sábado, 25 de julho de 2015

Náutico bate Vitória e retorna ao G4

Foi um jogo truncado, brigado e difícil, como todo clássico deve ser. Entretanto, valeu a entrega da equipe e a força da torcida para o Náutico bater o Vitória por 2 a 1 e entrar no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro. O herói da tarde foi o estreante Rafael Pereira. Quatro minutos após entrar em campo, o jogador marcou o gol que deu os três pontos à equipe pernambucana. Agora, o Timbu ocupa a terceira colocação com 27 pontos.


Na próxima terça-feira (28), o Timbu encara o Paraná – que luta contra o rebaixamento – em Curitiba. O Vitória, por sua vez, tentará a reabilitação contra o Macaé, no estádio Barradão, em Salvador.


O JOGO


Logo no início da partida, o Vitória mostrou porque é um dos líderes da Série B. Após saída de bola errada do volante João Ananias, Escudero tocou para Rhayner, que bateu cruzado para vencer Júlio César. Aos 15, o atacante Douglas cabeceou, a bola bateu no corpo do zagueiro Ednei. A torcida e os atletas do Timbu reclamaram pênalti, mas o juiz mandou o jogo seguir. A primeira boa chance do Náutico veio através de Fabiano Eller. Após cobrança de falta de William Magrão, o defensor cabeceou ao lado direito da meta adversária.


Aos 28, Elton e Gaston se estranharam e o árbitro Elmo Resende puniu ambos com o cartão amarelo. Contudo, ambos continuaram discutindo. O juiz puxou o vermelho e expulsou o atacante da equipe baiana. Logo após, os jogadores dos dois times começaram uma confusão que acabou resultando na expulsão do lateral-esquerdo uruguaio. Dez minutos depois, aconteceu o lance mais inacreditável do jogo. Hiltinho saiu em rápido contra ataque e tocou para João Ananias. O volante ficou cara a cara com Fernando Miguel, mas faltou cacife para o prata da casa e ele mandou ao lado do gol rubro-negro.


O Náutico veio disposto a mudar o panorama na volta do intervalo. Com um futebol mais agressivo, o Timbu sufocou o Vitória desde o início. Aos cinco minutos, Gil Mineiro dispara pelo lado direito, rola para Fabiano Eller, mas o zagueiro se enrola e desperdiça boa chance de empatar. Dois minutos depois, o goleiro Fernando Miguel precisou ser substituído por conta de uma contusão. Roberto Júnior entrou e, um minuto depois, o árbitro Elmo Resende marcou pênalti para o Timbu. O atacante Douglas cobrou com categoria para empatar o jogo.


O gol de empate fez o jogo crescer. As duas equipes queriam o resultado para não desgarrarem do G4. Aos 12, Hiltinho fez bela jogada, passou por três adversários, mas não passou pelo goleiro e perdeu uma boa oportunidade. No contra ataque, Flávio driblou Fabiano Eller, bateu em cima de Ronaldo Alves. Na sobra, Diego Renan chuta e Júlio César salvou time pernambucano. Aos 24, Lisca fez a mudança que mudou os rumos da partida. Gil Mineiro deu lugar a Rafael Pereira. Quatro minutos depois, ele marcou. Após bola levantada na área, a zaga baiana vacilou e o estreante balançou as redes para a festa da torcida alvirrubra. O time baiano até assustou nos minutos finais, mas o Timbu se segurou e garantiu os três pontos.


Ficha técnica


Náutico 2


Júlio César, Guilherme (Josimar), Ronaldo Alves, Fabiano Eller e Gaston; William Magrão, João Ananias, Gil Mineiro e Hiltinho; Rogerinho (Pedro Carmona) e Douglas. Técnico: Lisca.


Vitória 1


Fernando Miguel (Roberto Júnior); Diego Renan, Guilherme Mattis, Ednei e Mansur; Amaral, Pedro Ken, Flávio (Robert) e Escudero; Rhayner e Elton. Técnico: Vágner Mancini


Local: Arena Pernambuco


Árbitro: Elmo Alves Resende (GO)


Assistentes: Cristhian Passos Sorence e Bruno Pires (Ambos de GO)


Cartões amarelos: Diego Renan, Guilherme Mattis, Mansur e Ednei (Vitória); Gaston (Náutico)


Cartão vermelho: Elton e Mansur (Vitória); Gaston (Náutico)


Gols: Rhayner (4’ 1º tempo)


Público: 7.848


Renda: R$ 142.220


(Do blog de primeira)


Aproveitar a onda para aparecer


Mauro Santayanna
A vontade de aproveitar a onda para aparecer - e de "melhorar" o estado de espírito do país - é grande.
Não bastassem as sandices perpetradas por agências de "classificação de risco" estrangeiras, que, como já demonstramos muitas vezes aqui, não tem a menor moral nem credibilidade para prever, auditar, ou classificar coisíssima nenhuma, é preciso também conviver com simulacros tupiniquins desses autênticos simulacros externos, que não resistem à tentação de se meter a "gato mestre".
Uma certa Austin Rating - com esse nome o leitor tende a se perguntar se está situada no Texas e como, ainda, nunca ouviu falar dela - que se identifica como "a primeira empresa nacional a "conceder" ratings no país - e já adverte, em sua apresentação, ter desenvolvido e trabalhar com "metodologia própria" - e que seu "processo é eficiente, porque atinge os seus objetivos, concedendo sempre uma opinião fundamentada em fatores quantitativos e qualitativos" (sic) - acaba de rebaixar a nota creditícia do Brasil em moeda estrangeira.



O Brasil, em pleno processo de recuperação de superávits no comércio exterior, do alto de 2.346 trilhões de dólares de PIB (world bank), 370 bilhões de dólares em reservas internacionais (bacen), e de sua condição de terceiro maior credor individual externo dos Estados Unidos (usa treasury) penhoradamente, agradece.

Coletiva da Lava Jato foi espetáculo deprimente

:

Confesso que achei a entrevista coletiva do Ministério Público sobre a Lava Jato, em Curitiba, um espetáculo deprimente.
Esqueça os números, os milhões e os bilhões que, divulgados em cima da hora, ninguém é capaz de digerir, questionar e compreender em poucos minutos.
Esqueça os roteiros exibidos através de gráficos coloridos, como se fossem descobertas de caráter científico.
Ao contrário do que parece, o que importa são as palavras. Num ambiente à meia-luz, powerpoint, o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa encarregada das investigações, nos informou que os procuradores acreditam que seu trabalho representa um "soluço de esperança." 
Disse também que a força-tarefa está comprometida com "um compromisso, um sonho." Uma comentarista da Globonews chegou a elogiar o que ouviu.
"Soluço"? "Sonho?"
Compromisso com o quê?
O advogado Tecio Lins e Silva, um dos grandes juristas do país, comparou o evento de ontem a uma entrevista de 1981, quando um coronel do Exército tentou convencer os brasileiros que o atentado a bomba do Rio Centro fora obra de um grupo de esquerda -- quando já era evidente que seus autores eram um capitão do Exército e um sargento, personagens do aparato repressivo empenhado em impedir a democratização do país. Tecio Lins e Silva foi contratado por um dos empreiteiros da Lava Jato. Estaria cometendo pura retórica de advogado?
Não creio. Em entrevista ao Espaço Público, que será reprisada amanhã a partir das 23 horas na TV Brasil, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), liderança do Congresso reconhecida por todos os governos de Fernando Henrique Cardoso para cá, define a Lava Jato como "uma bomba do Rio Centro no colo do governo. A diferença é que a bomba do Rio Centro explodiu só uma vez. Agora, é toda semana."
Pelo orçamento de 2016, o Ministério Público terá direito a consumir R$ 4,9 bilhões por ano -- um trimestre de lucro da Petrobras dos bons tempos -- para garantir defesa "da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis", conforme diz a Constituição. Essa é sua tarefa: defender a ordem jurídica e o regime democrático.
Fora das noites de sono, do divã da psicanálise e dos programas de auditório, os sonhos e as esperanças pertencem ao universo da política.
É ali, através do debate, do confronto de ideias e projetos, que um povo define seu destino -- em escolhas democráticas, em urnas. Essa é a grande conquista da história do Brasil e dos brasileiros, a vitória pétrea, que não pode ser colocada em risco sob nenhum argumento. 
O combate permanente à corrupção é uma necessidade no mundo inteiro. Faz parte da luta cotidiana de governos, que ganham e perdem nesse esforço. Reforça a lealdade entre os cidadãos e impede desvios e abusos que prejudicam a maioria da população e subordinam a democracia.
Mas não pode ser mais importante do que a defesa das garantias e direitos fundamentais que separam os homens dos animais, como, há exatamente 80 anos, ensinava mestre Sobral Pinto.
Quando une os jornais, Ministério Público, polícia e Justiça, a luta contra a corrupção torna-se um movimento autoritário e, até certo ponto, irresistível.
Isso porque se articula, numa mesma direção, a autoridade que pede a prisão, aquela que autoriza e aquela que executa. Sem falar nos jornais e revistas que evitarão questões incômodas, que, no Brasil de 2015, já alcançam um número considerável: escutas ilegais; alvos selecionados politicamente, prisões preventivas sem respeito pelo direito a presunção da inocência; e, agora, a comprovação de que delações premiadas podem ser refeitas sem perder a validade. É o "submundo da Lava Jato, que os grandes jornais, de modo geral, não querem trabalhar", afirma Paulo Vannuchi, que foi Secretário de Direitos Humanos no governo Lula.
Deltan Dallagnol já sugeriu que, no combate à corrupção, o Brasil adotasse o modelo de Hong Kong -- ilha que é uma colônia do Partido Comunista Chinês, próspera e autoritária, onde a população sequer tem direito a escolher seus governantes. Para Carlos Fernando de Santos Lima, procurador que um repórter da Folha descreveu como "ideólogo" da Lava Jato, a operação deve se prosseguir por muito tempo ainda, até que seja possível "refundar nossa República."
Para onde vamos? Isso é sonho? Qual compromisso?
Há menos de dez anos, a prisão de um empresário acusado de corrupção levou autoridades da época a gabar-se que a "justiça valia para todos e que banqueiros também são presos no Brasil". O discurso fez eco na cerimônia à meia-luz de Curitiba, onde se disse que a Lava Jato era uma "homenagem à igualdade."
Naquele momento, ao mandar abrir a porta da prisão, um ministro do Supremo, Eros Grau, produziu um argumento histórico: 
 -- Pior do que a ditadura das fardas é a das togas, pelo crédito de que dispõe na sociedade.

Esta é a questão.(
247-Paulo Moreira Leite

Romário nega sonegação de conta no exterior e ameaça processar Veja

  • Do UOL                                                
O ex-jogador e atual senador Romário (PSB) divulgou nota oficial neste sábado desmentindo matéria publicada pela edição desta semana da revista Veja. Segundo a publicação, o presidente da CPI do Futebol tem uma conta em um banco da Suíça com valor equivalente a R$ 7,5 milhões não declarados à Justiça Eleitoral e à Receita Federal.
Em carta publicada em suas redes sociais, o Baixinho não negou a existência da conta. Justificou que realmente pode ter aberto e não fechado contas durante o tempo em que jogou futebol no exterior. Romário rejeita veementemente, porém, a informação da Veja de que fez aplicações em dezembro de 2013.
"Obviamente, fiquei muito feliz com a notícia, assim que possível, irei ao banco para confirmar a posse desta conta, resgatar o dinheiro e notificar à Receita Federal (...) Espero que seja verdade, como trabalhei em muitos clubes fora do Brasil, é possível que tenha sobrado algum rendimento que chegou a essa quantia. Estou me sentindo um ganhador da Mega Sena, só que do meu honesto e suado dinheiro", ironizou Romário, para depois questionar a revista.
"O que há de estranho nisso é a informação da revista de que a aplicação seria de 2013. Certeza que eu não fiz nenhuma aplicação no período recente. Também não recebi nenhuma notificação do Ministério Público a respeito. Mas como se trata da revista Veja, se a informação estiver errada, não será uma surpresa", disparou o senador.
O ex-jogador também contestou informação publicada na revista de que circula pelo Rio de Janeiro com uma Ferrari vermelha. Segundo ele, o carro, comprado em 2004, "já não se encontra na cidade há alguns anos".
Por fim, Romário acusou a Veja de publicar a matéria em represália as suas atitudes no Senado, sobretudo à frente da CPI do Futebol, e ao fato de ele liderar as primeiras pesquisas de intenção de voto para a eleição para prefeito do Rio de Janeiro, em 2016.
"Se vocês lerem a matéria, perceberão que não há uma fonte sequer identificada de acusações contra mim. Vale informar que durante as eleições do ano passado, essa mesma cretina revista tentou publicar essa matéria contra mim, com claras motivações políticas. A matéria não saiu, na época, por falta de consistência. Não é de suspeitar que uma semana depois de eu despontar com alto índice de intenções de votos para a prefeitura do Rio, a publicação tenha sido resgatada com este fato novo da conta na Suíça. Difícil é esperar credibilidade de uma revista como essa, que vende capa", afirmou Romário, que prometeu acionar judicialmente os jornalistas que assinam a reportagem, Thiago Prado e Leslie Leitão.

"Podem atacar, mas eu continuarei presidente da CPI do Futebol e imbuído de vontade de moralizar o futebol brasileiro. Sobre o meu futuro político, nada vai tirar meu foco! Aos meus concorrentes, minhas pretensões se fortalecem com matérias como essas. Aos repórteres que assinam mentiras, nos vemos na justiça", escreveu o ex-jogador.

Ranking: Petrobras se mantém entre as maiores empresas do mundo

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet
Apesar de ser o centro de um dos maiores escândalos de corrupção no País, a Petrobras permanece entre as 500 maiores empresas do mundo. A companhia estatal brasileira de petróleo é a 28ª do ranking anual da revista “Fortune”, com receita de US$ 143,657 bilhões em 2014.
A Fortune destacou, também, “que a Operação Lava Jato pode acabar levando a uma menor interferência do governo na Petrobras, que tem sofrido com burocracias e investimentos questionáveis”. Entre as “ameaças” identificadas estão a queda nos preços do petróleo e os processos judiciais abertos por acionistas após as descobertas da operação da Polícia federal.
Lideram o ranking deste ano a rede varejista Walmart (dos Estados Unidos), a concorrente chinesa da Petrobras chamada Sinopec, seguida de outra petroleira de origem anglo-holandesa, a Shell.
Anunciado na terça-feira (22), esse tão prestigiado placar corporativo enumera as 500 maiores empresas do mundo pelo critério da rentabilidade: elas geraram US$ 31,2 trilhões (mais de R$ 102 trilhões) em receitas em 2014, com 65 milhões de empregados.
Além do Brasil, mais 35 países têm representantes na lista, que é liderada pelos Estados Unidos, com 128 empresas, seguida da China, com 106.

Brasil – A segunda companhia brasileira mais bem colocada na lista é o Itaú Unibanco, que subiu para o 112º lugar (era a 138ª em 2014), seguida do Banco do Brasil (a 126ª, que foi 125ª no ano passado); Bradesco (185ª, dezoito posições à frente do 203º no ano passado); JBS/Friboi (202ª e 251ª em 2014); Vale (312ª, após ocupar 218ª); e Ultrapar (414ª, contra 430ª).

Assisão e Ronaldo Cesar encerram programação do Palco do Forró no Festival de Inverno de Garanhuns‏‏

Um encontro de gerações vai garantir o melhor arrasta-pé no Palco do Forró neste sábado (25), noite de encerramento do Festival de Inverno de Garanhuns. Ronaldo Cesar e Assisão colocam o povo pra dançar já na madrugada do 
domingo, no Parque Euclides Dourado,no palco que hora antes também vê o encerramento dos shows de Pop Rock Antônio Lira é quem abre a festa do forró, exatamente à meia-noite.


Considerado uma revelação na música pernambucana, o garanhuense Ronaldo Cesar sobe ao palco com seu show completo, a banda conduzida por Mestre Tuxinha e casais de dançarinos para relembrar sucessos de Accioly Neto, Dominguinhos e Luiz Gonzaga, além, claro, de músicas 
de seu novo CD "Festa Nordestina", que ficou em segundo lugar no Prêmio da Música de Pernambuco,na CategoraCultura Popular, no voto do público. Ronaldo Cesar tem em sua curta carreira três CD´s e um DVD,
gravado ao vivo no próprio Festival de Garanhuns,além de ter se apresentado nos principaseventos da região. No ano passado,convidado pela Sociedade dos Forrozeiros Pé-de-Serrae ai, e Dudu do Acordeon, Ronaldo Cesar cantou no Galo da Madrugada, na capital pernambucana. Este ano, a Fundarpe selecionou o artista para a programação do FIG2015"Cantar em casa, depois deste reconhecimento no estado,é festejar com os amigos. Vamosforrozar" - Faz o convite o artista.

Assisão tem mais de 50 anos de carreira, um veterano dos palcos, mas com fôlego de garoto. Com novo DVD gravado ao vivo com seus grandes sucessos, Assisão é daqueles artistas 
cujas músicas estão na boca do povo, sucessos também na voz de outros cantores, como Forró Pesado e Esquenta Moreninha, marcas da carreira do Trio Nordestino. Nomes 
nacionais como Elba Ramalho e Fagner também já beberam da fonte das composições de Assisão. Mas é no palco, defendendo sua história e seu forró que Assisão bota o povo pra dançar, com suas fogueirinhas, balanceiros e seu chamego bom!

Lula se diz “cansado de mentiras e safadezas” contra Dilma

Ex-presidente Lula afirma que não há ninguém com mais caráter no País do que Dilma (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse estar de “saco cheio” e “cansado de mentiras e safadezas” contra a presidente Dilma Rousseff. As declarações foram dadas durante posse do novo presidente do Sindicato dos Bancários, Belmiro Moreira, na noite dessa sexta-feira (24). Na ocasião, o petista voltou a fazer comparações com o nazismo. “O que a gente vê na televisão parece os nazistas criminalizando o povo judeu”, disse ele, em reportagem do jornal O Estado de S.Paulo.
No discurso, Lula defendeu a presidente e procurou minimizar a crise política e econômica que enfrenta o país. “Estou cansado de agressões a primeira mulher que governa esse país, de ver o tipo de perseguição que fazem às esquerdas desse país”, afirmou Lula. “Não tem pessoa com caráter mais forte nesse país que Dilma”, completou ele, exaltando a presidente.
O ex-presidente ainda disse estar “profundamente irritado” com a reação das pessoas “que se diziam democráticas e que não aceitaram até agora o resultado da eleição”. Essas pessoas, segundo ele, seriam as elites que não aceitam a ascensão dos extratos mais pobres da sociedade. “Sei que é difícil para parte da elite brasileira aceitar certas coisas”, e completou que “tudo que é conquista social incomoda uma elite perversa”.
Ele admitiu o cenário de crise ao afirmar que a população está preocupada com a inflação e o desemprego, mas disse que a resolução desses problemas são questões de prioridade no governo. “A inflação está alta, a 9%, mas vai cair”.
Lula reiterou que é preciso trabalhar a conscientização e formação dos brasileiros para que confiem nos políticos que podem melhorar suas vidas, ao que completou destacou os avanços dos últimos 12 anos, alcançados com a gestão petista. “Quem vem apostando no fracasso deste país vai quebrar a cara”, disse ele.

(Fonte: Congresso em Foco)

Por que Galvão está 'REVOLTADO' COM A CBF?

texto do jornalista Kiko Nogueira, do Diário do Centro do Mundo-
Galvão Bueno tem feito o que colunistas de TV chamam de "duras críticas" ao presidente da CBF, Marco Polo del Nero, em seu programa "Bem, Amigos".
A mais recente delas foi por ocasião da ausência do cartola na reunião da Fifa em Zurique. Depois de se lamentar "como atleta que fui", alguém que " vive o esporte desde que se entende por gente", Galvão pontuou que estava indignado.
"Ele tem vários cargos de importância na Fifa: é presidente do Comitê do Futebol de Areia, terminou ontem o Campeonato Mundial em Portugal e ele não foi", falou.
O comentarista Caio Ribeiro, como sempre no papel de escada, pediu a renúncia do dirigente. "A verdade é uma só: ele não tá pensando no dia seguinte, tá pensando na sobrevivência dele, então talvez hoje, nesse momento, não esteja apto a ocupar o cargo que ocupa''.
Então Galvão Bueno, locutor das partidas da seleção desde tempos imemoriais, está revoltado com os escândalos do futebol brasileiro. Mas por que agora?
O motivo mais óbvio é o prejuízo que a derrocada do time causa à Globo. Graças ao fiasco na Copa América, a Globo não terá o Brasil na Copa das Confederações no ano que vem.
Os direitos para transmitir os mundiais da Rússia e do Catar foram garantidos numa boa, numa negociação sem licitação, como um reconhecimento da antiga e rentável parceria entre CBF, Fifa e Globo. E se a equipe de Dunga não se classificar?
Agora, simular aversão às práticas de Del Nero é um pouco demais. Se ele é ladrão, Ricardo Teixeira é o quê? Sem Teixeira não haveria Marin ou Del Nero. Ele fez miséria durante anos, sem que Galvão Bueno ou qualquer de seus colegas abrisse o bico.
O recado agora, antes de ser de alguém preocupado com os rumos do esporte, é de um sócio — ou porta-voz da sócia, a Globo.
A diatribe de GB é tão estapafúrdia quanto a de Zeca Camargo. Zeca é autor de um dos mais formidáveis besteirois da jornalismo moderno. A "crônica" na Globo News em que misturou a comoção pela morte de um cantor sertanejo que ele não conhecia com o nosso suposto "abismo cultural", fechando com a mania de livros para colorir, é um clássico do nonsense.
Zeca, veja bem, apresenta um programa de bastidores de novelas. A exploração da tragédia com Cristiano Araújo foi enorme, sem dúvida — principalmente na Globo. O G1, por exemplo, está dando até agora qualquer coisa remotamente relativa a isso, como uma entrevista com familiares da namorada do rapaz.
Galvão e Zeca fariam um favor a seu público, e sobretudo a si mesmos, se parassem de fingir que não trabalham onde trabalham.

Contra aliados, Alckmin quer diálogo com Dilma



Rompendo o cerco tucano de oposição constante ao governo Dilma, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta sexta-feira 24 estar disposto ao diálogo com o governo federal a fim e "buscar soluções" em meio a um cenário, segundo ele, de "policrise".

"Diálogo é sempre importante, aliás é nosso dever dialogar, buscar soluções", disse o governador, questionado se aceitaria participar de um encontro com governadores caso fosse convidado pela presidente Dilma.
O tucano destacou, no entanto, que "é preciso ficar claro, primeiro, que nós estamos passando por uma crise gravíssima, uma 'policrise': crise política, crise econômica, crise social, crise ética".
O governo da presidente Dilma articula um encontro com todos os 27 governadores para a próxima semana, no qual tentará selar um "pacto da governabilidade" ao Estados em meio ao atual cenário político e econômico.



Um dos pontos a ser abordados seria o pedido de ajuda dos governadores para mobilizar suas bancadas de deputados e senadores a aprovar a reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Recentemente, vários governadores saíram em defesa de Dilma contra o discurso de impeachment.  (BR 247)

Cai a ficha de políticos citados na Lava Jato



Gerson Camarotti - Portal G1



A ficha caiu entre os políticos investigados pela Operação Lava Jato. Quem ainda tinha esperança de rebater acusações feitas nas delações premiadas agora sabe que a defesa ficou bem mais complexa. A materialidade das provas apresentadas pelos representantes do Ministério Público Federal e da Polícia Federal na denúncia das cúpulas da Andrade Gutierrez e Odebrecht é mostra de que a investigação já está muito mais avançada na primeira instância do que se imaginava inicialmente em Brasília. 

Só agora é possível ter a compreensão do motivo pelo qual os procuradores demoraram tanto para fechar a denúncia das duas maiores empreiteiras. Ao conseguir comprovar o que foi chamado pelo procurador Deltan Dallagnol de “sofisticado esquema de lavagem de dinheiro” que usava contas secretas e empresas offshore, controladas pelas empreiteiras, a Operação Lava Jato atingiu um novo patamar.


Entre parlamentares investigados, a preocupação é que a colaboração feita pelo Ministério Público da Suíça – que já identificou que empresas da Odebrecht no exterior fizeram pagamentos a ex-diretores da Petrobras em contas secretas – também acabe chegando rapidamente nos esquemas de financiamento político e eleitoral de partidos. 



O temor entre caciques do PT e do PMDB é que a comprovação de pagamentos da Odebrecht aos ex-diretores Renato Duque, Nestor Cerveró, e Jorge Zelada acabe motivando novas delações premiadas em profundidade. Isso porque os investigadores já comprovaram que eles receberam propinas. Portanto, para que haja interesse da Operação Lava Jato em novas delações, os ex-diretores teriam que abrir todo o esquema com políticos e partidos.

Mesmo denunciado, Cunha diz que não renuncia



Procuradoria-Geral da República deve apresentar acusações contra o presidente da Câmara em agosto

Na mira da Procuradoria-Geral da República, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), descartou nesta sexta (24) se afastar do comando da Casa caso seja denunciado por envolvimento na Operação Lava Jato.
O consultor da Toyo Setal e delator, Julio Camargo, disse na semana passada ao juiz federal Sergio Moro que Cunha pediu propina de US$ 5 milhões em um contrato de sonda da Petrobras. O peemedebista nega a acusação.
Camargo, por sua vez, também fez a acusação à PGR, comandada por Rodrigo Janot, que deve denunciar Cunha ao STF (Supremo Tribunal Federal) no próximo mês.
"A eventual denúncia, se ocorrer, terá de ser apreciada pelo plenário do STF. Não cogito qualquer afastamento", afirmou Cunha à Folha.
O caso que envolve o peemedebista precisa ser analisado pelos 11 ministros da Corte, já que ele ocupa a presidência da Câmara.
O Planalto espera que a denúncia enfraqueça a gestão de Cunha. Desde que foi eleito para o cargo, em fevereiro, ele tem travado duros embates e imposto derrotas importantes ao governo federal.

O peemedebista ironiza a aposta do governo em sua saída. "Se o Planalto tivesse força para fazer alguém, o presidente teria sido Arlindo Chinaglia e não eu." Chinaglia (PT-SP) era o candidato patrocinado pelo governo e foi derrotado por Cunha na disputa pelo comando da Câmara.  (Da Folha de S.Paulo - Andréia Sadi e Marina Dias)

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Reagan pode, Obama pode, Lula não

Texto publicado na Carta Capital


Álvaro Porto comemora aniversário em clima de campanha com presença de Armando Monteiro

Do blog de jamildo

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.
No fim de junho, o escritor e advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos, comemorou o aniversário em Olinda em clima de campanha municipal. O estilo parece ter caído nas graças do meio político porque, no próximo domingo (26), o deputado estadual Álvaro Porto (PTB) vai celebrar a data na cidade de Canhotinho, no Agreste, seu reduto político. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro Neto, confirmou presença no evento.
Porto nega o cunho político do evento e evita antecipar discussões eleitorais. Porém, nos bastidores, o atual prefeito e sobrinho dele, Felipe Porto, deve concorrer à reeleição. E, como em política os gestos valem mais do que palavras, a festa tem o intuito de demonstrar a força política do deputado na região.
Vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Porto explica que a festa será na antiga sede da fábrica da cachaça Mucuri. O local tem capacidade para 10 mil pessoas. Além de eleitores da região, a comemoração reunirá prefeitos de municípios que integram a base do petebista e deputados estaduais e federais.
Apesar de o deputado afirmar que costuma fazer festas para celebrar seu aniversário, a data este ano tem clima de pré-campanha. O evento marca a reunião da bancada de oposição do PTB e as articulações de pré-campanha começam a ser esboçadas. Além disso, este será um dos primeiros eventos com a presença do ministro, sem ser pauta do ministério.

UPAE Garanhuns comemora segundo aniversário com Missa de Ação de Graças‏‏

A UPAE Profº Antônio Simão dos Santos Figueira, em Garanhuns está
completando seu segundo ano de funcionamento, com relevantes serviços
prestados ao Agreste Meridional, principalmente à população dos 21
municípios que fazem parte da Regional de Saúde. A UPAE em Garanhuns
tem administração da Fundação Prof. Martiniano Fernandes – IMIP
Hospitalar.

Para marcar a data, a UPAE Garanhuns está convidando a população para
a Missa de Ação de Graças que será celebrada na própria unidade, na
próxima segunda-feira, 27/07, às 15h.

Segundo o Coordenador da Unidade, Gustavo Amorim, é um momento
especial: "A melhor forma de comemorar é agradecer a Deus por mais um
ano de serviços prestados, beneficiando a população, principalmente a
mais carente, com ações como consultas, exames e cirurgias".

Em Bom Conselho, Governo do Estado começa construção do Abatedouro Regional e de uma barragem

Em passagem pelo Agreste Meridional, neste sábado (25), o governador Paulo Câmara anuncia o início de obras estruturadoras. Em Bom Conselho, às 10h, na Praça Dom Pedro II, o chefe do Executivo estadual autoriza a construção da barragem do distrito de Logradouro dos Leões e do Abatedouro Regional; a partir de um investimento de R$ 1,7 milhão. Ainda durante o ato, Câmara fará a entrega de 54 títulos de posse, ação que integra o projeto de regulamentação fundiária do Estado.

O abatedouro vai beneficiar 60 mil famílias nos municípios de Bom Conselho, Terezinha e Brejão. O equipamento faz parte da reestruturação da agropecuária regional e será entregue dentro de nove meses. A barragem do distrito de Logradouros dos Leões foi viabilizada a partir de um convênio com o Ministério da Integração Nacional. O projeto vai universalizar o uso da água para 600 famílias da região.

Antes da solenidade oficial, Paulo Câmara inspecionará ruas e a revitalização do acesso ao município de Bom Conselho. As obras que foram viabilizadas pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), em um aporte de R$ 624 mil.


PRÊMIO - Após cumprir agenda de Bom Conselho, Paulo Câmara lança, em Garanhuns, o prêmio Ariano Suassuna, às 15h, no Parque Euclídes Dourado.

Lá pode, já aqui?: Obama faz jantar para empresários de lobby em Cuba. Ah, se fosse Lula

Por Helena Sthephanowitz, da Rede Brasil Atual
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reuniu em um jantar a portas fechadas na Casa Branca cerca de 70 empresários estadunidenses que fazem forte lobby pelo fim do embargo comercial, econômico e financeiro a Cuba instituído em 1961. A informação foi apurada pelo jornal espanhol El País.
Com o embargo empresas estadunidenses tem severas restrições para atuar no país, que é a maior economia da América Central e visto como o de maior potencial de crescimento pela abertura na economia. Os empresários norte-americanos estão ansiosos para não perder grandes oportunidades de negócios que veem no país.
O governo Obama defende o fim do embargo, mas o Congresso estadunidense, com perfil mais conservador e de maioria oposicionista ao presidente, ameaça impedir qualquer mudança nesta questão.
Os Estados Unidos já reataram relações diplomáticas com a ilha. As embaixadas já foram reabertas em ambos os países. Houve libertação de presos pelos dois lados, considerados presos políticos sob a ótica de cada lado. Mas o embargo econômico continua em vigor até que o Congresso norte-americano o suspenda.
O jantar na Casa Branca foi visto como uma união de forças para pressionar, ou seja, fazer lobby, sobre o Congresso para dar fim ao embargo. Se visto apenas como vitória da política externa do presidente, as chances de o Congresso oposicionista aprovar são menores. Se houver pressão vinda de uma demanda do setor empresarial, as chances são maiores de, pelo menos, flexibilizar o embargo.
Imagine como esta notícia sairia na imprensa oligárquica brasileira se o país fosse o Brasil em vez dos EUA e se a presidenta fosse Dilma Rousseff ou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em vez de Obama.
Não precisa imaginar. A imprensa oposicionista já faz um esforço para criminalizar a diplomacia comercial legítima e necessária no governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em busca da abertura de mercados para empresas brasileiras. Obama age de forma muito semelhante, inclusive com Cuba, atrasado em relação a Lula.
Presidentes atuarem a favor de empresas de seus países é até um dever dentro das políticas de estado, uma obrigação com a economia nacional e com a geração de empregos. Suspeito seria se não atuassem. Tão suspeito como um jogador de futebol que entrega o jogo para o adversário. Pois é isso que boa parte da oposição partidária e midiática está pregando.
Fazer oposição a um governo ou a lideranças de outros partidos jamais deve se confundir com fazer oposição a políticas de estado, ou fazer oposição "ao" Brasil, como disse, em ato falho, o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Se levarmos para o lado do humor, desse jeito a oposição se comporta como aquele passageiro que torce para seu avião cair porque não gosta do piloto. Se levarmos a sério, sabotar a economia nacional diante dos interesses de outros países é traição à pátria.

Governo volta a negociar reajuste do Judiciário



O secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Dyogo Oliveira, e o diretor-geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Amarildo Vieira, se reuniram, hoje, em Brasília para voltar a negociar o reajuste para os servidores do Judiciário. Esta foi a primeira reunião entre representantes dos dois poderes desde que a presidente Dilma Rousseff vetou os percentuais aprovados pelo Congresso Nacional.
Em 30 de junho, o Senado aprovou reajuste que varia de 53% a 78,5%, de acordo com o cargo, a ser pago em seis parcelas até 2017. O governo se posicionou contra o projeto porque, segundo o Ministério do Planejamento, os percentuais representariam aumento de R$ 25,7 bilhões nos gastos nos próximos quatro anos. O impacto seria, de acordo com o goveno, de R$ 1,5 bilhão, em 2015; em R$ 5,3 bilhões, em 2016; R$ 8,4 bilhões, em 2017; e R$ 10,5 bilhões, em 2018.
Desde que o Congresso aprovou o reajuste, os servidores do Judiciário fizeram protestos na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto, com o objetivo de pressionar a presidente Dilma a não vetar o aumento. A categoria diz que o último reajuste ocorreu em 2006 e que o percentual médio de 59% repõe a inflação acumulada no período.

Na justificativa para o veto, publicada no "Diário Oficial da União", a presidente Dilma escreveu que o projeto geraria impacto de R$ 25 bilhões para os próximos quatro anos e não indicava de onde sairia a receita. Segundo ela, "um impacto dessa magnitude é contrário aos esforços necessários para o equilíbrio fiscal na gestão de recursos públicos".

Banco do Nordeste libera Plano Safra



O deputado federal Kaio Maniçoba (PHS) comemora a iniciativa do Banco do Nordeste em disponibilizar R$ 2,3 bilhões em operações de crédito, no âmbito do Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016. Para ele, o recurso chega num momento oportuno para os agricultores que sofrem com a seca na região do sertão pernambucano.
Para fazer o empréstimo, o BNB utilizará recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Os juros variam entre 0,5% e 5,5%, dependendo da região e do valor financiado. No semiárido, os agricultores familiares terão juros ainda mais baixos, entre 0,5% e 4,5%. Também está prevista a redução de juros para empreendimentos localizados em municípios com decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública, em função de estiagem.



Podem beneficiar-se do recurso todos os agricultores familiares que disponham de Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) ativa, não tenham restrição cadastral e apresentem proposta de financiamento com viabilidade técnica, econômica e financeira.

Recursos para turismo no Litoral Norte


O governador Paulo Câmara autoriza, hoje, o início de obras para estimular a economia e o turismo do Litoral Norte. Em uma solenidade no Centro de Artes de Igarassu, às 16h30, Câmara garante a retomada da obra de recuperação da PE-035, além da requalificação do Museu Histórico e da Casa do Artesão. As intervenções somam investimentos de R$ 7,9 milhões, recursos do Governo do Estado, Ministério do Turismo, Caixa Econômica e do Banco Interamericano do Desenvolvimento.
A obra da PE-035 contempla um trecho de sete quilômetros, ligando Igarassu à Itapissuma, também no Litoral Norte. O investimento na recuperação da rodovia será de R$ 6,7 milhões e a entrega ocorrerá em dezembro deste ano. Além da pavimentação, drenagem e sinalização, a intervenção contempla ainda a instalação de placas.
O Estado vai investir ainda R$ R$ 620 mil na recuperação do Museu Histórico de Igarassu e R$ 590 mil para a reforma da Casa do Artesão. As intervenções, que contemplam adequações de edificação e a estruturação de sistemas eletrônicos e elétricos, serão executadas em um prazo de seis meses.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Malha viária da Mata Sul reforçada com requalificação da PE-063

AMARAJI - Após realizar entregas em Primavera, nesta quinta-feira (23), o governador Paulo Câmara seguiu para Amaraji, também na Mata Sul, onde autorizou a retomada da requalificação da PE-063. A intervenção será feita em um trecho de 23,7 quilômetros; compreendendo os entroncamentos da BR-101 (Escada), da PE-058 (acesso à Primavera) e da PE-071 (Amaraji). A partir de um investimento de R$ 21,6 milhões, o Governo vai oferecer mais mobilidade e segurança aos que trafegam na rodovia todos os dias.

A obra será concluída em seis meses. Paulo Câmara afirmou que a iniciativa promoverá o desenvolvimento da economia e do turismo de toda a região. "Temos que provar, com reforço da infraestrutura, que investir em Pernambuco dá certo. Proporcionar essa recuperação foi um compromisso assumido com o povo", destacou.

"Além da recuperação de rodovias estaduais, nós mantemos um olhar atento para também proporcionar a qualificação profissional da população. Temos que tornar cada vez mais presentes as condições necessárias para garantir novos investimentos para a Mata Sul", argumentou Câmara.
Secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira lembrou que a intervenção foi uma das mais solicitadas pelo povo durante a passagem do seminário Todos por Pernambuco pela Mata Sul. "Antes de retomar essa obra, ouvimos a população e classificamos a prioridade para a região. A PE-063 é fundamental para o desenvolvimento dessa área", complementou.

AMPLIAÇÃO - Na solenidade, o governador entregou ainda a reforma e ampliação do Clube Municipal dos Tamarindos, fechado há quatro anos. O Governo, através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), investiu na obra R$ 343,8 mil, valor acrescido de uma contrapartida municipal de R$ 108 mil. A estrutura foi requalificada e teve uma parte reerguida em um trabalho de 18 meses. Os recursos também foram aplicados na construção do espaço de convivência e lazer para a população do município.

Bernadete Andrade classificou a reforma do equipamento como um "resgate cultural" dos tempos de festa promovidos por Amaraji. "O clube é um ponto de encontro para os moradores da cidade, que utilizam o lugar para promover festas e eventos oficiais", explicou a moradora.

GINÁSIO - Na presença do chefe do Executivo pernambucano, o prefeito do município, Jânio Gouveia, entregou o Ginásio Poliesportivo Eduardo Campos, erguido com recursos municipais. No ato, o gestor ressaltou as características fortes do ex-governador e pontuou que as parcerias com o Executivo estadual vão continuar. "Este equipamento e a garantia da requalificação da rodovia são presentes para a nossa cidade, que completa hoje 147 anos de emancipação política", disse Jânio.

Pedro Campos, filho do ex-governador, agradeceu a homenagem e ressaltou a importância de seu pai para o desenvolvimento de Pernambuco. "A cada homenagem que recebo em nome da minha família está relacionada alguma parte importante da história do meu pai. Com elas, podemos lembrar as coisas que ele construiu e as realidades que ele ajudou a transformar", salientou Pedro, lembrando o esforço feito por Eduardo Campos para melhorar a educação de Pernambuco.  


"Essa foi uma justa homenagem a um governador que transformou a vida de tantas pessoas aqui. E essa homenagem, através da construção de um equipamento público, foi feita do jeito que ele gostava", finalizou Paulo Câmara.

Ação de Residentes do Hospital Regional Dom Moura visa diminuir acidentes de trânsito com vítimas‏‏

Sinta Segurança no Trânsito. Este é o tema da ação que será realizada
desta quinta-feira (23/07) até o sábado (25/07), no Parque Euclides
Dourado e também no Centro de Garanhuns. pelos residentes do Hospital
Regional Dom Moura (HRDM), aproveitando a grande circulação de
automóveis, motocicletas e pedestres, devido à realização do Festival
de Inverno de Garanhuns.
 
A ação dos residentes tem o objetivo de sensibilizar moradores e
turistas para os altos números de acidentes de trânsito, em sua
maioria com vítimas. As atividades do grupo iniciaram no último sábado
(17/07), devidamente caracterizadas, simulando pessoas acidentadas, e
exibindo placas com informações sobre acidentes terrestres, as
residentes do Hospital Dom Moura realizaram um apitaço pela Avenida
Santo Antônio, a principal da cidade de Garanhuns, e fizeram diversas
abordagens aos motoristas e motociclistas nas faixas de trânsito.
 
Segundo o diretor do HRDM, Dr. Luiz Melo, a ação iniciada no último
final de semana foi bastante produtiva, principalmente pela mensagem
direta no contato com a população: "Em eventos como o Festival de
Inverno, com pessoas de várias regiões do estado, a ação possibilita
que se expanda ainda mais a mensagem de alerta." - Afirma o gestor.
 
NÚMERO ELEVADO DE ACIDENTES E VÍTIMAS, INCLUSIVE MORTES
 
A ação foi planejada a partir da verificação do número elevado de
mortes devido aos acidentes de transportes terrestres, sobretudo as
motocicletas, tendo como base dados de 2014 fornecidos pela Unidade
Sentinela de Informação sobre Acidentes de Transporte Terrestre
(USIATT) do HRDM. De acordo com as informações de atendimentos, no ano
passado, a unidade notificou mais de 4 mil atendimentos a acidentados
de trânsito. Aproximadamente, 75% dos casos foram por acidentes de
motocicleta.
 
“Hoje, mais da metade dos leitos de emergências e UTIs, nos hospitais
que atendem o trauma no Estado, são ocupados por acidentados de moto e
o custo desse paciente é altíssimo, próximo a R$ 120 mil. Ou nos
juntamos para enfrentar essa epidemia, ou o Sistema de Saúde, no
Brasil inteiro, vai falir e, em poucos anos, o Brasil terá a maior
população de mutilados do mundo, isso sem ter uma guerra civil em seu
território”, ressalta o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.
 
SENTINELA - Pernambuco é pioneiro na implantação, desde 2010, de uma
vigilância sentinela de Acidentes de Transporte Terrestre (ATT) e o
único Estado no País que tornou a notificação obrigatória em 21
unidades de saúde. Essas unidades são denominadas Unidades Sentinelas
de Informação sobre Acidentes de Transporte Terrestre (USIATT) e são
consideradas de alerta, gerando informações sobre os ATT com vítimas
(fatais ou não). No Agreste Meridional, a Unidade Sentinela é o
Hospital Dom Moura.
 

Paulo entrega praça requalificada e ruas pavimentadas com recursos do FEM‏

PRIMAVERA - As obras erguidas a partir de recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) têm ajudado a mudar a realidade das cidades pernambucanas, do Litoral ao Sertão. É o caso de Primavera, na Mata Sul, que ganhou uma praça requalificada e 11 ruas pavimentadas no bairro João Murilo; ações viabilizadas com aportes do programa. Foram investidos R$ 882 mil nas intervenções, entregues pelo governador Paulo Câmara nesta quinta-feira (23). 

O chefe do Executivo estadual destacou a importância de manter os investimentos e garantiu que, mesmo com a crise econômica vivida pelos brasileiros, o Estado vai continuar avançando. "O Brasil parou de crescer, mas eu não vou deixar Pernambuco parar. O FEM busca dar condições aos municípios de investirem, apesar das dificuldades. E nós, através desses recursos, temos realizado muitas parcerias que estão melhorando a vida do povo pernambucano", assegurou Paulo Câmara.

A praça Marechal Castelo Branco, localizada na área central de Primavera, teve sua estrutura antiga demolida e todos os pontos requalificados com aportes do FEM 2013. Antes da solenidade oficial, Paulo inspecionou o equipamento de lazer e checou, ao lado dos moradores, a qualidade da intervenção realizada na cidade. Para o governador, a resposta da população que vai usufruir da praça é fundamental para o direcionamento de novos investimentos.

“É bom saber que os recursos públicos do povo pernambucano estão sendo bem aplicados; e que as prefeituras estão honrando os compromissos firmados com a população, que confiou e aprovou a gestão”, afirmou Câmara, que esteve o tempo todo cercado por moradores que o desejavam sucesso. “Temos aqui o melhor termômetro de uma gestão”, cravou.

A pavimentação das 11 ruas do bairro de João Murilo é uma ação localizada que mudou a vida de uma comunidade. Foi o que garantiu a prefeita do município, Naza Moura, adiantando ainda que outros investimentos serão feitos. "Em dia de chuva, era impossível sair de casa. Agora, após o calçamento, os moradores podem trafegar com segurança e tranquilidade", disse a gestora, agradecendo a parceria com o Estado.

Segundo Paulo Câmara, a distribuição dos recursos do FEM permitiu aos prefeitos resolverem pequenas questões e agilizarem a entrega de obras importantes. "A Prefeitura de Primavera fez o dever de casa. A administração ouviu o povo e verificou o que era preciso fazer com urgência. E atendeu as necessidades da população, melhorando a qualidade de vida através da pavimentação de ruas e da construção de equipamentos de lazer", ponderou o governador.

O secretário estadual de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, ressaltou que município avançou em diversas áreas nos últimos anos, e que os investimentos vão continuar. "Vamos devolver a confiança depositada pelo povo, com muito trabalho e determinação. Os recursos do FEM são repassados de forma indiscriminada, com objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social equilibrado do Estado", pontuou Cabral.

SAÚDE - Após visitar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), erguida pela prefeitura em parceria com o Governo Federal, Paulo garantiu que o Estado vai trabalhar para manter o aparelho em bom  funcionamento. "A saúde é um grande desafio para os governos, mas, com parcerias, será possível manter os atendimentos. Quero reforçar a assistência básica em todos os municípios, assim como foi feito aqui em Primavera", concluiu.


Governo decide extinguir PPP e assumir Penitenciária de Itaquitinga

pedro eurico

Por Ayrton Maciel do Jornal do Commercio

Três anos depois da paralisação das obras, o governo de Pernambuco acaba de definir o novo modelo jurídico de administração do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, projetado para ser o maior complexo penitenciário do Estado, na Mata Norte, a 72 Km do Recife.
O governador Paulo Câmara (PSB) decidiu romper o contrato de Parceria Público-Privada (PPP), que deixou inacabados os cinco pavilhões erguidos, e determinar que o Estado assuma administrativamente e a operação direta da penitenciária, retirando a construtora da gestão atual do complexo.
A decisão do novo modelo jurídico para Itaquitinga foi anunciada, nesta quarta-feira (22), pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, coordenador da Força Tarefa executora do Estado de Emergência no sistema prisional do Estado, que completa seis meses no dia 30 deste mês. Para que o Estado assuma Itaquitinga, o governo vai decretar a caducidade da PPP.
O primeiro passo será a publicação, no Diário Oficial, amanhã – revelou Eurico –, da nomeação da comissão que terá 90 dias para preparar o processo administrativo respaldando o decreto governamental.
O grupo vai levantar os descumprimentos contratuais da Advance Construtora – multas por atrasos e pela interrupção da obra e o encontro de contas –, para justificar o rompimento, mais o inventário do patrimônio físico do centro de ressocialização.
Enquanto decorre os 90 dias, o Estado vai assumir, por etapas, o complexo penitenciário. “Os dois primeiros ‘presídios’, que seriam de regime semi-aberto, serão transformados em regime fechado. O governo assume e conclui as obras, para ocupar e operar as unidades. Serão 1.600 vagas, para a transferência de presos, após a decretação da caducidade, no final de outubro”, projetou o secretário.
Itaquitinga está com obras paradas desde 2012, por falência da construtora. Em janeiro, ao criar a Força Tarefa do sistema prisional, Paulo Câmara também decretou a intervenção em Itaquitinga para impedir degradação da obra. “Não será mais uma PPP. O Estado vai operar diretamente, depois dos trâmites legais da caducidade. Hoje ainda é uma propriedade privada”, disse Eurico.