sábado, 6 de agosto de 2016

Polícia de SP prende chefe de gabinete de Feliciano e cerca deputado 46

Leandro Mazzin - coluna esplanada
A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta sexta-feira à tarde em flagrante o chefe de gabinete do deputado federal Pr. Marco Feliciano.
Talma Bauer, gravado pela jovem de Brasília que acusa Feliciano de agressão e assédio sexual em Brasília, foi detido no Centro da capital paulista e é acusado por ela de cárcere privado num hotel e de a ter forçado gravar os vídeos a favor do parlamentar, desmentindo a denúncia revelada pela Coluna Esplanada.
O caso está com o delegado da 3ª DP (Campos Elísios), Luiz Alberto Hellmeister. Ele declarou à Coluna há pouco que vai fazer a oitiva de Patrícia Lélis, a jovem que acusa o deputado federal, e enviar o caso para a Procuradoria Geral da República em Brasília na segunda-feira. Quanto a Bauer será indiciado por coação e sequestro qualificado.
“Temos que ter todo o cuidado neste momento, cuidado para os dois lados para não se fazer injustiça, e cautela'', resumiu o delegado.
Ainda segundo o delegado, Bauer teria dito a Patrícia que “um mal maior'' poderia acontecer a ela se não gravasse os vídeos para desmentir a denúncia feita pela Coluna Esplanada, a qual vem relatando desde terça os bastidores do caso.
Bauer foi preso enquanto caminhava por uma calçada após ter saído do hotel San Raphael, na Consolação, onde mantinha Patrícia em cárcere desde segunda-feira, segundo relata a jovem. Não há informações de como ela escapou do hotel, mas foi com a mãe até a 4ª DP (Consolação) no início da tarde e prestou oitiva ao delegado Roberto Pacheco – conforme revelou a Coluna mais cedo.
Foi dali que surgiu o mandado de prisão contra Bauer, que é um investigador aposentado da Polícia Civil de SP. Patrícia e a mãe, que viajara às pressas de Brasília para SP, foram à Corregedoria da Polícia. E de lá para a 3ª DP – foram os agentes da Corregedoria que fizeram o cerco ao assessor parlamentar.
Segundo o delegado, Patrícia ainda nesta noite vai fazer o Boletim de Ocorrência na DP contra o deputado pastor Feliciano. A priori, ela relatou ao delegado assédio sexual e agressão.

Michel Temer se esconde mais é vaiado na abertura dos Jogos Olímpicos

Do UOL-
O presidente interino, Michel Temer, foi vaiado por boa parte dos torcedores nas arquibancadas do Maracanã ao declarar abertos os Jogos Olímpicos do Rio. Houve uma tentativa tímida de abafar os gritos e fogos logo em seguida. Ficou claro que Temer tinha razão ao pedir para evitar que seu nome fosse citado na cerimônia.

Antes disso, o Rio-2016 quebrou o protocolo e não anunciou o nome de Temer juntamente com outras autoridades como o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach. A divulgação de seu nome estava previsto no protocolo da cerimônia.
O político seria anunciado como "presidente em exercício" ou interino. Segundo informações da TV Globo, ele pediu para não ter seu nome anunciado.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

UPE prorroga matrículas do PROLINFO. Não perca esta oportunidade!‏

As matrículas para o PROLINFO foram prorrogadas até o próximo domingo (07/08), dando mais uma oportunidade pra você aprender novas línguas, aprimorar-se nas que sabe ou investir no conhecimento em informática.

O PROLINFO é o Programa de Línguas e Informática da UPE - Universidade de Pernambuco.

Se você tem interesse em um dos cursos (Inglês, Espanhol e Língua Portuguesa ) e não conseguiu fazer a sua matrícula, esta é a sua última chance para este semestre. Procure os polos de Garanhuns, Nazaré da Mata, Camaragibe, Arcoverde, Petrolina  e Palmares.

Já nos pólos de Recife, além dos cursos de línguas, a UPE oferece ainda os cursos de Informática e Computação Gráfica.

As matrículas são feitas no site www.prolinfo.com.br

Para mais informações, ligue (87) 3761-8228 ou (87) 9.9173-3847

Lula diz que MPF cria manchetes para difamá-lo

247 – "Os procuradores da Operação Lava Jato iludem a sociedade brasileira ao afirmar que têm provas para incriminar o ex-presidente Lula", rebateu em nota o Instituto Lula sobre peça divulgada pelo Ministério Público Federal apontando que o petista participou ativamente de esquema criminoso e defendendo que ele seja julgado pelo juiz Sérgio Moro, de Curitiba, ao contrário do que pediu sua defesa.
O MPF mantém "sua campanha de difamação e perseguição ao maior líder político do País, valendo-se da cumplicidade dos meios de comunicação que não questionam tal comportamento", continua a nota, que critica que a divulgação da peça do MPF tenha sido feita no dia da abertura dos Jogos Olímpicos no Rio.
A "manifestação caluniosa, infamante, irresponsável e indigna de servidores ligados ao mundo do direito é mais uma evidência de que Lula não pode esperar Justiça no âmbito da Operação Lava Jato", prossegue a assessoria do ex-presidente. Segundo pesquisa Vox Populi divulgada nesta sexta-feira 5 pela Carta Capital, Lula aparece em primeiro lugar em todos os cenários do primeiro turno em 2018.
Leia a íntegra:
NOTA À IMPRENSA
Força Tarefa ilude a sociedade: não há provas contra Lula
São Paulo, 5 de agosto de 2016,  
 Os procuradores da Operação Lava Jato iludem a sociedade brasileira ao afirmar que têm provas para incriminar o ex-presidente Lula. Uma afirmação dessa gravidade só poderia ser feita com base em provas concretas. Como não há fatos, apenas ilações, pois Lula sempre agiu dentro da lei, os procuradores da Lava Jato mantiveram hoje sua campanha de difamação e perseguição ao maior líder político do País, valendo-se da cumplicidade dos meios de comunicação que não questionam tal comportamento.
 No dia da abertura dos Jogos Olímpicos no Rio – conquistados pelo Brasil durante o governo Lula e preparados no governo dele e de sua sucessora, Dilma Rousseff – os procuradores da Lava Jato voltaram a induzir manchetes artificiais, incluindo comentários indevidos, infundados e ofensivos a Lula, num documento que deveria primar pela objetividade.
Esse tipo de comportamento, que configura uma caçada judicial, com apelo à propaganda ofensiva para sustentar um julgamento pela mídia, motivou o recurso dos advogados de Lula ao Comitê de Direitos Humanos da ONU.
 Os procuradores e o juiz da Operação Lava Jato violam sistematicamente os direitos do cidadão Luiz Inácio Lula da Silva, e não há mais como esconder sua parcialidade. Na ausência de remédio jurídico eficaz no Brasil contra essa perseguição, Lula buscou a corte da ONU, um direito que todo cidadão brasileiro tem, conforme tratados internacionais assinados pelo país.
 A manifestação divulgada hoje pelos procuradores – caluniosa, infamante, irresponsável e indigna de servidores ligados ao mundo do direito – é mais uma evidência de que Lula não pode esperar Justiça no âmbito da Operação Lava Jato. O que se deseja fazer com ele é um linchamento.
 Os promotores da Lava Jato já incorreram diversas vezes em pré-julgamento em relação a Lula, o que é objeto de uma queixa contra o procurador Carlos Fernando Lima na Corregedoria do Ministério Público, e já chegaram a afirmar que fazem parte do mesmo "time" do juiz Sérgio Moro. Logo, não é surpresa que cometam de novo essa prática e não questionem a incompetência territorial, os pré-julgamentos ou as violações legais cometidas por Moro, que assumiu a postura, como juiz acusador, de atuar como parte da promotoria. 
 Se a Força Tarefa da Lava-Jato diz ter provas  contra Lula, ela deve apresentá-las dentro do devido processo legal, com direito a defesa e contraditório, e não continuar com sua prática de difamação de imagem com vazamentos e apoio de uma mídia hostil ao ex-presidente Lula sem a apresentação de qualquer prova ou denúncia concreta.  Isso também é uma violação dos direitos humanos, no caso da presunção da inocência, e também objeto da ação na ONU. 
 Após mais de 60 acordos de delação premiada onde criminosos puderam reduzir suas penas, quebra de sigilos bancários, telefônicos e de viagens do ex-presidente e de sua família, não foram encontrados nenhuma prova de que Lula tivesse cometido qualquer ilegalidade, tivesse conhecimento ou atuação em qualquer ilícito. Após dois anos de investigações direcionadas os procuradores apresentam apenas suposições inspiradas na infame teoria do domínio do fato e do direito penal do inimigo, que dispensam provas para condenar.  Não há na caluniosa peça do Ministério Público um ato, um acontecimento, um fato capaz de indicar qualquer crime cometido pelo ex-presidente, apenas suposições fantasiosas de quem quer reescrever a história do primeiro presidente de origem operária a chegar a presidência da República. 
 O ex-presidente já provou com documentos não ser dono do apartamento no Guarujá (http://lula.com.br/os-documentos-do-guaruja-desmontando-farsa-0), nem do sítio em Atibaia (http://lula.com.br/o-que-lula-tem-e-o-que-inventam-que-ele-teria-1). Ambas propriedades tem as escrituras públicas dos seus proprietários. O ex-presidente realizou palestras para diversas empresas de diversos setores (http://www.luladasilva.net/). Todas elas foram comprovadamente realizadas, sempre foi cobrado o mesmo valor de referência pelo serviço prestado, e inclusive em acordo de delação premiada celebrado pela Andrade Gutierrez já foi confirmada a realização idônea das palestras, da mesma forma que outros ex-presidentes do Brasil e do mundo. É infame a tentativa do Ministério Público de criminalizar ações feitas dentro da ordem legal, sem nenhum ato de corrupção ou contrapartida.
 A verdade é que o Ministério Público Federal submeteu Lula e seus familiares a uma indevida devassa e verificou que o ex-presidente não cometeu qualquer crime. Mas ao invés de darem a ele um atestado de inocência querem condena-lo pelas manchetes dos jornais e das revistas.
 Lula reafirma sempre ter agido dentro da lei antes, durante e depois da presidência da República.

Vox: Lula lidera 1º turno em todos os cenários

247 – O ex-presidente Lula continua liderando as pesquisas de intenção de voto em primeiro turno, confirmou levantamento realizado pelo instituto Vox Populi divulgado nesta sexta-feira 5 pela revista Carta Capital.
Se a eleição presidencial fosse hoje, Lula seria o candidato mais votado em três cenários pesquisados. Ele teria 28% dos votos em uma disputa contra o tucano Aécio Neves (18%) e Marina Silva (15%).
Com Geraldo Alckmin como candidato do PSDB, Lula lideraria com 29%, contra 18% de Marina e 11% do governador de São Paulo. O cenário com José Serra (13%) também não favorece os tucanos, terminando com Lula (29%) e Marina (19) .
Apesar da campanha jurídico-midiática contra o ex-presidente, ele não deixa a liderança das pesquisas de intenção de voto. Recentemente, levantamento do instituto Datafolha revelou resultados similares.

Paulo assina PL que transforma Adagro em Autarquia


O governador Paulo Câmara assinou, ontem, durante visita ao município do Agreste Meridional, Projeto de Lei Ordinária para transformar a Agência de Defesa e Fiscalização de Pernambuco (Adagro) em Autarquia. Atualmente, a entidade funciona como uma unidade técnica integrante da estrutura administrativa da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara). O objetivo da matéria é equiparar a Adagro aos modelos mais recentes de agências brasileiras de fiscalização agropecuárias.  Dessa forma, a unidade passará a ser uma Agência Estadual dotada de autonomia administrativa, funcional e financeira, beneficiando a população pernambucana com maior agilidade na prestação dos serviços.
“A mudança vai trazer mais eficiência à Adagro e, consequentemente, aos produtores locais. Além disso, a transformação trará um maior ganho de receitas, pois a Adagro estará ainda mais preparada e, com isso, dará respostas condizentes com o desenvolvimento que queremos dar ao nosso Estado”, destacou o governador Paulo Câmara.
Com a mudança, a agência poderá aumentar a arrecadação, passando de R$ 4,5 milhões para R$ 10 milhões anuais, por meio de uma reestruturação de taxas, de acordo com a presidente da instituição, Erivânia Camelo. O valor será utilizado para custeio das atividades desenvolvidas e para uma melhoria da estrutura de atendimento.
“Passando a atender como Autarquia, a Adagro fica mais forte, pois nossa autonomia melhora e, com isso, melhora, também, a vida da população. É uma mudança muito importante para os produtores, que vão poder crescer ainda mais”, afirmou.  O secretário Nilton Mota (Sara) relembrou que a garantia de autonomia era um pleito antigo junto à Adagro. “Foi uma construção com vários parceiros. Escutamos toda a classe produtora de Pernambuco para chegar a esse dia de hoje. Com essa mudança para autarquia, vamos ter um novo momento na Adagro”, comemorou.
O PL atende às determinações da Organização Internacional de Episotiáse (OIE), que indicou a autonomia da Adagro após Pernambuco ter sido certificado como livre de Aftosa com vacinação. O documento será encaminhado para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Além dos benefícios já mencionados, a partir da mudança para Autarquia, também está a autonomia para realizar parcerias nacionais e internacionais, possibilitando um intercâmbio de conhecimento e novas práticas para inspeção e defesa agropecuária. A Adagro também terá capacidade de se atualizar no menor tempo possível, mantendo o perfil da fiscalização sempre em dia com as normas.

PSB de Angelim faz convenção histórica e homologa Douglas Duarte como candidato

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Angelim realizou nesta quinta feira (04) a sua convenção municipal na qual foram homologadas as candidaturas de Douglas Duarte e Rosa Cavalcanti, candidato a prefeito e vice, respectivamente, para as próximas eleições, além da chapa de candidatos a vereadores.
A convenção teve inicio às 20 horas e foi considerada pelos presentes como uma convenção histórica na nossa cidade, pois foi a maior convenção já realizada por um candidato a prefeito nos últimos tempos.
A convenção contou com uma militância grande e entusiasmada durante todo o evento, contou ainda com a presença dos deputados Federal Ricardo Teobaldo, Estadual Romário Dias e Ex-prefeito Samuel Salgado, uma das maiores lideranças políticas de Angelim.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Sabe qual direito você perdeu hoje? Site te mostra

Brasil de Fato - Os cortes nas políticas sociais da população brasileira, promovidos pelo presidente interino Michel Temer (PMDB-SP) não são poucos. É o que denuncia o site Alerta Social, que direito você perdeu hoje?’, que noticia diariamente as ofensivas e ameaças do governo provisório. A plataforma afirma ser um espaço de “de luta e resistência contra o golpe […] que afeta principalmente os mais pobres”.
Os textos publicados fazem breves análises das propostas, Projetos de Lei (PL) e Medidas Provisórias (MP) que, de alguma forma, tem prejudicado os trabalhadores.
As recentes ameaças do governo interino de Temer como as novas regras da aposentadoria, que já passa a valer para quem tem menos de 50 anos, a tentativa de tirar o termo “distribuição de renda” nas metas do governo e a aprovação do orçamento de 2017 que limita gastos na saúde e na educação, já constam na plataforma.
“Não é possível assistir à perda de direitos e ao golpe à democracia e ao povo brasileiro sem reação”, afirma a descrição do site que é composto por pesquisadores, ativistas, especialistas,  gestores e cidadãos e cidadãs “preocupados com a ruptura no ciclo democrático e o retrocesso nas políticas sociais que se concretizam desde a tomada do governo brasileiro”.

A quem o senhor engana falando em ‘nova esquerda’? Carta aberta a Cristovam Buarque

Do G1. com
A polícia investiga o estupro de uma médica cubana - do programa Mais Médicos - dentro de um consultório do Posto de Saúde de Capoeiras, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a prefeita do município, Neide Reino (PSB), um assaltante teria invadido a unidade e cometido o crime. O caso divulgado nesta quarta-feira (3) ocorreu na segunda (1º).
Por e-mail, o G1 solicitou um posicionamento do Ministério da Saúde para saber se o órgão tomará algum tipo de medida com relação a este caso. Até a publicação desta matéria, não recebemos resposta.
saiba mais
Por telefone, o G1 conversou com a prefeita de Capoeiras, Neide Reino. Ela explicou como o caso aconteceu. De acordo com a gestora, a médica estava trabalhando no posto quando um assaltante invadiu o local. "Ele rendeu a médica e a técnica de enfermagem, e roubou os celulares delas. Depois ele trancou a médica no consultório e cometeu o crime", detalhou.

Ainda segundo a prefeita, o criminoso não foi reconhecido e não havia segurança no posto de saúde. A médica é casada, integrante do Programa Mais Médicos - do Governo Federal - e mora em Capoeiras, conforme informou a gestora.

"Nós já prestamos um boletim de ocorrência e levamos a médica para uma unidade de saúde para ela passar por exames sexológicos, que irão confirmar o estupro", falou Neide Reino. O delegado Flávio Pessoa disse que "não será repassada nenhuma outra informação por enquanto para não atrapalhar as investigações".

Comprador de avião era ‘entregador’ de propina de Eduardo Campos e de pai de ministro de Temer, diz relatório da PF

No Estadão:
Ao indiciar 20 investigados na Operação Turbulência, a Polícia Federal apontou o empresário João Carlos Lyra Pessoa de Melo Filho como líder de suposto grupo criminoso e encarregado de entregar propina da empreiteira Camargo Corrêa ao ex-governador Eduardo Campos – morto em acidente aéreo em agosto de 2014 – e ao senador Fernando Coelho Bezerra (PSB-PE), pai do ministro das Minas e Energia do governo interino Michel Temer (PMDB), Fernando Filho.

(...) De acordo com a PF, Lyra assinou o Termo de Intenção de Compra e se apresentou formalmente como o único comprador do avião Cessna Citation PR-AFA que caiu em Santos, há dois anos, matando Eduardo Campos, o então candidato à presidência pelo PSB.

A informação sobre a atuação de Lyra foi detalhada à delegada Andrea Pinto Albuquerque pelos ex-funcionários da Camargo Corrêa, Gilmar Pereira Campos e Wilson da Costa. De acordo com os ex-funcionários, para viabilizar o pagamento, a empreiteira realizou um contrato fictício com a Construtora Master. O objeto do contrato seria a terraplanagem na obra da refinaria de Abreu e Lima, mas o serviço nunca foi prestado.

Os valores arrecadados com os contratos fraudulentos, diz a PF, eram repassados para João Carlos Lyra por meio de entregas de dinheiro vivo e por meio de depósitos em contas de grupo de empresas de fachadas em nome de laranjas ligados ao líder do grupo criminoso.

Afastamento de Dilma: hipocrisia como jamais houve

Jânio de Freitas - Folha de S.Paulo
Quem não aceita ver golpe partidário na construção do impeachment de Dilma Rousseff pode ainda admitir, para não se oferecer a qualificações intelectual ou politicamente pejorativas, que o afastamento da presidente se faz em um estado de hipocrisia como jamais houve por aqui.
O golpe de 64 dizia-se "em defesa da democracia", é verdade. Mas o cinismo da alegação não resistia à evidência dos tanques na rua, às perseguições e prisões nem aos crimes constitucionais (todos os militares do golpe haviam jurado fidelidade à Constituição que acabavam de trair: sem exceção, perjuros impunes). Todos os golpes tentados ou consumados antes, incluída a Proclamação da República, tiveram na formação aquele mesmo roteiro, com diferença de graus. A força das armas desmoralizava a hipocrisia das palavras.
Os militares, hoje, não são mais que uma lembrança do que foi a maior força política do país ao longo de todo o século 20. Ao passo em que a política afunda na degeneração progressiva, nos últimos 20 anos os militares evoluíram para a funcionalidade o mais civilizada possível no militarismo ocidental. A aliança de civis e militares no golpismo foi desfeita. A hipocrisia do lado civil não tem mais quem a encubra, ficou visível e indisfarçável.
Há apenas cinco dias, Michel Temer fez uma conceituação do impeachment de Dilma Rousseff. A iludida elegância das suas mesóclises e outras rosquinhas faltou desta vez (ah, que delícia seria ouvir Temer e Gilmar Mendes no mesoclítico jantar que tiveram), mas valeu a espontaneidade traidora. Disse ele que o impeachment de Dilma Rousseff é uma questão "política, não de avaliação jurídica deles", senadores. Assim tem sido, de fato. Desde antes de instaurados na Câmara os procedimentos a respeito: a própria decisão de iniciá-los, devida à figura única de Eduardo Cunha, foi política, ainda que por impulso pessoal.
Todo o processo do impeachment é, portanto, farsante. Como está subentendido no que diz o principal conspirador e maior beneficiado com o afastamento de Dilma. Porque só seria processo autêntico e legítimo o que se ocupasse de avaliação jurídica, a partir da Constituição, de fatos comprovados. Por isso mesmo refere-se a irregularidades, crimes, responsabilidade. E é conduzido pelo presidente, não de um partido ou de uma Casa do Congresso, mas do Supremo Tribunal Federal.
As 441 folhas do relatório do senador Antonio Anastasia não precisariam de mais de uma, com uma só palavra, para expor a sua conclusão política: culpada. O caráter político é que explica a inutilidade, para o senador aecista e seu calhamaço, das perícias técnicas e pareceres jurídicos (inclusive do Ministério Público) que desmentem as acusações usadas para o impeachment.
Do primeiro ato à conclusão de Anastasia, e até o final, o processo político de impeachment é uma grande encenação. Uma hipocrisia política de dimensões gigantescas, que mantém o Brasil em regressão descomunal, com perdas só recompostas, se o forem, em muito tempo –as econômicas, porque as humanas, jamais.
E ninguém pagará por isso. Muito ao contrário.

SP: prefeitura recupera US$ 25 milhões ligados a Maluf

O Estado de S.Paulo
O Citibank N.A, dos Estados Unidos, e UBS AG Zurich, da Suíça, depositaram nesta quarta-feira, 3, US$ 15 milhões e US$ 10 milhões, respectivamente, relativos a dois termos de ajustamento de conduta firmados com o Ministério Público de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo em 2015.
As informações foram divulgadas no site do Ministério Público do Estado.
O pagamento se refere a danos morais coletivos em razão de movimentação financeira na Suíça, Estados Unidos e Ilha de Jersey em contas de empresas “offshore” ligadas ao ex-prefeito Paulo Maluf e seus familiares. Do total pago, 90% se destinam ao município. O restante foi revertido ao Fundo de Interesses Difusos, Fundo Estadual de Perícias e à Fazenda do Estado de São Paulo.

Confusão em Caetés:Prefeito terá candidatura impugnada

O prefeito Armando Duarte (PTB) de Caetés poderá ter sua candidatura impugnada, a direção do PSB em Caetés aguarda apenas o registro da candidatura à reeleição para apresentar impugnação à Justiça Eleitoral. O trabalhista estaria impedido de disputar por ter assumido a Prefeitura na gestão passada por um período de 52 dias. “Duarte foi ordenador de despesas durante quase dois meses no exercício anterior, porque era presidente da Câmara, mas poderia ter abdicado de assumir a Prefeitura para não comprometer seus projetos futuros”, diz o PSB, em nota. Como foi eleito em 2012, o prefeito, na visão do partido, se tornou ordenador de despesas em duas gestões e sua eventual reeleição em 2016caracterizaria um terceiro mandado.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Sílvio Costa na lista dos parlamentares mais influentes

Vice-líder do governo Dilma na Câmara Federal, o deputado Sílvio Costa (PTdoB) é apontado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) – pelo 8º ano consecutivo – como um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Em lista divulgada hoje, o DIAP inclui Sílvio Costa na relação dos 100 deputados e senadores de maior destaque, influência e liderança na Casa.
“São os 100 que consideramos os cabeças do Congresso em 2016, os que comandam o processo decisório no Congresso", afirma o departamento. A lista contém 62 deputados e 38 senadores.
O DIAP aplica como critérios para medir o protagonismo no processo legislativo a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, através do conhecimento, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e a facilidade em conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate.
O departamento considera que os atributos citados, principalmente a facilidade nas ideias, posições e propostas, definem a capacidade do parlamentar em liderar a repercussão das iniciativas e na tomada de decisão.

Escolas de Garanhuns disputam etapa estadual dos Jogos Escolares, em Serra Talhada

Estudantes de várias regiões do Estado disputam, a partir de hoje (03), no município de Serra Talhada, as finais da categoria mirim dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), nas modalidades vôlei, futsal, basquete e handebol. No total de mais de 1,1 mil alunos/atletas e treinadores, a rede estadual em Garanhuns é representada pela Escola Simoa Gomes. Da rede privada, participam da competição os colégios 15 de Novembro, Diocesano e CMA.

Para participar nos JEPs, as equipes escolares precisaram conquistar o primeiro lugar, por categoria e modalidade, nos Jogos Escolares Regionais. No Agreste Meridional, as competições das modalidades coletivas aconteceram entre 17 e 25 de maio, em Garanhuns. Na fase que inicia hoje, as escolas disputam o título estadual e a vaga nos Jogos Escolares Brasileiros, que serão realizados entre os dias 20 e 29 de setembro, em João Pessoa, na Paraíba.

No período que vai até 8 de agosto, será disputada a fase final do vôlei e do futsal. Estão sendo esperadas 49 equipes e aproximadamente 600 alunos/atletas em quadra. A Escola Simôa Gomes é representada pela equipe feminina de futsal, na categoria mirim (foto ao lado). As atletas jogam amanhã (04), às 10h, com a Escola Paulo Guerra, de Araçoiaba; na sexta (05), no mesmo horário, contra o Colégio Damas de Recife; e no sábado (06), enfrentando a Escola Jorge Menezes, de Sertânia, também às 10h. A final acontece na segunda, dia 08, entre as vencedoras das disputas semifinais. 

Já entre os dias 8 e 13, entram em cena o basquete e o handebol, que vão levar para Serra Talhada cerca de 500 pessoas. Todas as partidas serão realizadas em quatro ginásios municipais da cidade sertaneja. Toda a acomodação, transporte e alimentação dos participantes desta fase dos Jogos Escolares de Pernambuco será por conta da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

Confira as tabelas dos jogos:

Tabela de Vôlei Estadual
Tabela de Futsal Estadual

CHALÉ DA SAÚDE: V Geres promoveu ação educativa junto ao público no FIG 2016‏‏‏

A V Gerência Regional de Saúde do Governo do Estado, sediada em Garanhuns, de forma integrada a municípios e instituições, promoveu o Chalé da Saúde, na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos, durante a realização do 26º Festival de Inverno. Todas as noites do evento, profissionais fizeram atividades educativas com o público, sobre vários temas.

Na sexta-feira da abertura, a Secretaria Municipal de Saúde de Saloá ficou responsável pela programação. Além das secretarias e municípios da regional, as residências do Hospital Dom Moura e da V GERES também participaram, com uma ação educativa incentivando a doação de sangue, inclusive com a distribuição de adesivos e panfletos.

Participaram também Instituições como o SAMU e profissionais das secretarias de saúde, a exemplo de Saloá, Bom Conselho, Garanhuns, Capoeiras, Caetés, Lajedo, Paranatama e Correntes. Sempre com ações diferentes, com criatividade e alegria!

A gestora da Regional de Saúde, Catarina Tenório, comentou a programação do chalé: “Trata-se de uma necessidade constante de motivar as pessoas a se cuidarem, atentando para informações básicas, mas de grande alcance social. Estamos muito felizes com o sucesso do chalé no festival, mais uma vez, pela integração de municípios e instituições em nossa regional, e por poder proporcionar um ambiente de informação pública.”

Morreu Pedro de Assis

Garanhuns e o Agreste perderam hoje uma  personalidade muito conhecida na região. O advogado Pedro de Assis, 56, que trabalhou na Prefeitura nas gestões de Silvino Duarte e Luiz Carlos, e no atual governo era da Assessoria Jurídica da Aesga e em Angelim foi durante muitos anos assessor jurídico da Câmara dos Vereadores. Ele foi vítima de um AVC.

Dr. Pedro era casado, tendo deixado mulher e filhos. Morava no bairro da Brasília e tinha escritório como advogado na Rua Quinze de Novembro, próximo ao Supermercado Bonanza.

O profissional do ramo do direito era uma figura cordata, tinha muitos amigos em Garanhuns e diversas cidades do Agreste Meridional.

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, assim como a direção da Aesga, distribuíram nota lamentando a perda de Pedro de Assis, um profissional e cidadão que fará falta aqui na cidade e em todo o Agreste Meridional.(Do blog de Roberto Almeida)

A quem o senhor engana falando em ‘nova esquerda’? Carta aberta a Cristovam Buarque

Esta é mais uma da série das Cartas Abertas aos Golpistas. O destinatário agora é Cristovam Buarque.
por : Paulo Nogueira no Diário do Centro do Mundo.

Caro Cristovam:
Li outro dia o senhor falando numa “nova esquerda”. Senador: o senhor não tem vergonha de falar em “nova esquerda” quando se aliou ao que existe de mais putrefato na velha direita brasileira num golpe que destruiu 54 milhões de votos e, com eles, a democracia?
PUBLICIDADE
Como o senhor dorme, senador? A consciência não lhe pesa? Que mentiras o senhor conta a si mesmo para conviver com tamanha ignomínia?
Já tivemos tempo para verificar qual foi o real propósito do golpe. Os ricos são favorecidos e os pobres castigados. É assim que funciona, desde sempre, a plutocracia brasileira.
Por isso somos uma das sociedades mais desiguais e mais abjetas do mundo.
E o senhor está ao lado dessa calamidade. Contribuiu, com seu voto, para mais uma vitória da plutocracia que, no passado, matou GV e derrubou Jango.
Vou citar o nome de alguns de seus companheiros de jornada.
Eduardo Cunha. Bolsonaro. Malafaia. Todos aqueles deputados federais que viraram piada no mundo na sessão do impeachment. Janaína Paschoal.
Os irmãos Marinhos da Globo. A família Frias da Folha. Os Civitas da Abril.
Michel Temer. Renan Calheiros. Collor. Gilmar Mendes.
Todos os analfabetos políticos que, manipulados pela mídia plutocrata, vestiram a camisa da CBF e foram às ruas bradar pelo golpe. Os idiotas que bateram panelas, igualmente induzidos pela imprensa.
Os comentaristas e editores recrutados pelas empresas de mídia em seu jornalismo de guerra. Todos eles.
É uma amostra da escória à qual o senhor se juntou, senador.
Como homem da Educação, o senhor bem sabe o valor dos livros. Qual o papel que os livros lhe reservarão no futuro?
É uma pergunta fácil de responder. O de um fâmulo da plutocracia. O de um golpista.
O senhor atirou sua biografia no lixo. Seus descendentes serão obrigados a conviver com a infâmia de um antepassado que optou pelos privilegiados em detrimento dos miseráveis com argumentos cínicos.
E o senhor ainda ousa falar em “nova esquerda”. A quem o senhor engana, senador? Nem ao senhor, presumo. O senhor não é tão mentecapto para acreditar em tamanho disparate.
Sinceramente.
Paulo

Deputado defende que Ideb seja divulgado antes das eleições municipais

Por causa da falta de previsão para a divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) protocolou um requerimento de informação no Ministério da Educação. Ele pede que os dados referentes ao Índice estabelecido a partir do Censo Escolar realizado em 2014 sejam apresentados com urgência. Responsável por aferir a qualidade do ensino em todo Brasil, o Ideb é importante para que estados e municípios determinem suas políticas públicas na educação.

Para o parlamentar,  é importante que o Índice seja divulgado o quanto antes para que a sociedade verifique se as ações tiveram efetividade. “Justamente neste momento em que vivemos o período eleitoral, precisamos fazer um grande debate com a população. Esse tema tem que estar na pauta da sociedade, para que ela possa aferir se a política adotada no âmbito da educação por cada prefeito que está concluindo o mandato teve um resultado objetivo”, justificou.
Historicamente o resultado do IDEB é divulgado em meados do ano seguinte à realização do Censo Escolar. Os dados de 2007 foram apresentados em junho do ano seguinte; os de 2009, em julho de 2010. Os de 2011 foram divulgados em agosto de 2012 e os de 2013, o último, em setembro de 2014, quando havia o compromisso expresso no Diário Oficial da União de que seriam divulgados até 31 de julho. Até agora, não há um compromisso sobre a data em que serão apresentados os dados. “Além de impossibilitar o debate com a sociedade, prejudica as ações na área da educação”, acrescentou Danilo Cabral.

O Ideb é importante principalmente para os Estados, como Pernambuco, que têm uma política pública de educação fundamentada num sistema de metas, no acompanhamento e monitoramento dos investimentos e ações na área. É a partir de seu resultado que são estabelecidas as prioridades, orientadas as ações e metas. Além disso, o Ideb serve de base para aqueles Estados que têm seus próprios sistemas de avaliação de ensino, como Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe).

Criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007, o Ideb sintetiza indicadores que aferem a qualidade de ensino e permite que seja aferida a efetividade das políticas públicas na área da educação. A série histórica de resultados do IDEB se inicia em 2005, a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação. A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Temer perde recato no epílogo do impeachment

Do blog do Josias
Michel Temer perdeu na reta final do impeachment algo que parecia prezar nas suas maquinações: o recato. Combinando dois elementos que costumam ser tóxicos na política —pressa e autoconfiança— investiu-se de um desembaraço que produziu, em poucas horas, dois desastres:
1. Sem sopesar os custos e os benefícios, Temer estrelou uma coreografia para apressar a descida da lâmina que aguarda Dilma Rousseff no plenário do Senado. Na noite de segunda-feira, num jantar na casa do ministro Gilmar Mendes (TSE e STF), Temer manifestou a senadores presentes seu desconforto com a hipótese de o julgamento de Dilma escorregar para os primeiros dias de setembro. Disse que recorreria aos bons préstimos do mandachuva do Senado, Renan Calheiros, para se certificar de que a guilhotina seria acionada até o final de agosto. Com isso, produziu o primeiro desastre: amarrou seu interesse pessoal à ficha corrida de Renan, dono de impoluta biografia.
2. No almoço de terça-feira, Temer dividiu a mesa com Renan e outros quatro pajés do PMDB: Jucá, Eunício, Padilha e Geddel. Mal terminou o repasto, Renan tocou o telefone para o presidente do STF, Ricardo Lewandowski. Na sequência, o senador trombeteou que o juízo final de Dilma começaria em 25 ou 26 de agosto, não no dia 29, como informara o STF no último sábado. Ao justificar-se, Renan soou como porta-voz do Brasil limpinho: “Há uma impaciência da sociedade com essa demora, inclusive a própria presidente Dilma. Ela me falou que não aguenta mais…” O empenho de Renan para fechar a conta do impeachment em agosto faz dele um credor de Temer. O pagamento será publicado no Diário Oficial. Segundo desastre: Temer nomeará para o posto de ministro do Turismo um apadrinhado de Renan. Por ora, está na fila o deputado alagoano Marx Beltrão, réu no STF.
Na noite de terça, em conversa com o senador Raimundo Lira, presidente da Comissão do Impeachment, Lewandowski disse que o julgamento de Dilma pode até começar no dia 25, como reivindicou Renan. Mas não autorizará sessões no final de semana. Para sorte de Temer, o presidente do Supremo limitou o número de testemunhas a serem ouvidas no plenário a dez —cinco de cada lado. Assim, a pressa talvez resulte num encurtamento do processo em dois ou três dias. Parece pouco. Sobretudo levando-se em conta o déficit estético do enredo. Na Câmara, Temer prevaleceu abraçado a Eduardo Cunha. No Senado, acaba de atracar-se voluntariamente a Renan Calheiros. Quem olha de longe fica com a impressão de que o novo governo é apenas um cadáver do velho.

Moro golpeia discurso tucano

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA
O juiz Sérgio Moro deu um duro golpe no discurso tucano sobre corrupção. Segundo ele, há prova de que em 2009 o então presidente do PSDB, Sérgio Guerra, que morreu em 2014, cobrou propina de R$ 10 milhões para abafar a CPI da Petrobras.
Os tucanos sempre argumentaram que não receberam propina da Petrobras porque as indicações dos diretores corruptos foram feitas no governo do PT. Hoje, com a Operação Resta Um, a 33ª da Lava Jato, Moro afirma que o dinheiro saiu da estatal e que houve uma tentativa de obstruir a Justiça, abafando uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).
Outro efeito importante da operação desta terça é fechar o cerco sobre todas as grandes empreiteiras do país. Os investigadores foram incisivos em relação à Queiroz Galvão, dizendo que a empresa cometeu todos tipos de crimes investigados pela Lava Jato

PSD realiza hoje convenção em Angelim

O partido da situação em Angelim, PSD realiza logo mais a sua convenção municipal onde o partido do atual prefeito Marco Calado homologará a sua chapa para prefeito e vereadores, chapa que será capitaneada pelo atual Vice-prefeito Josemir Miranda(foto) e tendo como companheiro de chapa o Vereador Geraldo Amorim.
A chapa é uma coligação do PSD com o PMDB e terá também partidos como DEM e PSDB.
As eleições em Angelim terá uma disputa polarizada entre o PSD com Josemir Miranda que tentará se manter no poder e o PSB do jovem empresário e farmacêutico Douglas Duarte que almeja alcançar a prefeitura.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Caravana DETRAN nos Municípios chega a Arcoverde e Pesqueira

A Secretaria das Cidades – Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, estará com a Caravana de Educação nos municípios de Arcoverde e Pesqueira, Sertão do Estado, nos dias 2, 3, 4 e 5, levando o Fórum de Educação de Trânsito com foco nos acidentes com motos. A ação é coordenada pela equipe de Educação do Órgão, em parceria com Universidade de Pernambuco – UPE.
 
As cidades receberão o DETRAN Móvel, que vai atender a população, além disso, serão realizadas Blitz Educativa, que conta com o apoio da Operação Trânsito Seguro – OTS; Palestras nas escolas, visando capacitar professores de Escolas Pública Estadual e Municipal; e o Fórum de Educação de Trânsito, que discutirá segurança no trânsito e trauma de face em acidentes com motos.  
 
De acordo com o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, por determinação do Governador Paulo Câmara, o Órgão vem investindo na educação no trânsito com foco na prevenção de acidentes, principalmente de motos, que só torna possível quando atrelado a fiscalização prévia, o que estimula a boa conduta do motorista no trânsito.

 
Frota de Carros
Arcoverde
Pesqueira
12.624
6.735
 
Frota de Motos
Arcoverde
Pesqueira
7.069
6.910
 
 
CRONOGRAMA DA CARAVANA DETRAN NOS MUNICÍPIOS – ARCOVERDE
 
 
DATA
AÇÃO
LOCAL
HORÁRIO
EQUIPE
03/08
Formação de Professores da Rede Estadual
EREM Carlos Rios
08h às 13h
Gerência de Ensino – Edson Estevam
Palestra para alunos da Rede Estadual – Ensino Médio
EREM Carlos Rios
14h às 16h
Gerência de Ensino – Edson Estevam
Capacitação de Diretores de Ensino e instrutores de CFCs
Auditório da CDL
8h às 12h
CTP – Rielma e Lúcia
DETRAN Móvel
 
 
 
 
 
 
 
 
Blitz Educativa – Arcoverde
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fórum de Educação de Trânsito
 
Rua Capitão Arlindo Pacheco de Albuquerque
 
 
 
 
 
 
 
Rua Capitão Arlindo Pacheco de Albuquerque
 
 
 
 
 
 
 
Escola Pública Estadual Carlos Rios
(Rua Maria José de Siqueira Moreno - Centro
Arcoverde - PE)
09h às 16h
 
 
 
 
 
 
 
11h às 12h30
 
 
 
 
 
 
 
 
 
19h
 
DOV
 
 
 
 
 
 
 
Eventos,Fiscalização, Turma do Fom Fom, Alunos da UPE
 
 
 
 
 
 
 
Palestras
Ivson Correa: Segurança no Trânsito
Alunos da UPE: Trauma de Face e Acidentes de Motos

 
 
CRONOGRAMA DA CARAVANA DETRAN NOS MUNICÍPIOS – PESQUEIRA
 
 
DATA
AÇÃO
LOCAL
HORÁRIO
EQUIPE
02/08
Capacitação de Diretores de Ensino e instrutores de CFCs
Auditório do Centro Comercial Rosa
13h às 18h
CTP – Rielma e Lúcia
04/08
Palestra para alunos da Rede Estadual – Ensino Médio
EREM José Almeida Maciel
14h às 16h
Gerência de Ensino – Edson Estevam
DETRAN Móvel
 
 
 
 
 
Blitz Educativa – Pesqueira
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fórum de Educação de Trânsito
Praça da Igreja Matriz
 
 
 
 
 
Próximo à Igreja Matriz, no Centro
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Auditório do Centro Comercial Rosa
09h às 16h
 
 
 
 
 
10h às 11h30
 
 
 
 
 
 
 
 
 
19h
DOV
 
 
 
 
 
Eventos,Fiscalização, Turma do Fom Fom, Alunos da UPE
 
 
 
 
 
 
 
Palestras
Ivson Correa: Segurança no Trânsito
Alunos da UPE: Trauma de Face e Acidentes de Motos
05/08
Formação de Professores da Rede Estadual
EREM José Almeida Maciel
8h às 13h
Gerência de Ensino – Edson Estevam