quinta-feira, 14 de julho de 2016

Brasil cai para 9º lugar do ranking da Fifa após fiasco na Copa América 18

A seleção de Portugal, campeã da Eurocopa, ganhou duas posições no ranking da Fifa e agora ocupa o sexto lugar na classificação mundial, ainda liderada pela Argentina.
UOL-O Brasil perdeu duas posições após a péssima campanha na Copa América Centenário e aparece na modesta nona colocação.

O Top 5 da classificação não registrou alterações: Argentina, Bélgica, Colômbia, Alemanha e Chile.

Depois de Portugal, aparece a França, vice-campeã europeia, que avançou 10 posições. A Espanha está em oitavo, seguida por Brasil e Itália.

Ranking da Fifa em 14 de julho:

1. Argentina
2. Bélgica
3. Colômbia
4. Alemanha
5. Chile
6. Portugal (+2)
7. França (+10)
8. Espanha (-2)
9. Brasil (-2)

10. Itália (+2).

CCJ rejeita recurso de Cunha contra processo de cassação

A maioria dos membros da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara rejeitou, nesta quinta-feira (14), o recurso contra o processo de cassação do mandato do ex-presidente da Câmara e deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Sob o olhar de Cunha, que estava presente à sessão de hoje, 48 integrantes do colegiado votaram contra o parecer do relator Ronaldo Fonseca (Pros-DF) e 12 foram favoráveis. A votação foi realizada depois de ter sido adiada por duas vezes.

Paulo Câmara recebe Reitor da UPE, Pedro Falcão, e destaca importância da Universidade em seus 25 Anos‏

O Governador do Estado, Paulo Câmara, recebeu, na tarde de ontem (12/07), o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, juntamente com sua equipe de gestão, para uma conversa sobre projetos futuros da instituição. A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Lúcia Melo, também esteve presente na ocasião.

O reitor foi acompanhado, ainda, pela vice-reitora da UPE, Profa. Socorro Cavalcanti, pela chefe de gabinete, Profa. Arine Lyra, pela pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e inovação (Propegi), Profa. Tereza Cartaxo, pelo assessor de relações internacionais, Prof. José Guido Corrêa de Araújo, pelo diretor da Escola Politécnica (Poli/UPE), Prof. José Roberto Cavalcanti, e pelo assessor de gabinete, Renan Albino.

REITOR ENTREGA PLEITOS DA UNIVERSIDADE

Para dar início ao encontro, que foi um convite do governador pela passagem dos 25 anos da instituição, o reitor da UPE apresentou alguns números representativos da Universidade, tais como: quantitativo de estudantes, cursos de graduação e pós-graduação, concorrência dos cursos, dentre outros. Durante a visita o governador também ouviu alguns pleitos da instituição. Os principais deles são: a realização de concurso para servidor técnico administrativo, que atualmente existe um grande déficit na Universidade, e a execução do projeto de requalificação e ordenamento do campus Santo Amaro.

O governador fez várias considerações sobre o que ouviu e ressaltou que a Educação Superior do Estado está no caminho certo, pois faz parte do desenvolvimento estratégico de Pernambuco. “Nossa prioridade é consolidar e garantir as  ações que já estão em andamento”, destacou. Ele reforçou ainda que assim que possível, devido a atual crise econômica e financeira que o país enfrenta, não faltarão investimentos para a área. “Estamos sempre em busca de novos investimentos e avaliando formas de otimizar os recursos (humanos e financeiros) que já estão disponíveis”, disse.

Ainda durante a conversa, o governador sinalizou positivamente quanto a realização do concurso para servidor técnico administrativo. Paulo sugeriu que a UPE fizesse todo levantamento necessário que, tão logo seja possível, será dada a autorização para execução do mesmo.

UPE - O SOL DE PERNAMBUCO

Durante a ocasião, Prof. Pedro fez a entrega da réplica do painel “O Sol de Pernambuco”, desenvolvido pela artista plástica, Margot Monteiro, que ressalta a presença da UPE no Estado, que vai do litoral ao sertão, evidenciando a natureza vibrante que nos cerca, através de um desenho nítido e colorido da flora e fauna, percorrendo o território de leste a oeste, representando o sol como grande força propulsora de toda nossa natureza.

SATISFAÇÃO, INVESTIMENTOS E O FUTURO DA UPE

A equipe da UPE, que participou da reunião, saiu bastante satisfeita do encontro. “Foi excelente. Além da cordialidade e respeito com que nos tratou, nos deu demonstrações de reconhecimento do papel desempenhado e da importância que a Universidade tem para o desenvolvimento do Estado”, ressaltou o pró-reitor administrativo financeiro da UPE (Proadmi), Prof. Rivaldo Albuquerque.

Para o superintendente do complexo hospitalar da Universidade, Prof. Ricardo Lima, o governador alimentou, ainda mais, o sentimento de esperança nos que fazem a UPE. “Ele deixou claro que tem todo interesse em contribuir para que a Universidade continue desenvolvendo sua missão estratégica, gerando e disseminando conhecimento, o que contribui para o construção de uma sociedade mais justa e que todos desejam para o futuro do país”, completou.


Paulo entrega doações do Jogo do Bem às três entidades beneficiadas


O governador Paulo Câmara realizou, nesta quarta-feira (13.07), no Palácio do Campo das Princesas, a entrega oficial das doações arrecadadas no Jogo do Bem – evento beneficente realizado pela Secretaria Estadual do Turismo, Esportes e Lazer, em parceria com a "love.fútbol", no dia 29 de junho, na Arena de Pernambuco. Ao todo, foram angariados R$ 183 mil e uma tonelada de alimentos não perecíveis, que vão beneficiar três organizações não governamentais: a love.fútebol, a Aliança de Mães e Famílias Raras (Amar), e a Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (Afeto).  Para o chefe do Executivo estadual, a iniciativa fomentou o espírito colaborativo dos pernambucanos. 

“O jogo mexeu com o lado emocional das pessoas e despertou o espírito solidário de querer ajudar. Foi um verdadeiro movimento de proatividade e união da sociedade civil. São ações como esta que gratificam nosso trabalho”, pontuou Câmara. Do valor arrecadado com a venda dos ingressos, metade foi destinado à love.fútbol - co-realizadora do evento - e o restante foi dividido igualmente para as outras duas entidades. A divisão dos alimentos foi realizada de forma igualitária entre as três ONGs.

Segundo o secretário estadual do Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, o objetivo do Governo de Pernambuco é ampliar ações como esta no Estado. “Nós já pretendíamos realizar um evento beneficente na Arena e acabou casando perfeitamente com a proposta da love.fútbol. A intenção é que esse jogo entre no nosso calendário e que possamos ajudar um número cada vez maior de organizações do terceiro setor”, afirmou.

Participaram da cerimônia, ainda, a primeira-dama Ana Luiza Câmara; o secretário executivo de Esportes, Diego Pérez; o diretor geral da Arena de Pernambuco, Gustavo Catalano; a presidente da Empetur, Ana Paula Vilaça; o diretor da Empetur Antônio Faria; além dos representantes da love.fútbol Manoel da Silva Júnior, João Cabral Costa e Marcos Alencar Sampaio. Também estiveram presentes as representantes da Amar Pollyana Dias e Daniela Rorato; e as representantes da Afeto Maria Ângela Lia e Suzana Mesquita. 

Pernambuco ganha mais um voo direto ligando Recife à Miami

O governador Paulo Câmara lança, nesta quinta-feira (14), ao lado da presidente do grupo Latam, Cláudia Sender, voo direto que vai ligar Recife à Miami, a partir do dia 27 setembro. Com frequência semanal, saindo da capital pernambucana sempre aos sábados, o voo será operado por um Boeing 767, com capacidade para transportar 191 passageiros na Classe Econômica e mais 30, na Classe Premium Business. As passagens para o voo inaugural já começaram a ser vendidas para a cidade do Estado da Flórida, nos Estados Unidos.
 

Com o novo destino Recife-Miami operado pela Latam, Pernambuco passa a contar com duas companhias aéreas operando o trecho. A primeira a oferecer o voo direto da Veneza brasileira para a cidade americana foi a American Airlines, que tem previsão para retomar as atividades em 15 de dezembro deste ano. O lançamento desse novo trecho operado pela Latam marca o segundo destino internacional da companhia saindo do Recife. Em 2015, foi inaugurado o voo direto para Buenos Aires, na Argentina.
 

BALANÇO - A confirmação do trecho faz Pernambuco contabilizar nove voos internacionais: Recife-Lisboa (TAP), Montevidéu (GOL), Buenos Aires (LATAM e GOL), Cabo Verde (TACV), Frankfurt (Condor), Cidade do Panamá (Copa Airlines) e Miami (Latam e American Airlines).

Presença de Lula foi termômetro para João Paulo

Do Diario de Pernambuco – Sávio Gabriel
Faltando uma semana para o nome de João Paulo ser confirmado como candidato do PT à Prefeitura do Recife, a presença de Lula foi considerada importante pelos petistas para reforçar o palanque da sigla. Ao subir no palco, Lula e João Paulo deram as mãos, sendo imediatamente ovacionados pelo público. Também posaram juntos para fotos. Apesar de nos discursos a campanha não ter sido mencionada oficialmente e de Lula ter sido o grande protagonista de ontem, o evento foi uma espécie de termômetro para avaliar a recepção da militância ao ex-prefeito.
O evento também marcou a primeira aparição pública de João Paulo e Sílvio Costa Filho (PRB) após a reunião que selou o acordo dos dois para a disputa na capital pernambucana. Apesar de a parceria ser dada como certa, ambos preferiram não confirmar a formação da chapa oficialmente.
“Senti um ambiente extremamente positivo. E a presença de Lula foi um momento que reforçou ainda mais esse entendimento. Estamos torcendo para que possamos ampliar nosso palanque na sexta-feira (amanhã)”, disse João, anunciando quando será divulgado oficialmente a parceria.
“Eu digo sempre que eleição majoritária não depende apenas de um desejo pessoal e sim de um conjunto”, complementou Costa Filho. Dando uma prévia do tom que será abordado durante a campanha, Silvio afirmou que era preciso “reconhecer os avanços que o PT produziu, através da gestão de João Paulo e João da Costa, mas também apresentar uma pauta para o futuro da cidade”.

Seminário do PSD discute Eleições 2016 com pré-candidatos do Agreste pernambucano, em Caruaru

Depois de discutir as novas regras para as eleições 2016 com pré-candidatos e candidatos à reeleição da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata do Estado, o Partido Social Democrático (PSD), na próxima sexta-feira, 15, desembarca em Caruaru. O objetivo da visita é realizar a segunda etapa do ‘Seminário Eleitoral do PSD/PE’ e estender o debate aos municípios do Agreste pernambucano. O evento será realizado durante todo o dia (com início previsto para as 8h30), no auditório do Sest/Senat, localizado na avenida Frei Damião de Bozzano, S/N, bairro de Indianópolis.

De acordo com o deputado federal e presidente regional do PSD, André de Paula, o seminário vem acontecendo de forma regionalizada, com a intenção de alcançar e orientar o maior número de municípios. “O Agreste do Estado será contemplado nesta segunda etapa e, posteriormente, chegaremos ao Sertão pernambucano, fechando o ciclo de seminários na cidade de Serra Talhada. Estamos fazendo todo esforço para levar aos integrantes do nosso partido as orientações necessárias sobre o processo eleitoral, que deve ocorrer com o menor número de erros possível”, explica.

Temáticas

Composto por cinco painéis temáticos, o seminário discutirá sobre prestação de contas dos candidatos e partidos políticos, principais alterações da legislação eleitoral, oratória, propaganda em campanha política e inteligência política na internet.

O quê?
Seminário eleitoral do PSD/PE para capacitar pré-candidatos e candidatos à reeleição de prefeituras e câmaras municipais do Estado.

Quando?
Próxima sexta-feira, dia 15 de julho de 2016, a partir das 8h30.

Onde?
Auditório do Sest/Senat, localizado na avenida Frei Damião de Bozzano, S/N, bairro de Indianópolis, Caruaru/PE

O caminho de Cunha

Coluna Carlos Brickmann
O trabalho de Eduardo Cunha no afastamento de Dilma foi essencial. Mas não garante seu futuro.
Com toda sua competência e habilidade, vai conseguir adiar a decisão parlamentar por algum tempo, não mais do que isso. Tudo indica que consiga sobreviver até agosto.
E suas conquistas máximas devem limitar-se a afastar as investigações sobre mulher e filha.

E Carlinhos Cachoeira, condenado à prisão domiciliar, está cumprindo pena num hotel à beira da praia em Copacabana. Seu apartamento fica de frente para o mar.
Dali, Cachoeira vê o Sol nascer quadrado, por trás de uma falha na vegetação. Em compensação, não precisa de tornozeleira eletrônica, que anda meio em falta no mercado brasileiro.
Mas não está numa boa, embora pareça que goze de regalias.
A Polícia Federal tem ordem para monitorá-lo o tempo todo.

Esta é a programão oficial do FIG 2016


Foi anunciada e publicada a programação do Festival na Praça Mestre Dominguinhos pela Fundarpe e Prefeitura de Garanhuns nesta quarta feira na cidade do Recife:

Veja a programação abaixo


22/07
21h- Andréa Amorim
22h - Larissa Luz
23h10- Karina Buhr
0h20- ELza Soares 
 
23/07
 
21h- Romero Ferro
22h- Cátia de França e Xangai
23h10- Elba Ramalho
0h20- Café no Bule, com Zeca Baleiro e Paulo Lapetit (em homenagem a Naná Vasconcelos)
 
24/07
 
21h- Amanda Back
22h- Josildo Sá
23h10- Karynna Spinelli
0h20- Gal Costa
 
25/07
 
21h- Loucos Nordestinos
22h- Clayton Barros
23h10- Di Melo
0h20- Nação Zumbi
 
26/07
 
21h- Neander
22h- Antúlio Madureira
23h10- Academia da Berlinda
0h20- Otto
 
27/07
 
22h- Juliano Holanda (participação de Laila Garin)
23h10- Roberta Sá
0h20- Alceu valença
 
28/07
 
18- Zeca Viana
19h- Volver
20h- Plutão Já Foi Planeta
21h- Sandyalê
 
29/07
 
21h- Nando Azevedo
22h- Cristina Amaral
23h10- Maciel Melo
0h20- Santanna
 
30/07
 
21h- Kiara Ribeiro
22h- Siba
23h10- Fulô de Mandacaru

Ex-Prefeito Samuel Salgado é tema de cordel na Universidade Rural em Garanhuns

Samuel salgado Ex-prefeito de Angelim


O Ex-prefeito de Angelim, Samuel Salgado,revelou-se gratificado pelo trabalho em sua homenagem realizado pelas estudantes Ana Carolina (Carol), Juliene Barros, Ricardo Soares e Tamires Bahia, Alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE - Unidade Acadêmica de Garanhuns,(UAG) que produziram boa literatura de cordel abordando a participação política de Samuel Salgado em Angelim e no Agreste Meridional.
Os estudantes fizeram a apresentação como parte da exigência de uma disciplina do curso. “Tudo começou com uma entrevista que Carol e Juliene fizeram com o político angelinense. O trabalho resultou em dois cordéis, elogios do professor e nota 10 na avaliação dele.




A seguir os versos em cordel dos estudantes:


Um Político Arretado
Neste cordel falaremos
Sobre uma história de vida
De um político que no mundo acadêmico
Teve sua carreira reconhecida
É de grande importância poder identificá-lo
Seu nome é Samuel Salgado
E através do convite Se sentiu lisonjeado
Diante de seus relatos
Se mostrou um cara arretado
E muito satisfeito relembrou o seu passado
Hoje agradece muito a quem esteve ao seu lado
Como um bom trabalhador faz por direito
Fez bem feito para Angelim inteiro
Entre acertos e desacertos
Passou por lutas, pois é guerreiro
Inserido no contexto social e político
Nem sua família o valorizou de verdade
Desacreditaram dos seus sonhos
Ainda assim não perdeu sua integridade
Até os dezesseis anos de idade
Foi limpador de mato
Tudo isso se passou
Lá no sítio Jenipapo
Trabalhou nas áreas profissional e política
Participou de bancas de mestrado
Foi gerente regional da CISAGRO
E na UFRPE foi onde fez doutorado
Buscou atender à sociedade
Contribuiu para toda a população
Sofreu discriminação no passado
Mas o que importava era alcançar realização
Se fez presente em muitos campos
Foi presidente da CODEAM em Garanhuns
Mas como nem Jesus agradou todos
Só era visto como bom por alguns
Seu passado lhe causa orgulho
Viu que nada do que fez foi em vão Por terem duvidado dele
Foi questão de honra toda essa progressão.
Política Popular
Preste muita atenção Na história que vou contar
Ela narra a Política
Uma Política Popular
Pois não muito longe d'aqui
Numa cidade batizada de Angelim
um jovem muito simples
Chamado Samuel
Nunca Baixou a cabeça
Nem retirou o chapéu
Pra politicagem nenhuma
E assim começa o tendeu!
O povo de Angelim
Gente nova animada
Se perguntava todo tempo
Que política parada?
Há anos o mesmo poderio
Precisamos mudar o curso desse rio
Fazer uma Angelim renovada
O povo não hesitou
A Samuel logo saudou
O prefeito da mudança
Trazia nova esperança
Onde a juventude
Finalmente entrava na dança
Seu pai Deoclécio
Não deixou de apoiar
Homem honesto, distinto, respeitado e popular
Sem muito pensar
Foi logo a campanha realizar.
Não demorou muito
E Samuel se elegeu
Homem forte, competente
Uma nova política nasceu
Preocupando-se com o povo
Angelim logo cresceu.
Porém os poderosos Não ficaram contentes
Caluniaram e difamaram
Até que de repente O povo desencantou E não mais acreditou
No trabalho Competente
O sonho foi desfeito
E aquele prefeito
Que acreditava na inovação
Ficou apenas na intenção
E da política se retirou
Estudou e trabalhou
Hoje doutor é Luta ainda por mudança
E permanece na fé
De um Brasil diferente
Onde: pobres, negros e toda
essa gente possam juntos dizer de pé
que esse brasilzão pertence a todos
a verdade assim é.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Saloá receberá recursos de R$ 2,5 milhões

A liberação de R$ 2,5 milhões do convênio para as obras de saneamento de Saloá, no Agreste Meridional, foi assegurada após visita do deputado federal Danilo Cabral (PSB), do prefeito Ricardo Alves (PMDB) ao presidente da Funasa, Márcio Endles. A reunião ocorreu, na manhã desta quarta-feira (13), em Brasília (DF), após solicitação do parlamentar. O município será o primeiro de Pernambuco a ter 100% da área urbana saneada.

Os recursos fazem parte da segunda parcela do convênio, firmado em 2014, entre a Prefeitura e o Governo Federal, através da Funasa. O valor total da obra é R$ 12,9 milhões. A primeira parcela, de R$ 2,5 milhões, liberada anteriormente, foi aplicada na construção de parte das lagoas de decantação e cerca de 20 ruas já foram contempladas, de acordo com o prefeito.

Danilo Cabral destacou que o presidente Márcio Endles assegurou a manutenção do fluxo financeiro da obra, cuja conclusão depende da liberação dos recursos. “Saneamento significa mais saúde e mais qualidade de vida para a população. É uma obra que vai beneficiar mais de oito mil pessoas em Saloá”, afirmou.

O prefeito Ricardo Alves disse que a segunda parcela equivale a 30% do total, cerca de R$ 3,5 milhões. “Mas como a Funasa não tinha empenhado o valor todo, liberou esses R$ 2,5 milhões e o restante sairá após novo empenho”, explicou. Os recursos devem cair na conta do município até a próxima sexta-feira (15). A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Paulo assegura vagas de aprendizes a socioeducandos e egressos da Funase no mercado de trabalho


No dia em que o Brasil celebra 26 anos de implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o governador Paulo Câmara assegurou a ampliação de 15% para 30% do número de vagas destinadas a aprendizes em instituições públicas estaduais. A medida, pioneira no País, beneficia socioeducandos e egressos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) que participam do projeto Vida Aprendiz. A iniciativa insere jovens, de 14 a 22 anos, em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho, contando ainda com a colaboração de parceiros privados.  
 
Em seu pronunciamento, Paulo destacou que a iniciativa rompe o ciclo de violência causado pela falta de oportunidade. "A gente tem uma obrigação, enquanto poder público, de encontrar alternativas para os jovens que pegaram o caminho errado. Temos que encontrar mecanismos para reduzir o desemprego e aumentar a qualidade de vida das pessoas. E tenho certeza de essa é uma mão de obra muito disposta", frisou o chefe do Executivo pernambucano.
 
O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Isaltino Nascimento, pontou que a decisão do Governo do Estado dialoga com o programa Pacto pela Vida na redução da criminalidade. "A inserção desses jovens em situação de risco no mercado de trabalho evita a reincidência de atos infracionais", afirmou o auxiliar o governador, explicando que o Vida Aprendiz atende 29 jovens. De acordo com o secretário, a ação será difundida no Interior, a partir do ano que vem. Atualmente, o Estado mantém 1.560 reeducandos nas 25 unidades da Funase.
 
O Governo de Pernambuco conta com a mão de obra de jovens aprendizes do sistema de ressocialização juvenil na Compesa, Lafepe, Complexo Portuário de Suape, Ad-Diper, Grande Consórcio Recife e Jucepe. Além disso, outras seis empresas privadas são parceiras da iniciativa local. A expectativa é de que o aumento das vagas de aprendizes impulsione as contratações do segmento.
 
OPORTUNIDADE - Este ano, o projeto Vida Aprendiz vai atender 100 jovens, de 14 a 22 anos, da Região Metropolitana do Recife (RMR). O participante precisa estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio. Eles cumprem uma carga horária de 20 horas semanais, em funções administrativas, em instituições e órgãos públicos do Estado. Com isso, serão garantidos, ainda, os direitos trabalhistas e previdenciários de todos os participantes.
 
Os contemplados passam por uma entrevista com a equipe técnica da SDSCJ e ainda participam de uma formação teórica. A frequência e o desempenho de cada participante será avaliado por profissionais do programa. Para isso, ao final de cada semestre será realizado um seminário de avaliação. O objetivo é promover permanentemente aperfeiçoamento, reflexão e a constante redefinição dos objetivos e das prioridades do projeto.
 
Lucas Martins, de 18 anos, encontrou um norte profissional a partir de uma oportunidade no projeto Vida Aprendiz. Ele contou que o seu envolvimento com o tráfico de drogas o fez ser internado na Funase por nove meses. Ciente de que suas escolhas, Lucas procurou aproveitar as chances para ter um futuro melhor. Hoje, o recifense trabalha no Lafepe e sonha em ser cursar Direito. "O programa abre portas e proporciona o nosso crescimento profissional. A partir dessa experiência, tenho certeza que vou fazer boas escolhas", afirmou Lucas. 

Participaram do o secretário da Casa Civil, Antônio Figueira; o secretário de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Alexandre Valença; o presidente da Funase, Moacir Carneiro Leão; o vice-presidente da Jucepe, Flávio Sotero; os deputados estaduais Tony Gel e José Maurício Cavalcanti; o desembargador Luiz Carlos Figueiredo; o juiz Paulo Brandão; e membros do Tribunal de Justiça de Pernambuco e do Ministério Público de Pernambuco. 

Lula diz que FBC se vendeu por um cargo para o filho

Rebeca Silva Enviada especial do blog de Magno martins

Em discurso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alfinetou o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) pela posição favorável ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). "O povo desse estado votou em senador que foi ministro de Dilma e está votando contra ela. Bastou que o Temer (presidente interino) desse um cargo para o filho dele. Então vocês têm que mandar WhatsApp para cada senador. É assim que a gente vai ganhar essa parada. Para ele saber que nunca mais vai receber o voto do povo para ser senador", afirmou Lula.
Muito aplaudido, o petista afirmou ainda que a elite brasileira está incomodada com os avanços da esquerda. "Estão incomodados que o filho do agricultor e da empregada doméstica estão na universidade. O que eles não sabem é que nós não somos de açúcar, nós não derretemos. O que eles não sabem é que nós nascemos para lutar e consagrar as conquistas da democracia brasileira", disse Lula.
Segundo ele, a elite acha que o poder é só para ela e que a mulher tem que ser tratada como cama e mesa e não como presidenta.
Após o ato, Lula fará uma visita à Fazenda Normandia, que é coordenada pelo MST. Ele almoçará com lideranças e depois seguirá para o Recife, onde também participará de ato público, no Pátio de São Pedro.

Empresários a Temer: a partir de agosto é tolerância zero com o trabalhador

Revelação Natuza Nery, no Painel da Folha de S.Paulo que o setor privado alimenta alta expectativa em relação ao governo após o impeachment. Mas empresários avisam: depois de agosto, a tolerância será perto de zero,
"O Planalto não pode reclamar. Ministros do presidente interino venderam a ideia de que, por ser forjado no Congresso, Temer faria tudo andar rápido por lá.
Não há garantias de que o limite de gastos se torne lei em 2016. E a reforma da Previdência já ficou para o ano que vem.
Em conversas reservadas, Henrique Meirelles (Fazenda) tem dito que a aprovação do teto para as despesas públicas este ano é fulcral para o BC iniciar a redução dos juros"

terça-feira, 12 de julho de 2016

Divisão na base do governo levou PMDB a ter candidato


Com a base do interino Michael temer dividida em varias candidaturas, a bancada do PMDB na Câmara decidiu, há pouco, que terá um candidato do partido na disputa pela presidência da Câmara. O peemedebista Marcelo Castro (PI) venceu a eleição por 28 votos. Osmar Serraglio (PR) obteve 18.
Eles foram os mais votados após a primeira votação onde concorreram 04 deputados cuja votação foram a seguinte:
Marcelo Castro teve 17 votos, Serraglio e Marum empataram com 11, e Fábio Ramalho obteve 7 votos.

Adagro apreende agrotóxicos em vicência‏



Na manhã de hoje, 07, técnicos da Unidade Estadual de Inspeção Vegetal da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – Adagro realizaram uma fiscalização no distrito de borracha, zona rural de Vicência e apreenderam cerca de uma tonelada de agrotóxicos irregulares.

A apreensão aconteceu numa fazenda que estava realizando pulverização aérea em plantios de banana de forma clandestina. O helicóptero utilizado não tinha a identificação dos órgãos oficiais responsáveis pela liberação da atividade. A aeronave estava em voo, e quando percebeu a presença da fiscalização evadiu-se do local.

Na ocasião os fiscais informaram ao proprietário todas exigências necessárias para a realização daquele tipo de pulverização e apontaram os riscos ambientais, e o perigo da   exposição das populações circunvizinhas aos produtos aplicados e também a possibilidade de acidentes, já que não havia comprovação da capacidade técnica do piloto.

Os agrotóxicos apreendidos no local não tinham receituário agronômico e nem nota fiscal por isso foram apreendidos. É a segunda vez, este ano, que a Adagro vai a mesma propriedade pelo mesmo motivo.

Lei rugulamenta acesso de Cães-Guia em Pernambuco

As pessoas com algum tipo de deficiência que precisam da companhia de um cão de serviço (também conhecidos como cães-guia) agora têm o direito a ingressar e permanecer em locais públicos e privados de Pernambuco acompanhadas dos animais. A garantia é dada pela Lei nº 15.875 de 2016 de autoria do deputado Lucas Ramos (PSB) e sancionada pelo governador Paulo Câmara.

Além dos prédios públicos, a norma permite a presença dos cães de serviço em estabelecimentos privados de uso coletivo, a exemplo de centros comerciais, igrejas e clubes esportivos. “Estes animais não são de estimação e, portanto, precisam ser tratados como uma extensão do corpo do usuário”, justificou Lucas Ramos. A Lei também estende o acesso e a permanência dos cães de serviço no transporte público e veta a entrada em unidades de saúde e locais onde haja manipulação de alimentos.

A medida chega para garantir mobilidade e mais saúde para deficientes físicos. Os cães de serviço prestam assistência em atividades que vão desde a orientação espacial até a ajuda médica. “Eles são treinados para inúmeras tarefas, como puxar uma cadeira de rodas, recuperar objetos, alertar e prestar socorro em caso de emergência”, salientou o deputado. “Alguns cães são treinados para identificar o choro de um bebê, sinais de fumaça e até detectar a queda do nível de açúcar no sangue por meio do faro”, destacou Lucas. O adestramento começa cedo, quando ainda são filhotes e aprendem comandos básicos como sentar, deitar, ficar parado e não correr atrás de pessoas. Ao completar um ano de idade o animal começa a receber um treinamento específico que dura em torno de seis meses.

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coned) destacou o caráter inclusivo da nova Lei estadual. “É um grande avanço porque o cão de serviço, em alguns casos, é até mais eficiente que uma bengala. Esta lei representa um salto das políticas inclusivas em Pernambuco”, comemorou o presidente do Conselho, Antônio Muniz. “Ainda encontramos restaurantes, hotéis e táxis que impedem a entrada dos animais e esperamos que esse obstáculo seja superado”, cobrou Muniz.

Para circular sem problemas o usuário precisa comprovar o treinamento do animal apresentando documento de identificação, certificado emitido por centro de treinamento e cartão de vacinação em dia. Quem descumprir a lei impedindo o acesso dos cães de serviço será punido. A multa é de até R$ 38 mil, chegando a R$ 76 mil em caso de reincidência. 


Governo do Estado fortalece Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco

O governador Paulo Câmara sanciona, nesta terça-feira (12.07), lei que autoriza o repasse de subvenção social para o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP). Fundada em 1962, a entidade é o instituto histórico estadual mais antigo do Brasil, reunindo acervo em três grandes áreas: museológica, documental e bibliográfica. O IAHGP receberá, mensalmente, pelos próximos dois anos, R$ 20 mil. Além de viabilizar a promoção e preservação da memória histórica e cultural pernambucana, o repasse dos recursos será destinado à realização da programação dos eventos comemorativos ao Bicentenário da Revolução Republicana de 1817.

Artesãos da Rede de Municípios Saudáveis participam da 17ª Fenearte‏

Artesãos ligados à Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis estão participando de mais uma edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que segue até o próximo domingo (17/07) no Centro de Convenções de Pernambuco. É o décimo ano consecutivo que integrantes da Rede participam do evento, com representantes dos municípios de Barra de Guabiraba, Itaquitinga, Goiana, Limoeiro, Palmares, Salgueiro, São Vicente Férrer e Timbaúba.

Os produtos, feitos a partir da fibra de bananeira, palha de milho, papel reciclado, tecido e fita, entre outras matérias-primas, estão expostos no estande da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), de número 112, localizado na Rua 8. Os artesãos foram selecionados a partir de critérios preestabelecidos e participaram de cursos de capacitação na área de design, com a finalidade de estimular a criatividade com foco na identidade local.

“A presença na Fenearte é uma excelente janela de oportunidade para troca de experiências e valorização dos trabalhos das comunidades, pois o artesanato é uma ferramenta que impulsiona o desenvolvimento local”, diz Flávio Figueiredo, presidente da Condepe/Fidem, órgão que coordena a Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis.

A novidade, este ano, é que o estande também conta com artigos produzidos por artesãos do programa Chapéu de Palha, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag). A Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe), em parceria com a Seplag, financiou a produção de artesanato nas cidades de Tracunhaém, Chã de Alegria e Araçoiaba.

“Além de pagar bolsas, o Chapéu de Palha trabalha na capacitação dos beneficiários e de seus familiares. Uma das áreas atacadas é a do artesanato. Nesta Fenearte estamos aproveitando o estande para escoar a produção de bordados de tenerife realizados pelos trabalhadores de Araçoiaba, as bonecas e doces artesanais de Chã de Alegria e as vassouras de Tracunhaém”, detalha Humberto Viana, gerente geral de articulação da Seplag.

O Chapéu de Palha também está presente nesta Fenearte com um estande comemorativo, localizado na entrada da feira, para marcar os 10 anos de sua reedição. O espaço conta com exposição de fotos, banners e informações históricas do programa que foi criado em 1987 por Miguel Arraes e recriado por Eduardo Campos em 2007 após alguns anos de interrupção.

Idealizado para garantir a subsistência do trabalhador durante a entressafra, o Chapéu de Palha cadastrou e está atendendo, em 2016, quase 50 mil pessoas em todo o Estado, entre trabalhadores da palha da cana, da fruticultura irrigada, pescadores artesanais e marisqueiros. Desde 2007, a iniciativa já beneficiou um total de 437 mil pessoas, com investimentos de mais de R$ 93 milhões. O programa também capacitou 340,5 mil trabalhadores em cursos de diversas temáticas.