de matar a mulher, o autor do crime, que era ex-companheiro da vítima, ligou para a Polícia Militar (PM) e se matou tomando veneno para rato.

Segundo informações da própria PM, o técnico de ar-condicionado Mariano Cordeiro da Silva, 23 anos, usou um fio de telefone para enforcar Marilene Sebastiana da Conceição, 38. No local do crime foram encontradas algumas notas de dinheiro rasgadas no chão e garrafas de bebidas quebradas.

Assim que chegaram ao local os policiais militares socorreram o acusado, que estava passando mal devido à ingestão do veneno, e o levaram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Descoberta, mas ele não resistiu. O casal tinha um filho de dois anos juntos.

"MULHER, TOME PARTIDO. FILIE-SE" VAI SER LANÇADA UMA CAMPANHA EM PE PELA DEPUTADA LUCIANA SANTOS


luciana santos - foto evane manço-divulgação
A deputada federal Luciana Santos (PCdoB-PE) lançará na próxima segunda-feira, no Recife, uma campanha em prol da filiação das mulheres pernambucanas a partidos políticos.
“Mulher, tome partido. Filie-se!” – é o título da campanha de filiação, que será lançada às 16h no Centro de Convenções e terá a presença do governador Eduardo Campos.
Luciana, ex-prefeita de Olinda, é a única representante de Pernambuco na Câmara Federal. São 24 machos e apenas uma fêmea. Ela deseja, com esta campanha, reduzir essa disparidade.
Nesta sexta-feira, a deputada visitou o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia (PSB), e voltou de lá entusiasmada com a possibilidade de ser apoiada por ele no próximo ano.

 Por: Inaldo Sampaio

PSB VAI LANÇAR CANDIDATOS A ESTADUAL EM CIDADES DE PORTE MÉDIO GOVERADAS PELO PTB

Informação que circula hoje na coluna de Inaldo Sampaio, afirma que o PSB vai lançar candidatos a deputado estadual em todas as cidades médias do interior cujos prefeitos são do PTB: Arcoverde (Eduíno Brito), Goiana (Carlos de Joca), Igarassu (Yves Ribeiro), Garanhuns (Sandoval Cadengue), etc. Falta definir ainda Gravatá e Nazaré da Mata.
Sandoval Cadengue foi prefeito de Brejão e já foi candidato a Deputado Estadual quando Eduardo, de quem amigo do peito saiu candidato a Governador pela primeira vez, e obteve uma boa votação. 
Terá grande chance de se eleger se receber uma ajudazinha do agora Governador, que teve uma votação histórica em Garanhuns e região.

JOSÉ SERRA : TUDO CERTO. E NADA DECIDIDO



Clarissa Oliveira, informa no blog Poder Online.
''Serra, dizem, continua recluso, avaliando as possibilidades para seu futuro político. O tucano pediu para não ser incomodado até tomar uma decisão.''
Então não é verdadeira o que andam a propalar os aliados do Senador por Minas Aécio Neves, que o Ex-ministro da Saúde de FHC já decidiu que não sai do PSDB, nem muito menos que não é candidato por outro partido.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

400 BRASILEIROS CONFIRMAM INSCRIÇÃO NO MAIS MÉDICOS

Agência Brasil (Brasília) – No segundo mês de seleção do Mais Médicos, 400 profissionais formados no Brasil homologaram a inscrição. No total, 1.414 médicos se inscreveram. Os confirmados representam quase 28,3% do total e deverão trabalhar em 217 municípios e dez distritos de saúde indígena. Os números foram divulgados hoje (13) pelo Ministério da Saúde.
Os médicos confirmados representam 2,4% da demanda total (16.625 médicos) apresentada pelos 4.025 municípios e os 35 distritos indígenas participantes do programa.
Os municípios do interior e as regiões com maior vulnerabilidade social receberão 232 médicos, a maioria dos profissionais. Para as periferias das capitais e regiões metropolitanas, irão 157 médicos, e 11 irão trabalhar em distritos indígenas.
A maioria dos profissionais será direcionada para cidades da Região Nordeste (160), em seguida estão as regiões Sudeste (90), Centro-Oeste (66), Sul (43) e Norte (30). Na lista de estados, Goiás receberá 48 médicos, acompanhado do Ceará (42), da Bahia (35), de Pernambuco (33), de Minas Gerais (32), de São Paulo (27), da Paraíba (26), do Rio de Janeiro (24) e do Rio Grande do Sul (15).
Com a definição dos locais onde os médicos brasileiros atuarão, os estrangeiros poderão optar entre os postos remanescentes. Até o momento, 410 profissionais com diploma de outros países concluíram a inscrição no Mais Médicos. A partir da meia-noite desta sexta-feira (13) até domingo (15), as vagas remanescentes serão oferecidas, primeiramente, aos brasileiros graduados no exterior e em seguida aos estrangeiros.
A segunda seleção foi aberta no dia 19 de agosto para adesão de novos municípios e médicos brasileiros e estrangeiros, que puderam se cadastrar até o dia 30 de agosto. Os profissionais selecionados nesta etapa iniciarão as atividades na primeira quinzena de outubro.

MORRE AOS 63 ANOS EX-MINISTRO LUIZ GUSHIKEN

 
MÔNICA BERGAMO
COLUNISTA DA FOLHA

O ex-ministro Luiz Gushiken morreu no início da noite desta sexta-feira (13), aos 63 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado em estado grave por causa de um câncer.
Gushiken nasceu no município de Osvaldo Cruz (SP) em 8 de maio de 1950. Em 1970, tornou-se escriturário do Banco do Estado de São Paulo (Banespa). Começou a militar na tendência Liberdade e Luta (Libelu), braço estudantil da OSI (Organização Socialista Internacionalista), de orientação trotskista.
Em 1978 tornou-se representante dos bancários no Banespa e, a partir de 1979, passou a ocupar cargos na diretoria do Sindicato dos Bancários de São Paulo. No final do ano, formou-se em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas.
 
O ministro Luiz Gushiken, ao deixar o hotel Renaissence, acompanha o presidente Lula apos participarem de almoço com empresários em comemoração do 30 anos "Melhores e Maiores" da revista Exame
Em 1982 tornou-se secretário-geral do sindicato e, em 1985, presidente da categoria. Nesse mesmo ano, liderou uma greve nacional de três dias que paralisou 700 mil bancários.
Em 1980, participou da fundação do PT (Partido dos Trabalhadores) e, em 1983, da CUT (Central Única dos Trabalhadores). Em 1986 foi eleito membro do Diretório Nacional do PT e, em novembro, foi eleito deputado federal pelo PT de São Paulo.
No final de 1986, deixou a presidência do Sindicato dos Bancários e, no ano seguinte, assumiu uma cadeira de deputado no Congresso Constituinte, que promulgou a Constituição de 1988.
Em 1989 tornou-se presidente nacional do PT e coordenou a campanha de Lula à Presidência, que terminou em segundo lugar no pleito. Deixou a presidência do partido em 1991.
Em 1992, apoiou o impeachment do presidente Fernando Collor (PRN). Reeleito deputado federal em 1994, em 1998 desistiu de disputar novo mandato para coordenar outra campanha de Lula à Presidência. Depois, montou uma empresa de consultoria para a área de previdência.
Em 2002, após a eleição de Lula, tornou-se coordenador-adjunto da equipe de transição e foi nomeado ministro da Secretaria de Comunicação de Governo.
Em 2005, foi acusado pelo ex-dirigente do Banco do Brasil Henrique Pizzolato de ter influído nas decisões de investimentos de cinco fundos de pensão ligados a estatais, que contrataram a Globalprev Consultores Associados, que pertencia a dois ex-sócios de Gushiken. Gushiken negou as acusações.
Deixou a Secretaria de Comunicação e perdeu o status de ministro, assumindo a função de chefe do Núcleo de Assuntos Estratégicos. Em novembro de 2006, pediu demissão do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência afirmando que as acusações se transformaram em "prova de culpa".
"Os aspectos deletérios daquela crise [do mensalão] também não podem ser esquecidos. Na voragem das denúncias abalou-se um dos pilares do Estado de Direito, o da presunção de inocência, uma vez que a mera acusação foi transformada no equivalente à prova de culpa", afirmou o petista na carta.
Afastou-se da política. Em 2008, com uma crise de angina, colocou um stent no coração no hospital Sírio-Libanês. Em 2012, foi inocentado pelo Supremo Tribunal Federal.
VISITAS NO HOSPITAL
Luiz Gushiken, ex-ministro da Comunicação de Lula, chamou amigos para visitá-lo no hospital Sírio-Libanês. Internado em estado grave por causa de um câncer, mas lúcido, ele próprio ministrava as doses de morfina para controlar a dor e decidia quando ficava acordado para conversar com os antigos companheiros.
José Genoino o visitou na quarta. Na noite de quinta, Gushiken reuniu em seu quarto José Dirceu, Aloizio Mercadante e dirigentes sindicais como o presidente da CUT, Vagner Freitas. Calmo, fez um balanço de sua vida e do PT. Segundo um dos presentes, disse que o julgamento do mensalão é uma "fase heroica" do partido, que em sua opinião estaria sofrendo um ataque sem precedentes.
De acordo com a mesma testemunha, Gushiken deu uma "lição de política e uma aula sobre a vida. Demonstrou não ter mágoa, tristeza nem remorsos". No fim da visita, emocionados, todos tiraram fotos ao lado do ex-ministro. Um cinegrafista registrou toda a cena para um documentário que está fazendo sobre Gushiken.

REFRIGERANTES PODE CORROER DENTES E CAUSAR DANOS AO APARELHO DIGESTIVO


Flora Freire Especial para NE10
refri
Poucos são os que não gostam de algum tipo de refrigerante. Mas, apesar do sabor e do apelo da publicidade, os efeitos da bebida vão muito além do prazer propagandeado. A começar pela boca. A exposição constante do dente à acidez de refrigerantes pode causar problemas como lesões de cárie, manchas, gengivite, retração gengival e sensibilidade. Esses mesmos efeitos, no entanto, podem ser intensificados pela má escovação, como aponta o professor Alisson Guedes, da Faculdade de Odontologia do Recife (FOR). “Não é bom tomar refrigerante ou consumir frutas cítricas e, logo em seguida, escovar os dentes, devido ao teor de acidez. Essa ação, feita repetidas vezes, pode gerar o desgaste. O que a pessoa pode fazer após comer é enxaguar a boca com um bocheco. O recomendável é esperar cerca de trinta a quarenta minutos antes de escovar”, explica.

O tempo informado pelo pesquisador é o necessário para o restabelecimento do pH, ou potencial de hidrogênio, que, quando menor que sete, caracteriza a acidez de uma substância. No caso do refrigerante, essas substâncias são o ácido cítrico e do ácido fosfórico, responsáveis pelo desgaste do esmalte. Uma vez desgastado, o dente fica com aspecto amarelado e vulnerável à ação do açúcar, que serve de alimento para bactérias durante a formação da cárie.

Sobre a ação do refrigerante na gengiva, o pesquisador a compara ao efeito de drogas como a cocaína. “Pessoas que fazem uso dessa droga, muitas vezes a esfregam próxima à gengiva, para aumentar a absorção e, por isso, tanto o dente quanto a gengiva acabam danificados. Com o refrigerante acontece algo parecido. O desgaste nessa região pode causar retração gengival, por exemplo”. A mesma informação tem como base um estudo realizado neste ano na Universidade de Filadélfia, intitulado “Dental erosion due to abuse of illicit drugs and acidic carbonated beverage”, segundo o qual o prejuízo à saúde bucal também poderia ser comparado ao causado pela metanfetamina e pelo crack.

Uma vez no sistema digestivo, a bebida se transforma em uma nova ameaça, isso porque a cafeína, presente em refrigerantes do tipo cola, causa alterações como refluxo e queimação, além de possível dependência. Outro risco é causado pelos gases, que distendem o estômago e aumentam a ânsia de vômito. Quando dietéticos, há ainda o teor elevado de adoçante, geralmente do tipo ciclamato de sódio, que é um sal em sua composição. “Por isso, as pessoas hipertensas devem entender que o fato de ele ser diet ou zero não evita a existência de sal, que aumenta a pressão”, explica o gastroenterologista e professor do Hospital Oswaldo Cruz Severino Santos.

A presidente do Sindicatos de Nutricionistas de Pernambuco, Clézia Silvério, reforça que, dentro do organismo, o ácido cítrico possui ação bactericida e não causa danos à saúde, embora deva ser evitado por pessoas alérgicas. Já o ácido fosfórico prejudica a calcificação dos ossos, induzindo a osteoporose. A situação é bastante conhecida pela estudante de química industrial Karina Mendes, 24, que, desde os 15, consumia aproximadamente um litro e meio de refrigerantes por dia, incluindo os do tipo cola. “Tenho refluxo e gastrite e também problemas com o ácido fosfórico. Em momentos de estresse já senti dor e, ao acordar, minha boca ficava seca e amarga”.

A estudante explica que o problema foi agravado em virtude do estresse e do consumo de café. Ainda assim, o tratamento, iniciado neste ano, inclui medicação e evitar o consumo de refrigerantes. Karina, que já ficou quase um ano sem tomar a bebida, admite que não parou definitivamente. “Não vejo problema em consumir refrigerantes, só acho que não deve ser exagerado. Consumo porque é prático e mais rápido do que pedir um suco quando se está na rua, por exemplo”. Especialistas, no entanto, alertam que o ideal seria substituí-lo por uma bebida mais saudável como sucos naturais, iogurte, água ou leite, sempre que po
ssível.

CONSTRUÇÃO DE ESTAÇÕES FLUVIAISQUE TORNAM O CAPIBARIBE NAVEGAVEL FOI AUTORIZADO POR EDUARDO


Utilizar as águas do rio Capibaribe como alternativa de transporte no dia-a-dia é uma realidade cada vez mais próxima do recifense. Nesta sexta-feira (13/09), o governador Eduardo Campos assinou a ordem de serviço para a construção das estações de embarque e desembarque de passageiros, dentro do Programa Rios da Gente, que vai utilizar o rio como corredor fluvial. Essa etapa receberá investimentos de R$ 94,5 milhões.

Ao lado da primeira dama, Renata Campos, do prefeito do Recife, Geraldo Julio, e do secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, o governador recebeu jornalistas para percorrer parte do trajeto a bordo de um catamarã. A embarcação saiu das mediações do parque da Jaqueira, e navegou por 5,5 quilômetros até as margens da BR-101, onde aconteceu a solenidade oficial de assinatura da OS.      

"Esse é um modal que vai melhorar a qualidade de vida da população do Recife e Região Metropolitana com a melhoria da mobilidade. Vamos ter aqui uma alternativa de transporte seguro, que tem uma visão de integração a outros modais. Vimos esse modal desaparecer ao longo do tempo, e estamos resgatando esse transporte sobre o rio", explicou o governador.  

Dividido em dois eixos (Oeste e Norte), o projeto terá sete estações, sendo cinco para o primeiro eixo, e duas para o segundo. O Oeste tem 11 quilômetros de extensão, da BR-101 até o Centro do Recife. Já o Norte tem 2,5 quilômetros de trajeto, partindo da rua do Sol, no Centro, até as proximidades do Shopping Tacaruna, em Olinda. Cada estação tem área de 438 metros quadrados. "Estamos falando de devolver o rio Capibaribe para a nossa cidade, de preservá-lo”, pontuou Danilo Cabral.

O horário de funcionamento e o preço da passagem ainda estão sob estudos. Inicialmente, serão 13 barcos de transporte, com capacidade para 89 pessoas cada, com estimativa de transportar 300 mil passageiros por mês. A rota Oeste deve ser percorrida em cerca de 40 minutos, com intervalos de saída de 10 minutos entre um barco e outro. “Hoje, a gente vê o rio apenas das pontes, e precisamos aproximá-lo das pessoas novamente. O Recife é uma cidade cortada por rios, não podemos esquecer a mobilidade fluvial”, disse o prefeito Geraldo Julio.

A primeira etapa do Programa Rios da Gente foi iniciada em abril deste ano, com as obras de dragagem. Até agora, seis dos 11 quilômetros do percurso foram dragados, o que resultou num saldo de mais de 160 metros cúbicos de material contaminado retirados do rio até o momento. O Governo do Estado convocou ainda uma audiência pública para discutir o modelo de operação de transporte fluvial, cujo informe será publicado no Diário Oficial deste sábado (14/09). 

DILMA DIZ QUE VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR SERÁ PRIORIDADE

Agência Brasil (Brasília) – Durante a formatura de 2.634 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec-Brasil sem Miséria), em Uberlândia (MG), a presidenta Dilma Rousseff disse hoje (13) que a valorização dos professores será uma das prioridades dos investimentos em educação, a partir dos recursos que virão dos royalties do petróleo.
Na segunda-feira (9), a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei que destina 75% desses recursos à educação e 25% à saúde.
Segundo a presidenta, os recursos dos royalties dão garantias para que o Brasil possa investir de forma maciça em educação pelos próximos 30 a 50 anos, o que, em primeiro lugar, significa pagar bem os professores, desde a creche até a pós-graduação.
“Não haverá como nós conseguirmos dar educação de qualidade para qualquer nível [de ensino] se não tivermos professor qualificado, bem pago, se a sociedade não valorizar a profissão de professor”, disse Dilma, durante discurso no Ginásio Municipal Presidente Tancredo Neves, conhecido como Sabiazinho, na cidade mineira.
Dilma também reforçou a importância das creches, do ensino na idade certa e de escolas em tempo integral, para que o país atinja um nível educacional comparável ao dos países desenvolvidos. A presidenta disse a defasagem de aprendizado das crianças em idade de alfabetização – que deveriam saber ler e interpretar textos simples e realizar as quatro operações matemáticas – é um problema “seriíssimo”.

MÉDICOS FAZEM ÚLTIMO TESTE ANTES DE IR PARA O INTERIOR

Agência Brasil (Brasília) – Ao encerrar, hoje (13), um curso de três semanas sobre o sistema de saúde brasileiro e a língua portuguesa, os médicos estrangeiros do Programa Mais Médicos fazem um teste de português. As provas são aplicadas nas oito capitais onde ocorre o curso de avaliação. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que os médicos reprovados serão desligados do programa.
No teste de português, os profissionais devem simular o atendimento a um paciente, preencher um prontuário e escrever um e-mail para o supervisor. Caberá aos professores avaliar casos em que médicos com baixo desempenho deverão passar por um curso de recuperação para aprimorar o conhecimento do idioma.
“Quem for reprovado, não pode participar do programa; será desligado. Alguns profissionais podem ter uma avaliação dos professores das universidades de que eles podem ter um tempo maior de aprimoramento [em língua portuguesa]. Nesse caso, não vão atender a população. Só levaremos para a população médicos que estejam habilitados”, disse Padilha a jornalistas, após participar de lançamento de relatório do Unicef sobre mortalidade infantil.
Os médicos com diploma do exterior aprovados no curso de avaliação do Mais Médicos seguem a partir deste fim de semana para as capitais dos estados onde vão atuar. O início do trabalho está previsto para o dia 23. São 682 os médicos formados no exterior que participam desde o dia 26 de agosto de módulo de avaliação do programa. Do total, 400 são cubanos.

GOVERNADOR FARÁ UM PASSEIO COM A IMPRENSA PELO CAPIBARIBE


O governador Eduardo Campos receberá a Imprensa para um passeio de barco pelo rio Capibaribe, apresentando os locais onde serão construídas as estações fluviais. A saída do barco está marcada para as 8h30, na avenida Rui Barbosa, nas proximidades do Parque da Jaqueira.

A RECEITA DAS 50 MAIORES EMPRESAS BRASILEIRAS CRESCERAM, APESAR DA CRISE

A crise econômica iniciada em 2008 mudou o cenário econômico de diversas empresas no mundo. Assim no restante dos países, o Brasil viu várias empresas desapareceram e outras surgiram com a fusão de grupos fortes na economia brasileira. De acordo com uma reportagem do publicada nesta quinta-feira (12) pelo jornal O Globo, um levantamento feito pela auditoria e consultoria PwC Brasil mostrou que o faturamento das 50 maiores empresas brasileiras cresceu 84% entre 2008 e 2012, de R$ 753,5 bilhões para R$ 1,388 trilhão, em valores correntes.
A expansão foi maior que a de 45,2% do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país) no mesmo período (de R$ 3,032 trilhões para R$ 4,040 trilhões). A relação entre esse faturamento e o PIB também avançou: de 24,8% em 2008 para 31,5% em 2012.
“A crise fez as companhias se preocuparem mais em serem produtivas e grandes para ganharem mercado. Os números refletem isso: em linhas gerais, as empresas estão bem maiores em faturamento e em lucratividade. E por isso estão mais capazes de lidar com adversidades”, afirmou ao jornal carioca o sócio da área de fusões e aquisições da PwC Andre Castello Branco.(BLOG DA FOLHA)

ALERTA : NOVO TIPO DE CRIME NO NORDESTE



Sidney Rezende
 Existe uma nova modalidade de crime que começa a ser praticado no nordeste. A Secretaria da Receita de Petrolina chegou a publicar uma carta aberta de alerta aos contribuintes.
'O golpe consiste no envio de boleto bancário de cobrança do IPTU 2013 para os contribuintes acompanhado de carta ameaçadora, com orientações para quitação do débito numa agência do Bradesco. Segundo funcionários do Bradesco da agência Dom Vital, em Petrolina, a conta bancária que consta nos boletos enviados é de São Paulo. A instituição financeira responsável pelo recebimento dos tributos municipais de Petrolina é a Caixa Econômica Federal'.

REFORMAS : AS QUE OS CONSERVADORES QUEREM



 Voltam à carga os conservadores. Vão iniciar nova campanha pelas “reformas” que dizem necessárias à retomada do desenvolvimento. Sugerem iniciativas capazes de aumentar-lhes o lucro e os privilégios. Quais? Demissões em massa no serviço público. Aumento de impostos para as classes menos favorecidas, dentro do princípio de que mais pessoas pagando, todos pagariam menos. No caso, eles.
Também propõem cortes em investimentos sociais, limitação dos gastos públicos, extinção das leis trabalhistas, privatização do que lhes falta ser concedido de patrimônio público, abertura completa ao capital estrangeiro. As elites ganhariam o paraíso.(Carlos Chagas)

SERRA FARÁ DE TUDO PARA AÉCIO PERDER A ELEIÇÃO



Segundo a colunista da Folha Vera Magalhães, em uma conversa que os dois postulantes do PSDB tiveram, Aécio saiu com a impressão de que Serra mesmo não sendo candidato por outro partido, mais fará de tudo para que ele Aécio perca as eleição. E acrescenta a colunista:
''O próprio Aécio Neves tem relatado o clima de animosidade entre os dois a seus amigos mais próximos. Revela que ainda tem bastante paciência para tentar reverter a situação.'' 
 

CID : "AVISEI A EDUARDO SOBRE OPOSIÇÃO REACIONÁRIA "


 O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), disse ter alertado o governador de Pernambuco e provável candidato à Presidência, Eduardo Campos (PSB), para a possibilidade de sua candidatura "fortalecer a oposição reacionária" do país. O cearense afirmou ontem à Folha de S.Paulo que transmitiu sua "preocupação" a Eduardo Campos durante um jantar na última segunda-feira e que se dispôs a reaproximá-lo da presidente Dilma Rousseff.
No jantar, Eduardo disse a Cid que, se a eleição fosse hoje, disputaria a Presidência, como revelou ontem a coluna Painel, da Folha.
Cid é contra a candidatura própria do PSB e defende o apoio à reeleição de Dilma. Já Eduardo Campos tem feito críticas ao governo federal, irritando a presidente.
O cearense já havia criticado o acordo de não agressão firmado no mês passado entre Campos e o senador Aécio Neves, provável candidato do PSDB ao Planalto.
"Nosso campo é progressista, e eu me preocupo que uma candidatura nossa possa cumprir o papel apenas de servir ao reacionarismo e ao conservadorismo do Brasil", afirmou Cid ontem.
Ele disse ainda que Campos elogiou Dilma e que, por isso, vai tentar "até o limite" recuperar a relação entre os dois. (Da Folha de S.Paulo - Aguirre Talento)

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

TÉRMICAS DO NORDESTE CUSTARÃO R$ 200 MILHÕES

Agência Brasil (Rio de Janeiro) – A entrada em operação de usinas termelétricas na Região Nordeste para fornecer 1.100 megawatts (MW) extras e garantir a segurança do sistema elétrico vai custar R$ 200 milhões ao contribuinte apenas neste mês. As usinas foram ligadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) no último dia 5, depois do blecaute, provocado por uma queimada, que atingiu a região no final de agosto.
A informação foi divulgada hoje (12) pelo diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp. O custo adicional deve-se ao fato de o custo da energia termelétrica (a gás e a óleo) ser mais alto do que o de outras fontes. A previsão é que as usinas sejam mantidas pelo menos até o final deste mês.
“Nós propomos manter até setembro, porque este é um mês de maior intensidade de queimada. Enquanto houver a possibilidade de foco de calor que possa repetir um evento dessa natureza, a gente vai propor que se opere suportando contingência dupla. Em termos de encargos, se for só o mês de setembro, deve adicionar R$ 200 milhões a serem pagos pelo consumidor”, disse Chipp.
O diretor do ONS também defendeu a expansão da contingência dupla (N-2) para garantir uma maior segurança do sistema em caso de problemas no país. O sistema hoje é de contingência única (N-1). O N-2 está sendo fase de implantação em Brasília.

SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UPE : PALESTRA "ROBÔ LIVRE"

Acontece nesta quinta-feira (12), no campus da Universidade de
Pernambuco (UPE) em Garanhuns, a palestra “Robô Livre”, quando será
feito o anúncio da implantação do Centro de Desenvolvimento
Colaborativo (CDC) do programa.

A iniciativa, que conta com colaboração do professor do curso de
Licenciatura em Computação, Haroldo Amaral, objetiva fortalecer o CDC
Robô Livre dentro da UPE, incentivando a participação dos alunos da
instituição. Os centros são grupos de pesquisa abertos, onde qualquer
pessoa pode experimentar e compartilhar suas criações no mundo da
robótica e tecnologia com todos que estão também na rede
robolivre.org.


Os interessados em conhecer um pouco mais sobre o mundo da robótica,
design de interação, metareciclagem e arte digital devem comparecer às
20h no auditório da unidade em Garanhuns.

A atividade faz parte da Semana Universitária da UPE 2013, que
acontece em várias unidades da Universidade de Pernambuco. Em
Garanhuns, o evento segue até esta sexta-feira, e conta com a
supervisão do professor Antônio Pereira Filho, Coordenador de extensão
e cultura, e de Adilson Saturno Diniz - Graduando em Licenciatura em
Matemática.

O diretor do MultiCampi Garanhuns, prof. Clóvis Gomes Jr., convida a
comunidade acadêmica a participar. "Ainda tem muita coisa acontecendo,
dá para as pessoas se inscreverem e participarem. Também nas outras
unidades o que vemos é o gosto pelo aprendizado. A Semana
Universitária é sempre um momento instigante e rico dentro da
instituição. Vejam, somente em Garanhuns, mais de 140 atividades.
Impressiona, ao mesmo tempo em que aumenta nossa responsabilidade de
procurar sempre fazer mais e melhor" - finaliza.

ESTADO ANUNCIA AÇÕES NO COQUE

A comunidade do Coque vai receber um equipamento do Governo Presente/Compaz. Nesta quinta-feira (12/09), o governador Eduardo Campos e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, assinaram ordem de serviço para a construção do espaço. O investimento conjunto é da ordem de R$ 4,2 milhões.

A estrutura do Governo Presente/Compaz (Centro Comunitário da Paz) terá 1,9 mil metros quadrados de área construída, num terreno de 10 mil metros quadrados. O espaço conta com um campo de futebol society, duas piscinas, auditório para 180 pessoas, biblioteca e estúdios de TV, rádio e fotografia. "Esta é a sequência de um diálogo que já vínhamos mantendo e que rendeu bons frutos. O Coque tem uma das mais belas histórias de luta e resistência do Recife", disse Eduardo. 

Eduardo destacou ainda o papel do Governo Presente/Compaz dentro do Pacto pela Vida. "São ações dentro de atuação também preventiva dentro do Pacto pela Vida, ações que dialogam com o que tem sido feito na educação, para garantir o exercício de direitos sociais e de cidadania das pessoas do Coque", ressaltou o governador. "Muitas coisas foram prometidas e nada foi feito durante muito tempo. Hoje, muita coisa está saindo do papel, estou de alma lavada. Temos só que agradecer", disse o representante da comunidade, Aderbal Carneiro.

O secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, destacou ainda o ganho social para a comunidade com a construção do novo Terminal Integrado Joana Bezerra, investimento de R$ 10 milhões, que ficará pronto em junho de 2014. O secretário anunciou ainda a mudança nas ruas de acesso ao terminal, que antes previam a retirada de 58 unidades habitacionais. Em diálogo com líderes do Coque, as casas serão mantidas e o trajeto, então, ganhará novo formato.  

Na ocasião, a Prefeitura do Recife também anunciou ações para a comunidade, como a pavimentação de quatro ruas e a construção de uma Upinha Dia Realeza, além da reforma do campo de futebol. Ao todo, são quase R$ 1,34 milhões em investimentos. "Tudo o que estamos anunciando aqui vem da voz do povo. Sabemos que tem muita coisa a se fazer, mas fazendo o que a população pede, começamos acertando?, frisou Geraldo Julio.

O coque é uma Zona Especial de Interesse da cidade do Recife, e se situa entre os bairros da Ilha Joana Bezerra e São josé, com uma população de quase 20 mil pessoas.  

VAMOS RIR, POIS RIR É BOM PARA A SAÚDE! KKKKKKK

EDUARDO DESCARTA ALIANÇA NACIONAL COM PSDB

Da coluna Fogo Cruzado
RECADO
De Eduardo Campos ao jornal “Valor” sobre a crença de Sérgio Guerra numa aliança PSDB/PSB para a eleição presidencial: “Sérgio é meu amigo, foi secretário do meu avô (Miguel Arraes), foi do meu partido e tenho com ele uma relação pessoal preservada, mas ele sabe nossa posição. Desde 1984, não estamos no mesmo palanque do PSDB”.

DILMA : CRIEI O " O MAIS MÉDICOS" PORQUE OUVI A POPULAÇÃO
















 A presidente Dilma Rousseff (PT) que criou o Programa Mais Médicos porque ouviu a demanda da população. Em discurso durante cerimônia de anúncio da construção da Linha 3 do metrô do Rio de Janeiro, a presidente disse que é obrigação de um governo conhecer as necessidades do povo. “O governo não pode ser surdo. Um governo tem de ouvir muito. E, além de ouvir, sabemos que o Brasil tem um problema sério na área da saúde. Por isso, nós fizemos o Mais Médicos.”

Dilma rebateu as críticas da classe médica brasileira, que se posicionou contra o uso de médicos estrangeiros pelo programa. “Quando estão em questão os interesses da população do país, não existe nenhum interesse maior, [nem o interesse] de nenhuma corporação, de nenhum segmento. Nós respeitamos os médicos desse país, porque eles sempre deram uma grande contribuição. Agora, temos uma avaliação faltam médicos. Por isso, criamos o Programa Mais Médicos.”

De acordo com a presidente, ao mesmo tempo em que está trazendo médicos de outros países para trabalhar no país, o Governo Federal pretende aumentar a formação de médicos no interior do país e na periferia das grandes cidades. “Está provado que geralmente o médico fica onde ele se forma ou onde faz sua residência. Vamos ampliar também o número de médicos especialistas e, portanto, as oportunidades de residência.”

Dilma disse ainda que outra ação prevista do Governo Federal é melhorar a infraestrutura dos hospitais, por isso ela apoiou a destinação de 25% dos royalties do petróleo para a saúde e defende que 50% das emendas parlamentares sejam revertidas para essa área.

Com informações da Exame.

"SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE, EU SERIA CANDIDATO" DIZ EDUARDO



 Numa conversa que se estendeu até as 3h de terça-feira, Eduardo Campos (PSB) disse ao governador Cid Gomes (PSB-CE) que, se a eleição fosse hoje, seria candidato a presidente. 'Hoje eu sou. Para ganhar, para perder. Para fazer 1% ou 30%'.  Ressaltando que a decisão só será tomada em 2014, o governador de Pernambuco afirmou ainda que a presidente Dilma Rousseff tem 40% dos votos no país. E emendou: há 60% do eleitorado 'à disposição de outros candidatos'.
A conversa com Cid, a mais clara até agora sobre a eventual candidatura de Campos, ocorreu diante de Fernando Bezerra, ministro de Dilma. A sinalização coincidiu com o aumento da pressão de aliados para que a presidente demita os nomeados pelo PSB, o que levou eduardistas a concluir que o teor da reunião chegou a Brasília.
Do líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque (RS), sobre o fogo amigo: 'Dilma não precisa recorrer ao Obama nem mandar recado para falar conosco. Temos e-mail, telefone e endereço''.  Lula se reuniu ontem com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, para discutir os cenários para 2014. O ex-presidente é o único que ainda contém a falta de paciência da cúpula petista com o aliado insurgente.  (De Vera Magalhães - Folha de S.Paulo)

BANCÁRIOS ENTRAM EM GREVE A PARTIR DO PRÓXIMO DIA 19

Do JC Online

 / Foto: Marcelo Soares/Acervo JC Imagem

Foto: Marcelo Soares/Acervo JC Imagem

Bancários de Pernambuco decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, a partir da 0h do próximo dia 19. A mobilização é nacional e reivindica reajuste salarial de 11,93%, piso de R$ 2.860,21, melhores condições de trabalho, que inclui mais segurança nas agências, fim das metas abusivas e mais contratações de funcionários, além da implantação de Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). A decisão da categoria, em assembleia na noite desta quarta, na sede do sindicato, bairro da Boa Vista, área central do Recife, rejeita a proposta dos patrões, de aumento de 6,1% sobre salários, pisos e benefícios.
Durante a votação, que reuniu 300 funcionários, houve seis votos contra a deflagração da greve que atingirá aproximadamente 500 agências no Estado. Segundo a presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Jaqueline Mello, as negociações com os patrões iniciaram no dia 30 julho, quando foi entregue a pauta de reivindicações. "Houve quatro rodadas de negociação, até o dia 5 de setembro, quando apresentaram a proposta que não contempla nossas reivindicações. Desde então, estamos nos mobilizando e avisando a população que pretendemos parar", explicou. No próximo dia 18, serão organizados os esquemas de paralisação.
A proposta apresentada na quinta-feira da semana passada pela Federação Nacional do Bancos (Fenaban) ao Comando Nacional prevê reajuste salarial de 6,1%, a ser aplicado nos pisos dos bancos privados e públicos, na Participação nos Lucros e Resultados e demais verbas salariais. O piso salarial da categoria é de R$ 1.530. 
A categoria reivindica ainda auxílios-alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche/babá, no valor de R$ 678 ao mês para cada um, além de auxílio-educação para aprimorar a formação superior dos bancários, contratação de mais funcionários, combate à terceirização e cotas de pelo menos 20% de negros nas contratações. No âmbito da segurança, pedem o fim da guarda das chaves de cofres e agências por bancários. Na proposta apresentada pela Fenaban, não foi discutida a questão de medidas preventivas nas agências. No Estado, há aproximadamente 12 mil bancários.

DILMA CONFIRMA VIAGEM AOS ESTADOS UNIDOS

Agência Brasil (Rio de Janeiro) – A presidenta Dilma Rousseff confirmou hoje (11) que viajará aos Estados Unidos para abrir a Assembleia Geral das Nações Unidas. “Dia 23 [de setembro] eu abro a Assembleia Geral da ONU”, disse Dilma, após cerimônia no Estaleiro Inhaúma, na região portuária do Caju, no Rio.
Em discurso aos trabalhadores, a presidenta reafirmou a disposição do governo federal em continuar a investir no setor do petróleo pelos próximos anos. “Só o Campo de Libra vai necessitar de mais 15 ou 17 novas plataformas”, disse Dilma. Ela lembrou que no início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva só havia 2 mil postos de trabalho nos estaleiros nacionais, número que hoje passa de 70 mil, segundo ela.
Dilma vistoriou as obras da plataforma P-74, no estaleiro e celebrou o início da operação da Etapa 1 do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) pressurizado do Terminal Aquaviário de Ilha Comprida, na região portuária do Caju. O estaleiro é responsável pela conversão dos cascos de quatro navios que serão transformados nas futuras plataformas P-74, P-75, P-76 e P-77. Cada uma produzirá diariamente até 150 mil barris de petróleo e 7 milhões de metros cúbicos de gás natural, na área do pré-sal da Bacia de Santos.
O terminal de Ilha Comprida, em conjunto com a ampliação do Terminal Aquaviário de Ilha Redonda e a interligação de dutos com a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), possibilitará o armazenamento e o escoamento de 4.080 toneladas de GLP por dia por meio de navios.

SUSPENSO POR 90 DIAS MANDATO DO AMIGO DE CACHOEIRA


Acusado de envolvimento com o esquema do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cacheira, o deputado federal Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) teve seu mandato suspenso nesta quarta-feira, 11, por 90 dias pelo Conselho de Ética da Câmara. A decisão do Conselho de Ética ainda precisa ser referendada no plenário da Casa. A punição, com base em parecer elaborado pelo deputado Sérgio Brito (PSD-BA), é bem mais branda do que havia sido inicialmente sugerida pelo ex-relator do caso, deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC).
No final de agosto, o peemedebista havia pedido a cassação do mandato do tucano, sob o argumento de que as suas relações com Cachoeira envolveram não só amizade, mas negócios ilícitos. À época, Benedet afirmou que 'fica ainda evidente a participação do parlamentar na intermediação dos interesses buscados por Carlinhos Cachoeira'. Mas seu voto acabou derrotado por ampla margem.(De O Estado de S.Paulo)


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

BANDEIRA DE MELO: "ESPERO QUE OS EMBARGOS INFRIGENTES SEJAM ACEITOS E POSSAM, AO MENOS, MITIGAR MUITAS INJUSTIÇAS E ERROS"



Do Viomundo - Entrevista o jurista Bandeira de Melo, sobre a AP 470

por Conceição Lemes

Viomundo — Professor, qual a sua avaliação do julgamento da Ação Penal 470? 
Bandeira de Mello – Eu considero que o processo foi todo viciado. Por várias razões. A  começar pelo fato de que ele não respeitou a necessidade de aplicar o duplo grau de jurisdição. O Supremos julgou todos os denunciados como se estivessem incursos no único dispositivo que permite isso — o artigo 101 da Constituição. Na verdade, a regra dos dois graus de jurisdição é universal, por assim dizer. Os ministros do Supremo passaram por cima dessa regra, eles não quiseram nem saber sua importância. É um absurdo na minha opinião. Esse é o primeiro ponto. O segundo ponto é que os ministros do Supremo adotaram um princípio que, a meu ver, é incabível. O princípio de que as pessoas são culpadas até que se prove o contrário. A regra é outra: as pessoas são inocentes até que se prove o contrário. No caso do José Dirceu, eles partiram do princípio de que o Dirceu era culpado, porque ele era hierarquicamente superior às outras pessoas. E isso bastaria para configurar a responsabilidade dele.  Portanto, uma responsabilidade objetiva.
Viomundo — Do ponto de vista jurídico, não é um absurdo? 
 Bandeira de Mello — Claro que é um absurdo. Isso cria uma inseguridade jurídica enorme. Esse julgamento contrariou a tradição jurídica ocidental, talvez até universal. Mas, com certeza, a tradição jurídica ocidental.
E o caso paradigmático disso é justamente o do José Dirceu. Esse julgamento  foi levado a circunstâncias anômalas.  Tanto que o ministro Barroso [Luís Roberto Barroso], antes de ser empossado no Supremo, disse que aquela decisão era um ponto que ele considerava fora da curva. O que ele quis dizer com isso? Que alguma coisa estava fora da linha de julgamento do Supremo.  Foi casuístico, na minha opinião.
Viomundo — Por que o Supremo agiu assim?  
Bandeira de Mello — Acho que foi impacto emocional da pressão maciça e unânime da chamada grande imprensa.
Viomundo — Até hoje o Supremo diz que os recursos do Fundo de Incentivo Visanet eram do Banco do Brasil, portanto públicos. Só que, na verdade, os recursos financeiros eram privados, da Visanet, e o Banco do Brasil nunca colocou um centavo no Fundo.  Como é que fica, professor?
 Bandeira de Mello — A meu ver essa é outra posição errada que eles adotaram. Na verdade, esse julgamento, a meu ver, está cheio de posições erradas.
Eu respeito o pensamento dos outros, que não precisam coincidir com o meu. Ninguém pode achar que é o dono da verdade.  Mas, na minha visão, esse aí [o do Fundo de Incentivo Visanet] é um outro equívoco dos ministros.
Viomundo — Qual a consequência desses equívocos?
Bandeira de Mello — Tira a confiabilidade do Judiciário.  Aqui, não posso deixar de registrar que um ministro eminente, como o Lewandowski,  procurou chamar a atenção para vários erros cometidos ao  longo do julgamento. E posteriormente, agora, o ministro Teori, recentemente nomeado,  foi específico nas maneiras de se pronunciar. Inclusive considerou que estava errado o que ele tinha julgado antes.  Como você vê, um homem corretíssimo. Com todo o meu respeito pela Corte Suprema, que é a posição que todo advogado deve ter em relação à mais alta Corte do país, eu diria que eles erraram.  Errar é humano. Todos os seres humanos erram. E, no caso do julgamento da Ação Penal 470, eles erraram e muito.

Viomundo — Vários réus da Ação Penal 470, como  José Dirceu, José Genoino e  Henrique Pizzolato, correm o risco de passar um bom tempo na prisão por causa desse julgamento.  O que pode ser feito, já que o julgamento está cheio de erros, como o senhor acaba de assinalar? 
Bandeira de Mello — Tudo isso pode ser mitigado agora com o julgamento pelos embargos infringentes.   Se esses erros forem admitidos, eles podem ser corrigidos, ou, pelo menos, mitigados. Vamos ter de aguardar. Não dá para a gente se desesperar antes das coisas acontecerem.
Viomundo — Supondo que os ministros do STF rejeitem os embargos infringentes, a quem recorrer?
Bandeira de Mello -- Aos tribunais internacionais. Seria o caminho natural.
Viomundo — O  senhor gostaria de acrescentar algo?
 Bandeira Mello — Eu disse o que penso. A minha esperança, enquanto cidadão, é que os embargos infringentes sejam recebidos e eles possam, pelo menos, mitigar as injustiças e os erros do julgamento da Ação Penal 470 que são muitos.

PARAÍBA VIRA REFERÊNCIA NO PAÍS AO INSTALAR ALAS LGBT EM PRESÍDIOS

Três presídios da Paraíba já contam com espaços específicos para apenados do grupo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). A medida, que é pioneira no Brasil, foi tomada para garantir a integridade física desses presidiários, após relatos de que alguns deles eram submetidos a abusos sexuais, seguidos de agressões físicas.
Segundo o Movimento do Espírito Lilás (Mel), sete homossexuais estão cumprindo pena no presídio do Róger, que fica na área urbana de João Pessoa, capital paraibanas e outros três estão cumprindo penas no presídio do Serrotão, em Campina Grande.
O secretário de Administração Penitenciária do Estado (Seap), Wallber Virgolino, informou que há mais de um mês os presídios de segurança média do Róger e o PB1, que é de segurança máxima e também está instalado em João Pessoa, já contam com alas voltadas para apenados homossexuais. “A pessoa tem que escolher o seu parceiro e não ser forçado a se relacionar sexualmente com dezenas. Com a instalação desses espaços estamos mantendo a integridade física do apenado”, disse.

Presídio do Roger tem ala LGBTCréditos: Portal Correio

Virgolino acrescenta que está estudando a instalação de novos espaços LGBT em cadeias públicas pelo interior da Paraíba. Inseridos nesses locais, os detentos também são matriculados em cursos ressocialização.
O vice-diretor da penitenciária Romeu Gonçalves de Abrantes (PB1), Thiago Nunes, revelou que o espaço da unidade conta com quatro leitos para abrigar os apenados, mas garantiu que o local ainda está vazio. “Não temos nenhum apenado LGBT recluso. O espaço conta com quatro leitos. Quando ele chegar aqui na penitenciária, pode se identificar como homossexual e vai ficar na cela especializada. Com isso, garantimos a sua integridade física", afirmou.

Presidiários tem ala LGBT na ParaíbaCréditos: Portal Correio

Conforme Lincoln Gomes, diretor adjunto do Presídio do Roger, no pavilhão 24 estão sete apenados homossexuais. “Eles escolheram o número 24 para representar a ala deles. Como aqui é um presídio provisório, o número muda com frequência”, disse.
A direção do Serrotão não falou sobre a utilização desses espaços nas unidades prisionais.

Presídio do Roger tem ala LGBTCréditos: Portal Correio

Para Renan Palmeira a instalação de salas reservadas para o público LGBT é uma vitória do Movimento do Espírito Lilás, tendo em vista que, transexuais e transgêneros, estavam numa mesma cela com estupradores, por exemplo. “Nós do Conselho Estadual e do MEL fizemos as vistorias nos presídios e constatamos situações degradantes. Comunicamos o caso ao secretário Wallber Virgolino e os espaços foram criados. Ainda precisa de melhorias, mas eles estão em espaços reservados e separados de outros criminosos perigosos”, destacou Renan Palmeira.(Do Portal Correio)

O PT NÃO SENTIRÁ SAUDADES DE ANDRÉ CAMPOS


andre-campos - foto roberto-soares-alepe
A saída do deputado André Campos do PT, anunciada pelo próprio, ontem, na tribuna da Assembleia Legislativa, foi recebida sem surpresa por seus ex-companheiros de partido.
Para o senador Humberto Costa, o deputado decidiu ir para o PSB motivado por um “projeto pessoal e eleitoral” e, portanto, não deixará saudades.
Para o ex-vereador Dílson Peixoto, André “já vai tarde”, com o que também concorda a deputada Isabel Cristina, líder do PT em Petrolina.
Segundo ela, políticos que se filiaram ao PT apenas para “passar uma chuva”, como teria sido o caso de André Campos, têm mesmo é que deixar o partido.

Por: Inaldo Sampaio

ERROS ( OU INCOMPETÊNCIA) NO SETOR ELÉTRICO QUE CUSTAM CARO




Erros (ou incompetência) no setor elétrico que custam caro
  Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

A população brasileira tem sofrido agruras sem fim devido às falhas recorrentes no setor elétrico, com as interrupções no fornecimento de energia. Tal situação já faz parte do calendário nacional, e têm gerado junto à população em geral, e em setores da economia, a insatisfação crônica, a falta de credibilidade, e a constatação de uma vulnerabilidade inaceitável neste setor essencial e estratégico para o país.
Além desta situação de instabilidade persistente, temos ainda que arcar com o alto custo da tarifa elétrica, que assola os consumidores. A tentativa de redução de tarifas, através de uma ação mal conduzida e autoritária (comum às decisões do setor), restou apenas à propaganda governamental com toda pompa e esplendor produzido pelo marketing político, sem os resultados concretos anunciados.
Não caberia neste singelo artigo de opinião, relatar as inúmeras “atrapalhadas” comandadas pelos sábios e “experts” de um setor, que se caracteriza pela falta de transparência.
Para citar apenas três situações esdrúxulas causadas pelos erros e/ou incompetência, vamos recordar atrasos na construção das linhas elétricas que impediu a conexão de 622 MW de aerogeradores instalados na Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará, e que desde o término das obras, em meados de 2012, ainda não estão totalmente conectados a linha de transmissão da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Um desperdício, que deixa assim de injetar energia no Sistema Integrado Nacional (SIN).
Semelhante situação ocorreu em uma obra como Jirau e Santo Antônio, duas das maiores usinas do país, e que juntas, terão capacidade instalada de 6.400 MW. Neste caso os planejadores e projetistas do Ministério de Minas e Energia não levaram em conta no edital de licitação aspectos importantes da conexão da energia gerada nas hidroelétricas com as linhas de transmissão.
E finalmente, o atraso das obras da Amazonas Energia, distribuidora do grupo Eletrobrás, que impede que a linha de transmissão Tucuruí-Macapá-Manaus, com seus 1.800 km, e investimentos de R$ 3,5 bilhões, seja plenamente utilizada. Oficialmente, a conexão com o SIN ocorreu em julho de 2013 com a conclusão da linha. Mas com o atraso das obras da distribuidora, a região Norte continuará a ser abastecida pelas 27 termoelétricas que funcionam com combustíveis fósseis.
No Nordeste, a falta de linhas de transmissão e subestações em três estados impediu que a energia elétrica produzida pelo vento chegasse à casa de milhares de brasileiros. Desde junho de 2012, 26 parques eólicos estão prontos para produzir energia, mas ela não é escoada por falta de conexão até as linhas de transmissão. Calcula-se que, caso estivessem conectados, produziriam o suficiente para abastecer por mês mais do que a população de Salvador (3 milhões de pessoas).
Como entregaram os parques eólicos no prazo, os investidores recebem “religiosamente” do governo federal o que está previsto nos contratos, mesmo sem gerarem energia alguma. Em nove meses (setembro 2012/maio de 2013), foram pagos aproximadamente R$ 263 milhões aos empreendedores (em torno de 30 milhões de reais/mês). A Chesf é a responsável pelas linhas para interligar os parques eólicos a rede elétrica nacional, pois ganhou licitação para construção das mesmas em 2010, e não cumpriu os prazos. Foi multada em mais de R$ 8 milhões, e nenhum de seus diretores foi demitido.
Atualmente, ainda persiste esta situação pelo menos em dois complexos eólicos, um na Bahia e outro no Rio Grande do Norte, que estão prontos para operar desde julho do ano passado, mas não geram energia por conta que as suas ligações com o sistema de transmissão não estarem concluídas. O governo mudou recentemente as regras, e exige agora nos leilões, que os empreendedores garantam que os parques eólicos estejam conectados ao SIN ao término da obra.
Outra situação bizarra foi recentemente revelada pelo jornal Valor Econômico. Um erro inacreditável cometido na construção das usinas de Santo Antonio e Jirau, no Rio Madeira (RO), que onerou a obra em valores estimados em R$ 1,3 bilhões de reais (valor que conflita com dados oficiais que menciona em “apenas” 100 milhões de reais). Também neste caso foi cometido um “esquecimento” na conexão das usinas para o escoamento da energia através das linhas de transmissão.
Este caso de tão surrealista, merece ser relatado. Em agosto de 2008, o governo federal licitou duas das mais extensas linhas de transmissão de energia do Brasil, para ligar as usinas próximas de Porto Velho (RO) até São Carlos (município no interior de São Paulo), uma distância de 2.375 km. No momento da licitação das linhas de transmissão as duas usinas já estavam em construção.

Desde 2010 foi identificada a necessidade de instalação do GSC (Generator Station Coordinators), que permite o envio de informações necessárias ao controle mestre do sistema operacional das usinas, quanto ao número de máquinas/turbinas em operação. Este é o equipamento que faz as linhas de transmissão e as usinas se comunicarem. 
Mesmo descoberto apenas no final de 2010, o problema somente foi registrado em um documento oficial em junho de 2013, durante uma das reuniões mensais do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), órgão governamental encarregado do monitoramento permanente do setor elétrico nacional. A ausência de tal sistema criou uma restrição operacional inibindo que a energia gerada possa ser transmitida na totalidade para a rede elétrica.
A falta planejamento e coordenação do governo com os demais órgãos, que cada vez mais se multiplicam no setor elétrico, também é claramente demonstrado em outra obra da região Norte. A construção do “linhão” (também chamada às linhas de transmissão) Tucuruí-Macapá-Manaus teve como objetivo interligar a maior parte da Região Norte ao sistema elétrico nacional. Obra grandiosa, e que demorou 5 anos para ser concluída (3 anos a mais do que o previsto),  com suas 3.351 torres de 295 metros de altura (equivalente a um prédio com 100 andares) em plena selva Amazônica. Mesmo finalizada, somente 10% de sua capacidade esta sendo utilizada.
Obras que ficaram sob responsabilidade da Amazonas Energia (do grupo Eletrobrás), como subestações (das cinco novas previstas, só uma foi concluída), de quatro linhas menores de transmissão projetadas, duas ainda estão em obras, impedindo assim a plena utilização do sistema. Considerando o atraso de 3 anos na construção do “linhão”, ainda assim, obras menores não chegaram ao seu término. Caso estivessem prontas como previstas, permitiriam abastecer a região com energia gerada pelas hidrelétricas. O que não aconteceu, pois ainda as 27 térmicas existentes naquele território continuarão a fornecer eletricidade a partir dos combustíveis fosseis. Até o ano passado, os recursos para cobrir o custo das térmicas na região, considerada como sistema isolado, eram cobrados na conta de luz de todos os brasileiros e depositados na Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), que foi absorvida no começo de 2013,por outro encargo Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
Portanto, a prometida economia de R$ 2 bilhões, pelo fato de não mais ter que usar as usinas térmicas permanentemente, vai ficar para depois. Para aliviar uma incidência maior do custo da energia para os consumidores, o governo afirma que priorizará o funcionamento das 8 usinas a gás natural, cujo custo da energia gerada é mais barata. As 19 outras usinas térmicas movidas a combustíveis fosseis (óleo diesel e óleo combustível) são mais caras, chegando a custar R$ 1 mil o MWh.
Obviamente o prazo da construção da linha de transmissão, assim como a instalação de equipamentos, e outras obras menores necessários à conexão entre a geração e a transmissão, teriam que estar sincronizadas. Esses contratos de construção têm que estar fechado com multas, com compromisso, com responsabilidade, de tal forma que seja viável a execução da linha naquele prazo. É inadmissível que em obras estruturais desta magnitude, fatos assim ocorram.
Situações descritas acima não somente tem levado a desperdícios de recursos financeiros bancados pelo tesouro nacional (dinheiro de todos), mas também levado que usinas térmicas movidas a combustíveis fósseis, principais responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa, sejam autorizadas a funcionar no Norte e Nordeste, aumentando substancialmente as emissões de gases.
O limite da incompetência das autoridades responsáveis pelo setor elétrico há muito passou da conta.