sábado, 8 de fevereiro de 2014

Pimentel oferece ao PMDB vagas em sua chapa

Uma reunião realizada no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente Michel Temer (PMDB), na noite da última terça-feira, discutiu os termos da aliança entre PMDB e PT em Minas Gerais. De acordo com a coluna de Felipe Patury, em Época, o candidato petista ao governo mineiro, ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento), ofereceu tudo aos peemedebistas: as coligações para deputados estaduais e federais e as vagas de vice e de senador na sua chapa.
Segundo a coluna, Temer, que estava na companhia do presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), aceitou a proposta e disse que só falta o partido decidir quais serão os nomes.
Três peemedebistas mineiros disputam duas vagas na chapa de Pimentel: o empresário Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente José Alencar, o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, e o senador Clésio Andrade.(blog da folha)

PT quer ministros carimbando obras de Dilma em PE



 O PT de Pernambuco vai convidar os ministros do governo Dilma Rousseff para visitarem o Estado durante o ano. A intenção é que eles participem das entregas de obras do governo federal para reforçar a campanha contra o governador de Pernambuco, pré-candidato à Presidência, Eduardo Campos (PSB-PE).
O líder da bancada petista no Senado, Humberto Costa (PE), será responsável pela articulação para carimbar os programas e obras de Dilma na região.
'É uma preocupação minha, vou levar isso para a Casa Civil. Há publicidade do que tem sido feito mas é preciso contato com a população durante a entrega dos equipamentos', afirmou o senador. (Portal IG - Poder Online )

Aécio: ''Eduardo Azeredo é um homem de bem''



 O presidenciável do PSDB, senador Aécio Neves, saiu em defesa do colega de partido, deputado federal Eduardo Azeredo, investigado por envolvimento no mensalão tucano. Nesta sexta-feira (7), Aécio afirmou que o mensalão tucano está 'a anos-luz do mensalão' petista.
'Essa questão (sem denominar o caso como mensalão tucano) 'está a tantos anos-luz do mensalão (já em referência ao caso do PT), que significou a utilização do Estado para mensalmente pagar apoio ao governo', afirmou. 
Segundo o senador, 'até os adversários, reconhecem a honestidade' de Azeredo, a quem definiu como 'um homem de bem'.  
Nesta sexta, o procurador-geral República, Rodrigo Janot, apresentou as alegações finais do mensalão tucano ao Supremo Tribunal Federal, e pediu 22 anos de cadeira para Azeredo pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro, além do pagamento de multa no valor de R$ 2,2 milhões.
'Eu não conheço as razões que levaram ele [Janot] a tomar essa decisão, o que nós temos é que aguardar o julgamento', disse Aécio, que ressaltou que se 'houve algum delito, deve ser punido'.  (Portal 247)

Lula bate duro em Joaquim Barbosa: "mostre a cara"

247 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu falar, neste sábado, sobre o julgamento da Ação Penal 470. E mandou um recado duro para o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que dá sinais cada vez mais claros de que trocará a toga pela política.
"O grande papel de um ministro da Suprema Corte é falar nos autos do processo e não ficar falando pela televisão o que ele pensa. Se quiser fazer política, entre num partido político e seja candidato, porque senão não tem lógica", afirmou.
Embora não tenha citado nomes, a mensagem parece endereçada a Barbosa porque Lula fez um comentário adicional. "Quando você indica alguém, você está dando um emprego vitalício e o cidadão, se quiser fazer política, que diga: 'Não aceito ser ministro, vou ser deputado, vou entrar num partido político e mostrar a cara. Mostre a cara'". Dos ministros que com maior atuação política na corte, Barbosa é o único indicado por Lula. Gilmar Mendes foi indicado por Fernando Henrique Cardoso.
Neste sábado, em entrevista ao jornalista Otávio Cabral, o ministro Marco Aurélio Mello fez uma inconfidência. Disse que Barbosa deve deixar o STF para ser candidato. Em sua coluna, Cabral também informa que um assessor de Barbosa já consultou a suprema corte para saber que benefícios ele preservará, caso decida mesmo se aposentar precocemente.
Lula fez seus comentários, ao participar de um ato da campanha de Alexandre Padilha, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Ao comentar o caso do "mensalão", Lula disse que o PT "está sofrendo porque tem companheiros presos" e afirmou ainda que solidariza com todos eles.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Audálio Filho, entregará a Medalha Souto Dourado ao Senador Randolph Rodrigues


 O presidente da Câmara Municipal de Garanhuns, Audálio Ramos Filho,
entregará neste sábado (08), às 9h da manhã, no Plenário da Casa
Raimundo de Morais, a Medalha Luiz Souto Dourado ao Senador Randolph
Rodrigues (PSOL-AP), pelos relevantes serviços prestados ao município
de Garanhuns. O projeto de
resolução de Nº 008/13 foi protocolado na Câmara Municipal no dia 07
fevereiro de 2013.
 
Destaca-se o grande apreço que o referido Senador demonstra por
Garanhuns, uma vez que luta pela causa da FAMEG - Faculdade de
Medicina de Garanhuns para que a mesma possa efetivamente funcionar em
nosso município bem como para que o Festival de Inverno de Garanhuns
possa se tornar patrimônio imaterial brasileiro.
 
Randolph Frederich Rodrigues Alves, mais conhecido como Randolfe
Rodrigues nasceu em Garanhuns - PE, em 06 de novembro de 1972. Em
2010, foi o senador mais votado do estado do Amapá com 203.259 votos,
tornando-se o mais jovem integrante do Senado Federal da atual
legislatura. Tem sido com frequência considerado um dos mais atuantes
do Congresso Nacional.
 
"O senador tem sido brilhante em sua atuação parlamentar. Além disso,
mesmo eleito pelo distante estado do Amapá, não tem esquecido suas
raízes e tem defendido Garanhuns, aceitando as demandas por uma cidade
melhor. Por isto este reconhecimento do Poder Legislativo ao nosso
conterrâneo que conquistou o respeito nacional" - frisa o presidente
da Câmara de Vereadores e autor da comenda, Audálio Filho.

V GERES define campanha regional contra Câncer do Colo do Útero em adolescentes‏

A Coordenação Regional do Programa Nacional de Imunizações da V GERES
- Gerência Regional de Saúde, coordenado pela enfermeira Emília
Santiago Silvério, realizou na última segunda-feira (03), no Auditório
da AESGA, a Reunião de Operacionalização e Planejamento Estratégico
para implantação da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV). Esta
campanha tem como objetivo a prevenção do câncer de colo de útero, e
terá como população alvo para vacinação meninas adolescentes na faixa
etária dos 11 anos até 13 anos. Essa vacina previne infecções pelos
tipos virais mais comuns de câncer do colo do útero e,
consequentemente, reduz a carga da doença.
 
A primeira dose da vacina HPV será administrada nas escolas públicas e
privadas  a partir do dia 10 de março e é muito importante que haja
ampla e prévia divulgação na comunidade escolar, especialmente entre
adolescentes, pais ou responsáveis e professores. Destaca-se que a
vacinação em escolas é decisiva para o alcance da meta vacinal das
adolescentes.
 
Além disso, nesta reunião foi apresentado o informe técnico para
implantação da vacinação contra Hepatite A. O Ministério da Saúde
introduzirá no calendário nacional de vacinação esta vacina para
crianças a partir de 12 meses até menores de 2 anos e será
disponibilizada a partir deste ano.
 
Participaram desta reunião os representantes dos 21 municípios das
seguintes áreas técnicas: Coordenadores de PNI (Programa Nacional de
Imunização), Coordenadores de Educação, Coordenadores de Assistência
Social, Coordenadores de Atenção Básica, Coordenadores de PSE,
Representante de Escolas Públicas e Privadas, além de Grupos
Pastorais.

Defesa Civil do Estado promove curso para cidades da Mata Sul



Objetivo do Governo é qualificar 40 agentes para que possam estar preparados para desenvolverem ações de prevenção e resposta a desastres

Gestores, Coordenadores e Agentes Municipais de Defesa Civil dos 24 municípios que compõe a Zona da Mata Sul participam a partir de hoje (04)  do Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil (COPDC) promovido pela Casa Militar de Pernambuco, através da Codecipe (Coordenadoria de Defesa Civil). O curso será realizado até a quinta-feira, das 8h às 18h, no auditório da Câmara de Vereadores de Escada e integra o cronograma de ações preventivas da Codecipe para a Operação Inverno 2014.
O COPDC é realizado anualmente. “Nosso objetivo é qualificar os agentes de defesa civil, especialmente porque sempre ocorre substituição de pessoal nos municípios. A ideia é preparar o efetivo das cidades para que estejam aptos a desenvolver ações de prevenção e, quando ocorrer, medidas de resposta que minimizem os efeitos de desastres”, explicou o chefe da Casa Militar coronel Mário Cavalcanti, que esteve presente na abertura do curso.
Durante três dias, serão ministradas noções básicas sobre as ações de defesa civil, como as atribuições nas diferentes esferas de governo de acordo com a legislação vigente, funcionamento da política nacional, conceitos, manuais, fases de atuação em situações de desastres. Ao final do curso, cada município deve apresentar o esboço de um plano de contingência, elaborado a partir do que aprenderam.
Só na Mata Sul serão qualificados 40 agentes de defesa civil. Participarão representantes dos municípios de Água Preta, Amaraji, Barreiros, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Bonito, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sairé, Sirinhaém, Tamandaré e Xexéu. Até março, a Casa Militar realizará cursos semelhantes para as cidades da Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Agreste e Sertão.

A polícia civil de Garanhuns Apresenta os acusados de matarem o professor Edelson Lima

Numa ação conjunta da 22ª Delegacia de Polícia de Homicídios de Garanhuns, que tem como titular o Dr. João Lins, e policiais da 134ª Delegacia, comandada pelo Delegado Dr. Helianthus Soares investigaram o desaparecimento do Professor EDELSON LIMA, fato ocorrido no dia 25/01/2014, tendo seu corpo sido encontrado no dia 30/01/2014, em um matagal no Sítio Aguazinha, zona rural de Garanhuns, configurando-se em crime de homicídio.
Durante as investigações os policias conseguiram identificar e prender, nesta quinta-feira (6), os acusados de terem matado o professor.
IF 
O primeiro acusado é RAFAEL BRUNO DA SILVA de 21 anos, amasiado, residente na Rua dos Emboabas, bairro do Jardim Petrópolis em Garanhuns/PE. O segundo é ARISTON CARLOS ANDRADE SILVA, de 23 anos, residente na Rua Cristina Tavares, bairro do Parque Fênix, Garanhuns/PE.
IF 
As investigações se estenderam pela madrugada desta quinta-feira e abrangeu os municípios vizinhos de São João, Angelim e Palmeirina; No Bairro Santa Maria em São João, foi preso, JOSÉ EDSON DAS NEVES, 32 anos, responsável pela coleta e venda dos pneus retirados do carro da vítima, antes de ser queimado. Em Palmeirina, domicílio dos parentes do ARISTON, ele foi visto dirigindo o veículo da vítima, acompanhado de alguns amigos de infância com quem passou o dia, ingerindo bebida alcoólica e usando o carro do professo; Em Garanhuns, onde reside o FERNANDO DE OLIVEIRA MARQUES, 32 anos, morador da Rua Luiz da Silva Guerra, Heliópolis, foi apreendido os pneus do carro do Professor, inclusive os mesmo estava sendo utilizado em seu veículo particular FOX, cor prata, de placas KHQ 6585.
IF 
Diante de tudo o que foi apurado até o momento, estima-se que a conduta delituosa amolda-se aos tipos penais de Latrocínio (roubo seguido de morte), Ocultação de Cadáver e Dano Qualificado.(Do Blog Agreste Violento)

Substituto de médica cubana chega ao Pará nesta sexta

Da Agência Estado
O município de Pacajá, no sudoeste do Pará, tinha apenas dois médicos antes do início do Programa Mais Médicos na cidade, em outubro do ano passado, para atender cerca de 43 mil habitantes da região. Pacajá, que fica a 355 quilômetros de Belém, tem 23 mil habitantes.
A cidade de onde a médica cubana Ramona Matos Rodríguez, de 51 anos, desistiu do programa e saiu no último sábado, 1, já aguarda uma substituta, que deve chegar ainda nesta sexta-feira, 7, segundo a previsão feita pela prefeitura do município. De acordo com o secretário de Saúde da cidade, Ronaldo Santos Jr., uma substituição foi logo solicitada assim que souberam da desistência. “A outra médica já está no município de Marabá e deve chegar logo aqui. Também vai atender a atenção básica, como Ramona fazia”, afirmou Santos Jr.
“Além dela, temos mais cinco médicos do programa, o que melhorou o atendimento desde outubro. Antes, não tínhamos médicos nas unidades de saúde, só dois que atendiam no hospital e iam para as unidades de vez em quando.” Ramona saiu de Pacajá dizendo que iria visitar uma paciente. Segundo o secretário, nos quatro meses em que ela esteve na cidade, atendeu muitos cidadãos paraenses.
“Eu passei duas vezes por ela. A segunda foi para levar os exames que ela me pediu. Ela foi especial. Desde que esses médicos chegaram aqui na cidade, incluindo a médica cubana, melhorou muito o atendimento”, afirmou João da Silva, de 64 anos paciente da médica.

Rede quer Sérgio Xavier na vaga do Senado em PE

O ex-deputado Roberto Leandro afirmou, em entrevista, que a Rede Sustentabilidade em Pernambuco vai aproveitar a visita da ex-senadora Marina Silva (PSB) ao Estado, hoje sexta-feira (7), para formalizar a indicação do nome do secretário estadual de Meio Ambiente, Sérgio Xavier (PV), para a disputa do senado na chapa da Frente Popular, encabeçada pelo PSB.
Na avaliação de Leandro, Xavier reúne todas as aptidões necessárias para o cargo. Apesar da indicação, o ex-deputado garantiu que não haverá pressão para a escolha do nome de Sérgio por parte do governador Eduardo Campos (PSB).
“O governador vai conversar com as forças políticas e quando chegar a hora vai ser resolvido com coerência. Acreditamos que sem nenhum estresse isso vai ser resolvido”, finalizou Roberto Leandro.

Exemplo de pai



 O emprego que Carlos Lupi conseguiu para sua filha Clarrisa nesta semana na Agetransp, agência reguladora responsável pelos transportes públicos no Rio de Janeir foi, na verdade, o segundo agrado aos filhos, segundo Lauro Jardim, na colunar Radar da VEJA:
''Bom pai, daqueles que não deixa de dar a uma filha o que  dá para a outra, Lupi já arranjara também emprego para Larissa, irmã de Clarissa, no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Em 4 de junho de 2012, a nomeação foi feita para o cargo de Assessora de Apoio ao Usuário.'' 

Olimpíada russa custa dobro da Copa 2014 e Rio 2016 juntas



 Uma olimpíada com uma tocha enviada ao Polo Norte e ao espaço, uma estrada pavimentada com 'ouro e caviar' – nas palavras de um crítico – com contratos exorbitantes executados por amigos do presidente e um estádio para 40 mil pessoas que será usado apenas duas vezes.
Essas são algumas das peculiaridades dos Jogos de Inverno de Sochi, que começam nesta sexta-feira na Rússia, e estão sendo chamados de a 'Olimpíada mais cara da história'. O orçamento não-oficial dos Jogos, de US$ 50 bilhões, seria suficiente para custear todas as obras somadas da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos do Rio 2016.
O governo russo afirma que o orçamento oficial é de US$ 7 bilhões – levando em conta apenas obras diretamente ligadas aos Jogos. Mas o governo reconhece que foram gastos os US$ 50 bilhões – quando somados todos os investimentos em infraestrutura na rica região de Sochi, no sul da Rússia.(Informações da BBC Brasil)

Cartel pagou R$ 197 milhões de propina em gestões tucanas

  A propina paga pelo cartel de empresas acusado de fraudar licitações do Metrô e da CPTM pode chegar a R$ 197 milhões, segundo depoimento sigiloso da testemunha-chave da investigação, o ex-diretor da multinacional Siemens Everton Rheinheimer.
A Folha obteve a íntegra do depoimento que o executivo deu à Polícia Federal, em que ele aponta três secretários do governo Geraldo Alckmin (PSDB) como destinatários de propina e detalha percentuais pagos pelo cartel.
Segundo ele, a Siemens e seus parceiros pagaram 9% para fornecer trens à linha 5 do Metrô em 2000, um contrato de R$ 1,57 bilhão, em valores atualizados. Se o percentual estiver correto, a propina paga só nesse caso teria alcançado R$ 141 milhões.
O executivo disse à PF que informou esses percentuais na época ao então deputado estadual Rodrigo Garcia (DEM), presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado, e concluiu que ele, "por lógica, também recebia valores oriundos da propina paga".
Garcia, hoje secretário do Desenvolvimento Econômico em São Paulo, nega ter mantido a conversa narrada por Rheinheimer. O executivo depôs no ano passado após um acordo com o Ministério Público Federal, em que se comprometeu a colaborar com as investigações e revelar o que sabe sobre a prática de corrupção por fornecedores do Metrô e da CPTM. Em troca, ele poderá sair do processo sem punição.
Segundo o executivo da Siemens, o encontro com Garcia foi agendado pelo consultor Arthur Teixeira, suspeito de intermediar o pagamento de propina das empresas para políticos do PSDB e funcionários do Metrô e da CPTM.
JOSÉ ANÍBAL 
O delator disse à PF que procurou Teixeira porque um assessor da CPTM, Ricardo Ota, lhe avisou que o consultor repassava aos políticos só 5% do valor da propina e ficava com o resto do dinheiro.
O ex-diretor da Siemens diz que, com a eleição de Garcia para a presidência da Assembleia, em 2005, o presidente da CPTM, Mário Bandeira, avisou que "deveria passar a tratar com José Aníbal, deputado estadual que ficou responsável pelos contatos políticos e com os pagamentos de propinas pela empresa".
Aníbal, que nega ter praticado irregularidades, era vereador da cidade de São Paulo nessa época e diz que não conhecia Bandeira e Garcia. Rheinheimer disse à PF que Aníbal nunca o atendeu, mas mandava que procurasse um auxiliar, Silvio Ranciaro, tucano que foi vice-prefeito de Mairiporã. Aníbal diz que a alegação é mentirosa. (Folha de S.Paulo - Flávio Ferreira e Mario Cesar Carvalho)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Zeca Dirceu é absolvido pelo STF

Artigo de opinião:Conseguirão “acabar com essa raça”?

Lula Miranda
LULA MIRANDA 
Afinal, por que buscam tanto atingir ao PT?! Por que alguns têm tanto ódio do Lula? Por que tanto ódio do José Dirceu e do Genoino? Difícil entender
Certo político ultraconservador disse, pouco tempo atrás, uma frase que restou eternizada pelo indisfarçável ranço autoritário que trazia em seu bojo, e denotava, de modo eloquente, o poço em que decantada se escondia a lama e os resíduos mais fétidos do pensamento conservador das nossas elites reacionárias: "Nós vamos acabar com essa raça!". Algo nessa linha. Essa frase imperativa, intolerante e "lapidar", foi de certo modo imortalizada e forjada em chumbo no panteão das frases infames.
Os ataques ao Partido dos Trabalhadores são tão virulentos, grosseiros, multifacetados, parecem partir de todos os lados e de todos os veículos da grande imprensa, injustificados na maioria das vezes, que no fim das contas fica a impressão que existe um consenso antipetista na grande mídia. Algo que já não nos causa assomo ou estranheza. Parece que há uma espécie de campeonato pra ver quem mais fala mal do PT – com maior competência, ardil, desfaçatez ou espalhafato.
Ministros, promotores, âncoras das TVs, colunistas dos "jornalões", trolls irados nos espaços de comentários dos blogs e sites. A triste malta antipetista...
Afinal, por que buscam tanto atingir ao PT?! Por que alguns têm tanto ódio do Lula? Por que tanto ódio do José Dirceu e do Genoino? Difícil entender.
Chegaram à irresponsabilidade e inconsequência de se pretender sabotar uma Copa do Mundo realizada no Brasil, sem se preocupar, minimamente, com o prejuízo imensurável que tal colossal burrice pode acarretar ao país.
Será que essa "bronca" é devido àquilo que esses homens fizeram em prol do povo brasileiro, em benefício dos mais humildes e desamparados? Ou seria por aquilo que deixaram de fazer? Será que a nossa elite, como diria aquele personagem do saudoso Chico Anísio, "detesta pobre"? Detesta pobres, pretos, putas, "pederastas" [com o perdão da palavra] e... petistas – isto sim!
Será que é por causa do tal "mentirão"? Ops! Quero dizer, "mensalão"? Não! O "mentirão", como o próprio nome entrega, não passa de uma mentira, um mero pretexto para destilar o ódio e linchar alguns "bois de piranha" em praça pública, em usual catarse, pois a malta tem sede de sangue e a boiada dos hipócritas e falsos moralistas precisa atravessar incólume o rio repleto de pequenas criaturas que se movem pelo ódio. Ódio de classe?
Sou um filho da elite, já confessei aqui, mais de uma vez, mas sou também uma testemunha ocular da nossa história contemporânea e vi, com meus próprios olhos – não, ninguém me contou, eu vi – as transformações que o PT e seus aliados na sociedade propiciaram ao país. Propiciaram e ainda estão propiciando.
O que mais me espanta é que foram mudanças realizadas sob a égide da Justiça e do respeito aos contratos e ao Estado de Direito. Tudo dentro das regras do capitalismo e da democracia – pois esse é o caminho correto a se trilhar. E, por isso, nem venha me falar em Cuba, meu camarada! Nem em históricos espectros ou espantalhos como Stalin, Mao et caterva. Esconjuro!
Na vida real, ninguém foi punido devido aos bárbaros crimes cometidos na ditadura! Nenhuma empresa foi expropriada ou estatizada – deu-se o contrário! Quase nenhum recurso roubado e expatriado para paraísos fiscais pelas elites corruptas foi repatriado! Sequer houve qualquer taxação extraordinária das grandes fortunas ou dos megassalários!
Ou seja, o PT não fez nenhuma revolução! Apenas começou, de modo tímido, incipiente mesmo, a repartir um pouco o tal já famoso "bolo" – que não é exatamente aquele, de limão ou de coco, que as senhoras de Higienópolis em SP (ou do Leblon, no RJ) saboreiam tranquilamente no chá das cinco.
As transformações deram-se (e ainda se dão) de modo paulatino. Pois, sabe-se, foram séculos de exploração e abandono dos mais pobres. Não se pode passar do inferno ao paraíso em uma década! Aliás, as nossas elites conhecem muito bem o paraíso – notadamente o fiscal. O inferno, claro, são os outros.
Mas, confesso, eu me embriago de contentamento com algumas dessas pequenas transformações.
Por exemplo, soube anteontem que os dois filhos de um dos vigilantes da rua onde moro estão estudando engenharia.
Só fiquei sabendo dessa boa nova, por esses dias, e isso me encheu de uma alegria tão genuína, que parecia que eram meus aqueles filhos. Foi emocionante a cena de ver aquele rapaz caminhando, a passos lentos, em minha direção para me mostrar, com aquele jeito tímido típico dos mais humildes, a carteirinha de estudante, dizendo, meio sem jeito:
- Seu Luiz, veja isso aqui...
Por isso, com sua licença, vou repetir essa frase, com o devido destaque:
Os filhos do vigilante que trabalha na rua em que resido estão cursando faculdade de engenharia!!!
Só esse fato já diz muito do Brasil de hoje e, acredito, é revelador do porquê de alguns desejarem em seu intimo de maneira tão odienta "acabar com essa raça".
Lembro-me agora de uma velhinha [negra e pobre, por óbvio] que, macérrima e alquebrada, carregava, para cima e para baixo, pesados fardos de papelão, aqui perto do meu trabalho, para vender como material para reciclagem. Além de ficar penalizado, e de lhe dar algum dinheiro para que fosse para casa descansar, orientei-a então a que procurasse o benefício do Bolsa Família. Hoje ela já não carrega fardos de papelão, ladeira acima, todos os dias, em pleno sol a pino.
Sei não, mas mais parece que a "raça" que tem que ser extinta é essa gente que quer/deseja um país para poucos, que quer manter o velho e ultrapassado país de Casa-Grande e Senzala.
Perceba que os petistas não arrombaram as portas da casa-grande a pontapés. Estão entrando "na moral".
Na verdade, o seu [dos petistas] sonho, mas também nosso; a sua/nossa utopia, cá entre nós, é transformar a senzala em casa-grande. Ou ao menos acabar com a hipocrisia de um apartheid dissimulado. Mas, eu bem sei, isso é coisa de sonhador.
Por isso, os petistas estão – e devemos nos somar a eles – realizando a utopia "comendo pelas beiradas".
Ô raça essa!!!
Por que será que querem acabar com a essa raça mesmo?
[Faça-me um favor, gente fina, avisa lá pra aquela "Vossa Excelência", lá em Brasília, que eu sou um cabra retado do Nordeste e que comigo não tem fuleragem, não. Diga-lhe ainda que o dinheiro, um dos principais vetores de infecção do corpo e da alma, o meu [dinheiro] eu lavo lá no rio da baixa da égua e o que sobra, limpinho, cheirando a alho, a gente deposita lá nas Ilhas Carimã [sic]. Porque esse negócio de comprar apartamento e até tampa de privada em Miami e é coisa de novo rico rastaquera].
Nota: Carimã, para os que não conhecem, é uma espécie de massa ou bolo que se faz de um determinado tipo de mandioca na região norte e nordeste do Brasil. Foi utilizado aqui, claro, como um trocadilho às Ilhas Cayman, conhecido paraíso fiscal dos endinheirados brasileiros que querem lavar dinheiro e fugir do fisco.

Polícia desvenda assassinato do professor Edelson Lima


A Polícia Civil de Garanhuns já desvendou o assassinato do professor Edelson Lima,  55 anos, funcionário do SESC local. Quatro pessoas estão presas e o delegado regional, Marcos Omena, juntamente com Helilanthus Bezerra, principal responsável pelas investigações e João Lins, deram uma coletiva à imprensa e apresentaram a versão dos fatos.

O professor Edelson Lima foi morto por um jovem de 20 anos, que costumava prestar serviços em sua casa. Ele teve ajuda de um amigo de 23 anos e o motivo do crime foi o dinheiro que o funcionário do SESC estava guardando numa caixa de sapatos.

O rapaz ao descobrir a quantia guardada pelo professor começou a planejar o roubo e chamou um amigo para ajudá-lo a executar o assalto. No dia seguinte (isso no dia 24 ou 25 de janeiro) ele voltou acompanhado do comparsa com a intenção de assaltar o funcionário do SESC. A chegada de uma terceira pessoa na residência teria atrapalhado os planos iniciais e então a dupla pediu que Edelson os deixasse em casa.

No caminho anunciaram o roubo e optaram por matar o profissional, para evitar que fossem denunciados depois.

Segundo informaram o carro de Edelson Lima foi vendido a uma pessoa de São João. Este, assustado com a repercussão do caso na imprensa, resolveu depenar o veículo e tocar fogo no restante. Essa terceira pessoa também já está presa por receptar produto roubado.

O corpo do professor foi encontrado no dia 29 de janeiro, nas proximidades do Cemitério Parque das Rosas, já na divisa com São João. Ele foi velado no Ginásio do SESC, no dia 30,  com a presença de muita gente da cidade. O crime repercutiu intensamente e causou uma verdadeira comoção popular.(Do blog de Roberto Almeida)

Gilmar, o atirador de pedras, terá seu telhado de vidro na Bahia?


Fernando Brito, Tijolaço

"Luís Nassif, a propósito das suspeitas levantadas pelo Ministro Gilmar Mendes sobre as doações feitas publicamente para o pagamento das multas impostas pelo STF e José Genoíno e a Delúbio Soares, publicou uma verdadeira bomba.

O Instituto de Direito Público, de propriedade do Ministro, firmou contratos de milhões com o Tribunal de Justiça da Bahia, que está sob auditoria – no Judiciário o nome é correição – do Conselho Nacional de Justiça.

Sua excelência, que suspeita de todos, mesmo tendo a obrigação de, como juiz, presumir a inocência até prova em contrário, também tem o benefício da presunção da inocência.

Mas tem, também, a obrigação moral de vir a público explicar a situação e mostrar os comprovantes das transações de sua empresa com o presidente de um Tribunal de Justiça afastado do cargo por irregularidades.

Como sugeriu o próprio Gilmar Mendes, “são coisas que precisamos examinar”.

Encontro entre Inocêncio e Eduardo é adiado para segunda-feira

Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
O encontro entre o deputado federal Inocêncio Oliveira (PR) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), previsto para esta sexta-feira (07) foi remarcado para próxima segunda-feira (10), às 17h. O motivo é o encontro do governador, que é pré-candidato à Presidência da República, com a senadora Marina Silva na mesma data.
A conversa entre Inocêncio e Eduardo deve girar em torno das articulações com bases municipais, sucessão estadual, conjuntura nacional e apoio das lideranças partidárias no Congresso Nacional.
Ano passado, o parlamentar anunciou que iria se aposentar, mas, ao divulgar a agenda política, dá o recado que ainda está ativo nas articulações. Inocêncio é considerado um político influente e tem muitas bases eleitorais no interior do Estado.

Artigo de opinião:A cultura política do Bombril


Por Michael Zaidan

Fui surpreendido, ontem, por um pedido de entrevista de um dos veículos do sistema JC de comunicação: a repórter queria uma avaliação sobre a decisão do senador e ex-governador do estado, filiado ao PMDB, de não mais concorrer à reeleição ao senado e sua indicação do nome de opocisionista Raul Jungmam (PPS) para integrar a chapa majoritária do PSB ao governo do estado de Pernambuco! Surpresa? – Nem tanto.
Mas se um marciano pousasse em Pernambuco e tentasse entender a política brasileira, teria com certeza muita dificuldade. Como é possível que um político que foi, em passado recente, um duro crítico da família do atual governador indique um oposicionista de carteirinha para ser candidato à vice-governador na chapa do principal alvo de críticas, durante todos esses anos?
Pois é. Aí, nós temos de dar razão ao ex-governador (DEM) Gustavo Krause, que uma vez disse que a política entre nós é como bombril, serve para tudo, tem mil-e-uma utilidades, inclusive de a um inveterado crítico ser ao mesmo tempo parceiro político do criticado, sem muitas explicações. Mas há outras explicações que iluminam esse caso:
1) a trajetória política do próprio Jungmam. Este cidadão é um personagem a procura de um autor, que o leve a sério. Já foi arraisista, na época que tinha um aparelho instalado no edifício São Carlos, chamado “Avança Recife”, tido como linha auxiliar do governo do PSB. Depois, entrou no Partido Comunista Brasileiro, compondo a ala mais radical do partido. Finalmente, tornou-se “um quadro a disposição” do PSDB, quando tornou-se assessor dos governadores cearenses do PSDB. Foi parar no ministério do planejamento, no IBAMA e, finalmente, no Ministério da Reforma Agrária. Quando saiu do governo de FHC, continuou “à disposição” do PSDB: procurou filiar-se ao PMDB para combater a candidatura de Itamar Franco, não o aceitaram. Procurou o próprio PSDB, mas também não obteve guarida por lá. Veio cair no PPS de Roberto Freire. Conclusão: um quadro-laranja, ora à disposição do PSDB nacional, ora à disposição do PMDB local, comandado personalisticamente pelo ex-governador de Pernambuco. A sua indicação por este político para compor a chapa majoritária às eleições do estado se elucida pelo efeito Bombril e pela sua inesgotável servidão ao efeito laranja, no caso específico, laranja do PMDB jarbista (anti-lulista), de oposição.
2) Mas a repórter também quis saber as razões da desistência do ex-governador em se recandidatar para concorrer a mais um mandato pelo Senado Federal. Essa resposta é mais fácil: a coligação que o elegeu governador e senador por Pernambuco, acabou-se, desfêz-se como uma bolha de sabão. O risco de mais uma derrota no curriculo vitorioso do senador é muito grande. No ambiente de absoluta e total cooptação e aliciamento dos partidos “bombril” e “laranja”, ser oposição é tarefa muito difícil, senão inglória. Só permanece como oposição, quem não tem como aderir à situação. Com as honrosas exceções de praxe: os partidos ideológicos, da esquerda, que não são partidos de mera competição eleitoral cujo fim é a vitória, a qualquer preço.
3) O anti-lulismo é a única coisa que une esses partidos e políticos. Todos querem a mesma coisa, mas vão deixar a briga pelo botim, para depois da sonhada derrota de Dilma Roussef.

Artigo de opinião: Saco de bondades para empresas elétricas


Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco.
 
O que o cidadão brasileiro não aceita mais é a benevolência, para se dizer o mínimo, com que as empresas elétricas são tratadas pelo Governo Federal.

Dois pesos e duas medidas. Enquanto a população brasileira sofre e é prejudicada com a queda vertiginosa da qualidade do serviço elétrico oferecido e com as altas tarifas, muito pouco é feito para reverter essa situação, já que sistematicamente as empresas elétricas de geração, transmissão e distribuição são “aliviadas” dos compromissos, inclusive contratuais, por quem deveria regulá-las r fiscalizá-las.

Os “apagões” e “apaguinhos” já são constantes na vida das pessoas, que sofrem as consequências de um péssimo serviço prestado. Além da incompetência gerencial, essas empresas, carentes de manutenção, investimentos, modernização e qualificação, porém com lucros cada vez maiores, ainda pressionam e conseguem com os gestores de plantão, mais e mais benefícios. Uma prática que se resume a um “capitalismo sem risco” para quem está ou aventurou-se nesse negocio. E não são poucos os aventureiros de primeira viagem.

A população sofre as mazelas de ter as frequentes interrupções de energia já incorporadas ao seu cotidiano e tudo o que isso acarreta. E mesmo assim, precisa pagar tarifas caras (e aí de quem não pagar ou atrasar o pagamento).

Vejamos então, mais recentemente, algumas medidas que constituem verdadeiro “saco de bondades” oferecidas àquelas empresas.

No setor de geração, a resolução da Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nº 595/2013, de dezembro passado, prevê algumas “bondades”, como por exemplo, a tolerância de três meses de atraso para a aplicação de sanções e a exclusão de responsabilidades ao gerador nas situações em que o atraso na operação ocorrer por caso “fortuito” ou “força maior” (?).
Também poderá repassar ao consumidor o valor integral da energia comprada no mercado para atender a seus compromissos. O que significa que o consumidor vai pagar pela ineficiência das empresas, que deixaram de produzir a quantidade de energia contratada no tempo determinado.
Complementando sua quota de geração com a compra de energia às termelétricas (energia mais cara), repassando o aumento do preço da energia daí resultante ao Governo Federal, e, assim, aos contribuintes.
Na resolução anterior, de 2005, a de nº 165, as regras eram mais severas, pois as geradoras, quando atrasassem seus compromissos, não podiam repassar aos consumidores os gastos extras.

Na transmissão, segundo relatório da Aneel, os atrasos chegam a quatro anos. Na média, o descumprimento do cronograma supera em 13 meses o prazo original previsto no contrato de concessão. Mais de 70% de todas as obras de transmissão estão com o cronograma atrasado. Ou, das 129 companhias do setor de transmissão, 57 apresentaram atrasos no cronograma de obras.
O documento avaliou as obras concluídas após dezembro de 2010 e as que estavam em andamento até dezembro do ano passado. O resultado mostrou uma piora gradual no setor nos últimos anos. De acordo com a legislação, a empresa que tiver mais de três autos de infração e atraso acima de 180 dias não pode participar, sozinha, de novos leilões de energia. A campeã nesse quesito é a estatal Chesf, com 17 autos de infração.
E nada é feito para modificar tamanha incompetência e falta de planejamento.

Na distribuição, o “lobby” é estruturado e organizado. Capitaneados pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), constantes benesses têm sido “conquistadas”. A mais recente é a proposta de firmar Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta (TAC) entre a Aneel e as concessionárias, permissionárias e autorizadas de serviços e instalações de energia.
O TAC poderá ser firmado quando forem encontrados descumprimentos quanto à qualidade dos serviços de energia elétrica, a segurança das pessoas e das instalações de energia, a expansão, reforços e melhorias das redes de energia, assim como dos sistemas de proteção e controle do sistema elétrico.
Também será possível, em alternativa à aplicação de multas, impor às concessionárias pena substitutiva consistente em Obrigação de Realização de Ações e Investimentos. O pedido de imposição de pena substitutiva será apreciado pela diretoria da Aneel e, se aprovado, a concessionária terá o prazo de 30 dias para apresentar a descrição e o cronograma detalhado das ações e investimentos a serem implementados.
Ou seja, será uma alternativa dada às distribuidoras, em lugar da continuidade de processo fiscalizatório ou punitivo.

Enquanto o cidadão convive com a péssima prestação de serviço, as companhias são agraciadas, favorecidas e estimuladas pelo poder publico com “facilidades” para continuarem a “desrespeitar” os que necessitam de energia elétrica. É hora de dar um basta. A solução está com o povo.

Farsa: médica cubana mentiu para encontrar namorado em Miami

























Tijolaço.


A Dra. Ramona Matos Rodrigues tem o direito de querer viver com o namorado em Miami. Isso é um problema dela com as autoridades de seu país e não nos cabe, a nós, brasileiros, darmos palpite sobre as regras cubanas de emigração, que atualmente só restringem a saída de médicos, cientistas e militares.
Os Estados Unidos restringem a entrada em seu país e, volta e meia, vemos cenas dantescas de dezenas de “chicanos” mortos ocultos em vagões de trem para tentar entrar no “eldorado” americano e ninguém diz que, com isso, ferem a liberdade de ir e vir.

Mas a Dra. Ramona não tem o direito de ilaquear a boa-fé do povo brasileiro montando uma história farsesca sobre as razões de sua tentativa de fuga para Miami.

A Folha de S.Paulo, hoje (6), revela o suficiente da história para que compreendamos que, como disse Janio de Freitas, esta história “vá dar rumba”.

A Dra. Ramona se aproveitou da simpatia que lhe teve uma senhora, prestadora de serviços ao Mais Médicos, para encontrar acolhida em Brasília. Dizia sentir-se só e foi recebida por ela em sua casa, num rasgo de solidariedade. Depois de um final de semana, como planejado, foi à embaixada americana pedir para ser “abduzida” àquele país, para surpresa da amiga que, então, disse que para isso sua casa não era abrigo.

A Dra. Ramona então montou sua pequena farsa, com a ajuda providencial do deputado Ronaldo Caiado (DEM), que critica a “escravidão médica” de Cuba, mas é contra a abolição da escravatura “de peão” proposta na PEC do Trabalho Escravo.

Aí veio a cantilena sobre o “fui enganada”, etc, etc, etc.

A Dra. Ramona usou o Congresso Nacional e a imprensa brasileira como palco e plateia de seu “teatro”, sem nenhum pudor. E os usou porque sabe que neste país existe um sistema de comunicação que a transformaria em “heroína”, quando é apenas uma pessoa que mente por seus interesses, em lugar de proclamar e lutar por seus direitos abertamente.

O que, no Brasil, ninguém duvida, poderia ter feito. Mas a Dra. Ramona foi contratada por nosso país para atender doentes, não para se portar como uma transtornada – que seja, concedamos a generosa possibilidade – por um amor na Flórida que a leve a mentir na sede do parlamento, diante de toda a imprensa.

Porque, para esta fila de “vistos” americanos, tem muito brasileiro na frente dela, que sequer vai receber os gordos subsídios que o governo americano dá aos médicos cubanos dispostos a expatriar-se.

Ao contrário, se pagassem metade do que paga o Mais Médicos, muitos médicos brasileiros estariam nessa fila, porque Miami, para eles, é lugar de gente. Pacajás, no Pará, não.

Aliás, nada impediria o namorado da Dra. Ramona, se é tão grande este amor, vir para cá. Talvez o que o impeça seja, apenas, Miami. Mas isso é um problema privado do casal. E esse é o pecado imperdoável da Dra. Ramona: transformar os seus quereres pessoais em um caso político em país alheio.