sábado, 14 de dezembro de 2013

Avaliação de Dilma só não é maior que governador em PE

Pernambuco é o único Estado do Nordeste em que a avaliação da presidente Dilma Rousseff (PT) está abaixo da do governador na pesquisa CNI/Ibope. A gestão de Eduardo Campos (PSB) é considerada ótima ou boa por 58% dos eleitores, contra 45% de aprovação do governo federal. Em todos os demais estados, Dilma tem avaliação maior que os governadores. As informações são de Vera Magalhães, da coluna Painel.

''Barbosa joga para a plateia'', diz Henrique Alves



:

O presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), deu o tom da reação no Congresso ao julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à aprovação praticamente certa do fim do financiamento eleitoral por empresas no País: “Absurdo”. Em entrevista ao Blog do Josias (aqui a íntegra), Alves disse que “não há hipótese de o Parlamento receber passivamente uma decisão radicalizada e invasiva como essa que está por vir”.
Alves rebateu as críticas do presidente do STF, Joaquim Barbosa, ao Congresso. Disse que o Supremo “joga para a platéia” no julgamento da ação proposta pela OAB e, em tom de ameaça, disse que o ministro precisa se lembrar que foi esse mesmo Congresso que aprovou a indicação dele para a corte.
Alves ironizou a direção que o julgamento tem tomado (até agora os quatro ministros que votaram manifestaram-se pelo veto às contribuições de campanha pelas empresas). “Fico imaginando o que querem os defensores dessa providência. Será que desejam oficializar o caixa dois? Como é que serão feitas as campanhas? É uma coisa irreal. Até parece que estão querendo estimular o criminoso caixa dois. Ninguém pode querer isso.”(Brasil 247)

Governo tomba acervo pessoal do ex-governador Miguel Arraes





Ao todo serão tombados 270 mil itens, entre eles cartas, vídeos em VHS, CD’s,  DVD’s, fotografias, discursos, teses e monografias
O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura, inicia, na próxima segunda-feira (16), às 8h, o processo de tombamento do acervo particular do ex-governador Miguel Arraes. A cerimônia que oficializa o processo contará com as presenças do governador Eduardo Campos, do secretário de Cultura, Marcelo Canuto, do secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, entre outras autoridades e familiares. A solenidade ocorrerá no Instituto Miguel Arraes, na Rua do Chacon, Poça da Panela, onde o ex-governador residia. 
Com 270 mil itens, entre livros, cartas, discursos, recortes de jornais, fotografias do acervo particular, imagens em VHS, DVD’s, projetos, teses e monografias, o acervo começou a ser formado a partir da década de 1930, quando o ex-governador Miguel Arraes ingressou no serviço público e passou a arquivar uma infinidade de documentos, entre eles, 3,5 mil cartas recebidas e enviadas a familiares, líderes políticos, religiosos e intelectuais, a exemplo de Luís Carlos Prestes, Fidel Castro, João Goulart e o Papa João Paulo VI, Caetano Veloso, Geraldo Vandré e Carlos Drummond de Andrade, todas escritas durante o exílio, que perdurou por 14 anos, entre 1965 e 1979.
Do período em que passou exilado na Argélia e na França, o acervo conta com aproximadamente 86 mil itens guardados durante anos em Paris e repatriado há dez anos. Esses documentos são inéditos e contêm detalhes históricos de um período pouco documentado, incluindo pontos de vista dos perseguidos pelo Regime Militar.
Chamam a atenção no acervo cerca de mil discos de vinil, 200 CDs e aproximadamente cinco mil horas de gravações em DVDs e VHs. Além de obras de arte ofertadas por artistas e líderes ao ex-governador, assinadas por Cícero Dias, Abelardo Da Hora, Guita Charifker, José Cláudio, além do seu filho, Maurício Arraes. O Instituto Miguel Arraes também guarda presentes recebidos por líderes mundiais, tais como Fidel Castro, Salvador Allende e Óscar Monteiro.
Para o secretário de Cultura, Marcelo Canuto, o tombamento do acervo físico deixado pelo ex-governador Miguel Arraes é essencial para se preservar um importante momento da recente história política brasileira. “No exílio, ele extrapolou seu território. Pedir a guarda desses documentos é também auxiliar gerações futuras a compreender a história de Pernambuco e do Brasil”, destacou o secretário.
O Instituto Miguel Arraes foi criado logo após a morte do ex-governador, em 13 de agosto de 2005, pela viúva do ex-governador, Magdalena Arraes, familiares e colaboradores. A partir do início do processo de tombamento todo o acervo passa a ter garantida sua preservação. Hoje, boa parte dos documentos encontra-se em processo de digitalização, o que assegurará a preservação.


Governador entrega UPAE de Caruaru, a terceira do Estado, beneficiando mais de 1,2 milhão de pessoas


Trinta e um municípios do Agreste pernambucano passam a contar com uma nova rede para atendimentos especializados. Nesta sexta-feira (13/12), o governador Eduardo Campos entregou a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Caruaru, localizada no bairro de Indianópolis, beneficiando mais de 1,2 milhão de pessoas. Essa é terceira unidade da rede a ficar pronta, do total de 15 UPAEs previstas até 2014. Petrolina e Garanhuns já foram contempladas com o serviço.

"O maior investimento em saúde do Norte-Nordeste está sendo feito aqui em Caruaru, tornando o município o polo médico da região do Agreste. Estamos construindo o Hospital Mestre Vitalino e o Hospital da Mulher do Agreste, além da reestruturação do Hospital do Agreste que já entregamos à população, totalizando um investimento de mais R$ 250 milhões nos equipamentos de saúde do município", sublinhou Eduardo. Somente na UPAE de Caruaru, foram investidos mais de R$ 22,6 milhões, incluindo a obra física e a aquisição de equipamentos.

Batizada de Ministro Fernando Lyra, a UPAE de Caruaru conta com as especialidades de pneumologia, cardiologia, oftalmologia, dermatologia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, endocrinologia, entre outras. A expectativa é realizar uma média de 90 mil consultas médicas por ano. Já o setor de diagnósticos, que contará com exames laboratoriais, oftalmológico, eletrocardiograma, ecocardiograma, raio-X e ultrassonografia, terá capacidade para realizar mais de 278 mil exames por ano. Em relação ao bloco cirúrgico, a unidade terá capacidade para realizar uma média de 2,6 mil procedimentos por ano.

A construção das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada representa um segundo momento no projeto de ampliação e reestruturação da saúde, iniciado em 2007. Após a ampliação da oferta de atendimento de emergência, está sendo implantada uma nova rede de consultas e exames especializados, garantindo a integralidade da assistência à população.

"A UPAE vem para ampliar o acesso da população aos serviços do SUS. Neste equipamento, as pessoas poderão se consultar com o especialista, fazer os exames necessários e, se for preciso, realizar aqui mesmo cirurgias de pequeno e médio porte. Sendo necessário um procedimento maior, o paciente é encaminhado ao serviço de referência", explica o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. "2014 será o ano da saúde em Caruaru", cravou o prefeito do município, José Queiroz.

Ciro poderá assumir o Ministério do Desenvolvimento Economico

 Com o PMDB de olho no Ministério da Integração Nacional, o governo deixa na manga uma lista de alternativas que poderiam servir para acomodar Ciro Gomes (PROS) na reforma ministerial. Em meio às especulações sobre o retorno do ex-ministro à Esplanada, uma sugestão é a pasta do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A informação é de Clarissa Oliveira, no blog Poder Online.

''Na avaliação de um integrante do primeiro escalão do governo, o ministério hoje comandado pelo petista Fernando Pimentel se encaixaria perfeitamente no perfil de Ciro. O posto ficará vago com a saída do petista para concorrer ao governo de Minas Gerais. Mas nada certo.

Teresa Leitão assume na segunda a presidência do PT-PE

teresa leitão - foto roberto soares-alepe
A deputada Teresa Leitão assumirá nessa segunda-feira a presidência do Partido dos Trabalhadores, às 17h, no auditório do Brum, no Centro de Convenções, nesse mesmo dia serão empossados o  novo diretório e sua nova executiva regional.
O Diretório Estadual, é composto por 56 membros, a deputada estadual Teresa Leitão. substituirá o deputado Pedro Eugênio.
Confirmaram presença no evento o senador Humberto Costa, os deputados federais Pedro Eugênio, João Paulo e Fernando Ferro, todos os deputados estaduais e os 13 prefeitos do partido.


João Paulo responde as criticas de Eduardo Campos a DIlma e ao PT

joão paulo - foto agência câmara
O  deputado federal João Paulo  respondeu as críticas do governador Eduardo Campos ao governo federal e à presidente Dilma Rousseff durante entrevista concedida ontem (12) a uma emissora de rádio de João Pessoa.
A respostas as críticas do governador veio através da nota abaixo:
I- Com relação às declarações do governador Eduardo Campos sobre as gestões petistas, divulgadas hoje na imprensa, o deputado federal João Paulo Lima esclarece:
II- Considero a entrevista do governador infeliz. As gestões petistas, de Lula e Dilma, deram ao Brasil o maior avanço social e econômico de toda a sua história. E a minha gestão teve uma grande aprovação popular.j
III- Eduardo Campos apoiou a minha eleição à Prefeitura do Recife em 2000 e a reeleição em 2004. Também apoiou a eleição de meu sucessor em 2008. O PSB, seu Partido, inclusive, fez parte dessas gestões, ocupando secretarias e tendo até o vice-prefeito na gestão de João da Costa, até o final do governo.
IV- Em diversos momentos, Eduardo Campos chegou a comparar minha gestão com a de Pelópidas da Silveira, um dos maiores prefeitos da história do Recife. E deu declarações públicas de que a minha gestão era uma grande referência para ele.
V- Eduardo Campos sempre foi nosso parceiro e sempre se beneficiou do sucesso petista – tanto em nível nacional, como em nível regional. O PT foi peça fundamental e decisiva para suas eleições em 2006 e 2010, e para o seu governo.
VI – As administrações petistas vêm governando o Brasil com visão republicana, investindo em programas sociais e econômicos que proporcionam avanços à população, independentemente das colorações partidárias que estejam à frente dos governos regionais.
VII- O crescimento da avaliação positiva da presidenta Dilma Rousseff e da sua administração, nas recentes pesquisas de opinião, abre uma perspectiva cada vez mais sólida à sua reeleição. Isso pode estar provocando consequências, como o comportamento intempestivo dos concorrentes.
VIII – A boa avaliação da presidenta, com certeza, é o reflexo das grandes realizações sociais e econômicas do Governo Federal. Em Pernambuco, investimentos gigantescos em programas como Bolsa Família, Mais Médicos, Prouni, Pronatec e Fies têm excelentes resultados. Além disso, obras estruturadoras vêm transformando a economia do estado, como a Hemobras, em Goiana; a Refinaria Abreu e Lima e o Estaleiro Atlântico Sul, no Complexo de Suape; a Via Mangue e o Corredor Leste-Oeste na capital; e a Transposição das Águas do São Francisco no Sertão, entre tantas outras realizações.

Aeronautas aprovam indicativo de paralisação para 6ª

Agência Brasil (São Paulo) – Em assembleia nacional, os aeronautas (pilotos, copilotos e comissários de voo) decidiram hoje (13) aprovar um indicativo de paralisação para a próxima sexta-feira (20). A decisão final sobre o início de greve ou não dependerá de uma nova reunião com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), marcada para o dia 18.
“A categoria recusou a proposta das empresas aéreas, decidiu entrar em estado de greve, com indicação de paralisação do setor na próxima sexta-feira (20)”, disse em nota o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Entrar em estado de greve não significa que a categoria decidiu paralisar os trabalhos, apenas que está mobilizada para uma provável greve.
A paralisação dos aeronautas não é a única preocupação com relação ao funcionamento dos aeroportos. Devido à aproximação do período de festas e férias, autoridades aeroportuárias iniciaram hoje a Operação Fim de Ano, que está reforçando as estruturas de serviço dos 12 principais aeroportos do país – localizados nas cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Campinas e do Recife.
A operação inclui compromisso das empresas aéreas de colocar 15 aviões de reserva no período e ampliar o número de tripulantes, funcionários do check-in e equipes em solo, mantendo 97% dos funcionários trabalhando. Nos horários de pico, todos os guichês de check-in deverão estar em funcionamento.
Além disso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) intensificou a fiscalização nesses aeroportos com 315 funcionários trabalhando em turnos durante o período. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) vai ativar planos de emergência para melhorar a oferta de informações aos passageiros quando houver algum problema nos aeroportos.

Armando avança no espaço da Oposição

Da coluna Fogo Cruzado
O senador Armando Monteiro Neto (PTB) iniciou na última sexta-feira (13) por Afogados da Ingazeira um roteiro de visitas a 12 municípios do Pajeú. Trata-se de uma região onde o partido que ele preside (PTB) está relativamente organizado. Controla as prefeituras de Tabira e Santa Terezinha, tem o presidente da Câmara de Afogados da Ingazeira (vereador Augusto Martins), os ex-prefeitos de Flores (Marconi Santana) e de Tuparetama (Sávio Torres) e o deputado estadual Augusto César (Serra Talhada). Cada viagem que o senador faz ao interior deixa os prefeitos da Frente Popular em estado de ansiedade. E a pergunta que eles mais se fazem é a seguinte: “E o nosso candidato, quando é que o governador indicará?”. Eduardo Campos é um político astuto e experimentado e sabe por experiência própria que candidato a governador não se improvisa. Para prefeito do Recife ainda deu para improvisar (Geraldo Júlio). Mas para governador de Pernambuco, não.

Economia do país sobe acima do esperado em outubro




A economia brasileira avançou 0,77% em outubro, na comparação com setembro, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado pela instituição nesta sexta-feira. O resultado superou as expectativas dos analistas. A previsão dos especialistas no mercado financeiro era de um crescimento de 0,5% no mês. A autoridade monetária ainda revisou o dado do crescimento em setembro. Em vez de o país ter encolhido 0,12%, como foi divulgado no mês passado, cresceu 0,01%.
Nos últimos 12 meses, a expansão da economia foi de 2,59%. Está acima da perspectiva dos economistas ouvidos semanalmente pelo Banco Central. Eles apostam em um crescimento de 2,35% neste ano. (De O GLOBO - Gabriela Valente e Marcio Beck)

Flerte Campos-Aécio abre crise entre Rede e PSB

247 - A busca de Eduardo Campos por palanques regionais que sustentem sua candidatura presidencial gerou uma crise com a Rede Sustentabilidade, agremiação da ex-senadora Marina Silva que se aliou informalmente ao partido do governador de Pernambuco. O grupo já avisou que não aceita se aliar com nomes do PSDB e do PT e vai buscar novos caminhos nos estados onde a aliança com o partido de Aécio Neves prosperar.
Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo (aqui), o PSB negocia apoio a nomes tucanos em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Pará e Ceará. Em troca, receberia o apoio do PSDB em Pernambuco, Paraíba e Roraima. O PSB também flerta com as candidaturas petistas do senador Lindbergh Farias no Rio e de Tião Viana (PT) no Acre. Lindbergh convidou Romário (PSB) para a coligação e as conversas avançam. No Acre, o vice-governador socialista César Messias deve ser mantido na chapa.
O PSB pode dividir palanque com Dilma em outros dois estados, Espírito Santo ee Amapá, cujos cabeças de chapa são do partido.
À Folha, um dos coordenadores da Rede e, Pedro Ivo,disse que, se não houver unidade, cada um segue seu caminho. “A Rede vai construir outra candidatura nesses Estados, que pode ser de outro partido", disse. E completou: "Não tem sentido apresentar uma chapa alternativa ao governo federal para afirmar uma nova política e ter alianças para governo com PSDB ou com PT".
Consultado pelo jornal paulista, o deputado Walter Feldman (PSB-SP) reforça as alegações de Pedro Ivo. Para ele, o amplo espectro de aliança de Eduardo Campos tem sido atualmente um dos problemas mais sérios. "Quando conversamos com o Eduardo, foi nessa perspectiva de criar uma terceira via. Esse foi o encanto daquele momento e sempre tivemos a perspectiva de essa linha se desdobrar nos Estados", disse Feldman à Folha.
Se o PSB se aliar a Geraldo Alckmin em São Paulo, a Rede poderá apoiar o vereador Gilberto Natalini (PV). No Paraná, o nome da preferência dos marineiros é o da deputada Rosane Ferreira, também do PV. O PSB é aliado do governador tucano Beto Richa.

PF: políticos e empresários fraudam merenda escolar


Do Diario de Pernambuco - Ana Luiza Machado
 
 Uma investigação que revelou um prejuízo de R$ 5 milhões aos cofres públicos por fraudes em licitações para fornecimento de merenda escolar nos últimos cinco anos foi deflagrada, ontem, pela Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Denominada Operação Fastio, a investigação apontou envolvimento de empresários, um ex-prefeito de Salgadinho (de nome não revelado) e indícios de participação de servidores públicos no esquema. As irregularidades teriam ocorrido nas prefeituras de São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão, Ipojuca e Salgadinho.

Foram expedidas 14 ordens judiciais de busca e apreensão e sete conduções coercitivas de pessoas à sede da Polícia Federal do Recife. A CGU fará relatórios com recomendações às prefeituras. A investigação teve como foco contratos com maior aporte de verbas federais.
 
Segundo a apuração, foram identificadas irregularidades que vão desde o início do processo licitatório, com empresas que possuem laços de parentescos entre seus sócios, o uso de pessoas como “laranjas” para mascarar a concorrência até o superfaturamento de 95% no valor dos produtos alimentícios. Também foram apreendidos um revólver calibre 38, R$ 37 mil e fubá com a data de validade adulterada.
 
As penas para os suspeitos podem chegar a 18 anos de prisão. A Polícia Federal confirmou há outros municípios sendo investigados. 

Esquizofrenia judicial



 Políticos de todos os partidos estão chocados e preveem o caos se o STF proibir o financiamento eleitoral pelas empresas. O cientista político Paulo Kramer resume a perplexidade: “Eles desmontaram o que existe sem dizer o que vai ficar no lugar”. Os políticos afirmam: “O Supremo quer mudar a forma de financiamento sem mudar a forma de disputar eleições”.
O custo das campanhas e da propaganda na TV vai continuar crescendo, mas as principais fontes de receita estão sendo colocadas fora da lei. Os especialistas avaliam que a decisão vai estimular o “festival de denuncismo' e o “Caixa 2'. (O Globo - Ilimar Franco)

Tucanos agem pelo rompimento definitivo Eduardo-PT

  Principais adversários da presidente Dilma Rousseff na corrida de 2014, o senador Aécio Neves, do PSDB mineiro, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, selaram um pacto para tentar garantir bons resultados estaduais em seus respectivos redutos. Em Minas Gerais, o tucano definirá a chapa, de forma a tentar encaixar o PSB. Em solo pernambucano, Eduardo dará as cartas e buscará aproximação com o PSDB. Em caso de fracassar a aliança entre os dois partidos nesses estados, a campanha será feita com todo o cuidado para evitar o confronto direto.

Falta, entretanto, combinar com Marina Silva, líder de uma Rede que não consegue se entender com os socialistas. Nos bastidores, cresce a impaciência de marineiros com socialistas e vice-versa.

Nos bastidores do congresso petista houve quem comentasse que tanta aproximação entre Eduardo e Aécio é o primeiro passo de uma construção tucana que, lá na frente, afastará de vez Eduardo Campos do PT de Dilma Rousseff, se houver segundo turno na eleição presidencial.  (Coluna Brasília DF - Denise Rothenburg)

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Mais Médicos pode ampliar número de estrangeiros

Agência Brasil (Brasília) – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (13) que o Programa Mais Médicos irá passar por uma avaliação em março de 2014 e mais médicos estrangeiros poderão ser contratados, caso o governo considere necessário. A estimativa do Ministério da Saúde é que, até março, o programa tenha 13 mil médicos brasileiros e estrangeiros e garanta a cobertura de atendimento, nas unidades básicas de saúde, a quase 46 milhões de pessoas.
“O que vimos em todas as enquetes que o Ministério da Saúde faz é que as pessoas reclamavam que não tinha acesso a médico. Principalmente as pessoas que moram nas periferias das pequenas e médias cidades, no interior, a população de indígenas e populações negras quilombolas. Por isso, resolvemos fazer todo um chamamento para garantir que houvesse médico suficiente para atender toda a nossa população”, disse a presidenta.
Dilma participou nesta tarde da cerimônia de inauguração do Hospital de Clínicas Municipal José de Alencar, em São Bernardo do Campo (SP). Ao inaugurar o hospital, que leva o nome do ex-presidente José Alencar, Dilma disse que é “honroso” inaugurar um hospital de qualidade com o nome do ex-governante.
De acordo com o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, o hospital irá iniciar o atendimento este mês com 70 leitos. Até 2015, serão 293 leitos, sendo 197 de internação e 96 leitos complementares – incluindo 60 leitos de UTI. A unidade tem 11 pavimentos e ocupa 36 mil metros quadrados de área construída.

Sucessor de Eduardo Campos terá R$ 1 bi para fazer investimentos

armando_monteiro_foto_ana_luíza_sousa
O sucessor do governador Eduardo Campos terá R$ 1 bilhão para fazer investimentos, independente da receita de impostos que o Estado de Pernambuco arrecadará.
É que a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou ontem, em regime de urgência, um pedido de empréstimo feito pelo Governo de PE ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) no valor de US$ 400 milhões (cerca de R$ 1 bilhão).
O dinheiro se destina ao Programa de Consolidação do Equilíbrio Fiscal para o Desenvolvimento Econômico e Social de Pernambuco (Proconfis).
Membro da CAE desde que chegou ao Congresso em 2011, o senador Armando Monteiro (PTB), que é pré-candidato a governador, não só votou a favor do pedido de empréstimo mas também fez gestões junto aos colegas para ele fosse votado em regime de urgência.



Dilma: "Brasil tem um dos melhores resultados fiscais do G-20"

















Em encontro nesta sexta-feira (13), em São Paulo, com o presidente da França, François Hollande, a presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou que o Brasil é um país seguro e com economia estável para receber investimentos estrangeiros. Acompanhada do ministro da Fazenda, Guido Mantega, a presidente enfatizou que o governo brasileiro está trabalhando para manter a confiança do mercado e atrair investimentos, principalmente em infraestrutura.

“França e Brasil só se beneficiam com ampliação dos investimentos mútuos. O Brasil continuará sendo opção segura e atraente para investidores da França e de todos os países”, discursou a presidente no encontro Franco-Brasileiro, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Dilma também destacou que seu governo mantém compromisso com o controle e a estabilidade da inflação e também com a disciplina na área fiscal. “Em 2013, a inflação brasileira vai fechar dentro da meta pelo décimo ano consecutivo. Além disso, estamos entre cinco países do G-20 com os melhores resultados fiscais”, acrescentou.

Como exemplos de que o Brasil é um país interessante a investidores, a presidente citou as recentes concessões realizadas pelo Governo Federal. “Temos adotado importantes medidas para melhorar a produtividade e a competitividade. O Brasil possui forte demanda por infraestrutura, decorrente de estoque e passivo de necessidades não atendidas no passado. Nesse contexto, a Copa e as Olimpíadas ampliarão os investimentos no Brasil”.

Dilma também destacou a expansão dos investimentos em educação e em políticas sociais, que permitiram criar uma nova classe média no país.

Valor.

Confira as avaliações de todos os governadores

A lista abaixo apresenta as avaliações dos 27 governadores de Estado e seus respectivos governos. Ela puxada pelo chefe do Executivo amazonense, Omar Aziz (PSD), líder entre os gestores, e vai, na ordem decrescente, até a democrata Rosalba Ciarlini, do Rio Grande do Norte. Confira:
Amazonas (Omar Aziz, PSD)
Avaliação positiva do governo: 74%
Aprovação pessoal do governador: 84%
Pernambuco (Eduardo Campos, PSB)
Avaliação positiva do governo: 58%
Aprovação pessoal do governador: 76%
Acre (Tião Viana, PT)
Avaliação positiva do governo: 55%
Aprovação pessoal do governador: 70%
Mato Grosso do Sul (André Puccinelli, PMDB)
Avaliação positiva do governo: 49%
Aprovação pessoal do governador: 66%
Minas Gerais (Antonio Anastasia, PSDB)
Avaliação positiva do governo: 49%
Aprovação pessoal do governador: 63%
Espírito Santo (Renato Casagrande, PSB)
Avaliação positiva do governo: 49%
Aprovação pessoal do governador: 63%
Paraná (Beto Richa, PSDB)
Avaliação positiva do governo: 45%
Aprovação pessoal: 54%
Paraíba (Ricardo Coutinho, PSB)
Avaliação positiva do governo: 39%
Aprovação pessoal do governador: 54%
Santa Catarina (Raimundo Colombo, PSD)
Avaliação positiva do governo: 38%
Aprovação pessoal: 50%
Ceará (Cid Gomes, PROS)
Avaliação positiva do governo: 38%
Aprovação pessoal do governador: 52%
Rondônia (Confúcio Moura, PMDB)
Avaliação positiva do governo: 35%
Aprovação pessoal: 52%
Rio Grande do Sul (Tarso Genro, PT)
Avaliação positiva do governo: 34%
Aprovação pessoal do governador: 50%
Piauí (Wilson Martins, PSB)
Avaliação positiva do governo: 32%
Aprovação pessoal: 47%
São Paulo (Geraldo Alckmin, PSDB)
Avaliação positiva do governo: 31%
Aprovação pessoal: 41%
Maranhão (Roseana Sarney, PMDB)
Avaliação positiva do governo: 29%
Aprovação pessoal do governador: 45%
Goiás (Marconi Perillo, PSDB)
Avaliação positiva do governo: 29%
Aprovação pessoal do governador: 48%
Sergipe (Jackson Barreto, PMDB)
Avaliação positiva do governo: 27%
Aprovação pessoal do governador: 46%
Roraima (José de Anchieta Júnior, PSDB)
Avaliação positiva do governo: 26%
Aprovação pessoal do governador: 31%
Bahia (Jaques Wagner, PT)
Avaliação positiva do governo: 26%
Aprovação pessoal do governador: 50%
Tocantins (Siqueira Campos, PSDB)
Avaliação positiva do governo: 25%
Aprovação pessoal do governador: 34%
Alagoas (Teotônio Vilela Filho, PSDB)
Avaliação positiva do governo: 24%
Aprovação pessoal do governador: 35%
Mato Grosso (Silval Barbosa, PMDB)
Avaliação positiva do governo: 23%
Aprovação pessoal do governador: 37%
Pará (Simão Jatene, PSDB)
Avaliação positiva do governo: 22%
Aprovação pessoal do governador: 39%
Rio de Janeiro (Sérgio Cabral, PMDB)
Avaliação positiva do governo: 18%
Aprovação pessoal do governador: 32%
Amapá (Camilo Capiberibe, PSB)
Avaliação positiva do governo: 18%
Aprovação pessoal do governador: 26%
Distrito Federal (Agnelo Queiroz, PT)
Avaliação positiva do governo: 9%
Aprovação pessoal do governador: 16%
Rio Grande do Norte (Rosalba Ciarlini, DEM)
Avaliação positiva do governo: 7%
Aprovação pessoal do governador: 13%
(Do:blog da folha)

Condenado no mensalão, deputado Pedro Henry (PP) renuncia após ter prisão decretada



As prisões do mensalão provocaram nesta sexta-feira (13) a terceira renúncia na Câmara dos Deputados. Minutos após o STF (Supremo Tribunal Federal) determinar o início do cumprimento de sua pena de mais de 7 anos de reclusão, o deputado Pedro Henry (PP-MT), 56, entregou seu mandato na Casa e se entregou na superintendência da Polícia Federal.     (Da folha de São Paulo)

Celpe pode enfrentar greve

Segundo o Sindurb, 70% do quadro deve paralisar trabalho novamente nesta sexta

Juliana Sampaio, da Folha de Pernambuco
Parte dos funcionários da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) participou, na última quinta-feira (12) de uma mobilização em repúdio à falta de negociação do Grupo Neoenergia, do qual a concessionária faz parte, das pautas de reivindicações do acordo coletivo. O Sindicato dos Urbanitários (Sindurb), que representa a categoria, confirmou uma nova paralisação das atividades durante todo o dia de hoje.
A classe trabalhadora vem pedindo umreajuste salarial de 10,99%, percentual que engloba 5,58% referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC); 2,28% de ganho real e 2,28% relativo a perdas e produtividades. O patronal, entretanto, ofereceu, na última rodada de negociação, realizada ontem, o INPC mais o percentual de 1,42% de ganho real. “Na segunda-feira, realizaremos uma assembleia para repassar a proposta do grupo aos trabalhadores”, informou o diretor do Sindurb, Elton Barbosa.
Além do impasse salarial, os funcionários não aceitama proposta da estatal de fechar o acordo coletivo para dois anos. Em nota, a Celpe disse que “todo o processo de negociação vem sendo conduzido com muita responsabilidade, buscando equilibrar as expectativas dos colaboradores e a realidade empresarial”.

Aprovação do governo Dilma sobe para 43% em pesquisa CNI/Ibope

Fernanda Calgaro
Do UOL, em Brasília
O índice de aprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff subiu para 43%, de acordo com a pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com o Ibope, divulgada na manhã desta sexta-feira (13).
Na última pesquisa, divulgada em setembro, a 37% consideraram o governo Dilma ótimo; 39% regular; 22% ruim ou péssimo; e 1% dos entrevistados não souberam ou não responderam à pesquisa.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A desmobilização de Suape


Por Terezinha Nunes, deputada estadual pelo PSDB.

Beneficiado por grandes obras federais e privadas que conseguiram elevar o nosso PIB e fazer com que o estado crescesse mais do que o Brasil nos últimos dez anos, Pernambuco começa agora a experimentar o outro lado da moeda. O pleno emprego, que chegou  a atrair para os arredores do porto e municípios vizinhos milhares de trabalhadores e render muitos discursos políticos, chegou ao fim.

Levantamentos do próprio Governo do Estado apontam que, até 2016, 67 mil pessoas serão dispensadas pelos consórcios que no momento constroem obras como a Refinaria Abreu e Lima e o Estaleiro Atlântico Sul.  Para se ter uma dimensão do problema, é como se a população inteira de municípios médios pernambucanos como Pesqueira, Escada ou Ouricuri tivesse de ingressar de repente no mercado de trabalho que já é problemático.

A desmobilização de Suape, segundo o Ministério Público do Trabalho, só perde em dimensão para o que aconteceu após com o fim da construção de Brasília.

O que isto significa? Que Pernambuco credenciou-se com estas obras a um futuro econômico promissor mas que é também enorme o problema social que enfrentará quando essas pessoas – 58% oriundas do próprio estado – tiverem seus contratos de trabalho rescindidos.

Consciente da dificuldade que terá pela frente, o Ministério Público do Trabalho (MPT) criou o fórum Remos – Relocação de Mão-de-Obra de Suape e questões afins – para se reunir regularmente com a presença do estado, de empresas privadas e dos sindicatos dos trabalhadores, objetivando discutir e encaminhar os problemas que forem surgindo.

Esta semana, o fórum entendeu que as dificuldades são maiores do que se poderia imaginar. O Consórcio ETDI, formado por empresas grandes como Egesa e TKK e contratado pela Petrobrás para construir parte da refinaria, demitiu 1.600 trabalhadores sem garantir direitos líquidos e certos como o pagamento do 13.o salário e demais obrigações rescisórias.

Procurada, a Petrobrás se limitou a dizer que tudo que devia ao Consórcio foi pago, o que demonstra o descaso ou até mesmo a irresponsabilidade com que o tema vem sendo tratado. Como pode uma estatal do porte da Petrobrás permitir tal descaso com trabalhadores postos na cara da rua poucos dias antes do Natal?

- Estamos diante de uma conta que não fecha” – afirmou em entrevista ao Jornal do Commércio a procuradora do trabalho, Débora Tito, demonstrando que não há qualquer segurança em relação ao assunto.

Este ano Suape já foi vítima de uma paralisação de trabalhadores que não estavam recebendo seus salários em dia, o que provocou enormes engarrafamentos e a suspensão das obras por 24 horas até que se chegasse a um acordo.

E o que está previsto daqui para a frente? Certamente que muito mais confusão ainda se algo não for feito ou se não se chamar o feito à ordem.

Até o dia 31 deste mês  5.500 trabalhadores – além dos 1.600 já desligados – vão ser dispensados das obras do porto. Até abril de 2015 em média 1 mil trabalhadores deixarão a cada mês os canteiros de obras. E em maio do mesmo ano,quando se espera que a refinaria seja finalmente concluída, 37 mil trabalhadores vão ser demitidos de uma só vez.

Sindicatos de trabalhadores temem pelo pior. Se o Consórcio ETDI deu o mau exemplo já agora no início da desmobilização, que garantia se tem sobre o futuro?

O próprio Governo do Estado não tem sido bem sucedido em outras obras de porte em fase de conclusão como a penitenciária de Itaquitinga, por exemplo. A obra foi abandonada pelo consórcio que venceu a licitação, deixando atrás de si restos a pagar a trabalhadores e a empresas pequenas sublocadas para serviços diversificados. A confusão se entende há quase um ano sem que se tenha visto uma solução para o problema.(do blog do jamildo)

Aécio Neves admite apoiar Eduardo Campos no segundo turno



Deu na Folha de São Paulo.

Pré-candidato do PSDB à Presidência, o senador Aécio Neves (MG) afirmou que apoiaria o governador Eduardo Campos (PSB-PE) caso ele vá para o segundo turno da disputa presidencial

Durante jantar de fim de ano com jornalistas, Aécio respondeu com um "isso" à afirmação de que apoiará Campos caso o socialista vá para o segundo turno

Aécio, porém, acrescentou que será ele o adversário de Dilma Rousseff (PT) na fase final. E frisou estar "cada dia mais seguro" que a recíproca é verdadeira, apostando no apoio de Campos: "Eduardo não conseguirá fazer uma campanha que não seja de oposição. Não teria lógica".

Há meses os dois negociam um pacto de apoio mútuo em eventual segundo turno.

Eles jantaram no domingo, no Rio. Segundo o tucano, as duas siglas estão "afinados em 80% dos Estados".

Aécio comentou ainda as acusações contra membros de seu partido em São Paulo e Minas, nos casos do cartel montado por multinacionais para fraudar licitações do metrô paulista e do mensalão mineiro, a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal.

"Eu vou falar muito de ética. Muito. Se alguém do PSDB tiver feito algo errado, se recebeu propina, que vá para a cadeia também", afirmou.

Choveu forte em Petrolina

Segundo informações choveu forte há na noite de ontem e manhã de hoje  em Petrolina no Sertão do São Francisco. choveu aproximadamente por 1:30 horas.

Destino de tucanos paulistas está com Rosa

André Richter*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O inquérito da Justiça Federal que investiga o suposto esquema de fraudes em licitações no sistema de trens e metrô de São Paulo chegou hoje (12) ao Supremo Tribunal Federal e será relatado pela ministra Rosa Weber. A investigação foi remetida ao Supremo devido à inclusão do nome do deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) no inquérito.
Como o parlamentar tem foro privilegiado, as acusações só podem ser analisadas pelo STF. Além de Jardim, pelo menos nove envolvidos são investigados, entre eles três secretários do estado de São Paulo. A ministra Rosa Weber terá que decidir se há indícios para abertura da investigação no Supremo.
Constam também no inquérito os nomes de José Anibal (secretário de Energia de São Paulo); Edson Aparecido dos Santos (secretário da Casa Civil do governo de São Paulo) e Rodrigo Garcia (secretário de Desenvolvimento Social de São Paulo). Todos são deputados federais licenciados.
Os nomes de três ex-diretores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também aparecem na investigação: João Roberto Zaniboni, Ademir Venâncio de Araújo e Oliver Hossepian Salles de Lima. Duas pessoas ligadas a Zaniboni também tiveram os nomes incluídos, assim como Arthur Gomes Teixeira.
No processo, são apurados os crimes de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. As investigações apontam que as empresas que concorriam nas licitações do transporte público paulista combinavam os preços, formando um cartel para elevar os valores cobrados, com a anuência de agentes públicos.
Em novembro, atendendo a uma solicitação da Polícia Federal (PF), a Justiça Federal determinou o bloqueio de cerca de R$ 60 milhões em bens de suspeitos de participar do esquema, como forma de garantir o ressarcimento dos valores desviados. Foram afetadas pela decisão três pessoas jurídicas e cinco pessoas físicas, incluindo três ex-diretores da CPTM. A solicitação foi feita após a PF após tomar conhecimento de que autoridades suíças, que também investigam as suspeitas de corrupção, encaminharam um pedido de cooperação internacional ao Brasil.
A combinação de preços entre as empresas que participaram de licitações para obras, fornecimento de carros e manutenção de trens e do metrô também é alvo de investigação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual.
O cartel é investigado pela Operação Linha Cruzada, feita pelo Cade em conjunto com a Polícia Federal. A investigação teve início a partir de um acordo de leniência da empresa Siemens com o conselho, que permitiu que a empresa denunciasse as ilegalidades. Documentos e cópias de e-mails trocados entre funcionários da Siemens estão sendo analisados pelo Cade e pela Justiça.

Humberto Costa confirma visita de Dilma a Pernambuco na próxima terça-feira

humberto costa - foto Olímpio Cruz
O senador Humberto Costa (PT) confirmou hoje (12) que a presidente Dilma Rousseff vai mesmo visitar Pernambuco na próxima terça-feira (dia 17).
Segundo ele, a presidente vai anunciar recursos para Pernambuco na área de transporte público.
De acordo com a programação oficial, a presidente terá dois compromissos no Complexo de Suape: visitar a obra da Refinaria Abreu e Lima e inaugurar o estaleiro o Vard Promar.
“Foi graças aos governos do PT, do presidente Lula e da presidente Dilma, que nós tivemos a oportunidade de ter em Pernambuco um polo da indústria naval. Hoje já são dois estaleiros em Suape, ambos com muitas encomendas, especialmente por parte da Petrobras, por intermédio da Transpetro. E agora a presidenta vem tratar da construção de uma plataforma para exploração de petróleo, o que vai fazer com que o Estado também entre nesse importante ramo de atividade”, disse o senador.
Nesta sexta-feira, Humberto Costa estará na comitiva da presidente Dilma Rousseff que vai inaugurar o Hospital das Clínicas de São Bernardo do Campo, em São Paulo, e participar do evento da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) com empresários franceses, com saída marcada de Brasília.


Em Caruaru, governador inaugura terceira UPAE do Estado


Em Caruaru, governador inaugura terceira UPAE do Estado
 
O governador Eduardo Campos entrega, nesta sexta-feira (13/12), às 10h30, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada de Caruaru (UPAE), localizada na Avenida José Marques Fontes, no bairro de Indianópolis. O serviço, que vai beneficiar mais de 1,2 milhão de pessoas de 31 municípios da Região, recebeu investimentos de mais de R$ 22,6 milhões, incluindo obra física e aquisição de equipamentos.
 
Com uma área construída de 3,8 mil metros quadrados, a unidade contará com setor ambulatorial, composto por 19 consultórios; sala de coleta e sala de curativo; bloco cirúrgico, composto por quatro salas para cirurgia, sendo três para procedimentos de médio porte e uma para cirurgia de pequeno porte, e internação de curta duração; e setor de diagnósticos, além de apoio técnico e logístico.
 
A construção das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada representa um segundo momento no projeto de ampliação e reestruturação da saúde, iniciado em 2007. Após a ampliação da oferta de atendimento de emergência, está sendo implantada uma nova rede de consultas e exames especializados, garantindo a integralidade da assistência à população. “A UPAE vem para ampliar o acesso da população aos serviços do SUS. Neste equipamento, as pessoas poderão se consultar com o especialista, fazer os exames necessários e, se for preciso, realizar aqui mesmo cirurgias de pequeno e médio porte. Sendo necessário um procedimento maior, o paciente é encaminhado ao serviço de referência”, explica o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.
 
A UPAE de Caruaru conta com as especialidades de pneumologia, cardiologia, oftalmologia, dermatologia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, endocrinologia, entre outras. A expectativa é realizar uma média de 90 mil consultas médicas por ano. Já o setor de diagnósticos, que contará com exames laboratoriais, oftalmológico, eletrocardiograma, ecocardiograma, raio-X e ultrassonografia, terá capacidade para realizar mais de 278 mil exames por ano. Em relação ao bloco cirúrgico, a unidade terá capacidade para realizar uma média de 2,6 mil procedimentos por ano. 
 
Com a inauguração de Caruaru, Pernambuco passa a contar com três UPAEs já em pleno funcionamento. As outras duas estão localizadas em Garanhuns e Petrolina. A previsão é que já no primeiro semestre de 2014, outras 12 unidades sejam entregues à população. Ao todo, mais de R$ 200 milhões estão sendo investidos.

Governador visita cantor Reginaldo Rossi


        O governador Eduardo Campos visitou, na tarde desta quinta-feira (12/12), o cantor e compositor Reginaldo Rossi, internado desde 27 de novembro, e que está na UTI do Hospital Memorial São José, no Recife. O "Rei do Brega" foi diagnosticado nesta semana com câncer no pulmão.  
        Fã declarado do Rei, Eduardo espera que ele possa se recuperar o mais breve possível. "Estamos em oração e na torcida para que ele se recupere logo. Estamos otimistas, ele está lutando, está sendo bem acompanhado por bons médicos. É uma doença grave, mas acreditamos que tudo vai dar certo e que ele possa voltar a fazer a alegria na vida de muitos", disse o governador.

Governador Eduardo Campos recebe título de Cidadão Pessoense


O governador Eduardo Campos recebeu, na manhã desta quinta-feira (12/12), o título de Cidadão Pessoense, na capital paraibana. A honraria foi concedida pela Câmara Municipal de João Pessoa, através de requerimento do vereador Renato Martins. "Agradeço à Câmara de Vereadores e aos vereadores que generosamente me acolhem como filho adotivo de João Pessoa. Ser cidadão pessoense é ser mais nordestino, e ser nordestino é ser mais brasileiro, é ver o Brasil real", disse o governador.

"Me sinto feliz de receber um título que me enche responsabilidades com povo desta cidade e da Paraíba, que é um povo completamente igual ao povo pernambucano. Não há diferenças entre nossas gentes, nossas dores, nossos sonhos, nosso jeito de ser, nossa postura acolhedora", completou Eduardo, que durante a solenidade também prestou uma homenagem ao escritor paraibano Ariano Suassuna.

O autor do requerimento, vereador Renato Martins, destacou que entregar a honraria ao
 governador de Pernambuco. "É um sentimento muito especial. Eduardo Campos sempre foi muito generoso com João Pessoa, não apenas quando foi ministro da Ciência e Tecnologia, mas a própria vinda da Fiat para a região Norte de Pernambuco também beneficia o nosso Estado. Trata-se de um político de futuro muito promissor", destacou Martins.

"A Câmara Municipal de João Pessoa foi profundamente feliz em reconhecer a contribuição de Eduardo Campos não apenas para João Pessoa e para a Paraíba, mas para o Brasil. O Brasil precisa de novas ideias, dar um passo adiante. Me sinto feliz em tê-lo como irmão pessoense, numa cidade tão diferenciada. Quero expressar meus agradecimentos por tudo o que Eduardo tem feito e por tudo que ainda vai fazer pela nossa terra", destacou o governador da Paraíba, Eduardo Coutinho, também presente ao evento.

Também compareceram os vice-governadores de Pernambuco e da Paraíba, João Lyra Neto e Rômulo Gouveia, respectivamente; o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Zezinho do Botafogo; e a deputada estadual por Pernambuco, Raquel Lyra. O senador paraibano Cássio Cunha Lima foi representado no ato pelo seu filho, Diogo Cunha Lima.

Este ano, Eduardo Campos já recebeu títulos de cidadão nos Estados do Piauí e de Sergipe. Na semana que vem, deverá receber o de cidadão baiano.