sábado, 6 de junho de 2015

Veja mente novamente e PF desmente e nega atentado a sede



Veja a nota da PF sobre a publicação de Veja:

Nota à Imprensa - Esclarecimento em relação à matéria veiculada na imprensa

Curitiba/PR – Em referência à matéria "Suspeita de atentado" da Revista Veja, a Polícia Federal esclarece:

1. Não houve qualquer tentativa de atentado contra o prédio da Superintendência Regional no Paraná;
2. Ao contrário do que foi publicado, verificou-se que um fogão apresentava vazamento em apenas uma das bocas. Esse aparelho encontra-se localizado na copa do térreo do edifício, justamente no lado oposto ao que funciona os trabalhos da Operação Lava Jato e ao gabinete do Superintendente Regional;
3. A PF não instaurou sindicância ou qualquer outro procedimento investigativo, tendo em vista tratar-se de ato isolado que não teria condições de provocar qualquer dano;
4. A Polícia Federal lamenta não ter sido procurada pela Revista Veja para esclarecer o fato.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Simão propõe casamento de Malafaia e Feliciano ao som de ‘As Pastorinhas’

247 - O colunista da Folha de S. Paulo José Simão reagiu com bom humor, no Twitter, às críticas contra a campanha do Boticário pelo Dia dos Namorados. O comercial mostrou quatro casais se presenteando, dois deles homossexuais.
A propaganda gerou críticas do pastor Silas Malafaia. Simão tirou sarro, citando o deputado Marco Feliciano, evangélico como Malafaia. "O Malafeia devia se casar com Feliciano ao som da marcha rancho 'As Pastorinhas'. Happy End! Todos pro Boticário!", escreveu.

Fazer greve não vai melhorar salário dos professores, diz Paulo Câmara

Do blog de jamildo

IMG_6277[1]
Em meio à queda de braço com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), o governador Paulo Câmara (PSB) afirmou, nesta sexta-feira (5), que fazer greve não vai melhorar a situação financeira do Estado, nem o salário dos professores.
O governador ressaltou que a greve foi decretada de forma ilegal desde o começo e espera que a situação se normalize. “A greve foi decretada ilegal desde o início, nós, mesmo assim, iniciamos um processo de discussão que já vinha acontecendo. Sempre dissemos que não é o melhor caminho para se chegar a soluções fazer greve, pois só prejudica os alunos. Greve não vai melhorar a situação financeira do Estado, nem o salário dos professores”, disse Câmara, durante ato de assinatura de um projeto de Lei que vai instituir a Política Estadual das Pesca Artesanal.
Segundo o socialista, o Estado já chegou a um limite máximo no que poderia oferecer aos professores. “O Estado chegou num limite máximo que podia chegar em relação às promoções que foram colocadas na mesa. Infelizmente, o sindicato decidiu retornar a greve”, comentou.
Segundo Câmara, um levantamento realizado, nessa quinta-feira (4), mostrou que apenas quatro escolas da rede pública estão com as portas fechadas, sendo assim o governador espera que a greve termine para que possa haver uma discussão sobre o futuro da educação em Pernambuco.
“Hoje vemos que são mínimas as escolas, um levantamento feito ontem mostrou que são apenas quatro escolas fechadas e esperamos que a situação se normalize. Assim podemos discutir o futuro. É fundamental que não haja greve, não podemos penalizar os alunos”, ressaltou.
Ainda segundo o governador, é preciso sentar e conversar com paciência e transparência para que a situação seja resolvida. “Tenho um compromisso com os professores, tenho compromisso com a educação e quero aproveitar o ano de 2015 para projetar 2016, 2017 e 2018, mas é preciso sentar e conversar com paciência e transparência para que a situação seja resolvida.
Em nota, a Secretaria de Educação do Estado informou que, nessa quinta-feira, 87% das escolas (910 unidades) não paralisaram as atividades, 12,8% (134 escolas) pararam parcialmente e 0,2%, equivalente a duas unidades, aderiram totalmente à greve. O levantamento é referente às aulas do turno da manhã. Assim, a Secretaria de Educação segue solicitando aos pais que encaminhem seus filhos às escolas para assistirem às aulas normalmente.
Os docentes entraram em greve pela primeira vez do dia 10 de abril. A paralisação durou 24 dias. Depois de 24 dias, a greve foi retomada. A categoria pede reajuste de 13,01%. Já o Estado garantiu aumento de 7,01%, que será pago em três parcelas.

“É preciso reagir aos nazistas”

Comecei muito mal o dia, lendo o Diário do Centro do Mundo. Não pelo site, obvio, que é muito bom, mas pela matéria – com o vídeo que reproduzo ao final com um imbecil que, estupidamente, vai provocar e humilhar um frentista de posto de gasolina que abastece um carro, em Porto Alegre.
A razão? O trabalhador é haitiano.
É de embrulhar o estômago, mesmo sabendo que a notícia já circula há dois dias.
Danem-se os que me acharem “políticamente incorreto”, mas este sujeito, além do devido processo judicial, deveria ser posto a correr, depois de ouvir uns desaforos daqueles bem “incorretos”.
O avô ou bisavô deste personagem que maltrata quem vem trabalhar aqui veio de onde? As centenas de  milhares de gaúchos  filhos, netos e bisnetos de imigrantes por acaso não vieram para cá , como dizia a minha avó (ela própria filha de um imigrante português), com “uma  mão atrás, outra na frente”?
Porque, tirando os poucos indígenas que restam neste país, quem é que não veio de algum lugar para trabalhar e viver aqui?
Diz o  facínora que não é por ele ser estrangeiro, mas por ser, supostamente um perigoso militar treinado a serviço do comunismo.
Olhem para o pobre coitado, um magrelo, quase um fiapo, humilde, intimidado e para  o agressor que vai provoca-lo e vejam quem parece um paramilitar, aliás com um broche de caveira bem significativo.
Só de uma cavalgadura destas usar um uniforme militar, covarde fantasiado de valente,  já é uma ofensa às nossa Forças Armadas que, com todos os defeitos que possa ter tido, sempre foi democrática em seu acesso e, até, durante muito tempo, a única forma de garotos de origem humilde terem um ensino e uma carreira digna.
É pior que isso, ainda: chega a ser um ultraje vestir-se como se fosse do Exército Brasileiro, que tem como seu berço e exemplo a Batalha dos Guararapes, onde o sangue de brancos, índios e negros começou a se misturar num campo de batalha para formar o país que somos!
Na verdade, o canalha que faz isso faz porque o rapaz é negro e pobre.
Porque, se este microcéfalo não sabe, hoje está sendo divulgado, na Suíça, um estudo mostra que, pelo sexto ano consecutivo, mais migrantes estão vindo da Europa para a América Latina que, como antes, latino-americanos indo para lá, em busca de trabalho.
Só da Espanha saíram, em 2012,  181.166 cidadãos com destino a países da América do Sul.
E diminui o número de brasileiros (e latino-americanos, em geral) que emigram para conseguir o trabalho que aqui faltava.
Aliás, o que este palerma covarde acharia se um brasileiro que fosse tentar a sorte como entregador de pizza nos Estados Unidos fosse tratado como ele tratou o rapaz?
Se o Ministério da Justiça do Brasil servisse para alguma coisa, este camarada  estaria sentado agora numa delegacia de polícia, prestando declarações e respondendo, no mínimo, por assédio.
Mas estamos permitindo que este comportamento fascista se espalhe, sem reação.
Nem que seja a de alguém – de preferência um pequena mulher, para que se veja  que  a pancada é mais moral do que física – que lhe dê o tapa na cara que merece.

Depois que desinventaram o tapa na cara os canalhas ficaram mais selvagens.

DCM revela o 'boçal' que importuna um haitiano

247 – O jornalista Kiko Nogueira, diretor-adjunto do DCM, revela a identidade do personagem que postou um vídeo na internet em que assedia e tenta humilhar um imigrante haitiano.
"O nome dele é Daniel Barbosa. Tem 42 anos, é 'gerente de vendas', consome Olavo de Carvalho, Reinaldo Azevedo e Danilo Gentili no Facebook, mora na região metropolitana de Porto Alegre, é evangélico e é um boçal", diz ele. "Mais do que um boçal, é um criminoso."
"Deveria estar na cadeia. A lei nº 7 716, de 5 de janeiro de 1989, em seu artigo 1º, diz que 'serão punidos os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional'. Portanto, isso engloba a conduta de segregar estrangeiros, que vem a ser delito inafiançável e imprescritível de acordo com a Constituição, artigo 5º, inciso XLII."

Leia a íntegra no DCM e confira, abaixo, o vídeo: 


Lava Jato: empreiteira quer pagar por perdão


Da Folha de S.Paulo – Julio Wiziack
Empresas oferecem pagamento integral de indenização a Petrobras e União desde que se livrem de culpa
Empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato tentam convencer o governo a perdoá-las da culpa pelos danos causados à Petrobras em troca do pagamento integral das indenizações.
Hoje, os acordos de ressarcimento à estatal e à União correm na CGU (Controladoria-Geral da União), mas há grandes chances de não prosperarem porque as construtoras ainda têm o risco de serem condenadas pela Justiça e ficarem impedidas de fazer negócios com o governo. Uma proibição assim levaria muitas delas à falência.
A nova proposta, obtida pela Folha, transfere as negociações da CGU para a AGU (Advocacia-Geral da União) e garante um bônus: os beneficiários ficariam livres da culpa desde que pagassem seus débitos, integralmente, e à vista. Se fosse na CGU, haveria desconto desses valores. Um outro motivo da transferência para a AGU é que a CGU não tem autoridade para fazer esse tipo de acordo.
Para evitar que o governo seja acusado de favorecer empreiteiras, o pagamento seria com ações que dão direito de decisão sobre o rumo das empresas. Assim, os executivos seriam punidos, dando suas ações para sair do negócio.
O objetivo das construtoras é ter um substituto para o chamado acordo de leniência, processo que troca a colaboração com as investigações por punições mais brandas. Neste caso, porém, a empresa assume a culpa.
Há, ainda, um outro entrave: o Ministério Público, que também deflagrou processos de inidoneidade, tem se colocado contra qualquer discussão nesse sentido.

Mesmo tentando preservar a atividade das empreiteiras para evitar demissões e obras paradas, o governo tem reservas à proposta que exime as empreiteiras de culpa. Para ministros, o acordo passaria a ideia de que a presidente Dilma tenta salvar aqueles que fizeram delitos.

RS: governador adota seu próprio ajuste fiscal


Na esteira do ajuste fiscal promovido pelo governo federal, o governo do Rio Grande do Sul está apresentando um pacote com 14 medidas para combater sua própria crise nas finanças. O pacote é composto por oito projetos de lei (PLs), dois projetos de lei complementar (PLCs) e uma Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) enviados à Assembleia Legislativa na quarta-feira, além de três decretos, que serão publicados no Diário Oficial do Estado de amanhã. As medidas incluem revisão de benefícios fiscais, aumento de imposto, regras mais rigorosas na relação receita/despesa, aumento da transparência e restrição a determinadas vantagens existentes no serviço público. Além disso, um dos decretos prorroga por mais 180 dias a suspensão do pagamento de parte de fornecedores, despesas anteriores e convênios; e a restrição a novos contratos, diárias e nomeações, medida que atingiu até áreas prioritárias, como saúde, educação e segurança.

O próprio governador José Ivo Sartori (PMDB) protocolou as propostas na Assembleia, quando tratou com certa ironia os questionamentos a respeito da polêmica que parte das medidas deve gerar. “São medidas muito leves e esta é só a segunda fase. Teremos tantas quantas forem necessárias”, afirmou. 

Renata vetou fusão PPS e PSB


De Marisa Gibson, na coluna de hoje no Diario

Não fosse a interferência de Renata Campos, o PSB de São Paulo teria tido condições de selar a fusão com o PPS, independentemente de qualquer resultado da reforma política aprovada na Câmara dos Deputados, e retirando de Pernambuco uma boa parcela do poder sobre o comando nacional do partido. A “abulia e inexperiência da turma de Pernambuco”, que acordou tarde demais para a gravidade da questão e o avanço seguro de Márcio França, vice-governador de São Paulo e dirigente do PSB daquele estado, fez com que Renata, viúva do ex- governador Eduardo Campos, entrasse no processo.

E, após conversa recente com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, ela puxou o freio de mão e o processo da fusão recuou. Essa é a versão que prevalece nos gabinetes socialistas em Brasília. E, pelo recuo, Márcio França, “que foi com muita sede ao pote”, deve ter sentido que, assim como o PSB de Pernambuco não comanda o partido sem a anuência do PSB de São Paulo, os paulistas também não terão o controle da legenda sem uma boa vizinhança com os pernambucanos.
Se fossem adiante, França e seus seguidores, entre os quais o senador Fernando Bezerra Coelho, estariam, digamos assim, “profanando” a memória de Eduardo. Essa fama, claro, ninguém quer. Agora, passando para o lado de cá, ficou claro que a ambição dos socialistas pernambucanos, que trabalharam inclusive para  comandar nacionalmente o partido, com uma postulação do prefeito Geraldo Julio, não corresponde à habilidade política exigida para o trato de questões nacionais. Ainda têm muito o que aprender.

Como se sabe, numas das reuniões da executiva nacional, o governador Paulo Câmara, vice-presidente do partido, e Geraldo Julio, secretário-geral, “entraram mudos e saíram calados”. Enfim, esse é apenas o primeiro round da disputa pelo controle nacional do PSB, que culminou com o encontro do governador Paulo Câmara com Márcio França, em São Paulo, nesta semana, quando colocaram novos pingos nos is da fusão. Agora é aguardar os próximos passos. 

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Governo de Pernambuco vai instituir a Política Estadual da Pesca Artesanal

O Governador de Pernambuco, Paulo Câmara encaminhará à Assembleia Legislativa, amanhã, um projeto de Lei que vai instituir a Política Estadual da Pesca Artesanal. Às 11h, no Palácio do Campo das Princesas, o governador Paulo Câmara assinará a matéria que seguirá para o Legislativo. O ato acontece na mesma data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Com a iniciativa pioneira, o Governo de Pernambuco busca a valorização dos pescadores artesanais e o fomento da sustentabilidade socioeconômica e ambiental. Dentro dessa política, está prevista a criação do programa para Pesca Artesanal e do Plano de Assistência Técnica e Extensão da Pesca Artesanal.

Ainda na cerimônia desta sexta, o Estado lançará um edital que vai destinar R$ 2 milhões para as Unidades de Conservação que se encontram nas áreas com populações que vivem da pesca artesanal. O objetivo é integrar as comunidades de pescadores às ações de monitoramento e proteção.

Ken Humano morre após tratamento de câncer

Redação RedeTV!

Foto: Reprodução/Facebook
Morreu nesta quinta-feira (4) o modelo Celso Santebañes, de 22 anos, conhecido como o Ken Humano brasileiro. Ele estava internado no Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia para tratamento quimioterápico. 
Por email, o hospital divulgou um boletim confirmando a morte:
"É com pesar que o Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia informa que o paciente Celso Santebañes, portador de Leucemia Linfóide Aguda Philadelphia positivo, faleceu às 16h30 do dia 4 de junho de 2015 em decorrência de agravamento do quadro clinico pela pneumonia na fase de imunossupressão da quimioterapia."
Procurada pela reportagem do TV Fama, a família de Celso também confirmou o óbito do modelo e, por enquanto, preferiu não dar nenhuma outra declaração. O corpo de Santebañes será velado nesta quinta-feira (4) no Cemitério São João Batista, na cidade de Araxá, e o enterro deverá ser realizado na sexta-feira.

Celso descobriu que estava com leucemia há seis meses, após ir a uma consulta médica por desconfiar de uma infecção causada pela aplicação de hidrogel. Com um exame, ele recebeu a notícia de que os hematomas que estavam em seu corpo eram causados pelo câncer. 
Na época que estava descobrindo o problema de saúde, Celso falou ao TV Fama, relatando as manchas que apareceram em seu corpo e também confessando que aplicou hidrogel para ficar parecido com o boneco Ken. 
Confira as entrevistas concedidas por Celso ao programa no início de 2015:

Em janeiro e fevereiro, o modelo ficou internado em estado grave e com "risco iminente de morte". Depois de receber alta, ele teve que voltar ao hospital em 29 de maio, para mais sessões de quimioterapia, quando seu quadro se agravou. 
Em entrevista exclusiva recente ao A Tarde é Sua, o modelo falou sobre seu drama. 
Assista:
Ken Humano fala pela primeira vez sobre sua luta contra o câncer (5)

Jeito Tucano de governar:Déficit nas contas do Paraná é de R$ 2 bilhões



O déficit nas contas do Paraná para este ano de 2015 é R$ 2, 248 bilhões, afirmou ontem (3) o secretário estadual de Fazenda, Mauro Ricardo Costa. O anúncio sobre as finanças do Estado foi feito à tarde durante entrevista na Secretaria Estadual de Fazenda (Sefa). 

Costa comentou sobre o impacto do reajuste dos servidores públicos estaduais nas finanças do Paraná. O secretário ressaltou que em 2015 o governo consegue arcar com o impacto do pagamento do índice de 3,45%, que ficaria em R$ 2,117 bilhões. Não mais que isso. A reposição total da inflação, de 8,17% em 2015, como pedem os servidores, significaria um impacto de R$ 2,649 bilhões. 

Na terça (2), o juíz da 5ª Vara da Fazenda Pública do Paraná, Patrícia de Almeida Gomes Bergonse, deu prazo de 72 horas para que a Sefa apresente demonstrativo contábil atuarial apto que comprove a impossibilidade de reajuste inflacionário correspondente à inflação de 2014, ou seja, 8,17%. O despacho da juíza é uma resposta a um pedido de liminar formulado pelo deputado estadual Requião Filho (PMDB).(Do portal CGN)

Digitais apontam alunos de colégio particular como suspeitos pela morte de professor no Recife

Do NE10

Betinho era auxiliar de coordenação no Agnes / Foto: Reprodução/JC Imagem Betinho era auxiliar de coordenação no Agnes Foto: Reprodução/JC Imagem
As impressões digitais encontradas no apartamento do professor José Bernardino da Silva Filho, 49 anos, apontam dois alunos do Colégio Agnes, um de 17 e outro de 19 anos, como suspeitos de assassinar o pedagogo a pancadas. A polícia analisa se vai entrar com pedido de prisão para o mais velho e de atendimento socioeducativo para o mais novo. Os jovens negam a participação e nenhum deles tem antecedentes criminais.
O delegado Alfredo Jorge, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), à frente das investigações, além das provas técnicas, baseou a apuração no depoimento de mais de 20 pessoas. Segundo o delegado, foi o estudante de 17 anos quem bateu no professor com o ferro de passar roupas. Ele não descarta, porém, a possibilidade de o outro aluno também ter participado da agressão.

O pedagogo foi encontrado morto dentro do seu apartamento, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, na noite do último dia 16, dois dias depois de ser visto pela última vez. Ele estava despido da cintura para baixo, com as pernas amarradas por um fio de ventilador e um fio de ferro elétrico, usado para espancar sua cabeça, enrolado no pescoço. A polícia aguarda o resultado de exames para saber se houve relações sexuais.

Alfredo Jorge está à frente das investigações
Alfredo Jorge está à frente das investigações Foto: Ana Maria Miranda/NE10
Foram encontrados cachimbos e latas para o uso de crack no apartamento do pedagogo, mas não havia droga.

Alfredo Jorge acredita que a motivação para o crime só será descoberta se os autores confessarem e explicarem a morte do professor. Porém, ressaltou que o inquérito pode ser concluído sem essa informação. Não há previsão para concluir o procedimento e enviá-lo ao Ministério Público de Pernambuco.

Polícia revela que Vaniela fugiu de casa


Estudante voltou no último sábado à noite / Foto: reprodução do Facebook de Gleide ÂngeloEstudante voltou no último sábado à noite Foto: reprodução do Facebook de Gleide Ângelo
Após mistério sobre o paradeiro da estudante de direito Vaniela Oliveira Gomes da Silva, 26 anos, que desapareceu por três dias na semana passada, provocando comoção no Recife, a Polícia Civil divulgou onde a jovem esteve: no bairro de Tambaú, em João Pessoa, no estado vizinho da Paraíba. De acordo com a delegada Gleide Ângelo, em coletiva de imprensa concedida na manhã desta quarta-feira (3), ela fugiu e, para isso, usou uma carteira de identidade adulterada
O documento usado por ela estava em uma carteira encontrada pela estudante em uma rua do Centro do Recife há aproximadamente um ano. A estudante afirmou à delegada que pensava em entregar a identidade nos Correios, mas teria esquecido. Como ficou no caderno dela, no momento em que quis fugir, trocou a foto do RG por uma dela e usou o documento.

Pela adulteração, de acordo com a delegada, Vaniela responderá por falsificação de documento público, crime previsto no artigo 297, com pena de dois a seis anos de prisão. Ela responderá ao crime em liberdade. A dona da identidade também foi ouvida.

Delegada frisou que jovem nunca cometeu outros crimes
Delegada frisou que jovem nunca cometeu outros crimes Foto: Ana Maria Miranda/NE10
A identidade foi usada por Vaniela para se hospedar em uma pousada no estado vizinho, que não teve o nome divulgado. A universitária afirmou à delegada que saiu sozinha do Fórum de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, onde foi vista pela última vez, na última quarta-feira (27), e seguiu para o Terminal Integrado de Passageiros (TIP), na Zona Oeste da capital, onde pegou um ônibus para Tambaú. A hospedagem na cidade paraibana custou R$ 50 por dia. Vaniela saiu do Recife com R$ 400, dinheiro que sacou no dia em que fugiu.

"Ela disse que ficava a maior parte do tempo na pousada, de tarde saía e ficava andando na praia, ela disse que não se recorda se comeu. Ficava andando e pensando na avó, a ideia era ir de vez, mas o peso da avó fez com que ela voltasse", explicou a delegada.
A capital paraibana era o lugar mais longe para onde ela havia estado, em viagem com um grupo da igreja. Como já planejava sumir, sempre saía de casa com uma muda de roupa, para o dia em que tivesse coragem de executar o plano. Sem fornecer mais detalhes, a delegada afirmou que ela fugiu por se sentir pressionada devido a questões pessoais.
Em depoimento, Vaniela afirmou que voltou por se sentir culpada pela avó, com quem mora desde que nasceu e é totalmente dependente dela. Segundo Gleide Ângelo, a estudante chorava muito no depoimento por causa da avó e não sabia da repercussão que o caso havia tomado até chegar para depor na delegacia. A delegada ressaltou que todas as informações fornecidas pela moça em depoimento foram checadas e são verdadeiras.
"Ela é uma pessoa que nunca cometeu um erro na vida, surtou e diante disso não imaginou essa mobilização, essa repercussão", completou o delegado Neemias Falcão, chefe da força-tarefa do DHPP.
A jovem foi encaminhada para tratamento psicológico na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde cursa o terceiro período de direito. A investigação foi encerrada, mas o inquérito ainda não foi concluído por questões burocrática

Oposição pede audiência com Milton Coelho para discutir reajuste dos servidores

Do blog de Jamildo

Foto: reprodução/Facebook
Foto: reprodução/Facebook
Passada a apresentação do balanço orçamentário pelo secretário da Fazenda, a bancada de oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) quer ouvir os encaminhamentos do secretário de Administração, Milton Coelho, sobre o processo de negociação com os servidores estaduais. Com os professores da rede estadual em greve e outras categorias prestes a entrar na mesa de negociação, a intenção é saber as medidas que o governo vai tomar. De acordo com o balancete do governo, não é possível dar aumento até os gastos voltarem ao limite prudencial (46,55%). De janeiro a abril, a despesa atingiu 47,23%
O líder da bancada da oposição, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), encaminhou nesta quinta-feira (04) à Comissão de Administração Pública um pedido formal para que o secretário de administração de Pernambuco, Milton Coelho, seja convidado a participar de uma audiência pública.
O objetivo é saber que tratamento será dado à questão em função dos resultados do primeiro quadrimestre de 2015 e o que o Estado vai fazer para sair do limite prudencial no gasto com a folha de pagamento.
“O Estado tem exposto um quadro muito preocupante das contas de Pernambuco mas não apresenta as medidas que pretende tomar com relação aos servidores do Estado e como pretende sair do limite prudencial. Estamos em um período de plena abertura da mesa de negociações, quando se realiza o diálogo entre servidores e governo com vistas ao reajuste salarial. Esse reajuste se justifica plenamente por se basear em perdas acumuladas pelo funcionalismo. Ou seja, é um pleito justo e que já está na agenda dos servidores. O Governo não pode simplesmente dizer que não dará o reajuste sem sequer apresentar um planejamento ou perspectiva para o funcionalismo”, afirma Silvio.
O deputado diz ainda que o atual governo criou expectativas em categorias como a Polícia Militar, Polícia Civil e professores da rede pública, e que agora deve promover um esforço para apresentar ao menos um planejamento de como pretende atender minimamente a estes profissionais.
Ao convidar o secretário Milton Coelho, a oposição também argumenta que a solicitação visa esclarecer qual será a política de reajustes salariais que será aplicada ao longo dos próximos quatro anos.

Dilma proíbe loteamento do setor elétrico

Do Blog do Camarotti
Apesar de ter liberado negociações para cargos de segundo e terceiro escalões, a presidente Dilma Rousseff colocou um limite para a articulação política no loteamento do governo com os partidos aliados. Dilma proibiu que fossem distribuídos cargos do setor elétrico, como diretorias da Eletrobras e Furnas.
"Quem indicar pessoas para o setor elétrico corre o risco de não ter seus pleitos atendidos", advertiu um integrante da articulação política do governo ao Blog. A ocupação desses cargos tem passado diretamente pela presidente.

Como foi revelado ontem, Dilma nomeou para conselheiros de Itaipu Roberto Amaral, ex-presidente do PSB, e Maurício Requião, irmão do senador Roberto Requião (PMDB-PR).

Transmissão esportiva pode ser mais suja que empreiteiras

Por Fernando Brito, do Tijolaço
Juca Kfouri, que se restabelece de um problema sério de saúde justamente em meio ao caldeirão que se tornou o futebol – mundial e brasileiro – nestes dias, publica hoje um texto de "memórias" sobre os personagens brasileiros deste "Fifalão".
Lembranças que terminam com uma frase demolidora: "o mundo das transmissões esportivas pode ser mais sujo e pesado que o das empreiteiras".
É impossível separar os muitos milhões que elas custam dos muito mais milhões que geram e dos vários milhões que, para consegui-las, se distribuem das gavetas para gavetas.
Por mais que seja cultivada entre nós – sobretudo os que amam o jornalismo esportivo, onde comecei, como estagiário, minha vida profissional – a esperança de que tudo se modifique, sabemos que o dinheiro é um Moloch e pode estar em curso – qualquer semelhança é mera coincidência, apenas uma mudança donos mundiais do futebol.

Preciosas, mesmo, são as gavetas da memória de Juca, das quais saem histórias do passado que ajudam a entender o presente. E a temer, sem que isso faça senão encorajar a luta destemida, pelo futuro.

Dilma aproveita feriado pra definir slogan de pacote


Nada de feriado para a presidente Dilma Rousseff (PT). A gestora vai reunir sua equipe, nesta sexta-feira (5), para definir o slogan do pacote de concessões que será anunciado pelo Governo Federal na semana que vem. As informações são da coluna Painel, da Folha de S. Paulo.
Além da sexta, a presidente petista deve utilizar o domingo para trabalhar. É que ela receberá os ministros de Governo para bater o martelo sobre detalhes do programa.
O pacote de concessões de infraestrutura que está sendo montado para ser lançado deve incluir de 12 a 14 trechos de rodovias federais. Essa conta considera os quatro trechos de rodovias anunciados em 2014, e cujos estudos já estão em andamento.

Chega ao fim segunda etapa do “Destino PE”



A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur), encerrou, ontem, em Garanhuns a segunda etapa do projeto ‘Seminário Destino PE’. Desde o dia 19 de maio, o Turismo de Pernambuco está percorrendo o Estado, do Sertão ao Litoral, para conhecer as demandas do setor, os atrativos turísticos e analisar as dificuldades enfrentadas por cada município no desenvolvimento da atividade. A segunda etapa foi realizada no Agreste pernambucano nos municípios de Gravatá (1°/6), Pesqueira (2/6), Garanhuns (3/6) e abrangeu mais 70 municípios do entorno.
O secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, e o presidente da Empetur, Luís Eduardo Antunes, receberam secretários municipais de turismo e cultura, representantes das associações ligadas ao turismo, ao artesanato e à cultura popular, e empresas do setor (meios de hospedagem, agências, bares e restaurantes, locadoras de carro, organizadores de eventos e guias de turismo).“Estamos conhecendo as demandas das pessoas que trabalham com turismo em Pernambuco para a partir daí direcionar as ações da Secretaria em prol do desenvolvimento do turismo estadual”, informa Felipe Carreras.
Durante o seminário, os representantes dos trades turísticos dos municípios identificam os principais problemas e sugestões para melhoria da infraestrutura de apoio ao Turismo, como sinalização turística, requalificação de vias públicas e saneamento básico. Também são elencadas as dificuldades enfrentadas pelos empresários e pela gestão pública no desenvolvimento do turismo de cada município. Outro objetivo é mapear os atrativos e equipamentos turísticos de cada região. Foi criada uma mesa temática específica para Esportes e Lazer, em que os representantes dos municípios podem detalhar as necessidades de cada localidade relativas ao tema. Por fim, também são identificadas as necessidades de capacitação profissional do setor.

“Com esta ação, podemos informar as demandas turísticas da região e estamos confiantes de que os resultados trarão o desenvolvimento do segmento”, informa Kléber Aguiar, guia de turismo. A primeira etapa do Seminário Destino PE aconteceu no Sertão de Pernambuco, entre os dias 19 e 21 de maio, e reuniu mais de 400 representantes de turismo das cidades de Petrolina, Ouricuri e Floresta (cidades-sede) e das cidades do entorno. A ação percorrerá, até julho, 13 municípios do Estado. No dia 15 de junho tem início a terceira etapa do seminário, em Fernando de Noronha.

Líderes rejeitam à reeleição de Renan e Cunha


Da Folha de Paulo – Andréia Sadi e Bruno Boghosian
Em meio à articulação de deputados federais para desengavetar um projeto que permita a reeleição de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à presidência da Câmara, líderes das maiores bancadas do Senado --PMDB, PT e PSDB-- já rejeitam a proposta. Líder do bloco da maioria (PMDB-PSD), Eunício Oliveira (PMDB-CE) classificou a ideia de "excrescência". "Não é saudável, vira feudo." Se aprovada, a PEC beneficiaria também Renan. Hoje, as duas Casas são comandadas pelo PMDB: Renan Calheiros (AL) no Senado e Cunha na Câmara. O mandato de quem se elege presidente da Câmara ou do Senado é de dois anos. A Constituição veda a recondução na mesma legislatura.
Desde o mês passado, aliados de Cunha avaliam tirar de uma gaveta de mais de dez anos a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 101/2003, usada em 2004 pelo então presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), para tentar se reeleger. Eunício é candidato à sucessão de Renan, mas diz ser contra a reeleição "por convicção". "Independentemente de querer ser presidente."
Líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB) ironizou a proposta. "É absolutamente contraditório o Congresso propor a reeleição para suas Casas quando acaba de aprovar o fim da reeleição para o Poder Executivo", afirmou. Na semana passada, a Câmara aprovou em primeiro turno, por 452 votos a 19, o fim da reeleição para presidente, governador e prefeito.

O líder do PT, Humberto Costa (PE), disse que o partido também será contrário à proposta. "Na prática, um presidente da Câmara ou do Senado já pode se reeleger em legislaturas diferentes. Se o mecanismo for flexibilizado, um mesmo nome acaba se perpetuando no comando." Procurado pela Folha, Cunha afirmou que não é candidato à reeleição. "Se alguém está movimentando isso, é a minha revelia."

A razão do fim da fusão PPS ao PSB




Segundo informação de Magno Martins em seu blog, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, atribui à reforma política fajuta, que se resumiu ao fim da reeleição, o recuo na fusão do PPS ao PSB. Na verdade, a tese foi para as cucuias porque os diretórios de São Paulo e Pernambuco, soberanos no processo, têm interesses contrários. Com a fusão, o vice-governador de São Paulo, Márcio França, ao assumir o Governo numa eventual ida de Geraldo Alckmin à disputa presidencial, passaria a ser o principal líder do partido, “roubando” o controle da legenda.– O presidente do PSB, Carlos Siqueira, atribui à reforma política fajuta, que se resumiu ao fim da reeleição, o recuo na fusão do PPS ao PSB. Na verdade, a tese foi para as cucuias porque os diretórios de São Paulo e Pernambuco, soberanos no processo, têm interesses contrários. Com a fusão, o vice-governador de São Paulo, Márcio França, ao assumir o Governo numa eventual ida de Geraldo Alckmin à disputa presidencial, passaria a ser o principal líder do partido, “roubando” o controle da legenda.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

A corrupção padrão Fifa-Globo

Texto escrito por Bepe Damasco
BEPE DAMASCO

A Rede Globo sempre teve uma relação umbilical com todos os presidentes da CBF.

Isso vem dos tempos da CBD, do mandachuva João Havelange.

Alguém se lembra de alguma reportagem da emissora sobre roubalheira no mundo do futebol?

A empresa dos Marinho fez alguma denúncia séria sobre passagem de Ricardo Teixeira pela CBF?

Quando Teixeira praticamente fugiu do país, a Globo deu ao fato a repercussão merecida?

Por ocasião das CPIs da Nike e do Futebol, no Congresso Nacional, a Globo demonstrou alguma indignação com a sabotagem da bancada da bola?

Por trás do não rotundo, como diria o bravo Brizola, como resposta para todas essas perguntas está a obsessão global por um meganegócio que reponde por parte polpuda do seu faturamento : os direitos de transmissão de competições nacionais e internacionais.

Um exemplo do que a Globo é capaz para assegurar sobre pau e pedra esses direitos é o caso da bilionária sonegação à Receita Federal do Brasil na compra dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002, quando a empresa não hesitou em simular uma operação em paraísos fiscais para ludibriar o fisco.

Na sede do Jardim Botânico, o empresário J. Hawilla sempre foi recebido com tapete vermelho. Ele preside a Traffic, uma das gigantes do marketing esportivo do mundo. Além de sua empresa negociar os direitos de transmissão de dez entre dez competições importantes, Hawilla é da casa. O sujeito simplesmente é o dono da maior afiliada da Globo, a Rede TEM, com grande penetração em todo o interior de São Paulo.

Chega a ser constrangedor ver os noticiários da Globo tratando seu sócio como um estranho, ao se ver obrigada a informar que Hawilla confessou à justiça norte-americana os crimes de fraude, lavagem de dinheiro,extorsão e obstrução da justiça e que terá que devolver 151 milhões de dólares.

Posso imaginar o pânico nos bastidores da Globo agora que a casa caiu. E se outro queridinho dos Marinho, o ex-presidente da CBF José Maria Marin, um dos presos pelo FBI na Suíça, resolver contar o que sabe sobre o submundo da compra e venda de direitos de transmissão e dos contratos de marketing? Isso não é difícil de acontecer. Com mais de 80 anos, Marin pode achar que não tem nada a perder se detonar o esquema.

Mesmo depois do maior vexame da história do futebol brasileiro, na Copa do Mundo do ano passado, Marin continuou sendo paparicado pela Globo. A bajulação até aumentou depois que ele virou cabo eleitoral de Aécio Neves. 

Diante da oportunidade de ouro de se fazer uma devassa também no futebol brasileiro, é importante registrar que nenhuma ação moralizadora será completa se poupar a poderosa Rede Globo, que é, há muitos anos, quem dá as cartas no futebol brasileiro.

Senado aprova criação de Banco dos Brics


O Senado aprovou, hoje, projeto que permite a criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco do Brics. A nova instituição financeira havia sido anunciada após reunião em Fortaleza (CE) entre os presidentes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - membros do Brics - em julho de 2014. A criação do banco precisa ser aprovada pelos Congressos de todos os países membros para sair do papel.
O banco terá o objetivo de financiar projetos de infraestrutura em países emergentes. O NBD vai ter capital inicial de US$ 50 bilhões, divididos igualmente entre os membros fundadores. Entretanto, diz comunicado, há uma autorização para que esse valor chegue a US$ 100 bilhões. Os empréstimos também poderão ser concedidos a países emergentes fora do Brics.
O Brasil poderá indicar o primeiro presidente do Conselho de Administração do banco. Já a Índia terá o direito de indicar o primeiro presidente e, a Rússia, o presidente do Conselho de Governadores. A China venceu a disputa para sediar a instituição, que ficará em Xangai. A África do Sul vai sediar o Centro Regional Africano do banco.

O Conselho de Administração terá entre suas funções decidir sobre planos de investimento e de expansão. O Conselho de Governadores vai ser responsável por supervisionar o cumprimento de diretrizes. Haverá ainda uma diretoria que vai analisar os projetos apresentados e implementar os empréstimos.

Cafezinho denuncia "golpe sujo da mídia contra Pimentel"

Essa ação contra a mulher de Pimentel, governador de Minas, me parece um dos golpezinhos políticos mais baixos e sujos dos últimos tempos.
Mais uma vez envolve acusações sem prova.
E ainda prenderam um empresário sem autorização judicial, sem pedido do Ministério Público, sem acusação, sem sentença. Nada.
Fizeram “prisão em flagrante” de um cidadão que foi livremente depor na Polícia Federal.
A culpa do cara?
As manchetes sensacionalistas repetidas em todos os sites da grande imprensa explicam: “PF prende empresários ligado ao PT”.
Ligado ao PT…
Por que não fazem isso com o dono do Banco Safra, com um dos donos da RBS ou com algum dos irmãos Marinho, acusados de sonegar bilhões e bilhões de reais?
Ah, porque não poderão gerar manchetes com esse adjunto adnominal: “ligado ao PT”.
***
PML: AÇÃO CONTRA PIMENTEL É DE NATUREZA POLÍTICA
“Investigação que levou a operação de busca e apreensão na residência da mulher do governador Fernando Pimental é uma história clássica de interferências externas, inclusive da mídia, sobre o trabalho policial”, afirma Paulo Moreira Leite, diretor do 247 em Brasília; jornalista cita o “fato incomum” de ter chegado, ao mesmo tempo, uma denúncia anônima à PF e ao MP sobre o pouso de uma aeronave em Brasília logo após a vitória do petista em Minas; logo depois, se descobriria R$ 116 mil com os ocupantes, entre eles o empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto; havia uma câmera da Globo pronta para gravar o pouso e uma foto profissional, tirada em Belo Horizonte, foi publicada pela Folha; “Toda complicação do caso reside aí — a influência de terceiros muito especiais. Sem esse fator, dificilmente teria ocorrido uma operação de busca e apreensão na casa de Carolina Oliveira”, diz PML
2 DE JUNHO DE 2015 ÀS 11:41
Por Paulo Moreira Leite, no Brasil 247.
A investigação da Polícia Federal que levou a uma operação de busca e apreensão na residência de Carolina Oliveira, mulher do governador Fernando Pimentel, de Minas Gerais, é uma história exemplar de interferências externas, de caráter político, sobre o trabalho policial.
Em 7 de outubro de 2014, logo após a vitória espetacular de Fernando Pimentel — em primeiro turno — na disputa pelo governo de Minas Gerais, quando derrotou o longo reinado do PSDB de Aécio Neves, duas denúncias anônimas chegaram a Polícia Federal em Brasília. Uma através do Ministério Público. A outra, através da própria polícia.
As duas traziam a mesma informação. Falavam sobre a chegada de um avião turbo-hélice — identificado apenas pelo prefixo — com pouso previsto para o fim da tarde no Aeroporto JK, em Brasília.
Denúncias dessa natureza são comuns e o anonimato é um recurso típico, de quem deseja passar uma informação importante mas não quer ser identificado. O fato incomum é que a mesma informação fora transmitida ao MP e a PF, ao mesmo tempo. Esse cuidado extremo indicava que não se tratava de uma ação banal.
Não era mesmo. Como o país inteiro ficaria sabendo naquela mesma noite, havia uma câmara da TV Globo no aeroporto, pronta para gravar uma cena que seria exibida em sequência dramática nos telejornais, um pouco mais tarde. Foi possível mostrar a chegada de uma perua negra com letras douradas da Polícia Federal ao hangar indicado. Também foi possível mostrar a hora que seu ocupante, o empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, e outros dois acompanhantes saiam do avião. Todos foram revistados pela polícia, que encontrou R$ 116 000,00 em seus bolsos.
Não foi só. A Folha de S. Paulo também exibiu uma fotografia tirada em Belo Horizonte, no momento em que o próprio Benedito sobe a escada antes da decolagem. “Foto obtida pela Folha,”diz a legenda, para sublinhar que era material de terceiros. (Esta é a imagem que ilustra esta nota).
“Só não dá para imaginar que fosse da própria PF”, disse um policial ao 247, antes de ironizar: “nossos fotógrafos não são capazes de fazer imagens tão boas.”
Toda complicação do caso reside aí — a influência de terceiros muito especiais. Sem esse fator, dificilmente teria ocorrido uma operação de busca e apreensão na casa de Carolina, sexta-feira passada, imóvel residencial, que hoje é ocupado por sua mãe.
Conforme a polícia, o nome de Carolina Oliveira, mulher de Pimentel apareceu por acaso. Dias depois da operação no aeroporto, os policiais foram atrás dos endereços do empresário apreendido com R$ 116 000,00 e receberam, na portaria do edifício de um deles, uma informação errada. A de que o local indicado não era usado por Benedito, mas pela empresa Oli, pessoa jurídica até então desconhecida.
Na verdade, a Oli deixara o lugar meses antes, o que seria comprovado pelos registros de cartório. Mesmo assim, os policiais foram atrás dos dados da empresa, descobrindo que pertencia a Carolina.
Pelos registros do celular de Benedito — apreendido no Aeroporto — foi possível saber que os dois mantinham conversas com frequência. Ambos frequentaram o mesmo círculo de amizade. Carolina é amiga da namorada do empresário e os dois casais chegaram a fazer viagens juntos. Além disso, Benedito tem uma gráfica que prestou serviços ao PT na campanha de Minas Gerais — ainda que nenhum trabalho possa ser vinculado diretamente a campanha de Pimentel.
“A operação de busca e apreensão foi um erro, pois não tinha base nenhuma,” afirma o advogado Pier Paolo Bottini, que representa Carolina. “Exigimos que o material seja devolvido.”
Você não precisa acreditar na inocência nem na culpa de ninguém neste caso, ainda que o bom Direito ensine que toda pessoa é inocente até demonstração em contrário.
Mas é bom prestar atenção nos fatos extracurriculares deste roteiro. Ele mostra como a interferência externa faz o show continuar, ainda que o espetáculo seja de má qualidade.

Impeachment? Chama o FBI!


Alguns oposicionistas mais radicais andam se lamentando nas últimas horas. Tudo o que tentaram durante meses – ou seja, a renúncia de Dilma – o FBI conseguiu de Joseph Blatterem apenas uma semana.
Enquanto isso, fazendo jus ao seu status de superpoderoso vice-presidente, Michel Temer agora tem um palco para dar entrevistas, na entrada da Vice-Presidência.
Justiça seja feita, não é usado só por ele, mas também por ministros e assessores escalados para falar com os repórteres.
A propósito, desde que a articulação política do governo se mudou do Palácio do Planalto para a Vice-Presidência, os gastos com almoços, jantares e lanches com políticos subiram bastante.
Um auxiliar de Temer brinca:
- Os custos com comida e café durante as reuniões são muito menores do que os custos de não se ter o ajuste fiscal aprovado, por exemplo.  (Lauro Jardim - Veja Online)


terça-feira, 2 de junho de 2015

Professores estaduais decidem manter a greve


Do JC Online
Categoria ainda pretende realizar uma manifestação em frente à Secretaria de Administração nesta quarta
Os professores estaduais decidiram continuar com a greve. A escolha pela continuidade foi feita durante assembleia realizada na tarde desta terça (2) no Clube Internacional, na área central do Recife. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), cerca de 2 mil professores estiveram presentes no ato. A categoria ainda agendou para a manhã desta quarta-feira (3) uma manifestação em frente à sede da Secretaria de Administração, no Pina, Zona Sul do Recife. A principal reivindicação dos grevistas é a reabertura de um diálogo com o governo para a resolução.

A categoria, que passou 24 dias paralisada entre os meses de abril e maio, reivindica o aumento de 13,01% para os quase 50 mil docentes. Entretanto, apesar da greve ter sido deflagrada na última sexta-feira (29), poucos professores aderiram ao movimento. De acordo com um levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Educação, 2% (17 unidades de ensino) aderiram totalmente à greve dos professores, 83% (875 escolas) não paralisaram as suas atividades e 15% (174 escolas) aderiram à paralisação de modo parcial.

OAB exige respeito do ministro Gilmar Mendes



A Ordem dos Advogados do Brasil, presidida por Marcus Vinícius Furtado Coêlho, reagiu com firmeza à entrevista concedida pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, ao 247. Nela, Gilmar afirmou que a OAB foi "laranja do PT" ao propor uma ação direta de inconstitucionalidade contra o financiamento empresarial de campanhas políticas.

"Essa afirmação descabida e desrespeitosa não está à altura da liturgia e educação que se aguarda de um dos membros do STF", diz o texto.
Confira, abaixo, a íntegra:
"A OAB exige respeito do ministro Gilmar Mendes.  Essa afirmação descabida e desrespeitosa não está à altura da liturgia e educação que se aguarda de um dos membros do STF (Supremo Tribunal Federal).
Com a declaração o ministro atinge não somente a OAB, mas também os seis ministros do Supremo que votaram a favor da ação que discute o financiamento de empresas nas eleições.
Seriam os seis ministros laranjas?
A ação da Ordem dos Advogados do Brasil foi proposta em 2011, há 4 anos, subscrita pelo então presidente Ophir Cavalcante, que sempre manteve equidistância dos partidos políticos,  postura de todos os presidentes da OAB".

Marcus Vinícius Furtado Coêlho, presidente da OAB Nacional. (Do Portal BR 247)

Blater renunciou.... Quem vai assumir é Aécio


(Foto: Reprodução do Facebook)
A disputa política não resiste nem ao futebol. O perfil fictício Dilma Bolada aproveitou a renúncia de Joseph Blatter, reeleito na última sexta-feira (29), para satirizar os grupos de oposição que defendem o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Em post publicado nas redes sociais, uma imagem do senador mineiro e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, vestido com a camisa da Seleção Brasileira, comemorando um possível gol, Dilma Bolada pergunta: “Se o Blatter renunciou… quem assume é o Aécio?”
A brincadeira tem a ver com a confusão que muita gente faz de achar que se a presidente petista tivesse o mandato cassado por impeachment, Aécio, que foi candidato a presidente nas eleições de 2014, teria chances de assumir o posto.

E se Ricardo Teixeira falar numa delação premiada?