sábado, 12 de abril de 2014

Náutico sofre, vence Salgueiro nos 90 minutos, nos pênaltis e está na final

Foi um verdadeiro drama como se previa. O Náutico tinha que vencer o Salgueiro duas vezes para garantir a presença na final do Pernambucano Coca-Cola 2014. E foi assim que  aconteceu. Primeiro, nos 90 minutos de jogo, o Timbu teve que suar muito a camisa para superar a retranca do Carcará, por 1×0, gol marcado por Vinícius, aos 23 minutos do segundo tempo.
A decisão, então, foi para as cobranças de pênaltis. Uma rotina do Náutico na Arena Pernambuco. Foi a terceira disputa dos pênaltis que o Timbu encarou no estádio. A primeira  foi pela Sul-Americana, contra o Sport, e, depois, diante do Sergipe, pela Copa do Brasil. Contra o Salgueiro, pelo Estadual, o time alvirrubro fez a torcida feliz. Nos penais, 5×3 e o Timbu está na final do Estadual. A equipe tem a oportunidade de quebrar o jejum de 10 anos sem títulos.

A classificação só veio nas cobranças de pênaltis. 

E brilhou a estrela do goleiro alvirrubro Alessandro. O camisa 1 do Timbu defendeu a cobrança de Valdeir. E todos os jogadores do Náutico balançaram as redes. Marcelinho, Zé Mário, Yuri, Vinicius e Geovane garantiram a vaga. Pelo Carcará, Anderson Paraíba, Rodolfo Potiguar e França converteram os pênaltis. Com a classificação do Náutico, a Arena Pernambuco será, pela primeira vez, palco da final do Estadual, que acontece no dia 23 de abril.
Ficha técnica
Náutico
Alessandro; João Ananias (Jackson), Leonardo Luiz, Flávio e Raí; Elicarlos (Vinícius), Yuri Naves, Zé Mário e Dê; Paulo Júnior (Geovane) e Marcelinho. Técnico: Lisca.
Salgueiro
Luciano; Sidny (Rodolfo Potiguar), Aylton Alemão, Ranieri e Pery; Pio (Vitor Caicó), Moreilândia, Valdeir e Anderson Paraíba; Kanu e Everton (Franaça).  Técnico: Cícero Souza.
Local: Arena Pernambuco. Árbitro: Emerson Sobral. Assistentes: Ricardo Chianca e Wlademir Lins. Gol: Vinícius, aos 23 minutos do segundo tempo. Cobranças de pênaltis: Náutico 5 x 3 Salgueiro – Marcelinho, Zé Mário, Yuri, Vinícius e Geovane (Náutico); Anderson Paraíba, Rodolfo Potiguar e França. Publico: 16. 502. Renda: R$ 354.170,00.

Artigo de opinião:A resposta da Globo a Dilma

Eduardo Guimarães
EDUARDO GUIMARÃES 
A Globo gastou metade de seu principal telejornal para atacar o governo com atraso nas obras da Copa, críticas à economia e, claro, com ataques à Petrobras
A coluna da jornalista Monica Bergamo na Folha de São Paulo da última quinta-feira feira (10) deu uma informação algo surpreendente: na segunda-feira (8), a presidente Dilma Rousseff recebeu o vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho, que foi a ela com pleitos sobre a suposta interferência da rede de telefonia celular 4G na transmissão de tevê digital.
Segundo a jornalista em questão, Dilma teria manifestado a Marinho desconforto com o noticiário da Globo contra o governo federal. A matéria, tal como foi veiculada na coluna de Bergamo, deixa entender que a presidente teria, de alguma forma, vinculado o atendimento do pleito do barão da mídia a maior comedimento no partidarismo político da Globo.
Não se sabe se houve mesmo algo nesse sentido, mas não parece verossímil que Dilma propusesse tal barganha. O mais provável é que ela apenas tenha aproveitado a oportunidade, mas sem proposição de qualquer troca de favores. Até porque, para os barões da mídia seria uma troca muito aquém de suas pretensões hegemônicas.
Seja como for, Dilma teria ponderado com Marinho que sua emissora vem “carregando nas tintas” do noticiário contra o governo federal, e não só no caso Petrobrás. O Jornal Nacional da mesma terça-feira em que o vice-presidente da Globo e a presidente da República se encontraram teve 16 minutos de pancadaria contra o governo.
O telejornal em questão tem duração de pouco mais de 30 minutos. Ou seja: a Globo gastou metade de seu principal telejornal para atacar o governo com atraso nas obras da Copa, críticas à economia e, claro, com ataques à Petrobrás.
Naquele mesmo dia, enquanto Dilma e Marinho se encontravam, Lula dava entrevista a blogueiros…
Na noite do mesmo 8 de abril, o Jornal Nacional começou a artilharia com uma matéria sobre atraso em obras da Copa que durou 4:01 minutos. Mais 2:27 minutos foram gastos com o tema que levou Marinho a Dilma, a interferência da rede 4G na TV digital. E mais pancadaria sobre o governo com matéria sobre baixo crescimento da economia que durou 35 segundos, com o caso do deputado André Vargas por 2:47 minutos, com ataques à Petrobrás por 3:08 minutos, com a CPI da Petrobrás por mais 2:36 minutos. No total, foram 15 minutos e 56 segundos de espancamento do governo.
Até aí, a ponderação de Dilma com Marinho talvez não pudesse ter surtido efeito; tinham conversado horas antes da edição massacrante do JN. Vejamos, então, o que ocorreu nos dias seguintes.
Em 9 de abril, em 5 minutos de Jornal Nacional, durante 21 segundos o primeiro ataque ao governo Dilma se dá na questão da energia elétrica, supostamente subfaturada aos brasileiros por razões políticas. Eis que, como que para afetar “isenção”, o JN apresenta uma reportagem de 1:05 minuto desfavorável ao PSDB, sobre o racionamento de água que já ocorre na grande São Paulo, mas a Globo não diz. E a reportagem não toca na responsabilidade do governo Alckmin, apenas apresenta o problema que pode se abater sobre a grande São Paulo. Porém, logo o telejornal retoma o ataque ao governo. Foram 2:38 minutos para o deputado André Vargas, 2:04 minutos para a inflação, 2:58 minutos para a CPI da Petrobrás. Ao total, foram 7:23 minutos contra o governo do PT e 1:05 minuto contra o do PSDB.
Em 10 de abril, dia da nota na Folha sobre a queixa de Dilma a Marinho, mais 2:19 minutos para inflação, 2:02 minutos para incentivar as pessoas a economizarem água em São Paulo (uma bela ajuda a Alckmin), 2:39 minutos para criticar atraso nas obras das Olimpíadas de 2016, 38 segundos (isso mesmo, 38 segundos) para noticiar que o ex-ministro de FHC e candidato de Aécio ao governo de Minas Gerais (Pimenta da Veiga) foi indiciado por lavagem de dinheiro, 43 segundos contra o deputado André Vargas, 4:25 minutos para vincular Dilma e Lula a compra por FHC em 2001 de usinas termelétricas da Alstom (o que obrigou os petistas a manterem contratos que o tucano assinou), 23 segundos contra a Petrobrás e 1:44 minutos para dar razão à oposição contra o governo na ampliação do escopo da CPI da Petrobrás, atacando decisão de Renan Calheiros de permitir a investigação, também, de escândalos envolvendo PSDB e PSB. No total, foram 12:23 minutos contra o governo, 2:02 minutos a favor de Alckmin e 43 segundos contra o PSDB.
Em 11 de abril, o JN começa com Dilma na defensiva, dando explicações sobre a inflação em matéria de 52 segundos. Em seguida, notícia distorcida de 2:21 minutos de duração sobre recuo na atividade econômica, reportagem de 23 segundos sobre problemas nas obras da Copa, reportagem de 1:57 minuto sobre corrupção na Petrobrás, mais 1:36 minuto sobre o mesmo tema e mais 33 segundos sobre o doleiro envolvido com o deputado André Vargas. Desta vez, foram “só” 7:10 minutos, mas só contra o governo Dilma e o PT, sem nada contra a oposição.
Em ano eleitoral, quando a mídia escolhe maioria tão avassaladora de matérias desfavoráveis a um lado e gasta tão pouco contra o outro lado, provoca efeitos eleitorais. Alguns dirão que tudo que o JN noticiou contra o governo Dilma e o PT tinha que ser noticiado. Só que não existem problemas só desse lado.
O caso de Pimenta da Veiga, candidato do presidenciável Aécio Neves ao governo de Minas e que foi indiciado por lavagem de dinheiro, por certo mereceria bem mais do que 38 segundos. O racionamento de água no maior centro urbano da América Latina – bem como as responsabilidades pelo problema – mereceria muito mais atenção de um jornalismo sério. O escândalo do cartel de trens em São Paulo, já em fase adiantada de investigação, inclusive com políticos do PSDB sendo investigados pelo STF, esse sumiu de vez.
Ao deputado André Vargas poder-se-ia contrapor Robson Marinho, homem forte do tucanato paulista no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e que está envolvido até o pescoço no escândalo dos trens paulistas, mas continua trabalhando normalmente. Ou poder-se-ia contrapor o caso de Pimenta da Veiga, muito mais grave. Mas o JN faz suas escolhas…
O que impressiona é a presidente Dilma ter achado – se é que a matéria de Monica Bergamo é verdadeira – que poderia chamar um dos irmãos Marinho à razão. Aliás, melhor dizendo, chamá-lo à responsabilidade, já que, por ser uma concessão pública, a faixa do espectro radioelétrico que a Globo ocupa não pode ser usada com fins político-partidários.

Pedro Falcão toma posse na Secretaria-Executiva de Ciência e Tecnologia de Pernambuco‏

O professor Pedro Henrique de Barros Falcão tomará posse nesta segunda-feira, 14, às 11h30, como novo Secretário-Executivo de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. A solenidade acontece no Auditório da SECTEC, e deve ser prestigiada por personalidades do mundo acadêmico e científico estadual, além de amigos e autoridades de Garanhuns e São João, sua terra natal. Dentre os confirmados, o diretor da UPE Garanhuns, prof. Clovis Gomes, e o Presidente da CDL Garanhuns, Fernando Couto. 

O nome de Pedro Falcão é considerado também uma grande conquista para a secretaria, pelo que representa o ex-diretor da UPE Garanhuns, que estava até o momento com trabalho elogiado na Pró-Reitoria da Administração da Universidade de Pernambuco.

Pedro Falcão se afasta da Pró-Reitoria mas mantém o vínculo com a UPE, inclusive ministrando suas aulas. Tem profundo conhecimento das ações de Governo no interior do estado, principalmente na interiorização da Universidade, sendo um dos responsáveis pelas implantações dos Campus Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Caruaru. 

Na ocasião, nesta segunda-feira, o ex-secretário Marcelino Granja terá sua foto aposta na galeria dos ex-gestores da SECTEC. O atual secretário indicado pelo Governador João Lyra é o engenheiro-químico José Bertotti, que era o Secretário-Executivo de Marcelino Granja.

Currículo: Natural de São João/PE, Pedro Falcão é Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Mestre em Ciências na área de Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Repórter da Globo: “a ordem é ouvir só o Paulinho”

Jornalista da Globo se esconde em agência bancária...
por Rodrigo Vianna
A informação apareceu primeiro no facebook de Marize Muniz, assessora de imprensa da CUT. Ela contou o que aconteceu nesta quarta-feira (9/abril) quando uma repórter da Globo, destacada para cobrir a manifestação das centrais sindicais no centro de São Paulo, teve um infeliz ataque de sinceridade. Vejam:
(por Marize Muniz, via facebook)
“Deu dó. Sempre tenho pena de pessoas inocentes.
Foquinha da TV Globo gravou sonora com os caras da Força Sindical (do Aécio Neves), na Praça da Sé, durante manifestação de seis centrais sindicais.
Aí, um militante cutista foi lá e perguntou: e a CUT, você não vai ouvir ninguém da maior central da America Latina?
A pobrezinha respondeu: Tenho ordens da redação para só ouvir os caras da Força.
Foi um quiprocó danado e a bichinha teve de ir embora do local.” 
===
Paulinho da Força: a ordem da chefia era falar só com ele
Resolvi checar a informação com outros manifestantes. E aí vieram mais detalhes. A jovem repórter da Globo – movida por ingenuidade, como sugere Marize (ou, quem sabe, por arrogância) - teria dito, com todas as letras, que estava ali só para entrevistar o “Paulinho da Força”. Essa teria sido a instrução recebida, ao sair da Redação.
Como se sabe, Paulinho é o presidente de central sindical mais crítica ao governo Dilma. Rompeu com o governo, e declarou que vai apoiar Aécio (PSDB) a presidente.
Não há problema nenhum em entrevistar o Paulinho. Afinal ele é o presidente legítimo de uma central sindical importante. O problema é a repórter de uma TV que é concessão pública revelar que tinha instruções claras para entrevistar apenas Paulinho da Força.
Um militante da CUT teria insistido, apresentando: “olha, essa aqui é nossa vice-presidenta, a Carmen, você não quer ouvir a CUT?”
A jovem repórter teria respondido: “não, a orientação é ouvir só o Paulinho da Força”.  A jornalista foi então vaiada e hostilizada pelos manifestantes – que passaram a gritar o tradicional “o povo não é bobo, fora a Rede Globo”.
“Ela não fez a entrevista. Ficou com medo e correu para uma agencia do Bradesco do outro lado da rua”, contou-me um manifestante com quem conversei há pouco.
Os manifestantes registraram a cena da jornalista escondida na agência – como mostram as fotos que o Escrevinhador publica com exclusividade.
Poucos minutos depois, Paulinho chegou e foi dar a entrevista, dentro da agência bancária. Manifestantes ligados à CUT seguiram vaiando e fotografando. Um segurança (da Globo? da Força Sindical?) teria se aproximado de uma manifestante que fazia as fotos, e tentado tomar o celular das mãos dela. Não conseguiu. Aparentemente, a jornalista também não conseguiu gravar com Paulinho da Força…
O caso revela algumas coisas:
- a Globo (sob comando de Ali Kamel – aquele que adora processar blogueiros) segue pretendendo controlar a realidade; se é inevitável cobrir a manifestação, que se dê voz só aos amigos da casa e aos inimigos do governo petista;
- os jornalistas da Globo já foram mais espertos; por que a jovem repórter teve aquele ataque de sinceridade? Podia ter feito a entrevista com a dirigente da CUT, e a Redação depois se encarregaria de cortar…
Mas jornalistas criados no ar-condicionado, sem  vivência de rua, talvez acreditem que ao carregar o microfone da Globo podem qualquer coisa; vão-se distanciando do mundo real, e acabam surpreendidos quando enfrentam uma situação dessa.
A Marize (que foi chefe da pauta da Globo, tem experiência de sobra) ficou com pena da moça. Eu também fiquei.
Por outro lado, fiquei feliz porque agora uma história dessa não passa em branco. A Globo mente sem parar no JN, JG etc. Mas, pelo menos nesse caso, as fotos e o relato completo estão na internet. A mídia velhaca já não fala sozinha…
Em tempo: o ato das centrais foi um sucesso em São Paulo; reuniu 10 mil pessoas segundo a PM, ou 40 mil segundo os manifestantes.
Entre as reivindicações, estão: redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário, manutenção da política de valorização do salário mínimo, fim do fator previdenciário, redução da taxa básica de juros e correção e progressividade da tabela do Imposto de Renda.

Eleições 2014: Armando larga na frente com 39 %, Paulo já tem 12%

O Instituto de Pesquisas Mauricio de Nassau fechou a primeira pesquisa de campo para as eleições de Pernambuco. A pesquisa feito e divulgada pelo Blog de Jamildo apresenta a largada na dianteira do pré-candidato do PTB senador Armando Monteiro com 39 % dos votos para o governo do estado e seguido por Paulo Camara pré-candidato do PSB que lançado ao poucos dias já alcançou 12% dos votos nesta pesquisa.
veja os dados :

Na mesma pesquisa quando a pergunta é feita com os nomes para o senado o pré-candidato do PT deputado João Paulo saiu na frente com 29 % dos votos e seguido por FBC pré-candidato do PSB com 17 % dos votos.
O que se evidencia nessa pesquisa são as pessoas que dizem que votariam em branco, nulo ou  nenhum se não vejamos na simulação para o governo do estado esses números chegam a 34 % enquanto para o senado chega a 38 %. Como vemos ainda se tem muito eleitor a ser conquistado.
Veja dados:
 

Lula diz que tucanos escondiam corrupção no governo




Lula participa com Alexandre Padilha da Caravana Horizonte Paulista, em Araçatuba (SP)

Foto: Divulgação
Lula participa com Alexandre Padilha da Caravana Horizonte Paulista, em Araçatuba (SP) Divulgação
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso na noite desta sexta-feira em Araçatuba (SP), disse que no tempo em que os tucanos governavam o país, a corrupção não aparecia “porque eles a colocavam debaixo do tapete”. Falando à militância em evento da caravana de pré-campanha do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha ao governo paulista, o ex-presidente disse que a única forma de combater a corrupção é com honestidade. Ele criticou por várias vezes a gestão Geraldo Alckmin (PSDB), alvo principal também das críticas de Padilha.
— Só existe um jeito de combater a corrupção (...) No tempo deles (tucanos no governo federal), a corrupção não aparecia porque eles colocavam debaixo do tapete. Para nós, aparece. Quem não quiser ter problemas, que aja com honestidade — disse o ex-presidente à militância.
Lula ainda criticou “setores conservadores no estado', os quais, segundo ele, “fazem certo terrorismo” em relação a uma suposta hegemonia do PT, caso o partido reeleja Dilma Rousseff e eleja Alexandre Padilha no estado. Ele lembrou que os críticos também se referem à prefeitura de São Paulo, hoje comandada pelo petista Fernando Haddad.
— Nós estamos disputando uma eleição um pouco complicada. Os setores conservadores deste estado estão com medo porque o PT governa o Brasil, o PT governa a capital de São Paulo, e eles estão pregando um certo terrorismo dizendo que não se pode permitir que o PT governe o Brasil, a capital e o estado de São Paulo. (De O GLOBO - Leonardo Guandeline)

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Em dia de protesto de prefeitos, petistas rebatem com números do Governo


No mesmo dia que a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) voltou a realizar ato de protesto com a redução dos repasses federais às prefeituras do Estado, petistas utilizam as redes sociais para apresentar um breve resumo de ações do Governo Dilma Rousseff em 170 municípios pernambucanos. Provocação, rebate ou só é a aproximação da eleição mesmo? Para conferir os detalhes desses pontos você pode clicar na imagem acima.

Lula: "é hora de mostrar quem é quem na política"


:

247-Em mais um ato da pré-campanha de Alexandre Padilha ao governo de São Paulo, nesta sexta (11), o ex-presidente Lula conclamou a militância do PT a utilizar, cada vez mais a internet, para divulgar informações positivas sobre as gestões petistas; "Não temos a Rede Globo do nosso lado. Aliás, temos contra. Não temos os meios de comunicação nos defendendo. A gente só aparece no jornal com matéria negativa. Mas temos um instrumento que eles não têm: é a nossa capacidade de convencimento, aliado a algo maravilhoso que é a internet. Então, está na hora de discutir quem é quem na política brasileira. Vamos comparar o que era o Brasil antes de nós e o Brasil depois de nós", afirmou; ele disse que a eleição deste ano "vai ser uma luta", porque a oposição "não admite mais um mandato do PT na Presidência"

Poucos prefeitos participam do Dia Nacional de Luta em Defesa dos Municípios


josé patriota - reprodução tv globo

O ato foi convocado pela Amupe e pela Confederação Nacional dos Municípios para protestar contra a queda recorrente do FPM.
Os prefeitos alegam que estão sobrecarregados de obrigações como o aumento do salário mínimo e do piso salarial dos professores, mas o Fundo de Participação não cresce.
De acordo com cálculos da CNM, a situação se agravou ainda mais depois que o governo federal desonerou a indústria automobilística e os produtos da “linha branca”.
O presidente da Amupe e prefeitos de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), esteve à frente da mobilização, que terá prosseguimento no próximo mês de maio com uma nova “marcha” a Brasília em defesa dos municípios.(do blog de inaldo sampaio)

PF vai assumir investigação do caso do promotor Thiago Faria



















Diario de Pernambuco.
A investigação da morte do promotor de justiça Thiago Faria Soares, de 36 anos, vai ser concluída pela Polícia Federal (PF). A decisão foi tomada em conjunto entre a Procuradoria Geral da República (PGR), Secretaria de Defesa Social (SDS) e Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Agora, resta apenas que o Governo do Estado encaminhe ofício afirmando que abre mão do direito de continuar apurando as circunstâncias do crime para que os agentes federais iniciem as investigações.

A Polícia Civil (PC), que esteve à frente do caso por quatro meses, afirma que o que resta saber é quem foi a pessoa responsável pelos tiros que mataram o promotor no dia 14 de outubro de 2013. O assassinato do promotor completa seis meses na próxima segunda-feira (14).

O pedido de federalização do caso foi feito pelos promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MPPE, no mês de fevereiro, sob a alegação de que os delegados que estavam à frente das investigações não estavam fazendo um bom trabalho, o que causou um mal-estar entre a PC e o MPPE. O inquérito, que estava em poder do MPPE há quase dois meses, vai ser encaminhado para um delegado da Polícia Federal.
O Ministério Público Federal (MPF) e a Justiça Federal também passarão a acompanhar as investigações.

Desde o início da apuração, apenas um homem foi preso, por suspeita de ser o executor do promotor. O agricultor Edmacy Cruz Ubirajara passou 60 dias sob custódia, no Cotel, e foi solto por falta de provas. O cunhado dele, o fazendeiro José Maria Pedro Rosendo, apontado pela polícia como o mandante do assassinato, está com a prisão decretada e segue foragido, apesar do Disque-Denúncia estar oferecendo recompensa de R$ 10 mil por informações que levem à sua captura.
Thiago Faria foi assassinado na rodovia PE-300, quando seguia para o trabalho. Ele estava acompanhado da noiva, a advogada Mysheva Martins, e um tio dela. Ambos escaparam sem ferimentos.

Foster vai ao Senado 3ª falar sobre denúncias

Presidente da Petrobras vai falar sobre as denúncias envolvendo a estatal do petróleo como a que trata da compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos (Foto: Arquivo)
Agência Brasil (Brasília) – A presidente da Petrobras, Graça Foster, confirmou seu comparecimento na próxima terça-feira (15), às 10h, no Senado Federal para falar sobre as denúncias envolvendo a estatal do petróleo como a que trata da compra da Refinaria de Pasadena (EUA). Graça Foster comparecerá à audiência pública conjunta das comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.
O presidente da CAE, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), cuidou da organização da audiência, uma vez que Graça Foster, segundo ele, teria manifestado desejo de conversar com os senadores. “Tomei a iniciativa de organizar a audiência depois de falar com a presidenta da Petrobras, que manifestou a vontade de conversar com aos senadores”, informou o senador.
A audiência vai ocorrer exatamente no dia em que o plenário do Senado deverá decidir se será criada uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) mais ampla para investigar, além das denúncias envolvendo a Petrobras, denúncias sobre os metrôs de São Paulo e do Distrito Federal e relativas ao Porto de Suape (PE).
Também na terça-feira, deverão ser lidos, em sessão do Congresso Nacional, os dois pedidos de comissões parlamentares mistas de inquérito (CPMIs) destinadas a investigar os mesmos fatos constantes das CPIs do Senado: Petrobras, metrôs e Porto de Suape. Em função das articulações da oposição para a criação de CPI para investigar a Petrobras, chegaram a ser canceladas audiências previstas com Graça Foster.

Maceió, Fortaleza e João Pessoa entre as 11 cidades mais violentas do mundo

Ricardo Coutinho  - foto Agencia Brasil
Levantamento feito pelo Escritório sobre Drogas e Crimes das Nações Unidas constatou que o Brasil tem 11 das 30 cidades mais violentas do mundo.
Essa estatística foi produzida com base nos assassinatos ocorridos no ano de 2012. Maceió, capital de Alagoas, aparece como a quinta cidade com o maior número de homicídios por grupo de 100 mil habitantes.
Fortaleza aparece na sétima posição e João Pessoa na nona. O curioso é que o governador Ricardo Coutinho (PSB-PB) copiou do governo de Pernambuco o programa “Pacto pela Vida”. Mas, por não estar sabendo executá-lo, ele não funcionou no Estado vizinho.
Em termos de países, Honduras lidera o “ranking” mundial. É hoje a nação com maior número de assassinatos por grupo de 100 mil habitantes.
A divulgação desses dados foi feita em Londres (péssimo comercial para o turismo nordestino) pelo diretor de Análise de Políticas e Assuntos Públicos da ONU, Jean-Luc Lemahieu.
De acordo com a pesquisa da ONU, foram assassinadas em todo mundo 437 mil pessoas em 2012, das quais 36% nas Américas e pouco mais de 11% no Brasil.
Nosso país é o que tem mais cidades na lista da violência, seguido pelo México, com seis – ambos são os países mais populosos da América Latina.
Taxa de homicídios acima de 20 por 100 mil habitantes é considerada grave pelos especialistas. Em Honduras, são 90,4 homicídios por grupo de 100 mil habitantes e, no Brasil, 25,2.
Nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, as taxas de homicídio declinaram – 29% e 11%, respectivamente –, mas cresceram no Norte e Nordeste, com destaque para a Paraíba, que registrou um aumento de 150%, e para a Bahia, que contabiliza um aumento de 75% no número de homicídios nos últimos dois anos.
Pernambuco, graças ao “Pacto pela Vida”, é uma exceção no Nordeste, com queda de 38,1% na taxa global de homicídios.

Em pré-campanha, Paulo Câmara visita seis cidades no Litoral Sul


Foto: BlogImagem
Foto: BlogImagem
Prometendo intensificar o ritmo da pré-campanha agora que deixou a Secretaria da Fazenda, o candidato do PSB ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), vai passar por pelo menos seis cidades do litoral sul entre esta sexta-feira (11) e o sábado (12). A ideia é aproximar Câmara das lideranças políticas locais, já que o candidato nunca disputou eleições.
Nesta sexta, Paulo Câmara começa os trabalhos no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Depois, ele passa por Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros e São José da Coroa Grande.
O ex-secretário vai almoçar em Rio Formoso, na casa da família Hacker. Devem participar os prefeitos de Tamandaré, Hildo Hacker, e de Sirinhaém, Francis Hacker.
O candidato também participa da festa de emancipação política de São José da Coroa Grande, onde deve dormir. No dia seguinte, ele passa por Tamandaré.
Câmara será acompanhado por toda a chapa do partido: o deputado federal Raul Henry (PMDB), que será o vice, e o ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho (PSB), que disputará o Senado.(do blog de Jamildo)

Promotora escondeu quebra de sigilo do Planalto

247 Encarregada de investigar suspeitas de uso de celular pelo ex-ministro José Dirceu na prisão, a promotora Márcia Milhomens Sirotheau Corrêa, do Ministério Público do Distrito Federal, escondeu intenção de quebrar o sigilo de ligações feitas a partir do Palácio do Planalto.
No pedido enviado ao Supremo Tribunal Federal, ela não menciona o Planalto, mas indica suas coordenadas geográficas como alvo da investigação.
O pedido foi feito em mais um capítulo da perseguição ao ex-ministro, que vem sendo liderada pelos juízes Joaquim Barbosa e Bruno Ribeiro para impedi-lo de trabalhar e de cumprir pena no regime semiaberto, ao qual foi condenado.
Ontem, em petição encaminhada ao presidente do Supremo Tribunal Federal, o advogado Jose Luiz de Oliveira Lima apontou a tentativa de quebra do sigilo do Palácio. Leia aqui a reportagem do 247 a respeito.

Dirceu vai processar Veja por acusações sem prova

247O ex-ministro José Dirceu, preso pela condenação na AP 470, vai processar a revista Veja. Em matéria de capa, a publicação da Abril o acusou de se beneficiar de privilégios dentro da Papuda, com relatos em “off”; essas "fontes" teriam dito que Dirceu vem tendo direito a picanha e lanches do McDonald's, além de um podólogo para tratar uma unha encravada. Denuncias tem atrasado o processo para obter o direito de trabalhar fora da prisão pelo regime semiaberto a que foi condenado (leia mais).
Abaixo, nota do Diário do Centro do Mundo sobre o assunto:
José Dirceu decidiu processar a revista Veja pela reportagem de capa em que ela lhe atribuiu “privilégios” na prisão da Papuda.
A revista expôs fotos e alegados fatos obtidos em circunstâncias obscuras, no que o jornalista Alberto Dines classificou como “um torpe atentado ao pudor e à ética jornalística”.
Não é o primeiro processo de Dirceu contra a Veja. Ele já a tinha processado quando um repórter da revista tentou invadir, por meio de ardis, o quarto de hotel que Dirceu ocupava em Brasília (leia aqui).
Não existem ilusões, na equipe de Dirceu, em relação ao destino dos processos. Até o presidente do STF, Joaquim Barbosa, admitiu recentemente que a falta de regras sobre os limites do jornalismo beneficia apenas os “poderosos”.
Mas há o entendimento do valor simbólico de processar quem comete abuso de poder jornalístico.

CPI: ''Vamos para o enfrentamento'', diz petista



 Favorito para substituir o colega André Vargas, que renunciou à vice-presidência da Câmara após o Conselho de Ética abrir processo de cassação contra ele, o deputado José Guimarães (PT-CE) pode encerrar a disputa petista pela vaga por ter o apoio de várias tendências do partido. Vice-presidente nacional do PT, Guimarães defende a tática do confronto com o PSDB e o PSB e uma CPI 'ampla, geral e irrestrita' para investigar não apenas a Petrobrás como o cartel do Metrô em São Paulo e denúncias de irregularidades no Porto de Suape, em Pernambuco.
'O risco que corre o pau, corre o machado. Então, vamos para o enfrentamento', disse Guimarães, que é irmão do ex-deputado José Genoino, condenado no processo do mensalão. 'O PT não pode ficar na defensiva.'  (De O Estado de S.Paulo - Vera Rosa)

CPI: Renan quer atingir Eduardo quando ministro de Lula



 Numa estratégia para desgastar o candidato do PSB a presidente da República,o  presidente do Senado, Renan Calheiros sinaliza que a CPI da Petrobras deve investigar, entre outras coisas, a relação do Ministério das Minas e Energia,  durante a gestão do ex-governador de Pernambuco como ministro no governo Lula,  com a empresa Ideia Digital, que faz campanhas eleitorais e marketing político para o PSB.
''Ora, como é que o Congresso vai investigar a Petrobras, e eu acho que deve investigar sim, e não vai investigar o Metrô, o Porto de Suape, a corrupção que houve com dinheiro público no Ministério da Ciência e Tecnologia, que pagou inclusive marqueteiros nas campanhas eleitorais?'', insinua Renan.
O PT, por sua vez, quer trazer à tona  investigação da Polícia Federal que levantou  suspeita de superfaturamento e desvios de verbas em programa de implantação de internet grátis por meio da Ideia Digital com verbas do Ministério da Ciência e Tecnologia. A investigação foi feita no ano passado. Lembra o jornal Folha de S.Paulo desta sexta-feira que  ‘’na época da assinatura do convênio (2009), Campos não era mais ministro, mas a pasta estava sob controle do PSB. Segundo a apuração, o desvio de verbas teria sido usado para pagar Duda Mendonça e campanhas do PSB e PSD.’’
Ainda segundo o jornal ‘’senadores do PT pretendem acusar o ministério de ter repassado de forma irregular recursos para a empresa no período em que a pasta foi comandada pelo PSB. No pedido de criação da CPI ampliada da Petrobras apresentado pelos governistas, um dos tópicos pede que a comissão de inquérito investigue o 'superfaturamento de convênios e contratos' de 'projetos na área de tecnologia da informação usando recursos da União'.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Anatel aprova reajuste para telefonia fixa

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje (10) o reajuste para as concessionárias de telefonia fixa nas modalidades local e longa distância.
Para as empresas Sercomtel, Telefôncia e Embratel e Oi, o aumento será de 0,65% e, para a CTBC, de 0,95%. O reajuste valerá a partir da próxima semana.
O relator da matéria, conselheiro Igor Vilas Boas de Freitas, lembrou que a tarifa para ligações entre telefones fixos e móveis teve uma redução de cerca de 13% em março deste ano.

Dilma inaugura segunda-feira trecho da Adutora do Pajeú














A presidente Dilma Rousseff (PT) decidiu prolongar sua estadia em solo pernambucano, na próxima segunda-feira (14), e, além de compromissos no Porto de Suape, no município do Ipojuca, a petista cumpre agenda, também, na cidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. A informação foi confirmada há pouco pelo prefeito Luciano Duque (PT).

De acordo com o gestor, após participar, pela manhã, do lançamento do navio Dragão do Mar, o terceiro produzido pelo Estaleiro Atlântico Sul, no Complexo Industrial de Suape, a presidente segue direto para Serra Talhada, onde inaugura o trecho da Adutora do Pajeú que liga o município à cidade vizinha de Afogados da Ingazeira.

Em seguida, Dilma Rousseff anuncia a segunda etapa das obras da adutora, que, quando concluídas, irão conectar os estados de Pernambuco e da Paraíba.(do blog de magno martins)

Artigo de opinião: Datafolha e a frágil tese da mudança




Por Adriano Oliveira, Doutor em Ciência Política
A inocência por vezes está presente na mente dos candidatos. Geralmente o dado estatístico serve apenas como instrumento de informação. A interpretação dele não é realizada. Mudança e continuidade são costumeiramente evocados por diversos analistas para sugerir o comportamento dos eleitores no futuro. Oferta de candidatos versus demandas da população são utilizados para fornecer as razões do desempenho dos presidenciáveis nas pesquisas.
O antropólogo Clifford Geertz afirma: “Se quiséssemos verdades caseiras, deveríamos ter ficado em casa”. Pois bem, se desejo interpretar o comportamento atual do eleitorado brasileiro preciso estar inquieto e não me deter a afirmações triviais. Preciso sair da frente do computador e analisar com criatividade especulativa os dados ofertados por diversas pesquisas.
A última pesquisa do Datafolha (06/04/2014) revela queda na intenção de votos da presidente Dilma Rousseff e estabilidade dos porcentuais dos principais candidatos da oposição. Este dado é relevante, pois 72% dos eleitores desejam que as ações do próximo presidente sejam diferentes do atual. Neste caso, indago: se o desejo de mudança existe, por que os candidatos da oposição não crescem? A tese explicativa é econômica: os candidatos oposicionistas são pouco conhecidos (oferta). Quando ficarem, crescerão.
Tal tese deve ser considerada. Mas se os candidatos da oposição tivessem crescido na última pesquisa do Datafolha, o argumento oferecido à opinião pública seria: Eduardo e Aécio cresceram porque os eleitores desejam mudança. Portanto, a tese da mudança serve para tudo. Ressalto que: 32% dos votantes consideram Lula como mais preparado para realizar as mudanças. E Lula apoia Dilma. E foi Lula, como bem evidenciam vários artigos acadêmicos, quem contribuiu para o sucesso eleitoral da atual presidente na eleição de 2010.
A recente pesquisa do Datafolha revelou que 36% aprovam a administração da presidente Dilma. Isto significa, portanto, desejo de mudança? Aparentemente sim. Mas quem deseja mudança? 51% dos eleitores aprovam o governo Dilma no Nordeste. No Sudeste, a aprovação é de 28%. Portanto, os eleitores do Sudeste estão mais propensos à mudança. Os do Nordeste, mais propensos à continuidade. Clivagem geográfica presente.
Dado importante: 42% dos eleitores que ganham até dois salários mínimos aprovam a gestão de Dilma. Com o aumento da renda, observa-se a queda da aprovação do governo petista. Clivagem econômica presente. Então, a eleição presidencial deste ano pode vir a ser caracterizada por claras clivagens geográficas e sociais. Tais clivagens garantem o sucesso eleitoral de Dilma?
Não se pode desprezar a seguinte hipótese, a qual advém da análise do comportamento dos eleitores nas disputas presidenciais de 1998 e 2006. No primeiro governo de FHC, eleitores obtiveram conquistas. E em março de 1998, a taxa de aprovação do governo FHC era de 39% – Ibope. Em março de 2006, após o escândalo do mensalão, o qual ocorreu em 2005, a aprovação de Lula era de 38% – Ibope. Em março deste ano, o Ibope revelou que a aprovação de Dilma era de 36%.
Certamente, em março de 1998, a tese da mudança sugeriu que FHC não seria reeleito. Ocorre o mesmo com Lula em 2006. Tal tese sugere, neste instante, que Dilma tende a não ser reeleita. Devemos ampliar nosso olhar analítico. FHC e Lula recuperaram popularidade e foram reeleitos em virtude de que os eleitores consideraram o passado, ou seja, as conquistas obtidas nos respectivos governos.
Neste momento, com o objetivo de construir previsões, deve-se considerar que as clivagens econômica e geográfica podem beneficiar o sucesso eleitoral de Dilma. Além do receio do futuro. Ou seja: parte dos eleitores pode temer a perda das conquistas que obtiveram na era PT e temerem o futuro caso Eduardo ou Aécio vença a eleição.(publicado no blog de jamildo)

Canhotinho:Morre o ex-deputado José Ferreira Amorim



Faleceu nesta quinta-feira (10) o ex-deputado estadual José Ferreira Amorim, de Canhotinho, vítima de falência múltipla de órgãos. José Ferreira estava bastante debilitado há algum tempo, após ter sofrido um AVC, há dois anos.
Amorim foi deputado estadual por duas vezes, tendo iniciado  em 1967, quando participava da Frente Popular do ex-governador Miguel Arraes. Três anos depois, foi caçado pela ditadura militar, voltando a se eleger, em 1985, após abertura política.
Amorim é pai dos ex-prefeito de São Benedito do Sul, Claudio José Gomes de Amorim e Carlos Amorim de Canhotinho, que convidam a população para o velório que vai acontecer na tarde de hoje, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em seguida, o corpo do ex-deputado segue para Canhotinho, onde será sepultado.(Do blog de magno Martins)

IBGE: País criou mais de 1,5 mi de empregos em um ano

Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil
Dados divulgados nesta quinta-feira 10 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, entre o 4º trimestre de 2012 e o 4º trimestre de 2013, foram criados 1,575 milhão de empregos nas cinco grandes regiões do país.
Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Continuada (Pnad Continuada) que constatou que o nível de ocupação do país no 4º trimestre de 2013 chegou a 57,3% da população ocupada, o equivalente a 91,881 milhões de trabalhadores.
Percentualmente, a taxa da população ocupada cresceu em um ano 0,2 ponto percentual, ao passar de 57,1% para 57,3% entre o 4º trimestre de 2012 e o 4º trimestre de 2013 (de 90,306 milhões para 91,881 milhões). Do 3º para o 4º trimestres do ano passado este crescimento também foi de 0,2 ponto percentual (de 91,175 milhões para 91,881 milhões).
Os números da Pnad Continuada indicam, ainda, que os 6,2% da taxa de desocupação verificada no 4º trimestre do ano passado, ao refletir uma queda de 0,7 ponto percentual em relação ao indicador do 4º trimestre de 2012, reflete também a queda no número da população desocupada (ou procurando trabalho) – de 6,653 milhões para 6,052 milhões.
O levantamento mais amplo também mostrou que o desemprego fechou 2013 com taxa maior do que a apontada pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), com 7,% (leia aqui).

João Lyra Neto recebe ministros e garante continuidade das obras de infraestrutura hídrica de Pernambuco


Em Salgueiro, no Sertão Central, o governador João Lyra Neto garantiu, nesta quinta-feira (10/04), a continuidade das obras de infraestrutura hídrica na região. O governador, que esteve no município sertanejo para receber os ministros Miriam Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Francisco Teixeira (Integração Nacional), disse ainda que sua gestão vai fortalecer o relacionamento institucional entre os Governos Estadual e Federal. Essa foi a primeira visita de  Lyra Neto ao Sertão como governador de Pernambuco.

Para João Lyra Neto, é importante que o cronograma das obras seja cumprido, pois o “Nordeste precisa dessa tranquilidade”. “Temos um problema crônico de falta de água nessa região e nós temos que resolver”, afirmou. “O Ministério da Integração Nacional enviou um planejamento das obras do Estado. Hoje, nós temos 55% das obras realizadas. Ainda temos intervenções que terminam até o fim deste ano e outra parte que será entregue em 2015 e 2016”, concluiu Lyra Neto. O governador informou ainda que está montando uma agenda de visitas a todas a regiões, que deve começar já no mês de maio. “Temos um calendário de inaugurações a seguir e outros projetos para serem iniciados”, lembrou o chefe do Executivo pernambucano.

Mais de 3500 inscritos no Concurso da Câmara de Garanhuns. Locais de prova foram divulgados.‏

O IAUPE - Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco -,
responsável pela realização do primeiro concurso público da Câmara de
Vereadores de Garanhuns, divulgou que 3.506 candidatos se inscreveram
para disputar as 28 vagas disponíveis, sendo seis destinadas aos
candidatos com algum tipo de deficiência.
 
O cargo de Agente Administrativo será o mais concorrido. Com seis
vagas em disputa, a função de nível médio, e com salário de R$
1.100,00, terá quase 247 candidatos por vaga. Já o cargo de Analista
Legislativo, de nível superior, e com salário de R$ 2.250,00 - que
oferece duas vagas - conta com 403 inscritos, ou seja, quase 202
candidatos por vaga. O cargo de Auxiliar Administrativo, função de
nível fundamental, apresenta uma concorrência de 142 candidatos para
uma vaga disponível. Já para os candidatos que almejam o cargo de
Auxiliar de Serviços Gerais, com salário de R$ 750, a concorrência é
de quase 102 candidatos por vaga.
 
"Ficamos felizes com esta participação, mostrando que as pessoas
acreditam no concurso, na idoneidade da instituição contratada e pela
vontade de trabalhar em nossa Câmara, pela quantidade surpreendente de
inscritos. Esperamos que ocorra tudo em ordem na realização da prova e
nas demais etapas do processo seletivo" - Afirmou o presidente da
Câmara Municipal, vereador Audálio Ramos Filho.
 
DATA E LOCAL: As provas do concurso da Câmara de Garanhuns serão
aplicadas no próximo domingo, dia 13. Os locais de aplicação das
provas já estão disponíveis no site do IAUPE, onde os inscritos podem
também acessar outras informações: http://www.upenet.com.br/

Janio: oposição não quer investigar quer fazer política



247 – As CPIs são movidas por interesses políticos. É o que avalia o colunista Janio de Freitas, em sua coluna desta quinta-feira na Folha de S. Paulo. Segundo ele, a recomendação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de que "a oposição deve verificar os fatos" serve para seu próprio partido, o PSDB.
Além disso, diz ele, a ponderação do tucano "é de uma inutilidade perfeita", uma vez que "Câmaras, Senados e Assembleias são iguais em toda parte, quando suscitadas investigações". Ou seja: "a política precede o dever do esclarecimento". Os senadores e deputados do PSDB, acrescenta ele, fazem o mesmo com o caso Alstom – postura que acusam o PT de praticar no caso da Petrobras.
Por isso "adquire sentido" a proposta do relator da CCJ Romero Jucá (PMDB-RR), que defende a criação de uma CPI com ampla investigação, incluindo a Petrobras, o cartel do metrô envolvendo tucanos e o porto de Suape, envolvendo o PSB de Eduardo Campos. O caso do deputado André Vargas, segundo Janio, é também movido por interesses políticos – uma estratégia para atingir a candidatura da senadora Gleisi Hoffmann ao governo do Paraná

Assembleia de São Paulo instala a 1ª CPI contra Alckmin



























Estadão Conteúdo.
No momento que as bancadas do PSDB no Congresso Nacional tentam fragilizar a gestão da presidente Dilma Rousseff (PT) por meio da CPI da Petrobras, a Assembleia Legislativa de São Paulo criou ontem (9) a primeira Comissão Parlamentar de Inquérito proposta pela bancada de oposição ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) desde que ele tomou posse, em 2011.

A CPI dos Pedágios foi articulada pelo Partido dos Trabalhadores e vai investigar eventuais irregularidades na cobrança de tarifas nas estradas estaduais. A criação da comissão foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial e teve como autor o deputado estadual Antonio Mentor (PT).

O requerimento foi feito em 2011, logo no início da atual legislatura. Apesar de contar com o mínimo de assinaturas necessárias, a CPI dos Pedágios estava na fila de comissões que aguardam a vez para serem instaladas.
O regimento interno permite que apenas cinco comissões funcionem na Casa. De acordo com deputados de oposição, parlamentares governistas aproveitam essa regra para criar comissões irrelevantes e, assim, congestionar o caminho para investigações potencialmente negativas para o Palácio dos Bandeirantes.

A instauração efetiva da CPI na Alesp vai acontecer quando os líderes das legendas na Casa se reunirem para definir os integrantes da comissão, o presidente, o vice e o relator. As decisões são fruto de um acordo entre as legendas. O encontro de líderes deve acontecer em 15 dias.

A tendência no histórico das comissões instaladas na Assembleia Legislativa de São Paulo é de que o próprio proponente assuma a presidência da comissão.

Humberto vê recados na visita de Dilma a Suape

Foto: Agência Senado
Foto: Agência Senado
Para o senador Humberto Costa (PT), a visita da presidente Dilma Rousseff (PT) a Pernambuco, marcada para a próxima segunda-feira (14), representa pelo menos dois recados da petista. Para Humberto, além de deixar claro a disposição de manter a parceria do governo federal com o Estado, Dilma também demonstraria a força da indústria naval brasileira e da Petrobras; já que a petista fará o lançamento do navio Dragão do Mar, construído no Complexo Portuário de Suape.
“A entrega de mais um petroleiro, o Dragão do Mar, representa que apesar de todo o cerco que está sendo montado contra a Companhia, ela continua trabalhando, produzindo”, disse Humberto, sobre a Petrobras. Líder do PT no Senado, Humberto tem estado à frente da linha de defesa do governo no Congresso, contra as acusações da oposição sobre a Petrobras.
“Todos nós estamos procurando mostrar que o que está havendo hoje no Brasil é uma ação articulada para desgastar o governo e, com isso, tentar interferir no resultado das eleições de outubro”, afirmou, subindo o tom contra a oposição.

Partidos nanicos oficializam apoio a Paulo Câmara

Foto: Fábio Jardelino/NE10
Foto: Fábio Jardelino/NE10
Por Carolina Albuquerque
Do Jornal do Commercio.
O intitulado G6, grupo que reúne seis pequenas legendas partidárias, engorda ainda mais o arco de alianças à pré-candidatura ao governo do Estado de Paulo Câmara (PSB), que contabiliza até agora 16 siglas. O apoio é oficializado em ato hoje, às 17h, na sede do PSB, onde a chapa também formada por Raul Henry (PMDB) na vice e Fernando Bezerra Coelho (PSB) para o Senado estará presente.
O grupo é formado pelo PSL, PRP, PRTB, PSDC, PTdoB e PHS, contando com 156 vereadores, dois prefeitos, um vice e um deputado estadual. Em janeiro, quando anunciaram a união, eles cogitaram até uma candidatura própria para provocar uma terceira via. Naquele momento, as duas pré-candidaturas postas, a do PSB e a do PTB, com o senador Armando Monteiro, eram analisadas. Mas o fortalecimento da candidatura proporcional pesou e decidiram por se integrar à chapa de Paulo Câmara.
“Não tínhamos estrutura para uma candidatura própria e achamos por bem dar um crédito a ele (Paulo Câmara). Até porque ele está ingressando agora na política”, justificou o presidente estadual do PSL, Antônio de Oliveira.
Para a eleição proporcional, o G6 montou uma outra estratégia e vai se manter independentes do “chapão” da frente governista liderada pelo PSB. “Continuamos firmes com o grupo. Para federal, sai os seis todos unidos. Para estadual, vamos dividir três grupos de dois. Isso para fortalecer, colocar maior quantidade de candidatos. Se fosse no grupo, tinham muitos”, explicou Oliveira.
Quando assinaram o Protocolo de Compromisso de Aliança Eleitoral para esta eleição, estipularam como prioridade eleger, juntas, até três deputados federais. Na chapa estadual, a meta é fazer de seis a oito deputados. O nome mais forte o de Luciano Bivar, presidente nacional do PSL. Num cálculo apressado, o G6 ensaia até a quantidade de votos que espera ter para a corrida à Câmara Federal: 550 mil.

PT, PSDB e suas pizzas




PT e PSDB têm antecedentes horríveis em matéria de escândalo. São especialistas em matéria de pizza. Em 2009, os petistas participaram de uma operação para salvar o senador José Sarney (PMDB), que presidia o Congresso e esteve envolvido em denúncias seríssimas. Ele só se salvou porque o então líder do PSDB, Arthur Virgílio, foi flagrado em atos que poderiam também levá-lo ao Conselho de Ética. O resultado é que houve um pacto secreto que arquivou as duas denúncias.
Vimos que, na eleição de 2006, um ano depois do grande escândalo do Mensalão do PT e da queda do líder José Dirceu, os tucanos fizeram campanha presidencial sem abordar este assunto. Ninguém entendeu porque.
Na verdade, o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, estava fragilizado pela denúncia de que sua mulher, Lu Alckmin, tinha recebido 400 vestidos de um estilista famoso. PT e PSDB fizeram um pacto mudo de não agressão e Lula acabou vencendo a eleição.
Os tucanos estão fragilizados por causa do Mensalão mineiro. No entanto, ministros do Supremo Tribunal Federal que têm ligação direta com o Palácio do Planalto participaram da operação que livrou a cara do ex-governador de Minas, Eduardo Azeredo, deixando que o processo do Mensalão fosse rebaixado para a Justiça de Minas, onde vai acabar engavetado.
É assim a política brasileira, repleta de impunidades e de ruídos momentâneos que não levam a nada.
A CPI hoje em discussão, do Metrô e da Petrobras, não vai dar em nada. Será engolida pela Copa do Mundo, que é muito mais interessante.(Renato Riella - Blog)

Candidato tucano em MG indiciado: lavagem de dinheiro

  Candidato do PSDB ao governo de Minas Gerais, o ex-ministro das Comunicações Pimenta da Veiga foi indiciado pela Polícia Federal (PF) por lavagem de dinheiro. Pimenta recebeu R$ 300 mil das agências de publicidade do operador Marcos Valério. De acordo com a PF, o dinheiro foi desviado no mensalão mineiro, esquema de caixa-dois que o Ministério Público Federal (MPF) apontou desvio de verbas públicas do estado para abastecer a campanha de reeleição do ex-governador Eduardo Azeredo, em 1998. Em depoimento, Pimenta e Valério sustentam que o valor se referia a pagamento de honorários advocatícios. Porém, eles não apresentaram documentos que comprovariam os serviços prestados.

A Agência o Globo, o tucano declarou nesta quarta-feira que não é competência do prestador de serviço pesquisar a origem de recursos. Segundo Pimenta, o dinheiro foi depositado em sua conta corrente por serviços de advocacia prestados por empresa que, na época, tinha reputação inabalável.(Agência Globo)