sábado, 17 de outubro de 2015

Denúncias abrem corrida pelo lugar de Cunha



O surgimento de novas denúncias contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ) fez líderes partidários deflagrarem nesta sexta uma corrida pela sucessão ao comando da Câmara dos Deputados. Integrantes do governo, da oposição e até mesmo do PMDB iniciaram conversas reservadas em busca de um nome para ocupar o cargo. Apesar da movimentação, Cunha foi taxativo quando questionado se pretendia deixar a presidência: “Não renuncio. Não ganho nada com isso”, disse ele a interlocutores.
Colegas de partido apostam que Cunha será levado a adotar a chamada “solução Renan”: abrir mão da Presidência da Câmara para conseguir salvar seu mandato de deputado.
Mesmo perdendo apoio público, deputados avaliam que Eduardo Cunha conservará uma base fiel e, por isso, terá influência na escolha de seu sucessor. Um correligionário lembra que o presidente da Câmara ajudou a financiar a campanha de inúmeros aliados pedindo dinheiro a empresários.(Folha de S.Paulo - Natuza Nery)

Náutico vence Clássico das Emoções por 3×1

William Tavares/FolhaPE
O Santa Cruz jogava em casa, vinha com a alcunha de melhor mandante da Série B do Campeonato Brasileiro e estava melhor colocado na tabela de classificação. Era o favorito. O Náutico, pior visitante da Segundona, entrava sob a desconfiança de um time que não vivia sua melhor fase. Mas tudo isso ficou no papel. Em campo, foi o Timbu que se impôs no Arruda. Na base dos contra-ataques e com um Hiltinho em noite atípica de artilheiro, a equipe alvirrubra venceu o Santa por 3×1, no Arruda. O sonho do acesso ainda existe para ambos os clubes, mas quem saiu com esperança renovada neste sábado foi o Náutico.
No duelo dos mistérios, foi o Náutico quem saiu na frente no Clássico das Emoções. Enquanto o Santa manteve o esperado time titular, com Bruno Moraes na vaga de Grafite, o Timbu surpreendeu. Dakson e Jefferson Nem treinaram entre os titulares durante a semana, mas foi Fillipe Soutto e Daniel Morais os nomes que começaram jogando.
Embora houvesse ansiedade na construção das jogadas, os dois times iniciaram partindo com propostas ofensivas. O Santa foi quem chegou mais perigo. Primeiro em um chute de fora da área de Renatinho, espalmado por Júlio César. Depois foi Allan Vieira quem passou livre pela esquerda e cruzou forte. Luisinho esticou a perna, mas a bola foi para fora. No Náutico, as investidas eram pelo lado direito, com HIltinho. Sobrava velocidade, faltava capricho.
Mais organizado na partida, o Santa foi se soltando aos poucos. Principalmente quando Lelê e João Paulo passaram a participar mais do jogo. Aos 29, Allan tentou o cruzamento, a bola resvalou na mão de Ronaldo Alves e o árbitro Leandro Vuaden marcou a penalidade. O substituto de Grafite, Bruno Moraes, chamou a responsabilidade e pediu a bola. Na cobrança, sobrou tranquilidade para abrir o placar no Arruda.
O Santa estava melhor no jogo, mas clássico, como diz o velho jargão do futebol, é “decidido nos detalhes”. Bastou um vacilo na marcação coral para o Timbu mostrar que estava vivo na partida. Valeu o esforço de Daniel Morais como pivô, que brigou pela bola e deixou para Gaston Filgueira entrar livre na esquerda e, de forma consciente, encontrar Bergson na área para empatar o jogo. Depois do gol, houve um tumulto generalizado entre os torcedores do Náutico, precisando da intervenção da Polícia Militar.
Lembra da citação anterior sobre HIltinho? Da que faltava capricho na hora de concluir as jogadas. Pois bem, bastou o primeiro minuto do segundo tempo para o meia fazer o torcedor alvirrubro esquecer os erros de outrora. Em um vacilo colossal da zaga do Santa, o Náutico armou um contra-ataque letal. Hiltinho teve tempo de avançar, limpar a marcação e, apesar da conclusão não ser das melhores, conseguiu empurrar a bola para o fundo do gol, para a loucura da torcida alvirrubra no Arruda.
A partir daí, o Santa Cruz perdeu totalmente o controle da partida. Sobravam espaços para o Náutico armar os contra-ataques. Em um deles, Fillipe Soutto lançou na medida para Hiltinho. O meia teve tempo de dominar, cortar o zagueiro e tocar de leve para o gol. A bola ainda tocou na trave antes de entrar. Dois cortes, dois chutes e dois gols: a noite era de Hiltinho.
Lançamentos errados, chutes sem direção e uma chuva de erros que irritavam a cada jogada os tricolores. O nervosismo parecia enraizado nos atletas corais, aumentando a cada passar de minuto no cronômetro. O Tricolor só melhorou um pouco mais com a entrada de Aquino. Aos 27, o artilheiro coral na Série B acertou uma pancada que explodiu no travessão. Assim como no 1º turno, o dono do Clássico das Emoções vestiu vermelho e branco.
Ficha do jogo
Santa Cruz 1
Tiago Cardoso; Vítor, Danny Morais, Alemão e Allan Vieira (Marlon); Wellington Cézar, João Paulo, Renatinho (Raniel) e Lelê; Luisinho (Anderson Aquino) e Bruno Moraes. Técnico: Marcelo Martelotte
Náutico 3
Julio Cesar; Niel, Ronaldo Alves, Fabiano Eller e Gaston; João Ananias, Caucaia e Soutto; Hiltinho (Jefferson Nem), Bergson (Gil Mineiro) e D. Morais (Marino). Técnico: Gilmar dal Pozzo
Local: Arruda (Recife/PE)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison e Carlos Henrique Selbach (ambos do RS)
Gols: Bruno Moraes (aos 30 do 1ºT), Bergson (aos 39 do 1ºT) e Hiltinho (ao 1 do 2º T e aos 10 do 2º T)
Cartões amarelos: Luisinho, Wellington, João Paulo (S); João Ananias, Bergson e Jefferson Nem (N)

Governador participa da entrega de obra de contenção no Recife


O governador Paulo Câmara participou, neste sábado (17), da entrega de obra de contenção no Córrego do Joaquim, no bairro de Nova Descoberta. Ao lado do prefeito do Recife, Geraldo Julio, o chefe do Executivo estadual destacou a importância da intervenção. 

“Estamos muito atentos a essa questão. O prefeito tem conversado diariamente conosco, e quero ajudá-lo a manter a cidade cada vez mais segura, para que as pessoas possam ter, nas suas residências, a segurança de morar e criar seus filhos. Espero que tenhamos condições de avançar muito mais, e que, a cada ano, o inverno seja mais seguro para as pessoas que moram no Recife”, defendeu Paulo Câmara.

Reivindicação antiga da população, a obra recebeu investimentos de R$ 245 mil do PAC Encostas, com contrapartida da Prefeitura do Recife. Executada pela Empresa de Urbanização do Recife (URB), a intervenção recebeu uma canaleta para drenagem de águas pluviais e 193,39 metros quadrados de calçadas. Outras 110 áreas de risco da capital pernambucana serão contempladas com ações como a de hoje, que fazem parte de um contrato de mais de R$ 5,3 milhões.

Santa Cruz e Náutico fazem tira-teima em jogo crucial na busca pelo acesso

(Foto: Paullo Almeida/FolhaPE)
FERNANDO BARROS E WILLIAM TAVARES / FOLHA PE
Melhor mandante x Pior visitante. Terceiro melhor ataque contra a sexta melhor defesa. Para um, o verbo do momento é “permanecer”. Para outro, “ascender” é a palavra-chave. O quarto e último Clássico das Emoções de 2015 é, de longe, o mais importante da temporada. Colocará frente a frente equipes que alternaram bons e maus momentos no ano. Quando um estava bem, o outro caminhava mal. Enquanto o Santa Cruz comemorava o título Estadual, o Náutico lamentava um primeiro semestre pífio no Campeonato Pernambucano e na Copa do Nordeste. Depois, foi a vez de o Timbu sorrir com o início arrasador na Segundona, enquanto o Mais Querido, na zona de rebaixamento, temia mais uma queda no currículo. Agora, é o Tricolor quem está mais próximo do acesso, vendo o rival reunir as forças finais para tentar a última arrancada rumo ao G4. Opostos que vão se atrair hoje, às 16h30, no Arruda.
No Arruda, um nome monopolizou o noticiário coral: Grafite. Com uma lesão na panturrilha esquerda, o atacante passou a semana inteira sem participar dos treinos. Mesmo assim, o Departamento Médico não vetou sua presença na partida. Ontem, o atleta subiu aos gramados, mas apenas para acompanhar um rachão com os demais jogadores do elenco.
“Preparamos a equipe para jogar sem Grafite, mas ele pode entrar caso se recupere até momentos antes do jogo”, afirmou o técnico. “Só vamos definir o time amanhã (hoje), uma hora antes da partida”. Ate lá, o mistério no ataque continua. Luisinho tem vaga assegurada e, se Grafite não tiver condições de jogo, Bruno Moraes começará entre os titulares.
Nas demais posições, poucas mudanças. Na zaga, Alemão volta a compor o sistema defensivo ao lado de Danny Morais. Sem contar com Daniel Costa, suspenso, Martelotte colocará Renatinho, ao lado de João Paulo e Lelê. Wellington Cézar continua como o primeiro homem de marcação. O Tricolor é o quarto colocado da Série B, com 48 pontos.
Se no Santa Cruz o único mistério gira em torno da presença de Grafite, no Náutico o quadro é diferente. Isso porque o técnico Gilmar dal Pozzo fez de tudo para esconder a escalação. O comandante alvirrubro fechou os últimos três treinos do Timbu. Além disso, não confirmou o time que vai mandar a campo. Mesmo assim, informações sobre a equipe que armou ao longo da semana vazaram. E, pelo que deu a entender, o treinador não deve mexer na formação que vem treinando desde o meio da semana,
Basicamente, há duas surpresas para o Clássico das Emoções: o volante Niel – que vai atuar na lateral-direita, e o atacante Jefferson Nem. Ambos são pratas da casa e tinham poucas oportunidades, mas ganharam moral com a chegada de dal Pozzo. “Jefferson (Nem) está treinando muito bem, pedindo passagem. E Niel eu comecei a prepará-lo como lateral-direito. Ele chega bem na linha de fundo, tem bom passe, ultrapassagem e tem uma condição física muito boa”, avaliou o treinador, a respeito dos garotos que vão tentar surpreender no Clássico das Emoções.
Santa Cruz
Tiago Cardoso; Vítor, Alemão, Danny Morais e Allan Vieira; Wellington Cézar, João Paulo, Renatinho e Lelê; Luisinho e Bruno Moraes (Grafite). Técnico: Marcelo Martelotte
Náutico
Júlio César; Niel, Ronaldo Alves, Fabiano Eller e Gastón; João Ananias, Jackson Caucaia e Dakson; Hiltinho, Jefferson Nem e Bergson. Técnico: Gilmar dal Pozzo
Local: Arruda (Recife/PE)
Horário: 16h30
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison e Carlos Henrique Selbach (ambos do RS)
Ingressos: R$ 50 (arquibancada inferior), R$ 25 (sócios) e R$ 30 (meia-entrada)
Transmissão: Globo, Premiere FC, Rede TV

Aliados de Cunha já querem sua derrubada



De O Globo
Deputados que costumam frequentar o gabinete de Cunha desligaram seus telefones celulares
Até pouco tempo respaldado por uma ampla base de deputados governistas e da oposição, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), viu seu apoio ruir com a revelação dos documentos das contas secretas na Suíça nas quais teria recebido propina de corrupção na Petrobras. Muitos de seus aliados, de opositores e de integrantes de seu próprio partido, passaram a defender que Cunha se afaste do cargo para tentar salvar seu mandato.
A “solução Renan Calheiros”, referência ao presidente do Senado, que em 2007 renunciou à presidência da Casa para escapar de um processo de cassação, foi citada por vários deputados próximos a Cunha como a melhor alternativa no momento.
Em conversas por telefone ontem, os líderes da oposição — PSDB, DEM, PPS e SD — avaliaram que a situação de Cunha é “insustentável”. O grupo se reunirá na próxima segunda-feira para definir um pronunciamento sobre o tema. Por enquanto, reiteram a nota divulgada no sábado passado em que apenas defendem o afastamento de Cunha da presidência da Câmara. Cresceu até entre os entusiastas do impeachment a ideia de que Cunha já não tem “legitimidade” para conduzir o processo contra a presidente Dilma Rousseff na Câmara.
— A casa caiu, ele está perdendo o timing de tudo. Como vai fazer impeachment agora? Vai ficar claro que é por vingança, perde muito a credibilidade — diz um deputado da oposição.
As negociações com o governo, a partir de agora, vão se dar em outros termos, apostam auxiliares de Dilma. Se a princípio Cunha tinha em mãos a força da caneta do impeachment para barganhar sua absolvição no Conselho de Ética ou mesmo uma desaceleração do processo no Supremo Tribunal Federal, suas opções agora estão limitadas.
— A única negociação que ele pode fazer com o governo agora é se afastar da presidência para deixar as matérias do governo tramitarem normalmente. E tem que ser rápido, porque daqui a pouco até para salvar o mandato fica tarde. E o pior que pode acontecer a ele e à família é caírem nas mãos do Sérgio Moro — disse um interlocutor do Palácio do Planalto.
Ontem, vários dos deputados que costumam frequentar o gabinete de Cunha desligaram seus telefones celulares. Nas palavras de um governista, ninguém mais quer se ver “colado” a Cunha. Houve, no entanto, exceções, como o líder do PTB, deputado Jovair Arantes (GO), que defendeu que as contradições sobre as contas na Suíça sejam tratadas como questão “fiscal”, e não criminal:
A cúpula do PMDB enfrenta um misto de constrangimento e de “compasso de espera”. Segundo ministros e parlamentares, a tradição do PMDB não é perseguir seus integrantes, até porque muitos já sofreram investigações.
O vice-presidente Michel Temer, apesar do encontro com Cunha na semana, também está cauteloso diante dos acontecimentos. O discurso oficial, verbalizado nos últimos dias pelo líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), é de que o estatuto do partido só prevê expulsão depois de decisão transitada em julgado.
Apesar da erosão dos apoios, o número de líderes que admitem se colocar publicamente contra Cunha ainda é pequeno. Um deles é o deputado Sílvio Costa (PSC-PE), um dos vice-líderes do governo na Câmara, que começou a articular ontem um documento assinado pelos 28 partidos da Câmara pedindo a renúncia do presidente.
— Ele não pode continuar como presidente da Câmara nesses 90 dias no Conselho de Ética. Estou sentindo dificuldades (de obter apoio). Mas estou no meu papel e continuarei com os telefonemas durante todo o final de semana.

Cadê a honestidade intelectual, Aécio Neves?

Jean Wyllys
Deputado federal pelo PSOL-RJ

Em uma tentativa de justificar a negativa do PSDB a acompanhar o pedido de investigação contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, o presidente da sigla e candidato presidencial derrotado nas últimas eleições, Aécio Neves, deu mais uma prova de sua hipocrisia, comparando a atitude dos tucanos com relação a Cunha com a negativa do PSOL a apoiar o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Como se fosse a mesma coisa, ele disse que, assim como o PSDB não assinou a representação do PSOL contra Cunha, o PSOL não assinou os pedidos de impedimento da presidenta.
Alguém deveria explicar ao ex-candidato que Cunha está formalmente denunciado pela Procuradoria Geral da República, com provas robustas, pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão ilegal de divisas. Também foi acusado por delatores da operação lava-jato de ter recebido uma propina de 5 milhões de dólares e a justiça suíça informou à justiça brasileira que tem contas secretas nesse país com movimentações de dezenas de milhões, irrigadas por transferências de lobistas ligados a empresas com contratos suspeitos da Petrobrás. Alguém deveria avisar ao senhor Aécio que Cunha mentiu em depoimento dado numa CPI, afirmando que não possuía contas no exterior. Alguém deveria lembrar a Neves que não é a primeira vez que Cunha se envolve em escândalos de corrupção: é assim desde o primeiro cargo que ocupou no Estado, durante o governo Collor, como colaborador de PC Farias.
E alguém deveria explicar ao senhor Aécio que a presidenta Dilma, independentemente da minha opinião sobre seu governo, que acho muito ruim, ou sobre seu programa econômico, que é exatamente o do PSDB (Aécio deveria estar feliz!), não foi acusada de crime algum. Não existe acusação e muito menos provas de que a presidenta tenha participado de qualquer ato de corrupção ou tenha se enriquecido de forma ilícita. E não há, até agora, na opinião do PSOL, motivos constitucionais para o impeachment.
Tem gente que não entende o que significa o impedimento de um/a presidente/a da República. Não é algo que se justifique apenas porque eu não gosto do governo. É um remédio gravíssimo, de última instância, que se aplica em situações de extrema excepcionalidade, quando se dão as situações previstas na constituição e na lei. Não é o caso até o momento.
Se eu não gosto do governo (e eu não gosto!), faço oposição republicana no parlamento e nas ruas: questiono, voto contra os ajustes fiscais (que os tucanos votam a favor), repudio as alianças com o fundamentalismo e o conservadorismo (que os tucanos também praticam), tento mudar as regras que permitem o financiamento empresarial de campanha e dão lugar a esquemas como o Petrolão (regras que os tucanos usam e apoiaram na contrarreforma política), denuncio as políticas repressivas contra trabalhadores, indígenas, pobres (as mesmas dos tucanos). E milito para construir uma alternativa política capaz de derrotar tudo isso que me faz ser oposição à esquerda do governo Dilma (tudo isso em que esse governo parece tucano). Contra os ajustes, os retrocessos, a política anti-trabalhista e o conservadorismo, o PSDB não é oposição ao governo Dilma!
O que os tucanos querem é, apenas, derrubar a Dilma para aplicarem eles mesmos essa política que o PSOL critica. Mas uma oposição republicana e democrática não tenta derrubar um governo sem motivos constitucionais, só para ocupar seu lugar. E muito menos faz isso aliado a um deputado acusado de corrupção e lavagem de dinheiro e com contas milionárias secretas na Suíça. Essa é a diferença entre o tipo de oposição que faz o PSDB e o tipo de oposição que faz o PSOL.

O filho do Lula, a nora do Lula, o amigo do Lula…Não tem também o vizinho e o papagaio?

isopor
Do blog Tijolaço
Na impossibilidade de achar algum negócio escuso que incrimine o ex-presidente Lula, de alguns dias para cá, o assunto são os parentes, familiares, supostos amigos que estariam sendo presenteados “do nada” por corruptos que resolveram participar da promoção “delate o Lula e ganhe desconto na prisão”.

Faltam o vizinho, o cachorro, o papagaio e aqueles caras da roda de truco com quem Lula gostava de se divertir.

Não duvide, a coisa anda nesta base, e é capaz de aparecer trombadinha de rua dizendo que deu um cordão para a filha do Lula, para ver se a cana fica mais frouxa.

É curioso, aliás, que a “temporada” tenha coincidido com a agonia final do deputado Eduardo Cunha que, agora, é apresentado como “o homem que Lula quer salvar”, mesmo que Lula diga publicamente que não apenas não quer como o presidente da Câmara é homem do bem querer da oposição.

A Folha traz hoje matéria sobre a reunião de Lula com a bancada do PT, em Brasília.


Nela, além do “pacto de proteção a Cunha” em que querem por força enfiá-lo, agora “Lula defende [a] demissão de Levy”.

Ora, alguém acha que Lula ia defender a demissão de um ministro assim, abertamente – quantos deputados havia na reunião? 20? 30? Ha segredo com tanta gente?.

É obvio que Lula fez o que faz quase toda a torcida do Flamengo, exceto o pessoal do rentismo que, eventualmente, torça pelo rubronegro: criticou a política econômica.

Se tivesse pedido a cabeça de Levy ia ser um tal de deputado correndo para os cantos a falar no celular com jornalista que não sobraria um na sala.

É como diz o Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo:

“Em tempos normais, um erro desta natureza custaria um ou vários empregos. Mas hoje você pode errar quanto quiser – desde que seja contra Lula. (Ou Dilma e o PT, aliás.)”
Mas neste caso, reconheça-se, não há culpa alguma do repórteres que em nenhum momento escrevem “demissão”, “saída” ou “substituição”.

É a chefia, mesmo, quem manda às favas os fatos e adere ao inexistente como forma de fazer o “antilulismo”.

Governo afirma que horário de verão "começa neste domingo" vai economizar R$ 7 bilhões

<p>Mudança começa no domingo e vai até 21 de fevereiro.</p>
O governo federal estima que irá economizar cerca de R$ 7 bilhões com a adoção do horário de verão, informa o G1. O valor diz respeito aos investimentos que precisariam ser feitos no sistema elétrico caso a mudança de horário não fosse adotada. Neste caso, seria necessário atender a uma demanda adicional de 2,6 mil megawatts (MW) no período, segundo o Ministério de Minas e Energia.
O horário de verão começa no domingo (18) e vai durar até o dia 21 de fevereiro de 2016. Isso significa que à 0h (meia-noite) de sábado para domingo, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão que adiantar os relógios em uma hora.
O horário diferenciado abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
Entre os objetivos está a redução da demanda durante o horário de pico, que vai normalmente das 18h às 21h. Com o horário de verão, a iluminação pública, por exemplo, é acionada mais tarde, deixando de coincidir com o horário de consumo da indústria e do comércio.
O governo explica que o horário de verão possibilita a ampliação do período de maior consumo, reduzindo o volume de carga de energia nas linhas de transmissão, nas subestações e nos sistemas de distribuição num mesmo momento, o que reduz os riscos de apagões.
Expectativa de redução do consumoA expectativa é chegar a uma redução média de 4,5% na demanda de energia no país no horário de maior consumo, com economia de 0,5% durante todo o período do horário de verão. Os patamares são os mesmos do que os registrados em anos anteriores.Conforme o Ministério de Minas e Energia, a economia equivale, aproximadamente, ao consumo mensal de energia de Brasília (DF), que tem 2,8 milhões de habitantes, ou à metade do consumo mensal de uma cidade como Curitiba (PR), cuja população é de 1,7 milhão de pessoas.Esta será a 40ª edição do horário de verão no país. A primeira vez ocorreu no verão de 1931/1932.

Em Panelas, governador inaugura nova sede de escola e entrega 40 ruas pavimentadas pelo FEM


PANELAS - Encerrando sua agenda administrativa no Agreste Central, nesta sexta (16), o governador Paulo Câmara foi ao município de Panelas, onde inaugurou a nova sede da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) da cidade e entregou 40 ruas pavimentadas com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM).

A intervenção na unidade de ensino, que foi reformada e ampliada, recebeu um aporte de R$ 3,3 milhões, beneficiando 510 alunos matriculados no ensino médio. O espaço agora possui três novos blocos e reúne 18 salas de aula, quadra coberta com vestuário, auditório com capacidade para 75 lugares, cozinha, refeitório, banheiros, salas para a diretoria, coordenação e professores; além de laboratórios de línguas, química, biologia, física e matemática. 

“No ano passado saiu uma pesquisa em que Pernambuco teve o menor número de alunos que abandonaram a escola, apenas 3%. Antes disso, há oito anos atrás, quando Eduardo (Campos) assumiu o Governo, cerca de 26% dos alunos não chegavam ao final do ano letivo. Isso mostra que hoje a escola é atrativa, que os professores estão cuidando de ensinar os alunos e os gestores estão nos ajudando a fazer com que a Educação realize o sonho dos nossos estudantes", avaliou Paulo Câmara.

Secretário de Educação, Fred Amâncio destacou a prioridade que o governador tem dado a Educação. “Essa é a 11ª escola que estamos inaugurando este ano. Inauguramos três escolas técnicas, além de escolas de referência e regulares por todo o Estado. Mesmo em um momento tão difícil de crise econômica e financeira do País, temos mais de 50 escolas em obras ou em reforma e ampliação no Estado”, enumerou o gestor.

Além da Erem, Panelas conta também com a Escola Estadual Gregório Bezerra. Juntas, as unidades de ensino atendem 1.647 alunos matriculados no ensino médio. 

INFRAESTRUTURA - As 40 ruas pavimentadas na cidade receberam recursos das edições 2013 e 2014 do fundo estadual. Do FEM 1, foi aplicado R$ 698,4 mil na pavimentação de 21 ruas: 11 na sede do município; quatro no distrito de Cruzes e outras seis, no de São José (Bola). Já do FEM 2 foram inauguradas 19 ruas: dez na sede do município, oito em Cruzes e uma em Brejo de João Alves, com um total de R$ 410,5 mil em investimentos.

Paulo Câmara enalteceu a parceria com as prefeituras. "Quando criamos o FEM, o sentido era distribuir recursos para cada município. Mas quem diz onde esse dinheiro é gasto é o prefeito da cidade; porque ele sabe onde está precisando mais. Hoje temos a condição de inaugurar obras bem feitas, bem acabadas, que foram bem geridas. É assim que vou governar Pernambuco; sempre em parceria com os prefeitos" pontuou.

O município de Panelas recebeu um repasse total R$ 1,9 milhão, somando as duas edições do fundo. Além da pavimentação de ruas, a prefeitura municipal também vai aplicar o valor na ampliação e melhoria da unidade mista Nossa Senhora de Fátima, e na requalificação da Praça Manoel Borba. 

Ao lembrar que o FEM foi criado por Paulo Câmara, quando ele era titular da Fazenda, o secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, ressaltou que o fundo tem a missão de atender a todos os municípios pernambucanos. "Da mesma forma, o governador tem a preocupação de tratar todos de forma igual, porque quem nasce aqui em Panelas é tão cidadão quanto quem nasce no Recife. Todos são pernambucanos e merecem do Estado o mesmo respeito", salientou.

Cunha também ocultou patrimônio nos EUA, diz procurador-geral


Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Estadão Conteúdo – No pedido enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que resultou em uma nova abertura de inquérito para investigar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a Procuradoria-Geral da República destacou que o peemedebista já tinha contas no exterior desde os anos 90, com patrimônio não declarado de R$ 60,8 milhões, e também possuía uma frota de oito carros de luxo.
Segundo o documento, Cunha mantinha conta junto ao banco Merril Lynch, nos Estados Unidos, há mais de 20 anos e pela avaliação de risco possuía um “perfil agressivo e com interesse em crescimento patrimonial”. Sua fortuna seria oriunda de aplicações no mercado financeiro local e de investimento no mercado imobiliário carioca. Há também referências à sua antiga função de Presidente da Telerj.
Seu patrimônio estimado, à época da abertura da conta, era de aproximadamente R$ 60,8 milhões. A PGR afirma que o valor “contradiz frontalmente” suas declarações perante a Justiça Eleitoral. Em 2014, Cunha apresentou a declaração de bens no valor de R$ 1,6 milhão, sendo que, deste total, R$ 840 mil é referente a quotas ou quinhões da empresa C3 PARTICIPAÇÕES, da qual ele é sócio com a sua esposa, Claudia Cruz.
Há também uma frota de oito veículos de luxo em nome de Claudia, da C3 Participações e de outra empresa da família, a Jesus.com. De acordo com a PGR, os carros valem juntos R$ 940,5 mil. Entre os carros listados há um Porsche Cayenne, ano 2013, no valor de R$ 429,5 mil e outro Porsche Cayenne, de 2006, avaliado em R$ 122,7 mil.

Até ex-ministro de FHC defende intocabilidade do mandato de Dilma


Em que pese a fragilidade do governo e a impopularidade de Dilma Rousseff, um grupo de intelectuais paulistas, entre os quais o professor e ex-ministro de FHC, Paulo Sérgio Pinheiro (Direitos Humanos) divulgou nesta sexta-feira (16) um manifesto de reprovação a qualquer tentativa de tirá-la do cargo por um processo de impeachment.
Foi uma resposta aos professores Miguel Reale Júnior (Unicamp) e Janaína Pascoal (USP) que subscrevem um dos pedidos de impeachment que será protocolado na próxima terça-feira.
O manifesto classifica de “aventura” um eventual afastamento de Dilma do governo porque abriria um “período de vale-tudo” no cenário político nacional.
De acordo ainda com o documento, o impeachment da presidente “seria extraordinário retrocesso dentro do processo de consolidação da democracia representativa, que é certamente a principal conquista política que a sociedade brasileira construiu nos últimos trinta anos”.
“Impeachment foi feito para punir governantes que efetivamente cometeram crimes. A presidente Dilma Rousseff não cometeu qualquer crime”, diz o manifesto dos intelectuais, acrescentando que “o que vemos hoje é uma busca sôfrega de um fato ou de uma interpretação jurídica para justificar o impeachment”.
E conclui: “Esta busca incessante significa que não há nada claro. Como não se encontram fatos, buscam-se agora interpretações jurídicas bizarras, nunca antes feitas neste país. Ora, não se faz impeachment com interpretações jurídicas inusitadas”.
Assinam o manifesto, além de Paulo Sérgio Pinheiro, Roberto Amaral (ex-presidente nacional do PSB), a professora Marilena Chauí, o escritor Fernando Morais, o sociólogo Antônio Candido, o cientista político André Singer, o advogado Flávio Konder Comparato, o jurista Dalmo Dallari e o historiador Alfredo Bosi, dentre outros.(Do blog de inaldo sampaio)

Conselho de Ética: apoio a Cunha derrete



Josias de Souza
A divulgação de documentos que confirmam a existência das contas que Eduardo Cunha (PMDB-RJ) dizia não ter na Suíça deve produzir um derretimento do apoio que o presidente da Câmara imaginava possuir no Conselho de Ética da Câmara. Num colegiado de 21 membros, os aliados de Cunha estimavam que ele poderia conquistar entre 11 e 14 votos. Hoje, calcula-se que obteria entre cinco e oito votos.
Um deputado que convive com o presidente da Câmara explicou: “Até aqui, diziam que as contas existiam, mas muita gente dava ao Eduardo o benefício da dúvida. Agora, surgiram os documentos. E os deputados ficam em dúvida sobre dar algum benefício a ele. A votação é aberta. Não é fácil ignorar as evidências.”
Cunha foi levado ao Conselho de Ética dois dois partidos: PSOL e Rede. Acusam-no de ter quebrado o decoro parlamentar ao mentir na CPI da Petrobras. Em “depoimento espontâneo”, Cunha havia declarado que não tinha contas na Suíça. Mesmo nas conversas reservads, o deputado dizia aos amigos que não apareceria nenhuma conta dele no exterior. Isso leva vários dos seus aliados a se desobrigarem de apoiá-lo em qualquer circunstância.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Estamos virando o jogo do golpe, afirma Ciro Gomes


gilmar___.jpg

O ex-ministro do governo Lula acredita que atual cenário de arquivamento dos processos de impeachment da presidenta Dilma representa uma "virada de jogo" contra o golpe que vem sendo articulado pela oposição
O ex-ministro da Integração Nacional do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes (PDT), acredita que atual cenário de arquivamento dos processos de impeachment da presidenta Dilma Rousseff representa uma “virada de jogo” contra o golpe que vem sendo articulado pela oposição.

“Estamos devagarinho virando o jogo do golpe”, afirmou nesta quinta-feira (15).

Para Ciro Gomes, que também é ex-governador do Ceará, as chamadas “pedaladas fiscais” foram feitas por todos os governos e que a atitude não configura motivo para impeachment. “É baboseira. É mentira!”, disse.

Recém-filiado ao PDT, o ex-ministro embarcou para Brasília, onde trata de questões relacionadas ao projeto da Ferrovia Transnordestina, sob seu comando na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

Quatro bancos disputam a folha de pagamento do Governo do Estado


Milton Coelho - foto divulgação SAD


A gestão da folha de pagamento do Governo do Estado será disputada pelo Bradesco (atual gestor), Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica.
O contrato com o Bradesco se encerrará em fevereiro do próximo ano e a instituição financeira que vencer a licitação terá o direito de gerir a folha pelos próximos cinco anos.
Durante audiência pública realizada no Recife, nesta quinta-feira (15), para tratar dessa questão, o secretário estadual de Administração, Milton Coelho, informou que o edital de licitação será publicado no próximo dia 6/11.
No dia 20/11 haverá o Pregão Presencial, saindo vencedor a instituição financeira que oferecer a melhor proposta. O lance mínimo está fixado em R$ 497 milhões. Há cinco anos, o Bradesco arrematou a folha por R$ 700 milhões.
Pernambuco tem cerca de 200 mil servidores (entre ativos e inativos) e sua folha mensal gira em torno de R$ 850 milhões.
Será incluída uma cláusula no edital exigindo que a instituição financeira que vencer a licitação contrate uma empresa especializada para fazer o recadastramento dos aposentados e pensionistas

Silvio tenta mobilizar líderes a pedir renúncia de Cunha




O deputado federal e vice-líder do governo na Câmara, Silvio Costa (PSC), está realizando um movimento para que os líderes dos 28 partidos que constituem a casa assinem um documento pedindo a renúncia do deputado Eduardo Cunha (PMDB).
De acordo com o deputado, o documento deve ser assinado na próxima segunda-feira e entregue ao presidente da Câmara na terça. “Vou pedir a assinatura independentemente de o partido ser de oposição ou do governo, porque esse é um assunto da Câmara Federal”, alegou Costa.
“Se depender do regimento, ele ainda vai passar 90 dias para ser cassado, então acho que ele deveria se afastar da presidência e vai ter até mais tempo para se defender”, pontua.
O deputado acrescentou que faz oposição a Cunha antes mesmo de serem descobertas as contas na Suíça. “Não votei em Cunha, conhecia a história dele e faço oposição desde que ele era o ‘todo-poderoso’ da Câmara”, disse.(Do blog de magno martins)

O Brasil perdeu o senso

 De CartaCapital, editorial de Mino Carta

 O mundo preocupa-se com a sua paz, enquanto o País aposenta a Razão e move-se a ódio de classe

Volto depois de duas semanas de férias na Itália, as primeiras tiradas neste ano inquieto. Lá fora vivem-se também dias tensos por motivos que ameaçam a paz do mundo. Por aqui reencontro o mesmo deplorável debate em torno da trama golpista pelo impeachment de Dilma Rousseff, assunto tão exaustivo quanto, a seu modo, insuportavelmente enfadonho.

O planeta teme as consequências da enésima crise no Oriente Médio, com epicentro na Síria, enquanto o EI avança, mata e destrói monumentos ilustres, com o envolvimento militar, para enfrentá-lo, de vários países, a começar por EUA e Rússia. Obama e Putin divergem em relação ao objetivo da operação bélica. O russo quer salvar Assad, o americano pretende riscá-lo do mapa, e a divergência assume tons ásperos e ameaça azedar mais e mais.

O quadro, de todo modo, é mais amplo. A terceira Intifada parece dar seus primeiros passos nas ações terroristas palestinas contra Israel, que prepara represálias, enquanto o Hamas avisa: é guerra. E neste tabuleiro sombrio cabe ainda a crise na Turquia de Erdogan, participante do ataque ao EI e deflagrador da guerra interna contra a resistência curda. O Ocidente paga pelo acúmulo de erros cometidos no Oriente Médio, a começar, para não buscarmos razões mais antigas, pelo fim do Império Otomano, quando Grã-Bretanha e França deram para redesenhar a seu talante o mapa da região.

Entende-se que o mundo se preocupe com o futuro, mas nós aqui estamos a discutir o impeachment como se fosse possível rasgar a Constituição em nome, apenas e tão somente, do que nos proporciona, diária e inexoravelmente, a mídia nativa, ou seja, o verdadeiro partido de oposição a representar, ao mesmo tempo, os interesses da casa-grande e o atual estágio da sociedade brasileira.

A gravidade do momento brasileiro compõe um fenômeno único, peculiar e desolador, sem parentesco com as atuais inquietações do mundo, a não ser na desigualdade social, matéria em que somos campeões. Vale saber, porém, que inúmeras nações, embora apartadas pelos editos neoliberais, vivem bem melhor do que a nossa, mesmo porque aqueles milhões de cidadãos tirados da miséria absoluta no tempo de Lula estão a regressar à condição anterior.

Por onde tenha andado durante as férias, sempre fui alcançado pela pergunta: que aconteceu com o País ainda recentemente cotado para o progresso rápido? Que involução foi essa? Difícil explicar, mesmo porque casa-grande e senzala são conceitos inconcebíveis para europeus, assim como o interlocutor me teria como mentiroso se lhe contasse dos mais de 60 mil assassinatos anualmente entre o Oiapoque e o Chuí.

Complicadíssimo também esclarecer que o Brasil é um país que literalmente perdeu o senso. Além da ridícula ostentação da minoria rica, hipocrisia, arrogância, prepotência, intolerância, ódio de classe grassam impetuosos no nosso desmesurado rincão. E ignorância, primarismo, par-
voíce. Se algum dia nos habilitamos à cultura da Razão, esta soçobrou como um barco furado. Está ausente nas frases feitas emboloradas de tanto uso, na ladainha dos editoriais, colunas, artigos, nas diatribes dos tribunos de uma pretensa aristocracia, nas demandas de alegados juristas que ignoram a lei, ou a desrespeitam, nas invectivas dos políticos açodados, entre eles um príncipe dos sociólogos que ninguém leu.

A quem me pedia explicações enquanto eu me informava no La Repubblica, gostaria de ter mostrado as edições do mesmo dia do Estadão, da Folha, de O Globo, sem acrescentar verbo, em perfeito silêncio. Seria o bastante para o bom entendimento do Brasil de hoje. Excelente exemplo dos comportamentos da mídia nativa o recente seminário sobre jornalismo promovido pela revista Piauí. Convidado especial do evento, Daniel Dantas, o banqueiro do Opportunity. Condenado em Nova York, Londres e Cayman, não pode sair do Brasil sem correr o risco de ser preso, como, mais cedo ou mais tarde, se dará, por exemplo, com Marco Polo Del Nero e os senhores da Globo. Ao cabo de sua palestra em São Paulo, Dantas foi aplaudido de pé.

Caruaru ganha primeira unidade do Porto Digital do interior do Estado


CARUARU - Depois de assegurar o aumento do efetivo policial para reforçar a segurança em Caruaru e no Agreste Central, o governador Paulo Câmara inaugurou, neste município, o Armazém da Criatividade, primeira unidade do Porto Digital instalada no interior do Estado. Também participaram da solenidade o presidente da instituição, Francisco Saboya, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, além de autoridades e lideranças locais.

Com 1.800 metros quadrados de área, o espaço conta com laboratórios, salas de treinamento, incubadora, estúdio de fotografia, showroom e coworking, além de um núcleo empresarial com salas comerciais para instalação de novos empreendimentos. O equipamento dará suporte à inovação e ao empreendedorismo, atuando de forma integrada com instituições de ensino, ciência e tecnologia, setores produtivos e com as políticas públicas da região.

Para o chefe do Executivo estadual, a implantação do equipamento é uma “ação de futuro”. “O Porto Digital é hoje uma referência de como fazer com que pequenos negócios cresçam, se desenvolvam, levem e tragam conhecimento e inovação para todo o Estado, Nordeste, Brasil e até em âmbito mundial. Queremos que o conhecimento e a inovação estejam cada vez mais presentes na vida do povo pernambucano. Esse processo é mais um passo da interiorização do desenvolvimento que nós pretendemos dar continuidade. Um desenvolvimento antenado com o futuro, que busque dar oportunidade a muita gente de desenvolver ideias com seu conhecimento e talento”, pontuou Câmara.

Erguido com recursos do Governo de Pernambuco, o Armazém da Criatividade está localizado no Polo Comercial de Caruaru. Como a região do Agreste se destaca como um dos principais polos de produção têxtil do País, além de ocupar também espaço de referência em diversos segmentos do mercado de moda, o equipamento vem para potencializar ainda mais a produção, com uma base tecnológica avançada e equipamentos de alta performance.

“Esse Armazém da Criatividade é uma oportunidade fundamental de ampliarmos a inovação, a tecnologia, o conhecimento e a criatividade aqui no Agreste e em todo o interior do Estado. A atração de incubadoras, de empresas que vão trabalhar novas técnicas, ajudará na produtividade do pensar a moda de maneira diferente; mais profissional e antenada com as técnicas mundiais. Pernambuco vai continuar se desenvolvendo com atração de indústrias e com a melhoria dos empregos. Mas Pernambuco não vai atingir o patamar que queremos de qualidade de vida e produtividade do nosso povo sem inovação, tecnologia e ações como essa”, argumentou Paulo.

GAMES - O Armazém da Criatividade de Caruaru também será um espaço para o desenvolvimento de projetos na área de Tecnologias de Informação e Comunicação, em especial no desenvolvimento de games. O ambiente também dará suporte tecnológico a projetos nas áreas de animação, design gráfico e de produto.


Governo repassa R$ 3,5 milhões para autarquias de ensino

Uma boa notícia para as autarquias educacionais de ensino de Pernambuco: o Governo do Estado realizou ontem novo repasse do Programa Universidade para Todos de Pernambuco, o Proupe, que oferece bolsas de estudo para estudantes do Ensino Superior. O montante de quase R$ 3,5 milhões já está disponível nas contas das 13 instituições que atuam no estado.

De acordo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti, responsável pelo gerenciamento do programa), o calendário de repasses está sendo regularizado. “Mesmo em um cenário de crise e dificuldade financeira com a queda da arrecadação, o Governo de Pernambuco cumpre o compromisso assumido com as instituições e demonstra que a educação dos nossos jovens está entre as prioridades da gestão Paulo Câmara”, afirma o deputado estadual e vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, Lucas Ramos (PSB). O parlamentar é um dos articuladores entre as autarquias de ensino e o executivo estadual.

O Proupe oferece bolsas para aproximadamente 10.800 alunos em Pernambuco. O valor não vai para os estudantes, sendo transferido diretamente às instituições. “As autarquias entendem a situação de dificuldade, mas vamos buscar um calendário definitivo de repasse para que as faculdades possam se programar e honrar seus compromissos”, afirma Rinaldo Remígio, presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), uma das instituições que integram o programa e que possui 720 alunos beneficiados.

Na próxima segunda-feira (19), representantes das autarquias participam de reunião na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, com a presença do deputado Lucas Ramos, para buscar ajustes no programa. “A presença do deputado, que se mostra um defensor da nossa causa, é fundamental para ampliar o debate e fortalecer o Proupe”, declara Remígio.

BOLSAS – O Programa Universidade para Todos de Pernambuco foi implantado pelo Governo do Estado em 2011 e oferece bolsas de 100%, 50% e 25% para estudantes matriculados em cursos de graduação (bacharelado ou licenciatura). Entre os critérios de avaliação, está a média das notas do vestibular ou das disciplinas cursadas, no caso de estudantes do segundo período em diante. O Proupe atende alunos nas autarquias de Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Belém de São Francisco, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Goiana, Limoeiro, Palmares, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada.

Golpista, Paulinho diz que está com Cunha até o fim

247 - O deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (SD-SP), um dos principais articuladores do golpe paraguaio pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, afirmou que mantém seu apoio ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), apesar da comprovação de que o peemedebista mantém contas secretas abertas em seu nome e no de familiares em um banco da Suíça.
"O nosso negócio é derrubar a Dilma. Nada nos tira desse rumo", disse o parlamentar à jornalista Daniela Lima, da Folha, acrescentando que está com Cunha "para o que der e vier".
O apoio cego do deputado ao presidente da Câmara vai de encontro posições que vem sendo tomadas por outros partidos de oposição, como DEM e PSDB. As legendas estão se distanciando de Cunha após a divulgação de comprovações do vínculo de seu nome a contas na Suíça.
Segundo Paulinho, no entanto, as denúncias contra Cunha "não mudam em nada" a sua posição pessoal. Ele diz que o fato só revela que "o governo não cumpre o que fala".
A afirmação é direcionada à suposta movimentação feita pelo PT e pelo ex-presidente Lula para firmar um acordo com o peemedebista a fim de barrar o processo de impeachment contra Dilma. "O governo bate nele porque sem ele não tem impeachment", disparou.
O acordo foi negado ontem pelo PT, por Cunha e pelo ex-presidente Lula.

Governo amplia efetivo da PM no Agreste Central



O Agreste Central recebeu, hoje, um reforço de 100 policiais militares. A medida faz parte do novo plano de ação do Pacto Pela Vida (PPV) para a região, deliberado pelo governador Paulo Câmara em setembro, na 31ª reunião do comitê gestor do programa, realizada em Caruaru. O chefe do Executivo estadual voltou ao município para presidir a solenidade que marcou o ingresso dos PMs no 4º BPM - Batalhão Barreto de Menezes.
Com o incremento, a segurança da região passa a contar com 855 policiais militares, o que representa uma relação de 137 PMs por 100 mil habitantes. O reforço no efetivo do município, que faz parte da Área Integrada de Segurança (AIS) 14, e compreende 15 municípios, vai combater a criminalidade organizada.
Entre os municípios contemplados com a ação estão Caruaru, Bezerros, Bonito, Panelas, Cupira, Altinho, Agrestina, São Joaquim do Monte, Riacho das Almas, Lagoa dos Gatos, Camocim de São Félix, Sairé, Barra de Guabiraba, Ibirajuba e Jurema.
"Esse novo plano de ação do Pacto pela Vida já mostrou resultados importantes. O número de apreensões de armas foi maior; e de drogas também, que é um elemento que causa muita violência no nosso País. É fundamental que cada um dos senhores tenha a consciência do seu papel. A atuação de vocês, somada ao nosso diálogo, à nossa política de prevenção, educação e cidadania, fará com que os números sejam revertidos", afirmou Paulo Câmara.

Aparece a assinatura de Cunha. E agora, PSDB?

247 – O PSDB, presidido pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), e cujo líder Carlos Sampaio (PSDB-SP) vinha dando o "benefício da dúvida" a Eduardo Cunha (PMDB-RJ), perdeu completamente as condições de dar sustentabilidade política ao presidente da Câmara.
Nesta tarde, o repórter Vladimir Netto, da TV Globo, divulgou as provas definitivas das contas de Cunha secretas na Suíça, por onde transitaram pelo menos R$ 23 milhões não declarados nos últimos anos.
Em sua reportagem, Vladimir apresentou o passaporte usado por Cunha e a própria assinatura de Cunha.
Até agora, no entanto, nenhum dos 45 deputados tucanos assinou o pedido de cassação apresentado pelo deputado Chico Alencar (Psol-RJ).
Carlos Sampaio, que ontem registrou em cartório mais um pedido de impeachment, pretendia levá-lo à Câmara na próxima semana.
No entanto, Cunha, cuja denúncia já foi aceita pelo Supremo Tribunal Federal, perdeu qualquer legitimidade para aceitar qualquer denúncia contra Dilma.

Frota do casal Cunha tem dois Porsches, BMW e é avaliada em quase R$ 1 mi

A PGR (Procuradoria Geral da República) identificou uma frota de carros de luxo que são utilizados pela família do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e que estaria em nome de empresas ligadas a Cunha e à sua mulher, a jornalista Cláudia Cruz. Entre os veículos, avaliados em R$ 940 mil, há dois Porsches, uma BMW e cinco SUVs.
Os dados revelados pela PGR fazem parte do novo pedido de abertura de inquérito feito pelo órgão contra Cunha, Cláudia Cordeiro, e a filha de Cunha, Danielle Cunha.
Na última quinta-feira (15), o STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou a abertura do novo inquérito contra os três para, entre outras coisas, investigar as contas secretas na Suíça atribuídas a Cunha e a Cláudia Cruz. 
Segundo a PGR, há indícios de que o dinheiro movimentado pelas contas, que não foram declaradas por Cunha à Justiça Eleitoral, tenha origem no pagamento de propinas do esquema investigado pela operação Lava Jato, que apura irregularidades em contratos de estatais como a Petrobras e a Eletronuclear.

Morre em Garanhuns Ex-deputada Aurora Cristina




 Do blog de magno martins
Faleceu, na madrugada de hoje, a ex-deputada estadual e ex-primeira-dama de Garanhuns, Aurora Cristina Rolim de Andrade. O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, assinou um decreto que institui luto oficial no município por três dias.
A bandeira do município está hasteada a meio mastro e uma faixa de luto, evidenciando o sentimento de tristeza dos servidores municipais, foi colocada na fachada do Palácio Celso Galvão, sede da Prefeitura.
"É com tristeza que externo em nome de toda a sociedade de Garanhuns o mais profundo pesar pelo falecimento da ex-deputada estadual e ex-primeira-dama de Garanhuns, Aurora Cristina. Quero manifestar minhas condolências ao amigo e ex-prefeito Silvino Duarte, aos filhos e netos de Aurora. Tive a oportunidade de conviver com ela e sou testemunha de sua dedicação ao trabalho político e social. É uma perda irreparável para o cenário político estadual e, especialmente, para os garanhuenses. Que Deus possa confortar nosso amigo Silvino, filho, netos, parentes e amigos", declarou o prefeito Izaías Régis.

'Denúncia de Baiano sobre Lula não tem prova nem lógica'

Por Fernando Brito, do Tijolaço -
Da leitura dos jornais, tudo o que se extrai da “denúncia” do ratinho de Eduardo Cunha nos negócios da Petrobras, o tal Fernando Baiano é que, em relação ao ex-presidente Lula o que ele tem é exatamente nada.
Vejamos: Baiano diz que chamou o tal José Carlos Bumlai para fazer Lula discutir a entrada de grupos no projeto de montagem de um empresa para construir sondas de petróleo no Brasil, em lugar de importá-las do exterior. O que teria de mais? Lula chamou o mundo inteiro para investir na indústria naval brasileira, em lugar de importarmos navios e equipamentos.
Até na Ucrânia foi pedir parcerias, em 2009: “nós vamos precisar ter uma forte indústria naval e uma forte indústria petrolífera, com a construção de muitas plataformas, muitas sondas, muitos navios petroleiros, muitos navios de apoio. E aí, também, nós poderemos construir uma parceria entre empresas da Ucrânia e empresas brasileiras.”
Não seria mais que sua obrigação, como Presidente da República, atrair investimentos para um país que produz petróleo produzir as sondas que extraem petróleo.
Ah, mas o grupo seria a OSX, do empresário Eike Batista. De novo, e daí? Naquela época, Eike era saudado como o detentor de maiores capitais para investimento no Brasil. 
veja eike
Procure aí acima, na capa da Veja de junho de 2008, algum traço que não seja o de elogio à capacidade financeira de Eike.
Será que, transformado nessa potência e querendo investir dinheiro numa indústria nacional, Eike Batista precisaria recorrer aos “bons serviços” de um ratinho miúdo para achar um “amigo” do Presidente que se dispusesse a falar com ele que queria investir? E investir numa empresa privada, porque a Sete Brasil só tem 10% de capital da Petrobras!
Portanto, ao que parece, a história é que Baiano teria tomado um dinheiro de Eike e comprado os serviços de Bumlai por algo que não tinha razão alguma para não ser grátis.
Ah, mas a participação da OSX seria de maneira escusa, desvantajosa, irregular ou, simplesmente, mau negócio. Sim, mas se o negócio não saiu, talvez por isso, qual é a irregularidade?
Então, vem outro momento incrível: Baiano pagou a Bumlai pelo que Bumlai não entregou.
 – Olha, Baiano, eu sei que a parada não rolou, mas você vai me pagar pelo menos R$ 2 milhões porque tô precisando ajudar uma nora do Lula, que está com uma dívida num imóvel”
– Ah, tá bem, vamos fazer uns contratos de fachada e eu te dou essa grana.
Bem, Bumlai poderia ter tomado o dinheiro de Baiano com esta ou qualquer outra justificativa. Mas será que passa pela cabeça de alguém que se dê um dinheiro destes para “fazer um agrado” à família do Presidente da República sem saber sequer o nome da “nora”, nem de qual das quatro noras se trata?
O fato de, alegadamente, Lula ser amigo de Bumlai bastaria? E ainda que Bumlai, eventualmente, tenha dado uma “mordida” no Baiano, qual é a relação de Lula com isso?
Francamente, o que se tem é o fato calculado de que a imprensa, antes de escancarar a “denúncia bombástica” nas manchetes, não vai averiguar nem se a história tem lógica, que dirá provas.
Totalmente diferente do que ocorre com Eduardo Cunha, sobre quem há contas, depósitos e, agora, segundo disse Baiano, Baiano “um celular para falar sobre ilícitos com Cunha e que o deputado chegou a enviar um e-mail citando o pagamento”. Bom, se há um celular, este tem número e se tem número basta mandar pedir a relação das ligações feitas. E o e-mail, supõe-se, deve ter sido apresentado na delação.
Fica claro que a nota de Lauro Jardim, que agitou a semana desde domingo estava, no mínimo, invertida. Sobre Lula, não há nada, exceto alegações. Contra Cunha, sobre quem Jardim disse que nada havia de “bombástico” há, além da alegação da entrega de dinheiro, o nome de quem recebeu – Altair – o telefone da propina e o e-mail do pagamento.
A denúncia de Alberto Yousseff de que Aécio Neves tinha uma participação em dinheiro de corrupção em Furnas –  “eu confirmo (que Aécio recebeu dinheiro de corrupção) por conta do que eu escutava do deputado José Janene, que era meu compadre e eu era operador dele” – não recebeu 1% do destaque do que “escutava Baiano” sobre “uma nora do Lula”. E olha que o pai de Aécio, Aécio Cunha,  era dirigente de Furnas e a tal “nora” nem nome tem.
Infelizmente, o jornalismo partidarizado que se tem no Brasil, onde a “pauta” obsessiva é “destruam Lula”, sobre quem há quase 40 anos procuram falcatruas – como, antes, fizeram a Brizola – faz acusações independerem de fatos e, até, de lógica.
Só o que se espera – cada vez com mais apreensão – que a “justiça de espetáculo” não aja da mesma forma.