quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Chuvas já reduzem o uso de carros pipas no Sertão

Por Adriano Roberto
Com mananciais e cisternas cheios, resultado das chuvas que caíram no Sertão pernambucano, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) diminuiu a distribuição de agua através dos caminhões pipas em várias regiões.
Durante uma reunião com os técnicos do IPA, o gerente regional do instituto, Fernando Nogueira, informou aos funcionários que a medida foi tomada, mas o IPA está empenhado em apoiar as famílias que não conseguiram armazenar água.
Nogueira alertou também que alguns pipeiros e soldados do Exército estão informando à população que é proibido armazenar água da chuva. Segundo o gerente, essa informação é falsa e essas pessoas vivem da chamada ‘indústria da seca’. “Isto é um absurdo. Os caminhões estão parados, estamos monitorando a situação, mas as pessoas devem sim armazenar água”, afirmou.

Bergamo relata a guerra atômica do PSDB

nota de Mônica Bergamo:

CURVA
Informações e análises que chegaram ao Palácio dos Bandeirantes indicando que Serra pode ter participado da articulação que resultou na entrada de Marta Suplicy no PMDB e no lançamento dela como candidata ajudaram a azedar o clima. Segundo essa abordagem, Serra teria interesse no movimento da ex-prefeita para ter alternativa caso Andrea Matarazzo não vingue como candidato.

XADREZ
A engenharia serviria às ambições de Serra de concorrer à Presidência. Ele amarraria desde já o apoio, em SP, do PSD de Gilberto Kassab e do PMDB de Marta Suplicy.

BALAIO
O grupo de Alckmin prepara contra-ataque em caso de derrota de Doria: atrair Celso Russomanno para o PSB. A legenda, aliada do governador, lançaria o apresentador candidato a prefeito e não apoiaria Matarazzo caso ele vença as prévias. Já há conversas com o PRB, atual partido de Russomanno.

Aécio deve mais explicações'

247 - O colunista Kennedy Alencar cobrou nesta quinta-feira, 4, que o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG) ofereça mais explicações sobre seu envolvimento nas investigações da Operação Lava Jato. 
Em depoimento ao juiz Sérgio Moro, o lobista Fernando Moura afirmou que ouviu em 2002 do então futuro ministro José Dirceu que Aécio havia pedido ao presidente eleito, Lula, para manter Dimas Toledo na diretoria de Furnas. Dimas Toledo teria dito, segundo Moura, que a propina arrecada em Furnas era "um terço São Paulo, um terço nacional e um terço Aécio".
"Não é a primeira vez que há uma menção a Aécio na Lava Jato. Até hoje, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não viu consistência para pedir uma investigação a respeito do senador. No entanto, como um dos principais líderes da oposição e crítico do PT, politicamente é necessário que Aécio trate do tema diretamente", afirma Kennedy.
O colunista lembra que Aécio manteve uma boa relação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Isso gerou ciúme no PT e no PSDB. Esse bom relacionamento durou todo o governo Lula", afirmou.
"Em relação à Lava Jato, do mesmo jeito que são cobradas explicações de Lula, também devem ser cobradas de Aécio. O argumento de que o PT tenta envolver o PSDB na Lava Jato é frágil. Se tivessem algum poder sobre a Operação Lava Jato, os petistas não estariam na situação atual de extrema dificuldade, alguns presos em Curitiba", afirmou.
Leia na íntegra o comentário de Kennedy Alencar.

Aécio Neves era beneficiário de propinas em Furnas , diz delator

Foto: Lula Marques/ agência PT
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) teria sido beneficiário de um esquema de propinas em Furnas, semelhante ao investigado pela Operação Lava Jato na Petrobras. A acusação foi do lobista Fernando Moura, que é ligado ao PT.
Ele relatou ao Ministério Público Federal nesta quarta-feira (3) que a indicação de Dimas Toledo para a diretoria de Furnas “foi o único cargo que Aécio pediu pro Lula”. “É um terço São Paulo, um terço nacional e um terço Aécio”, afirmou Moura.
O episódio em que o nome do tucano aparece foi em 2002, logo após a vitória de Lula na campanha eleitoral. Teria sido em uma reunião para discutir cinco diretorias de estatais: Petrobras, Correios, Caixa Econômica Federal, Furnas e Banco do Brasil.
De acordo com o lobista, ao assumir a direção de Furnas, Dimas Toledo disse que não era necessário aparecer na estatal e que “em Furnas era igual”, numa referência ao esquema de propina.
O novo depoimento, feito a pedido da defesa, Moura tenta minimizar os efeitos das mudanças de versões quanto a participação do ex-ministro José Dirceu no esquema de desvio de recursos da Petrobras.
Por meio de nota, o PSDB avaliou a declaração como “requentada e absurda” e garantiu que Aécio não conhece o lobista. O advogado de Dimas Toledo, Marcos Moura, afirmou, por meio de nota, que as acusações são “absolutamente inverídicas”. As informações são do jornal Folha de S. Paulo

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

O(s) cafajeste(s) tinha(m) que ser paulista(s)

A presidenta Dilma detalhava as políticas do governo federal no combate ao vírus zika, responsável pelo aumento do surto de microcefalia no país, e ressaltou que "se o mosquito não nascer, o vírus não tem como viver".

Nesse momento, a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP) fez crítica em voz alta. "É o que a senhora vai fazer com as crianças que já estão com microcefalia?", questionou.

A petista ficou desconcertada com a interrupção e chegou a interromper seu discurso. No final de sua fala, contudo, em resposta à tucana, fez um afago (???) a ela e disse esperar contar com a colaboração dela no combate ao surto de microcefalia.

"Antes de concluir minha fala, queria dizer para a deputada federal que conto com a colaboração dela, porque a questão da microcefalia deve preocupar a todos nós", disse. "Sei que a deputada federal é uma pessoa dedicada a essa área. Por isso, conto com a sua colaboração com boas ideias", acrescentou.

(…)

O deputado Paulinho da Força (SD-SP) levou uma versão em miniatura do boneco "Pixuleko", que retrata o ex-presidente Lula vestido de presidiário.

Paulinho, ainda entregou aos colegas duas faixas nas quais se lia: "O Brasil não aguenta mais você. Cai fora!". Elas foram erguidas ao fim da fala de Dilma.

Humberto Costa será líder do PT pela quarta vez

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
A bancada do PT no Senado se reuniu nesta quarta-feira (3) e decidiu, por unanimidade, reconduzir o senador Humberto Costa (PE) ao cargo de líder do partido na Casa. Esta será a quarta vez desde que assumiu o mandato, há cinco anos, que o parlamentar vai liderar a legenda no Senado (2011, 2014, 2015 e 2016).
Os senadores petistas também indicaram a colega Gleisi Hoffmann (PR) para ser a presidenta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado até o fim deste ano.
Após a recondução de Humberto ao cargo de líder, o pernambucano seguiu ao Palácio do Planalto, a convite do ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, para tratar das prioridades do Governo e do partido na pauta legislativa do Senado neste ano.
O congressista quer debater com mais profundidade as questões apresentadas pela presidenta Dilma Rousseff nessa terça-feira no Congresso Nacional para traçar estratégias de condução do partido nas votações de matérias no decorrer de 2016.
“Vamos dialogar bastante com o Planalto ao longo do tempo para mantermos uma boa articulação política na base. Queremos entender em detalhes, por exemplo, sobre que tipo de reformulação pode passar a Previdência Social e discutir a proposta de recriação da CPMF que o Governo vai encaminhar ao Legislativo”, afirmou.
Segundo ele, a bancada aguarda mais informação sobre os temas considerados prioritários para dar sequência à estabilização fiscal e assegurar a retomada do crescimento do país.
No ano passado, Humberto liderou a bancada do PT no Senado e enfrentou alguns momentos difíceis como a votação do ajuste fiscal e a crise política que culminou com a aceitação de um pedido de abertura de processo de impeachment pelo presidente da Câmara dos Deputados contra a presidenta Dilma Rousseff.

Polícia Civil decreta greve no Carnaval em Pernambuco

Os policiais civis de Pernambuco decretaram estado de greve, na noite de ontem, em assembleia na sede do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), em Santo Amaro. A categoria promete cruzar os braços a partir da 0h do Sábado de Zé Pereira. Somente flagrantes serão realizados e em esquema lento. Na quinta-feira, às 15h, agentes, escrivães e auxiliares legistas farão uma passeata de protesto da sede do Sinpol até o Palácio Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco.
De acordo com o presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros, o Governo desrespeitou o acordo coletivo firmado em dezembro, não realizou as reuniões de negociação que foram progamadas e deixou de encaminhar o projeto de lei que prevê a revisão de Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da categoria para a Assembleia Legislativa de Pernambuco.
"O documento deveria ter sido entregue no dia 1º de fevereiro, para garantir que, com os trâmites, vigorasse em abril. Mas eles assumiram um compromisso e não cumpriram e não vamos mais discutir. Agora é greve", declarou o presidente do Sindicato. O projeto de lei eleva o nível salarial da categoria, que abraça 5,3 mil profissionais. Apenas as delegacias de plantão vão funcionar, e com 30% do efetivo, conforme o previsto pela lei.(Do blog de magno martins)

Temer fecha acordo com Renan para se manter à frente do PMDB

O vice-presidente da República e presidente do PMDB, Michel Temer, reuniu-se ontem pela manhã com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para fechar um acordo que garante a sua permanência à frente do comando do partido.
Ficou acertado que na convenção partidária, marcada para março, haverá o lançamento de uma chapa única e o grupo peemedebista ligado a Renan dividirá com aliados de Temer os principais cargos da Executiva da legenda.
Pelo acerto, a tendência é que a nova composição da cúpula do PMDB pelos próximos dois anos tenha, além da permanência de Temer, Jucá como o 1º vice-presidente do partido, cargo hoje ocupado pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que pode ser deslocado para outra vice-presidência.
Eunício deve permanecer na tesouraria do partido, posto que está há 10 anos. Outros cargos da direção serão partilhados por aliados de Temer e de Renan. Ao menos por ora, publicamente ninguém falará da divisão dos postos da direção.

Efeito Aécio se espalha pela política

Por Fernando Brito, do Tijolaço
Em 1991, só alguns dias depois de tomar posse no Governo do Rio de Janeiro, Leonel Brizola compareceu a uma assembléia do Sepe – o sindicato dos professores do Estado – para discutir a pauta de reivindicações da categoria diante do caos financeiro deixado por Moreira Franco, inclusive com uma cabulosa “confissão de dívida” com as empreiteiras do Metrô.
Mal ele entrou na Concha Acústica da UERJ, o grupo mais radical da militância sindical explodiu numa sonora vaia.
Brizola ouviu, sorriu, deu meia volta e foi embora.
Depois, explicou aos repórteres: o problema não eram as divergências que surgissem do diálogo que, abertamente, estava disposto a travar, numa atitude – salvo engano meu – inédita entre os governantes: ir a uma assembléia de servidores tratar de suas reivindicações. O problema, dizia ele, era o método: que vaiava antes de sequer ouvir, não queria nem ouvir, nem falar, apenas debochar.
Era inevitável que a cena me viesse à cabeça hoje, com a grosseria dos tucanos e de seus aliados ao vaiarem Dilma Rousseff em sua ida ao Congresso para a abertura do ano legislativo.
Com a diferença que são parte de um poder da República.
Não querem ouvir, não querem falar, querem apenas debochar, enquanto o país se debate em dificuldades terríveis.
As cenas são fartas em mostrar deputados amolecados, de bonequinhos infláveis, num comportamento de fazer corar adolescentes.
É o “efeito Aécio” que se espalhou na política.
No Congresso e na mídia, estamos reduzidos à estatura de moleques.
Os jornais parece que se regem pelos hidrófobos frequentadores de seus portais.
A Folha investiga um bote de lata.
O Globo, uma cota de um “pombal” no Guarujá.
O Estadão virou um boletim oficial dos vazamentos,
Ignoram que, se desonesto, Lula poderia ter estalado os dedos, tamanho era seu prestígio, e feito aparecer apartamentos e lanchas quanto os quisesse.
Todos se lixam para o fato de que o país e o mundo estão em grave crise e que isso significa que todos os dias gente perca o emprego e as condições de sustentar suas famílias.
Tentam ridicularizar – e há meses – qualquer tentativa do governo de dialogar.
O diálogo é bom, positivo e civilizado em quase todas as circunstâncias, exceto numa.
Quando o desejo de fazê-lo torna excessivamente tímido, além do aceitável, o exercício de fazer o que é o dever de quem tem a delegação do poder popular.
Descobrimos que Kim Kataguiri, em espírito, foi alçado não apenas a colunista da Folha, mas a líder da oposição parlamentar.
Não surpreende que outra manobra tenha levado à estaca zero o processo disciplinar de Eduardo Cunha num parlamento assim.
É mais um poder da República que desanda para a molecagem e para brincadeiras de marketing.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Ministro diz que saída de Dilma do PT é ‘debate que nunca existiu’

Da Folhapress
O Palácio do Planalto escalou o ministro Edinho Silva (Comunicação Social) para rebater notícia revelada pela Folha de que a presidente Dilma Rousseff cogitou se licenciar do PT no auge da crise política que enfrentou no ano passado.
Como mostrou reportagem publicada nesta segunda-feira (1ª), a presidente discutiu com ministros e deputados da base aliada a possibilidade de se afastar formalmente do partido ao qual é filiada há 15 anos para propor a formação de um governo suprapartidário. Com isso, faria um aceno à oposição para distensionar o conflagrado ambiente político no Congresso.
“O debate nunca existiu dentro do governo. A presidente não cogitou sair do partido. Ela lidera um governo de coalizão, mas se identifica com bandeiras históricas do PT”, disse Edinho Silva.
A resposta do ministro é reflexo da intensa repercussão que a divulgação da notícia provocou no universo político, em especial dentro do PT.
Dirigentes da legenda procuraram integrantes do governo próximos à presidente para cobrar um posicionamento formal sobre o caso.
Os principais nomes da cúpula do PT sabem desde dezembro que Dilma cogitou se licenciar da sigla, mas se incomodaram com a publicidade da informação -principalmente num momento em que a legenda e seu principal líder, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, são alvo de uma série de suspeitas no esteio da Operação Lava Jato.

O depoimento de Dirceu a Moro é um retrato sinistro da Lava Jato

Texto de Paulo Nogueira, extraído do Diário do Centro do Mundo:

O vídeo do depoimento de José Dirceu ao juiz Sérgio Moro é um retrato perturbador da Lava Jato e do próprio Moro.
Você vê um entrevistador, ou interrogador, hesitante, despreparado e munido de acusações de extrema fragilidade. (clique aqui para assistir)
Na contrapartida, o entrevistado, ou interrogado, responde a todas as questões com a clareza que faltou por completo a Moro. Dirceu está cansado, claramente, abatido – mas mantém o raciocínio límpido e rápido.
A não ser que você seja um antipetista fanático, ao fim do vídeo você vai se perguntar: “Mas o que este cara tá fazendo preso há tantos meses?”
O que mais chama a atenção é a ignorância sobre a natureza do tipo de consultoria que um homem como Dirceu pode prestar a grandes empresas interessadas em conquistar mercados internacionais.
Qual é a mercadoria que ele tem? Suas relações, o conhecimento que amealhou ao longo de anos de vida política.
Dirceu pode, ou podia, apresentar empresas a autoridades de vários países. É uma prática visceralmente comum – e legal. Quem faz isso não tem o poder de fechar negócios: isso fica por conta da capacidade do cliente em se sair bem em disputas corporativas.
Mas a abertura de porta é fundamental para corporações que não conhecem o país em que pretendem fazer negócio.
Um consultor como Dirceu pode, também, ajudar você a compreender os cenários políticos e econômicos dos países com os quais sonha. Esse tipo de informação ajuda você a tomar, ou não, a decisão de investir num novo mercado.
Moro demonstrou não entender esse tipo de consultoria.
Para ele, aparentemente, consultoria é você encher de planilhas seu cliente e afogá-lo em números.
Há aí um desconhecimento brutal do universo dos negócios.
Eu estava na Abril quando a empresa solicitou os serviços de consultoria de Maílson da Nobrega, o homem dos 80% de inflação mensal.
O que se demandava de Mailson, em sonolentas reuniões em que eu frequentemente dormia, como amigos meus do então Comitê Executivo da Abril poderiam confirmar, é que ele e sócios da consultoria Tendências mostrassem os cenários econômicos e políticos.
Existe, é certo, outro tipo de consultoria. Ainda na Abril, a Booz-Allen fez um trabalho de reengenharia financeira. Aí sim eram pilhas de estatísticas.
Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. Mas Moro não domina o mundo dos negócios, aparentemente.
Isso fica evidente também na questão dos 40 milhões que – ao longo de anos – a consultoria de Dirceu faturou.
Ora, é um faturamento perfeitamente razoável para uma consultoria que lida com grandes empresas. Falei na Tendências de Maílson. Pegue o mesmo número de anos e compare os faturamentos dela e da consultoria de Dirceu. Certamente você chegará a resultados parecidos.
É vital sublinhar, também, que faturamento é uma coisa, e lucro outra. Você paga funcionários, aluguel, impostos, e só depois disso tem os lucros.
Do jeito que as coisas foram postas, pela Lava Jato e pela imprensa, fica a impressão de que Dirceu tem em sua conta 40 milhões de reais. Em 2014, apenas a TV Globo, dentro do conglomerado dos Marinhos, faturou 12,4 bilhões de reais. É como dizer que cada Marinho ficou com 4 bilhões e uns trocados em sua conta pessoal.
Tudo é feito para engodar as pessoas. A mídia em nenhum momento joga luz sobre as sombras, porque lhe interessa demonizar os inimigos, como Dirceu.
O vídeo deixa claro por que uma banca de advocacia inglesa considerou a Lava Jato, num parecer, uma afronta ao Estado de Direito.
Nas questões de Moro, todas respondidas sem titubeio por Dirceu, não há rigorosamente nada que justifique a prisão. São coisas vagas, mal-sustentadas, e espetacularmente amplificadas pela mídia. Ele admitiu que aceitou, erradamente, uma reforma de presente da construtora de um delator. “Não é dinheiro de propina”, afirmou. Há prova de que seja? Não. Convenhamos: uma reforma seria um trocado no mundo dos bilhões da Petrobras. Não faz sentido. Mas ainda assim: que se prove, e o fato é que não apareceu prova nenhuma.
O que se verifica é um abuso.
Para olhar para o lado positivo, é a primeira vez que Dirceu tem a chance de se defender, algo que não foi lhe dado nunca nem pela Lava Jato e nem pela imprensa.
Sua defesa de si mesmo é um testemunho exuberante da pobreza miserável do jornalismo nacional – e do conhecimento limitado do juiz Sérgio Moro.

Lula foi menos a Atibaia do que Aécio ao Rio

247 – A nova polêmica que a Globo tenta emplacar na perseguição ao ex-presidente Lula, sobre suas viagens ao sítio de Atibaia, não leva em conta, por exemplo, que o líder da oposição, senador Aécio Neves (PSDB), usou mais vezes aeronaves oficiais para ir ao Rio de Janeiro.
A Globo publicou, no site de Época, que Lula visitou, em pouco mais de quatro anos, 111 vezes a propriedade em Atibaia (SP) pertencente aos sócios de um de seus filhos, como isso representasse um crime.
O grupo dos irmãos Marinho não cita, no entanto, o relatório produzido pelo atual governo mineiro, comandado pelo PT, sobre as 124 viagens de Aécio Neves ao Rio de Janeiro, nos sete anos e três meses que governou Minas Gerais (2003-2010), em aeronaves do Estado.
A maioria das viagens foi entre quinta e domingo. Além disso, há em 2008 e 2009 seis passagens para Florianópolis, onde morava a namorada e hoje mulher do tucano, a ex-modelo Letícia Weber, inclusive no período do Carnaval.
O uso de aeronaves pelo tucano era regulado por um decreto assinado por ele mesmo, que permitia o uso de aviões oficiais pelo governador "em deslocamento de qualquer natureza, por questões de segurança" (leia mais).

Em Curitiba, delator de Aécio teve pena reduzida sem abrir a boca

Helena Sthephanowitz, da RBA - Tem um buraco mal explicado na operação Lava Jato. Trata-se de Carlos Alexandre de Souza Rocha, apelidado de Ceará, amigo do doleiro Alberto Youssef há 20 anos. Foi preso em Balneário Camboriú (SC) na primeira fase da Operação Lava Jato, em 17 de março de 2014, acusado de ser doleiro pelas conversas telefônicas grampeadas legalmente.
No mês seguinte, em 22 de abril de 2014, o Ministério Público Federal do Paraná apresentou denúncia contra Ceará por apenas um crime: operar, sem a devida autorização, instituição financeira de câmbio, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Não houve denúncia por formação de quadrilha ou organização criminosa, nem por lavagem de dinheiro.
O MPF-PR pediu ainda na denúncia o pagamento mínimo de multa de R$ 5 milhões por danos causados ao sistema financeiro e econômico. No dia seguinte, a denúncia foi aceita pelo juiz Sérgio Moro. Em seu despacho, o magistrado soltou Ceará da prisão preventiva, colocando-o em liberdade com medidas restritivas, tais como retenção do passaporte, proibição de contato com Alberto Youssef, ter de avisar ao juízo em caso de mudança de endereço etc.
Entre abril e agosto de 2014, em vez dos já rotineiros acordos de delação premiada, a defesa de Ceará negociou com o MPF-PR e conseguiu acordo para suspensão condicional do processo, ou seja, em vez de ir a julgamento, cumpriria medidas alternativas em liberdade. Isso sem ter de delatar nada. O juiz Sérgio Moro homologou o acordo em audiência do dia 4 de setembro de 2014. Em vez dos R$ 5 milhões pedidos inicialmente pelo MPF-PR, o valor ficou reduzido para R$ 100 mil, pagos em cinco parcelas mensais de R$ 20 mil, após cinco meses de carência. O acordo incluiu a liberação de bens apreendidos, sendo dois carros e quatro relógios de luxo da marca Hublot, que chegam a custar US$ 20 mil cada.
Pelo acordo – lembrando que não era de delação –, o processo de Ceará ficou suspenso e, após dois anos, se ele andar na linha, será extinto. Sem delatar ninguém.
Passados nove meses depois de livrar-se da Vara de Curitiba, sem condenação, sem ficar preso, e em silêncio sem delatar ninguém, ainda não se sabe exatamente por quais circunstâncias Ceará prestou 19 depoimentos sigilosos em Brasília entre 29 de junho e 2 de julho de 2015, em acordo de delação premiada na Procuradoria-Geral da República, em homologação pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki. Revelou que carregava dinheiro vivo a serviço Alberto Youssef para intermediários que repassariam a alguns políticos ilustres, o mais notório é o senador Aécio Neves (PSDB-MG), citado como suposto destinatário de uma propina de R$ 300 mil paga pela empreiteira UTC em 2013.
No anexo 12 da delação, Ceará conta que, por volta de setembro ou outubro de 2013, Youssef o mandou entregar R$ 300 mil no escritório da UTC no Rio de Janeiro para um diretor de nome Miranda, que estava ansioso e desabafou, travando o diálogo:
Miranda: – Rapaz, esse dinheiro estava sendo muito cobrado e tal.
Ceará: – Por quem, doutor?
Miranda: – Aécio Neves.
Ceará: – Vocês dão dinheiro aqui para a oposição?
Miranda: – Ceará, aqui a gente dá dinheiro pra todo mundo.
Segundo Ceará, Miranda disse que Aécio era "o mais chato para cobrar e que estava em cima dele atrás desse dinheiro".

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Lucas Ramos viabiliza instalação de dessalinizadores em Betânia

O município de Betânia, Sertão do Moxotó, será contemplado com cinco novos sistemas de dessalinização, que transformam a água salobra em água adequada ao consumo humano. A confirmação veio após reunião, nesta segunda-feira (01), do deputado estadual Lucas Ramos (PSB) com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Thiago Norões, a prefeita de Betânia, Eugênia Araújo, e o gerente de Revitalização de Sistemas Rurais da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Mauro Lacerda.

Serão beneficiadas as comunidades rurais de Baixa do Arnor, Cajueiro, Carnaúba, Salobro e Logradouro. “Além da instalação destes sistemas dessalinizadores, também garantimos a manutenção dos que estão em funcionamento nos sítios Bredo, Malhada do Boqueirão, Quixabeira e Melancia, todos em Betânia”, afirmou Lucas Ramos. “O deputado é sempre atencioso com o povo de Betânia e a chegada dos novos sistemas reafirma o compromisso dela com nosso município” comentou a prefeita Eugênia Araújo.

Estado economiza R$ 974 milhões no custeio


Publicado no Diário Oficial do Estado em 3 de fevereiro de 2015 por meio do Decreto nº 41.466, o Plano de Contingenciamento de Gastos (PCG) completa um ano com uma economia total de R$ 974 milhões aos cofres do Estado. “Com o PCG criamos condições para a manutenção da saúde financeira do Estado. Caso não fosse executado o Plano, haveria um natural aumento das despesas e a conta não fecharia. Ao longo do ano, então, conseguimos fazer com que gastos adicionais não fossem realizados”, disse o governador do Estado, Paulo Câmara. Inicialmente, o Plano teve a meta de proporcionar uma redução de R$ 320 milhões e com a deteriorização do cenário econômico brasileiro, que impactou nas receitas dos estados, a meta, foi ajustada para R$ 920 milhões.
Considerando o impacto inflacionário, acumulado em 2015 de 10,67%, foi possível alcançar, por exemplo, uma economia de R$ 36 milhões em locação de veículos e equipamentos; R$ 37 milhões em diárias; R$ 260 milhões em serviços terceirizados; R$ 8,2 milhões em telefonia fixa e móvel, fazendo o gasto neste item voltar aos patamares de 2008; R$ 5,1 milhões em combustível; R$ 4,3 milhões em passagens aéreas; R$ 1,3 milhões e passagens e diárias internacionais; R$ 10,9 milhões em consultorias; e R$ 7,8 milhões em publicidade.
As despesas de custeio crescem, em média, 12,7% ao ano e em 2015 é possível afirmar que o Estado reduziu 15,2% da despesa de custeio, considerando que as ações do PCG impediram o crescimento dos 12,7% e ainda produziram um decréscimo de 2,5% nominal, conforme publicado no Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) do sexto bimestre. “Na série histórica, não há precedentes de redução de despesas dessa magnitude. A forma de observar a economia é comparar com a inflação do IPCA de 2015, de 10,67%. Levando isso em consideração, a economia é de R$ 974 milhões. Ultrapassando, assim, a meta inicialmente traçada para o PCG”, disse o secretário da Controladoria-Geral do Estado, Rodrigo Amaro.
Mesmo com as ações de contingenciamento, o Estado garantiu o investimento dos limites previstos na Constituição Federal. Em educação foram gastos 26,6%, quando o limite é de 25%, e 16,2% na saúde, sendo a obrigação de 12%. Ou seja, na saúde foi gasto 4,2% acima do piso exigido no País. “Durante o ano, os gestores públicos do Estado realizaram um esforço de comprimir a despesa, evidenciando oportunidades de economia com o foco na defesa da saúde financeira do Estado, os resultados são fruto da mobilização feita para enfrentar o cenário fiscal restritivo que vivenciamos em 2015”, reforçou Amaro.
PMG - Para 2016, o Governo do Estado publicou o Decreto nº 42.601/2016 publicado no dia 27 de janeiro, que institui o Plano de Monitoramento de Gastos (PMG). A ação prevê diversas medidas de controle do gasto público por meio de uma atuação direta com os gestores do Estado, a fim de identificar, propor e implementar ações de monitoramento. O principal objetivo é acompanhar as despesas, mantendo uma assídua orientação aos agentes públicos para o equilíbrio das contas, a manutenção dos serviços e das políticas públicas, ressaltando a importância de não elevar as despesas.
“O Governador Paulo Câmara está atento a performance da economia nacional e neste difícil momento precisamos reforçar que as medidas de controle nos gastos devem preservar o funcionamento dos serviços, conforme foi feito em 2015, quando comprimimos o gasto público evitando comprometer o atendimento às demandas sociais. Assim, vamos utilizar como meta os valores praticados pelas unidades gestoras no ano passado, evidenciando a necessidade de aprimorar a qualidade do gasto, gerando mais economia em locais em que ainda é possível", finalizou Amaro.
A SCGE, com o intuito de apoiar os órgãos e entidades da estrutura do Estado, irá destacar 72 servidores do seu quadro para acompanhar, in loco, as ações de monitoramento dos gastos. Os gestores governamentais na especialidade de controle interno farão o monitoramento a partir do acompanhamento da execução de cada uma das despesas das UGs. “Com uma ação estruturada como essa, o Estado estará mais seguro e preparado para um possível agravamento da já difícil situação financeira do País, que impacta todos os Estados. Estamos fazendo a nossa parte e segue tomando as medidas necessárias”, disse o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Dirceu ao Moro: pra que me prender?

O esforço que o Moro faz para enfiar a Petrobras em tudo!

publicado no blog conversa afiada
dirceu ditadura
Como se fosse possível torturar o Dirceu
O depoimento de José Dirceu à Vara de Guantánamo semana passada foi excepcionalmente longo: cerca de duas horas e meia.
Os inquisidores foram o Dr Moro, um autoritário segundo o Dr Mariz e, segundo o Pedro Serrano, um juiz que segue métodos stalinistas, e o Procurador Santos Lima – aquele que faz o Janot de bobo e que é candidato a ditador.
O interessante é que quase não perguntaram sobre a Petrobras.
Porque não têm uma única carta na manga que ligue o Dirceu à Petrobras.
85% das perguntas foram sobre as finanças e o patrimônio do Dirceu.
Procuraram alguma incongruência entre valores declarados e valores efetivos, entre o que diz e o que está no sigilo (sic) fiscal.
O chamado “muito de nada”.
Dirceu comprou uma casinha para a mãe por R$ 120 mil.
Consta da declaração, por que valor?
(Nada que se compare àquele apartamentaço do Jovelino em Paris na Avenue Foch, ou o do Fernando Henrique em Hygyenopolis, segundo a Monica Bergamo, naquela transaçãozinha com o Banco Cidade.)
A situação pessoal do Dirceu, os dois inquisidores estão carecas da saber: Dirceu está quebrado, deve e não tem como pagar.
A sede da empresa dele, por exemplo, na Avenida República do Líbano, em São Paulo, perto do Parque Ibirapuera.
Ele comprou a prazo e não paga as prestações, porque quebrou.
Aí, entrou na rota dos inquisidores o Milton Pascovitch, um delator.
Milton andou dizendo àquela Vara que Dirceu recebeu da Engevix porque meteu a mão na Petrobras.
Dirceu já provou 1001 vezes, e aqui no Conversa Afiada, que prestou os serviços que a Engevix e outras empreiteiras lhe encomendaram, em atividades no exterior.
E está tudo declarado, registrado, com imposto recolhido.
Nada com a Petrobras, e muito menos no Brasil.
Os inquisidores não perguntaram nada sobre o Lula.
Se concentraram nas finanças domesticas do Dirceu, como se fossem encontrar ali “a minha Versailles” do Aecím.
Ou todos os carros da Rádio Arco Iris.
E o depoimento demonstrou que Dirceu é um duro e um trapalhão.
Sua contabilidade é um lixo.
As finanças pessoais dele mereciam uma assessoria do Padim Pade Cerra, como se sabe, um especialista em contabilidade pessoal. 
O Procurador Santos Lima – horizontal no Banestado e vertical na Lava Jato – tentou enreda-lo com umas anotações do irmão.
(Talvez para constar da gravação e mostrar serviço, se é que o MPF agora deu para gravar o que beneficia o Dirceu.)
Mas, Dirceu ponderou que as anotações do irmão foram feitas quando ele, Dirceu, estava preso e não tinha menor ideia do que se tratava.
Mas, o melhor não é nada disso, a insignificância dos “crimes” do Dirceu..
Quando acabou o depoimento (inútil, porque Dirceu já está condenado ao Corredor da Morte), Dirceu falou ao Dr Moro.
A reprodução não é literal.
É preciso esperar a desgravação que deve aparecer, breve, em outro contexto, no Fausto Macedo, do Estadão.

Disse o condenado:

- Dr Moro, independentemente de o senhor me condenar, o que não se justifica é a minha prisão. Eu lutei conta a Ditadura, fui preso, fui condenado pelo domínio do fato no mensalão e fui preso – e sempre cumpri as regras do processo e a disciplina da prisão. Não faz sentido me prender! Não tem razão de ser! E me prender em casa! Por que? Eu poderia estar na minha casa com a minha família e cumprir a minha obrigação.

Moro ficou constrangido e acabou com a oitiva.
Como se sabe, Moro prendeu Dirceu seis meses atrás.
Dirceu estava preso, ainda que em prisão domiciliar, mas preso.
Moro levou seis meses para ouvi-lo, como se fosse possível torturar o Dirceu psicologicamente...

PT representa contra o promotor do triplex

247 - Foi protocolado nesta segunda-feira (1º), um pedido de providências assinado pelo deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) e registrado no Ministério Público do Estado de São Paulo sob o número 0013787/16. No documento, recebido pelo gabinete do procurador-geral Márcio Elias Rosa, o deputado menciona entrevista publicada pela revista Veja, na qual o promotor de Justiça Cassio Roberto Conserino anuncia, antes mesmo de colher depoimento do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e de sua mulher, Marisa Letícia, que ambos “serão denunciados” porque, de forma categórica, sem o benéfico da dúvida, “tentaram, com a ajuda da OAS, ocultar patrimônio no crime de lavagem de dinheiro”.
“Verifica-se, portanto, que o noticiado ofereceu a primazia de suas conclusões antecipadas à revista”, escreve Paulo Teixeira, que também é advogado e exerce, no momento, a função de vice-líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados.
O deputado afirma na representação que “o ex-presidente Lula e sua esposa foram expostos a um constrangimento público de forma a exterminar as mais básicas garantias da Constituição Federal, tais como a presunção da inocência (CF/88, art. 5º, LVII), o resguardo da imagem à intimidade e à honra (CF/88, art. 5º, X) e, ainda, ao devido processo legal (CF/88, art. 5º, LIV).” “Tal situação é incompatível com a conduta de um membro do Ministério Público, ao qual foi confiado pelo Texto Constitucional, dentre outras coisas, a defesa da ordem jurídica e do regime democrático”, diz Paulo Teixeira.
A representação menciona outros meios de comunicação aos quais Conserino teria exposto juízo de valor em relação aos investigados, apesar de não haver resultado conclusivo das investigações nem mesmo depoimentos prestados pelos acusados, prática que fere a legislação que disciplina a atividade do Ministério Público. Ao jornal Folha de S.Paulo, por exemplo, Conserino afirmou que sua conduta estaria “atenta aos anseios sociais”, como se isso pudesse funcionar como baliza para atuação de um membro do MP, e chega a desafiar da defesa. “Oxalá os investigados consigam refutar toda a gama de prova testemunhal, circunstancial e documental que apontam para possível crime de lavagem de dinheiro”, afirmou o promotor ao jornal, na ocasião.
A disseminação do zika vírus e sua provável ligação com casos de microcefalia tornaram-se uma emergência de saúde pública internacional, declarou nesta segunda-feira (1º) a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa em Genebra, depois da primeira reunião do Comitê de Emergência sobre zika vírus da OMS.
Segundo Margaret Chan, diretora-geral da OMS, o Comitê de Emergência considerou que o aumento de casos de microcefalia e outras complicações neurológicas no Brasil e também na Polinésia Francesa e sua possível relação com o zika vírus consistem em uma situação extraordinária e uma ameaça para a saúde pública de outras partes do mundo.
A OMS afirmou que é necessária uma resposta internacional coordenada para fazer frente ao zika. Margaret Chan disse que a falta de vacina e testes confiáveis, além da falta de imunidade na população de países afetados recentemente são fatores de preocupação.
Relação entre zika e microcefalia
A diretora-geral da OMS disse ainda que uma possível relação causal entre o vírus zika e o aumento de malformações e complicações neurológicas é "fortemente suspeita, porém ainda não comprovada cientifícamente" e que é preciso garantir esforços internacionais para investigar essa correlação.
Apesar de ainda não haver uma prova científica de que o zika seja a causa do aumento de casos de microcefalia, Margaret Chan enfatizou a importância de as medidas preventivas serem tomadas desde já e não esperar até que as evidências científicas sejam conclusivas.
"Existe uma associação temporal e geográfica. Quando isso for comprovado, queremos assegurar que todas as medidas de prevenção já tenham sido tomadas", disse David L. Heymann, presidente do Comitê de Emergência, durante a coletiva de imprensa.
Heymann acrescentou que os estudos capazes de comprovar a relação entre zika e microcefalia são muito complexos e podem levar tempo, pois envolvem comparar grupos em que houve microcefalia e grupos controle, em que não houve a malformação. Algumas iniciativas de estudo com esse objetivo já estão em curso.
O encontro do Comitê e Emergência começou pouco antes das 11h15 (de Brasília). Foi uma conferência telefônica entre oito especialistas, diretores da OMS e 12 representantes dos Estados membros, incluindo o Brasil, país mais afetado.
No momento, as principais medidas de prevenção são o controle das populações do mosquito e a prevenção das picadas em indivíduos de risco, especialmente mulheres grávidas"
Recomendações para grávidas
A OMS não estabeleceu nenhuma recomendação oficial de restrição de viagens para mulheres grávidas. "Se elas puderem adiar a viagem de modo que isso não afete seus compromissos, é algo que elas podem considerar. Mas se precisarem viajar, podem se consultar com seus médicos e adotarem outras medidas de prevenção, como o uso de mangas longas, calças e repelentes de mosquitos, por exemplo", disse Margaret Chan.
Como recomendações adicionais, a OMS indica que os mecanismos de detecção do zika vírus devem ser aprimorados e o desenvolvimento de um método diagnóstico mais eficaz deve ser priorizado. Além disso, as medidas de controle do mosquito vetor devem ser "promovidas de modo agressivo" para reduzir o risco de exposição ao zika.
Embora os sintomas do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti costumem ser de pouca gravidade, o zika vírus passou a ser observado com mais atenção quando surgiram indícios que o vinculam ao número excepcionalmente elevado de casos de bebês que nascem com microcefalia.
O Brasil fez um alerta em outubro sobre um número elevado de nascimentos de crianças com microcefalia na região Nordeste. Atualmente há 270 casos confirmados e 3.449 em estudo, contra 147 em 2014.
O país notificou em maio de 2015 o primeiro caso de doença pelo vírus zika. Desde então, "a doença se propagou no país e também em outros 22 países da região", aponta a OMS.
O Brasil é o país mais atingido pelo vírus, seguido pela Colômbia, que neste sábado anunciou mais de 20 mil casos, 2 mil deles em mulheres grávidas. A Colômbia aconselhou as mulheres a adiarem a gravidez por seis a oito meses. Alertas similares foram feitos no Equador, El Salvador, Jamaica e Porto Rico.
O alerta também soou na Europa e Estados Unidos, onde o vírus foi detectado em dezenas de pessoas que viajaram ao exterior. No domingo, um instituto de pesquisa na Indonésia anunciou um caso positivo na Ilha de Sumatra e anunciou que o vírus circula "há algum tempo" no país.(Do blog de magno martins)

Caso Jotude: polícia comprova assinatura falsificada

O laudo do Instituto de Criminalística de Pernambuco (IC) atestou que são falsas as assinaturas do presidente da Jotude em documentos entregues pela Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) ao consórcio Progresso-Logo para a exploração das linhas intermunicipais que circulam no Estado. A Delegacia de Repressão ao Estelionato investiga agora quem falsificou as assinaturas e o porquê.  
O inquérito foi instaurado em dezembro do ano passado, após denúncias da própria Jotude, que tomou conhecimento de que a assinatura do diretor-presidente da instituição teria sido falsificada em um dos documentos. A instituição teria informado o ato criminoso à EPTI, mas nenhuma providência teria sido tomada pela empresa, obrigando a Jotude a recorrer aos órgãos competentes. Além de receber o laudo do IC, a Polícia realizou oitivas, como da presidente da EPTI, Luciana Nobrega. A concessão, que foi suspensa pela Justiça, foi feita por meio de licitação dirigida e viciada. (Do blog de magno martins)

Jornalista é agredido no Parque da Jaqueira por andar com bandeira de Dilma

Eduardo MaiaDo blog de jamildo

Mais um caso de violência contra um cidadão brasileiro por desrespeito à sua opção política foi registrado no último sábado, dia 30 de janeiro de 2016, no Parque da Jaqueira, Recife.
Em nota enviada ao Blog, o jornalista Eduardo Maia afirma ter sido agredido ao passear com sua bandeira de Dilma. “O agressor é um senhor, alto, musculoso e quebrou a minha bandeira (não fiz nada de mais a não ser caminhar calado com ela), ofendendo-me e me ameaçando posteriormente. Depois o agressor saiu! Posteriormente eu fiz a denúncia às autoridades (vigias do parque e policiais de um posto logo em frente do Parque da Jaqueira). Só que eles não conseguiram encontrar o delinquente”, disse Eduardo.
Ainda de acordo com o jornalista, ameaças estão sendo feitas à ele por sair pelas ruas em defesa da presidente Dilma. “Até quando cenas lamentáveis e vergonhosas como estas agressões vão continuar ocorrendo em Recife, especialmente no Parque da Jaqueira, e em tantos outros lugares no País?”, questionou.
Eduardo Maia afirmou que não foi a primeira vez que lhe agrediram. “Sou um cidadão honesto, que pago meus impostos e constitucionalmente tenho direito de me expressar. Sou um cidadão brasileiro que apoia o governo federal, a Dilma, o Lula, a democracia, a liberdade de expressão, a inclusão social de forma inteligente, pacífica e democrática”, concluiu.

Os vampiros mostram os dentes

Texto escrito por Miguel do Rosário para o portal 247
É incrível - e previsível - a salivação da mídia com a nova etapa da Lava Jato.
Merval Pereira nem sequer disfarça: "Investigação da Bancoop pega Lula".
O ódio os cega, porque na verdade pode acontecer o contrário.
Caso não encontrem nada, a Lava Jato, assim como a Zelotes, dará ao ex-presidente a ficha mais limpa entre todos os políticos do país.
O caso Bancoop é investigado há anos pelo ministério público de São Paulo, que tem um viés notoriamente tucano (vide o engavetamento, por anos a fio, das investigações do trensalão).
Nunca se provou nada contra Vaccari, nunca se encontrou nada contra Lula.
A Lava Jato age como um polvo investigativo, seus tentáculos se espalham para todo o lado, mas jamais tocam em nada que possa atingir politicamente a oposição.
A nova etapa da Operação é a prova disso.
É interessante a certeza de Merval. Como ele sabe que "pega" Lula? A investigação mal começou, como ele pode afirmar isso?
Não seria ao contrário: investigação do Bancoop pega a Lava Jato, que caiu numa armadilha?
A frase de Merval tem um sentido midiático, e por isso não está errada. Se o objetivo principal é a destruição política, então a nova etapa, de fato, "pega Lula".
Nesta série documental da Netflix, Making a Murderer, uma das cenas mais chocantes é como os investigadores manipulam o depoimento de um adolescente, para que este acusa o réu de assassinato e inclusive se auto-acuse.
Eles fazem isso em poucas horas. Um garoto de dezesseis anos, inocente, com um QI baixíssimo, muito frágil emocionalmente, é forçado, sem violência, a aceitar um depoimento que os interrogadores praticamente lhe empurram goela abaixo.
A série chocou a opinião pública americana, porque mostra as autoridades como vilãs. Mas quem estuda a fundo a cultura judicial brasileira ou americana sabe que, infelizmente, esse tipo de coisa é mais comum do que parece.
Nos EUA, a figura da "conspiração" faz parte do imaginário do americano, porque, ao longo de sua história, foram tantas e tantas conspirações descobertas, ou encobertas, que ele sabe que elas existem por toda a parte.
Making a Murderer mostra o desenvolvimento de uma conspiração, para salvar a pele de alguns policiais e procuradores envolvidos na condenação injusta de um réu, e o fazem imputando-lhe um segundo crime.
Assim como no famoso caso Dreyfus, o trágico nisso tudo é que todos os atores envolvidos na conspiração, incluindo aí as instituições, tendem a levá-la, contra tudo e contra todos, até o fim.
O Estado tende a acobertar as conspirações, por um corporativismo natural. Assim, o Judiciário acoberta os erros da polícia e do Ministério Público, e a polícia e o Ministério Público acobertam os erros do judiciário.
O que acontece no Brasil, porém, é muito mais grave do que o episódio relatado em Making a Murderer, porque está em jogo não o destino de um ou dois réus, mas de centenas deles, e a coisa toda está ligada a um jogo político incrivelmente sujo e brutal.
Hoje já está claro que a Lava Jato puxou o PIB para baixo, desempregou centenas de milhares de pessoas, mas quem tem coragem de criticá-la?
Afinal, o escopo não é o "combate à corrupção"?
No entanto, quem combate a corrupção dentro do Judiciário, dentro do Ministério Público, dentro da Polícia Federal, uma corrupção que se revela a luz do dia a cada vez que um vazamento seletivo acontece?
A Lava Jato mordeu a isca lançada por Lula. O ex-presidente queria mostrar à opinião pública exatamente o que está acontecendo agora: a investigação politizou-se, seus operadores estão tomados de profundo ódio político, e, diante do desafio de Lula de que "nenhum procurador, nenhum delegado, teria coragem de acusá-lo", eles imediatamente deixaram a cabeça da cobra aparecer para fora da superfície do lago.
Lula mexeu suas peças, e os procuradores caíram como patinhos. O que ele pretendia talvez fosse isso mesmo, atrair as atenções para ele, porque entende que ele consegue se defender.
O ex-presidente atraiu para si a fúria do tiranossauro da Lava Jato, permitindo que Dilma ganhe mais algumas semanas de paz, para poder levar adiante uma agenda positiva, visando o crescimento econômico e a geração de empregos.
É um jogo bruto, perigoso, sujo. O ex-presidente sabe disso, mas decidiu partir para a ofensiva, para acelerar a história. Ele disse isso aos blogueiros, que não quer a repetição de 2015. Se os conspiradores querem sua cabeça, então vem para o ringue, porque a luta começou.
Ao ir na direção de Lula, a Lava Jato deixou a bunda de fora. Seus flancos políticos ficaram expostos. As dúvidas agora serão maiores do que nunca: quer dizer que a intenção, no fundo, sempre foi essa? Destruíram-se centenas de milhares de empregos, prejudicou-se todo um setor, e no momento mais delicado, em décadas, para a indústria do petróleo, por causa de uma maldita vendeta política?

O novo 'crime' de Lula: visitar um imóvel

247-Depois do crime da ex-primeira-dama Marisa Letícia, que foi a compra, com nota fiscal, de uma canoa de lata de R$ 4,1 mil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também cometeu um delito terrível: visitou um imóvel, no Guarujá, que poderia ser dele; essa é a leitura do cartel da mídia, que escolheu o verbo admitir para noticiar a nota do Instituto Lula sobre a polêmica; Globo, Folha e Estado trataram como escândalo o fato de Lula ter ido ao local e tentaram contestar sua versão; ontem, em nota, Lula afirmou que ele e Marisa adquiriram uma cota, declararam no Imposto de Renda e também ao TSE, mas que desistiram da opção de compra do imóvel depois do circo armado pela imprensa

Eleições em Caruaru:Tony e Raquel largam empatados na primeira pesquisa

Na primeira pesquisa de intenção de voto para prefeito de Caruaru, contratada pelo blog de Magno Martins com exclusividade ao Instituto Opinião, com vistas às eleições deste ano, o deputado Tony Gel (PMDB) e a deputada Raquel Lyra (PSB) aparecem empatados, tecnicamente, com uma discreta vantagem de três pontos para Tony. Se as eleições fossem hoje, Tony Gel teria 25,5% dos votos e Raquel Lyra 22,5%. Também filiado ao PSB e provável candidato apoiado pelo prefeito José Queiroz (PDT), o vice-prefeito Jorge Gomes vem em seguida, mas muito distanciado, com apenas 6%, condição de empate técnico com Rivaldo Soares (PHS), que tem 3,8%. O Instituto incluiu ainda outros nomes que se especulam como pré-candidatos, mas todos se situaram abaixo da faixa de 3%, como o senador Douglas Cintra (PTB), que apareceu com 2,3% e seu irmão, o empresário Djalma Cintra (PSDB), com 1%. Milton Manoel (PCB), Bruno Lagos (sem partido) e Eduardo Mendonça (PMN) foram citados por 0,5% dos entrevistados, enquanto Isaac Albuquerque (Rede) por 0,3%. Adilson Lira (PT) também foi incluído na amostra, mas não foi citado, mesma situação de Bernardo Filho (PDT). Brancos e nulos somam 22,3% e 14,8% disseram que estavam indecisos.

O levantamento foi a campo entre os dias 26, 27 e 28 de janeiro, com 400 questionários e margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro oficial junto ao Tribunal Regional Eleitoral recebeu o número PE-00002/2016.(Do blog de magno martins)