sexta-feira, 30 de maio de 2014

Dilma diz que turista não leva na mala estádio ou aeroporto

Da Agência Brasil
A presidenta Dilma Rousseff disse, nesta sexta-feira (30), que espera anunciar, até o fim deste ano, medidas para beneficiar prefeituras de pequenos municípios. Em cerimônia no início da tarde, em Poços de Caldas, Minas Gerais, a presidenta entregou 147 máquinas, entre motoniveladoras e caminhões-caçamba, a prefeitos de 115 municípios mineiros com até 50 mil habitantes.
“Tenho feito grande esforço para atender aos prefeitos”, disse a presidenta, ressaltando que as novas medidas especialmente os pequenos municípios. No discurso, Dilma destacou que as máquinas entregues aos municípios darão às prefeituras autonomia para abrir estradas vicinais para escoar a produção rural e facilitar o trânsito de ônibus escolares e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A 13 dias da Copa do Mundo, a presidenta voltou a falar sobre o Mundial e disse que o legado que aos turistas estrangeiros podem levar do Brasil é o tratamento hospitaleiro recebido do povo brasileiro.
“Somos um país de gente generosa, alegre, calorosa, gentil e vamos mostrar isso para as pessoas. Ninguém, quando visita o Brasil e volta para seu país, leva na mala estádio, aeroporto, obras de mobilidade urbana, como BRTs [Bus Rapid Transit] e metrôs. Sabe o quê eles podem levar na mala? A gratidão pela forma como forem tratados. O resto fica para nós, o resto fica aqui nesse país para beneficiar esse povo”, disse.
Em tom bem-humorado, a presidenta Dilma manifestou absoluta certeza de que, durante o Mundial, os brasileiros vão “juntar amigos, a  família, a comunidade, comprar uma cervejinha, ligar a televisão e assistir à Copa torcendo para nossa seleção”.

Operação flagra estudantes em pau de arara e detém sete em Pernambuco

Carlos Madeiro
Do UOL,

Em Pernambuco, estudantes ainda usam pau de arara para ir à escola

Uma operação encontrou crianças sendo transportadas de forma improvisada em caçambas de caminhonetes de médio e pequeno porte, os chamados 'paus de arara', no município de Floresta (a 436 km do Recife) no sertão de Pernambuco Divulgação
Uma operação realizada na quinta-feira (29) resultou na apreensão de 26 veículos de transporte escolar que não ofereciam condições mínimas de segurança, no município de Floresta (a 436 km do Recife) no sertão de Pernambuco. O balanço da operação foi divulgado na tarde desta sexta-feira (30) pelo Ministério Público Federal no Estado.
Na fiscalização, as autoridades encontraram crianças sendo transportadas de forma improvisada em caçambas de caminhonetes de médio e pequeno porte, os chamados "paus de arara".
Muitos dos veículos também trafegavam com pneus carecas e problemas na estrutura, como a falta de cintos de segurança para os passageiros. Motoristas também foram flagrados sem carteira de habilitação.
Durante a operação --que teve seis pontos de bloqueio e durou poucas horas entre o fim da tarde e noite--, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) lavrou 27 autos de infração, com quatro carros apreendidos. Já o Detran abordou 25 veículos e apreendeu 22 deles por não atendimento à legislação escolar, especialmente falta de condições de segurança, conservação de veículos e trafegabilidade.
Ainda segundo o balanço, sete pessoas foram encaminhadas à delegacia da Polícia Civil de Floresta acusadas de crimes de trânsito.

Pelo terceiro ano consecutivo, Pernambuco é premiado como um dos Estados mais transparentes do Brasil

Pela terceira vez consecutiva, o Portal da Transparência do Governo de Pernambuco foi destaque no prêmio Índice de Transparência, iniciativa da organização não-governamental Contas Abertas. Pernambuco obteve a nota 8,14, ficando na segunda posição, atrás apenas do Espírito Santo, que obteve 8,96 no ranking entre os Estados. Os números consolidam a evolução do Portal de Transparência, que obteve nota 6,91 em 2010, na primeira edição do prêmio, e subiu para 7,95 em 2012, ocasião do último levantamento realizado pela ONG.

Na edição de 2014, o Portal da Transparência de Pernambuco recebeu 8,55 no quesito "Conteúdo" (segunda melhor pontuação obtida entre os Estados), 8,8 no item "Série Histórica e Frequência de Atualização", e 7,50 em "Usuabilidade" (também a segunda melhor pontuação no comparativo geral). Com esses números, Pernambuco voltou ao segundo lugar entre todos os Estados, posição que obteve em 2010, quando foi superado apenas por São Paulo, por uma diferença de 0,05 pontos. Em 2012, os portais da transparência de São Paulo (9,29) e do Espírito Santo (8,73) obtiveram índices melhores que o pernambucano.

"Os números comprovam e consolidam os acertos de uma decisão tomada ainda em 2007, no início do nosso governo, quando o ex-governador Eduardo Campos determinou que as contas públicas fossem colocadas à disposição da sociedade na Internet, através do Portal da Transparência, que desde então recebe prêmios como esse do Contas Abertas, uma das maiores autoridades em transparência do Brasil. É um reconhecimento que nos trás muita alegria, pois sabemos que estamos no caminho certo, atendendo a uma das principais reivindicações da população, que é a da transparência com o gasto público", destacou o governador João Lyra Neto.

PREMIAÇÃO - O projeto (http://indicedetransparencia.com/) encabeçado pela ONG Contas Abertas tem como base a Lei Complementar 131/2009, que obrigou a divulgação na internet, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira - o que já ocorre em Pernambuco desde 2007. O Índice de Transparência é, portanto, um meio de informar ao cidadão o nível de transparência das contas públicas e tem como objetivo criar uma competição saudável entre os gestores públicos em prol da transparência e do controle social.

Nesta terceira edição, o Índice leva em consideração três grandes temas para avaliação: Conteúdo, Série histórica e Frequência de Atualização, e Usabilidade. Houve alterações na metodologia de avaliação, necessárias por conta da evolução da prestação de contas dos governos. Passou-se a cobrar mais conteúdo e o peso da usabilidade na nota final aumentou. 

Para se adequar às novas exigências, o Portal da Transparência de Pernambuco (www.transparencia.oe.gov.br) passou por melhorias e se tornou mais intuitivo, facilitando o acesso do cidadão. Além de mais conteúdo, o site conta com glossário interativo e manual de navegação.  O portal é uma ferramenta que permite ao cidadão acompanhar as origens e os destinos do dinheiro público, estimulando a transparência e o controle social da atividade estatal. 

O secretário da Controladoria Geral do Estado, Djalmo Leão, ressaltou o grande esforço de Pernambuco em adequar o portal aos anseios da sociedade. “Mesmo com a exigência de novos itens para avaliação, Pernambuco continua se destacando entre os primeiros lugares no critério transparência de informações. Esta classificação nos entusiasma porque, além de reconhecer nosso trabalho, nos anima a fazer sempre mais e melhor. Torna-se ainda mais importante devido ao momento histórico que vive nosso país, desde o ano passado, com a população indo às ruas pedir mais transparência dos gastos públicos. Afinal, a origem desses recursos é da própria população que tem o direito de cobrar onde estão sendo aplicados. Estamos, portanto, no caminho certo”, afirmou Djalmo.

Artigo de opinião:Sem vergonha

MARCELO ZERO
Ao contrário de alguns, não sinto nenhuma vergonha de meu país

Ao contrário de alguns, não sinto nenhuma vergonha do meu país.
Não sinto vergonha dos 36 milhões de brasileiros que conseguiram sair daquilo que Gandhi chamava de a "pior forma de violência", a miséria.
Agora, eles podem sonhar mais e fazer mais. Tornaram-se cidadãos mais livres e críticos. Isso é muito bom para eles e muito melhor para o Brasil, que fica mais justo e fortalecido. E isso é também muito bom para mim, embora eu não me beneficie diretamente desses programas. Me agrada viver em um país que hoje é um pouco mais justo do que era no passado.
Também não sinto vergonha dos 42 milhões de brasileiros que, nos últimos 10 anos, ascenderam à classe média, ou à nova classe trabalhadora, como queiram.
Eles dinamizaram o mercado de consumo de massa brasileiro e fortaleceram bastante a nossa economia. Graças a eles, o Brasil enfrenta, em condições bem melhores que no passado, a pior crise mundial desde 1929. Graças a eles, o Brasil está mais próspero, mais sólido e menos desigual. Ao contrário de alguns, não me ressinto dessa extraordinária ascensão social. Sinto-me feliz em tê-los ao meu lado nos aeroportos e em outros lugares antes reservados a uma pequena minoria. Sei que, com eles, o Brasil pode voar mais alto.
Não tenho vergonha nenhuma das obras da Copa, mesmo que algumas tenham atrasado. Em sua maioria, são obras que apenas foram aceleradas pela Copa. São, na realidade, obras de mobilidade urbana e de aperfeiçoamento geral da infraestrutura que melhorarão a vida de milhões de brasileiros. Estive no aeroporto de Brasília e fiquei muito bem impressionado com os novos terminais e com a nova facilidade de acesso ao local. Mesmo os novos estádios, que não consumiram um centavo sequer do orçamento, impressionam. Lembro-me de velhos estádios imundos, inseguros, desconfortáveis e caindo aos pedaços. Me agrada saber que, agora, os torcedores vão ter a sua disposição estádios decentes. Acho que eles merecem. Me agrada ainda mais saber que tido isso vem sendo construído com um gasto efetivo que representa somente uma pequena fração do que é investido em Saúde e Educação. Gostaria, é claro, que todas as obras do Brasil fossem muito bem planejadas e executadas. Que não houvesse aditivos, atrasos, superfaturamentos e goteiras. Prefiro, no entanto, ver o Brasil em obras que voltar ao passado do país que não tinha obras estruturantes, e tampouco perspectivas de melhorar.
Tranquiliza-me saber que o Brasil tem um sistema de saúde público, ainda que falho e com grandes limitações. Já usei hospitais públicos e, mesmo com todas as deficiências do atendimento, sai de lá curado e sem ter gasto um centavo. Centenas de milhares de brasileiros fazem a mesma coisa todos os anos. Cerca de 50 milhões de norte-americanos, habitantes da maior economia do planeta e que não têm plano de saúde, não podem fazer a mesma coisa, pois lá não há saúde pública. Obama, a muito custo, está encontrando uma solução para essa vergonha. Gostaria, é óbvio, que o SUS fosse igual ao sistema de saúde pública da França ou de Cuba. Porém, sinto muito orgulho do Mais Médicos, um programa que vem levando atendimento básico à saúde a milhões de brasileiros que vivem em regiões pobres e muito isoladas. Sinto alívio em saber que, na hora da dor e da doença, agora eles vão ter a quem recorrer. Sinto orgulho, mas muito orgulho mesmo, desses médicos que colocam a solidariedade acima da mercantilização da medicina.
Estou também muito orgulhoso de programas como o Prouni, o Reuni, o Fies, o Enem e os das cotas, que estão abrindo as portas das universidades para os mais pobres, os afrodescendentes e os egressos da escola pública.
Tenho uma sobrinha extremamente talentosa que mora no EUA e que conseguiu a façanha de ser aceita, com facilidade, nas três melhores universidades daquele país. Mas ela vai ter de estudar numa universidade de segunda linha, pois a família, muito afetada pela recessão, não tem condição de pagar os custos escorchantes de uma universidade de ponta. Acho isso uma vergonha.
Não quero isso para o meu país. Alfabetizei-me e fiz minha graduação e meu mestrado em instituições públicas brasileiras. Quero que todos os brasileiros possam ter as oportunidades que eu tive. Por isso, aplaudo a duplicação das vagas nas universidades federais, a triplicação do número de institutos e escolas técnicas, o Pronatec, o maior programa de ensino profissionalizante do país, o programa de creches e pré-escolas e o Ciência Sem Fronteiras. Gostaria, é claro, que a nossa educação pública já fosse igual à da Finlândia, mas reconheço que esses programas estão, aos poucos, construindo um sistema de educação universal e de qualidade.
Tenho imenso orgulho da Petrobras, a maior e mais bem-sucedida empresa brasileira, que agora é vergonhosamente atacada por motivos eleitoreiros e pelos interesses daqueles que querem botar a mão no pré-sal. Nos últimos 10 anos, a Petrobras, que fora muito fragilizada e ameaçada de privatização, se fortaleceu bastante, passando de um valor de cerca de R$ 30 bilhões para R$ 184 bilhões. Não bastasse, descobriu o pré-sal, nosso passaporte para o futuro.
Isso seria motivo de orgulho para qualquer empresa e para qualquer país. Orgulha ainda mais, porém, o fato de que agora, ao contrário do que acontecia no passado, a Petrobras dinamiza a indústria naval e toda a cadeia de petróleo, demandando bens e serviços no Brasil e gerando emprego e renda aqui; não em Cingapura. Vergonha era a Petrobrax. Pasadena pode ter sido um erro de cálculo, mas a Petrobrax era um crime premeditado.
Vejo, com satisfação, que hoje a Polícia Federal, o Ministério Público, a CGU e outros órgãos de controle estão bastante fortalecidos e atuam com muita desenvoltura contra a corrupção e outros desmandos administrativos. Sei que hoje posso, com base na Lei da Transparência, demandar qualquer informação a todo órgão público. Isso me faz sentir mais cidadão. Estamos já muito longe da vergonha dos tempos do "engavetador-geral". Um tempo constrangedor e opaco em que se engavetavam milhares processos e não se investigava nada de significativo.
Também já se foram os idos vergonhosos em que tínhamos que mendigar dinheiro ao FMI, o qual nos impunha um receituário indigesto que aumentava o desemprego e diminuía salários. Hoje, somos credores do FMI e um país muito respeitado e cortejado em nível mundial. E nenhum representante nosso se submete mais à humilhação de ficar tirando sapatos em aeroportos. Sinto orgulho desse país mais forte e soberano.
Um país que, mesmo em meio à pior recessão mundial desde 1929, consegue alcançar as suas menores taxas de desemprego, aumentar o salário mínimo em 72% e prosseguir firme na redução de suas desigualdades e na eliminação da pobreza extrema.
Sinto alegria com esse Brasil que não mais sacrifica seus trabalhadores para combater as crises econômicas.
Acho que não dá para deixar de se orgulhar desse novo país mais justo igualitário e forte que está surgindo. Não é ainda o país dos meus sonhos, nem o país dos sonhos de ninguém. Mas já é um país que já nos permite sonhar com dias bem melhores para todos os brasileiros. Um país que está no rumo correto do desenvolvimento com distribuição de renda e eliminação da pobreza. Um país que não quer mais a volta dos pesadelos do passado.
Esse novo país mal começou. Sei bem que ainda há muito porque se indignar no Brasil.
E é bom manter essa chama da indignação acessa. Foi ela que nos trouxe até aqui e é ela que nos vai levar a tempos bem melhores. Enquanto houver um só brasileiro injustiçado e tolhido em seus direitos, todos temos de nos indignar.
Mas sentir vergonha do próprio país, nunca. Isso é coisa de gente sem-vergonha.

Planos de saúde devolvem R$ 91,15 milhões ao SUS

























Agência Brasil.

Nos primeiros quatro meses deste ano, as operadoras de planos de saúde ressarciram R$ 91,15 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS). O valor arrecadado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é quatro vezes maior que o do mesmo período do ano passado, quando os planos pagaram R$ 183,24 milhões ao SUS referente à utilização de serviços públicos de saúde por parte de seus consumidores.

Em 2011 e 2012 foram R$ 154,06 milhões reembolsados aos cofres públicos.

Para que o ressarcimento ao SUS seja executado, a ANS identifica os pacientes atendidos pelo sistema público e cruza as informações desse paciente com o banco de dados da agência reguladora, cujo cadastro de usuários é abastecido pelos planos de saúde.

A partir da identificação de um usuário com plano de saúde que tenha sido atendido no SUS, a ANS notifica a operadora sobre os recursos que devem ser ressarcidos e cobra a devolução. Caso as operadoras não paguem, são encaminhadas para inscrição em dívida ativa da União.

De janeiro de 2011 a abril de 2014, já foram encaminhados para inscrição em dívida ativa R$ 383,40 milhões.

Os pagamentos efetuados para a agência reguladora são repassados ao Fundo Nacional de Saúde e aplicados em ações de saúde e programas estratégicos do Ministério da Saúde.

Ronaldo nega participação na campanha de Aécio Neves




























O Estado de S. Paulo.
O ex-jogador Ronaldo Nazário afirmou, ontem (29), que política é um campo perigoso e, por isso, não vai fazer campanha para o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves. A declaração foi dada três dias depois de ser publicada pelo Valor Econômico entrevista na qual o ex-atacante da Seleção Brasileira dizia que, depois da Copa do Mundo, iria se "engajar" na campanha do senador tucano.

Ronaldo contou que apoia Aécio em disputas eleitorais desde o Governo de Minas Gerais, em 2002, e que as críticas à organização da Copa do Mundo não teriam relação com sua preferência pelo aliado na disputa presidencial. Ele disse ainda não ter preferência partidária e que, na hora de votar, dá preferência aos amigos.

"O Andrés Sanchez [ex-presidente do Corinthians] vai ser candidato aqui em São Paulo e eu vou votar nele. Ele está no Partido dos Trabalhadores e o Aécio, no PSDB", explicou. "Eu não tenho partido, eu tenho amigos."

Ronaldo afirmou que é amigo tanto do petista Luiz Inácio Lula da Silva quanto do tucano Fernando Henrique Cardoso. "Com a presidente Dilma Rousseff eu não tenho amizade, talvez porque ela não beba uma cachacinha como eu bebia com o Lula", brincou.

O ex-jogador foi questionado pelos entrevistadores se votaria no hoje deputado Romário (PSB-RJ), parceiro de Seleção Brasileira, que o criticou por ter dito que sentia "vergonha" dos atrasos em obras da Copa do Mundo. "Eu não votaria, até porque voto em São Paulo", desconversou o ex-atacante.

Artigo de opinião: A melhor notícia do ano

Bepe Damasco
BEPE DAMASCO 
Fica a esperança de que o mais grosseiro e despreparado de todos os juízes que já passaram pelo STF seja um dia lembrado nos bancos escolares de direito como um exemplo a não ser seguido
No final da manhã fria para os padrões cariocas desta quinta-feira, 29 de maio, entro na internet em busca de notícias com a certeza de topar pela milésima vez com mais manchetes sobre greves e manifestações ou problemas nos estádios e em outras obras para a Copa. Coisas de uma mídia conservadora e partidarizada que, mais uma vez, vai perdendo a queda de braço com a realidade, já que os  estádios estão prontos e grande parte das obras também. Mas não. Desta vez o destaque absoluto é para o périplo de Joaquim Barbosa pelo Congresso Nacional e Palácio do Planalto para anunciar sua aposentadoria em junho. Comemorei como pretendo comemorar um gol do Neymar na final da Copa. Afinal, não é toda hora que se recebe um notícia capaz de tornar o Brasil um país melhor.

Ao longo do seu protagonismo midiático, que teve início em 2007 quando o Supremo aceitou a denúncia contra os réus da Ação Penal 470, Barbosa disseminou ódio e intolerância, violou o Código Penal e o Código de Processo Penal, desprezou jurisprudências, afrontou a Constituição brasileira, cerceou o direito dos réus à ampla defesa, aplicou teorias jurídicas estapafúrdias para condenar sem provas, desprezou o depoimento de mais de 600 pessoas que negaram o mensalão (para dar crédito apenas ao denunciante), fatiou o processo da forma mais oportunista, sustentou toda a acusação sob o  falso pilar do desvio de dinheiro público, aplicou penas absurdas ( Marcos Valério cumpre pena de mais de 37 anos, enquanto o jovem que tirou a vida de 67 militantes trabalhistas, na Noruega, pegou 17 anos), enfim, é responsável pela maior farsa da história do Judiciário brasileiro. Sua falta de espírito democrático, de respeito a ideias divergentes e de um mínimo de civilidade no trato com os outros ministros proporcionaram cenas constrangedoras difíceis de esquecer.

Não satisfeito, inovou ao se transformar no primeiro presidente de Suprema Corte dublê de chefe de carceragem. No exercício dessa função canhestra e bizarra, perseguiu de maneira implacável os presos petistas. Sofrendo de cardiopatia grave, Genoíno é mandado de volta para a Papuda, enquanto José Dirceu, que cumpre pena de forma ilegal há seis meses, já que foi condenado pelo regime semiaberto e cumpre pena no regime fechado, vê negados todos os seus pedidos para trabalhar fora, sob as justificativas mais torpes e mentirosas. Acabou por suspender o direito ao trabalho de todos os outros presos da AP 470, trancafiando todo mundo de volta na Papuda. Na tentativa de dar algum verniz de legalidade a esses atos apelou para a exigência do cumprimento de pelo menos 1/6 da pena para se ter direito ao trabalho externo.

Com essa medida insana, que se choca com decisões de tribunais superiores e com toda jurisprudência, ele não só se lixou para a situação dos quase 100 mil apenados que cumprem pena no semiaberto e trabalham, como deu a derradeira demonstração de que pratica uma espécie medieval de direito, na qual não há espaço para  um pingo de humanismo, mas sobram impulsos mesquinhos e vingativos. Os recursos da defesa dos presos, pedindo que o plenário do STF se posicionasse sobre o direito ao trabalho, jamais foram pautados por Barbosa na ordem do dia do Supremo. Por temer a derrota entre seus pares, ele não hesita em lançar mão de uma prerrogativa execrável e antidemocrática do regimento do STF, que permite ao presidente da Corte a definição da pauta de votações.

O fato é que, pelo conjunto da obra, Barbosa hoje é praticamente uma unanimidade negativa no mundo jurídico, diante do qual vive um isolamento irreversível. Todas as associações de magistrados já se manifestaram contra sua conduta, bem como juristas progressistas e conservadores, OAB, instâncias da Igreja Católica, movimentos sociais, intelectuais e artistas e centrais sindicais. Apenas reacionários até a medula de setores da classe média e da elite ainda aplaudem as atrocidades cometidas por Barbosa, além é claro da velha mídia monopolista, mas com defecções vindas de um ou outro articulista mais independente ou notadas através de algumas matérias críticas a Barbosa, publicadas principalmente no Estadão.

Nem vou perder muito tempo aqui com considerações sobre episódios como a compra do  apartamento de Miami, o emprego do filho por Luciano Hulck, na Globo, as diárias recebidas em viagens de férias, o convite para uma jornalista de O Globo acompanhá-lo em viagem autopromocional ao exterior, etc. Afinal, esses acontecimentos falam por si em relação ao falso moralismo de Barbosa,

Joaquim Barbosa parte sem deixar saudade em todos aqueles que têm apreço pela tolerância e pelo debate democrático, pela afabilidade e serenidade, pela generosidade e pelo respeito à dor alheia. Fica a esperança de que o mais grosseiro e despreparado de todos os juízes que já passaram pelo STF seja um dia lembrado nos bancos escolares de direito como um exemplo a não ser seguido.(publicado originalmente no portal 247)

Lyra agradece a Cardozo o envio da Força Nacional para Pernambuco


Jose_Eduardo_Cardozo_foto_ivaldo_cavalcante

As tropas do Exército brasileiro e da Força Nacional que garantiram a ordem pública no Estado naquele período deixaram o solo pernambucano nesta quinta-feira (29/05).
Pelo decreto da presidente Dilma Rousseff, hoje encerrou-se o prazo para que as tropas deixassem Pernambuco.
A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, acompanhou a reunião entre o ministro e o governador.(do blog de inaldo sampaio)

SISU: 2º processo seletivo de 2014

Relação de cursos já pode ser consultada pelos candidatos

Os candidatos que pretendem o acesso à educação superior pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação já podem consultar a relação de cursos e vagas ofertadas. As inscrições para a edição do Sisu neste segundo semestre estarão abertas na segunda-feira, 2 de junho, e se estenderão até as 23h59 do dia 4 (horário de Brasília), conforme edital publicado na terça-feira, 27. Cada estudante pode fazer até duas opções de curso. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
O Sisu toma como base as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição para a segunda edição de 2014 do Sisu estará restrita ao estudante que tenha participado do Enem de 2013 e que não tenha tirado nota zero na redação.
Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas on-line diariamente para consulta. No próprio sistema, o estudante pode vai tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.
A primeira chamada será divulgada em 6 de junho, com matrículas nos dias 9, 10, 11 e 13. A segunda chamada, prevista para o dia 24, terá matrículas nos dias 27 e 30 de junho, 1º e 2 de julho.
A consulta à oferta de vagas e as inscrições serão feitas exclusivamente na página do Sisu na internet a partir desta quarta-feira, 28.
O Edital nº 18/2014, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, que define o processo de seleção unificada para este segundo semestre, foi publicado no Diário Oficial da União de terça-feira, 27.

Após adiamento da Via Mangue, Dilma cancela vinda ao Recife


A presidente Dilma Rousseff (PT) não virá mais ao Recife no dia 3 de junho para inaugurar a Via Mangue, como havia anteriormente comunicado. A informação foi confirmada pela presidente do PT em Pernambuco, Tereza Leitão. A deputada estadual afirmou que recebeu um telefonema da assessoria do Planalto, repassando a decisão. O cancelamento coincide com o adiamento da inauguração da obra de mobilidade urbana, remarcada para o dia 8 de junho.
Até o momento, não existem mais informações sobre quando e se Dilma realmente vem ao Estado. A mudança do dia de inauguração da Via Mangue foi dada durante entrevista coletiva dos secretários de Infraestrutura, Victor Vieira, e de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga. Na ocasião, eles comunicaram que a via será entregue à população no dia 8, sem qualquer cerimônia de inauguração. E descartaram qualquer conotação política para o adiamento. Nos bastidores, contudo, havia informações de que os socialistas não pretendiam armar palanque para Dilma.
O Executivo, que antes alegava existir apenas detalhes de acabamento, mudou o discurso e admitiu a necessidade de obras maiores de pavimentação, além de usar as fortes chuvas dos últimos dias, como justificativa para não entregar o sistema de vias na data acordada, prevista para domingo.(do blog da folha)

Uma armação primária e pueril




Carlos Chagas
Já imaginaram um urso polar obrigado a viver no deserto do Saara? Ou um camelo transferido para o Polo Norte?
Caso Aécio Neves calçasse chuteiras, tornozeleiras e meiões, entrando no gramado do Maracanã junto com a seleção brasileira, faria um papelão se escalado para centro-avante. Da mesma forma, e com todo o respeito, não dá para entender o Ronaldo Fenômeno dizendo-se envergonhado com o atraso nas obras da copa e, por conta disso, declarar seu apoio a Aécio Neves. Quem pertence ao futebol geralmente se desmoraliza ao tentar a política. E vice-versa, apesar das exceções possíveis, lá e cá. Raphael de Almeida Magalhães, vice-governador da Guanabara era um excelente meio-campista, assim como Romário, um razoável deputado.
Dessa grotesca incursão do Ronaldo Fenômeno na política há uma lição a tirar: não se deve entrar em atividade para a qual não se está
preparado. O grande craque de tempos atrás daria um excelente
treinador ou comentarista esportivo. Mas cabo-eleitoral do candidato
tucano, jamais. Quantos votos ele terá carreado para Aécio Neves?
Todo cidadão tem o direito de externar suas opiniões a respeito dos
assuntos que bem entender. Só que se desmoraliza quem publicamente atropela questões alheias à sua natureza.
Ainda mais dentro de uma armação pueril e primária como a que assistimos esta semana: “as obras da copa atrasaram, por isso deve-se votar em Aécio Neves?” Depois, concluem que marqueteiros não fazem falta nas campanhas…

Aécio boicotou Serra para seu vice, dizem aliados



 A ala do PSDB ligada a José Serra atribui exclusivamente ao presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG) o balde de água fria jogado sobre a proposta de emplacar o ex-governador no posto de vice da chapa tucana. A infrmação é de Clarissa Olveira, no blog Poder Online.
Para os serristas,-- diz a colunista --, não há sentido prosseguir com a movimentação se Aécio não demonstra entusiasmo com a ideia.
Embora alguns tucanos insistam que a hipótese ainda não está totalmente descartada, outros já falam com um pouco mais de ânimo em outras opções. Para um serrista, o primeiro nome que vem em mente, ao menos neste momento, é o do senador Agripino Maia (DEM-RN).
(do blog de magno martins)

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Com Lewandowski, STF irá restaurar sua dignidade

Brasília 247 - Faltam poucos dias para que o Brasil volte a ter um Supremo Tribunal Federal digno da confiança e do respeito dos brasileiros. Isso acontecerá quando o ministro Ricardo Lewandowski, jurista que completou 66 anos no dia 11 de maio, assumir a presidência da corte, no lugar de Joaquim Barbosa, que deixa a casa pela porta dos fundos.
Barbosa saiu depois de violentar uma jurisprudência consagrada nos tribunais superiores, no que tange ao direito que réus condenados em regime semiaberto têm ao trabalho externo. Interpretou a lei a seu bel-prazer, imaginando que, assim, em sua implacável perseguição a José Dirceu, manteria os aplausos da mídia e dos bares que frequentava – e, em breve, voltará a frequentar.
Ledo engano. Barbosa sai escorraçado pela inteligência jurídica. Foi repreendido pela Ordem dos Advogados do Brasil, pela procuradoria-geral da República, por associações de magistrados e por juristas à direita, como Ives Gandra Martins, e à esquerda, como Celso Bandeira de Mello. Isolado, não teve alternativa, a não ser renunciar. Intramuros, dizia que não ficaria num Supremo Tribunal Federal durante a presidência de Lewandowski, que o sucederia em novembro, não houvesse a renúncia.
De fato, a convivência entre ambos seria praticamente impossível. Um é o avesso do outro. Afável, conciliador, respeitoso, mas, sobretudo, um magistrado que se preocupa com a Justiça, Lewandowski é tudo aquilo que Barbosa não é. Um é juiz, o outro é apenas um vingador que joga para a plateia – e que, provavelmente, já projeta um futuro político para si.
Barbosa fez da Ação Penal 470 seu trampolim. Agrediu colegas – sobretudo Lewandowski, mas não apenas ele – e pisoteou direitos dos réus. A tal ponto que mereceu uma impagável repreensão do ministro Luís Roberto Barroso, que criticou seu "déficit civilizatório".
Enquanto isso, poucos brasileiros tiveram de suportar tantos insultos e infâmias nos últimos anos quanto Lewandowski. Era agredido a cada sessão – e, ainda assim, mantinha a fleuma e o respeito que a instituição merece. Foi agredido com frequência por Barbosa, mas poucos brasileiros sabem, que, na Ação Penal 470, os votos que predominaram foram os do juiz Lewandowski – e não os do Batman que agora sai de cena.
Em breve, o STF irá restaurar sua dignidade.

TJPE determina volta de cinco vereadores de Caruaru investigados na Operação Ponto Final

Foi publicada agora no site do Tribunal de Justiça de Pernambuco a decisão que determina a volta às funções legislativas de mais cinco vereadores indiciados pela Operação Ponto Final 2. Assim que a Câmara for notificada reassumem os mandatos Val de Cachoeira Seca (DEM), Val das Rendeiras (Pros), Evandro Silva (PMDB), Neto (PMN) e Pastor Jadiel Nascimento (Pros). Com isso, voltam a suplência os vereadores Pastor Carlos (PRB), Rodrigues da Ceaca (PRTB), Tenente Tibúrcio (PMN), Duda do Vassoural (DEM) e Joel da Gráfica(do blog de jamildo)

Vereadora Nelma Carvalho quer garantir os direitos na aposentadoria dos professores municipais de Garanhuns‏

Foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Garanhuns, o
requerimento da Vereadora Nelma Carvalho (Diretora Nelma PR), que
solicita ao Governo Municipal, a incorporação da gratificação de
regência de classe à aposentadoria dos professores municipais.
 
A gratificação de incentivo à regência de classe é uma vantagem de
ordem pecuniária concedida ao professor em efetivo exercício em sala
de aula, que atue na educação infantil, ensino fundamental, educação
especial, e educação de jovens e adultos (nivelamento/alfabetização),
em razão do trabalho realizado, equivalente ao vencimento do cargo.
 
“Os professores levam a vida inteira na sala de aula, recebendo um
salário e quando chegam ao final da carreira parte desse valor lhe é
retirado. Não é justo, por isso essa correção tem que ser feita, para
quando o professor se aposentar a gratificação por regência seja
incorporada ao seu salário”, afirma a vereadora Nelma Carvalho.
 
“Tenho certeza que contaremos com a compreensão do Governo Municipal
no sentido de valorizar ainda mais o profissional da educação do nosso
município, que constrói diariamente a cidadania de nossos alunos.
Estamos mobilizando todos os esforços possíveis para garantir esse
direito aos professores”. Finaliza a vereadora.

Deputado Manoel Santos reivindica recapeamento de trecho da PE 300, entre Águas Belas e Itaíba

Deputado Manoel Santos reivindica recapeamento de trecho da PE 300, 
entre Águas Belas e Itaíba
 
Com o objetivo de melhorar o desenvolvimento da agropecuária e, 
consequentemente, fortalecer a economia no Agreste Meridional, o 
deputado estadual Manoel Santos apresentou, à Mesa Diretora da 
Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), uma indicação solicitando 
o recapeamento do trecho da PE 300, entre os municípios de Águas Belas e 
Itaíba, no Agreste Meridional.
 
Os municípios de Águas Belas e Itaíba desempenham um papel importante 
na Bacia Leiteira dessa região, tendo essa cadeia produtiva é a 
atividade de maior importância econômica e social.
 
Na avaliação do parlamentar, a obra não irá beneficiar não apenas o 
setor agrícola. “Acreditamos que os comerciantes e os estudantes desses 
dois municípios também serão beneficiados. Diante disso, temos certeza 
de que essa reivindicação dos agricultores e moradores dessas 
localidades será bem recebida pela Secretaria Estadual de Transportes e 
pelo Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco, o DER”, 
comentou.

Governador anuncia o Porto Digital em Caruaru


O Porto Digital se expandirá para Caruaru. O governador João Lyra Neto anunciou, nesta quinta-feira (29/05), a instalação do Armazém da Criatividade, que ficará localizado no Espaço Cultural Tancredo Neves (a antiga Fábrica Caroá). A ação faz parte de uma das metas estabelecidas pelo governador, ao assumir o mandato, no mês passado: levar o polo de desenvolvimento de softwares e economia criativa para o Interior do Estado.

'Com o Armazém da Criatividade, ofereceremos a experiência do Porto Digital aos jovens do Interior com formação técnica ou superior, que poderão empreender, inspirados num modelo de desenvolvimento econômico local voltado para o conhecimento, criatividade e inovação. Com isso, reafirmamos o nosso compromisso com a estratégia de redução das desigualdades subregionais, através de ações de impacto para o desenvolvimento da nova economia no Interior do nosso Estado. A unidade de Caruaru será a primeira no Interior, e brevemente expandiremos a experiência do Porto Digital para todo o Agreste e Sertão', destacou o governador.

O Armazém da Criatividade será instalado num galpão, ao lado do museu da antiga Fábrica Caroá. O local será dividido em três núcleos (criação, prototipação e editorial) e contará com laboratórios, salas de treinamento, incubadora, estúdio de fotografia, showroom e coworking, além de um núcleo empresarial, com salas comerciais para instalação de novos empreendimentos. A previsão é que o espaço seja inaugurado em dezembro de 2014.
Na área de tecnologia da informação, a unidade terá como foco as partes de moda, gráfica, animação e games. Já no tocante à economia criativa, a atuação será voltada para design gráfico, design de moda e editorial de moda.

FÁBRICA - Fundada em 1935, a fábrica foi responsável por impulsionar a economia de Caruaru e da região do Agreste pernambucano. A indústria fabricava barbantes, cordões, sacos e estopas. O empreendimento encerrou definitivamente suas atividades em 1978, e a área onde estava situada passou para o município oito anos depois, graças à atuação do ex-deputado federal Fernando Lyra. O terreno foi aproveitado para o Espaço Cultural Tancredo Neves e o Pátio de Eventos, além de abrigar um museu com exposição do maquinário utilizado na confecção de tecidos e painéis que contam a trajetória da fábrica.

Tropas encerram Operação Pernambuco nesta quinta



Publicado por Branca Alves, em 29.05.2014 às 16:09As tropas do Exército brasileiro e da Força Nacional deixarão Pernambuco nesta quinta-feira (29), data limite para a Operação Pernambuco, deflagrada no último dia 18. Em reunião em Brasília, o governador do Estado, João Lyra Neto (PSB), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, avaliaram que a situação do Estado já voltou à normalidade, mas ressaltaram que, caso seja necessária, a presença das tropas federais poderá ser solicitada novamente.Lyra frisou ainda que o Exército retornará a Pernambuco, já a partir do dia 1º de junho, em virtude da Copa do Mundo. Desta forma, um contingente ainda maior de militares estará no Estado durante o período do Mundial.“Terminou o período de Garantia da Lei e da Ordem das tropas federais em Pernambuco, em função da paralisação da Polícia Militar, há duas semanas. É importante dizer que durante o mês de junho, haverá um contingente ainda maior das Forças Armadas em Pernambuco, por conta da Copa do Mundo. Desta forma, a população poderá ficar tranquila, porque a situação de normalidade foi restabelecida, e também porque, conforme foi combinado com o Ministério da Justiça e o Ministério da Defesa, o Governo de Pernambuco poderá, em caso de emergência, convocar em novo momento a Força Nacional e o Exército brasileiro, para os quais prestamos nosso agradecimento pela contribuição e parceria nesses últimos dias”, afirmou o governador,do blog da folha)








Renan vai ao SFT contra a redução do tamanho das bancadas

Renan Calheiros - foto pedro frança - agência senado
O presidente do Senado e do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), vai ajuizar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra a Resolução do TSE determinando que o tamanho das bancadas federais e estaduais para as eleições deste ano seja calculado com base nos dados do Censo de 2010.
De acordo com esta Resolução, que foi aprovada na última terça-feira (27), oito estados perderão deputados e cinco ganharão.
Se este cálculo prevalecer, Pernambuco perderá uma vaga na Câmara Federal (de 25 para 24) e uma na Assembleia Legislativa (de 49 para 48).
Segundo Calheiros, o TSE “usurpou” a competência legislativa do Congresso, que é quem detém a prerrogativa de calcular o tamanho das bancadas com base na população dos estados.
“O TSE errou ao editar uma Resolução sobre um tema que é de competência exclusiva do Congresso. Mas o Congresso também errou ao usar um instrumento errado (decreto legislativo) para corrigir o erro do Judiciário”, disse o jurista Flávio Pansieri, fundador da Academia Brasileira de Direito Constitucional.
O simples anúncio da redução de uma cadeira na representação de Pernambuco deixou a maioria dos candidatos a deputado estadual e a federal em polvorosa porque o quociente eleitoral aumentaria em cerca de 5%.(Do blog de Inaldo Sampaio)

Fontana deve ser efetivado como líder do governo

O deputado federal Henrique Fontana (PT-RS), que atua como líder em exercício do governo na Câmara, deve ser efetuado até esta sexta-feira (30), na função. Fontana era vice do deputado Arlindo Chinaglia (PR-RS), que foi conduzido à primeira vice-presidência da Casa, no lugar de André Vargas (sem partido-PR).
Vargas abriu mão do cargo na Mesa e saiu do PT devido à revelação de sua relação com o doleiro Alberto Youssef, investigado na Operação Lava Jato. O Palácio do Planalto já comunicou a decisão da presidente Dilma Rousseff (PT) aos principais líderes da Casa.(do blog da folha)

Alto Pajeú registra maior volume de chuvas do ano


















Com informações do Blog do Nill Junior.
A madrugada desta quinta-feira (29) foi de chuva forte em praticamente todas as cidades do Sertão do Pajeú. Diversos municípios registraram altos volumes, muitos deles bastante acima da média aferida neste período do ano, como é o caso de Brejinho, recordista até o momento, com incríveis 145 milímetros registrados, índice próximo ao equivalente ao que era esperado para os próximos seis meses.
Tuparetama, que até então possuía recorde negativo de chuvas, registrou volume de 90mm, seguido por Tabira (76mm), São José do Egito (72mm), Calumbi (70m) e Afogados da Ingazeira (45mm).
Vale registrar ainda os índices computados nas cidades de Iguaraci (42mm), Itapetim (37mm), Solidão (35mm), Triunfo (32mm), Quixaba (28mm), Ingazeira (25mm), Santa Cruz da Baixa Verde (25mm), Serra Talhada (24mm) e Flores (16mm).
A expectativa agora é de que, caso as próximas chuvas venham com a mesma intensidade, seja possível elevar o nível da Barragem de Brotas, que hoje opera com cerca de 45% de sua capacidade total.(do blog de magno martins)

Foto: Marcelo Patriota.

Lula defende a Copa e rechaça as críticas ao evento



 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a Copa do Mundo no Brasil e se mostrou decepcionado com as críticas sobre a realização do campeonato.
Em evento na zona sul de São Paulo na noite desta quarta-feira, Lula disse que, em 2007, quando o Brasil conquistou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014, foi motivo de orgulho para o pais, mas que agora "ficou tudo ruim".
"A cada dia que passa as pessoas vão sendo desmentidas. Primeiro, não íamos ter estádios, mas os estádios estão prontos. Segundo, as obras de mobilidade não estariam prontas, mas a maioria delas vai ficar pronta. Uma ponte ou um viaduto talvez não seja entregue", disse Lula.  (De O Globo)

Câmara levará a Agenda 40” do PSB sábado para Petrolina


paulo camara - foto roberto pereira

O vice Raul Henry (PMDB) e o candidato a senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) também estarão na solenidade.
O evento terá início às 10h30 na casa de recepções Manga Rosa e reunirá lideranças políticas de todo o Sertão do São Francisco.
Na sexta-feira, dia 30, Paulo Câmara estará em Cabrobó com o prefeito Auricélio Torres (PSB) e outras lideranças políticas do município.
Em seguida irá a Orocó para um encontro com os ex-prefeitos Didi Amando (PR) e Bosco Bione (PSB).
À tarde desse mesmo dia viajará para Santa Maria da Boa Vista para fazer uma visita à prefeita Eliane Costa (PSL) e ao ex-prefeito Jetro Gomes (PSB).
A próxima parada será em Lagoa Grande, onde terá reunião com o prefeito Dhoni Amorim (PSB) e outras lideranças políticas do município.
Em Petrolina, antes da “Agenda 40”, Paulo Câmara tomará o café da manhã com empresários locais.
Nesta quarta-feira, no Recife, Paulo Câmara reuniu-se com lideranças comunitárias do bairro do Pina em companhia do vereador Eduardo Chera (PTN).

quarta-feira, 28 de maio de 2014

0 Governador decreta ponto facultativo nos dias 20, 23 e 26 de junho


João Lyra Neto_Erasmo SalomãoMSDivulgação


O governador João Lyra Neto assinou decreto, ontem, que o Diário Oficial publicou na edição de hoje (28), determinando que será ponto facultativo no Estado nos dias 20, 23 e 26 de junho, datas em que serão realizados jogos da Copa do Mundo na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
O decreto atinge servidores públicos da administração direta e indireta das repartições estaduais localizadas na área metropolitana do Recife, à exceção dos serviços cujo funcionamento seja indispensável, a juízo do chefe de cada órgão.
De acordo ainda com o decreto, nos dias de jogos da Seleção Brasileira o expediente nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta estadual acompanhará o que for decretado pelo Governo Federal.
No dia 20 de junho (sexta-feira), às 13h, jogarão na Arena Pernambuco as seleções da Itália e da Costa Rica.
Já no dia 23 de junho (segunda-feira), às 17h, acontecerá o jogo México x Croácia. E no dia 26 de junho (quinta-feira), às 13h, Estados Unidos x Alemanha.
Além destes jogos, a Arena Pernambuco sediará a partida entre Costa do Marfim e Japão, no dia 14 de junho (sábado), às 22h, e uma partida pela fase de oitavas de final, no dia 29 de junho (domingo), às 17h. Nessas datas, não haverá alteração.

Acordo encerra greve dos rodoviários em Salvador




















Valor.

Motoristas e cobradores de ônibus de Salvador decidiram, no início da tarde desta quarta-feira (28), encerrar a greve da categoria em curso desde ontem, após um acordo com as empresas. Em assembleia, os trabalhadores aceitaram o reajuste salarial de 9% — o mesmo que fora acordado antes do início da paralisação.
Com isso, o salário dos motoristas subirá de R$ 1.600 para R$ 1.744 e o dos cobradores de R$ 948 para R$ 1.033.
Motoristas e cobradores conseguiram, com a paralisação, ampliar o valor do tíquete-alimentação de R$ 12 para R$ 14, com diminuição da contrapartida de 20% para 5% sobre o valor mensal do benefício.

Também foi acordada a redução de jornada de trabalho de 8h para 6h40min, além da promessa de participação no lucro das empresas a partir de janeiro do ano que vem.

A expectativa é de que, com o fim da greve, a frota de 2.500 ônibus volte a circular ainda nesta tarde na capital baiana.

Prefeitura confirma vinda de Dilma para Via Mangue

Segundo informações dos corredores da Prefeitura do Recife, a Presidência da República comunicou oficialmente à gestão municipal que a presidente Dilma Rousseff (PT) virá à capital pernambucana no dia 3 de junho, para participar da inauguração da Via Mangue. O informe encerra a especulação sobre a possibilidade de a administração do prefeito Geraldo Julio (PSB) entregar a intervenção no próximo sábado (31), sem a presença de representantes do Governo Federal.
As obras da Via Mangue, que se aproximam da marca dos R$ 500 milhões, foram iniciadas durante a gestão do ex-prefeito João da Costa (PT). No entanto, a sua idealização data ainda da administração João Paulo. O atual deputado federal atualizou projeto que foi elaborado pelo seu antecessor, Roberto Magalhães (DEM).
A possibilidade de a Via Mangue ser inaugurada sem Dilma alimentou ainda mais o acirramento que vem marcando o debate pré-eleitoral no Estado. Como socialistas e petistas não andam se batendo após o rompimento da aliança nacional, por conta da postulação presidencial do ex-governador Eduardo Campos (PSB).
A Presidência da República, no entanto, só deve oficializar a agenda administrativa nesta quinta-feira (29). A expectativa é a de que o evento ocorra às 16h do dia 3 de junho.
Essa será a terceira vinda da presidente Dilma Rousseff em menos de dois meses, após a desincompatibilização de Eduardo Campos do Governo do Estado.(do blog da folha)

Crescimento real nos salários pagos entre 2008 e 2012 foi mais de 35%

Dados indicam que a melhora na qualidade e no número de empregos são os responsáveis

Agência Brasil
O salário médio mensal pago pelas empresas e outras organizações apresentou aumento real de 10,1% entre 2009 e 2012. O crescimento real se deu em todos os anos, tendo fechado 2012 com alta de 2,1% (para R$ 1.943,16), em relação a 2011, quando o salário médio real já havia subido 4,7%.
Os dados fazem parte da pesquisa Cadastro Central de Empresas (Cempre), que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está divulgando nesta quarta-feira (28), com informações cadastrais e econômicas de empresas e outras organização formalmente constituídas no país.
Os dados indicam também que a melhora na qualidade e no número de empregos fez com que o total de salários e outras remunerações pagos por empresas e organizações, entre 2008 e 2012, acumulasse crescimento de 35,3% e se desse em todos os anos analisados pela pesquisa. Em 2012, esse aumento foi 7,1%.
Em entrevista à Agência Brasil, o gerente da pesquisa, Bruno Erbisti Garcia, disse que o crescimento real do total de salários pagos é consequência direta da melhoria da qualidade e do número de pessoas ocupadas. “Cresce o número de pessoas empregadas e cresce também a média salarial. É um crescimento que tem ocorrido nos últimos anos, aconteceu de forma bem expressiva de 2010 para 2011, em 2012 esse crescimento foi menor, porém o salário médio real ainda continua crescendo – tanto no emprego quanto na média salarial”.
Garcia ressaltou que nos últimos quatro anos tem havido crescimento real na massa de salário pago, na comparação anual. “Há também uma tendência de aumento na qualificação do emprego e uma equalização maior entre homens e mulheres no mercado de trabalho”, disse.
O aumento de 10,1% na média mensal do salário, de 2008 a 2012, ocorreu nas 20 seções observadas na pesquisa do IBGE, com destaque para as atividades das indústrias extrativas (44,5%), a saúde humana e os serviços sociais (21,3%) e a construção (20,5%)

Governador João Lyra Neto garante incentivo para recuperação do comércio de Abreu e Lima

"Além de manter a ordem e a segurança pública, nós estamos preocupados em realizar diversas ações no município de Abreu e Lima, no sentido econômico e social". Foi o que afirmou o governador João Lyra Neto, nesta terça-feira (27/05), durante reunião com lideranças de Abreu e Lima, município localizado na Região Metropolitana do Recife. Além de se comprometer em intermediar questões antigas, como o desvio da BR-101, João Lyra Neto se mostrou disposto a reforçar as políticas públicas no município. O encontro aconteceu na Sede do Governo de Pernambuco, no Palácio Campo das Princesas, no Recife.

Para o governador, após os recentes incidentes de vandalismo e violência registrados no município, o Estado deve intensificar a sua atuação e garantir a manutenção da ordem. "Eu deixei que tudo ficasse mais calmo no município para que pudéssemos fazer uma reunião mais ampla e debater outros assuntos", completou João Lyra, explicando que as questões sociais no município devem ser analisadas com atenção.

"Nós recebemos algumas demandas que não são apenas de responsabilidade do Governo de Pernambuco. Alguns pontos dependem da prefeitura e do Governo Federal, a exemplo da BR-101, rodovia que corta o município de Abreu e Lima, causando transtornos à população", destacou o governador, garantindo que todas as demandas apresentadas serão analisadas e atendidas na medida do possível. "O está previsto em Lei nós vamos fazer, e o que não estiver vamos fazer o maior esforço para atender", completou.

Sobre o comércio, um dos setores prejudicados com os saques e roubos da última semana, o governador garantiu que vai apoiar os comerciantes no que for possível. "O que foi solicitado hoje pela Câmara de Dirigentes Lojistas já está previsto em Lei, que permite um comportamento tributário de acordo com a necessidade dos comerciantes prejudicados em ocasiões excepcionais, como aconteceu em Abreu e Lima", explicou o chefe do Executivo pernambucano.

Após a reunião, o sentimento do prefeito do município, Marcos José da Silva, era de conforto e alívio. "Estou convencido que tudo vai funcionar, pois quando o chefe do Estado se compromete a ajudar tudo dá certo", disse o gestor, adiantando que o governador solicitou um estudo mais profundo de como poderíamos ajudar o comércio e a segurança pública em Abreu e Lima.

Secretaria de Agricultura apresenta ações para o Semiárido durante Fenagri


A 25ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri 2014 – será realizada de 28 a 31 de maio, em Petrolina, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Durante a feira, o público poderá participar de minicursos, workshops e seminários, além de contar com um espaço reservado à agricultura familiar. Empresas nacionais e internacionais poderão aproveitar o evento para expor seus produtos e fazer negócios.

Os minicursos desta edição vão priorizar o processamento de frutas e produção de vinhos e sucos caseiros. O produtor vai aprender a fazer, obter informações para a certificação e como montar seu próprio negócio. Serão destacados o potencial econômico e comercial de frutas como a pêra, maçã, pitaya (fruta nativa da caatinga), romã e figo, que já vem sendo produzidas em escala comercial na região.

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco participa da Fenagri com uma exposição das principais ações da pasta voltadas para a agricultura familiar. Os visitantes vão poder conferir detalhes de programas como o de incentivo à criação de galinha de capoeira, as ações de convivência com o Semiárido e o Irrigação para Todos. O ambiente também é favorável à capacitação dos produtores. “A Fenagri, além de apresentar alternativas de produção e comercialização aos agricultores familiares da região, promove o desenvolvimento do agronegócio por meio de suas principais redes produtivas, como a fruticultura, a caprinovinocultura, a piscicultura, a bovinocultura de leite e derivados, a vitivinicultura, a apicultura e o enoturismo.”, destacou o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Genil Gomes, que participa da abertura da feira.

A Fenagri vai ocupar uma área de 12 mil metros quadrados, onde serão montados os estandes que ficarão expostos à visitação com acesso livre, das 18 às 23h. Participam expositores, empresários, produtores rurais, técnicos, pesquisadores e estudantes. A realização é da Prefeitura Municipal de Petrolina, Sindicato Rural de Petrolina e a Câmara de Fruticultura de Petrolina.

Agricultura Familiar - Durante assembléia geral da ONU, 2014 foi definido como o ano internacional da agricultura familiar. Em Pernambuco, as ações são tocadas pela Secretaria Executiva de Agricultura Familiar em três eixos: implantação de redes produtivas por meio do ProRural, diversificação da produção agrícola e plano de convivência com o Semiárido. “Vamos implantar 25 mil cisternas voltadas para a produção de alimentos em Pernambuco, o que vai fortalecer a economia e estimular o acesso ao mercado”, ressaltou o secretário executivo de agricultura familiar, José Cláudio da Silva.

Dilma quer vir inaugurar a Via Mangue



Decidida a participar da inauguração da Via Mangue, a presidente Dilma Rousseff (PT) pediu ao prefeito Geraldo Julio (PSB) para transferir a data da entrega solene da obra de sábado (31) para a próxima terça-feira (3). Geraldo tem reunião agendada com a sua equipe para a tarde de hoje (28), com o objetivo de decidir se atende ao pedido da presidente.
Dilma alega ter compromissos inadiáveis para o sábado e, como gostaria de estar presente à inauguração da Via Mangue, pediu a Geraldo para reagendar a entrega do equipamento.

A Via Mangue, projeto nascido na gestão de João Paulo (PT), teve suas obras iniciadas na administração de João da Costa (PT). Orçada em R$ 555 milhões, a obra recebeu R$ 431 milhões do Governo Federal, o que representa 77% do investimento total - daí o interesse da presidente Dilma Rousseff em participar do evento.

Mas como a Prefeitura do Recife encontra-se atualmente sob o controle dos socialistas, o Palácio do Planalto teme que o PSB tente “vender” para a população da capital que a obra, a primeira da Copa do Mundo a ser entregue, trate-se de uma ação isolada do prefeito Geraldo Julio, cria do ex-governador Eduardo Campos (PSB), adversário de Dilma Rousseff na corrida presidencial.(do blog de magno martins)

Sonegação de impostos ultrapassa os R$ 200 bilhões

Em menos de seis meses, o Brasil já deixou de arrecadar R$ 200 bilhões devido à sonegação de impostos. O placar da sonegação fiscal, o “Sonegômetro” alcançou a marca no último domingo (25). Os dados fazem parte da campanha “Quanto custa o Brasil pra você?”, realizada pelo Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz). De acordo com o levantamento, o valor é 25 vezes maior que o gasto na construção das arenas para a Copa do Mundo.
De acordo com o presidente do Sinprofaz, as pessoas precisam entender que todo mundo perde com a sonegação fiscal. “Estamos sempre falando sobre a alta carga tributária, mas também precisamos discutir o efetivo combate à sonegação e um sistema de cobrança mais justo para com os que ganham menos”, afirma.
“Para se ter uma ideia, os R$ 200 bi seriam suficientes para beneficiar mais de 2,7 milhões de pessoas com o Bolsa-Família ou na construção de cinco milhões de casas populares”, explica o procurador da Fazenda Nacional e presidente do Sinprofaz, Heráclio Camargo. O monitoramento da sonegação, apelidado de “Sonegômetro”, foi lançado em 2013 pelo sindicado e fechou o ano na marca de R$ 415 bilhões.
Um dos objetivos da campanha “Quanto custa o Brasil pra você?” é justamente chamar a atenção da população para o desequilíbrio nos mecanismos de cobrança do Governo. “A mesma administração que comemora um recorde de arrecadação – foram R$ 123 bilhões só no primeiro mês do ano, de acordo com a Receita Federal – já deixou de recolher quase que o mesmo valor por não cobrar de maneira mais eficaz os grandes devedores de impostos”, explica o presidente do Sindicato.(do blog do jamildo)

PTB encomenda pesquisa ao Ibope para Pernambuco

Foto: Agência Senado
Foto: reprodução da internet
O PTB encomendou uma pesquisa a empresa Ibope para avaliar o desempenho do pré-candidato ao governo do Estado Armando Monteiro Neto frente aos adversários na disputa rumo ao Palácio do Campos das Princesas. Os 1.008 questionários começaram a ser respondidos na última segunda-feira (26), por eleitores de todo o Estado. A pesquisa se estende até a próxima quinta-feira (29). O resultado deve ser divulgado na sexta-feira (30). Para evitar processos eleitorais, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo o site do TSE, onde a pesquisa está registrada, o levantamento custará R$ 73 mil. Entre as perguntas está o interesse dos cidadãos pelo pleito em outubro e a escolha entre quatro candidatos na disputa para o governo do Estado – Armando Monteiro Neto, Paulo Câmara (PSB), Zé Gomes Neto (PSOL) e Jair Pedro (PSTU). A disputa no Senado também está presente no questionário, assim como a decisão presidencial.
A formação dos palanques com a presença dos padrinhos nacionais – no caso Dilma e Lula ao lado de Armando e Eduardo Campos apoiando Paulo Câmara – também é alvo da análise do partido. Os números devem ajudar a definir o tom que o pré-candidato adotará ao longo da campanha, que tem início oficial apenas em julho.
CRÍTICAS – A pesquisa encomendada por Armando ainda não foi publicada mas, nos bastidores do PSB, as críticas ao questionário já correm solta. Os socialistas mostram incredulidade com a transparência da pesquisa e com o tratamento e a interpretação que serão dados aos números.
“Será que os números vão mostrar a realidade já que o contratante é parte interessada do processo? Será Juca vendendo a Juca?”, questionou um socialista, em reserva.(Do blog de jamildo)

Senado acredita na legalização controlada da maconha


























Valor.
A maconha deve continuar proibida ou poderia ser regulamentada ou até descriminalizada no Brasil? Os consultores do Senado Federal, Denis Murahovschi e Sebastião Moreira Junior, apresentam, a pedido do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), um estudo detalhado sobre a situação legal da substância ilícita mais usada no mundo.

A maconha é consumida por 180 milhões de pessoas, ou 3,9% da população de 15 a 64 anos, segundo o relatório mundial sobre drogas divulgado no final do ano passado.

A conclusão dos consultores é de que o futuro da maconha no país é o da legalização controlada, com a regulação de todo o processo – da produção e comércio à posse e ao consumo de drogas – que ficaria sujeito ao controle e fiscalização pelo poder público. Eles advertem, porém, que é contraditório descriminalizar as drogas sem haver um mecanismo legal que permita o consumo, o que acabaria com o mercado ilícito.

Cristovam Buarque é relator da Sugestão 8/2014, proposta apresentada por meio do Portal e-Cidadania pelo cidadão André de Oliveira Kiepper, que ganhou o apoio de mais de 20 mil pessoas em nove dias. Ao atingir esse patamar, a proposta foi enviada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que escolheu o senador pedetista para avaliar a sugestão, que deve ser transformada em projeto de lei.

A proposta popular pede a regulação da maconha para usos medicinal, recreativo e industrial, com tratamento semelhante ao garantido ao álcool e ao cigarro. Os signatários querem uma lei que permita o cultivo caseiro, o registro de clubes de autocultivadores, o licenciamento de estabelecimentos de cultivo e de venda de maconha no atacado e no varejo, e a regularização do uso medicinal.