sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Pernambuco sobe 12 posições no “ranking” do IDEB


paulo rubem - foto agência câmara

Dados divulgados nesta sexta-feira (5/9) pelo Ministério da Educação indicam que Pernambuco foi o Estado que mais cresceu no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no ano de 2013, obtendo a quarta melhor nota do País: 3,6.
Em 2007, Pernambuco apareceu como o 21º colocado no “ranking” nacional e isso vinha sendo explorado, exaustivamente, pelo candidato a vice-governador, Paulo Rubem Santiago (PDT), que faz oposição ao Governo do Estado. Hoje é o 4º colocado.
De acordo com o MEC, entre 2011 e 2013 Pernambuco avançou 12 posições, sendo o único da região Nordeste entre as 10 melhores redes públicas de ensino médio, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul (3,7), São Paulo (3,7) e Goiás (3,8).
O crescimento de 16,1% que se verificou em Pernambuco foi o maior do País. A nota do Estado subiu de 3,1 para 3,6 – acima da meta prevista pelo MEC que era de 3,3.
O IDEB avalia a qualidade do aprendizado e da infraestrutura das cerca de 190 mil unidades escolares de ensino fundamental e médio em todo Brasil.
Divulgado a cada dois anos, é uma das principais referências para a formulação de políticas para a Educação Básica.(Do blog de inaldo sampaio)

Lyra comemora crescimento de Pernambuco no Ideb


O governador João Lyra Neto comemorou o resultado de Pernambuco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente a 2013, divulgado, hoje, pelo Ministério da Educação.
Pernambuco subiu 12 posições e obteve o maior crescimento no ensino médio entre todos os estados da Federação. O estado alcançou a nota 3,6, e empatou com Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais na quarta colocação, ficando apenas 0,2 ponto a menos que Goiás, primeiro lugar no índice atual.
Pernambuco ainda obteve teve crescimento de 16,1% em comparação com o Ideb anterior, sendo o estado com a maior evolução do País. "Desde 2007, fizemos um investimento maciço em educação, com a construção e a reforma das escolas da rede estadual, o pagamento de bônus aos professores que atingissem as metas pactuadas, o monitoramento das escolas e um grande Pacto Pela Educação. Foi uma decisão do ex-governador Eduardo Campos, que tinha a certeza de que só poderíamos avançar se a questão da educação fosse enfrentada com seriedade. Em 2007, quando assumimos, Pernambuco figurava na 21ª posição no Ideb. Portanto, o quarto lugar na educação de todo o País só reforça o nosso compromisso e o sentimento de que estamos no caminho certo, sobretudo por obtermos uma ascensão numa conjuntura em que 16 estados apresentaram queda, o que mostra o quão delicada é a questão da educação do ponto de vista nacional", afirmou o governador.

Em busca dos créditos perdidos

Por Renata Bezerra de Melo
Da Coluna Folha Política
Ultrapassada por Marina Silva nas pesquisas em Pernambuco, onde figurava na frente do ex-presidenciável Eduardo Campos, a presidente Dilma Rousseff, fez, ontem, possivelmente, seu discurso mais duro e investido de tom político no Estado. Durou quase uma hora. Sem citar nome do ex-governador, arremessou: “Aqui estão pessoas que não mudam de lado, que não viram a casaca”. Lula, antes dela, também sem tocar no nome de Campos, procurou desvincular o volume de aportes no Estado da relação estreita que tinha com o neto de Arraes. “Não se leva dinheiro porque se gosta do governador, do prefeito…O que a gente gosta é do povo”, advertiu. Há menos de um mês, em seu primeiro pronunciamento sobre a morte de Eduardo. O desafio é conter o avanço da substituta dele.
“Eles que são contra o pré-sal, querem acabar com os estaleiros Atlântico Sul, acabar com os empregos. Quem é contra o pré-sal é contra os estaleiros”, atacou Dilma, referindo-se à Marina.

Campanhas eleitorais iniciam ‘guerra dos artistas’

São Paulo (Estadão Conteúdo) – Os candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) deram início à “guerra dos artistas”. Começaram a explorar o apoio das classes artística e intelectual às suas candidaturas nas redes sociais, em atos de campanha e até no programa eleitoral. Os petistas preparam um evento político com famosos no Rio de Janeiro, previsto para o dia 15 de setembro, e devem contar também com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os convites já começaram a ser feitos, mas ainda não há confirmações.
Na corrida presidencial deste ano, já declararam publicamente apoio à Dilma personalidades como o teólogo Leonardo Boff, o cantor Otto, o cartunista Ziraldo, o cineasta Jorge Furtado e os atores José de Abreu e Henry Castelli. Aécio Neves já adotou estratégia mais agressiva e exibiu em seu programa eleitoral de TV na noite de ontem um videoclipe com cantores famosos entoando jingle de sua campanha. Estrelam: Zezé Di Camargo com a filha, Wanessa, Chitãozinho e Xororó, Renato Teixeira, Chrystian (da dupla com Ralf), integrantes da banda Skank, Beto Guedes, Cris do Morro, Velha Guarda da Mangueira e outros. E cantam: “A força que o Brasil precisa, chamou/Aé, Aé, Aécio, eu vou”.
A ideia dos marqueteiros do PSDB é dar roupagem mais pop aos programas de rádio e TV, que devem exibir imagens de apoiadores incensados ao menos duas vezes por semana. Em março deste ano, foi veiculada uma série de vídeos em homenagem ao aniversário do candidato com manifestações, inclusive, do jogador Ronaldo.
Desde 2010, Marina Silva contou com forte apoio de artistas, o que ajudou a disseminar sua candidatura, que tinha menos de um minuto de propaganda eleitoral. Desta vez, já exibe em suas redes sociais a adesão dos cantores Caetano Veloso, Lenine e Adriana Calcanhoto e do ator Caio Castro, por exemplo. Os marineiros também estão planejando um ato político com artistas, mas ainda sem data e local para acontecer. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Datafolha: Marina lidera em SP e no RJ; Dilma, em MG



O instituto Datafolha pesquisou o desempenho dos presidenciáveis em seis Estados e no Distrito Federal. De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 1º e 3 de setembro e divulgado hoje pelo jornal Folha de S. Paulo, Marina Silva (PSB) lidera com 42% em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país. Entre os paulistas, Dilma Rousseff (PT) tem 23% das intenções de votos e Aécio Neves (PSDB), 18%.
A candidata do PSB também apresenta bons números no Rio de Janeiro, onde tem 37% da preferência do eleitorado. Dilma aparece em segundo, com 31%, e Aécio tem 11%. Outro colégio eleitoral onde Marina lidera é Pernambuco. Na terra de Eduardo Campos, a sucessora do ex-governador aparece com 46% das intenções de voto, contra 37% de Dilma. Aécio está em terceiro, com apenas 2%.
Minas Gerais – No Ceará, Dilma atinge o seu melhor desempenho entre os Estados sondados pelo Datafolha. Lá, a presidente-candidata lidera com 57% das intenções de voto, seguida de Marina com 24%. Aécio, novamente, aparece em terceiro, com 4%. O pior resultado para o tucano, no entanto, é Minas Gerais. No Estado em que foi governador por oito anos, Aécio aparece com 22%, atrás de Marina, com 27%, e de Dilma, que lidera com 35%. Como a margem de erro em Minas é de 3 pontos, o tucano e a candidata do PSB estão tecnicamente empatados.
Confira os resultados presidenciais do Datafolha em seis Estados e no DF:

São Paulo
Marina Silva (PSB) - 42%
Dilma Rousseff (PT) - 23%
Aécio Neves (PSDB) - 18%
Margem de erro: 2 pontos

Rio de Janeiro
Marina Silva (PSB) - 37%
Dilma Rousseff (PT) - 31%
Aécio Neves (PSDB) - 11%
Margem de erro: 3 pontos

Minas Gerais
Dilma Rousseff (PT) - 35%
Marina Silva (PSB) - 27%
Aécio Neves (PSDB) - 22%
Margem de erro: 3 pontos

Pernambuco
Marina Silva (PSB) - 46%
Dilma Rousseff (PT) - 37%
Aécio Neves (PSDB) - 2%
Margem de erro: 3 pontos

Rio Grande do Sul
Dilma Rousseff (PT) - 38%
Marina Silva (PSB) - 30%
Aécio Neves (PSDB) - 15%
Margem de erro: 3 pontos

Ceará
Dilma Rousseff (PT) - 57%
Marina Silva (PSB) - 24%
Aécio Neves (PSDB) - 4%
Margem de erro: 3 pontos

Distrito Federal
Marina Silva (PSB) - 33%
Dilma Rousseff (PT) - 23%
Aécio Neves (PSDB) - 20%
Margem de erro: 4 pontos

Confira a agenda dos candidatos à Presidência da República



Aécio Neves (PSDB)
São Leopoldo (RS)
10h30 – Caminhada pela Rua Independência (entre as ruas Brasil e Conceição)
Esteio (RS)
12h – Visita à Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), no Parque de Exposições Assis Brasil (Avenida Independência – Novo Esteio)
Cascavel (PR)
16h – Visita ao Hospital do Câncer (Rua Itaquatiaras, 769 – Santo Onofre)
17h – Ato político (Rua Ponta Grossa, esquina com Rua Apucarana, quadra 2998 – São Cristóvão)

Dilma Rousseff (PT)
Esteio (RS)
10h - Visita à Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), no Parque de Exposições Assis Brasil (BR 116, km 13)

Marina Silva (PSB)
Guarulhos (SP)
14h30 – Inauguração de Casa de Marina e Beto (Rua Aripuana, 283 - Jardim São Manuel)

Luciana Genro (PSOL)
Goiânia
10h33 – Recepção no aeroporto e entrevista coletiva - Aeroporto de Goiânia (Praça Capitão Frazão, 913 - Santa Genoveva)
12h – Entrevista ao vivo no Jornal Metrópole com Jota Sobrinho (Rua 06, Edifício Empire Center, 7º andar, Setor Oeste)
13h – Debate: Mulheres, Negros, LGBTs e Juventudes com Luciana Genro por Mais Direitos - Faculdade de Direito (Praça Universitária - Setor Leste Universitário)
14h30 – Gravação de participação no programa de TV Paulo Beringhs, no Setor Marista
16h – Visita à sede da Comissão Pastoral da Terra e ao Fórum Estadual de Reforma Agrária e Justiça no Campo (Rua 19, Edifício Dom Abel, 35, Centro, 1º andar)

Mauro Iasi (PCB)
Salvador
9h – Entrevistas a rádios das cidades
11h – Panfletagem no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia
12h – Almoço no Bandejão do Restaurante Universitário
14h – Palestra A Universidade Popular em Debate, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA (Campus São Lázaro)
16h – Sarau pelo Poder Popular, no pátio do CRH da UFBA (Campus São Lázaro)

Pastor Everaldo (PSC)
Rio de Janeiro
Manhã e tarde – Despachos internos
22h – Embarque para João Pessoa

Rui Costa Pimenta (PCO)
São Paulo
Tarde – Reunião de pauta do Jornal Causa Operária, na sede da Fundação João Jorge Cosa Pimenta

Zé Maria (PSTU)
São Paulo
Manhã e tarde – Reunião da coordenação de campanha
Campinas (SP)
A partir das 19h – Apresentação da candidatura, no Salão Espaço Legal (Avenida Ruy Rodrigues, 2101, Parque Ipiranga)

Eduardo Jorge (PV)
Maceió
8h30 às 9h30 – Encontro com a imprensa, no Hotel Mercure Maceió Pajuçara (Avenida Dr. Antônio Gouveia 627, Pajuçara)
União dos Palmares (AL)
11h – Visita ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares (Serra da Barriga, a 76km de Maceió)

Eymael (PSDC)
Porto Velho
7h – Entrevista à Rádio Boas Novas
8h – Entrevista coletiva no comitê de campanha do PSDC.
9h – Café da manhã no diretório do PSDC.
10h – Caminhada pela Avenida 7 de Setembro, região central
Rio Branco
13h – Caravana até o Amazônia Palace Hotel
16h – Visita ao comércio da região central
20h – Jantar com Executiva do PSDC.

Levy Fidelix (PRTB)
São Paulo
11h – Encontro com os blogueiros do PRTB, na sede do partido
Tarde – Gravações para o programa eleitoral

Em Petrolina, universitário fura esquema de segurança para agradecer Lula pela Univasf

Jerônimo Vaz cursa psicologia na Univasf. Foto: BlogImagem
Jerônimo Vaz cursa psicologia na Univasf. Foto: BlogImagem
Há 10 anos, o estudante de psicologia Jerônimo Vaz, 22 anos, mal sabia que poderia ter a oportunidade de cursar o ensino superior. Filho de um pedreiro e uma empregada doméstica, o jovem atravessou 400 quilômetros, da cidade de Ribeirão do Pombal, no interior da Bahia, até Petrolina, no interior de Pernambuco, para entrar na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Nesta quinta-feira (4), dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou um comício na cidade sertaneja, o rapaz driblou a segurança e os vários políticos que cercavam o petista para “agradecer” a Lula as políticas sociais voltadas para a área de educação. No fim deste ano, a Univasf completa uma década de criação.
Jerônimo é o retrato das políticas sociais do PT. Recebeu Bolsa Família enquanto criança e hoje é o único filho que ingressou no ensino superior. Mas, para conseguir se manter na universidade, ele recebe uma ajuda de custo de R$ 400 mensais, por meio do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O plano oferece, entre outras benefícios, assistência à moradia estudantil, alimentação e transporte.
Durante o comício, Lula citou o encontro com o estudante. No momento, o petista se disse orgulhoso por ter sido o primeiro presidente a colocar o “primeiro tijolo na Univasf”. O ex-presidente aproveitou o mote para citar os investimentos feitos na região Nordeste.
“Graças ao PNAES eu tive condições de continuar na universidade”, explicou o jovem, ainda emocionado com o encontro. No entanto, ele observa que o projeto precisa de melhorias para contemplar mais pessoas. “São políticas que precisam ser cada vez mais fortalecidas”, disse.
Eleitor fiel do PT, Jerônimo defende que “eleger qualquer outro candidato representaria um retrocesso nos avanços sociais tidos nos últimos 12 anos”.(Do blog do jamildo)

Doleiro Yousseff surge no jato do PSB,

247 – O "avião fantasma" usado na campanha dos presidenciáveis do PSB, Eduardo Campos e Marina Silva, é agora vinculado a um conhecido nome da Justiça: o doleiro Alberto Youssef. Preso na Operação Lava-Jato, ele é acusado de comandar um esquema de lavagem de dinheiro e suborno de servidores públicos que pode ter movimentado R$ 10 bilhões nos últimos anos. 
A Polícia Federal investiga se a aeronave foi comprada com recursos de caixa dois do PSB. O uso do avião não constava na declaração de gastos do partido à Justiça Eleitoral. 
Entre os 16 depósitos bancários recebidos pela AF Andrade, de Ribeirão Preto (SP), na venda do Cessna, que caiu com a comitiva de Campos em Santos, consta uma empresa que também fez negócios com uma consultoria de Youssef, considerada de fachada pela PF. A reportagem de Adréia Sadi aponta que a Câmara & Vasconcelos pagou R$ 159,9 mil à AF Andrade (leia aqui). 
O PSB afirma que nem o partido nem Campos sabiam da relação de Youssef com uma das empresas que depositou para a AF Andrade.
Recentemente, o deputado socialista Júlio Delgado (PSB-MG) pediu a cassação de André Vargas (sem partido-PR) alegando que ele pegou carona num avião do doleiro.
Como será encarado, agora, o caso em que os dois presidenciáveis do PSB usaram um jato pago com recursos de Youssef?
O PSB tenta desvincular Marina Silva da polêmica. Trocou inclusive o CNPJ do comitê financeiro da campanha para jogar a responsabilidade do caso para o falecido Eduardo Campos. A mudança não é obrigatória por lei.

Fazendeiro do DEM hospeda Marina em SP

247 A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, está hospedada em São Paulo, desde o início da campanha, no apartamento de um fazendeiro filiado ao DEM – o partido faz parte da chapa do tucano Aécio Neves.
O imóvel de Carlos Henrique Ribeiro do Valle tem 107 m² e fica no 11º andar de um prédio na Vila Nova Conceição, a poucas quadras do parque Ibirapuera.
Do Valle também um dos sócios da Petronac, rede de postos e distribuidora de combustíveis do interior de São Paulo.
A “doação”, estimada R$ 9,3 mil, foi firmada com o então presidenciável Eduardo Campos, em m contrato de comodato de 4 de julho para uso até 5 de outubro, podendo ser prorrogado até o fim do segundo turno.

Dilma é a mais preparada e merece mais quatro anos

 


Em um discurso de quase 50 minutos, o ex-presidente Lula (PT), defendeu a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e reafirmou, durante todo o tempo, o seu apoio ao candidato a governador Armando Monteiro (PTB) e o candidato ao Senado João Paulo (PT). Lula disse que pede voto pra Armando com orgulho e afirma que ele tem que assumir o Estado. “Armando tem que ser eleito com um bom número de deputados estaduais e federais para ajudar Dilma a fazer a reforma que ela precisa fazer, a começar pela reforma política que é a principal”.
“Durante todo tempo que fui presidente, toda vez que vim a Pernambuco, eu ficava desafiando nossos opositores sobre o que eles tinham feito e o que nós estávamos fazendo. O Estado de Pernambuco nunca recebeu tanto dinheiro como tem recebido do Governo Federal. Nunca antes na história do Brasil. Eu só vou dizer uma coisa, a gente não leva dinheiro para o Estado ou para a cidade porque a gente gosta do governador ou do prefeito, nós gostamos do povo”, afirmou Lula.
Lula dedicou seu tempo de discurso para promover as ações de Dilma, ratificando que, segundo ele, ela é a melhor opção para o País. “Nós governamos para todos. Dilma trata os mais ricos como trata os mais pobres. Em uma escada de dez degraus, nós fizemos os pobres subirem dois degraus, ainda falta muito e Dilma é a mais preparada”.
Por fim, Lula passou para militância a missão para os próximos dias. “Temos menos de 30 dias e eu farei o possível e o impossível para quem merece mais quatro anos continuar fazendo o Brasil crescer”, finalizou Lula.

Tucanos a Aécio: esqueça Brasil e firme sua base em MG



 Há sucessivas reuniões tucanas estudando uma eventual reação de Aécio Neves (desde 2002, esta é a primeira eleição em que o PSDB pode ficar fora do segundo turno). As pesquisas abalaram Aécio, que acabou indo mal no debate SBT-Folha-Jovem Pan; e ainda não se sabe o que tentará fazer para recuperar-se. Há quem tema o pior: que, além de ficar fora da disputa, Aécio perca também em Minas, onde o petista Fernando Pimentel lidera com folga contra Pimenta da Veiga.
Nesse caso, o PT teria abrigo em Minas para os companheiros, hoje regiamente pagos, eventualmente desalojados do poder federal (a ministra Miriam Belchior, por exemplo, além dos salários, ganha R$ 19 mil para participar de uma reunião por mês no Conselho da Petrobras). Alguns sugerem que Aécio esqueça o Brasil e se concentre em Minas, para garantir pelo menos sua base.          (Carlos Brickmann)

Ministros tiram férias para reforçar campanha de Dilma

Brasília (Estadão Conteúdo) – O ministro-chefe da Secretaria Geral, Gilberto Carvalho, estará, a partir de segunda-feira, à disposição da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff. A informação da saída temporária de Gilberto foi antecipada na quarta-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmada nesta quinta-feira pela sua assessoria.
Gilberto vem ajudando a presidente no diálogo com movimentos sociais e com a Igreja e, inicialmente, resistia em deixar o governo. Mas, com o acirramento da campanha e a queda da presidente Dilma nas pesquisas de intenção de voto, preferiu sair para ficar mais liberado.
O ministro do Desenvolvimento Social, Miguel Rossetto, também deverá ir para a campanha. A decisão definitiva, no entanto, segundo a sua assessoria, só acontecerá na próxima semana. O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, negou, de acordo com sua assessoria, que vá sair do governo para trabalhar apenas na campanha. Berzoini já participa de reuniões de campanha com a presidente Dilma. Na noite de quarta-feira, Berzoini e Rossetto participaram de reuniões no comitê de campanha do PT.
Já o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, está em férias desde ontem (3) até 12 de setembro, conforme publicação no Diário Oficial da União. Com a licença, o ministro fica liberado para atuar nas campanhas da sua mulher Gleisi Hoffmann, ao governo do Paraná, e da presidente Dilma.

O avião do desastre, o PSB e a Anac: ''Nao é bem assim'



 A nota oficial do PSB com informações sobre os responsáveis pelo avião em que estava Eduardo Campos não desceu na goela da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), revela Lauro Jardim, na Veja Online:
Um dos itens do documento, assinado por Roberto Amaral, aborda a negociação entre duas empresas referente ao arrendamento do jato.
O texto enviado pelo partido à imprensa, anteontem, diz: ''
A transferência de leasing ao grupo de Pernambuco foi comunicada pela AF Andrade à Anac, por petição datada de 15 de maio de 2014''.
Não é bem assim. A comunicação, na data informada – ou seja, três meses antes do acidente – não chegou à agência. A Anac só soube da transmissão do leasing no dia 18 de agosto – cinco dias após a queda do avião. Durante o processo de apuração, a agência procurou as empresas e, só então, recebeu o documento.(do blog de magno martins)

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Professora é esfaqueada por adolescente em sala de aula, diz PM


Situação aconteceu nesta quinta (4), em Piraquara, na Região de Curitiba.
Garoto foi apreendido pela polícia; professora foi socorrida de helicóptero.

Do G1 PR
Uma professora foi esfaqueada na sala de aula de um colégio estadual de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta quinta-feira (4), de acordo com a Polícia Militar (PM). Após a agressão, o aluno – que é um adolescente de 15 anos – fugiu pulando os muros das casas vizinhas à escola, segundo a polícia. Entretanto, ele foi apreendido cerca de duas horas depois, conforme informou o tenente David Parisi do Amaral, da PM. O garoto foi encaminhado para a delegacia do município. A professora que, de acordo com a polícia, teve 16 perfurações, foi socorrida de helicóptero e levada para um hospital em Campina Grande do Sul, também na Região Metropolitana da capital paranaense. Ela não corre risco de morrer, segundo o hospital.
“Ela estava lecionando quando o adolescente deu a primeira facada nas costas, que foi a mais profunda. A sala de aula estava cheia de alunos”, afirmou o tenente ao G1. Conforme a Polícia Militar, um dos motivos da agressão pode ser o fato de os pais do adolescente terem sido convocados para uma reunião no colégio na quarta-feira (3). Na ocasião, a professora relatou aos pais os comportamentos indisciplinares do aluno, de acordo com o tenente David Parisi do Amaral.
O hospital informou que a professora, de 37 anos, levou facadas nos braços, nas mãos e nas costas. Ainda segundo o hospital, as facadas nos braços e nas mãos foram superficiais, já a facada nas costas atingiu o pulmão. Contudo, o estado de saúde dela é estável, de acordo com o hospital. Ela está consciente e segue internada em um quarto do hospital, sem previsão de alta.
Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Educação afirmou que a escola prestou todas as ações necessárias no momento do ocorrido e que representantes da pasta estão prestando assistência à professora. As aulas desta quinta-feira foram suspensas e devem ser retomadas na sexta-feira (5).  A escola também foi procurada pela reportagem do G1, porém, informou que apenas a Secretaria de Educação vai comentar o assunto.

Armando terá agenda forte nesta sexta


armando monteiro - foto léo caldas

O candidato do PTB ao Governo do Estado, Armando Monteiro Neto (PTB), estará novamente em Caruaru nesta sexta-feira (05/09) para participar de uma caminhada e de um comício regional.
Ele esteve lá quarta-feira e hoje (04) para participar de debates com os candidatos Paulo Câmara (PSB) e Zé Gomes (PSOL).
Na quarta o debate foi na sede da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Caruaru), transmitido pela Rádio Liberdade, e hoje na Rádio Jornal.
Veja, abaixo, a programação do candidato desta sexta-feira:
9h – Caminhada em Jaboatão dos Guararapes ao lado do candidato a vice Paulo Rubem Santiago (PDT) e do candidato ao Senado, João Paulo (PT)
Concentração: Em frente ao Colégio Estadual Nestor Gomes na entrada de Vila Rica, Jaboatão dos Guararapes/PE.
Caruaru
13h30 – Almoço com lideranças políticas e o senador Douglas Cintra
16h- Caminhada em Caruaru ao lado do candidato a vice Paulo Rubem Santiago (PDT) e ao Senado João Paulo (PT)
Local: Av. São José, bairro São Francisco, Caruaru/PE
18h- Encontro com representantes da Associação Comercial de Caruaru.
Local: Rua Armando da Fonte, s/n, bairro Maurício de Nassau.
20h – Caminhada e comício com Paulo Rubem Santiago (PDT) e João Paulo (PT).
Local: Centro Social Euclides Nascimento – Av. José Otávio, 940, bairro do Cajá, Caruaru/PE
21h – Visita ao Comitê 14 ao lado de lideranças políticas
Local: Av. Agamenon Magalhães, s/n, bairro Maurício de Nassau

Paulo Câmara(PSB) inicia um novo giro pelo interior


Paulo Câmara - campanha _ foto wagner ramos

O candidato do PSB ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), inicia nesta sexta-feira (5/9) um novo giro pelo interior do Estado.
Ele iniciará o seu roteiro às 7h com uma visita à Escola Técnica Professor Agamenon Magalhães, na capital pernambucana.
Em seguida, viajará para Lagoa dos Gatos para caminhar na feira e participar de um comício. De lá, a comitiva segue para Arcoverde, onde o candidato fará uma palestra sobre agricultura familiar.
Na sequência, fará uma caminhada nas cidades de Cupira, às 15h30; Jupi, às 19h; e Lajedo, às 20h30.
No sábado, às 8h, dará uma entrevista à Rádio Grande Rio, de Petrolina, e depois fará uma caminhada com seus companheiros de chapa, Fernando Bezerra Coelho (PSB/senador) e Raul Henry (PMDB/vice).
Às 16h, Paulo Câmara comanda uma carreata em Buíque, no Agreste. Depois, visitará os municípios de Pedra, às 18h, e em Pesqueira, às 20h. A programação se encerra no sábado às 21h com um comício em Belo Jardim.
No domingo (7), o candidato comanda às 10h mais uma “Onda Amarela” no Marco Zero do Recife. Às 14h estará em Calçado, no Agreste e às 16 encerra a agenda com uma caminhada em Lajedo.

Marina pode ter sido uma aposta errada da direita

Autor: Fernando Brito
reina
Terça-feira, bem antes que as pesquisas Ibope e Datafolha registrassem – até os analistas conservadores concordam – a desaceleração e até o que, talvez, seja o início do declínio da “onda Marina”, este blog registrou que começava a surgir um “voto contra as trevas”.
E surgia como fruto da “overdose” de fundamentalismo religioso e neoliberalismo econômico assumidos pela neocandidata do PSB.
Não se descarte que isso possa crescer ao ponto de se tornar um estigma sobre Marina Silva.
Porque Marina,  personagens de Maquiavel, está “na dependência exclusiva da vontade e boa fortuna de quem lhes propiciou o Estado, isto é, de duas coisas extremamente volúveis e instáveis.”
Assim foi na eleição de 2010, quando se lhe atribuiu – e ela cumpriu – o papel de evitar a vitória de Lula, com Dilma, no primeiro turno, num momento de grande prosperidade econômica e imenso prestígio pessoal do então Presidente.
Nas eleições de 2014, tal papel foi atribuído a Eduardo Campos, outro disposto a assumir, por ambição, o papel de dissidente do bloco lulista.
Eduardo não representava a Aécio – como em 2010 Marina não representava a Serra – um perigo real.
A reviravolta do acaso e a megaexposição midiática da “sobrevivente da tragédia”, porém, catapultou Marina com uma força incontrolável.
Agora, em lugar de levar o candidato da direita convencional ao segundo turno, a “terceira via” eliminou-o.
Marina matou eleitoralmente Aécio Neves, hoje reduzido ao papel de desorientado coadjuvante, que tem de desmentir todos os dias sua renúncia.
Em princípio, cumpria-se apenas o diagnóstico de Maquiavel: “notando os grandes que não podem resistir ao povo, iniciam a criar a reputação de um de seus elementos e o tornam príncipe, para poder à sua sombra, satisfazer os seus apetites.”
Mas Marina não é a  mesma coisa como elemento diversionista e como perspectiva real de poder.
Parte da elite brasileira, ainda que a reconheça como um instrumento para derrotar Lula e Dilma, começa a refluir de seu entusiasmo inicial com alguém que pode realizar este seu sonho de 12 anos.
Mesmo exibindo o Banco Itaú e uma vitrine de economistas neoliberais como “garantia” de suas “boas intenções” em relação ao “mercado”  ela é um personagem fraco e inconfiável.
Fraco, porque,  como escreve o clássico florentino, “nada é mais instável do que a fama de poder de um príncipe quando não está apoiada na própria força”.
Inconfiável, porque a fome de poder de um ambicioso jamais lhe sacia e se lhe trai em cada gesto.
Marina, que sequer conseguiu organizar a sua Rede, reorganizará a direita neste país?
Ou, como outros personagens da história e ela própria, em sua trajetória, cuidará de seu próprio fanatismo por si mesma?
A tese do “qualquer um” lançada por Fernando Henrique Cardoso não esperava que “qualquer um” fosse ela.

Do Blog Tijolaço

Virada na rejeição é alerta para PTB

Do Blog da Folha
Mais do que o empate entre os candidatos da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, Armando Monteiro Neto (PTB), e da Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), ambos com 36% das intenções de voto, um outro dado da pesquisa Datafolha, divulgada na manhã desta quinta-feira (4), é motivo de preocupação para os petebistas: o índice de rejeição de Armando cresceu e o de Câmara reduziu quase na mesma proporção.
No levantamento divulgado em 15 de agosto, o percentual de entrevistados que afirmaram não votar no petebista era de 9%. Nessa nova pesquisa, esse índice passou para 15%. Por outro lado, Câmara aparecia com 17% em agosto, contra 12% agora. Na prática, os dois trocaram de posição, e o socialista, agora, é o que apresenta a menor rejeição.
O último levantamento do Datafolha foi publicado dois dias após a morte do ex-governador Eduardo Campos, e a pesquisa foi feita nos dias 13 e 14 de agosto, com a população sob o impacto da notícia da morte do socialista.
De lá para cá, a campanha de Câmara foi acusada pelos adversários de usar eleitoralmente a morte do ex-governador para crescer na preferência do eleitorado, aproveitando toda a comoção em torno do acidente. Tanto Armando como os seus aliados denunciaram tal artifício, chegando a pedir que deixassem o ex-governador “descansar em paz”.
No entanto, diz o dito popular que “o mesmo risco que corre o pau, corre o machado”. Essa alteração na posição do ranking da rejeição pode indicar que, do mesma forma que a comoção pode ter ajudado Câmara, como dizem os adversários, essas acusações podem ser encaradas pela população como, digamos, falta de respeito à memória do ex-governador, que trabalhava para eleger o ex-secretário para o governo.
Portanto, diante da evolução das últimas pesquisas, o empate entre os dois candidatos não chega a ser surpresa. No entanto, a inversão dos índices de rejeição da forma como foi, praticamente tirando o percentual de um lado e colocando quase os mesmos números do outro, é um alerta para o PTB, numa equação difícil de decifrar.

Em Petrolina, Lula pede votos para Dilma e Armando

Foto: Josélia Maria
Do Diário de Pernambuco
Em Petrolina, no Sertão do estado, para reforçar as campanhas de Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e de Armando Monteiro (PTB) ao governo do estado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu em defesa da reforma política. Ele iniciou o discurso pedindo que as pessoas votem no plebiscito pela Constituinte Exclusivo pela reforma política. Em seguida, pediu votos para os aliados.
"Eu estou aqui orgulhosamente para falar a vocês que além de eleger a presidente Dilma, temos que eleger Armando", discursou. O petista disse não ter dúvidas que a pessoa mais preparada para tomar conta do país é a sua ex-ministra. Lula lembrou como foi feita a escolha dela como candidata à Presidência em 2010 e ratificou a decisão. "Sei que fui eleito por um povo que aprendeu a andar de cabeça em pé e que agora vai reeleger Dilma", acrescentou.
Como costuma fazer nos discursos realizados no Nordeste, o ex-presidente destacou que as gestões petistas reduziram as desigualdades entre as regiões do país. " O nordestino não nasceu para ser tratado como pessoa de segunda categoria. Quando investimos no Nordeste foi para deixar o Brasil mais igual", afirmou.
Em seguida, ele elencou as realizações dos seus dois governos e do da presidente Dilma voltadas para a região. Citou, por exemplo, ter orgulho por ter sido o primeiro presidente "a botar um tijolo em uma universidade no Vale do São Francisco".
Também destacou as obras hídricas, lembrou a Transposição do Rio São Francisco, ainda inconclusa. "O cidadão que mora no Sudeste não tem noção do que é a seca para o povo. Eu quero festejar com vocês que ninguém vai morrer de sede", disse Lula.
O ex-presidente chegou à cidade por voltas das 15h. Ainda no aeroporto se reuniu com o senador licenciado Armando Monteiro (PTB) e o deputado federal João Paulo (PT), candidatos ao governo do estado e ao Senado, e com outros aliados, como o prefeito Julio Lóssio (PMDB). De lá, o grupo saiu em carro aberto para uma caminhada na Orla, onde foi instalado um palco para o comício.

Artigo de opinião:País começa a acordar e vantagem de Marina começa a cair

EDUARDO GUIMARÃES 
E não é a redução da comoção pela morte de Eduardo Campos que já vai cedendo lugar à racionalidade, é que Marina não diz nada ou diz premissas contraditórias
Não é preciso dizer muito. Os recém-divulgados números das pesquisas Datafolha e Ibope falam por si: Marina Silva atingiu o teto e começa a cair. Aos números, pois.
Na pesquisa Ibope anterior, divulgada no dia 26, há cerca de uma semana, em primeiro turno Aécio Neves tinha 19%, Marina tinha 29% e Dilma Rousseff tinha 34%. Em simulação de segundo turno, Marina venceria Dilma por 45% a 36% – 9 pontos de vantagem para a candidata de oposição.
Na nova pesquisa Ibope, Dilma sobe três pontos e Marina, 4. Aécio cai 4 pontos – tinha 19% e, agora, 15%. Porém, a grande questão é o segundo turno. A vantagem de Marina sobre Dilma caiu para 7 pontos (46% a 39%). Dilma subiu 3 pontos e Marina, 1.
Na nova pesquisa Datafolha, a situação de Dilma melhorou ainda mais em relação à pesquisa anterior. No primeiro turno, só Dilma oscilou para cima (1 ponto), para 35%. Marina ficou estagnada com os mesmos 34%. Mas, no segundo turno, a vantagem de 10 pontos de Marina, caiu para 7 (48% a 41%).
Para quem lê este Blog – e acredita no que lê –, não houve surpresa. Há quatro dias, o post A única certeza é a de que o PSDB acabou já tratava de recomendar aos antipetistas fanáticos que baixassem a bola porque Dilma continua no jogo; só quem está fora, é Aécio. Naquele post foi antecipado que Marina tinha atingido o teto.
E não é a redução da comoção pela morte de Eduardo Campos que já vai cedendo lugar à racionalidade, é que Marina não diz nada ou diz premissas contraditórias. Aos poucos, conforme vai ganhando importância, as pessoas começam a lev€á-la a sério e a prestar atenção ao que diz e não só na imagem que forjou.
E é ai que mora o perigo. Para ela.
A posição dúbia sobre direitos dos homossexuais pegou mal, mas a posição espantosa de Marina em relação ao pré-sal e a tal "roleta bíblica" (essa senhora diz que toma decisões importantes abrindo aleatoriamente a Bíblia) assustaram até a mídia e o PSDB.
E o empresariado foi atrás.
Marida é uma fraude. E o pior é que não é uma fraude proposital. Ela acredita mesmo nas coisas que diz. Inclusive que poderia governar sem programa, sem apoio de uma base política e de um partido sólidos.
O país não entrará nessa aventura a esta altura do campeonato. Dilma está no jogo. E para vencer.

Confira a agenda dos candidatos à Presidência da República


Aécio Neves (PSDB)
Belo Horizonte
10h – Encontro com políticos de Minas Gerais, no Clube Minas 2 (Avenida Bandeirantes, 2.323, bairro Mangabeiras)
Uberlândia (MG)
16h - Ato político, no Uberlândia Clube (Rua Santos Dumont, 517 – centro)

Dilma Rousseff (PT)
Fortaleza
16h – Entrevista coletiva após visita ao Residencial Cidade Jardim (Rua Cedro, nº 180, Condomínio 1 – Residencial Cidade Jardim)
Recife
19h – Participa, com o ex-presidente Lula, de comício do candidato ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro, pela coligação “Pernambuco vai mais longe” (Avenida Brasília Formosa, 182, Brasília Teimosa)

Marina Silva (PSB)
Porto Alegre
11h30 – Almoço com candidatos e aliados, no Hotel Plaza San Raphael (Avenida Alberto Bins, 514, Centro Histórico). Depois, às 13h30, viaja para Esteio (RS)
Esteio
14h30 – Visita a Expointer, no Parque Assis Brasil (BR-116, km 13). Em seguida (17h), vai para Caxias do Sul (RS)
Caxias do Sul
20h – Encontro com o candidato ao governo do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori, na Paróquia Imaculada Conceição (Rua General Sampaio, 168, Bairro Rio Branco)

Levy Fidelix (PRTB)
São Paulo
11h – Encontro com os blogueiros na sede do partido
Tarde – Gravações para o programa eleitoral

Luciana Genro (PSOL)
Brasília
15h45 – Participa de painel do 5º Congresso da Auditar, entidade que representa os auditores do TCU, no Hotel Royal Tulip Alvorada (SHTN, Trecho 1, Conjunto 1B, Bloco C, Asa Norte)
18h30 – Fala a estudantes da UnB sobre seu programa para o ensino superior e políticas públicas para a juventude - Campus Darcy Ribeiro, Praça Chico Mendes, Asa Norte

Mauro Iasi (PCB)
Feira de Santana (BA)
15h – Entrevistas a rádios da cidade
16h – Atividade aberta - Eleições presidenciais e a luta pelo poder popular - Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) - Praça do Borogodó
18h – Abertura do Fórum das Universidades Estaduais da Bahia
20h – Sarau pelo Poder Popular - Uefs

Pastor Everaldo (PSC)
Rio de Janeiro
14h – Reunião com a coordenação de campanha

Rui Costa Pimenta (PCO)
Brasília
12h30 – Palestra na UnB (Campus Darcy Ribeiro, Praça Chico Mendes, Asa Norte)
14h – Entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) após a palestra
19h – Jantar com candidatos, militantes, filiados e simpatizantes (SMDB 21, Lote 5, Casa A, Lago Sul)
20h – Entrevista ao site Congresso em Foco durante o jantar

Zé Maria (PSTU)
São Paulo
8h30 às 8h50 – Entrevista à Rádio ABC, em Santo André
A partir das 11h – Grava programa eleitoral em São Paulo

Eduardo Jorge (PV)
Brasília
9h30 – Protocola pedido de audiência com a presidenta Dilma Rousseff para discutir rompimento do acordo nuclear Brasil-Alemanha - Palácio do Planalto, Setor de Protocolo - Anexo 1 - Sala 101)
12h – Protocola pedido de audiência com o embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann, para discutir rompimento do acordo nuclear Brasil-Alemanha - Embaixada da Alemanha (SES 807, Lote 25)

Eymael (PSDC)
São Paulo
8h – Entrevista à Rádio CBN. Depois, às 11h55, viaja para Campo Grande
Campo Grande
12h45 – É recebido no aeroporto pelo presidente do partido no estado, Elizeu Amarilha Mattos
13h30 – Almoço no Aeroporto Internacional de Campo Grande
14h30 – Entrevista coletiva no aeroporto. Depois, às 17h34, embarca para Porto Velho
Porto Velho
22h55 – Chega a Porto Velho, onde é recebido pelo presidente do partido no estado, Edgar Nilo Tonial, e o candidato a vice-presidente Belsasar Roberto Lopes

Senado: Datafolha mostra João Paulo na frente




Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (4) aponta que o candidato João Paulo (PT) tem 35% das intenções de voto para o Senado. Na sequência, o socialista Fernando Bezerra Coelho (PSB) aparece com 24%. Simone Fontana (PSTU) tem 2% e Albanise Pires (PSOL), 1%.
 Foi citado, mas não alcançou o percentual mínimo, o candidato Oxis (PCB). Os que não souberam opinar somam 24% e os que declararam que vão votar branco ou nulo são 14%. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no último dia 15, João Paulo tinha 43% e Bezerra Coelho, 16%.

Veja os números do Datafolha:
João Paulo (PT) - 35% das intenções de voto
Fernando Bezerra Coelho (PSB) - 24%
Simone Fontana (PSTU) - 2%
Albanise Pires (PSOL) - 1%
 Brancos e nulos - 14%
 Não souberam opinar - 24%

Datafolha confirma: Câmara e Armando empatados




Do G-1
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (4) mostra os candidatos Armando Monteiro (PTB) e Paulo Câmara (PSB) empatados na corrida pelo governo de Pernambuco. Cada um aparece com 36% das intenções de voto.
Em seguida, aparecem Zé Gomes (PSOL), Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO), também empatados em 1%. Já Jair Pedro (PSTU) não chegou a 1% das intenções de voto. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no último dia 15, Armando tinha 47% e Paulo, 13%.
Na simulação de segundo turno, Armando Monteiro e Paulo Câmara também aparecem tecnicamente empatados com 39% e 40%, respectivamente.
 Encomendada pelo jornal Folha de São Paulo e pela TV Globo, esta é a segunda pesquisa Datafolha após o registro das candidaturas.

Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada:
Armando Monteiro (PTB): 36%
Paulo Câmara (PSB): 36%
Zé Gomes (PSOL): 1%
Miguel Anacleto (PCB): 1%
Pantaleão (PCO): 1%
Jair Pedro (PSTU): 0% (*)
 Brancos e nulos: 9%
 Indecisos: 17%

Acabou a novidade. Agora é disputa, o combate bruto

Tijolaço  Fernando Brito 

ibopeset1

Fernando Brito 

O Ibope certamente gostaria, mas os números não deram para “chegar lá”: colocar Marina Silva à frente de Dilma Rousseff no primeiro turno.

No segundo, há alguma verossimilhança , porque resta um resíduo numérico de Aécio – muito mais do que real, pois sua candidatura desmilinguiu-se – ao qual atribuir a transferência dos votos a Marina da segunda etapa.

Logo veremos que não é assim, nem será assim.

O dado mais importante, para mim, é que nem o Ibope – e antes o Datafolha – conseguiram registrar uma erosão na base de apoio de Dilma Rousseff.

Todos os seus indicadores: avaliação de governo e taxa de rejeição melhoraram.

O fator que levou a isso não está esgotado, ao contrário: os programas de televisão.

Ela continua tendo um patamar mais que sólido para não apenas ir ao segundo turno como para vencê-lo.

Porque, se não acendeu um sinal amarelo (diria até laranja) em sua campanha é que estão “papando mosca”.

Marina começa a adquirir a característica de candidata de uma seita.

O de uma candidata confessional.

O que não agrada nem mesmo a uma expressiva parcela do eleitorado evangélico, que dirá os católicos, os de cultos afro-brasileiros e os que, com qualquer religião ou sem ela, entendem o Estado como patrimônio de toda a comunidade.

Os efeitos da demonstração de poder de Silas Malafaia ultrapassam em muito a desilusão da comunidade LGBT com sua ex-deusa.

Serviram de alerta sobre a capacidade de certos líderes polêmicos e agressivos de dominar e dirigir a neocandidata do PSB, que está completamente inerte quanto a isso. De um lado, por oportunismo eleitoral; de outro, porque não vê como se livrar da lama do jatinho que, mesmo ainda não tendo caído na “boca do povo” já os colocou em enormes dificuldades nos círculos políticos.

Mas é no povão que este desgaste bate pesado.

Aqui no Rio, já é possível ouvir a irreverência carioca fazendo galhofa da exibição de força de Malafaia e da rápida submissão de Marina às suas exigências: de domingo para cá já ouvi que a reforma tributária abolirá os impostos e instituirá o dízimo e que o “Mais Médicos” vai virar o “Mais Pastores”…

Isso é um desserviço não apenas à democracia, mas também aos próprios evangélicos, que devem ser respeitados em sua fé e suas práticas.

O fato concreto é que a “onda Marina” chegou à praia e, embora ainda tenha avançado, vai se dissolvendo em espuma.

Ainda falta um mês para as eleições.

O cenário é, ainda, extremamente perigoso.

Mas o turbilhão, ao que parece, vai minguar.

E, atenção: se a direita orgânica – a mídia à frente dela – se convencer que  Marina não pode dar-lhe o que quer, que é  a derrota de Lula e Dilma –  pode decidir “executar” Marina Silva antes do pleito.
E tentar remontar os cacos do PSDB.

Mas, lembrem-se todos: analisar eleição com base em dados de Ibope e Datafolha é trabalhar com uma espécie de “advogado do diabo” numérica.

Outras pesquisas mostram que a “onda” é bem menor.

Algo me diz que é por isso que Lula, velho marinheiro, em meio ao nevoeiro, leva o barco devagar.