sábado, 15 de fevereiro de 2014

Após exaltar protestos, Globo pede um basta

247 - Quem não se lembra das lindas manifestações iniciadas nas jornadas de junho? O povo nas ruas disposto a botar pra quebrar e a brigar até por bandeiras defendidas pelas Organizações Globo, como a PEC 37, que garantia superpoderes ao Ministério Público. De todos os grupos de mídia, nenhum fez tanto para estimular aquela onda como a Globo. No Jornal Nacional, no Bom Dia Brasil, na Globonews, no Fantástico e no Globo Repórter, toda a máquina de informação dos irmãos Marinho foi mobilizada para manter elevada a temperatura dos protestos.
Neste fim de semana, porém, em capa da revista Época, a Globo pede um basta. E na reportagem principal da revista diz que "Somos todos Santiago". Leia, abaixo, um trecho:
Somos todos Santiago
O rojão que matou o cinegrafista Santiago Andrade atingiu cada um de nós. É preciso dar um “basta!” à escalada da intolerância e da violência nas manifestações de rua
GUILHERME EVELIN E HELIO GUROVITZ, COM RAPHAEL GOMIDE E VINÍCIUS GORCZESKI

Jornalistas são os olhos, ouvidos e vozes de uma nação. Olhos, ouvidos e vozes que trabalham para todos. É por meio dos olhos das câmeras que vemos o que acontece em locais distantes. Por meio dos ouvidos dos microfones que escutamos o que os outros têm a nos dizer. Por meio das vozes que narram as histórias que tentamos entender o mundo, compreender nosso tempo, alcançar um conhecimento modesto sobre o pouco que cabe a cada um de nós saber nesta vida. Sem olhos, sem ouvidos, sem vozes, restam apenas ignorância, escuridão, silêncio.
Qualquer ataque à imprensa é um ataque a esses olhos, ouvidos e vozes. Quem ataca a imprensa ataca olhos, ouvidos e vozes que trabalham para si próprio, que estendem sua própria visão, sua própria audição e sua própria voz. Quem ataca a imprensa não quer apenas cegar o outro – quer também ficar cego. Não quer apenas ensurdecer o outro – quer também ficar surdo. Não quer apenas calar o outro – quer também ficar mudo. 
Ser os olhos de todos nós era o trabalho do jornalista e cinegrafista Santiago Andrade, da Rede Bandeirantes de Televisão. Santiago foi atingido com um rojão na cabeça, enquanto trabalhava na cobertura de protestos contra o reajuste da tarifa de ônibus, no Rio de Janeiro na quinta-feira, dia 6 de fevereiro. Sua morte na última segunda-feira, dia 10, fez dele a primeira vítima a morrer num conflito provocado pela espiral de manifestações que tomaram o país desde as jornadas de junho do ano passado, quando milhões de brasileiros foram às ruas protestar inicialmente contra reajustes nas tarifas de ônibus, depois contra carências de toda sorte.

Candidatura: PSB de olho no filho de Eduardo. Em vão?



 Aliados de Eduardo Campos  não cansam de sugerir ao governador que lance o quanto antes seu filho João, de 20 anos, na política. A sugestão é de uma candidatura a deputado. Mas, ao menos por enquanto, Eduardo torce o nariz. Nem ele, nem o filho se mostram muito animados com a ideia. A informação  está numa notinha de Clarissa Oliveira, no blog Poder Online.

Enquanto isso, segundo Vera Magalhães, na sua coluna deste sábado na Folha de S.Paulo, na conversa que teve com o PPS paulista ontem, Eduardo Campos se abriu sobre o motivo que o levou a atender a demandas de Marina Silva: admitiu que não pode desprezar o potencial de votos que ela agrega a sua candidatura.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Economia cresce 2,52% em 2013

Agência Brasil (Brasília) – O Banco Central (BC) divulgou nesta sexta-feira (14) o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). Pelo índice, a economia em 2013 cresceu 2,52%. É importante observar, no entanto, que o índice oficial de crescimento da economia do ano passado só deverá ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fim deste mês.
Se for considerada a dessazonalização do índice, ou seja, sem efeitos momentâneos do período, o resultado foi ainda melhor. Pelo IBC-Br, o PIB brasileiro cresceu 2,57%.

A ferida de João Lyra Neto continua bem aberta

Lira segue incomodado com o debate sucessório (Foto: Wagner Ramos)
O encontro entre o governador Eduardo Campos (PSB) e o seu vice, João Lyra Neto (PSB), parece, segundo informações de bastidor, só ter alimentado a insatisfação do neossocialista com a sucessão estadual. Conforme relatos, o caruaruense teria ficado impressionado com o fato de não ter sido “informado” do porquê não seria o ungido de líder da Frente Popular de Pernambuco para a disputa do Palácio do Campo das Princesas.
O tom “não conclusivo” da conversa, como foi destacado na sua repercussão, é visto por simpatizantes da pré-candidatura do vice-governador como um indicativo de que o governador não resolverá a questão de Lyra no modelo vapt-vupt. As arestas abertas nesse processo de discussão, avaliam alguns, demorarão a decantar.
O questionamento que é feito no entorno de João Lyra é o de que o debate sucessório não estaria priorizando a política, mas um personalismo que estaria baseado em fidelidade. “Fulano é mais fiel. Beltrano está há mais tempo e nos tempos difíceis. E a política que é boa? Nada”, ressalta uma fonte.
Entretanto, há a informação de que João Lyra não pretende comentar o assunto publicamente até a sua definição. O vice-governador só deverá se posicionar abertamente quando estiver à frente do Palácio do Campo das Princesas, a partir de 4 de abril.
Do lado “socialista”, há a ressalva de que o vice-governador não entendeu que alguns de seus movimentos inviabilizaram a sua  candidatura à reeleição. O seu rompimento com o prefeito de Caruaru, José Queiroz, que preside o PDT no Estado, é citado como exemplo.
(Do blog da folha)

No DF, Eduardo de um lado, Marina de outro



JOSIAS DE SOUZA
 Na construção de um palanque na Capital da República, o presidenciável Eduardo Campos (PSB) e sua parceira Marina Silva (Rede) vivem uma situação inusitada: há excesso de candidatos e escassez de definições. Ele defende que o candidato ao governo do Distrito Federal seja o senador Rodrigo Rollemberg (PSB). Ela prefere o deputado federal José Antônio Reguffe (PDT).
Para complicar, o deputado Roberto Freire (SP), presidente do PPS, reivindica dos aliados o apoio à candidatura de uma deputada distrital do seu partido: Eliana Pedrosa. Nesta sexta-feira (14), o PPS reúne seu diretório nacional em Brasília. Convidado para o encontro, Campos ouvirá uma reiteração do pedido de apoio. Embora não pretenda apoiar Eliana, o convidado deve adiar a resposta.

Palácio do Campo das Princesas entregue à população totalmente restaurado

O Governo do Estado entrega ao povo pernambucano o Palácio do Campo das Princesas totalmente restaurado. A cerimônia de reabertura do Palácio, com a presença do governador Eduardo Campos e de autoridades convidadas, será nesta sexta-feira (14/02), às 18 horas. Todo o interior do edifício foi minuciosamente restaurado, resgatando a dignidade dos ambientes internos e externos e contribuindo para a preservação da cultura do povo de Pernambuco, que tem no “seu palácio” um referencial simbólico dos seus princípios e valores libertários.


O projeto, orçado em R$ 30,6 milhões, com patrocínio das empresas OI, FIAT, Bradesco, Construtora Odebrecht, Banco Pactual e Chesf, contempla a restauração e modernização de todo o complexo, formado pelo Edifício Sede - que possui três pavimentos - e mais quatro prédios anexos, compostos de dois pavimentos cada e jardins circundantes. Na primeira etapa da reforma, será entregue apenas o Edifício Sede. Mais de 500 empregados trabalharam na restauração e modernização da sede do governo, que iniciou em agosto de 2012. Ainda este ano, serão entregues os prédios anexos e o jardim, que também será totalmente restaurado.

A restauração do Palácio do Campo das Princesas resgatou as feições originais do edifício, removendo grossas camadas de pintura (em alguns ambientes, existiam 22 camadas), resgatando as cores originais e restaurando os elementos do forro de estuque, as portas e janelas, assoalhos e parquets. Também foi recuperada a cobertura, inclusive com instalação de novas calhas, as claraboias, que receberam novos vidros, os vitrais e as fachadas que tiveram, inclusive, as cores originais resgatadas.

No Salão Nobre e no Salão das Bandeiras, todo o douramento foi resgatado, valorizando assim toda a ambiência destas salas. No Saguão Central, no térreo, foi recuperada a argamassa pigmentada, revestimento original das alvenarias e pilastras oculto sob diversas camadas de tinta e em péssimo estado de conservação.

A acessibilidade também foi contemplada na obra. Foram instalados dois novos elevadores, enquanto os outros dois originais foram renovados e modernizados. Além disso, foram construídas rampas de acesso, banheiros acessíveis e um sistema de comunicação para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Além da reforma do Edifício Sede, todas as obras de arte passaram por exaustivo processo de restauração, bem como a serralheria artística, ao todo 72 unidades, inclusive seus elementos em Bronze. Também foram recuperados os móveis do Palácio. Fazem parte deste mobiliário peças rebuscadas, com trabalho em entalhe riquíssimo, a exemplo do conjunto Neo-Rococó da Sala de Visitas e mesa do Salão das Bandeiras, em estilo Luís XV.

O projeto de restauração do Palácio do Campo das Princesas foi aprovado pelo IPHAN/PE e FUNDARPE, elaborado pelo escritório de arquitetura GRAU e pelo atelier de restauração GRIFO, e executado pela Velatura Restaurações, com apoio da Fundação Roberto Marinho.

A população poderá visitar o Palácio a partir do próximo dia 20/02, uma quinta-feira, em dois horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h. As visitações serão agendadas pelo e-mail visitapalacio@governadoria.pe.gov.br. Cada visita terá o limite de 75 inscrições.

Doadores do PT preparam ação contra Gilmar Mendes

247 - O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, ainda não está totalmente livre de uma ação por calúnia e difamação, em razão da acusação que fez aos militantes do PT, ao sugerir que as vaquinhas organizadas para pagar as multas de José Genoino, Delúbio Soares e, agora, José Dirceu, seriam uma forma de "lavagem de dinheiro".
A declaração motivou uma representação ao Supremo Tribunal Federal, apresentada pelo presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, mas foi arquivada sumariamente pelo ministro Luiz Fux, colega de Gilmar Mendes. Fux alegou que, se ofensa houve, ela foi dirigida aos doadores – e não ao PT em si.
A resposta surge menos de 24 horas depois. Numa ação organizada pelo Movimento dos Sem-Mídia, liderado pelo blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania e colunista do 247, doadores estão sendo chamados a patrocinar uma ação coletiva contra Gilmar Mendes.

Black tadinhos



ROGÉRIO GENTILE - FOLHA DE S.PAULO
 Os 'black blocs' foram tratados com benevolência, para não dizer
simpatia, desde os protestos de junho. Artistas, políticos,
intelectuais, publicitários e jornalistas foram condescendentes com
depredações de prédios públicos, ataques a bancos, tentativas de
linchamento de policiais etc., sempre partindo da premissa de que os
vândalos estavam 'mudando o país'.
Caetano Veloso, ao vestir a máscara preta dias depois de manifestantes terem quebrado cinco agências bancárias, uma concessionária e um ônibus no Rio, tornou-se um símbolo da causa. Com a habitual profundidade, disse que, como um 'velho baiano', achava que seria muito 'bonito' se as pessoas saíssem mascaradas no Sete de Setembro.
Na esteira do compositor, atores como Wagner Moura, Mariana Ximenes e Camila Pitanga gravaram vídeo contra o que chamaram de prisões arbitrárias, dias depois de manifestantes indefesos jogarem coquetéis molotov no consulado americano e na Câmara do Rio. A glamorização do vandalismo prosseguiu com uma peça publicitária incentivando a 'estética black bloc'' e com marchinha de Carnaval composta em homenagem a uma 'menina black bloc''.
Mas não parou por aí.

Eduardo acompanha situação do presídio de Itamaracá



Marcas, aparentemente de tiros, podem ser vistas em unidades que abriga 1.870 presos, mas só tem capacidade para 650 (Foto: Débora Soares/G1)

O governador Eduardo Campos esteve durante toda esta quinta-feira reunido com o comando da Polícia Militar e a equipe do Pacto Pela Vida, e acompanhou o tempo todo os fatos ocorridos na Penitenciária Agroindustrial São João (PAI).
O secretário-executivo de ressocialização, coronel Romero Ribeiro, foi designado para o presídio, de onde repassou todas as informações em tempo real para a equipe do governador, até a questão ser solucionada.
A reunião de monitoramento ocorreu na Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag). A agenda do governador em Brasília será somente nesta sexta-feira pela manhã, e às 18h ele estará no Recife, para a reabertura do Palácio do Campo das Princesas.(do blog de magno martins)

OAB chama atenção para superlotação na Colônia Penal Feminina do Recife

 
Do blog de jamildoBom Pastor (DSC_1236) - Foto de Liniker

No mesmo dia em que explodiu uma rebelião, com mortes, em Itamaracá, a  OAB-PE deu continuidade às vistorias nas unidades prisionais de Pernambuco. Desta vez, os representantes da Ordem estiveram na Colônia Penal Feminina do Recife, conhecida como Bom Pastor, no bairro do Engenho do Meio.
A visita aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 13. Todo o prédio foi vistoriado.
No comando da comitiva, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PE, João Olímpio.
Também estiveram presentes o presidente da Comissão de Prerrogativas dos Advogados, Maurício Bezerra, e o conselheiro seccional Denivaldo Batista.
Na ocasião, o grupo da OAB foi recebido pela diretora da unidade, Charisma Tomé, e pelo superintendente de capacitação do sistema penitenciário, coronel Geovane Melo.
Como nas visitas feitas as outras unidades prisionais, a OAB-PE constatou o problema da superpopulação dentro das celas.
O Bom Pastor abriga hoje 897 mulheres, três vezes mais que a sua capacidade, que é de 270 detentas.
A colônia conta também com 56 agentes penitenciários e uma escola estadual dentro da unidade. Cerca de 30% das mulheres que cumprem pena estão estudando. Nos corredores, muitas reclamações.
A equipe da OAB ouviu vários casos onde as presas denunciam maus tratos, problemas com higiene e também com a comida.
A OAB-PE encerra o cronograma de visitas na sexta-feira, dia 21, quando estará no Presídio Rorenildo da Rocha Leão, em Palmares, litoral Sul do Estado.
Encerradas as vistorias, a OAB-PE irá elaborar um relatório a ser concluído e apresentado em março, para encaminhar aos setores competentes. Também será realizada audiência pública para discussão do tema.
Bom Pastor (DSC_1363) - Foto de Liniker Xavier

Vem aí mais faca no pescoço de Estados e municípios

  O governo já foi avisado de que o STF (Supremo Tribunal Federal) deve mesmo determinar que Estados e municípios saldem toda a dívida que têm com precatórios em cinco anos. A decisão é considerada trágica para as contas públicas. Só a cidade de SP terá que desembolsar R$ 18 bilhões, ou R$ 3,6 bilhões por ano, o equivalente a tudo o que investiu em 2013.
O governo levou ao ministro Luís Roberto Barroso propostas para minimizar o rombo. Uma delas, que sejam permitidos empréstimos para saldar os precatórios. A outra, que seja estabelecido o limite de 3% da receita para os pagamentos.
Como se trata de modulação da regra, são necessários os votos de oito dos onze ministros para que as propostas sejam aprovadas. Missão considerada quase impossível graças ao clima adverso hoje no STF. (Folha de S.Paulo - Mônica Bergamo)

Carros pipa são fiscalizados no interior

Cinquenta e seis carros que faziam transporte de água, entre pipas e com garrafões de água mineral, foram vistoriados, na última quarta-feira (12), durante ação conjunta realizada pela Apevisa, Codecipe, PRF e Agência de Vigilância Sanitária de Caruaru. Dos 56 carros fiscalizados, entre veículos particulares ou a serviço de órgãos públicos, seis receberam notificações com prazo para corrigir problemas e 18 sofreram infração da PRF.
Além de realizarem testes para averiguar a qualidade da água transportada, os agentes da vigilância sanitária, da Defesa Civil e os policiais também verificaram, as condições dos veículos. Ao verificar que os garrafões de 20 litros estavam com a validade vencida ou sem o lacre adequado, a fiscalização retirava-os dos caminhões. Nesses dois dias cerca de 300 garrafões foram inutilizados.
Na primeira ação realizada dias 4 e 5 foram vistoriados 68 carros. Sendo 53 carros no primeiro dia, em Bom Jardim, com cinco notificações e um auto de infração. No dia 5, em Limoeiro, foram fiscalizados 17 carros pipa, onde três foram notificados e dois receberam auto de infração. Na última terça-feira (11), a vistoria ocorreu em Belo Jardim, no Trevo da BR 232 com PE 180 onde foram vistoriados 25 veículos, sendo que dois receberam notificação e dois tiveram a carga de água mineral apreendida. Outros municípios receberão fiscalização semelhante nos próximos dias.
Para o coordenador estadual de Defesa Civil, Ten-Cel Cassio Sinomar, a iniciativa é essencial para promover a qualidade de vida das famílias atingidas pela estiagem.
A Casa Militar/Codecipe é responsável pelo abastecimento de água em 22 municípios dos 122 que se encontra em situação de emergência em Pernambuco, através de convênio com o Ministério da Integração. Nestas cidades a Defesa Civil do Estado mantém 116 veículos, contratados através de processo de licitação que são monitorados por GPS. Além do GPS, foi adotado um sistema de controle de entrega e recebimento de água através de um cartão eletrônico. O pipeiro tem um cartão e a pessoa beneficiada, devidamente cadastrada, recebe outro cartão.

Blatter: "A Copa no Brasil já é um sucesso"

247 - O presidente da Fifa, Joseph Blatter, reafirmou sua aposta no Brasil e disse que a Copa de 2014 já é um sucesso, com os mais de nove milhões de pedidos de ingressos. "Concordo plenamente quando a presidente Dilma Rousseff diz que o mundo está ansioso para a Copa. O Brasil é o país do futebol. Estou convencido que será um grande anfitrião".
Blatter descartou rusgas no relacionamento com o governo e disse tem plena confiança nas autoridades locais quanto à segurança, mesmo diante de prováveis manifestações: "A Copa das Confederações mostrou que a segurança funcionou.  Não tivemos nenhum grande incidente [no torneio]".
Quanto a entrega dos estádios, ele afirma que tudo estará pronto a tempo. “A Arena Corinthians está atrasada por causa de um acidente que causou a morte de dois trabalhadores. Isso foi muito triste, mas tenho certeza de que o Corinthians e [a cidade de] São Paulo estão fazendo de tudo para entregar o estádio em meados de abril”, disse.
Mesmo a Arena da Baixada, em Curitiba, que recebeu ultimado da Fifa recentemente, não parece preocupar Blatter. “O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, garantiu que o estádio em Curitiba estará pronto”, afirmou. O governo do Paraná solicitou nesta quarta-feira mais um pedido de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 250 milhões, para concluir a Arena e outras obras a tempo para a Copa do Mundo. Cidade tem previsão de receber quatro partidas do Mundial, todas válidas pela primeira fase.
Leia aqui a entrevista concedida por Joseph Blatter à Folha de S. Paulo.

Tucano quis enquadrar Eduardo em SP: não prosperou

  Aliados de Geraldo Alckmin tentaram uma última cartada para tentar forçar o apoio do PSB à reeleição do tucano: persuadir o PPS a ameaçar romper nacionalmente com Eduardo Campos caso ele impedisse a aliança em São Paulo. A reevelação é de Vera Magalhães, na sua coluna da Folha de S.Paulo desta sexta-feira.
Relata a colunista que o apoio a Eduardo Campos só foi aprovado no congresso do PPS graças aos votos dos 80 delegados paulistas. Na ocasião, Alckmin foi ao evento e não defendeu a coligação com Aécio Neves. A pressão não prosperou.
'Não dá para subordinar o interesse nacional a São Paulo nem fazer política na base da chantagem', diz Roberto Freire, presidente nacional do partido.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Em dois dias, site de Dirceu arrecada quase R$ 100 mil

247 - A página "Apoio Zé Dirceu", criada para arrecadar doações para o pagamento da multa do ex-ministro José Dirceu, como parte de sua condenação na Ação Penal 470, já alcançou quase 10% do valor estabelecido pela Justiça. Até esta quinta-feira (13), o site já recolheu R$ 96,6 mil dos R$ 971 mil que ele necessita para quitar a multa.
A campanha na internet foi lançada ontem por um grupo denominado “Amigos do Zé”. Condenado a 10 anos e 10 meses de prisão, o ex-chefe da Casa Civil cumpre pena de 7 anos e 11 meses em regime semiaberto pela condenação por corrupção ativa. No outro crime em que foi condenado, formação de quadrilha, Dirceu ainda aguarda julgamento do embargo infringente.
O site que coleta doações para Dirceu alega que a arrecadação é um "protesto coletivo" contra as condenações dos integrantes do PT. "É chegada a hora de reparar injustiças e mostrar que a solidariedade é capaz de mudar a história. A ajuda para pagar a multa quase milionária imposta pelo Supremo é um protesto coletivo contra as arbitrariedades e violações do julgamento da AP 470 (processo do mensalão). A contribuição de cada um representa muito mais do que um gesto financeiro. Representa antes de tudo um gesto humano e político”, diz o site.
Esta é a terceira inciativa dos petistas condenados na AP 470 para arrecadação de recursos. José Genoino e Delúbio Soares conseguiram alcançar o valor total da multa em menos de uma semana da criação das campanhas. O recurso excedente arrecado por Delúbio serviu para pagar a multa de João Paulo Cunha.

Cunha vai pagar multa com excedente de Delúbio

Agência Brasil (Brasília) – O ex-deputado João Paulo Cunha não vai precisar apelar para uma campanha online para arrecadar o valor da multa imposta a ele pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Diferentemente do que fizeram parentes e amigos de outros condenados do PT, como o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares e o ex-ministro José Dirceu, Cunha recebeu o valor excedente da arrecadação coletiva de outra campanha.
A doação foi feita pelo grupo que criou o site de apoio a Delúbio Soares. Havia rumores de que esse dinheiro seria destinado ao pagamento da multa de Dirceu, mas a informação foi corrigida há pouco, com a confirmação do novo destino das doações.
Na página da internet criada para divulgar as atividades do ex-deputado o grupo, que assina como “Coletivo de apoio e solidariedade a João Paulo Cunha”, destacou que o dinheiro “é suficiente para saldar a multa de João Paulo, além de todos os tributos adicionais”.
​O ex-parlamentar foi notificado na última quarta-feira (12) pela Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal e teria dez dias para pagar a multa no valor de R$ 373, 5 mil. Ele foi condenado pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro.
João Paulo, que foi presidente da Câmara entre 2003 e 2005, está preso desde o dia 4 de fevereiro no Complexo Penitenciário da Papuda (DF), onde cumpre a pena de seis anos e quatro meses em regime semiaberto. No final da semana passada, o ex-deputado renunciou ao mandato logo depois que o STF expediu a ordem de prisão e evitou, com esta decisão, a abertura de um processo legislativo de cassação parlamentar.

Artigo de opinião:Faço apostas: o candidato é Rands


Maurílio Ferreira Lima

O governador Eduardo Campos (PSB) tem um tempo próprio para sua ação política. Lógico que esse tempo causa angústia e ansiedade nos demais interessados. O vice-governador João Lyra e Fernando Bezerra Coelho são os mais angustiados. Os outros são menores, até para medir sua angústia com o anúncio do escolhido.
Tadeu Alencar, Paulo Câmara e Danilo Cabral não têm razão para ficar angustiados, porque nenhum deles será escolhido. Eduardo da Fonte sonha com o Senado e nada pode fazer pessoalmente, salvo esperar.

Sérgio Guerra é outro caso frustrado. Não adianta sonhar em ser ungido senador, nunca será indicado. Apoiar Eduardo Campos é a única salvação para se eleger deputado, junto com Bruno Araújo. Fora disso, vai vestir o pijama ele e os companheiros de partido.

Armando Monteiro não tem angústia. Tem pressa e ansiedade para saber quem vai enfrentar.
Quanto a Sérgio Xavier, o espaço da Rede na chapa é algo tão ridículo que não merece comentários.

Maurício Rands – De última hora, aumentaram os comentários de que o candidato a governador de Eduardo Campos seria o ex-deputado, ex-líder do Partido dos Trabalhadores e empresário bem sucedido Maurício Rands.
Altamente bem informado, com ampla rodagem internacional e trato afável, Rands é natural com partidos políticos, parlamentares, prefeitos e vereadores. É o que poderia ser chamado de profissional, no bom sentido da política. É do ramo.
Como observador da atividade política, diria que vejo mais do que indícios de que essa é realmente a escolha do governador Eduardo Campos. E candidato com perfil melhor do que Rands não existe nas hostes de Eduardo Campos.

Líder do PT na Câmara dos Deputados no período mais negro para o partido, enredado com aloprados e com o escândalo do mensalão, ninguém foi maior defensor do PT e de Lula do que Rands.
Terminada essa missão, surpreendentemente renunciou ao mandato de deputado federal e despediu-se da vida pública. Ingressou na atividade econômica privada com base na Holanda e agiu nos cinco continentes.

Sem sombra de dúvida, é muito mais do que Pernambuco merece para ter como um bom governador. Se houvesse uma bolsa de aposta, jogaria todas as minhas fichas na escolha de Maurício Rands.

Rands/Armando – Sem medo de errar, diria que de partida, Maurício Rands já tira a invencibilidade de Armando Monteiro Neto. Armando continua um forte candidato, com o respaldo de Lula e Dilma Rousseff. Pode ganhar, mas Rands pode perder.

O jogo parece que está definitivamente jogado.

Rands/Dilma - Favorita para ganhar no primeiro turno, Rands seria um dos grandes e prestigiados interlocutores de Dilma Rousseff. Com amplo conhecimento internacional, iria atrás de investimentos para Pernambuco, precisando da cobertura da Presidência da República. E teria total, porque também traria investimentos para o Brasil.

Politicamente seria uma das lideranças mais importantes do Brasil e iria se dedicar inteiramente à costura Eduardo Campos/Dilma Rousseff/Lula para o pós com a presidente, com uma candidatura de Eduardo Campos para suceder Dilma.

Nenhum outro escolhido por Eduardo Campos teria essa capacidade política no pós-Dilma. O candidato é Maurício Rands.


Ex-deputado federal.

Câmara, Prefeitura e Codeam prestam homenagem a Ivo Amaral‏

A Câmara Municipal de Garanhuns, realiza nesta sexta-feira, uma
reunião especial, em homenagem ao  ex-vereador, ex-deputado e
ex-prefeito do município, Ivo Tinô do Amaral, que comemora nesta
quinta-feira, 80 anos de vida, muitos deles dedicados ao
desenvolvimento deste município.
 
Na solenidade na Casa Legislativa, sob a presidência do vereador
Audálio Ramos Filho (PSDC), o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis Neto
(PTB), por meio do decreto de número 007/2014 concederá ao
homenageado, a medalha do mérito "Cidade de Garanhuns", na categoria
ouro.
 
A cerimônia inicia às 10h, e tem realização da própria Câmara de
Vereadores, da Prefeitura Municipal e do Consórcio CODEAM (Comissão de
Desenvolvimento do Agreste Meridional). O convite é aberto ao público,
principalmente a todos aqueles que desejem demonstrar o carinho e
reconhecimento ao trabalho de Ivo Tinô do Amaral.
 
"Esta data é importante, pois tratamos de registrar o reconhecimento à
pessoa que tanto contribuiu com Garanhuns. A Câmara Municipal cumpre
uma obrigação de, em nome do povo ao qual representa, poder dizer:
Obrigado, seu Ivo. Ainda mais, sabendo que saiu desta casa, foi
vereador, conhecendo nossa gente, uma pessoa que tão bem representou
os anseios da comunidade, chegando à Prefeitura e à Assembleia
Legislativa." - Afirma o presidente do Poder Legislativo, vereador
Audálio Filho.

Artigo de opinião:O vilão é o modelo mercantil do setor elétrico


Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco


Tentar entender o que se passa com o setor elétrico brasileiro, significa conhecer melhor um passado recente em que decisões errôneas foram tomadas, resultando atualmente em tarifas caras, fornecimento e abastecimento precários, e risco crescente de racionamento de energia. Além de um setor sem credibilidade, sem democracia, sem competência.
Em fevereiro de 1995, teve inicio o que ficou conhecido como a Reestruturação do Setor Elétrico, com a aprovação pelo Congresso Nacional da Lei nº 8987, que trata do regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos.
Iniciou assim um modelo “de mercado”. Ou seja: a reestruturação foi baseada no preceito de que a ação empresarial “concorrencional”, motivada pela perspectiva do lucro econômico, aportaria ao setor elétrico, eficiência e qualidade dos serviços prestados e tarifas módicas. A idéia que está por trás desta suposta lógica é que o lucro seria um sinal suficiente para garantir os investimentos. Essa assertiva não é inteiramente verdadeira, pois as empresas do setor andam ganhando “rios de dinheiro” sim (basta acompanhar os balancetes anuais), mas seus investimentos ficam somente nos discursos, já que o BNDES (leia-se: o tesouro nacional, o dinheiros dos impostos) tem sido o “Papai Noel” fora de época para as empresas do setor elétrico.
Com o racionamento de energia elétrica ocorrido em 2001/2002, com a deterioração da qualidade do abastecimento causado por dezenas (e centenas) de apagões e apaguinhos (interrupções no fornecimento de energia elétrica) ao longo daquele período e com a explosão tarifária, chega-se à conclusão, sem precisar ser um grande especialista, que o modelo não funcionou.
Desde aquele episodio do (longo) racionamento de energia elétrica, sem dúvida uma consequência direta das transformações impostas ao setor elétrico, a sociedade brasileira teve a oportunidade de um grande debate sobe o tema, para rever a política do Governo Federal para o setor. Técnico e especialistas que se opunham ao modelo mercantil se uniram em torno do partido político à época, o atual gestor do Estado brasileiro, e chegaram à conclusão de que o modelo implantado deveria ser totalmente reformulado, inclusive defenestrando os gestores daquele modelo, com comportamentos (a)éticos que comprometia as mudanças pretendidas. Este programa de energia foi lançado no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro em 30 de abril de 2002.
As mudanças substantivas propostas naquele programa, pugnavam inclusive pela transformação das empresas estatais de serviços públicos, em empresas públicas e cidadãs (empresas que não seriam nem estatais, nem privadas, mas sim sujeitas a instrumentos e mecanismos autônomos de controle da sociedade) não ocorreram. Chegando ao poder, como é de práxis no Brasil, a historia foi diferente. Acabou prevalecendo para o setor a continuidade do modelo mercantil. Eufemisticamente, este novo-velho modelo remendado foi chamado na época de “modelo híbrido”. Inclusive acabou prevalecendo a permanência daqueles que defendiam a continuidade do modelo mercantil, com a justificativa de atender às necessidades fisiológicas das alianças partidárias, ou seja: a tal da “governabilidade”.
Portanto, “tudo ficou como Dantas no quartel de Abrantes”. Com a manutenção do modelo mercantil, houve a criação de inúmeros encargos, uns com caráter compensatórios, outros como subsídios, e a maioria decorrentes de custos para “alimentar” o próprio modelo. Além da privatização das empresas do setor (100% das distribuidoras, 50% das transmissoras e 20% das geradoras).
O que se constatou ao longo desses anos todos é que, com tais encargos, houve uma significativa evolução para cima das tarifas de energia elétrica. Ou seja: os “encargos de mercado” do modelo mercantil contribuíram significativamente para a explosão tarifária.
Outra questão pertinente, e mal resolvida pelos gestores do setor elétrico nos últimos 12 anos, foi à falta de incentivos à diversificação da matriz energética, que baseia 80% da geração elétrica via hidroelétricas, e 20% via termoelétricas. Ambas formas de geração centralizada através de grandes, mega centrais, sendo necessário “exportar” esta energia, através das linhas de transmissão, até os centros consumidores.
A culpa pela situação a que chegou o setor elétrico brasileiro hoje, não é de São Pedro, é sim dos homens, da ganância, da dominação do homem sobre ele mesmo. Temos condições de promover as mudanças necessárias no modelo elétrico, que beneficie a maioria da população, de promover as novas fontes de energia (sol e vento), de incentivar o uso racional de energia, diminuindo assim o desperdício, de fortalecer a inovação com o uso de iluminação e de motores mais eficientes, de regionalizar o planejamento energético, democratizando as tomadas de decisões? São escolhas, como foram as que nos levaram para os riscos atuais cada vez maiores de racionamento de energia.


 
     

Processamento de cana cresce 12% na atual safra

Agência Brasil – A quantidade de cana-de-açúcar processada pelas unidades produtoras do Centro-Sul atingiu 596,2 milhões de toneladas até o final do mês de janeiro, 12,01% maior em comparação ao acumulado até o mesmo período da safra anterior (532,2 milhões de toneladas). A safra tem início em abril e termina em março do ano seguinte. Os dados, divulgados hoje (12), são da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).
A produção de etanol hidratado (usado pelos carros flex) foi de 14,4 bilhões de litros (15,9% acima da safra anterior), e de 11,03 bilhões de litros de anidro, um crescimento de 24,5%. Já produção de açúcar chegou a 34,2 milhões de toneladas, 0,57% superior ao resultado, até o mesmo período, da safra anterior.
Apesar de a produção do açúcar não ter caído, a Unica mostrou preocupação com a possibilidade de a Índia, segundo maior produtor de açúcar do mundo, aumentar os subsídios para a exportação do produto.
“Ao subsidiar exportações, a Índia reduz estoques domésticos e ajuda seus produtores ao sustentar os preços internos em patamares acima dos praticados no mercado internacional. Isso obriga produtores de países como Tailândia, Austrália, Colômbia, Guatemala e o Brasil a reduzir sua produção e ajustar a oferta internacional nas próximas safras, ou, amargar ainda mais prejuízos em função dos preços, já altamente deprimidos”, disse a entidade, em nota.
Em 2013, o açúcar foi o quinto item na pauta brasileira de exportações, gerando US$ 12 bilhões em divisas para o país.

Petista: governo é inábil e Barbosa não se comporta

  O deputado federal André Vargas (PT-PR), primeiro vice-presidente da Câmara, criticou ontem numa mesma entrevista a atuação dos chefes do Executivo e do Judiciário.  Vargas, 50, disse à Folha e ao UOL que "tem havido um pouco de inabilidade do governo" para negociar com o PMDB um acerto que acomode esse aliado na reforma ministerial promovida pela presidente Dilma Rousseff.
Indagado sobre quem é inábil, Vargas aponta o "staff político" do Planalto, hoje comandado pela ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e pelo ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil).
Vargas fez duras críticas ao presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa. "O ministro Joaquim Barbosa não aposta na unificação do Poder. Estou dando minha opinião. Ele não está à altura de ser presidente de um Poder. Não se comporta como presidente de um Poder. Ele se comporta como um ministro polêmico, o ministro que mais divide do que une", afirmou Vargas. Procurada, a assessoria de Barbosa disse que o ministro não comentaria os ataques.(Folha de S.Paulo - Fernando Rodrigues)

União publica penalidades para faltosos no Mais Médicos

 






















Agência Brasil.

Uma resolução do Ministério da Saúde, publicada nesta quinta-feira (13) no Diário Oficial da União (DOU), dispõe sobre a aplicação de penalidades no caso de ausência injustificada das atividades do Programa Mais Médicos.

O texto prevê a aplicação de advertência, em casos de ausência por períodos de quatro horas a dois dias úteis, e o desligamento do profissional de saúde que se ausentar por mais de dois dias ou que tenha recebido três advertências.

De acordo com a publicação, a notificação será feita por e-mail e, caso não haja defesa, a penalidade será publicada no Diário Oficial.

Artigo de opinião:A força das ruas




Julio LossioOs movimentos criados durante a Copa das Confederações levaram às ruas a insatisfação de uma nação com os serviços públicos e, claro, com a classe política brasileira. Um movimento que levou à reflexão uma nação que deve e precisa se mover em direção a um futuro mais igual e cidadão.

Contudo, infiltrados nos movimentos, vieram os rebeldes sem causa, aqueles que se intitulam black blocs, anarquistas, vândalos e tantos outros que defendem a violência como forma de manifesto. Como resultado, vimos quebra-quebras, os patrimônios públicos e privados atacados, bancos depredados, o comércio saqueado, as pessoas com medo.

A ação da polícia foi criticada pela contundência na defesa da ordem.

Mas, infelizmente, o patrimônio público e privado parecia não ser suficiente. Agora, o ataque se deu contra a vida. A vida de um homem de bem, trabalhador, pai de família, esposo, filho, amigo. Alguém que deveria ter o legítimo direito de exercer suas atividades profissionais com liberdade e segurança. Mas o que vimos foi um ataque feroz à vida.

Se antes os setores da mídia criticavam a truculência da polícia, agora transmitem a morte de um colega, vítima da agressão de um "manifestante" que, em sua defesa, afirma que já era sabido, ele estava sendo remunerado pela bagunça. Um verdadeiro terrorismo contra a cidadania.
Particularmente, não vejo como combater terrorista com abraço e aperto de mão. A ordem deve ser imposta. Que Deus permita que seja em paz. Mas, entre um inocente e um terrorista, que sofra o terrorista.

A tolerância, que deve ser o nosso guia, não pode tolerar a inconsequência. Ordem e progresso. Sem a ordem, jamais teremos o progresso que as ruas pediram.

Prefeito de Petrolina.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Garotinho diz que Globo fará armação contra ele

Rio 247 - Líder nas pesquisas de intenção de voto para o Rio de Janeiro, segundo o Instituto Datafolha, o deputado Anthony Garotinho postou um texto em seu blog, nesta noite, em que afirma que a Globo prepara uma armação contra ele. Segundo o parlamentar, a emissora dos Marinho irá apontar ligações entre o black bloc Caio Silva de Souza, autor do disparo que matou o cinegrafista Santiago Andrade, da Band, e o PR. Leia abaixo texto postado por ele:


A leviandade e o desespero do governador Sérgio Cabral e das Organizações Globo não têm limites. Primeiro disseram que a bomba contra o cinegrafista da TV Bandeirantes tinha sido lançada pela PM. Depois passaram a acusar o deputado Marcelo Freixo, de envolvimento com os autores do ato criminoso, e agora de forma genérica, Cabral e a Globo afirmam que partidos políticos estariam financiando os manifestantes que provocaram a tragédia. Cabral quer tirar o foco do principal que é o despreparo da polícia em lidar com manifestações, continuam deixando mascarados participarem e não revistam mochilas. 

A Câmara dos Deputados acaba de criar uma comissão externa para acompanhar as apurações do caso, onde eu fui indicado como um dos membros. 

Rosinha está particularmente abalada porque conhecia pessoalmente Santiago. Ele foi cinegrafista o programa "Simplesmente Rosinha", que foi exibido durante um ano e meio na Band Rio. 

Agora há tarde um amigo me telefonou e avisou que Cabral e a Globo estavam tentando armar um farsa para dizer que o autor do disparo do rojão teria alguma ligação com PR, obviamente com o intuito de me atingir.

Não duvido de mais nada, mas está mais do que comprovado que o PR não tem qualquer envolvimento com esse grupo dos Black Blocs. Da Globo e de Cabral, diante do desespero que vivem, podemos esperar tudo, mesmo a mentira mais insidiosa.

Inocêncio garante: "Não sou candidato"






O deputado Federal Inocêncio Oliveira (PR) afirmou, categoricamente, ao jornalista Magno Martins que não será candidato à reeleição. A notícia de que teria recuado da ideia de se afastar da vida pública, indo para o 11º mandato, se propagou depois do encontro que Inocêncio teve com o governador Eduardo Campos, segunda-feira passada.

“segundo o deputado garante que não será candidato a nada. Se alguém duvidar das suas palavras que ligue para o deputado José Chaves, que esteve com o mesmo e perguntou se seria candidato. Afirmo com todas as letras que não sou candidato”, enfatizou o velho cacique, que assume o compromisso de apoiar para federal o seu sobrinho Sebastião Oliveira.

Quadrilha fortemente armada explode caixas eletrônicos do Banco do Brasil em Brejão

Quadrilha fortemente armada explodiram a sede da agência do Banco do Brasil de Brejão. 
Cerca de 15 elementos dinamitaram na madrugada desta quarta-feira (12), os caixas eletrônicos da agência na sede do Banco. De acordo com informações policiais, eles utilizaram três carros e várias motos, fuzis, metralhadoras e explosivos, para arrombar a agência. Nas fotos o estado de como ficou na agência após a ação dos bandidos.

Moradores ouviram uma explosão e acionaram a polícia. Uma viatura do 9º Batalhão da Polícia Militar foi ao local, mas os bandidos já haviam fugido em uma Hilux preta, um Uno cinza e um Eco Sport. O veículo Eco Sport com placa de Alagoas, foi abandonado na estrada que liga Bom Conselho a Lagoa do Ouro, mais precisamente no Sitio Água Branca. Os bandidos pulverizaram o carro com um extintor, afim de apagar vestígios deixados por eles.

A quantia roubada não foi informada. A polícia Militar montou pontos de bloqueios e realizou diligências no intuito de prender os marginais, mas sem êxito.(Do blog V & C)

Próximo passo é saber quem financia black blocs

Rio 247 – Presos os responsáveis diretos pela morte do cinegrafista da Band Santiago Andrade – um jovem que passou e outro que acendeu o rojão que atingiu a cabeça do profissional, que trabalhava na manifestação – cabe agora investigar o próximo passo: identificar quem financia o movimento de mascarados Black Blocs.
De acordo com o advogado Jonas Tadeu Nunes, que defende Fábio Raposo e Caio de Souza, presos no Rio de Janeiro, os jovens seriam pagos para participar de protestos e promover baderna, algo que ele chega a chamar de "terrorismo social", em entrevista concedida à Rádio Jovem Pan.
"Esses jovens... esse Caio, por exemplo, é miserável. Esses jovens são aliciados por grupos. Eles recebem até uma espécie de ajuda financeira, de mesada, para participar dessas manifestações, com o intuito de terrorismo social", disse o advogado. Ele contou ainda já ter conversado com outros jovens além da dupla que confirmaram o fato.
Por trás, indicou ele, podem estar "vereadores e deputados estaduais". "Vocês [da imprensa] deveriam investigar isso: investigar vereadores em Câmaras Municipais, investigar deputados estaduais...", afirmou. "São agrupamentos, movimentos... tem até diretórios [de partidos políticos], segundo informações que eu tenho".
Questionado se apresentaria a prova desse aliciamento em juízo, Nunes disse que conversaria com seus clientes e que iria ao Conselho Regional da OAB. Em entrevista concedida ontem, o presidente da seccional do Rio da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, afirmou que há grupos políticos envolvidos nas manifestações e criticou o que chamou de auxílio destes grupos a vândalos.
No último domingo, a ativista Elisa Quadros, conhecida como Sininho, afirmou que os dois jovens envolvidos com a morte do cinegrafista tinham relação com o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol). O parlamentar negou. Hoje, o advogado reafirmou: "confirmo com toda a veemência. Eu ouvi [de Sininho] que os dois rapazes eram conhecidos de Marcelo Freixo. Ela me disse que estava ligando a mando do deputado Marcelo Freixo, oferecendo assistência jurídica".
Em entrevista à Globo, Caio, visivelmente amedrontado, disse que "nem sabia que aquilo era um rojão". Para o jovem, o artefato explosivo que matou Santiago era um "cabeção de nego" – bomba que apenas faz barulho e solta fumaça. Ao falar sobre sua fuga para a Bahia, declarou: "eu fiquei com medo de me matarem. Essa é a verdade". Questionado sobre quem poderia lhe matar, respondeu: "pessoas. Pessoas envolvidas nas manifestações".
A fala de hoje do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), sobre o assunto, corrobora com a tese de que o ato que matou Santiago Andrade não foi um fato isolado. Para ele, o episódio pode ter cunho político e "esses dois jovens estão inseridos em um contexto maior". "Há partidos políticos e organizações embutidos nessas ações (de violência nas manifestações)", acrescentou Cabral.

PROS formará aliança com o PTB

Por Carol Moura
Especial para a Folha de Pernambuco
“O PROS é um partido novo, livre, independente, que fala, escuta e decide com a sua própria voz”. Foi assim que reagiu, ontem, o presidente estadual do Partido Republicano de Ordem Social, deputado federal José Augusto Maia, às declarações do dirigente do PP, deputado Eduardo da Fonte, de que a sigla seguiria as definições eleitorais dos progressistas em Pernambuco. Ou seja, apoiar o candidato a governador que o PSB lançar. Maia avisou que o PROS deverá formar aliança com o PTB. “Estamos analisando e, possivelmente, nos alinharemos ao projeto do senador Armando Monteiro Neto, que acreditamos estar mais próximo dos nossos objetivos”, enfatizou.
Na última quarta-feira, o PROS se reuniu em Brasília para discutir alianças e a posição do partido na base governista. Na ocasião, o presidente nacional Eurípedes Junior reafirmou que os dirigentes estaduais da legenda têm liberdade de escolha. “As coligações devem melhor representar o partido e que garantam a reeleição dos parlamentares. Aumentar esse número é imprescindível”, garantiu José Augusto Maia.
Em Pernambuco, o partido conta com 110 vereadores e um deputado federal e é justamente esta estrutura que o PROS pretende aproveitar nas eleições deste ano. Anteontem, aconteceu uma reunião com lideranças do Recife e Jaboatão dos Guararapes. “No encontro, o aval foi unânime para a formação de uma coligação que melhor represente o partido”, informou Maia

Acusado de detonar rojão, preso na Bahia, chega à prisão fluminense

Agência Brasil (Rio de Janeiro) – O suspeito de acender o rojão que matou o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade chegou nesta quarta-feira (12) à Cidade da Polícia, complexo que reúne as delegacias especializadas da Polícia Civil fluminense. Caio Silva de Souza foi preso na madrugada desta quarta (12) em uma pousada em Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador (BA), e trazido de avião por policiais civis do Rio de Janeiro.
O desembarque ocorreu no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim. A comitiva seguiu de carro até a Cidade da Polícia.
Caio Souza está acompanhado pelo advogado Jonas Tadeu, deve prestar depoimento e ser encaminhado ao sistema penitenciário fluminense. Contra ele existe um mandado de prisão temporária expedido pela Justiça do Rio.

Como fazer para ser atendido pelos especialistas da UPAE Garanhuns?‏

A UPAE Garanhuns atende os 21 municípios que fazem parte da V GERES - Gerência Regional de Saúde, através de um sistema de regulação onde a consulta é marcada automaticamente pelos Postos de Saúde nos bairros ou Secretarias Municipais de Saúde. Atualmente, a UPAE Garanhuns oferece 13 especialidades: Alergologia, Cardiologia, Dermatologia, endocrinologia, Gastroenterologia, Infectologia, Nefrologia, Neurologia, oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia. 
Como Funciona?
O paciente vai até o PSF de seu município, ou do seu bairro, para atendimento médico. Se for o caso, o médico solicita atendimento em alguma especialidade disponibilizada pela UPAE Garanhuns. A consulta é agendada no próprio município (PSF ou Secretaria Municipal de Saúde), através da regulação, e o paciente fica sabendo antecipadamente qual a data e horário da consulta, não precisando comparecer antes da data marcada.
Ao chegar na UPAE, o paciente deve apresentar, além da guia de agendamento que lhe foi entregue no seu município, RG, CPF, Comprovante de Endereço e cartão do SUS. Se for o caso, o médico especialista da UPAE poderá solicitar exames e interconsultas com outros médicos especialistas, dentro da UPAE, ou seja, o paciente passa a ser atendido por todas as especialidades que se fizerem necessárias e estejam disponíveis na Unidade.
Obs: Por seu perfil de atendimento, a UPAE não dispõe de serviços de urgência, emergência e pronto-atendimento.

Obras do FEM somam investimentos de R$ 62,8 milhões na Região Metropolitana do Recife


As 14 cidades que fazem parte da Região Metropolitana do Recife (RMR), incluindo a capital pernambucana foram contempladas com mais de R$ 62,8 milhões em recursos do Tesouro Estadual através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). Os investimentos estão direcionados às obras de infraestrutura que assegurem a melhoria da qualidade de vida da população. Além do Recife, foram contemplados os municípios de Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Itamaracá, Ipojuca, Jaboatão, Moreno, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata.

Os recursos do FEM foram repassados às prefeituras que apresentaram projetos estratégicos, com destaque para a pavimentação de ruas, reforma e ampliação de escolas e unidades de saúde, além da construção de sistemas de drenagem e saneamento básico. No total, a RMR foi contemplada com mais de 50 obras estruturadoras executadas com recursos do fundo estadual. O FEM beneficia os 184 municípios pernambucanos e os investimentos totais chegam a R$ 129,7 milhões distribuídos entre 437 planos de trabalho municipais aprovados.

Todos os projetos enviados pelas prefeituras e aprovados pelo Comitê Estadual de Apoio aos Municípios (CEAM), terão verba liberada em quatro parcelas: a primeira, correspondente a 30% do total destinado para cada município, foi repassada em maio, e a segunda, também de 30%, após 60 dias. Já a terceira, de 20%, está condicionada a declaração do prefeito de aplicação dos recursos, e a quarta e última, de 20%, mediante a apresentação ao Governo do termo de término da obra. A gestão dos recursos do fundo está sob a responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e as obras são executadas pelas prefeituras.

O FEM totaliza R$ 228 milhões em recursos do Governo do Estado. Foi criado através da Lei 14.921, de março de 2013, após ser anunciado pelo governador Eduardo Campos, durante o Seminário Todos por Pernambuco, realizado em fevereiro, no município de Gravatá. O fundo destina investimentos para ações e obras que tragam benefícios diretos à população e impulsionem o desenvolvimento econômico e social em todo o Estado, da Região Metropolitana do Recife ao Sertão.

CONHEÇA AS OBRAS MUNICIPAIS QUEM CONTAM COM RECURSOS DO FEM
NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE
Município
Obra
Valor
Abreu e Lima
- Construção de ciclovia na Avenida D, no bairro de Caetés I

- R$ 2.109.552,39

Araçoiaba
- Pavimentação em paralelepípedos graníticos de diversas ruas
- R$    843.820,97
Cabo de Santo Agostinho
- Obras de pavimentação de vias de acessibilidade em áreas de morro
- R$ 4.664.899,33

Camaragibe
- Construção do Mercado Público Municipal

- R$ 4.524.262,50
Igarassu
- Requalificação do principal corredor de trafego urbano municipal

- R$ 2.250.189,21
Itamaracá
- Pavimentação e saneamento de várias ruas
- R$    843.820,97
Ipojuca
- Construção do sistema de esgotamento sanitário e requalificação do 1º trecho da Rua da Esperança, em Porto de Galinhas
- R$ 1.968.915,56

Itapissuma
- Recapeamento asfáltico e pavimentação com paralelepípedos graníticos de ruas do Centro e de comunidades rurais

- R$    984.547,80

Jaboatão
- Construção da Unidade de Saúde da Família
- R$ 4.664.899,33


Moreno
- Ampliação e reforma da Escola Municipal Agemiro Nepomuceno
- Reforma de Escola Municipal Auta de França
- Construção de muros de contenção em áreas de risco
- Pavimentação em paralelepípedos graníticos de diversas ruas


- R$ 1.547.005,09



Olinda


- Reforma e ampliação da vila Olímpica de Rio Doce
- Construção das novas instalações da Guarda Municipal
- Urbanização da entrada do Sítio Histórico com implantação de estacionamento de ônibus de Turismo no Varadouro
- Pavimentação asfáltica de vias de transporte nos bairros de Jardim Fragoso, Jardim Atlântico, Bultrins, Monte e Rio Doce


- R$ 4.664.899,33





Paulista
- Reforma de cinco unidades escolares na RPA 02
- Reforma de duas unidades escolares na RPA 04
- Reforma de duas unidades escolares na RPA 01
- Reforma de quatro unidades escolares na RPA 03
- Estruturação da rede pública municipal de saúde com obras de reforma de unidades na RPA 02 (Casa de Saúde Francisco Medeiros e Policlínica Hélio Inácio), RPA 04 (Policlínica William Nascimento e Unidade de Saúde Conceição), RPA 03 (Policlínica Severino Josino Guerra e José Correia Mandú
- Construção de unidades de saúde da família em Jardim Paulista Alto, Alto do Bigode, Maria Farinha, Maranguape II, Jurandir Freire I







- R$ 4.664.899,33




Recife

- Construção de Upinhas 24 horas no Córrego do Jenipapo, Linha do Tiro e Morro da Conceição
- Recuperação de passeios e melhoria nas condições de acessibilidade
- Construção de centro comunitários da paz (Compaz I e II)




-R$26.836.688,80

São Lourenço da Mata
- Construção de escola na Avenida Dois
- Urbanização e calçamento do centro


- R$ 2.250.189,21