sábado, 12 de outubro de 2013

SPORT JOGA MAL, MAIS DERROTA O OESTE POR 3 X 0 E SE MANTÉM NO G 4

Do NE 10

O futebol não foi brilhante, é verdade. Em muitos momentos, principalmente no primeiro tempo, o Sport esteve perto de perder a partida. Ainda assim o Leão conseguiu demonstrar força, e qualidade, para bater o Oeste por 3x0 na tarde deste sábado, em Itápolis, São Paulo, pela 29º rodada da Série B. Marcos Aurélio duas vezes e Marcelo Cordeiro anotaram para os visitantes, que podem ser orgulhar do poder de reação durante a partida. Mérito para o técnico Geninho, que mesmo sem fazer alterações, soube mudar a postura do time.
Com os três pontos deste sábado, o Leão se mantém no G4 da Segundona - os resultados da rodada ajudaram e o clube agora é o terceiro com 49 pontos. Na próxima rodada, o Sport recebe o América-MG, na Ilha do Retiro. O Oeste fica em 14º com 35 e enfrenta Guaratinguetá.

FICHA DA PARTIDA - OESTE 0X3 SPORT
Oeste: Fernando Leal; Eric, Dezinho, Ligger e Piauí (Fernandes); Adriano Alves, César Gaúcho, Marcos Paraná (Emerson) e Pablo; Lelê e Bruno Batata (Jheimy). Técnico: Ivan Baitello

Sport: Magrão; Patric, Gabriel (George Lucas), Aílson e Marcelo Cordeiro; Anderson Pedra, Rithely, Aílton e Lucas Lima (Rafael); Marcos Aurélio (Felipe Azevedo) e Neto Baiano. Técnico: Geninho.

Série B. Local: Estádio Municipal dos Amaros, em Itápolis (SP). Árbitro: Fabrício Neves Corrêa. Assistentes: Lilian Da Silva Fernandes e Luiz Felippe Scofield. Gols: Marcos Aurélio (S) aos 24 e 30 e Marcelo Cordeiro (S) aos 34 minutos do segundo tempo. Amarelos: Piauí (O).

LULA E DILMA IRÃO PERCORRER O NORDESTE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014


O presidente Lula vai sentar praça no Nordeste no primeiro semestre do ano que vem, anuncia Ilimar Franco, no Globo deste sábado. O ex-presdiente vai percorrer os estados fazendo propaganda das realizações dos governos petistas para a região. E vai entrar fundo em Pernambuco para lembrar que levou para lá a Fiat, uma refinaria e um estaleiro. Petistas dizem que é preciso minar Eduardo Campos (PSB) na região decisiva para sua arrancada.

Já a presidente Dilma pediu a sua assessoria para programar, ainda neste ano, duas incursões ao Nordeste. A primeira será no quintal do candidato do PSB, o governador Eduardo Campos (PE), para inaugurar, em Afogados da Ingazeira, um trecho da adutora do Pajeú. A seguinte será para inaugurar a quinta etapa do Eixão das Águas, no Ceará, que levará água ao Porto de Pecém. A presidente Dilma não gostou do candidato do PSDB, Aécio Neves, em seu programa de TV, ter mostrado imagens tentando vender que as obras da Transposição do São Francisco estão paradas. Ela quer mostrar que existem 99 frentes de serviço e que a obra gera 6.300 empregos. (O Globo – Ilimar Franco)

ELEIÇÕES 2014 : DILMA VENCERIA ELEIÇÕES NO 1 º TURNO

DO UOL
Pesquisa Datafolha realizada nesta sexta (11) mostra que a presidente Dilma Rousseff seria reeleita no primeiro turno se disputasse a eleição contra os dois candidatos mais prováveis do PSDB e do PSB, o tucano Aécio Neves e o socialista Eduardo Campos.
Nessa simulação, Dilma tem 42% das intenções de voto; Aécio, 21%; Campos,15%. Brancos, nulos ou nenhum somam 16%. Outros 7% não sabem em quem votar.
O instituto testou quatro cenários para a eleição presidencial de 2014, alternando os nomes de Campos e Marina Silva, pelo PSB, e os de Aécio e José Serra, pelo PSDB.
Editoria de Arte/Folhapress
Nas outras três combinações, Dilma não teria uma quantidade suficiente de votos para garantir vitória no primeiro turno.
No simulação em que a disputa aparece mais apertada, a petista alcança 37% das intenções de voto, Marina marca 28%, Serra alcança 20%.
Trata-se, porém, justamente do cenário mais improvável da eleição, já que os principais líderes do PSB e do PSDB trabalham pelas candidaturas de seus presidentes nacionais, Campos e Aécio.
Nesta rodada, o Datafolha fez 2.517 entrevistas em 154 municípios, o que resulta numa margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos.
As simulações do atual levantamento não podem ser diretamente comparadas com as de pesquisas anteriores do instituto porque não há coincidência de cenários.
No quadro que era tido como o mais provável da pesquisa anterior, no início de agosto, Dilma tinha 35%; Marina marcava 26%; Aécio alcançava 13%; Campos, 8%.
Após o fracasso da criação da Rede dentro do prazo legal para concorrer em 2014, Marina filiou-se ao PSB. Com isso, não há mais como ela e Eduardo Campos disputarem o mesmo cargo.
Os números de ontem sugerem que o espólio eleitoral de Marina foi dividido de forma quase idêntica entre Dilma, Aécio e Campos. A petista teria herdado 7 pontos; o tucano, 8; o socialista agora apoiado por Marina, 7.
O levantamento de ontem também confirma que Marina seria a adversária mais competitiva da presidente Dilma Rousseff em 2014. Ela atinge 29% em seu melhor cenário, quase o dobro da melhor situação de Campos.
Dilma vence em todas as simulações de segundo turno. Contra Marina, ganha por 47% a 41%. Contra Serra, por 51% a 33%. Contra Aécio, 54% a 31%. Contra Campos, 54% a 28%.

Editoria de Arte/Folhapress






sexta-feira, 11 de outubro de 2013

FORA DE PE, O VOX POPULI AFIRMA, DILMA VENCE

Do Blog conversa Afiada

Na foto, Lula e Dilma e Eduardo

CEARÁ
Dilma Rousseff (PT) 64%
Marina Silva (REDE/Rede Sustentabilidade) 13%
Aécio Neves (PSDB) 6%
Eduardo Campos (PSB) 2%
Ninguém/Branco/Nulo 10%
NS/NR 5%


PARAÍBA
Dilma Rousseff (PT) 51%
Marina Silva (REDE/Rede Sustentabilidade) 17%
Aécio Neves (PSDB) 9%
Eduardo Campos (PSB) 6%
Ninguém/Branco/Nulo 12%
NS/NR 5%


ALAGOAS
Dilma Rousseff (PT) 77%
Marina Silva (REDE/Rede Sustentabilidade) 8%
Aécio Neves (PSDB) 3%
Eduardo Campos (PSB) 1%
Ninguém/Branco/Nulo 7%
NS/NR 4%


SERGIPE
Dilma Rousseff (PT) 50%
Marina Silva (REDE/Rede Sustentabilidade) 15%
Aécio Neves (PSDB) 7%
Eduardo Campos (PSB) 4%
Ninguém/Branco/Nulo 14%
NS/NR 11%

GOVERNADOR : DIMINUIÇÃO DE COMISSIONADOS DEVE SERVIR DE EXEMPLO

Apesar de o governador estar à frente da administração Estadual desde 2007 a medida só passará a valer em 2013 (Foto: Eduardo Braga/SEI)
Um dia após a veiculação do programa partidário do PSB, o governador Eduardo Campos anunciou, nesta sexta-feira (11), a mudança na estrutura dos cargos comissionados em Pernambuco. Com o Projeto de Lei, que foi encaminhado à Assembleia Legislativa (Alepe), a gestão vai extinguir 969 comissionados, que terão que ser ocupados por servidores públicos na ativa.
A iniciativa vai gerar uma redução de R$ 25 milhões nos gastos do Estado. Os cargos comissionados são aqueles onde o funcionário ingressa por indicação, contribui com a Previdência e recebe vencimento. Com a mudança, o servidor que ocupar o cargo receberá apenas a gratificação.
“Estamos tomando uma medida hoje extinguindo, na verdade, quase mil cargos comissionados, transformando eles em função gratificada. O que significa isso? Essas funções têm que ter ocupadas exclusivamente por servidores públicos concursados. Essa medida valoriza o servidor público e, por outro lado, ela também economiza recursos. Pernambuco vai chegar em 2014 sendo o Estado que menos gasta recursos com cargos comissionados”, revelou o governador.
Apesar de o governador estar à frente da administração Estadual desde 2007 a medida só passará a valer em 2013. “Era preciso ter exatamente uma política de abrir, nós fizemos concursos públicos para essas diversas áreas de gestão, de finanças, e essas pessoas foram chegando, foram treinando, se qualificando. E a partir daí a gente tem a condição de buscar dentro do serviço público quadros recém-chegados para aquelas especialidades que não tinham antes”, justificou o governador, ao ser questionado o porquê da iniciativa só ser tomada agora.
O secretário estadual de Administração, Décio Padilha, afirmou que o estudo para a efetivação do projeto foi encomendado há cinco meses pelo socialista. O titular da pasta informou que o Estado possui 3.536 cargos comissionados e com a mudança o número cai para 969. O que significa uma redução de 28%.

GREVE DOS BANCÁRIOS DE PE, ACABA

Com a resolução, profissionais devem voltar ao trabalho na segunda-feira

 Do FolhaPE
Os Bancários de Pernambuco realizaram na noite desta sexta-feira, na sede da entidade sindical, localizada na área central do Recife, uma assembleia para debater a proposta de reajuste da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e decidiram encerrar a greve no Estado. A resolução concorda com a recomendação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que aceitou o proposto pela Fenaban – reajuste salarial de 8% (aumento real de 1,82%), além de reajuste de 8,5% do piso salarial (ganho real de 2,29%) e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela individual da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
A proposta também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR. As negociações feitas com a Fenaban na última quinta-feira duraram 16 horas, só terminando na madrugada desta sexta-feira. A compensação dos dias parados será feita de segunda a sexta-feira, até 15 de dezembro, com uma hora extra diária.
Com a decisão, os bancários do Estado devem voltar ao trabalho na próxima segunda-feira após 23 dias de greve.

PTB ESTÁ FORA DO GOVERNO E DA PREFEITURA

Após várias semanas com especulações sobre a saída do PTB do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife, o partido, enfim, formalizou o seu desembarque das gestões socialistas. O presidente estadual da sigla, o senador Armando Monteiro Neto, conversou, nesta sexta-feira (11), com o governador Eduardo Campos e com o prefeito Geraldo Julio, indicando a opção que a legenda assumiu.
Com as saídas dos petebistas, o projeto do senador Armando Monteiro Neto, de disputar o Governo do Estado, dá mais um passo para a sua consolidação. O parlamentar, que alimentava o desejo de representar a Frente Popular como postulante do governador Eduardo Campos, entendeu que não fazia parte das opções do socialistas e procurou um caminho próprio.
O projeto encabeçado por Armando Monteiro Neto encontra respaldo em parte do PT, sobretudo com o senador Humberto Costa e o deputado federal João Paulo. Já se especulou, inclusive, que o ex-prefeito do Recife poderia compor a chapa do petebista na condição de postulante ao Senado.(Do blog da folha)

PCC DECRETOU A MORTE DE GOVERNADOR PAULISTA


Uma investigação do Ministério Público de São Paulo mostra que a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) negocia a venda de drogas em todo o Estado e determinou a morte de diversas autoridades, entre elas, a do governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB).
Segundo a investigação, em agosto de 2011, chefes da quadrilha fizeram uma conferência por telefone e "decretaram" a morte do governador.
"Depois que esse governador entrou, o bagulho ficou doido mesmo. Você sabe de tudo o que aconteceu na época em que nóis decretou [mandou matar] ele. Então, hoje em dia, secretário de Segurança Pública, secretário de Administração [Penitenciária] e o comandante dos vermes [policiais militares] estão todos contra nóis", disse o detento identificado como LH nas escutas telefônicas.
A investigação sigilosa começou em 2009 e, na semana passada, resultou na denúncia de 175 suspeitos de pertencerem à facção pelos crimes de formação de quadrilha e tráfico. Conforme membros do Judiciário, essa é a maior ofensiva contra o PCC desde sua criação, há 20 anos. É também a maior denúncia contra qualquer grupo criminoso.
A apuração do Gaeco (grupo de promotores que investiga o crime organizado) concluiu que os criminosos do PCC estão espalhados por 22 unidades da federação, no Paraguai e na Bolívia. Só no Estado de São Paulo são 7.800 integrantes.
As investigações foram feitas por setores de inteligência do Ministério Público e da Polícia Militar a partir de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça. Em uma delas, o detento considerado o principal líder da facção, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, diz para um comparsa identificado como Magrelo que a criminalidade caiu no Estado por conta da ação do PCC.
"O irmão, sabe o pior que é? E que há dez anos todo mundo matava todo mundo por nada... Hoje pra matar alguém é a maior burocracia [estatuto do PCC teria disciplinado várias condutas], então quer dizer, os homicídios caíram não sei quantos por cento, aí eu vejo o governador chegar lá e falar que foi ele", afirmou Marcola.
Mais tarde, na mesma conversa, Marcola diz que graças à facção, ninguém mais usa crack nas cadeias. "Nós (chefes do PCC) paramos, na prisão ninguém usa".
O caso foi revelado pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

MARINA É CANDIDATA : AFIRMA FERRO


Deputado petista disse que Marina Silva é calculista (Foto: Allan Torres)
O deputado federal Fernando Ferro (PT) não tem dúvida de que a ex-senadora Marina Silva será a candidata oficial do PSB à Presidência da República em 2014.
“Ela é candidata. Ela não abdicou e não abdicará desse sonho. Ela não tem esse desprendimento todo. Ela está jogando xadrez e analisando dois ou três lances na frente. Ela é muito calculista e não descartou. O futuro dirá isso. Ela está no jogo”, disse.
Ferro também criticou o tom “raivoso” do programa do PSB na última quinta-feira (11) em rede nacional e criticou as alianças que Eduardo Campos está fazendo para solidificar o seu objetivo de disputar o Palácio do Planalto. “Ele de fato já se apresenta como opção e alternativa para 2014. Mas, me chamou atenção o discurso raivoso de Marina e do PSB, que, na prática, não funcionou. Ou traz um novo discurso, com propostas ou será mais do mesmo”, atacou.(Do Blog da folha)

GOVERNADOR ANUNCIA CORTE DE 969 CARGOS COMISSIONADOS

O governador Eduardo Campos anunciou na sede Provisória do Governo de Pernambuco, no Centro de Convenções, um corte de 969 cargos comissionados do governo. A intenção do provável candidato à Presidência da República é reduzir os custos da máquina pública e economizar R$ 25 milhões mensais.

O PTB FARÁ ENTREGA DOS CARGOS ÀS 18 H

O senador Armando Monteiro Neto (PTB) convocou a imprensa para oficializar a entrega dos cargos que o seu partido ocupa no Governo do Estado. Há a expectativa de que o petebista também anuncie a saída de sua legenda da Prefeitura do Recife. Os petebistas contam com a Secretaria do Trabalho e o Detran, na administração estadual, e a Secretaria de Saneamento, na gestão municipal.
A sigla sinaliza, com o movimento, que o seu projeto para a conquista do Palácio do Campo das Princesas, encabeçado pelo Monteiro Neto, não parece ter mais volta.
Além das secretarias, o PTB conta com as vice-lideranças do governo na Assembleia Legislatura, com o deputado Silvio Costa Filho, e na Câmara do Recife, com Carlos Gueiros.
(Do blog da folha)

PTB DEVERÁ ENTREGAR CARGOS AINDA NESTA SEXTA-FEIRA

Senador trabalha na pavimentação de sua candidatura (Foto: Bruno Campos)
O debate sobre a possibilidade de o PTB deixar o Governo do Estado, com o objetivo de reforçar suas articulações para a pavimentação da candidatura do senador Armando Monteiro Neto, deverá ter seu último passo nesta sexta-feira. O parlamentar, inclusive, teria um encontro com o governador Eduardo Campos (PSB), no Centro de Convenções, com este fim. A informação foi confirmada por correligionários do petebista.
Nas últimas semanas, o senador Armando Monteiro Neto tem intensificado a defesa da construção de um palanque para a presidente Dilma Rousseff (PT) em Pernambuco, em contraposição à postulação que defenderá o projeto nacional de Eduardo no Estado.
Além da defesa de Dilma, o petebista tem empreendido críticas sutis a setores do Estado, destacando que Pernambuco está longe de ser um paraíso.
Há dois dias, o deputado estadual Silvio Costa Filho, fiel escudeiro do senador Armando Monteiro, questionou uma suposta fome excessiva do PSB, que já detém a Prefeitura do Recife, o Governo do Estado e ainda quer conquistar a Presidência da República. A declaração não agradou os socialistas mais ligados ao governador Eduardo Campos.
Atualmente, o PTB conta com o comando do Detran-PE e a Secretaria de Trabalho no Governo do Estado. Na Prefeitura do Recife, a legenda está à frente da Secretaria de Saneamento.

POLÍCIA DO RIO INICIA OPERAÇÃO CONTRA BLACK BLOCS















A Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza neste momento operação contra suspeitos de integrarem o grupo Black Bloc. A ação, comandada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (11).

Deverão ser cumpridos 17 mandados de busca e apreensão nas residências dos supostos integrantes do grupo e seis deles já teriam sido detidos.

Mascarados que utilizam a estratégia de ação Black Bloc têm atuado em manifestações no Rio de Janeiro e realizado depredações na cidade, como ocorreu na segunda-feira (7), depois de ato de professores grevistas na Cinelândia.
Exame.

GOVERNO PARCELA R$ 680 BILHÕES DE DÉBITOS DE EMPRESAS



De olho num reforço extra de caixa, o governo aceitou renegociar e parcelar R$ 680 bilhões de débitos tributários de empresas, entre elas grandes bancos, seguradoras e multinacionais. A operação, porém, provocou uma rebelião na máquina governamental. A Receita Federal é totalmente contrária a esse tipo de medida. Se confirmada a previsão mais otimista, a equipe econômica da presidente Dilma Rousseff ganhará um fôlego adicional para atingir a meta de 2,3% do PIB de superávit primário das contas públicas em 2013, que corre grande risco de não ser alcançada.
A expectativa do Ministério da Fazenda é arrecadar ainda este ano entre R$ 7 bilhões e R$ 12 bilhões com os três tipos de parcelamentos de dívida. O teto da previsão é quase o tamanho da receita esperada de R$ 15 bilhões com o leilão do campo de petróleo de Libra da camada do pré-sal da Bacia de Campos.  (Informações de O Estado de S.Paulo -

BANCÁRIOS E BANCOS CHEGAM A ACORDO PARA FIM DA GREVE




Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) chegaram a um acordo na madrugada desta sexta-feira (11) para encerrar a greve da categoria, que completou 22 dias na quinta (10), informou a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf_CUT). A decisão agora terá de ser levada às assembleias locais para ser votada, e, se aprovada, porá fim à paralisação.
Segundo a Contraf-CUT, cidades de São Paulo, incluindo a capital, Rio de Janeiro e Pernambuco vão realizar assembleias na tarde desta sexta. Demais sindicatos do país vão realizar assembleias até segunda-feira (14).
Os principais pontos do acordo, segundo a Contraf-CUT, são 8% de reajuste (1,82% de aumento real); 8,5% (2,29%) de reajuste para o piso da categoria, e compensação pelos dias parados pela greve de até uma hora por dia (entre segunda e sexta-feira) até o dia 15 de dezembro.
O presidente da Contraf e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro, disse que avaliou como positiva a proposta patronal e orientou os sindicatos da categoria a aceitarem o acordo, encerrando a greve em todo país.(Do Portal G1)

EM REUNIÃO LULA E DILMA DEFENDEM ISOLAMENTO DO O PSB NOS ESTADOS



Em reunião que durou mais de cinco horas no Palácio da Alvorada e da qual participaram a presidente Dilma Rousseff e seu núcleo político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem que o PT antecipe a tática de isolar o PSB, de Eduardo Campos, nos Estados.
Lula quer evitar que petistas e outros partidos governistas se aliem ao partido de Campos, agora com seu projeto presidencial reforçado pela ex-senadora Marina Silva.
Também estiveram no encontro o presidente do PT, Rui Falcão, o marqueteiro João Santana, o ex-ministro Franklin Martins e o ministro Aloizio Mercadante (Educação).
Lula acreditava que o governador de Pernambuco pudesse recuar de sua pré-candidatura ao Planalto caso não decolasse nas pesquisas. Por isso, chegou a pedir que o PT mantivesse o diálogo com ele mesmo depois que o PSB entregou os cargos no governo, no final de setembro.
FECHAR ESPAÇOS DE EDUARDO 
Segundo interlocutores, após a filiação de Marina, o ex-presidente passou a considerar o PSB como oposição.
 O ex-presidente aponta como prioridade a consolidação de alianças regionais com outros partidos da base de Dilma, como PMDB, PR e PTB.
O objetivo é montar o maior número de palanques distante do PSB e 'fechar os espaços de Campos', nas palavras de um aliado do ex-presidente.
Ao deixar o encontro, Mercadante procurou enfatizar que o governo não está preocupado com o 'quadro dos outros concorrentes' e elogiou o vigor da base governista.
'Temos leque de alianças muito sólido. Mesmo com a saída do PSB, parte importante do PSB não acompanhou a saída. Uma militância representativa ficou no governo, como é o caso do governador Cid Gomes [Ceará]', disse.(Da Folha de São Paulo)

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

EX DE JARBAS ESCOLHE FOTOS PARA A CAPA DA PLAYBOY DE NOVEMBRO



BELEZA NO PODER, na coluna de Mônica Bergamo

Ex-mulher do senador Jarbas Vasconcelos, 71, Meyrielle Abrantes, 30, escolherá nos próximos dias as fotos de seu ensaio nu para a "Playboy". A ex-miss Pernambuco, que se separou há quatro meses, será capa da edição de novembro, com o mote "a beleza no poder". Ela diz que recusou convites anteriores porque "não ficaria bem para uma mulher casada".

CANAVIEIROS FAZEM ACORDE E SALÁRIO SERÁ DE R$ 726,00

Do NE 10
Depois de seis dias de negociação com a classe patronal, os trabalhadores canavieiros de Pernambuco conseguiram um acordo sobre a Campanha Salarial da Categoria e vão passar a receber um salário de R$ 726 a partir deste mês de outubro. Além disso, os trabalhadores conseguiram o pagamento de uma cesta básica mensal de R$ 25 durante o período da safra e um piso de garantia salarial de R$ 12. O piso de garantia significa que, caso o salário mínimo do próximo ano suba acima do salário definido agora, os canavieiros devem ganhar R$ 12 acima deste piso.
Em termos de conquistas sociais, a convenção deste ano estabeleceu uma meta estimulativa de 10% de contratação de mulheres até a safra de 2014; a criação de um grupo de trabalho para discutir a viabilidade da construção de moradias para os assalariados do Programa Nacional de Crédito Fundiário; e a instauração de um Fórum para aprofundar o tema das inovações tecnológicas, para minimizar a ameaça dos uso dos equipamentos à manutenção dos empregos no campo.
Ao todo, os trabalhadores discutiram 99 cláusulas com a classe patronal. Estiveram presentes na negociação a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), os sindicatos de trabalhadores rurais da Zona da Mata e a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag). Eles também tiveram o apoio do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

VEREADOR DE GARANHUNS SOLICITA URGÊNCIA ODONTOLÓGICA 24 HORA NO DOM MOURA

O Vereador Severino Sabino Filho (Silvio) requereu ao Secretário de
Saúde de Pernambuco a implantação de uma Urgência Odontológica 24h
para o Hospital Regional Dom Moura.
 
Explica Silvio Sabino: “O grande número de solicitações por parte da
população justifica nosso requerimento, visto que não dispomos de uma
Unidade de Urgência Odontológica para realizar atendimentos, em
especial no período da noite e nos finais de semana, ficando a
população descoberta de um serviço primordial no seu cotidiano”.
 
Caso seja implantado este serviço no HRDM, a população, não só de
Garanhuns mas de toda região, será beneficiada pois a Unidade
Hospitalar atende todo Agreste Meridional.
 

UPE GARANHUNS APRESENTA PROJETO DO CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS PARA O HOSPITAL DOM MOURA



O vice-diretor da UPE Campus Garanhuns, profº Fábio Rocha Formiga,

entregou pessoalmente ao Dr. Luís R. Melo, gestor interino do Hospital

Regional Dom Moura, na última segunda-feira, 07, o projeto elaborado

pelos técnicos    da universidade para o Centro de Estudos e Pesquisas,

que contará  com  diversas  instalações  específicas  para  a  Residência

Médica da unidade de saúde. Na ocasião, o prof. Fábio Forniga esteve

acompanhado de Dra. Régia Leite, coordenadora do curso de medicina

 da UPE  Campus  Garanhuns, além  Eveline Garcia, futura diretora do

 centro.

Participaram também da reunião a coordenadora do Núcleo de Educação

Permanente do HRDM, Bruna Souza, e Anderson Gonçalves, da PROPLAN,

segmento de planejamento da Universidade.

O Centro de Estudos e Pesquisas contará com três salas de aula com

paredes móveis que possibilitam a estrutura se transformar em um

auditório,  dois  quartos de estar, biblioteca,  direção e coordenação.

Cada sala comporta 40 estudantes, e servirão também para residentes

De outras instituições, inclusive de cursos técnicos.

"Esta entrega do projeto faz parte da parceria da Universidade de

Pernambuco com a Secretaria de Saúde do estado, que fará a construção

da obra." - Afirmou o vice-diretor da UPE Garanhuns, prof. Fábio

Formiga.

O diretor do Hospital Regional Dom Moura, Dr. Luís Melo, já fez o

encaminhamento para o secretário de saúde Antônio Figueira.

"Acreditamos que teremos este novo investimento em nossa unidade o

mais breve possível, pela prioridade destacada pelo próprio governador

Eduardo Campos, através do secretário Antônio Figueira, adequando o

Dom Moura a ser um hospital qualificado para a demanda acadêmica" -

registrou o gestor.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E AVALIAÇÃO REALIZA AULA INAUGURAL AMANHÂ NA UPE

Do blog da GRE
A aula inaugural do Curso de Especialização em Gestão e Avaliação, oferecido pela Secretaria Estadual de Educação (SEE), acontece amanhã (11) no Auditório da UPE Garanhuns. 
O evento está marcado para começar às 9h e são esperados gestores, adjuntos, secretários escolares, técnicos educacionais e professores em função técnica de todo o Agreste Meridional que efetuaram matrícula pelo sistema.
O curso é uma parceria da SEE com a Universidade de Pernambuco e faz parte das ações do Programa de Formação Continuada de Gestores Escolares de Pernambuco (PROGEPE).

DILMA VENCERIA ELEIÇÕES NO PARANÁ

No cenário político nacional, a presidente Dilma Rousseff venceria as eleições no Estado, com 29,5% dos votos. Como a pesquisa foi feita antes de Marina Silva se filiar ao PSB, a ex-senadora aparece como candidata. Seu nome aparece muito próximo de Dilma, com 25,4% de aprovação. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) vem com 21,3 % e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) vêm com 6,4%.
O instituto também considera um cenário com o nome do tucano José Serra, que perdeu o lugar de candidato à presidência da República pelo PSDB para Aécio Neves. Com Serra na corrida, Dilma continua na liderança, mas com 25,3% dos votos, e o tucano fica em segundo lugar,com 23,0 % ultrapassando Marina Silva que teria 18,0%. Aécio Neves ficou com 16,1 % e Eduardo Campos registrou, nesse caso 3,4%.
A pesquisa foi feita com 2.512 eleitores maiores de 16 anos em 90 municípios do Paraná entres os dias 30 de setembro e 6 de outubro. O grau de confiança da mostra, segundo o Instituto Paraná Pesquisas, é de 95,5%, e a margem de erro, de 2,0% para os resultados gerais.

DILMA AGRADECE AOS DEPUTADOS APROVAÇÃO DO "MAIS MÉDICOS"


Da Agência Brasil
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff agradeceu nesta quinta-feira 10 a aprovação, pela Câmara, da Medida Provisória 621, que cria o Programa Mais Médicos. Por meio de sua conta no Twitter, Dilma disse que o objetivo do programa é levar saúde a quem mais precisa, à população carente e ao interior do país. "Agradeço aos deputados federais pela aprovação da MP do Mais Médicos. Agora, a MP do Mais Médicos vai para o Senado."
A votação dos destaques e das emendas que pretendiam alterar o texto aprovado na madrugada de terça para quarta-feira foi concluída no fim da noite de ontem (9). Quando esteve no Congresso, na manhã de ontem, Dilma disse que ficou animada com a votação do texto principal que instituiu o Mais Médicos, autorizando a contratação de médicos estrangeiros para atuação na atenção básica de saúde e também mudando parâmetros da formação em medicina no Brasil.



CAIADO SE DIZ DESAPONTADO COM EDUARDO



















O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) criticou nesta quinta-feira (10), via Twitter, o governador Eduardo Campos (PSB) por uma suposta 'falta de coragem'. 'Estou desapontado com Eduardo Campos. Todos os predicados que eu imaginava que ele tivesse foram anulados pela absoluta falta de coragem', escreveu o parlamentar.

Em seguida, o democrata fez críticas ainda mais duras e chegou a chamar Eduardo de fraco. 'Eduardo Campos revelou-se pessoa tíbia, fraca. 'Novo' se faz com ações, agrega o melhor de diferentes segmentos. Com menos discursos.'

As críticas acontecem um dia após o governador ter declarado que não tem aliança com o deputado goiano. Caiado pretendia apoiar a candidatura de Eduardo ao Palácio do Planalto, mas a aliança do presidente do PSB com a ex-senadora Marina Silva esfriou as intenções do deputado ruralista.

Na última terça-feira (8), em entrevista ao Broadcast Político, Marina afirmou que 'história e trajetória de vida diz que Ronaldo Caiado, se a aliança prospera, ele mesmo vai pedir para sair, porque é completamente contrário às minhas ideias'.(blog do magno martins)

REDE ATRAI "CANDIDATO MAIS RICO DO PAÍS" PARA O PSB



Nota na coluna de Cláudio Humberto do Jornal do Commercio desta quinta-feira (10)

Capivara verde

O empresário Airton Garcia, de São Carlos (SP), acusado de crimes ambientais e fundiários, saiu do DEM e filiou-se ao PSB, junto com Marina Silva. Em 2008, foi considerado o candidato mais rico do país.

PREFEITO DE GARANHUNS ENVIA PROJETO A CÂMARA MUNICIPAL PARA ACABAR FERIADO DE 4 DE FEVEREIRO

Inaldo Sampaio
izaias régis - foto joão bita alepe
O prefeito Izaías Régis (PTB) decidiu acabar com feriado de 4 de fevereiro em Garanhuns. Nesta data se comemorava o aniversário da cidade.
Pelo projeto que enviou à Câmara Municipal nesta quarta-feira, definindo os feriados municipais, fica criado o “Dia de Garanhuns” a ser comemorado no 2º domingo do mês de março e não mais no dia 4 de fevereiro.
Hoje, a cidade comemora cinco feriados municipais, a saber: 4 de Fevereiro (elevação à categoria de cidade), Sexta-feira da Semana Santa, Dia de Corpus Christi, Dia de Santo Antonio (13 de junho) e 24 de Junho (Dia de São João). A partir de agora, passará apenas a contar com quatro.
A Lei nº 3699/2009 que tornou o dia 4 de fevereiro feriado municipal, foi de autoria do vereador Sivaldo Albino (PPS), opositor do prefeito.
Ele criticou o projeto do prefeito dizendo que comemorar o “Dia de Garanhuns” no 2º domingo do mês de março significa que não haverá uma fata fixa para festejar o aniversário da cidade.

ARTIGO DE OPINIÃO : MARINA DEU FACADA NAS COSTAS DE CAMPOS

:

UM PETARDO NOS URUBUS : FATURAMENTO E EMPREGO SOBEM FORTEMENTE NA INDUSTRIA


  Tijolaço



Vocês recordam que os “sabidos” da economia, depois que saiu o resultado do PIB do segundo trimestre, muito acima do que esperavam, reagiram dizendo que o terceiro trimestre ia ser um desastre.

Pois bem, de O Globo, agora há pouco:

“A atividade na indústria mostrou expansão em agosto, segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira. Entre seis analisados, apenas um recuou em agosto na comparação com julho, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI). A CNI destacou, ainda, o crescimento do emprego na indústria em agosto, pela terceira vez seguida. Comparado com o mesmo mês do ano anterior, o indicador tem alta de 2,0%, ritmo de expansão que não acontecia desde 2011.

A queda da utilização da capacidade instalada, única nota dissonante, é reflexo de estoque ainda relativamente alto e, sobretudo, do fato de ainda serem muito contidas as expectativas de bom desempenho futuro da economia.
Fui até a pesquisa e trago os detalhes, transcrevendo:

Faturamento real
 
Faturamento alcança o maior nível do ano
• O faturamento real dessazonalizado cresceu em agosto 3,4% em relação ao mês anterior;
• Com o resultado, o indicador alcançou o maior patamar do ano;
• Em comparação a agosto do ano passado, o faturamento é 1,3% superior.



Horas trabalhadas na produção


Horas trabalhadas voltam a crescer no mês
• As horas trabalhadas continuam alternando entre queda e crescimento mês a mês;
• Em agosto, o indicador dessazonalizado cresceu 1,3%, em comparação ao mês anterior;
• Esse nível é 1,2% inferior ao observado em agosto de 2012.

emp 
Emprego
 
Avanço expressivo do emprego em agosto
• Em agosto o emprego dessazonalizado cresceu 0,8% frente ao mês anterior;
• Essa foi a terceira expansão consecutiva do indicador dessazonalizado;
• Indicador é 2,0% maior que em agosto do ano passado.


massal 

Massa salarial real
 
Emprego sustenta o crescimento da massa salarial.
• Em agosto, a massa salarial real (dessazonalizada) avançou 0,3%, em comparação ao mês anterior;
• Indicador alcançou o maior nível do ano;
• Em comparação ao mesmo mês do ano anterior, o indicador é 2,9% superior.

FIM O RELACIONAMENTO : PT E PTB DEVEM ENTREGAR CARGOS AO GOVERNO


Nas hostes petistas, há quem defenda a entrega dos cargos ao governo Eduardo Campos no mesmo momento em que o PTB fizer a sua entrega de cargos, de modo a dar mais amplitude ao ato de descasamento com o governo do socialista Eduardo Campos e centrar fogo na candidatura de Armando ao governo estadual no próximo ano e a reeleição de Dilma. O episódio do casamento do PSB/REDE no sábado passado, fez cair a ficha. Eduardo é mais candidato do que nunca.