terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Presidente do DEM será investigado pelo STF


José Agripino - foto Agencia Brasil

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ontem ao Supremo Tribunal Federal a abertura de inquérito para investigar a conduta do senador e presidente nacional do DEM, José Agripino (RN), acusado de ter cobrado propina de R$ 1 milhão a um empresário do Rio Grande do Norte para apoiar a criação do serviço de inspeção veicular no Detran daquele Estado.
A acusação foi feita pelo empresário George Olímpio por meio do sistema de delação premiada.
O áudio com a voz do empresário foi divulgada no domingo à noite pelo programa Fantástico da Rede Globo.
Como o senador tem foro privilegiado, coube à Procuradoria Geral da República pedir ao STF que o investigue. O relator do processo será a ministra Carmen Lúcia, que decidirá se aceita ou não o pedido da PGR.
O empresário George Olímpio, segundo promotores que acompanham o caso, teria montado um esquema de propina envolvendo as principais autoridades do Rio Grande do Norte, entre elas a então governadora Vilma Faria (PSB), para aprovar uma lei instituindo o sistema de inspeção veicular.
A aprovação da lei, segundo a investigação, teria ocorrido sem obedecer aos trâmites legais. Esse esquema de corrupção começou a ser investigado em 2011 pela Operação Sinal Fechado.
Agripino negou ontem que tenha pedido dinheiro ao empresário, frisando que ele próprio deu uma declaração registrada em cartório, dois anos atrás, negando o fato.
Nesta terça-feira, ele usará a tribuna do Senado para defender-se das acusações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário