sábado, 28 de junho de 2014

Eduardo Campos é oficializado candidato a presidente

 
Pernambucano ingressa formalmente na disputa pelo comando do País (Foto: Reprodução)

Foi por aclamação que o PSB nacional oficializou há pouco a candidatura presidencial do ex-governador Eduardo Campos. O evento, que está sendo realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, também homologou a postulação a vice da ex-senadora Marina Silva. Dessa forma, a dupla deixa a condição de pré-candidatura para se firmar como opção na disputa pelo Palácio do Planalto. Aos gritos de “Brasil pra frente, Eduardo presidente”, a militância socialista celebrou o passo até aqui mais importante do partido nessa corrida eleitoral.
A formalização se deu simbolicamente pelo erguimento dos crachás dos presentes no salão que abriga o evento. O secretário-geral do PSB, Carlos Siqueira, mestre de cerimônia do ato, pediu que os correligionários aclamassem as postulações de Eduardo e Marina Silva. Pedido que foi atendido prontamente, acompanhado de aplausos e, claro, do single escolhido para marcar essa fase inicial da campanha.(do blog da folha)

Colômbia vence Uruguai e encara Brasil nas quartas

James Rodríguez marcou dois gols e foi o craque da partida (Foto: AFP)
(AE) - Se o Uruguai não teve Luis Suárez, a Colômbia contou com o brilho de James Rodríguez neste sábado para fazer história ao eliminar o rival e alcançar as quartas de final da Copa do Mundo pela primeira vez. Com gols do jovem atacante, o novo artilheiro do Mundial, a seleção colombiana venceu por 2 a 0, eliminou os uruguaios no mesmo Maracanã que consagrou o rival na Copa de 1950 e confirmou confronto contra o anfitrião Brasil na próxima fase.
Será o primeiro confronto entre brasileiros e colombianos em uma Copa. O duelo das quartas de final está marcado para a próxima sexta-feira, às 17 horas, na Arena Castelão, em Fortaleza. De acordo com a Fifa, as duas seleções já fizeram 25 duelos, com ampla vantagem do Brasil, com 15 vitórias. Houve ainda oito empates e dois triunfos da Colômbia.
Para avançar na Copa, a Colômbia repetiu neste sábado o bom futebol da primeira fase, na qual venceu seus três jogos. Diante de um Uruguai acuado, sem seu principal atacante, os colombianos impuseram seu forte poder ofensivo desde o início e contaram com mais uma grande exibição de James Rodríguez. Ele marcou duas vezes e se tornou o novo artilheiro da Copa, isolado, com cinco gols.

Herói, Julio Cesar chora e lembra lágrimas de 2010




Com duas defesas de pênalti, goleiro garantiu a vitória sobre o Chile (Foto: Vipcomm)
(AE) - O choro de Julio Cesar marcou a eliminação do Brasil na Copa do Mundo de 2010. Afinal, foi uma falha dele que causou a derrota para a Holanda, nas quartas de final. Ainda na saída de campo naquela partida, o goleiro mostrou todo seu desapontamento em ver o sonho do título escapar por entre suas mãos. Quatro anos depois, a mesma cena de Julio Cesar chorando, desta vez como herói. Com duas defesas de pênalti, ele garantiu a vitória sobre o Chile.
“Quatro anos atrás, eu dei uma entrevista muito triste, chateado, emocionado. Estou repetindo hoje, mas com felicidade. Só deu sabe o que a minha família o que eu passei e o que eu passo até hoje. Mas sei que a minha história na seleção ainda não acabou”, garantiu Julio Cesar, em entrevista pós jogo. Antes de começar a resposta, porém, o goleiro precisou respirar fundo por alguns segundos, abafando a voz embargada pelo choro.
Execrado há quatro anos, Julio Cesar chegou a perder o posto na seleção, mas o recuperou a tempo de jogar a Copa América. Com Felipão, ganhou confiança a ponto de ser convocado, antecipadamente, mesmo quando estava sem jogar na segunda divisão do Campeonato Inglês. Criticado, respondeu em campo.
“Meus companheiros estão me dando muita força, para chegar em campo em dar o meu melhor. Faltam três degraus. Espero dar outra entrevista de felicidade com o Brasil todo em festa. Esse é o meu grande sonho”, completou o goleiro.

Brasil sofre nos pênaltis, mas passa do Chile

Julio Cesar pegou dois pênaltis e foi fundamental no resultado (Foto: Vipcomm)
São Paulo (AE) - Julio Cesar saiu de Port Elizabeth, em 2010, como vilão da eliminação do Brasil na Copa da África do Sul. Quatro anos depois, o goleiro é o herói da classificação para as quartas de final do Mundial jogado em casa. Neste sábado, Julio chorou antes das cobranças de pênalti que definiram a partida contra o Chile, mas embaixo das traves resolveu. Pegou duas cobranças (de Sánchez e Pinilla) e viu a última delas, de Jara, acertar a trave esquerda para o Mineirão fazer uma festa sem igual. Depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, o Brasil fez 3 a 2 no Chile nos pênaltis e está nas quartas.
David Luiz abriu o placar e Julio Cesar fez a parte dele logo na primeira cobrança, de Pinilla. Willian mandou para fora, mas o goleiro trabalhou muito bem para pegar a cobrança de Alexis Sánchez. Marcelo e Aránguiz deixaram os deles até que Hulk bateu e Bravo pegou com os pés. Díaz, em seguida, voltou a deixar tudo igual. Neymar tirou um peso enorme das costas fazendo 3 a 2. Até que Jara seguiu para a cobrança que acabaria por entrar para a história.
O jogo poderia ter tido outros contornos não fossem dois erros pontuais do árbitro Howard Webb, considerado o melhor da atualidade. O inglês, que havia trabalhado no jogo entre Brasil e Chile da Copa passada e também apitou a decisão daquele Mundial, errou em dois lances capitais com Hulk: deixou de dar um pênalti no atacante, quando o jogo estava 0 a 0, e anulou um gol alegando toque na mão, já no começo do segundo tempo, quando o placar apontava 1 a 1.
A vitória, porém, não esconde uma partida muito ruim da equipe, que expôs a sua Neymardependência. O craque não conseguiu resolver quando teve chances, no primeiro tempo, e foi bem marcado no segundo. Sem ele, Hulk se destacou como melhor em campo, mas faltou conjunto para a seleção brasileira, principalmente na criação. O volante Luiz Gustavo, que levou o segundo cartão amarelo, está suspenso.

Brasil
Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho (Ramires) e Oscar (Willian); Neymar, Hulk e Fred (Jô). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Chile
Bravo; Francisco Silva, Medel (Rojas) e Jara; Isla, Díaz, Aránguiz, Vidal (Pinilla) e Mena; Sánchez e Vargas (Gutiérrez). Técnico: Jorge Sampaoli.
Gols: David Luiz, aos 17, e Sánchez, aos 31 minutos do primeiro tempo. Cartões amarelos: Jô, Luiz Gustavo e Hulk (Brasil); Mena, Pinilla e Francisco Silva (Chile). Árbitro: Howard Webb (Fifa/Inglaterra). Renda: Não disponível. Público: 57.714 pessoas. Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)(do blog de primeira).

A Copa lá fora: contando vantagem


Ilimar Franco - O Globo
 O ministro Luiz Alberto Figueiredo (Itamaraty) anda envaidecido com a avaliação da Copa feita por autoridades estrangeiras. Conta que uma delas, europeia, disse que em seu país não havia estádio tão bonito quanto os brasileiros.
A estreia do Brasil na Copa foi um sucesso de público nas Redes Sociais. No dia 12 de junho, contra a Croácia no Itaquerão (SP), 58 milhões de pessoas comentaram, postaram fotos e falaram sobre o jogo da seleção brasileira.
Essas pessoas geraram 140 milhões de interações (fotos, posts sobre o jogo na TV e curtidas) durante a partida. Uma em cada três pessoas que entraram no Facebook, durante a peleja, se referiram à disputa. Esse número é cinco vezes maior ao registrado na cerimônia do Oscar deste ano: 11,3 milhões de pessoas e 25,4 milhões de comentários/fotos/posts.
Os números no Brasil também impressionam. No país sede da Copa, 16 milhões de pessoas falaram sobre o jogo nas primeiras horas após a partida. Entre os brasileiros foram 40 milhões de interações (fotos, posts sobre o jogo na TV, e curtidas). Isso é 28,5% do total de interações sobre a partida. E que um em cada três brasileiros, que usaram o Facebook durante o jogo entre Brasil e Croácia, fizeram interações a respeito do que ocorreu dentro das quatro linhas.
Os dados foram fornecidos ao Ministério dos Esportes pelo Twitter e pelo Facebook.

Proprietário de barraca que possuía ligação clandestina na Caxangá vai à delegacia

Homem confessou que possuía em seu estabelecimento ligações irregulares

Da Folha de Pernambuco

Bruno Campos/Folha de Pernambuco
Mulher morreu quando teria se apoiado em uma barra metálica e recebido à descarga elétrica
O dono da barraca, localizada próxima ao viaduto da Avenida Caxangá, zona Oeste do Recife, foi até a delegacia de plantão da Várzea, confessar que, realmente, possuía em seu estabelecimento ligações clandestinas de energia elétrica, que podem ter ocasionado a morte de Maria da Conceição Liberato da Silva, de 33 anos, na última quarta-feira. Testemunhas informaram aos oficiais responsáveis que a mulher tentou atravessar a rua Professor Moraes Rêgo, quando foi surpreendida por um caminhão que provocou uma espécie de onda na pista alagada em direção à vítima. Com o susto, Maria teria se apoiado na barra e recebido à descarga elétrica, caindo no chão logo em seguida.
De acordo com o agente Cícero Marques o inquérito já foi instaurado e a polícia espera apenas o resultado da perícia para comprovar se a culpa foi, realmente, do dono da barraca ou se o choque foi ocasionado por um poste próximo. “Depois que chegar à perícia, alguém vai responder pelo crime de homicídio, seja ele doloso ou culposo”, informou o agente. Esse tipo de situação tende a acontecer porque as pessoas não tomam os cuidados necessários para a prevenção de acidentes.
Por conta do aumento das chuvas na Região Metropolitana do Recife (RMR), um dos principais cuidados que a população deve ter está relacionado à energia elétrica. Muitos acidentes ocorrem devido a quedas no abastecimento elétrico, que podem ocasionar curtos-circuitos, principalmente em redes com alguma ligação irregular. Além disso, quem tem crianças deve ter atenção redobrada na hora de lidar com os equipamentos elétricos e eletrônicos para evitar que situações mais graves cheguem a acontecer.
Manter instalações elétricas em bom estado, não usar fios emendados, velhos ou danificados e jamais fazer ligações clandestinas de energia estão no topo dessa lista. No caso da famosa “gambiarra”, que está entre possíveis motivos para a morte de Maria da Conceição, a prática é a prova que, além de ilegal, coloca em risco a vida de pessoas. Nesses meses de chuva intensa, a população precisa lembrar que água e eletricidade não combinam. É de suma importância manter os aparelhos elétricos longe de água e, caso haja necessidade de utilizar qualquer equipamento condutor de energia elétrica, estar sempre calçado e com as mãos enxutas.

Globo é a grande derrotada da Copa

Por Helena Sthephanowitz, na
A Copa do Mundo de Futebol no Brasil deveria ter sido vista como uma oportunidade rara para as empresas de mídia fazerem bons negócios. Poderiam aproveitar a visibilidade e o interesse no Brasil pelo evento esportivo de maior popularidade do planeta para vender ao mundo reportagens, documentários sobre cada região no entorno das cidades-sede e ampliar os canais de exportação para produtos jornalísticos e obras audiovisuais.
Mas estas empresas, quase todas "filhotes da ditadura", perderam esta oportunidade histórica por visão pequena, provinciana, e pelo vício de tratar seu próprio negócio como se fosse um partido político, daqueles obrigados a contestar qualquer ação de um governo o qual querem derrubar nas urnas ou sabe-se lá como.
Até o início do Mundial, as tevês, jornalões, revistas e portais alinhados ao pensamento demotucano detonavam a Copa no Brasil. Óbvio que essa corrente de pensamento do contra influiu na imprensa estrangeira. Mesmo empresas de comunicação que tenham correspondentes no Brasil acabam contaminadas pelo que ouvem e veem nas telas de TV, nas capas de revistas e nas páginas dos jornais de maior circulação.
Com a chegada da Copa, cerca de 19 mil profissionais de mídia de diversos países do mundo desembarcaram no Brasil. Por si só, esse número já mostra o fracasso da imprensa tradicional brasileira. Quase ninguém quis comprar suas reportagens e matérias por falta de confiança na narrativa. Todos quiseram ver com seus próprios olhos, fazendo suas próprias reportagens, tanto esportivas como sobre outros acontecimentos.
E o aconteceu é que essa multidão de jornalistas estrangeiros passou a produzir matérias de todos os tipos com uma visão positiva, sem deixarem de ser realistas, sobre o Brasil – e suas narrativas foram muito diferentes do que havia sido propagado até antes da Copa.
As minorais barulhentas, que protestavam com quebra-quebras localizados e ganhavam grande destaque na pauta do principal telejornal brasileiro, passaram a ser retratadas com sua verdadeira dimensão no exterior: sem serem desprezadas, mereceram notas na imprensa internacional proporcionais à sua relevância.
E a maioria do povo brasileiro, até então silencioso, explodiu em festa com a chegada da Copa.
Pois bem. Na quinta-feira (27), o Jornal Nacional da TV Globo fez uma longa matéria mea culpa, mas disfarçada, com o título "Clima festivo e sucesso da Copa conquistam manchetes internacionais".
O apresentador William Bonner abriu dizendo "Durante meses, os atrasos e os problemas de organização da Copa do Mundo foram assunto de muitas reportagens no Brasil e no exterior. Existia no ar uma preocupação generalizada com as consequências dos atrasos, das obras não concluídas. E os jornais estrangeiros eram especialmente ácidos nas críticas. Mas o fato é que, aos poucos, desde o início desse Mundial, isso tem mudado." Em seguida, citou algumas reportagens de revistas e jornais europeus e estadunidenses, comparando o conteúdo antes da Copa, que era negativo, e agora, francamente positivo.
O que o telejornal fez foi jogar no colo da imprensa estrangeira o que a própria TV Globo, junto com revistas como Veja e Época, e jornais como Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo propagaram incessantemente e que acabou repercutindo no exterior.
É a inversão das coisas. É como dizer: "Caros e ingênuos telespectadores, nada do que nós falamos durante meses sobre um suposto fracasso da Copa era verdade, como vocês estão percebendo, mas 'existia no ar uma preocupação generalizada' de que o seria, respaldada na imprensa estrangeira."
Como se vê, o 'tucanismo' da Globo está levando-a à decadência.

Copa já bate Oscar e Olimpíadas de Londres nas Redes


Ilimar Franco - O Globo 
 A Copa do Mundo de futebol no Brasil, 15 dias após seus início, já é um sucesso nas Redes Sociais do mundo inteiro. Os dados oficiais do Twitter mostram que a Copa gerou 160 milhões de tweets, 10 milhões a mais que o de toda as Olimpíadas de Londres. O jogo de abertura entre Brasil e Croácia foi o campeão da primeira fase, com 12,2 milhões de Tweets durante a transmissão da partida.
No Facebook não é diferente. A Copa já bateu todos os recordes de interação considerando todos os eventos monitorados até hoje. Na primeira semana, 141 milhões de pessoas comentaram sobre os jogos e a competição, somando um total de 459 milhões de interações, entre posts, comentários e curtidas. Em  uma semana, mais pessoas conversaram sobre a Copa no Facebook do que no Super Bowl americano , no Oscar e nas Olimpíadas de Inverno de Sochi juntos.
Os números completos:
1. Na Copa (de 12 a 18 de junho): 141 milhões de pessoas e 459 milhões de interações (posts, comentários e curtidas).
2. No Super Bowl americano (no dia 2 de fevereiro): 50 milhões de pessoas e 185 milhões de interações.
3. Nos Jogos de Sochi (de 6 a 23 de fevereiro): 45 milhões de pessoas e 120 milhões de interações.
4. Na entrega do Oscar (no dia 2 de março): 11,3 milhões pessoas e 25,4 milhões de interações.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Armando Monteiro promete convenção maior que a do PSB


Foto: Léo Caldas/PTB
Foto: Léo Caldas/PTB
Caso se concretizem as expectativas do PTB, a convenção que oficializará a candidatura do senador Armando Monteiro Neto ao Governo de Pernambuco neste domingo (29), em Caruaru, promete ser maior que a que referendou o nome do ex-secretário da Fazenda Paulo Câmara (PSB), ocorrida no clube Português, no Recife, no dia 15 deste mês.
É que o ato de Armando ocorre na casa de shows Palladium, localizada no quilômetro 64 da BR-104, que tem capacidade para mais de 10 mil pessoas, enquanto o Português comportaria apenas 6.500. Os cálculos da legenda, porém, indicam que a capacidade pode ser extrapolada.
O aquecimento para o ato começa às 8h, com a chegada das caravanas de várias regiões do Estado. Será o momento em que os pré-candidatos da chapa poderão falar, para animar a militância. Às 11h, chega a chapa liderada por Armando, com os deputados federais Paulo Rubem (PDT) e João Paulo (PT); respectivamente candidato a vice e ao Senado.
A partir de então, assumirão os discursos os presidentes dos cinco partidos que, além do PTB, compõem a coligação “Pernambuco Vai Mais Longe”: PT, PDT, PSC, PRB e PTdoB. Depois, será a vez da chapa.
Durante a convenção, serão apresentados os jingles da campanha de Armando e João Paulo, além das fotos oficiais e peças de campanha. O PTB também vai disponibilizar conexão wi-fi para o público presente e incentivar o uso das hashtags #PEvaimaislonge e #juntosporpernambuco nas redes sociais.
Todo o ato será animado por grupos de maracatu, além de apresentações do prefeito de Tabira, Sebastião Dias, e do ex-vereador de Caruaru, Rogério Menezes, que são violeiros e já se apresentaram durante o ato que marcou o apoio da presidente Dilma Rousseff (PT) e do ex-presidente Lula (PT) à chapa, ocorrido no Recife no último dia 13.(do blog de jamildo)

Eduardo Campos declara à Forbes ser a favor do casamento gay

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Em entrevista à Forbes Brasil, o ex-governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos (PSB) declarou que impedir o casamento civil entre homossexuais é um ato de discriminação que deve ser combatido. Além do assunto, o socialista comentou planos políticos e econômicos caso seja eleito.
“O casamento civil é um direito adquirido. Não se pode excluir de uma pessoa os direitos civis por conta de sua orientação sexual. A homofobia é uma discriminação e, como toda discriminação, deve ser combatida”, disse à revista.
Para a educação, propõe a ampliação dos programas de creches e estudo integral.
De acordo com a entrevista, Eduardo defende ainda independência ao Banco Central e acredita num agronegócio moderno e sustentável. O presidenciável pretende também, se eleito, simplificar o sistema tributário brasileiro.(do blog de jamildo)

PP decide anunciar apoio a Fernando Bezerra


O PP, do deputado federal Eduardo da Fonte, acaba de anunciar que também dará apoio ao candidato ao Senado, Fernando Bezerra Coelho. Nestas eleições, não há obrigatoriedade de votar em uma chapa fechada. Dai o partido ter resistido até então. O deputado estadual Cleiton Collins, uma das lideranças da agremiação localmente, teve papel significativo em convencer o presidente do partido, Eduardo da Fonte, a optar pelo socialista, em detrimento de João Paulo, candidato da alainça do PT e PTB.

Dilma entregará Copa ao campeão no maracanã

247 – A presidente Dilma Rousseff será personagem de destaque na final da Copa do Mundo, marcada para o dia 13 de julho, no Maracanã. Caberá a ela o privilégio de entregar a taça da Fifa ao capitão da equipe campeã do mundo. Sem medo de vaias e a apupos, Dilma aceitou convite feito pela entidade máxima do futebol, como destacou, nesta sexta-feira 27, o secretário-geral da entidade, Jerôme Valcke.
Inicialmente, anunciou-se que a taça seria entregue pelo ex-capitão da seleção espanhola Puyol. Em seguida, rumores deram conta de que a entrega seria feita pela modelo brasileira Gisele Bundchen.
Em entrevista coletiva, hoje, no Maracanã, Valcke esclareceu que ambos levarão a taça até o estádio, mas será Dilma quem irá passá-la às mãos dos vencedores. Isso mantém a tradição já cumprida em outros países que sediaram o evento, com o primeiro mandatário entregando o troféu.
Na abertura da Copa, em São Paulo, no estádio do Itaquerão, a presidente foi ofendida por um coro que se iniciou no setor VIP da arena. A previsão é a de que Dilma não vá aos estádios assistir nenhuma outra partida do Mundial, mas já é certo que ela será uma das estrelas da partida final. Ao lado dela já tem presença confirmada 22 chefes de Estado.

Lula critica mercado e imprensa sobre Petrobras



























Estadão Conteúdo.
Em discurso na convenção do PT da Bahia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu as críticas do mercado sobre a decisão do governo de contratar diretamente a Petrobras para explorar novos campos do pré-sal. "Pelo o que eu sei esse tal de mercado internacional nunca votou em você [Dilma] e nunca votou em mim. Quem vota na gente é o povo, cujo único mercado que conhece é onde compra feijão", disse Lula, ao citar as críticas de que a medida anunciada para a Petrobras seria uma manobra para fechar a meta de superávit primário do governo, que é de 1,9% do PIB em 2014.

"Esse tal mercado nunca ganhou tanto dinheiro como ganha nesse país, portanto deveria utilizar pelo menos bom senso para fazer os comentários sobre o governo da presidente Dilma Rousseff ao invés de se colocar contra, passando informação desvirtuada", completou.

Lula repetiu que grande parte da população brasileira é jovem e não conhece o Brasil anterior à gestão do PT e afirmou que a imprensa contribui para o desconhecimento "das coisas boas que acontecem nesse país". "Parte da juventude brasileira não tem informação correta porque as coisas boas que acontecem nesse País a gente não vê na televisão, a gente não ouve no rádio e muitas vezes a gente não vê no jornal".

O ex-presidente criticou também as manchetes que viu nos jornais sobre a medida anunciada de contratação direta da Petrobras. Segundo ele, a presidente anunciou “uma coisa extraordinária para a Petrobras”.

"Ela pegou a área da cessão onerosa, que tinha mais que 5 bilhões de barris de petróleo e fez outra concessão para a Petrobras e a Petrobras vai pagar por isso R$ 15 bilhões até 2018, ou seja, a Dilma fez o que 98% dos brasileiros querem que ela faça que é fortalecer a empresa mais importante que nós temos nesse país, orgulho de todos nós", pontuou.

Valcke diz que Suárez precisa de tratamento

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O atacante uruguaio Luis Suárez, que foi suspenso da Copa do Mundo por morder o zagueiro italiano Giorgio Chiellini, precisa de tratamento para superar seus problemas disciplinares, disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, nesta sexta-feira.
"Ele deve ser submetido a um tratamento", disse Valcke, ao ser questionado por repórteres sobre o caso de Suárez. "Eu não sei se isso existe, mas ele deve fazer algo por conta própria, porque isso é definitivamente errado."
Valcke defendeu a punição aplicada a Suárez, que o obriga a ficar fora de nove partidas pelo Uruguai e o suspende de todas as atividades relacionadas ao futebol por quatro meses, após ele ter mordido o defensor italiano Giorgio Chiellini durante partida da Copa do Mundo nesta semana.
"Se for a primeira vez, é um acidente. Mais de uma vez, não é mais um acidente. É por isso que foi aplicada a sanção, isso tem que ser exemplar."
Suárez havia sido suspenso duas vezes antes por morder adversários enquanto jogada por clubes de futebol na Europa.

Lei da Palmada entra em vigor hoje
























Agência Brasil.

Foi publicada hoje (27), no Diário Oficial da União, a lei que proíbe o uso de castigos físicos e de tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina e educação de crianças e adolescentes. Conhecida como Lei da Palmada, a norma determina que pais, demais integrantes da família, responsáveis e agentes públicos executores de medidas socioeducativas que descumprirem a norma vão receber encaminhamento para um programa oficial ou comunitário de proteção à família, tratamento psicológico ou psiquiátrico e advertência.

O texto prevê ainda que a União, os estados e os municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de menores.

Ainda de acordo com a norma, os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao conselho tutelar mais próximo.

BRT mostra que o público pode ser eficiente

O último jogo da Copa da Mundo realizado na Arena Pernambuco, entre EUA e Alemanha, foi uma prova de fogo para a eficiência do estádio e, principalmente, dos serviços públicos ligados ao evento. E foi justamente o BRT quem se destacou nesse ponto. O ônibus, que funcionou no modelo expresso, acabou sendo mais rápido do que as opções metrô e, claro, automóvel. Quem embarcou nas estações da Avenida Guararapes ou do Derby chegou à arena em aproximadamente 40 minutos. Uma prova de que o poder público pode dar soluções eficientes para problemas que tanto incomodam a sociedade.
E não precisamos de uma Copa do Mundo da Fifa para implementá-las. Afinal, boa parte dos investimentos que foram realizados para a execução dessas obras foram pavimentados com recursos dos bancos públicos, como Caixa Econômica e BNDES. O torneio internacional foi uma, digamos, desculpa para fazer o que era preciso em determinadas cidades. E tudo isso sem incentivar protestos por conta dos altos preços das arenas.

Aécio pisou na bola com declaração sanguessuga

Presidenciável espera contar com governistas pouco comprometidos (Foto: Maurício Ferry)
A candidatura presidencial do senador Aécio Neves tem sido conduzida de uma forma impressionante. Ao estilo mineiro, o parlamentar foi costurando apoios e palanques importantes, inclusive em antigos ambientes governistas, para se notabilizar como principal adversário da presidente Dilma Rousseff na corrida sucessória. Cresceu nas pesquisas e praticamente está impondo um segundo turno. Contudo, o tucano deu uma pisada na bola daquelas ao sugerir que prováveis futuros aliados “suguem um pouco mais” e depois faça a migração para a oposição. Um contrassenso para quem está pregando uma mudança completa nas práticas da gestão pública federal.
Uma fala dessas, se bem usada no guia eleitoral, pode sugar (já que gostou do termo) pontos percentuais importantes no meio da corrida sucessória, e com a força das redes sociais pode ser disseminada de forma gigante, sobretudo com a comparação entre o discurso crítico ao PT e a forcinha para a continuidade de falta de compromisso com a coisa pública.
É bom lembrar que, nas eleições presidenciais de 2002, o cearense Ciro Gomes estava muito bem posicionado, ganhando a cada dia mais espaço e conquistando mais intenções de voto até ser traído justamente por sua boca. Declarações deselegantes, pouco usais e até ofensivas se voltaram contra o ex-ministro e ele teve que assistir de camarote a disputa entre Lula e José Serra no segundo turno.
A fala do presidenciável acaba ainda rotulando o seu mais novo aliado, o PTB, que deixou recentemente o governo da presidente Dilma sem dar grandes explicações. O partido, que segue comandado de dentro da cadeia pelo ex-deputado Roberto Jefferson, encontra dificuldades para respaldar o movimento junto à bancada federal e aos diretórios regionais. E, agora com a pecha de sanguessuga, vai ter trabalho redobrado.
Sem contar o fato de que Aécio, com esse tipo de aliado, indicaria que as tais mudanças que anda prometendo não devem encontrar muita facilidade para deixar o discurso e encontrar a prática. Vamos acompanhar para observar os efeitos desse arroubo do mineiro. O PSB já saiu na frente e escalou os coordenadores da campanha presidenciável Eduardo Campos para condenar a associação fala/prática/ética.(Do blog da folha)

Câmara diz que tem mais experiência na gestão pública que Armando

Candidato ressaltou suas experiências na administração pública (Foto: Rodrigo Lobo/Divulgação)
Apesar de nunca ter disputado eleições, o candidato ao Governo do Estado pela Frente Popular, o ex-secretário da Fazenda Paulo Câmara (PSB), garantiu, nesta sexta-feira (27), que tem mais experiência em gestão pública que o seu principal adversário, o senador Armando Monteiro Neto (PTB). Nesta quinta-feira (26), o petebista ironizou o socialista, em entrevista à Rádio Jornal, dizendo que ele é apenas um bom auxiliar e “alguém que tem treino para ser liderado”.
“Eu tenho uma experiência pública de gestor e de liderar equipes que meu adversário não tem. Meu adversário nunca administrou nada público. E ele tem o desafio, o desafio na campanha de dizer o que ele administrou na iniciativa privada. O povo de Pernambuco precisa saber”, afirmou Paulo Câmara, também em entrevista à Rádio Jornal.
Câmara continuou: “Ele precisa mostrar o que administrou na iniciativa privada à população. Ele está desafiado a isso. Para mim, ele não precisa porque eu sei muito bem como ele administrou as questões que ele atuou como gestor privado”.
O socialista ainda citou sua experiência na administração pública. “Eu administrei um orçamento de R$ 27 bilhões anuais. Eu tenho uma experiência no setor público invejável. São 22 anos no serviço público, ocupei três pastas”, disse. O candidato já atuou nas secretarias de Administração, do Turismo e da Fazenda na gestão Eduardo Campos (PSB).

Anvisa divulga lista de alimentos mais contaminados no País

Produtos orgânicos e higienização com cloro são medidas preventivas para consumir com segurança

da Folha de Pernambuco
Leo Motta/Folha de Pernambuco
 A presença de agrotóxicos não permitidos ou acima do nível aceitável nos alimentos é um problema grave que pode, a longo prazo, desencadear doenças neurológicas e vários tipos de câncer nos indivíduos que consomem itens contaminados. Em levantamento feito em todo o Brasil entre 2011 e 2012, o mais recente divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o pimentão aparece como o ingrediente com o maior índice de veneno, seguido pela cenoura, o morango, o pepino e o alface. Com tanta comida afetada, é possível manter a alimentação rica em verduras e legumes sem estar sujeito aos prejuízos provocados pelos produtos químicos usados na agricultura de larga escala?
A nutricionista Doris Carvalho acredita que sim. A especialista ensina alguns cuidados simples para facilitar a não ingestão de agrotóxicos dos alimentos. Antes de tudo, no entanto, ela explica a razão dos índices alarmantes de contaminação. “Para que alguns insumos cresçam em determinada região e clima, é preciso utilizar produtos químicos na intenção de combater pragas ou ervas daninhas. A aplicação deveria ser feita dentro do que é estabelecido, mas, em boa parte dos casos, o agricultor não tem instrução do que e de como usar, e acaba aplicando quantidades perigosas”, esclarece.
Conhecer quem faz o plantio da sua comida é o caminho mais fácil para se proteger, aconselha a profissional. “Empresas sérias buscam certificações e, para isso, compram de locais referenciados, que trabalham dentro das especificações do Ministério da Agricultura”, comenta. Outra boa alternativa são os produtos orgânicos, oriundos da produção familiar de pequenos agricultores. Quem não tiver disponibilidade de visitar as feirinhas orgânicas, pode ficar atento aos alimentos do supermercado e tomar algumas medidas preventivas, de acordo com Doris.
“Não dá para identificar no olho se um produto está contaminado, no máximo observar um esbranquiçado na casca. Então é fundamental fazer uma lavagem cuidadosa”, orienta. Uma dica é voltar das compras e guardar os itens em saquinhos na geladeira por duas horas. Em temperatura ambiente, o contato com a água facilita a absorção do veneno. Depois, coloque-os 15 minutos em uma solução contendo um litro de água para uma colher de cloro. Também é bom desprezar as folhas externas de alface e outros folhosos, pois é onde se concentram em maior quantidade os agrotóxicos. Frutas e verduras com fissuras devem ser evitadas, assim como alimentos com dobrinhas, difíceis de ser higienizados.
LISTA - Pepino, abacaxi, cenoura, laranja e uva também obtiveram análises insatisfatórias na pesquisa da Anvisa. Os alimentos foram coletados em 26 estados e no Distrito Federal. Em 2011, 36% das amostras estavam irregulares. Em 2012, esse número chegou a 29% dos ingredientes pesquisados.
SERVIÇO:
Doris Carvalho é nutricionista pós-graduada em gestão de qualidade e vigilância sanitária e atua na área em multinacionais e no hospital Memorial São José (3216.2222)

Deu zebra: ganhamos e o Brasil fez bonito

 por Ricardo Kotscho

Pode não ser pelo padrão FIFA, mas a Copa do Mundo de 2014 vai ser vencida do nosso jeito mesmo, na unha e no sufoco, contra tudo e contra todos, para provar que este povo não tem mesmo medo de ser feliz
“Onde foi que erramos?”, perguntaram-se os atordoa­­dos editores do Instituto Millenium, no momento em que o juiz ergueu o braço no Maracanã e o placar apontava a nossa vitória na final da Copa do Mundo no Brasil, em 2014. Que manchete eles vão dar agora? Só pode ser com ponto de exclamação e tudo: “Perdemos!”. Pior do que isso: deu tudo certo e, entre mortos e feridos, salvaram-se todos. Menos os profetas do apocalipse.
O que era para ser uma guerra perdida se transformou em uma grande festa do lado de fora daqueles prédios lúgubres, onde os editores planejaram e anunciaram o nosso fracasso, durante meses e meses, na certeza de que, desta vez, o Brasil iria a nocaute, dentro e fora de campo. Para que serviram todas aquelas manifestações do “Não vai ter Copa” e as fotos de obras inacabadas que povoaram as páginas da nossa imprensa antes que a bola começasse a rolar?
Fiz questão de assistir à final, camuflado de urubu, em uma dessas redações silenciosas, povoadas de jovens tristonhos, com a cara enfiada nos seus computadores, surdos e cegos para a vida ao seu redor. Dava até pena de ver a frustração da rapaziada, impotente diante da realidade que as imagens dos televisores espalhados pela redação insistiam em mostrar.
De nada valeram seus diplomas de mestrado e pós-graduação nas melhores escolas do País e do mundo, cursos e cursos na Casa do Saber, seminários no Millenium, especializações no exterior. E agora? Como fazer para explicar o que aconteceu, sem parecer que foram derrotados?
Saí à rua para fumar um cigarrinho e parecia ter aterrissado em outro mundo. Desconhecidos se abraçavam ao som de uma sinfonia infernal de buzinas e rojões, bandeiras brasileiras brotavam das janelas, bares abarrotados de gente feliz esvaziando engradados de cerveja, os mais eufóricos tomando cachaça no gargalo, confraternizando com policiais e soldados, turistas maravilhados com o que viam, mesmo os que perderam a carteira.
Os aviões continuavam subindo e descendo, a CPI da Petrobras já tinha ido para o ralo, não havia novas denúncias a fazer, mesmo sem provas, e as pesquisas teimavam em não sair do lugar. Era a grande oportunidade perdida para liquidar de vez com essa raça de incompetentes e vagabundos que, no entanto, acabaram provando ser capazes não só de ganhar na bola, mas também de organizar uma Copa do Mundo.
Pode não ter sido no padrão FIFA, mas foi do nosso jeito mesmo, na unha e no sufoco, contra tudo e contra todos, para provar que este povo não tem mesmo medo de ser feliz. Arrastado pela galera, nem pensei em voltar para a redação, tirei meu disfarce de ave agourenta e fui caminhando até em casa, pensando em que belo país poderíamos viver se não tivesse tanto coxinha torcendo contra, jogando no time do quanto pior, melhor.
Filho de imigrantes, primeiro a nascer aqui, gosto muito da minha terra e da minha gente. Já rodei por todos os cantos deste País e por muitos lugares do mundo e não me conformo quando vejo brasileiro falando mal do Brasil. Para o bem ou para o mal, não existe país como o nosso. Temos ainda muita coisa para construir e consertar, eu sei, mas não é com pessimismo, rancor e ódio que vamos acabar com as desigualdades e as mazelas que ainda nos assolam.
No fim, dá tudo certo e, se ainda não deu, é porque ainda não chegamos ao fim, apesar das manchetes de cada dia. Nem tenho pressa para que isso aconteça logo, porque o importante na vida não é a chegada, é o caminho. Se compararmos com o Brasil que perdeu a Copa de 1950, também no Maracanã, já caminhamos bastante, e não foi apenas no futebol.
Aos editores nacionais e estrangeiros que não acreditam nisso, só posso parafrasear o desabafo do velho Zagalo: “Vão ter que nos engolir”.
Em tempo: Vocês podem imaginar a dificuldade que tive, velho repórter que sou, escravo dos fatos por ofício, para escrever este texto de ficção, que não é a minha praia, depois de ler os assustadores jornais de domingo, no final de maio, a 18 dias da Copa.

Julio Lóssio sofreu novo AVC e pode passar por cirurgia

lossiocampos
Antes de ir para São Paulo, Lóssio posou para uma foto em Petrolina para demonstrar que estava bem. Foto: divulgação
Em entrevista à Rádio Jornal Petrolina, a primeira-dama da cidade, Andréa Lóssio, esposa do prefeito Julio Lóssio (PMDB), confirmou que o peemedebista sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) na última terça-feira (24). Lóssio foi transferido para São Paulo no dia seguinte e está internado na UTI do Hospital Beneficência Portuguesa, mas consciente.
O prefeito realizou uma angiografia nessa quinta (26) e deve voltar a realizar novos exames na segunda-feira (30) para avaliar a necessidade de uma intervenção cirúrgica, informa a Rádio Jornal.
“Realmente, ele teve um AVc. No mesmo local de 12 anos atrás. Mas que o sangramento foi pequeno. Desta vez não tem nenhuma sequela”, afirmou a primeira-dama na entrevista. Lóssio já havia passado pelo mesmo problema em 2002.(do blog de jamildo)

95,5% das obras do PAC2 estão concluídas, diz Planejamento


Da Agência Estado
O 10º balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), divulgado nesta sexta-feira pelo Ministério do Planejamento, apresenta a conclusão de 95,5% das obras e investimento global de R$ 871,4 bilhões, até 30 de abril. Segundo o balanço, o resultado é 15,9% superior ao último levantamento do programa, quando a execução de recursos atingiu R$ 583 bilhões.
O financiamento habitacional recebeu a maior parte dos recursos, com R$ 285,3 bilhões – o Minha Casa, Minha vida executou R$ 78 bilhões – o orçamento federal representou R$ 92,8 bilhões, de R$ 98 bilhões previstos para 2014. Os investimentos de estatais foram da ordem de R$ 231,4 bilhões. O setor privado respondeu por R$ 168,5 bilhões.

Dilma: "Somos capazes de fazer Copa 'Padrão Brasil'"




























Agência Brasil.

A presidente Dilma Rousseff (PT) disse ontem (26), em São Paulo, que a Copa do Mundo, ora jogada no Brasil, deve ser motivo de orgulho devido à forma como está sendo organizada. Em uma referência ao “Padrão Fifa”, foco de protestos que criticavam que a educação e a saúde também deveriam ter esse padrão, e não somente os estádios, a presidente disse que o Mundial está sendo feito no “Padrão Brasil”.

“A Copa tem que ser um orgulho para nós, porque o Brasil e o povo brasileiro estão demonstrando que somos capazes, fora do campo e dentro do campo, de fazer uma Copa como se deve fazer, no ‘Padrão Brasil’”, declarou, durante cerimônia de anúncio de investimentos de mobilidade urbana para a Baixada Santista.

Segundo a presidente, o brasileiro tem a característica de abraçar as pessoas, e por isso está recebendo todos os turistas de braços abertos. Ela disse que o evento esportivo tem se transformado em uma Copa da Celac, que é a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, já que várias seleções do continente têm se classificado para a próxima fase.

“Isso sem desfazer dos demais países, porque nós somos os que recebem, e os que recebem têm de receber todos com esse calor que o povo brasileiro é capaz, com essa gentileza, com essa capacidade de procurar a pessoa para ajudar em qualquer circunstância”, afirmou.

Câmara de Vereadores de Garanhuns covoca aprovados em concurso

O Presidente da Câmara Municipal de Garanhuns, vereador Audálio Ramos
Machado Filho (PSDC), no uso de suas atribuições, convocou onze
candidatos aprovados e classificados no Concurso Público para a Casa
Legislativa, realizado no mês de abril pelo IAUPE - Instituto de Apoio
à Universidade de Pernambuco. A convocação se deu através da Portaria
nº 028/2014, de 18 de junho de 2014, cuja relação se encontra no site
institucional da Câmara.
 
Foram convocados classificados para os cargos de Analista Legislativo,
Técnico de Informática, Agente Legislativo, Técnico Legislativo,
Agente Patrimonial Legislativo, Copeira, Auxiliar Administrativo,
Auxiliar de Serviços Gerais, Telefonista e Recepcionista.
 
"Ficamos felizes em poder realizar este concurso, o primeiro da
história do Poder Legislativo de Garanhuns. Esta convocação inicia uma
nova etapa, mas todo o processo foi começou no planejamento no ano
passado. Esta legislatura, com sua mesa diretora e demais vereadores,
respondem positivamente aos anseios da sociedade" - Afirma Audálio
Ramos Filho.
 
Os convocados devem se apresentar no departamento de Recursos Humanos
da Câmara, munidos da documentação prevista no Edital. O Concurso
Público da Câmara de Garanhuns tem validade de dois anos.
 
"Com esta convocação, coroamos todo um processo interno
administrativo, de nossa comissão especial, e a excelente participação
do IAUPE, que ofereceu ao nosso certame a credibilidade esperada por
todos." - Finaliza o presidente do legislativo.
 
Para conferir a relação dos convocados, acesse: http://garanhuns.pe.leg.br/

Hospital Dom Moura promove integração de servidores com arraiá junino

A direção do Hospital Regional Dom Moura, buscando a integração e
bem-estar dos seus servidores, preparou uma surpresa no último dia 19,
com um verdadeiro Arraiá no refeitório do hospital. Comidas de milho,
barracas e decoração especial, criando um clima junino, gerando mais
alegria para todos.
 
"O hospital é feito de gente, são pessoas da região que se conhecem,
trabalham juntas e vivem nesta época as tradições juninas. Geralmente
as empresas incentivam este tipo de atividade para aproximar os
profissionais, além de ser uma grande confraternização, mesmo que de
forma simples, que de algum modo tem um impacto positivo no
relacionamento e, consequentemente no trabalho de todos" - Afirma do
gestor do hospital, Luiz Melo, que complementa:"Ficamos muito felizes
com o resultado".
 
Durante todo o dia, os servidores puderam degustar pamonha, canjica,
milho cozido, bolos e tudo mais de um verdadeiro arraiá junino,
preparados na cozinha do hospital.

Jereissati não quer mais saber de disputar o Congresso



 Tasso Jereissati desistiu de sair candidato ao Senado na chapa de Eunício Oliveira. Embora o PSDB continue coligado com o PMDB no Ceará, Tasso, ainda cotado para ocupar a vice de Aécio Neves, prefere participar da campanha nacional do partido, e já avisou que não quer concorrer a uma cadeira no Congresso. Resta saber se não voltará atrás quando Aécio anunciar quem será seu vice… (Lauro Jardim - Veja Online)
Jereissati foi um dos cardeais da oposição ao antigo governo Lula que o agora ex-presidente fez questão de levar para o lado pessoal a diferença com os mesmos e arregações as mangas para derrubá-los, impedinto a sua reeleição. Lula foi bem sucedido em muitos caso, fazendo com que não fosses reeleitos, além de Jereissati, Mão Santa e Heráclito Fortes, no Piauí, Arthur Virgílio no Amazonas, dentre outros.

STF: o feirão de frutas para o lanchinho dos ministros



 O Supremo Tribunal Federal prevê gastar até R$ 87 mil na compra de frutas para o lanchinho de seus 11 ministros. A licitação, marcada para o dia 2, abastecerá a corte durante um ano. Quem informa é Bernardo Mello Franco, na Folha de S.Paulo desta sexta-feira. Segundo o colunista, o edital prevê a aquisição de 33 variedades de frutas.
Só de caqui, serão três tipos: chocolate, fuyu e rama forte, somando 420 kg. Também serão comprados 3.600 cocos verdes e 840 kg de melancia. O banquete tropical é servido nos intervalos das sessões.(do blog de magno martins)

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Fundarpe rebate Izaías Régis e garante empenho no FIG



A Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe informaram nesta quinta-feira (26), por meio de nota, que seus colaboradores seguem empenhados no planejamento e na organização do 24º Festival de Inverno de Garanhuns, ao contrário do que foi afirmado pelo prefeito Izaías Régis (PTB), na manhã de hoje, em coletiva de imprensa, quando disse que a gestão João Lyra Neto (PSB) estaria protelando a divulgação das atrações do evento e que, uma das causas, seria uma crise financeira na máquina estadual. 

A Fundarpe alertou, ainda, que este não é o momento para politizar a realização do evento, mas de somar esforços para garantir o sucesso do festival.

Leia a íntegra da nota:

"Sobre a realização do 24º Festival de Inverno de Garanhuns, a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe informam que seus colaboradores seguem empenhados no planejamento e na organização deste que é um dos maiores festivais de arte e cultura do país. 

Nos últimos meses, a comissão organizadora do FIG dedicou-se ao lançamento de convocatórias nacionais para seleção de propostas artísticas que vão compor as grades de difusão e de formação cultural do festival. Além disso, é importante ressaltar que o investimento do Governo do Estado no FIG 2014 está garantido e será realizado por meio de licitações públicas - também já concluídas - relacionadas à locação e à montagem de palcos, decoração, hospedagem, mão de obra terceirizada, entre outros serviços indispensáveis.

As propostas culturais habilitadas já foram amplamente divulgadas e o processo de negociação com os artistas está sendo realizado. Portanto, o público de Garanhuns e de todo o país podem esperar para os próximos dias algumas notícias oficiais sobre atrações confirmadas.
A parceria com a Prefeitura de Garanhuns é de fundamental importância para o sucesso do festival e isto tem sido ressaltado em todas as reuniões que temos realizado com secretários e outros representantes do município. Por tudo isso, lamentamos a manifestação pública do prefeito Izaías Régis sobre o andamento do festival.
Acreditamos que este não é um momento de politizarmos a realização do evento, mas de somarmos esforços institucionais que fortaleçam o FIG como símbolo da diversidade cultural brasileira e reafirmem sua importância para a circulação dos artistas, para a formação cultural da nossa gente e para a dinamização de diversos setores da economia local."(do blog de magno martins)

Dilma sanciona sem vetos Plano Nacional de Educação

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Da Agência Estado
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (25), sem vetos, o Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece as diretrizes das políticas públicas na área para os próximos dez anos. Entre as metas do PNE estão a elevação do investimento em educação para 10% do PIB ao fim do decênio, a erradicação do analfabetismo, a oferta de educação em tempo integral em no mínimo 50% das escolas públicas e a elevação do número de matrículas na pós-graduação de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores. A sanção do PNE deve ser publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (26), informou o ministro da Educação, Henrique Paim.
“Temos um PNE à altura dos desafios que o Brasil tem pela frente”, disse Paim, em coletiva. “Sabemos o quanto o PNE foi construído a partir de várias discussões com a sociedade, movimentos educacionais. Foi construído a partir de toda contribuição que o Congresso Nacional deu e a presidente reconheceu todo esse esforço.” Encaminhado pelo Palácio do Planalto ao Congresso Nacional no final do governo Lula, o plano tramitou por três anos e meio até chegar à mesa de Dilma. Uma das principais resistências do governo era encontrada na meta de se alcançar o patamar de 10% do PIB para educação ao fim de dez anos (atualmente, são 6,4%) – o ministro da Fazenda, Guido Mantega, chegou a afirmar que a medida ia “quebrar” o Estado brasileiro.
Para contornar a situação, o Planalto patrocinou uma manobra contábil para incluir na conta, por exemplo, a renúncia fiscal com o Programa Universidade para Todos (ProUni) e parcerias firmadas com instituições privadas no Ciência sem Fronteiras. Paim defendeu a inclusão desses programas na conta do investimento em educação. “Se ofereço bolsas do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do Ciência sem Fronteiras, que são as melhores universidades do mundo, estamos gerando oportunidades educacionais. Se não tivermos parcerias com instituições privadas não conseguiremos avançar. Tudo isso tem de ser contabilizado”, afirmou Paim.
CUSTO - Uma das principais novidades do PNE é a instituição do conceito do custo aluno-qualidade (CAQ), um novo parâmetro de financiamento da educação básica, que estipula uma aplicação mínima por estudante. O plano prevê inclusive que caberá à União complementar recursos financeiros a todos os Estados e municípios que não conseguirem atingir o valor mínimo – esse dispositivo corria o risco de ser vetado pela presidente Dilma Rousseff, mas acabou mantido. Segundo o Estado apurou, o próprio MEC recomendou o veto, mas a Casa Civil trabalhou pela manutenção do dispositivo. Questionado sobre o assunto durante a coletiva, Paim respondeu: “Essa é uma discussão interna do governo.”
O plano prevê que, após dois anos de vigência do plano, ou seja, em 2016, será implementado o CAQ inicial (CAQi). “Não há uma definição do que é o CAQ, inclusive a lei expressa que temos de definir o que é o custo aluno-qualidade. Temos prazo de dois anos para (a regulamentação do) o CAQi, tenho de definir o que é custo aluno-qualidade, seria prematuro fazer qualquer tipo de cálculo sobre adicional de recursos”, finalizou o ministro.

Após convenções, Dilma tem maior tempo do horário político

247 – A principal busca em uma aliança política no período eleitoral – o tempo de TV – tem garantido à presidente Dilma Rousseff larga vantagem diante de seus principais adversários. Com as recentes adesões ao projeto do PT, a pré-candidata à reeleição pode somar entre 11 e 12 minutos em rede nacional de rádio e TV, cerca de 45% no tempo total de propaganda eleitoral, caso o cenário se confirme até o fim das convenções partidárias, na segunda-feira 30.
Nesta quarta-feira 25, o PP, presidido por Ciro Nogueira, e o PSD, de Gilberto Kassab, oficializaram apoio à candidatura petista, acrescentando, juntos, mais cerca de 2 minutos e 40 segundos à propaganda de Dilma. Na semana passada, o PDT e o PMDB já haviam formalizado a aliança com a presidente. E o PR, que teve atendida a exigência da troca do ministro dos Transportes, deve anunciar seu apoio na próxima segunda-feira.
Apesar de algumas decisões ainda estarem sujeitas a mudanças pelas cúpulas dos partidos, é praticamente certo que Dilma consiga o mesmo número de partidos conquistados em 2010, quando se elegeu presidente da República. Até agora, estão com Dilma PMDB, PCdoB, PROS, PTB, PP, PSD, PR, PRB e PDT, além do PT.
A propaganda para presidente é dividida em dois blocos diários de 25 minutos cada. Dessa forma, Dilma já tem quase metade do total. Vale lembrar que um terço desse tempo, ou seja, oito minutos e 20 segundos, é dividido igualmente entre todos os candidatos. O restante é dividido de acordo com o peso, na Câmara dos Deputados, dos partidos que compõem cada uma das coligações. A de Dilma, por exemplo, conta com 357 dos 513 deputados federais.
Adversários
A presidente pode ter o tempo de TV quase três vezes maior do que o de seu principal adversário, o tucano Aécio Neves, e praticamente seis vezes maior do que o de Eduardo Campos, do PSB. O pré-candidato do PSDB à presidência, que conta com o apoio declarado do DEM, do Solidariedade, de Paulinho da Força, e agora do PTB, que fazia parte da coligação de Dilma, tem 99 parlamentares em sua base, o que dá pouco mais de cinco minutos de propaganda.
Já Campos é o que conta com a menor fatia: possui uma base de 33 deputados e cerca de um minuto e meio de TV. O pré-candidato socialista, que tem a ex-senadora Marina Silva como candidata a vice-presidente, contabiliza o tempo do PPS, de Roberto Freire, e de nanicos como o PSL, o PRP e o PHS.

Izaías denuncia crise nos cofres do Governo do Estado
















A menos de um mês para o início da 24ª Edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o Governo de Pernambuco ainda não sinalizou quando será divulgada a programação oficial do evento. A falta de atenção do governador João Lyra Neto (PSB) para com o município foi denunciada ontem (25) pelo prefeito Izaías Régis (PTB), durante coletiva de imprensa realizada em seu gabinete.

“O Governo do Estado até agora não comunicou absolutamente nada. Recebi apenas alguns tópicos de alguns recados. Esse é um problema muito sério, porque eu sempre fui critico a este estilo de como fazer o Festival de Inverno, com essa preguiça toda. O evento vai acontecer, sem dúvida, mas nós não estamos sabendo nada sobre a programação”, declarou o prefeito.

Izaías registrou que a ausência de informações sobre o FIG não se dá por falta de interesse da prefeitura, mas por marasmo da equipe do governo estadual. “Estamos há meses buscando qualquer tipo de informação, nos deslocando à capital, passando e-mail, enfim, fazendo de tudo”, enfatizou.
Questionado, o petebista descartou a possibilidade de uma possível repressão eleitoral por ele estar no palanque do senador Armando Monteiro Neto (PTB) e o Governo do Estado ser comandado pelo PSB de Paulo Câmara, principal adversário de Armando na disputa ao Palácio do Campo das Princesas. “Não acredito em politização. Tenho um apreço e uma amizade muito grande com o governador João Lyra e não acredito que ele esteja politizando essa questão”.
De acordo com o prefeito, o motivo da demora no trato dos assuntos referentes ao Festival de Inverno de Garanhuns seria uma crise financeira enfrentada pela máquina estadual. “Há uma coisa o povo pernambucano precisa saber: os cofres estaduais, na realidade, não estão bem financeiramente. O problema é que, como é ano eleitoral, ninguém quer assumir. Todo problema do Festival de Inverno e do Estado de Pernambuco como um todo envolve orçamento”.(do blog de magno martins)

Recife amanhece sob forte chuva e com ruas alagadas























JC Online.

A capital pernambucana amanheceu debaixo de chuva nesta quinta-feira (26) e motoristas enfrentam alagamentos em várias vias da cidade. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), choveu em 24h, no Recife, 47,6mm, o correspondente a 25% do previsto para o mês de junho. As precipitações se concentraram na Região Metropolitana. O maior volume foi registrado no município de Igarassu, com 68,8mm.

O meteorologista da Apac, Fabiano Prestelo, afirmou que está mantido o alerta de chuvas fortes para as próximas horas. "No Sertão e no Agreste, praticamente não choveu, mas na Região Metropolitana registramos um acumulado de 200mm. É normal para o período chuvoso, mas como esteve concentrada, a chuva acaba causando transtornos".

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou, pelo Twitter, que a faixa da esquerda da Avenida Boa Viagem, próximo ao Parque Dona Lindu, na Zona Sul, está alagada. O órgão orienta os motoristas a utilizarem a faixa da direita e em baixa velocidade.
A Avenida Antônio de Góes, no Pina, também na Zona Sul, apresenta pontos de alagamento. O canal da Avenida Governador Agamenon Magalhães está cheio.

A Defesa Civil do Recife informou que o único registro de ocorrência durante esta madrugada foi uma solicitação  de reposição de lona plástica no bairro do Jordão, na Zona Sul. Nenhuma ocorrência de deslizamento de barreira havia sido registrada na Central de Atendimento da Defesa Civil do Recife.

Moradores de áreas de risco devem ficar atentos e procurar local seguro em caso de chuva intensa. O número do órgão é 0800-081-3400. O atendimento é gratuito e funciona 24h.

Suárez é suspenso por nove jogos e está fora da Copa

247 - A Fifa decidiu suspender o atacante uruguaio Luis Suárez por nove jogos após ele ter mordido o zagueiro italiano Giorgio Chiellini durante a partida que classificou o Uruguai para a segunda fase da Copa do Mundo. Com a punição, o jogador não poderá mais jogar pelo Mundial.
Suárez também foi banido de qualquer atividade ligada ao futebol por um período de quatro meses, contado a partir do jogo da Celeste contra a Colômbia no sábado 28, pelas oitavas de final, no Maracanã.
O lance com o italiano aconteceu aos 35 minutos do segundo tempo do jogo, que terminou em 1 a 0 para o Uruguai. Suárez se aproximou de Chiellini e mordeu seu ombro esquerdo. O jogador italiano mostrou a marca da mordida ao juiz, que nada viu e não marcou falta.
O comitê da Fifa que julgou o episódio decidiu que o uruguaio infringiu o artigo 48, parágrafo 1, e artigo 57, ato antidesportivo.

Chove numa só noite 25% previstos para junho



Do G-1
Nas últimas 24 horas, choveu no Recife cerca de 58 milímetros, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). A precipitação equivale a 25% do previsto para todo o mês de junho, ou uma semana de chuva. Segundo a previsão, deve continuar chovendo o dia inteiro.
Durante a madrugada e início da manhã desta quinta-feira (26), nenhuma ocorrência de deslizamento de barreira foi registrada pela Central de Atendimento da Defesa Civil do Recife (Codecir). Ao longo desse período, o único registro foi uma solicitação de reposição de lona plástica, no bairro do Jordão.
A Defesa Civil do Recife informa que está intensificando o monitoramento das áreas de risco e solicita que os moradores dessas localidades fiquem atentos, procurem local seguro e entrem em contato por meio do telefone 0800 081 3400.
O atendimento é gratuito e funciona 24 horas por dia. A defesas civis de Olinda e de Jaboatão também não registraram nenhuma ocorrência no período.