sábado, 11 de abril de 2015

Nova versão de Costa muda tudo

Por Fernando Brito, editor do Tijolaço
Por mais que a nossa  muito profunda imprensa esteja aí se divertindo com a tunga velha dos Andrés Vargas e Argolos, o fato do dia na investigação da Operação Lava Jato, agora, é a “revisão da delação premiada” de Paulo Roberto Costa.
A esta altura, as bancas dos advogados das empreiteiras devem estar trabalhando para apresentarem petições pedindo a soltura de seus clientes  e não duvide se outras delações venham a ser desfeitas, a pedido dos delatores. Agora, segundo Paulo Roberto, passaram de cartel e fraudadores de preços a simples “achacados”.
Afora os que babam, furiosos, salivando já o devorar do Governo, as pessoas de bom-senso estão agora diante da pergunta óbvia: se não houve, como diz  agora o ladrão Costa, sobrepreço, mas apenas desvio dos lucros legítimos das empresas para o pagamento de propina, onde estaria o “rombo da Petrobras”?
À medida em que as reações jurídicas começarem, mesmo diante de tribunais superiores metidos sob a pressão da mídia, o assunto vai ganhar destaque.
Mesmo antes, o assunto já espante os comentaristas menos dispostos aos linchamentos, como é o caso de Kennedy Alencar que, em seu blog, publica artigo correto e perplexo com o quadro novo que está criado.

Vale a pena ler até o final, até pela “enquadrada” que ele dá no procurador Carlos Fernando de Lima, o “estrategista do Ministério Público”, como Kennedy diz ser.

Recuo de Costa muda impacto da corrupção sobre Petrobras
Delator mentiu antes ou agora? Resposta pode mudar investigação
Kennedy Alencar
O procurador federal Carlos Fernandes Santos Lima, que seria o estrategista do Ministério Público na Operação Lava Jato, afirmou na manhã desta sexta que a mudança de versão de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, sobre a formação do preço das obras na estatal não mudaria nada na investigação. A rigor, deveria mudar, sim.
De acordo com uma reportagem da “Folha de S.Paulo”, Paulo Roberto Costa recuou em uma informação de sua delação premiada já aprovada pela Justiça. Costa afirma que a propina paga pelas empresas teria saído de suas próprias margens de lucro, não de um superfaturamento cobrado da estatal.
A ser verdade o que Costa revela agora, há alteração em relação ao impacto da corrupção sobre a Petrobras. E seria afetada ainda a versão sobre o que aconteceu ao longo do escândalo. Havia um cartel que combinava sobrepreço com envolvimento de corruptores (empresas) e corruptos (políticos e funcionários da estatal)? Ou os funcionários apresentavam um preço justo enquanto os políticos chantageavam as companhias para obter propina?
Em resumo, houve cartel, como diz o Ministério Público, ou achaque, como afirmam a defesa de empresas? No caso, os corruptores incluem os funcionários da Petrobras na prática da extorsão, não somente os políticos.
O recente recuo de Costa é importante. Não se trata de uma informação trivial, uma correção na delação, um nome que ele tenha esquecido de mencionar e lembrado depois. Trata-se do preço das obras das quais saíram as propinas. No momento, a Petrobras se prepara para lançar no balanço do ano passado o impacto da corrupção nas contas da empresa.
O juiz federal Sérgio Moro e os procuradores da força-tarefa do Ministério Público Federal precisam tirar a limpo essa questão. É necessário saber se Paulo Roberto Costa mentiu quando fez a delação premiada e afirmou que a propina era paga de um preço extra colocado nas obras. Ou se mente agora, quando diz que o dinheiro da corrupção era descontado da margem de lucro das empresas e estabelecido um preço justo.
Segundo outra reportagem da “Folha de S.Paulo”, a intenção do novo presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, seria fixar um percentual de 3% sobre todos os contratos suspeitos para chegar a um valor de R$ 6 bilhões de prejuízo à estatal. Mas, se não houve sobrepreço, como diz agora o ex-diretor, esse dano à Petrobras, em tese, não teria existido. No máximo, a estatal teria perdido a oportunidade de negociar desconto.
Se Paulo Roberto disse a verdade antes e agora está mentindo, há um prejuízo concreto à estatal. Ao aplicar o percentual mais alto de 3%, a nova direção da Petrobras já está superestimando o escândalo para agradar ao mercado e mostrar conservadorismo. Portanto, é preciso apurar quais eram os parâmetros de preço estabelecidos pela Petrobras para deixar uma gordura de até 3% no valor das obras. Que “preço justo” era esse?
É conversa pra boi dormir a defesa de Costa dizer que não se trata de mudança de peso na delação já feita pelo ex-diretor de Abastecimento, que afirmou recentemente que não se importava com o dinheiro, mas com o trabalho técnico na Petrobras. Uma diferença de até 3% numa obra milionária ou bilionária apareceria em qualquer planilha detalhada da estimativa de custos da Petrobras. Errar por até 3% a mais não é algo que passe despercebido em contratos de tal magnitude.
Além disso, não parece real que corruptores sejam benevolentes e retirem as propinas de suas margens de lucro. Talvez essa nova versão seja importante para a defesa de Paulo Roberto Costa em relação ao trabalho técnico que fazia na Petrobras e transfira para políticos e empresários o jogo sujo. O procurador Lima disse que Costa pode estar querendo melhorar a sua defesa. Agora, depois de delatar, obter benefícios e estar cumprindo prisão domiciliar?
Ora, Paulo Roberto Costa é um criminoso confesso, um ladrão assumido. É preciso ter cuidado com suas informações. Nesse jogo, deve ser vista com reserva sua tentativa de demonizar os políticos, passando a dar lições de moral e ética. Funcionários corruptos da Petrobras fizeram parte do jogo sujo com gosto, como mostram as fortunas que amealharam e que, supostamente, estariam devolvendo integralmente à Justiça.
Risco do discurso político do Ministério Público
Em entrevista hoje, por ocasião da décima-primeira fase da Operação Lava Jato, o procurador Carlos Fernandes Santos Lima pediu suporte da população e da imprensa à investigação e às medidas judiciais e legislativas que envolvem a Lava Jato. Os apoios popular e da imprensa aos investigadores são mais do que notórios, porém, diferentes.
O povo tem todo o direito de fazer campanha. Já a imprensa tem o dever de informar. Nas últimas semanas, o Ministério Público passou a fazer um discurso político que não combina com o seu papel de investigador. É um discurso que pode ser mal interpretado como uma forma de tentar pressionar o Supremo Tribunal Federal e o Congresso a endossar medidas, decisões e projetos dos quais podem, eventual e democraticamente, discordar.

Petrobras estoura na Bolsa

Chora, Moro, chora ! Do blog conversa afiada



No Estadão:



Bolsa sobe e tem o maior nível desde novembro; Petrobrás acumula alta de 11% na semana




(…)


Mas foi Petrobrás que continuou a despontar no mercado. A ação ON terminou em +2,51% e a PN, em +2,25%. Na semana, subiram, respectivamente, 11,60% e 10,26%, e acumulam, em abril, alta de 23,49% e 21,48%, na mesma ordem. Desde o piso do ano, registrado em 30 de janeiro, as ações já superam 40% de ganhos (a ON subiu 47,14% e a PN, 44,50% até hoje)

(…)


Em tempo: Na semana, a petroleira disparou 11% e liderou os ganhos no periodo.


Segundo o Infomoney, “após semana de forte oscilação para a Bolsa, com o Ibovespa operando entre ganhos e perdas entre os dias 6 e 10, o Ibovespa fecha os últimos cinco dias com ganhos de 2,05%, a 54.214 pontos. Entre os destaques, a grande estrela fica por conta da Petrobras, que viu seus ativos dispararem 9% na quinta-feira”

Perto do fechamento de hoje, as ações da Petrobras tinham alta de mais de 2,5%.

Leia aqui: “Bolsa atinge maior nível do ano com Petrobras e dólar permanece estável”



Tumulto: PB nega a Cunha título de cidadão



O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), voltou a enfrentar protestos nesta sexta (10), desta vez em João Pessoa. O deputado, que acompanhava uma sessão no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba, foi recebido por manifestantes portando cartazes com os dizeres "Fora, Cunha". O peemedebista enfrentou protestos semelhantes em visitas a São Paulo e Porto Alegre.

Na quinta (9), a Câmara de João Pessoa negou pedido da vereadora Eliza Virgínia (PSDB), da Assembleia de Deus, para dar ao deputado o título de cidadão pessoense.
Ativistas ligados ao movimento LGBT e à CUT vaiaram o deputado em todas as suas tentativas de discursar. A sessão foi interrompida diversas vezes, até ser encerrada sem que Cunha pudesse falar. Houve confronto com os seguranças da Casa, e a porta de vidro que dá acesso ao plenário foi quebrada.

Cunha acompanhou em silêncio a manifestação. Quando as vaias se intensificaram, o deputado se retirou do plenário e deixou o prédio escoltado por policiais. (Da Folha de S.Paulo)

sexta-feira, 10 de abril de 2015

1.905 contribuições no Todos por PE

O Todos por Pernambuco no Agreste Meridional registrou 1.905 contribuições. Mais uma vez o tema Educação e Cultura foi o mais procurado pelos 1.592 representantes das cidades de Garanhuns (que recebeu o seminário), Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Buíque, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Pedra, Saloá, São João, Terezinha, Tupanatinga e Venturosa. A sala registrou 343 inscritos e 339 contribuições.

Entre os pleitos coletados na sala pela equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão - pasta organizadora dos seminários -, estão: a necessidade de parcerias para o fortalecimento das creches municipais e a implantação do ensino médio nas escolas quilombolas. A construção de uma escola técnica no município de Itaíba também foi uma demanda registrada na sala.

Para o governador Paulo Câmara, a procura ratifica a importância do tema para os pernambucanos. “Sem educação, sem cultura, não há desenvolvimento. É muito bom ver que as pessoas se interessam pelo assunto e estão contribuindo para que o nosso Governo invista ainda mais nesses segmentos”, afirmou.

Além da sala de Educação e Cultura, a demanda pelo tema Desenvolvimento Rural também tem chamado bastante atenção dos organizadores. No sertão, nas duas rodadas anteriores, por exemplo, as salas que trataram sobre a temática juntaram mais de 700 pessoas para debater programas de agricultura familiar, de distribuição de semente, linhas de financiamento para os agricultores, entre outros. Só para o Agreste Meridional foram 250 inscritos e 428 pleitos registrados. Entre eles, o pedido de isenção do licenciamento ambiental para os aquicultores familiares e a perfuração de poços profundos na região.

Outro tema que tem atraído as pessoas para o debate é o de Cidadania. As salas, sempre lotadas, tratam questões como o fortalecimento de políticas públicas de apoio aos jovens, ao público LGBT, entre outros segmentos. No Agreste Meridional, mais de 311 contribuições foram dadas pelos 200 participantes.

Na sala de Saúde reuniram-se 188 pessoas que, representando seus municípios, também deram sugestões e pediram melhorias para a região, como a construção de uma UTI neonatal e de um banco de leite no Hospital Dom Moura.

As salas de Água, Infraestrutura e a de Economia, Sustentabilidade e Inovação, empatadas em número de participantes, registraram 117, 67, 110 contribuições, respectivamente. A ampliação do Distrito Industrial de Brejão para permitir a implantação de novas empresas, a ampliação do Programa Água para Todos e a melhoria das estradas, como a pavimentação da PE-244, do trecho Tará/Águas Belas; a implantação e pavimentação da PE 233, trecho Bom Conselho/Iati/Tará; e da PE- 223, trecho Bom Conselho/Saloá.

A sala de segurança registrou 68 participantes e 48 sugestões. Aproximar a polícia da sociedade, assim como a implantação um sistema de vídeomonitoramento nos municípios da região foram algumas das contribuições dos participantes.

Satisfeito com a participação popular nos seminários, o secretário Danilo Cabral lembrou que a iniciativa foi premiada pela ONU, em 2012, na categoria de ausculta à população. “Estamos promovendo um espaço para o livre debate entre a sociedade civil organizada e o Poder Público, cujo resultado influencia diretamente a construção do Plano Plurianual; lei que consolida o plano de ação contendo as iniciativas de governo para os quatro anos seguintes”, disse.

            

Em nota, Governo endurece com professores

Em nota, o Governo de Pernambuco diz que, diante da decisão dos professores de entrar em greve por tempo indeterminado só volta a reabrir negociações mediante o fim do movimento. "Diante deste fato - a paralisação - o Governo de Pernambuco manifesta intenção de continuar negociando, porém não haverá nova rodada de negociação, até que haja suspensão da paralisação e consequente retorno ao trabalho", diz a nota.
O Governo do Estado de Pernambuco reafirma o compromisso de pagar o Piso Salarial dos professores, com a aprovação da Lei 15.465 de 08 de abril de 2015, conforme determinação do Ministério da Educação ( MEC). Com o cumprimento do Piso Nacional, retroativo a janeiro, o Governo do Estado, através das secretarias de Administração (SAD) e Educação  (SEE), iniciou negociação com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe ), com vistas a estabelecer percentual de reajuste para os professores com nível superior e que será aplicado a todos os níveis da carreira .

Ressalta-se que, mesmo antes da realização da primeira rodada de negociação, o Sintepe, em atitude inusitada , já havia decretado "Estado de Greve" e paralizações, o que não alterou o propósito do Governo de continuar dialogando. Após a terceira rodada de negociação , em Assembleia realizada hoje (10-04), o Sintepe rompeu o diálogo e decretou greve, por tempo indeterminado , prejudicando o ano letivo dos alunos da rede Pública Estadual de Ensino e suas famílias .

Diante deste fato, o Governo de Pernambuco manifesta intenção de continuar negociando, porém não haverá nova rodada de negociação, até que haja suspensão da paralisação e consequente retorno ao trabalho.

            

Deputado questiona: 'quem são os ratos da política?'

O deputado Elvino Bohn Gass(*) questionou em artigo hoje quem são os verdadeiros ratos hoje no pais. vejam abaixo o artigo escrito pelo deputado petista;
Antes de Lula e Dilma, o Brasil era um país que não investia em infraestrutura. Deu no que deu: enormes complexos metropolitanos onde se amontoavam pessoas desempregadas, vivendo em casebres insalubres e submetidas ao fétido odor dos esgotos a céu aberto. A responsabilidade por isso é da política. Melhor dizendo, da ausência histórica de políticas que só passaram a enfrentar, de fato, esses males há uns poucos anos.
E não adianta espernear porque os números provam e o mundo já reconheceu: foi só depois de Lula e de Dilma que as populações periféricas passaram a ser alvo de políticas públicas de recuperação da dignidade desses milhões de excluídos. Antes, esses homens e essas mulheres não só conviviam com os ratos, como do ponto de vista governamental, eram tratados como tal.
Ratos... Esta semana, alguns oposicionistas aos governos do PT soltaram alguns deles antes do depoimento de um membro da direção petista na Câmara dos Deputados. Foi uma tentativa torpe e extremamente agressiva de associar a imagem suja dos bichinhos aos membros do partido.
Então, mais do que repudiar a exposição dos animais ao risco de serem pisoteados (como foram), valho-me da mal sucedida analogia oposicionista para perguntar: quem são, afinal, os ratos da política brasileira? Os que garantem níveis de emprego nunca antes alcançados, ou os que aprovam um projeto como o da terceirização que rói conquistas que estão sendo consolidadas há 70 anos? Os que garantem casa própria para milhões de brasileiros que nunca a tiveram, ou os que quando governaram roeram o Banco Nacional de Habitação jogando-o em transações escabrosas e não construíram uma moradia sequer?
Os que permitiram que o filho da faxineira chegasse à universidade, ou os que carcomeram o futuro dos jovens proibindo a abertura de novos cursos técnicos? Os que retiraram 30 milhões de pessoas da miséria, ou os que devoraram as nossas reservas quebrando o país três vezes?
Não, senhores oposicionistas, os ratos da política não somos nós, são vocês! Vocês que impedem a reforma política porque sempre foram sustentados pelo poder econômico. Vocês que entregaram o patrimônio público a preço de banana para os seus amigos ricaços. Os roedores históricos do dinheiro e dos valores desse país são vocês, que sustentaram a ditadura, que torturaram e mataram pessoas, que trocaram de partidos mil vezes, que impediram que a corrupção fosse investigada, que mantiveram preconceitos raciais, de classe e de gênero.
Vocês, que devastaram as nossas riquezas naturais, que poluíram as nossas águas e que aniquilaram nossas populações indígenas e quilombolas. Vocês, que sempre andaram por túneis subterrâneos da política, que se comportaram furtivamente como se não fossem responsáveis pela gigantesca diferença social deste país. Vocês, que politicamente, sempre agiram como ratos.
É por isso que quando nos deparamos com cenas como a dos ratos soltos na Câmara, ou quando assistimos os senhores marchando sem constrangimento ao lado de quem pede a volta dos coturnos covardes, nós não nos surpreendemos. Porque sabemos com quem estamos lidando. Estamos lidando é com as suas longas caudas, Longas como a dos ratos. E o pavor, a gente também sabe, é porque Dilma armou a ratoeira.

(*) Deputado Federal (PT-RS) e Secretário Nacional Agrário do PT

Professores da rede estadual deflagram greve

 

Depois de horas reunidos, os professores da rede estadual de Pernambuco deflagraram greve. A categoria cobra o cumprimento da Lei do Piso Salarial (11.738/2008), que garante o reajuste de 13,01% a todos os professores da rede e não aos profissionais com nível médio, como determina o projeto aprovado pela Assembleia Legislativa (Alepe) na semana passada.
A partir da próxima segunda-feira os estudantes da rede já não terão aula. A greve só poderá ser encerrada em uma próxima assembleia, marcada para a próxima sexta-feira à tarde, ainda sem local definido.
Após deixar o Clube Português, os professores fecharam o trânsito no sentido Olinda - Recife na Agamenon Magalhães, em frente a lanchonete Mc Donalds. O protesto acontece em um dos horários de maior movimento na via e muitos carros estão parados. Alguns motoristas chegaram a descer dos carros e pedir aos professores para passar, mas não foram atendidos. Motoqueiros usam o estacionamento da lanchonete para retornar.

            

Governador inaugura estrada em Garanhuns

O governador Paulo Câmara entregou, nesta sexta-feira (10), o acesso de Garanhuns ao distrito de São Pedro. Com um investimento de R$ 7 milhões, a intervenção contemplou a implantação e pavimentação de um trecho de cinco quilômetros de extensão. Após a inauguração, o governador retornou ao Todos por Pernambuco, que hoje está sendo realizado no município. 

Ontem, Paulo autorizou a retomada da duplicação de um trecho de 12 quilômetros da PE-160, estrada que faz a ligação entre Santa Cruz do Capibaribe e o distrito de Pão de Açúcar. Na última semana, o chefe do Executivo pernambucano já havia autorizado a restauração da PE-103, entre Bonito e Bezerros. Câmara também vistoriou a recuperação da PE-095, em Passira - a via liga Limoeiro a Caruaru.

“Vamos seguir implantando estradas e melhorando as rodovias do nosso Estado. Com isso, aumentaremos a segurança e vamos diminuir o tempo de descolamento entre os municípios, impulsionando as economias locais”, destacou Paulo Câmara.

Para o governador, o modelo de gestão implantado no Estado por Eduardo Campos foi fundamental porque promoveu a otimização dos recursos para investimento em obras importantes. “É uma modelo que tem feito Pernambuco se destacar na gestão pública. Vamos trabalhar muito para seguir melhorando a infraestrutura do nosso Estado”, completou Paulo.



Crise na mídia impressa: Folha corta 50 jornalistas

Portal Imprensa - Desde a última quinta-feira (9/4), a Folha de S. Paulo iniciou o corte de profissionais na redação. Na semana passada, o jornal Agora São Paulo, pertencente ao mesmo grupo, já havia demitido sete funcionários. A empresa alega diminuição da verba publicitária como motivo para a redução do quadro de trabalhadores.
IMPRENSA apurou que Diógenes Campanha, da Agência Folha; Rodrigo Machado e Bia Bittencourt, da TV Folha; e Paulo Peixoto, correspondente em Belo Horizonte (MG); Luisa Alcântara, editora de "Turismo", e Giovanna Balogh, de "Cotidiano", estão na lista de demitidos.
A previsão é que cerca de 50 profissionais sejam cortados. Até o momento, sabe-se que o jornal pretende demitir seis profissionais do banco de dados, dois jornalistas de "Cotidiano", quatro repórteres do caderno de "Esporte", dois do Folhapress e um de "Mercado".
Mudanças estruturais
Além da diminuição do quadro de funcionários, a Folha também fará mudanças estruturais no jornal. A partir de agora, todos os suplementos serão descontinuados e incorporados a outros cadernos, com exceção de "Turismo". Por exemplo, o suplemento de "Ciência" terá espaço em "Cotidiano".
Com esta alteração, os suplementos continuam como páginas em seus respectivos dias, mas feitos por uma editora unificada, que agregará todos os repórteres que sobreviverão ao corte. Eles serão comandados pela jornalista Laura Mattos, que era editora da "Folhinha".

Procurada, a secretaria de redação do jornal ainda não comentou os cortes e as mudanças estruturais do diário.

Governo do Estado de Pernambuco reafirma que não existiu nenhum corte nos recursos repassados ao Poder Judiciário

Em nota o governador Paulo Câmara reafirmou em Garanhuns que não cortou recursos destinados ao Poder Judiciário. 

veja nota:

O Governo do Estado de Pernambuco reafirma que não existiu nenhum corte nos recursos repassados ao Poder Judiciário. Fazem-se necessários alguns esclarecimentos às pernambucanas e aos pernambucanos.

Para o exercício de 2015, a Lei Orçamentária, aprovada em 2014, previa que R$ 1,8 bilhão viria de operações de crédito que seriam realizadas pelo Governo do Estado. Neste valor, estão incluídos recursos para o Poder Judiciário, exclusivos para investimentos, não podendo ser utilizado para outro fim.

Essas operações de crédito dependem de autorização do Governo Federal. No entanto, como é de conhecimento público, por causa da crise econômica e financeira nacional, esta necessária autorização não foi concedida ainda a nenhum Estado da Federação.

Sendo assim, até a definição de uma mudança de orientação por parte da equipe econômica do Governo Federal, inexistem os recursos na fonte de operações de créditos, que possam ser utilizados pelo Governo do Estado.

O Governo reafirma que o repasse do duodécimo mensal do Poder Judiciário vem ocorrendo normalmente – sem nenhum corte – todo dia 20 do mês, de acordo com os valores estabelecidos pela Lei Orçamentária para o exercício de 2015, aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2014. Por isso, que o novo pleito do Poder Judiciário apresentado em janeiro deste ano, para ampliação dos valores envolvendo fontes próprias do Tesouro, não poderá ser atendido de imediato, diante do atual cenário econômico e financeiro.


Governo do Estado de Pernambuco

Quem tem medo de Eduardo Cunha?



Por Tereza Crunivel
Silvio Costa (PSC-PE) é o único deputado da Câmara que enfrenta o presidente da Casa
Ele é de um pequeno partido, o PSC, mas age com a desenvoltura dos caciques das grandes siglas. Seu partido é hesitante mas ele é um governista mais ativo que muitos petistas. E desde que Eduardo Cunha tornou-se uma espécie de rei da Câmara, ele tem se destacado como o único com disposição para enfrentá-lo.
Na quinta-feira, no grande expediente, com Cunha presidindo os trabalhos, fez um discurso em que se dedicou a conclamar seus pares a enfrentar o que chamou de poder imperial do presidente da Casa. Acusou-o de violar frequentemente o regimento e a própria Constituição com decisões autocráticas nas votações e na direção da Casa. Cunha manteve o sangue o frio, deixando que seus aliados o defendessem, e até concedeu mais dois minutos ao atacante para concluir. Nenhum deputado o aparteou para endossar o que dizia, só para defender o atacado.
Minutos depois começou a votação de uma medida provisória. Como sempre, Cunha reafirmou que a Câmara não aceitaria qualquer “penduricalho” da base governista que não guardasse relação com o tema da MP, que tratava de limites de dispêndios do BNDES. Este é um costume frequente do governo, o de resolver problemas colocando “contrabandos” nas MPs. Silvio Costa voltou ao microfone e denunciou como “contrabando” uma emenda do deputado Leonardo Quintão, do PMDB mineiro e ligadíssimo a Eduardo Cunha. Ela autorizava a concessão de um empréstimo em condições especiais, no valor de 50 milhões de reais, a um shopping center do Rio de Janeiro.
O contrabando, acusou Costa, era assinado pelo mineiro Quintão mas fora posto para atender a Cunha, que é do Rio. Criado o bafafá, o presidente da Câmara acabou sendo obrigado a mandar que a emenda fosse retirada do texto.
Lá fora, disse aos jornalistas que não leva o deputado a sério. Mas Costa quase o tirou do sério ontem.


quinta-feira, 9 de abril de 2015

Lewandowski dá lição em Cunha: 'sindicalistas são bem-vindos'

247 - "Aqui vocês serão sempre bem-vindos. Vamos sempre garantir a presença de vocês em nosso plenário", disse na tarde desta quinta-feira o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, aos presidentes da CUT, da UGT, da CTB, da Nova Central e da CSB, durante audiência.
Na última terça, dia 7, por ordem do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), sindicalistas e militantes contrários ao projeto de lei 4330, da terceirização total, foram não apenas impedidos de entrar na casa, como duramente agredidos tanto pela PM do Distrito Federal quanto pela Polícia Legislativa.
Vagner Freitas, da CUT, Ricardo Patah, da UGT, Adilson Araújo, da CTB, José Calixto Ramos, da Nova Central, e Antonio Neto, da CSB, reuniram-se em audiência com Lewandowski para tratar do PL 4330.
O ministro garantiu aos sindicalistas que não há nenhuma decisão tomada pelo tribunal em relação ao tema. E sugeriu aos dirigentes sindicais que aguardem a completa tramitação do PL no Legislativo e no Executivo antes de decidirem ingressar com qualquer ação no STF. “Estamos empenhados em fazer justiça e em manter a paz social e a independência entre os poderes da República, disse. E completou: “Nós vamos fazer justiça”.

Vagner Freitas lembrou ao presidente do STF que a votação na Câmara “foi açodada, sem debate, truculenta e antidemocrática”. “Temos de reverter essa barbaridade”, disse o sindicalista.

Governo Paulo Câmara avisa que não promoveu cortes no Judiciário

Governo do Estado emitiu uma nota oficial desmentindo que promoveu cortes nos repasses ao Poder Judiciário neste ano.


RP_Paulo-Camara-durante-congresso-da-AMUPE_0323032015
Foto: Roberto Pereira/ Sei

Veja a nota oficial

O Governo do Estado de Pernambuco respeita a autonomia dos Poderes estabelecidos pela Constituição Federal, com os quais mantém uma relação de esforço mútuo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
O Governo de Pernambuco vem a público deixar claro que não houve nenhum corte no orçamento do Poder Judiciário.
O repasse do duodécimo mensal do Poder Judiciário, em que pese o contexto de crise econômica e financeira nacional, vem ocorrendo normalmente – sem nenhum corte – todo dia 20 do mês, de acordo com os valores estabelecidos pela Lei Orçamentária para o exercício de 2015, aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2014.
Este ano, o Governo do Estado recebeu um novo pleito do Judiciário para ampliação dos valores – envolvendo as fontes próprias do Tesouro estadual – estabelecidos na Lei Orçamentária em vigor. Infelizmente, diante do atual cenário nacional, não poderá ser atendido de imediato, o aumento pedido pelo citado Poder.
O Governo do Estado reitera o respeito ao Poder Judiciário e aos seus membros. O Governo está aberto ao diálogo e com a disposição de continuar a verificar, conjuntamente, alternativas ao pleito apresentado.
Governo do Estado de Pernambuco

Servidor que soltou ratos é ligado a Paulinho

247 - O servidor público que soltou ratos na Câmara dos Deputados, durante a sessão da CPI da Petrobras que interrogou João Vaccari Neto, tesoureiro do PT, tem ligações com o deputado Paulo Pereira da Silva (SD/SP), o Paulinho da Força.
Lotado na 2ª Vice-Presidência da Câmara, comandada pelo deputado Fernando Giacobo (PR-PR), ele já foi secretário parlamentar no gabinete do deputado Paulinho. Antes disso, participou da coleta de assinaturas para o Partido Solidariedade e foi acusado de entregar fichas falsificadas (saiba mais aqui).

Estado vai reforçar a sustentabilidade hídrica do Agreste Setentrional

Antes de encerrar a plenária do seminário Todos por Pernambuco em Surubim, o governador Paulo Câmara autorizou uma série de intervenções que vão reforçar a sustentabilidade hídrica no Agreste Setentrional. "Nosso governo ouve as pessoas e faz o que o povo elenca como prioridade. Vamos seguir nesse caminho, fortalecendo esse segmento e melhorando a vida na região", pontuou Câmara. 


Entre as ações, o chefe do Executivo pernambucano autorizou a construção de 100 cisternas do tipo calçadão, com 52 mil litros cada uma - um investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão. Em outra ordem de serviço assinada pelo governador, o Estado autoriza a ampliação e limpeza de oito barragens localizadas nos municípios de Surubim, Bom Jardim, Vertentes e Santa Maria do Cambucá. O aporte, nesse caso, será de R$ 800 mil e vai beneficiar cerca de 2 mil famílias. 

Câmara de Vereadores de Garanhuns aprova projetos de interesse dos Servidores Municipais

A Câmara Municipal de Garanhuns, realizou reunião no dia 08 de abril de 2015, onde foram votados vários projetos do Executivo Municipal e do Legislativo e requerimentos dos vereadores em destaques os seguintes projetos de leis. Projeto  de nº 009/2015, que modifica os anexos I e II da Lei Municipal nº 3.885/2015, que estabelecem a estrutura organizacional Administrativa e o Quadro de Cargos Comissionados da AESGA. Projeto de Lei de nº 011/2015, que reajusta a grade de vencimentos dos Servidores da Guarda Municipal de Garanhuns, estabelecendo reajuste no percentual de 8,84%, estabelecidos nos anexos I e II da Lei Municipal nº 3.927/2013. Para a tabela de Cargos e salários regime de 120h e 180h.
Projeto de Lei nº 012/2015, que altera a Lei Municipal nº 3.893/2013, alterada pela Lei Municipal nº 3.985/2014, que reajusta os vencimentos dos Servidores Efetivos, Inativos e Pensionistas do Poder Executivo Municipal, no percentual de 8,84% e com a diferença de um nível para o outro de 2% conforme a Lei Municipal nº 2.642/93, Plano de Cargos e Carreira dos Servidores Públicos Municipais de Garanhuns. Sendo  aprovados por unanimidade. Ficando para marcada para  sexta feira dia 10 de abril de 2015, a apreciação do projeto de Lei que reajusta os vencimentos dos professores da Rede Municipal de Garanhuns, nas comissões de Justiça e Redação de leis; de Finanças e Orçamentos; Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e irar para votação no plenário da Câmara em 1ª votação, com percentual de 13,01%, conforme o Piso Nacional do Magistério.
O Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Garanhuns e Região - SINSEMUG/REGIONAL e o Sindicato dos Guardas Municipais de Garanhuns - SINDGUARDA, estiveram presentes e acompanharam a  Reunião.      

Governo autoriza reforma da Escola Ana Faustina e construção de cisternas em Surubim

O governador Paulo Câmara e os secretários de Educação, Fred Amâncio, de Agricultura, Nilton Mota, e de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, assinaram quatro ordens de serviço durante o Seminário Todos Por Pernambuco em Surubim. A primeira delas foi para a ampliação e reforma da Escola Estadual Ana Faustina. A unidade de ensino atende atualmente cerca de 400 estudantes do ensino médio e, com a obra, passará a atender 500. O investimento será de R$ 580 mil.
A retomada da obra contará com a reforma do bloco administrativo e dos laboratórios e Informática e Ciências, além da conclusão da biblioteca e do laboratório de Vestuário. Os estudantes também receberão uma área de recreação coberta. A quadra da escola também passará por uma intervenção, com elevação do piso, demolição e construção de arquibancada e colocação de alambrado.

Também foi assinada a ordem de serviço para a instalação de 100 cisternas calçadão de 52 litros cada uma. O valor do investimento é R$ 1,2 milhão e beneficiará 100 famílias. Os secretários autorizaram a ampliação e limpeza de oito medidas barragens nos municípios de Surubim, Bom Jardim, Vertentes e Santa Maria do Cambucá, com investimento de R$ 800 mil. Além disso, os secretários fizeram a doação de um trator para a Associação de Trabalhadores rurais do município. 

Avanços do Hospital Dom Moura estão sendo reconhecidos

O Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, conquistou espaço nos principais meios de comunicação com os avanços da atual gestão, mostrando a melhora no atendimento à população, além dos investimentos feitos pela Secretaria de Saúde do estado em sua infraestrutura nos últimos anos.

Além do destaque nacional pelo recebimento do Prêmio InovaSus, do Ministério da Saúde, o HRDM foi destaque também no site do Governo do Estado de Pernambuco durante o mês de março, merecendo também curtidas e compartilhamentos no facebook oficial do Governo.

Dentre os investimentos que levaram a este novo estágio, podem-se destacar a inauguração da nova Emergência Adulto, além da implantação da Classificação de Risco. Foram também inaugurados os novos Blocos Cirúrgicos, CME – Central de Material e Esterilização, Almoxarifado, etc.

A Residência Multiprofissional do Hospital Dom Moura tem sido premiada e considerada exemplo para outras instituições.

O Hospital Dom Moura também investiu na acessibilidade, com a construção de calçadas e rampas, disposição de novos bancos, criação de vagas de estacionamentos para pessoas com deficiência de locomoção, entre outros.

Foram também adquiridos novos móveis e climatizada a área administrativa.

O gestor do HRDM, Dr. Luiz Melo, tem detalhado todos os investimentos feitos ao longo dos dois últimos anos, mas afirma que o principal deles foi trabalhar a autoestima dos servidores do hospital, proporcionar capacitações e melhorar o atendimento à população, refletido em pesquisas internas de aprovação dos pacientes e familiares. “A Secretaria de Saúde tem possibilitado este trabalho, e por isto estamos colhendo os frutos de muito esforço e dedicação, mas sabemos que é uma luta diária, uma responsabilidade que se renova sempre.” – Afirma.

Ao longo deste tempo, o Hospital passou por uma profunda reformulação, com oficinas, treinamentos, diagnósticos. Aconteceram mudanças de rotinas na maternidade, acolhimento das emergências, UTI, entre outros.

EDUCAÇÃO E SAÚDE:

O NUEPE – Núcleo de Educação Permanente –, que responde diretamente à gestão local, tem implantado uma série atividades, que têm sido reconhecidas 

Governo do Estado retoma a duplicação da PE-160

O Governo de Pernambuco vai retomar a restauração e duplicação de um trecho de 12 quilômetros da PE-160, que liga Santa Cruz do Capibaribe ao distrito de Pão de Açúcar. O investimento será de R$ 64,4 milhões e a rodovia será entregue em 18 meses. O governador Paulo Câmara, que está no Agreste para o Todos por Pernambuco, foi ao município autorizar a intervenção nesta quinta-feira (9).

“A duplicação é uma necessidade da região, pois vai oferecer mais condições para desenvolver esse importante polo de confecções. Eu não tenho dúvida que o caminho para o crescimento é esse: melhorar a infraestrutura e promover a qualificação profissional. Sabemos que Pernambuco tem que se desenvolver por inteiro, aproveitando o potencial de cada região”, argumentou Paulo Câmara, referindo-se também à entrega da Escola Técnica Estadual do município. 

Além de ajudar no desenvolvimento do polo de confecções - o segundo maior do Brasil -, a obra vai elevar a segurança na PE-160, outra prioridade do Governo.

Câmara garantiu ainda que o Estado vai continuar trabalhando para transformar a vida dos pernambucanos. "Oferecendo mais educação e mais emprego. O Brasil está vivendo momentos difíceis, mas nós estamos determinados a vencer todos os desafios nos próximos quatro anos, fazendo com que Pernambuco continue no rumo certo, no rumo das transformações”, finalizou Paulo.

Representantes dos doadores

Por Lauro Jardim – Radar Online
Eduardo Cunha está apanhando firme em seu Facebook, e desta vez não é por nenhuma proposta contra os gays. Internautas o atacam pela aprovação do projeto que permite que a terceirização pelas empresas seja feita também nas atividades fins. Diz uma seguidora de Cunha:
- Parabéns por representar super bem seus doadores de campanha e pisar na cabeça do povo que te elegeu.
Cunha não responde aos ataques, como costuma fazer com os elogios.
Não foi só Cunha quem apanhou. O sindicalista Paulinho da Força Sindical também. Diz um seguidor de Paulinho:
- Você, como presidente de uma central, (não devia) fazer isso com os trabalhadores.
Em seu perfil, Paulinho tentou se explicar, mas as críticas só aumentaram.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Sinpol divulga dossiê sobre falhas na segurança pública


060415 - divulgação-sinpol

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco divulgou hoje (6) um dossiê sobre o precário estado em que se encontram algumas delegacias do Estado e as três unidades do IML (Instituto de Medicina Legal).
O presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros, recomendou aos policiais que não cumpram outras tarefas além daquelas inerentes às suas atribuições.
Além disso, disse que nenhum deles deve sair para o trabalho se as viaturas não estiverem em boas condições e com equipamento de proteção dentro do prazo de validade.
Cisneiros considerou “caótica”, “medieval” e “desumana” a situação de algumas delegacias de Pernambuco e disse que ainda esta semana o Sinpol entrará com ação pedindo a interdição das unidades do IML de Petrolina e do Recife e das delegacias de Moreno, Cabo de Santo Agostinho e do bairro da Macaxeira (Recife).
   

Deputados tentam resolver impasse em Goiana


A luta dos cegonheiros pernambucanos pela participação no transporte dos veículos fabricados na FIAT, em Pernambuco, voltou ao debate na Assembleia Legislativa do Estado, ontem, quando o líder da oposição, Sílvio Costa Filho (PTB), defendeu que a categoria deve realizar o transporte de parte da produção.
O parlamentar explicou que a SADA detém quase que a totalidade do transporte de veículos no País. O deputado lembrou ainda que mais de R$ 10 milhões serão movimentados na economia do Estado com a participação dos cegonheiros no transporte dos veículos da FIAT.
Silvio solicitou ao deputado Aloísio Lessa (PSB), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Alepe, que seja feita, em caráter de urgência, uma Audiência Pública sobre o tema com os envolvidos.
Os deputados presentes demonstraram apoio à causa dos cegonheiros pernambucanos. A data da Audiência Pública deve ser anunciada ainda esta semana.

            

Municípios podem apresentar projetos para o FEM 2015



Governo do Estado vai investir R$ 263 milhões em obras de infraestrutura


Os municípios podem começar apresentar os projetos para a edição do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) de 2015 a partir desta segunda-feira (6). O Governo do Estado investirá R$ 263 milhões neste ano na iniciativa. Desse total, 5% serão destinados às políticas públicas voltadas para as mulheres. Todas as cidades pernambucanas podem apresentar projetos, mas só começam a receber os recursos aquelas que concluíram as obras que receberam recursos do Fundo nos anos de 2013 e 2014. O prazo de execução das propostas, caso aprovadas pela equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Gestão, é até dezembro de 2016.

O FEM foi lançado em fevereiro de 2013, em Gravatá, pelo ex-governador Eduardo Campos durante o Encontro Governo do Estado e Prefeituras - Integração das Políticas Públicas (Juntos por Pernambuco). Naquele ano, o investimento foi de R$ 228 milhões. Já em 2014 foram aplicados R$ 241 milhões. O Fundo visa apoiar os municípios pernambucanos na implantação de projetos que contribuam para o desenvolvimento municipal e permitam a retomada da realização de investimentos cuja execução foi comprometida pelo atual momento de fragilidade das finanças municipais.

A primeira parcela do FEM 2015, o equivalente a 30% do valor da obra, pode ser paga a partir de 15 de julho, mas é condicionada à apresentação da prestação de contas final dos repasses dos recursos do FEM de 2014. Já a segunda parcela do FEM 2015 (30%) só é paga com a apresentação da planilha contratada, declaração de 30% de execução do objeto previsto em cada plano de trabalho, boletim de medição e relatório fotográfico. 

A terceira parcela (20%) só é paga mediante declaração de execução de 60% do objeto previsto em cada plano de trabalho, condicionada à apresentação dos boletins de medição e relatório fotográfico. E a quarta parcela (20%) é paga com a apresentação do Termo de Recebimento da Obra ou documento comprobatório da execução do objeto previsto no plano de trabalho, condicionada à apresentação dos boletins de medição e relatório fotográfico. 

                                                                                                                        

As denúncias do Roldão

Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

Neste início de abril, entre outros fatos da maior importância para o Estado de Pernambuco, merecem destaque as denúncias, tornadas públicas pela imprensa escrita (01/abril), do até então presidente da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) Roldão Joaquim dos Santos, ao deixar o cargo.

A Arpe é uma autarquia especial, vinculada diretamente ao Gabinete do Governador, e dotada de autonomia financeira, orçamentária, funcional e administrativa. Foi criada em 2000 para fiscalizar os serviços públicos delegados nas áreas de energia elétrica, saneamento e transporte, e os contratos firmados pelo Estado por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e com Organizações Sociais (OSs).

Na prática, a Arpe cuida de tudo em Pernambuco: ônibus, Arena Esportiva, loterias, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e sua PPP de saneamento, pedágios na Ponte do Paiva e no Complexo Viário de Suape, o gás natural canalizado, o empreendimento do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga (conhecido como Presídio de Itaquitinga), a atuação das Organizações Sociais de Saúde (OSSs), a organização social Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), através de convênio federal com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Roldão fez denúncias gravíssimas sobre o esvaziamento e a retirada dos poderes da Arpe para atuar na sua missão constitucional de fiscalizar. Deve-se lembrar que o papel da Arpe na regulação dos serviços públicos delegados pelo Estado de Pernambuco é necessário para impedir o abuso do poder econômico e garantir o acesso universal dos cidadãos a serviços de qualidade com preços justos.

O que se esperava da Arpe, desde a sua criação, era uma agência reguladora ética, transparente, justa e eficiente, que cumprisse plenamente as suas funções, servindo à sociedade no equilíbrio dos interesses dos usuários, do poder concedente (o Estado) e dos prestadores de serviços públicos delegados. Infelizmente, isso não se verificou.

Segundo relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre a prestação de contas do governador, no exercício de 2013, a Arpe apresentava a totalidade dos cargos efetivos vagos. Trabalhava desde a sua criação com o auxilio de poucos funcionários, cedidos por outros órgãos públicos, e com pessoal contratado, temporário e comissionado, sem a devida capacidade técnica, e sem uma estrutura física suficiente. Apesar de realizar concurso público, em 2014, não houve a homologação dos resultados, e nem a nomeação dos 35 técnicos aprovados. Ou seja, deliberadamente a Arpe não realizava (nem realiza) o seu papel fiscalizador. As autoridades estaduais, demonstrando total descaso, insistem em um faz de conta repudiado pela sociedade pernambucana. Esta é a pergunta que não quer calar: quem está se aproveitando da inércia e da inoperância da Arpe?

Ainda sobre as denúncias do seu ex-presidente, a Arpe está impotente diante da situação surrealista de autofiscalização da Secretaria de Saúde sobre as Organizações Sociais que atuam na saúde, uma delas é o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

Uma lei estadual (Lei 12.510/2013), permite que contratos milionários (estimados em aproximadamente 500 milhões de reais anuais) entre o Estado e o Imip, que administra três hospitais e 14 Unidades de Pronto Atendimento, sejam assinados, pagos e, ao mesmo tempo fiscalizados pela Secretaria de Saúde, cujo secretario na época era Antônio Figueira, ex-presidente do próprio Imip, e atual Secretário da Casa Civil. Em março último, o TCE decidiu abrir um processo de auditoria especial para fiscalizar as OSs da área de Saúde. Aguardemos.

Outra gravíssima acusação diz respeito ao impedimento da Arpe de fiscalizar as PPPs para a construção do Presídio de Itaquitinga e da Arena. Em ambos os casos, isso se deu com base em parecer da Procuradoria Geral do Estado, cujo titular, na época, era Thiago Arraes de Alencar Norões, atual secretário de Desenvolvimento Econômico. Tal situação levou o Tribunal de Contas do Estado a abrir auditorias especiais nas PPPs da Arena e do presídio de Itaquitinga. Estes dois empreendimentos, verdadeiros elefantes brancos para o Estado, se tornaram grandes sumidouros de recursos do erário público. No caso da Arena, o contrato assinado com a Arena Pernambuco Negócios e Investimentos S.A (Odebrecht) obriga o governo do Estado a cobrir os rombos no faturamento anual caso a receita seja 50% da meta (R$ 110 milhões, atualizados). Por isso, o governo repassou, em 2014, R$ 87 milhões e pagará, em 2015, mais R$ 93 milhões. Sem dúvida, um negócio entre amigos, realizado pelo governo com o dinheiro do povo pernambucano.

As críticas e denúncias do Roldão devem ser investigadas, doa a quem doer, pois imperou nestes episódios a total falta de transparência do governo estadual, acarretando vultosos prejuízos ao erário público.

Todavia, cumpre ressaltar que também deve ser investigada a responsabilidade do Sr. ex-presidente, que desde 2011 estava à frente da Arpe, e, só agora, ao entregar o comando da Agência, vem a público. Foi cúmplice, sim, pois não tomou as medidas que deveria tomar, informando à sociedade o que estava ocorrendo.

O povo pernambucano merece e exige esclarecimentos cabais do Sr. Ex-presidente da Arpe e do Sr. Governador do Estado.

                                                                                                                            

    Governador participa do 3º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável


    O governador Paulo Câmara será um dos debatedores no 3° Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). Promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o debate começa às 16h e será realizado em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O objetivo é ampliar a inclusão do tema sustentabilidade nos programas de governo em todas as esferas e refletir sobre os atuais desafios enfrentados pelos gestores na área.
     
    Além do chefe do Executivo estadual, o debate, que tem como tema a "Nova Governança Federativa", contará com a participação do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, do senador Antonio Anastasia e do prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela. O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas, o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, e o prefeito de Canoa (RS), Jairo Jorge, também foram convidados. O encontro segue até a próxima quinta-feira (9). 

    Eike: ex-juiz devolve R$ 599 mil que embolsou



    O ex-juiz do caso Eike Batista, Flávio Roberto Souza, devolveu na tarde desta segunda-feira (6), R$ 599 mil à Justiça Federal. Souza confessou que enquanto era o juiz titular da 3ª Vara Federal Criminal do Rio desviou dinheiro de apreensões referentes a processos judiciais.

    A conduta do juiz começou a ser investigada quando ele foi flagrado dirigindo um dos carros apreendidos do empresário Eike Batista, que era réu em sua vara. A partir das investigações, descobriu-se que havia sumido do cofre da 3ª Vara Federal Criminal dinheiro que havia sido apreendido tanto de Eike quanto de réus em outros processos julgados pelo juiz.
    Segundo o Tribunal Regional Federal do Rio, o advogado de Souza, Renato Tonini, apresentou na tarde desta segunda a guia de depósito de parte do valor que o juiz teria desviado em um processo contra o traficante de drogas espanhol Oliver Ortiz de Zarate em 2013.
    Souza teria desviado o equivalente a R$ 836 mil e agora a Corregedoria Regional da Justiça Federal da 2ª Região (Rio e Espírito Santo) abrirá processo administrativo contra o magistrado para a devolução do restante.  (Da Folha de S.Paulo)


    CPI: PT vai devolver ataques para a oposição



    Os levantamentos que estão sendo produzidos pelo PT para embasar o depoimento do tesoureiro João Vaccari Neto na CPI da Petrobras devem tentar virar os ataques na direção da oposição, revela Clarissa Oliveira, no blog Poder Online.  Vaccari, segundo a colunista,  deve se apoiar em informações sobre doações de campanha feitas pelas empresas investigadas por corrupção na Petrobras para apontar o dedo.

    Os dados parciais levantados pelo partido indicam que os três maiores partidos receberam doações em níveis semelhantes: ou seja, PT, PMDB e PSDB estariam em posição semelhante na lista dos partidos que mais receberam recursos vindos das empresas investigadas.

    O partido ainda não concluiu o cruzamento das doações com as listas de doações de todos os 513 deputados. Mas o levantamento parcial também coloca o DEM no alto da lista.

    Terceirização: Duelo Empresários x Trabalhadores



    A CNI (Confederação Nacional da Indústria) e as federações estaduais prometem levar 200 empresários a Brasília nesta terça-feira para acompanhar a votação do projeto de lei que regulamenta a terceirização.

    Os empresários querem se contrapor à mobilização dos sindicatos contrários à medida.

    Cerca de 70% da indústria recorre à terceirização de mão de obra, segundo dados da CNI. (Vera Magalhães - Folha de S.Paulo)

    segunda-feira, 6 de abril de 2015

    Filho de Lula interpela judicialmente prefeito tucano mentiroso

    O Prefeito de São Carlos, Paulo Altomani (PSDB), publicou em sua página no Facebook que o filho do ex-presidente, Fábio Luis Lula da Silva, era dono da empresa JBS Friboi. Assim como o mentiroso do Deputado federal da legenda Domingos Sávio,que também foi interpelado judicialmente.

    Confira abaixo a nota de Fábio Luiz Lula da Silva sobre o assunto.

    O prefeito de São Carlos, Paulo Altomani, do PSDB, foi interpelado judicialmente nesta segunda-feira (06), pelo filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fábio Luis Lula da Silva, por uma postagem mentirosa em seu Facebook, no dia 15 de março de 2015. A prática pode configurar injúria, calúnia e difamação.
    O prefeito usou uma mentira sobre o filho de Lula para convocar as manifestações do dia 15 de março em sua cidade, dizendo que: "não é justo o Tesouro Nacional tirar dinheiro de nossa cidade para repassar ao BNDES para financiar por exemplo a empresa Frioboi (sic), que pertence ao Lulinha, e que paga cachês milionários para o ator Tony Ramos para vender em rede nacional sua carne financiada com recursos de saúde educação limpeza publica etc."
    Segundo consta na interpelação, Fábio "não é nem jamais foi sócio ou manteve qualquer relação profissional com a política ou com negócios relacionados à agropecuária, agroindústria, também não é, nem nunca foi, proprietário de frigoríficos, fazendas ou propriedades rurais".
    Fábio não é proprietário, tampouco sócio da empresa JBS, dona da marca Friboi. Veja aqui, no site da empresa, a lista dos acionistas da JBS: http://jbss.infoinvest.com.br/static/ptb/composicao-acionaria-e-societaria.asp
    Fica claro que prefeito se utilizou de mentiras para chamar pessoas para uma manifestação em São Carlos. Espera-se, com a interpelação, que o prefeito do PSDB possa se retratar e colaborar para o restabelecimento da verdade.
    O prefeito é o segundo político do PSDB interpelado judicialmente este ano por mentir sobre o filho de Lula. A interpelação contra o deputado federal do PSDB de Minas Gerais, Domingos Sávio, foi protocolada no Supremo Tribunal Federal no dia 18 de março, por mentir indiscriminadamente sobre Fábio. Veja aqui a nota: http://www.institutolula.org/familia-de-lula-interpela-judicialmente-deputado-do-psdb
    O print screen do post do prefeito e a petição de interpelação criminal, estão a disposição dos jornalistas que requisitarem.
    Link do post do prefeito de São Carlos Paulo Altomani (post ativo no momento do envio deste email): https://www.facebook.com/paulorobertoaltomani/posts/1610980269138972?fref=nf&pnref=story

    Assessoria de Imprensa