sábado, 23 de agosto de 2014

Náutico derrota América/RN por 2×1

(Foto: Peu Ricardo)
O Náutico de Dado Cavalcanti, do poder de reação e da eficiência segue crescendo na Série B. Diante do América/RN, a torcida alvirrubra esteve em bom público na Arena Pernambuco e viu mais uma partida com final feliz para o Timbu. Com gol de Paulinho e golaço de Vinicius, a equipe venceu por 2×1 o Mecão e engatou a terceira vitória consecutiva na competição.
A formação era a mesma. No time titular, Edvânio e Marinho substituíam Risso e Crislan. Um Náutico pouco mudado era justamente o que Dado Cavalcanti queria. Fazer dos pontos positivos extraídos dos últimos dois jogos um padrão era a estratégia do Timbu para seguir vencendo na Série B.
Aberto pela esquerda, Sassá era efetivo nos dribles, mas pecava na hora de finalizar a jogada. No outro lado, Marinho quase marcou um golaço ao fazer fila entre os marcadores. O chute foi travado na hora certa. Aos 20, o zagueiro Roberto perdeu a bola para Paulinho no campo de defesa. O volante chutou prensado, mas suficiente para a bola encobrir o goleiro.
Com o gol, o Mecão precisou se abrir. Nesse momento, Ananias e Paulinho mostraram que o entrosamento na cabeça de área está em dia. A dupla se desdobrava pelo meio para evitar que o América tomasse conta do meio-campo. Ainda assim, o Timbu foi castigado. Quando os volantes não foram capazes de parar a jogada, a bola chegou até a linha de fundo com Pimpão. O atacante cruzou e Max completou para o gol.
O empate não mudou apenas a postura do Náutico para o segundo tempo. Dado decidiu mexer no time, trocando Tadeu e Roberto por Cañete e Raí. Na teoria, o time passaria do 4-3-3 para o 4-4-2. Na prática, o meia argentino ficou intercalando com Sassá e Marinho a função de centroavante.
Dos cinco aos 15 minutos, uma sucessão de “quase” para o Náutico. Cañete deixou Sassá na cara do gol, mas o chute foi travado. O atacante teve uma segunda chance, na pequena área, e cabeceou por cima. Aos 18, nada conseguiu impedir o torcedor alvirrubro de incendiar a Arena Pernambuco. Vinicius fez linda jogada pela esquerda e bateu colocado. Um lance com uma palavra própria no linguajar da bola: golaço.
Incentivado pela torcida que ocupou boa parte da arquibancada inferior da Arena, o Náutico cresceu. A troca de passes entre Cañete e Vinicius rendeu boas jogadas pelo meio. Mais organizado, o Náutico passou a valorizar a posse de bola. Com câimbras, Marinho deu vaga a Marcone e os minutos finais tiveram com prioridade segurar o resultado. A parceria entre Dado e Náutico segue 100% na Série B.
Náutico 2
Júlio César; Rafael Cruz, Edvânio, Flávio e Roberto(Raí); João Ananias, Paulinho e Vinícius; Marinho(Marcone), Sassá e Tadeu(Cañete). Técnico: Dado Cavalcanti
América-RN 1
Andrey, Marcelinho, Cleber, Roberto Dias e Paulo Henrique(Paulinho); Márcio Passos, Val, Wanderson e Morais(Daniel Costa); Rodrigo Pimpão e Max(Alfredo). Técnico: Oliveira Canindé
Ficha do jogo:
Local: Arena Pernambuco
Árbitro: Renato Cardoso da Conceição (MG)
Assistentes: Ricardo Vieira Rodrigues e Luiz Antônio Barbosa (Ambos de MG)
Gols: Paulinho (aos 20 do 1ºT), Max (aos 41 do 1ºT), Vinicius (aos 18 do 2ºT)
Cartões amarelos: Vinicius, Roberto, Flavio (Náutico); Morais, Val, Max, Paulo Henrique, Daniel Costa(América/RN)
Público: 11.239
Renda: R$ 283.170,0
(Do blog de primeira) 

Esquece o Aécio. E mira em Neca e Bláblá


Conversa Afiada  

Quantos bancários o Itaúúú mandou embora desde que a Dilma mandou um banqueiro embora do Banco Central ?
Faltam 40 dias para a eleição.
Aecioporto é irrecuperável.
Denunciar o fracasso dos Governos do PSDB é desnecessário.
A Direita já se reaglutinou em torno de Neca Setúbal e seu instrumento, a Bláblá.
Qualquer um serve para derrotar os trabalhistas, pregou FHC, em seu último suspiro.
“Qualquer um” já se incorporou nessa inusitada combinação : uma banqueira de origem quatrocentona com a Fadinha da Floresta.
É perda de tempo – que o manchetômetro tornou muito curto – gastar munição contra os tucanos.
Eles se reencarnaram no PRP, na UDN, ou no PFL – um PFL que trocou o sotaque de nordestino nasalado do estadista Agripino pelo francês-italiano da dupla FHC – Padim Pade Cerra.
Eles são oitava e a nona vítimas daquele jatinho de inexplicada e suspeita propriedade – veja o que diz o Tijolaco.
Na reta final de 2010 também foi assim.
A Dilma quase não bateu na Bláblá e ela levou a eleição para o segundo turno.
E, aí, então, Dilma trucidou o Padim Pade Cerra.
Agora é diferente.
O PSDB e o seu neolibelismo fracassado estão mortos.
Agora, o adversário é o neolibelismo vitorioso: o Itaúuu.
São Paulo e a elite paulista se reinventaram na Dinastia Setúbal.
Sequer vai subir no palanque do Alckmin e do Cerra.
Os trabalhistas tem que ir pra cima não da Fadinha: mas do Caixa da Fadinha.
Não do arrochismo do falso mineiro.
Mas do tripé da Neca.
O adversário não é mais “o ser de zoologia fantástica que só vive no PiG”, o Farol de Alexandria.
E adversário está vivíssimo.
Na telinha da Globo e em cada esquina no Brasil: o banco Itaúuu.
O resto , diria o Nelson Rodrigues, é o luar de Paqueta.

Encontro de Psicologia do Hospital Regional Dom Moura reuniu profissionais e estudantes em Garanhuns‏‏


Exiba DSC_0520[1].jpg na apresentação de slides
Palestras, mesas-redondas, oficinas e exposições marcaram o I Encontro
de Psicologia do Hospital Regional Dom Moura, que foi realizado nesta
terça-feira, 19, em Garanhuns, no Agreste Meridional. A abertura
contou com representantes da Universidade de Pernambuco, da V Gerência
Regional de Saúde, Conselho Regional de Psicologia e do Departamento
de Psicologia do hospital. O tema escolhido para este primeiro
encontro foi a Atenção Integral no Contexto Hospitalar.
 
"Trata-se de mais um evento que debate o profissional, em um ambiente
de atendimento hospitalar amplo e humanizado, trazendo o mundo
acadêmico, junto a professores da Universidade, e os estudantes de
Psicologia" - Afirmou Luiz Ribamar Melo, gestor da V GERES.
 
Durante todo o dia, no auditório da FUNASA, o encontro reuniu
especialistas em diversos temas, muitos palestrantes com mestrado e
doutorado, a exemplo de Ana Santana, Luciano Lins, Juliana Coelho,
Rebecca Brayner, Kátia Goretti, entre outros. A Coordenadora do
Conselho Regional de Psicologia, Marluce Leite, esteve participando do evento.
 
A coordenação do encontro foi do Departamento de Psicologia do HRDM,
com Luciano Lins, Alba Regina Duarte, Auxiliadora Vasconcelos e Tereza
Almeida. Além de participação da Residência Multiprofissional da
unidade hospitalar.
 
O evento tinha uma previsão de 80 inscritos, mas surpreendeu e contou
com mais de 130 pessoas.

Candidato à Câmara dos Deputados pelo PSB, Tadeu Alencar, intensifica campanha

O candidato à Câmara dos Deputados pelo PSB, Tadeu Alencar, passou  a manhã deste sábado, no município de Lagoa de Itaenga, Zona da Mata Norte do Estado, onde visitou a feira local e conversou com moradores. 
Acompanhado pelo prefeito de Carpina, Carlinhos do Moinho,  e pela candidata a deputada estadual Cássia do Moinho, Tadeu Alencar conversou com moradores sobre propostas levará ao Congresso Nacional, assim como Cássia do Moinho apresentou seus projetos para a Assembleia Legislativa. "Temos certeza que o povo de Lagoa do Itaenga deseja que sua cidade e o Pernambuco permaneçam na rota do desenvolvimento", destacou Tadeu Alencar.
A feirante Luzinete Severina da Silva foi uma das moradoras com Tadeu Alencar. “Acredito que em Brasília ele pode continuar a promover mudanças para o nosso Estado. Quem trabalhou tão próximo do ex-governador Eduardo Campos só pode ser um homem muito sério. Vou com ele no dia da eleição", revelou. 
Vice-presidente estadual do PSB, Tadeu Alencar foi secretário de Eduardo Campos em seus dois governos – como procurador geral do Estado e como secretário da Casa Civil. Conta com apoio de prefeitos e lideranças políticas na Zona da Mata Norte, Agreste Meridional, sertões do Araripe, Moxotó, Itaparica, Região Metropolitana do Recife e nos municípios do litoral norte pernambucano.
Ainda neste sábado, Tadeu Alencar estará no município de São José do Egito, Sertão do Pajeú, onde inaugurará o seu comitê eleitoral, em conjunto com o deputado estadual Ângelo Ferreira, candidato à reeleição. No município, berço da poesia, Tadeu Alencar – que também é poeta – tem o apoio do ex-prefeito Evandro Valadares. O comitê será inaugurado às 19h , na Rua Dom José Pereira Alves, Centro.

ELEIÇÃO UPE 2014: Pedro e Socorro visitam Campus da Universidade e somam mais apoios‏‏

A Chapa 2, que conta com Pedro Falcão e Socorro Cavalcanti, candidatos a reitor e vice da Universidade de Pernambuco, começou a visitar as unidades de ensino da UPE, apresentando ideias discutidas por gestores e lideranças acadêmicas, mas principalmente buscando sugestões para o plano de trabalho que está sendo finalizado, e que estará publicado no site da chapa, que aliás, já está no ar, onde também é possível deixar sugestões: http://www.pedroesocorro2014.com.br/

Acompanhados de professores, servidores e diretores de diversas unidades, Pedro e Socorro estiveram na UPE Campus Garanhuns, visitando salas de aula e fazendo reuniões. "É um momento de apresentação, de mostrar a união e o grupo que está acreditando neste projeto para a universidade" - registra Pedro Falcão, "Queremos a participação de todos, por isto as reuniões com alunos, servidores e professores da UPE, que teremos com frequência". No site também é possível deixar sugestões para o plano de gestão.

Na terça-feira, o grupo prestigiou a posse da nova diretoria do Campus Mata Norte, As professoras Maria Auxiliadora Leal e Maria do Rosário, diretora e vice, fizeram um evento prestigiado para a posse. A Chapa 2 conta com o apoio da maioria dos servidores, professores e estudantes na unidade. "Luiz Alberto fez um trabalho importante para o desenvolvimento da universidade em Nazaré da Mata, e está conosco, apoiando este novo projeto para a UPE" - lembra a professora Socorro Cavalcanti. O ex-diretor da UPE Mata Norte esteve na visita a Garanhuns.

O CISAM também já recebeu o grupo, e outras unidades estarão sendo visitadas nos próximos dias. "Nossa intenção é apresentar as lideranças que fazem a chapa 2, buscar informações e sugestões, e depois voltar com um projeto de gestão pronto, que agregue toda a universidade, do litoral ao sertão, com o desenvolvimento no interior e a estruturação dos Campus na região metropolitana. Para isto contamos com o apoio de todos, porque é para todos que estamos apresentando esta chapa representativa, inclusive com a participação feminina, onde a mulher poderá ocupar pela primeira vez seu lugar na reitoria, com a professora Socorro" - Finaliza Pedro Falcão.



Fábrica de acessórios para banheiros e cozinha inicia atividades no município de Escada



Com dez anos de existência, voltados para a produção de acessórios em resina plástica e PVC para banheiros e cozinhas, a empresa carioca Duda Damewer inaugurou sua primeira filial no Nordeste ontem (21/08). A fábrica, que recebeu cerca de R$ 16 milhões em investimentos, foi construída em Escada, na Mata Sul, e gerará de imediato primeiro 120 empregos diretos. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador João Lyra Neto, que esteve na unidade acompanhado dos secretários Márcio Stefanni (Desenvolvimento Econômico) e Romeu Baptista (Turismo), além do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Jenner Guimarães.

Após visitar as instalações da empresa, o governador destacou que a instalação da Duda Damewer em Pernambuco é fruto de uma política do Governo do Estado de interiorização do desenvolvimento. "Esta foi uma decisão de governo tomada, em 2007, por Eduardo Campos e por mim. Foi um compromisso que assumimos em praça pública e, esse aqui, é mais um resultado", afirmou João Lyra Neto, que também lembrou a presença, no Distrito Industrial de Escada, da empresa Tigre, líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios no País.

Responsável pela fabricação de uma extensa linha de produtos em resina plástica e PVC para banheiros e cozinhas - como saboneteiras, porta-toalhas, assentos sanitários, caixas de descarga, tubos extensivos -, a unidade da Duda Damewer em Escada começa a operar com mais 7.200 metros quadrados de área construída e um terreno de 42.000 metros quadrados, que foi recebido através de doação feita pela Prefeitura do município. As expectativas são de que a unidade pernambucana deva gerar dentro de três anos 180 funcionários, todos os contratados são moradores de Escada. 

Artigo de opinião:A crise hídrica em São Paulo


Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco


Contra fatos não há argumentos. O que acontece atualmente com relação ao desabastecimento de água em São Paulo se enquadra na retórica de que uma mentira repetida muitas vezes acaba virando verdade.

O governo paulista insiste em negar que se as obras necessárias tivessem sido realizadas poderia ser menos dramática a atual situação. E insiste ainda em responsabilizar São Pedro pelo caos evidente. A culpa não é da seca! A seca é parte do problema, pois desde sempre se soube que ela poderia vir.

Os gestores públicos também negam que existe racionamento, afirmando que o abastecimento de água está garantido até março de 2015, apesar de, na prática, o racionamento existir oficialmente em dezenas de municípios.

Em visita ao interior de São Paulo, no inicio de agosto, pude constatar uma situação que ainda não tinha me dado conta. A gravidade da crise hídrica atinge não apenas a região metropolitana da capital, como a imprensa dá a entender ao enfatizar o colapso do sistema Cantareira, mas atinge todo o Estado mais rico da União.

Dos 645 municípios paulistas, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) é responsável por fornecer água a 364, quem somam um total de 27,7 milhões de pessoas. Nos outros 281 municípios (não abastecidos pela Companhia), o abastecimento de água a 16 milhões de pessoas fica a cargo das próprias prefeituras ou de empresas por elas contratadas.

Se, por um lado, a companhia estadual de abastecimento nega haver adotado rodízio de água em qualquer um dos municípios atendidos por ela, inclusive na capital, tal afirmação é logo desmentida pelos usuários que relatam interrupções no abastecimento, principalmente à noite.

Nos municípios não atendidos pela Sabesp, medidas restritivas estão sendo tomadas por centenas de empresas e gestores locais devido à crise. Em Guarulhos, na grande São Paulo, o abastecimento de 1,3 milhões de moradores é atendido por um serviço municipal, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), e seus moradores passam sem água um em cada dois dias.  

 Em 18 municípios, cerca de 2,1 milhões de pessoas estão submetidas ao racionamento oficial no estado de São Paulo, correspondendo a 5% da população total, segundo levantamento do jornal Folha de São Paulo (11/Ago). Além do racionamento, medidas de incentivo à economia de água têm sido adotadas, indo desde multas para reprimir o desperdício a campanhas com rifas de carro e TV para quem poupar e reduzir o consumo voluntariamente.

 O que chama a atenção de todos, além da dimensão estadual da crise hídrica em São Paulo, é a insistência dos gestores em negar a existência do racionamento na área de atuação da Sabesp – mesmo contestados pelos moradores, que sofrem na prática com o rodízio provocado pela companhia, com cortes crescentes no fornecimento de água.

A contrapartida do poder é a ação responsável. E o governo paulista tem se mostrado irresponsável com o seu povo, além de incompetente e medíocre para resolver questões básicas para a sua população. É hora de assumir a gravidade da situação e dos erros cometidos, e, naturalmente, fazer as obras urgentes e necessárias para garantir o fornecimento seguro deste bem fundamental à vida.

 Chega de hipocrisia, chega de culpar São Pedro que não pode se defender.

Em encontro com prefeitos, “Vamos ter um novo ciclo de crescimento”, diz Dilma

Agência Brasil
banner_eleições
Durante encontro com prefeitos gaúchos, a candidata à reeleição pelo PT,  Dilma Rousseff, disse hoje (23) que é preciso avançar na área de saúde pública. Segundo a candidata, ações do governo federal, como o Programa Mais Médicos, conseguiram resolver problemas do atendimento básico, mas ainda falta melhorar o atendimento especializado.
“Nós ainda temos de dar muitos passos na questão da saúde para criar um sistema de saúde de qualidade. Temos de enfrentar o problema do acesso às especialidades, ao médico do coração, do pulmão, ao endocrinologista”, disse Dilma. “Temos de resolver um problema grave quando as pessoas precisam ter acesso a isso [especialistas] e a exames laboratoriais,” completou.
Segundo a candidata, apesar de o atendimento básico resolver “80% dos problemas de saúde”, é preciso ainda enfrentar outras questões como “a gestão, a construção e o atendimento hospitalar no nosso país”.
Durante o encontro, Dilma destacou que o sucesso de programas sociais como o Bolsa Fasmília só foi possível graças à parceria entre o governo federal e prefeituras. A candidata disse que as administrações municipais ajudam a fiscalizar as condicionalidades do programa como a frequência escolar e a caderneta de vacinação das crianças.
“Em 2003, foi o governo Lula que abriu o diálogo com os prefeitos, eleitos pelo povo, e isso nos iguala e nos irmana. Essa relação republicana se tornou respeitosa, solidária, útil e efetiva para população do nosso país. Essa parceria se tornou a base do sucesso do Bolsa Família, reconhecido pela ONU e outros países em busca de tecnologia social”, afirmou.
Dilma disse ainda que os investimentos em obras de infraestrutura vão fazer com que o país viva um novo ciclo de crescimento econômico. Ela também voltou a afirmar que o Brasil passou pela crise financeira mundial sem desemprego e sem aumentar tarifas. “Nós, estamos, proporcionalmente entre os que mais empregaram no mundo,” declarou. “Nós vamos ter um novo ciclo de crescimento sim. Este ciclo foi plantado agora,” finalizou.
A candidata destacou obras como a Ferrovia Norte-Sul, prometendo expandi-la até o Rio Grande do Sul. Dilma disse ainda que gostaria de inaugurar o metrô de Porto Alegre e outras obras no estado, como a nova ponte do Rio Guaíba e o polo naval. “Quero estar aqui para ver o metrô de Porto Alegre funcionando, a ponte do Guaíba, o polo naval, os estaleiro no porto de Rio Grande, São José do Norte e de Charqueadas,” destacou Dilma que, após o ato, visitou trecho da BR-448, construído em seu governo, onde gravou imagens para a propaganda eleitoral.

Em Alagoas, candidato de Eduardo deve pedir voto para Marina e Aécio


Foto: BlogImagem
Foto: BlogImagem
Em Alagoas, o senador Benedito de Lira (PP), candidato que apoiava o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), falecido no último dia 13, deve abrir o palanque tanto para a ex-senadora Marina Silva (PSB/Rede), quanto para o senador Aécio Neves (PSDB).
A informação foi passada ao Blog de Jamildo pela presidente do PSB alagoano, Kátia Born, durante a primeira caminhada da campanha de Marina, que substituiu Eduardo na disputa, ocorrida no bairro de Casa Amarela, no Recife, neste sábado (23).
“Nossa coligação lá tem o DEM e o Solidariedade, então ela já abria espaço para o Aécio. Agora, o Biu havia preferido o Eduardo”, contou Kátia. O candidato ao senado de Benediro de Lira é Omar Coelho (DEM). “Acredito que teremos palanque misto”, avaliou a presidente do PSB, que é ex-prefeita de Maceió.
A última pesquisa do Ibope realizada em Alagoas mostra o senador Benedito de Lira (PP) com 23%. Ele está atrás do deputado federal Renan Filho (PMDB); que é filho do senador Renan Calheiros (PMDB) e aliado do senador Fernando Collor (PTB).(Do blog de jamildo)

Veja questiona potencial eleitoral de Marina

247 - Marina Silva é mais uma miragem do uma opção real de poder. Essa é a mensagem da capa de Veja deste fim de semana, dedicada ao potencial eleitoral da ex-senadora, que assumiu o lugar de Eduardo Campos como candidata do PSB à presidência da República.
A reportagem principal, de Mariana Barros, Adriano Ceolin e Kaleo Coura, já pergunta "Quão sustentável ela é?". Embora destaque a história de vida de Marina, ex-seringueira que se tornou líder nacional, como uma espécie de "Lula de saias", a revista destaca seus pontos frágeis. Entre eles, a oposição ao agronegócio
e à construção de usinas hidrelétricas como as do Rio Madeira e de Belo Monte, o processo decisório lento e uma postura típica de dona da verdade. De acordo com a reportagem, os métodos de Marina "têm a ineficiência como efeito colateral".
Numa segunda reportagem, de Malu Gaspar, Veja aborda o "casamento em crise" de Marina com o PSB. O racha interno, que já provocou a debandada de vários aliados de Eduardo Campos, poderia fragilizar sua corrida ao Palácio do Planalto. 
Por fim, numa análise sobre o processo político, o redator-chefe André Petry avalia que a candidata pode se perder no "labirinto sonhático". Petry afirma que, das condições necessárias para se chegar ao poder, ela tem apenas uma: o carisma.
O que talvez não seja suficiente.

Dilma critica 'olho gordo' de adversários e cita FHC


Dilma critica "pessimistas" e promete obras em comício em Porto Alegre Ricardo Duarte/Agencia RBS
Olívio Dutra, Dilma Rousseff e Tarso Genro participaram de evento na noite de sexta na Capital Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS

Em discurso num comício com a presença de Dilma Rousseff na noite desta sexta-feira (22) em Porto a presidente afirmou que não se uniu na eleição a 'desempregadores' e 'arrochadores de salário' e disse que adversários fazem 'olho gordo' sobre o país.  'Aqueles que se ajoelharam e quebraram o país por três vezes não estão aqui [no palanque]'. Dilma chegou a citar nominalmente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), ao dizer que uma lei da época do tucano proibia o governo federal de investir em ensino técnico.
A presidente citou projetos do governo federal no Estado, como um ponte que ainda não começou a ser construída e o polo da indústria naval no sul gaúcho.
Também pediu votos para candidatos a deputado argumentando que, sem eles, 'não dá para governar direito'. Procurou mostrar animação e chegou a puxar um coro em homenagem a Olívio Dutra, ex-governador petista e atual candidato ao Senado.  O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou a ter sua presença anunciada no evento, acabou não comparecendo.(Da Folha de S.Paulo – Felipe Bachtold)

É preferível um Aécio na mão que duas Marinas voando



A aposta em Marina Silva é de alto risco por várias razões.
Dilma Rousseff e Aécio Neves representam forças claras e explícitas e são personalidades racionais.
Dilma defende um neo-desenvolvimentismo com uma atuação proativa do Estado e Aécio a volta ao neoliberalismo de Fernando Henrique Cardoso.
Em 2011, o pânico em relação à inflação tirou Dilma do prumo. Mas ela tem ideias claras sobre o país e sobre o que quer: política industrial, investimentos em infraestrutura, aprofundamento do social.
Podem ser apontados inúmeros vícios de gestão, mas também tem feitos consagradores, como a própria política do pré-sal, a construção da indústria naval, o Pronatec, Brasil Sem Miséria e um conjunto de obras — especialmente na área de energia.
Mesmo sua teimosia mais arraigada não chega perto do risco da desestabilização — apesar do terrorismo praticado por parte do mercado.

* * *

Com Aécio, a economia será submetida novamente a uma política de arrocho fiscal. Haverá refluxo na atuação do BNDES, fim das políticas de incentivo fiscal, redução da ênfase nas políticas sociais, interrupção no processo de reaparelhamento técnico do Estado. Se venderá novamente o peixe da “lição de casa” e do pote de ouro no fim do arco-íris.
Assim como FHC, Aécio estará ausente do dia a dia. Mas certamente se cercará de um Ministério de primeira grandeza e há uma lógica econômica por trás de suas propostas.
Até onde pretenderá chegar com o desmonte do Estado social, é uma incógnita. Mas age com racionalidade.


Já Marina é uma incógnita completa.

Primeiro, pelos grupos que a cercam e que querem um pedaço desse latifúndio. E ela não tem um grupo para chamar de seu, a não ser para o tema restrito do meio ambiente.
Haverá uma disputa dura para saber quem a levará pela mão: economistas de mercado, os grandes empresários paulistas, ambientalistas radicais, os egressos do PSB e — se Marina se consolidar — os trânsfugas do PSDB paulista.
O segundo dado é o mais confuso: a personalidade de Marina que nunca foi de admitir ser conduzida por ninguém.
Os que conviveram com Marina no governo reforçam algumas características:

Dificuldade em entender economias industriais.

Baixo pique operacional. Praticamente não conseguiu colocar de pé nenhuma de suas propostas à frente do Ministério do Meio Ambiente.

Jogo de cintura nenhum.

Tudo isso seria contornável, não fosse um aspecto de sua personalidade: teimosia e voluntarismo exacerbados. No governo Lula era quase impossível a outros Ministros definir pactos com Marina. Nas vezes em que era derrotada, costumava se auto-vitimizar.
Os empresários paulistas que apoiaram sua candidatura estavam atrás do símbolo político, o Lula de saias, o Avatar dos novos tempos. Vice de Eduardo Campos seria o melhor dos mundos, pois o presidente asseguraria a racionalidade do governo.
Colocaram como seus porta-vozes economistas, importaram o brasilianista André Lara Rezende, que encontrou a melhor síntese para casar o livre mercadismo com as propostas ambientalistas de Marina: o país não pode crescer para não comprometer o equilíbrio do meio ambiente mundial. Quem chegou, chegou, quem não chegou não chega mais.
Experiências recentes do país indicam que o componente pessoal, a psicologia individual é um ponto relevante na análise de figuras públicas.
Resta saber se o país está disposto a pagar para ver.
Para os mercadistas: aguardem um mês de campanha antes de iniciar a cristianização de Aécio, para poder entender melhor a personalidade de Marina.
É preferível um Aécio na mão que duas Marinas voando.

Luís Nassif
No GGN

Época: avião fantasma pode até impugnar Marina

:
 247 - A campanha de Marina Silva à presidência da República mal começou e já pode ter de enfrentar sua primeira séria turbulência. Reportagem da revista Época deste fim de semana sugere que a campanha do PSB cometeu crime eleitoral ao utilizar um avião fantasma – sim, o PR-AFA que desabou em Santos (SP), matando Eduardo Campos e outras seis pessoas. Documentos obtidos pela revista (leia aqui a reportagem de Murilo Ramos, Marcelo Rocha e Diego Escosteguy), apontam que o avião continua sendo de propriedade do grupo AF Andrade, do setor sucroalcooleiro, que enfrenta grave crise financeira. Desta forma, não poderia ter sido cedido para a campanha de Eduardo Campos e Marina Silva, que também voou na mesma aeronave. Ainda que pudesse ser utilizado como táxi aéreo, o que não é o caso, o avião deveria constar nas prestações de contas apresentada à Justiça Eleitoral pelo PSB, o que não foi feito. Confira um trecho: ÉPOCA procurou a campanha do PSB à presidência da República com perguntas sobre o uso da aeronave PR- AFA. Entre outros questionamentos, perguntou se a chapa fizera pagamentos para usar a aeronave, se arcara com as despesas de manutenção e se declarara tais despesas na prestação de contas eleitoral. Na prestação parcial, referente ao mês de julho, não há citação às empresas BR Par e Bandeirantes. ÉPOCA perguntou, ainda, quantas vezes a candidata Marina Silva voou no avião e se ela tinha conhecimento sobre quem arrendara a aeronave. Até o fechamento desta reportagem, o PSB não respondera aos questionamentos. De acordo com a legislação eleitoral, uma empresa não pode fazer doações de bens ou serviços sem relação com sua atividade fim. Por isso, uma empresa do ramo sucroalcooleiro, como da AF Andrade, não poderia emprestar um avião. Se o alugasse, teria de comunicar a Anac. “A Anac não foi informada sobre nenhuma cessão onerosa da aeronave”, informou em nota. A revista também ouviu um especialista em direito eleitoral, que falou até na hipótese de impugnação da candidatura: Para o especialista em direito eleitoral Bruno Martins, se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chegar à conclusão de que houve omissão nas informações prestadas pela chapa, pode haver uma desaprovação das contas. “Em último estágio, pode haver até mesmo a impugnação da candidatura”, afirma.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Para Reinaldo, Marina consegue ser "pior que o PT"



247 –Em nova crítica a Marina Silva, o blogueiro de Veja Reinaldo Azevedo refere-se a uma "fábula de Esopo" a dupla formada pela nova candidata à Presidência da República e Maria Alice "Neca" Setúbal, sócia do Itaú. "A Socialista e a Banqueira"?, provoca ele.
Em resposta às defesas de que a ex-senadora seria melhor do que a presidente Dilma Rousseff, ou "essa gente daí", ele rebate: "Como vocês sabem, por mim, essa gente nunca teria entrado. Mas nem tudo o que não é PT me serve. E me serve menos ainda algo que, sob certos aspectos, pode ser ainda pior".
"A irracionalidade do PT, vá lá, é deste mundo. Ademais, quanto mais insistirem em tratar Marina como um ser etéreo, mais eu meu ocuparei de suas características terrenas", prossegue o blogueiro. O colunista diz ainda que o Brasil corre o risco de dar ao mundo mais uma "jabuticaba", ou seja, algo que só existe aqui: eleger pela terceira vez um presidente sem partido. Reinaldo cita Jânio Quadros,que era "udenista apenas no papel", e Fernando Collor de Mello.

Marina passou Aécio Neves. PT e PSDB vão tentar derrubá-la com ampliação das críticas


Na coluna Painel, da Folha de São Paulo
O presidenciável Aécio Neves (PSDB) pediu a aliados que mantenham a “serenidade” diante do fenômeno Marina Silva (PSB). Sondagens encomendadas pelos tucanos indicam que a rival já o ultrapassou e se isolou em segundo lugar. A ordem é aguentar firme e apostar numa reação no último mês de campanha. “Pesquisa agora só vale depois do Sete de Setembro”, repete Aécio, em conversas reservadas. Nos intervalos das viagens, o candidato dispara ligações para animar aliados.
Onda verde
As pesquisas do PT indicam que Marina não avança só entre indecisos: já começou a tirar votos de Dilma Rousseff e de Aécio.
Deixa que eu deixo
O que mais une PT e PSDB neste momento é o medo de bater na ex-senadora. Cada partido torce para que o outro seja o primeiro a atacá-la.
Ao alto e avante
Para o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), Aécio sabe que é preciso transmitir otimismo. “Estamos tranquilos. Numa eleição difícil como esta, se o candidato claudica, isso repercute na tropa”, diz.
Mapa da mina
Em reunião para discutir a nova estratégia de campanha, os tucanos identificaram sete Estados onde palanques montados por Eduardo Campos ameaçam ruir com Marina.
Vem que tem
Além de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, onde os atritos entre PSB e Rede já são explícitos, Aécio também poderia selar novas alianças em Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Alagoas.

“Éticos” da direita paulista pagaram cartazes anônimos para ter vaia a Dilma no Itaquerão



Depois de quase três meses em sigilo, ficamos sabendo, pelo Estadão, que 20 mil  cartazes foram distribuídos à entrada do Itaquerão, na abertura da Copa, atacando e pedindo manifestações contra Dilma Rousseff.

O apelo era explícito: “Na hora do Hino Nacional abra este cartaz e mostre para todos que está na hora do Brasil  vencer de verdade”.

Foram pagos pela empresa Multilaser, pertencente a Alexandre Ostrowiecki e Renato Feder.

Dois yuppies que, imaginem só, mantêm um site em que avaliam a eficiência e a ética dos políticos.

É claro que  quase só entram ali os parlamentares de direita ou os que se dizem de esquerda mas, na prática, acompanham as políticas da direita.

Então foi assim que se preparou a “manifestação espontânea” de grosseria no jogo inaugural da Copa?

É assim que dois empresários que, inclusive, gozam de incentivos fiscais, gastam o dinheiro que a União deixa de recolher em impostos?

Porque quem pagou não foram eles, do bolso próprio, mas a empresa.

Com direito a abater nos impostos que ambos maldizem.

A empresa, aliás, não deve ter do que reclamar dos impostos, pois diz o Estadão que “segundo balanço de demonstrações financeiras da Multilaser publicado no Diário Oficial de 27 de março, o item “reserva de lucros” aumentou de R$ 51 milhões em 2012 para R$ 128 milhões em 2013″.

Um crescimento nada mau de 151% nos ganhos dos pobres coitados que dizem estão carregando o Estado brasileiro nas costas.

Mais cara de pau, só a da nossa imprensa, que  tinha um esquadrão de repórteres pronto para encontrar qualquer montinho de terra que ajudasse a dizer que a festa era um desastre, mas não foi capaz de ver a distribuição de milhares de cartazes que, é só olhar, não tinham nada de espontâneos.

Fernando Brito
No Tijolaço

Nova pesquisa para incendiar a corrida eleitoral



 O Ibope acaba de registrar uma pesquisa presidencial que tem tudo para incendiar mais ainda a corrida eleitoral, anuncia Lauro Jardim, na sua coluna da Veja Online. Será a primeira pesquisa feita após eventos importantes da campanha. As entrevistas serão realizadas no final de semana e a divulgação está prevista para a noite de segunda-feira ou manhã de terça-feira, em O Estado de S. Paulo, que encomendou o levantamento.
Segundo o colunista, a pesquisa captará a emoção do enterro de Eduardo Campos, a polêmica entrevista de Dilma Rousseff ao Jornal Nacional, o lançamento oficial da candidatura de Marina Silva e os primeiros programas eleitorais na TV.
E certamente balizará o debate entre os presidenciáveis, marcado para terça-feira, na Band. Nesta semana, alguns institutos têm feito pesquisas por encomendas de bancos, todas elas não registradas e, portanto, sem permissão para serem divulgadas. Todas as que vazaram para as campanhas de Dilma e de Aécio Neves, no entanto, deixaram as cúpulas de ambas muito, muito preocupadas.(do blog de magno martins)

Nas entranhas do PSB: a briga foi feia












Os detalhes estão na coluna de Denise Rothenburg, hoje, no Correio Braziliense:
''A senhora não precisa me demitir. Eu já estava de saída.” Diante de uma Marina atônita e tentando se aproximar, ele vociferou: “A senhora não me toque! A senhora não me conhece! A senhora acha que sabe tudo, mas não sabe nada! Essa coligação só não implodiu antes porque eu segurei muita coisa!”, disse Carlos Siqueira à candidata Marina Silva.
A mão de Renata
Renata Campos, viúva de Eduardo, intercedeu para tentar estancar a crise no PSB. Foi ela quem conversou com o marqueteiro Diego Brandy e pediu a Marcos Loreto, que assessorou Eduardo por muitos anos, que ajudasse no diálogo de forma a contornar o problema. Loreto estava dentro do avião com destino a Brasília para conversar com Carlos Siqueira. Abortou a missão no último minuto porque Siqueira já havia embarcado para São Paulo.

Amaral, o materialista
Outra convivência que, se brincar, ficará difícil é a do presidente do PSB, Roberto Amaral, com a candidata. Amaral é materialista. Entre amigos, sempre se refere à religião como uma das maiores invenções da humanidade para se conformar com as mazelas da vida.''
(Do blog de magno martins)