sábado, 17 de setembro de 2016

Temer: Brasil aberto a negócios, diz jornal dos EUA

Do blog de Magno Martins
O presidente Michel Temer abre na terça-feira (20) a 71ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) – desde 1947, o representante brasileiro faz o discurso inaugural na assembleia. Em entrevista ao The Wall Street Journal (WJS) publicada na quinta-feira (15), Temer procurou convencer os investidores de que a crise política está sendo superada e agora o país está pronto para receber investimentos.
O título da  matéria do periódico americano, que representa os interesses do mercado financeiro, é significativo: "President Michel Temer declares Brazil open for business" (presidente brasileiro declara o Brasil aberto a negócios, em tradução livre).
A entrevista original, a primeira do presidente que chegou ao poder pelo golpe que depôs a presidenta eleita, Dilma Rousseff, pode ser lida aqui.
O jornal, porém, frisa que o governo Temer ainda está longe de se consolidar e que lida com altos índices de impopularidade. "Se o senhor Temer é o homem para restaurar a calma à política tensa e tumultuada do Brasil permanece uma questão em aberto. Em suas primeiras semanas no cargo, ele foi recebido com manifestações de rua hostis em várias grandes cidades e repetidamente vaiado em aparições públicas", diz o WSJ.
Temer é tratado pelo jornal como um político "que passou boa parte de sua carreira política trabalhando nos bastidores" e que é visto "visto com desconfiança por muitos brasileiros, já irritados com as medidas de austeridade defendidas por um homem que não elegeram como presidente."
Diz ainda que a rejeição a seu governo, aliada ao acirramento da conjuntura política que resultou de sua chegada ao poder "poderiam minar seu desejo de ser visto como um unificador."
Por fim, Temer afirma ao WSJ que está em curso no Brasil uma campanha para "conscientizar" eleitores das necessidades de "medidas dolorosas", como a reforma da Previdência, o limite de gastos públicos etc.

Naútico tem a primeira vitória com Givanildo: 3 x 1no Paysandu

foto@nauticope
O Náutico reencontrou o caminho da vitória na série B ao derrotar na Arena Pernambuco hoje a tarde o Paysandu do Pará pelo placar de 3 x 1, com 03 gols de Vinicius em tarde inspirada.
Essa foi a primeira vitória do treinador Givanildo Oliveira e com ela o Timbu se aproxima do G4 com agora 36 pontos estando a 03 pontos da séries A.
Este conteúdo foi produzido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Para compartilhar, use o link http://blogs.ne10.uol.com.br/torcedor/2016/09/17/com-vinicius-inspirado-nautico-vence-o-paysandu-por-3-a-1/
O Jogo
O jogo foi equilibrado, o Paysandu começando melhor a partida, em seguida o Náutico igualou e com Vicius inspirado fez a diferença no jogo e no placar.
Os gols foram anotados por Vinicius 03 para o Timbu de Rosa e Silva (16 e 21 do 1T e aos  48 do 2T) enquanto Jonathan (aos 49 do 1T) anotou para o Papão da Curuzu.
O Timbu jogará a próxima partida em Curitiba contra o Paraná.

Dados técnicos do jogo: 

Náutico:
Julio Cesar, Joasi, Rafael Pereira Adalberto e Gaston, João Ananias, Marco Antonio, Vinicius e Renan Oliveira, Rony e Bergson;

Paysandu: 
Emerson, Rony, Fernando Lombardi, Gilvan e João Lucas, Ricardo Capanema, Augusto Recife e Lucas, Thiago Luis, Mailson e Leandro Cearense.

Público de 2635 pagantes e Renda: R$ 36.325,00

O papelão tragicômico da Lava Jato

Por Miguel do Rosário,Do blog o Cafezinho
Que tempos, meu Deus! Que tempos vivemos!
Podemos dizer que tudo começou com aquela frase fatídica de Rosa Weber: não tenho provas para condenar José Dirceu, mas a literatura me permite fazê-lo.
Aquela frase marca uma era, é o resumo de toda uma época histórica, que começa em meados de 2005, com a midiatização judicial do escândalo do mensalão, culminando com o golpe de Estado de 2016 e a caça midiático-judicial a Lula.
A declaração de um dos procuradores da Lava Jato, durante a coletiva de hoje, de que não tem provas, mas tem convicção, é uma variável literária da frase de Weber.
Não há personagem histórico no Brasil que se compare a Lula. A perseguição a ele, feita desta maneira, meio desesperada, meio porca, acusando-o de ser o "comandante máximo" de um grande sistema de corrupção, e usando, como prova de propina recebida, um apartamento vagabundo em Guarujá que não pertence a ele e no qual ele nunca sequer passou uma noite de sua vida, ou então, pior, uma chácara simples em Atibaia, que também não está em seu nome, apenas serve para desmascarar uma farsa. Uma grande farsa, tão surreal e ridícula que duvidamos de que seja realidade.
A ironia da história é que a perseguição a Lula serve também ao propósito inverso ao pretendido pelos golpistas: esculpe o mito. Eles recriam os mais antigos e poderosos arquétipos do heroi, que luta, vence mas termina perseguido e humilhado.
Cristo, Julio Cesar, Oliver Crowell, Joana D'Arc, Che Guevara, Napoleão, Vargas. Todos os grandes nomes, da política e da religião (que já foi, para muitos povos, um universo político), passaram pela mesma trajetória.
Entretanto, no caso brasileiro, há um toque de comédia. Uma tragicomédia.
A coletiva de imprensa da Lava Jato hoje, com a apresentação de um power point com o nome de Lula, em letras garrafais, no meio, é mais um capítulo grotesco do golpe, comparável inclusive à votação na Câmara, onde vimos um deputado dedicar o impeachment a um torturador da ditadura.
É positivamente inacreditável. Eu vou listar aqui o que está escrito dentro dos círculos que apontam para Lula.
cswi9njwiaaf9le
  1. Vértice comum.
  2. José Dirceu.
  3. Pessoas próximas no mensalão.
  4. Mensalão.
  5. Pessoas próximas na Lava Jato.
  6. Poder de decisão.
  7. Governabilidade corrompida.
  8. Petrolão + proinocracia (sic) [ queria dizer propinocracia].
  9. Depoimentos.
  10. Reação de Lula.
  11. Expressividade.
  12. Maior beneficiado.
  13. Enriquecimento ilícito.

São 13 pontos. Não me espantaria se escolheram o número 13 de propósito.
Pode haver coisa mais ridícula? Gastar milhões e milhões de reais de verba pública para apresentar isso à sociedade?
Em carta aberta recente, Eugênio Aragão mencionou uma conversa que teve com Rodrigo Janot, procurador-geral da república. Nela, Aragão argumentava sobre a irracionalidade da Lava Jato, de paralisar ou quebrar simultaneamente todas as grandes empresas de construção civil do país. Janot sugeriu a Aragão a não se meter naquilo, porque a Lava Jato era muito maior que eles. Maior que eles? Ora, se Janot, ocupando a função máxima de uma corporação tão incrivelmente poderosa como o Ministério Público Federal, afirma que a Lava Jato "era muito maior que eles", então a gente tem uma pista de onde isso vem.
Enquanto o foco das conspirações midiático-judiciais - que não se encerraram com o golpe de Estado, porque ainda não mataram Lula politicamente nem terminaram de destruir o PT - se concentra em Lula, os golpistas que assaltaram o governo podem seguir com sua agenda ultraneoliberal.
A nova presidenta do BNDES tem feito declarações incríveis à imprensa. Disse que as novas concessões de serviços públicos não mais considerarão a "modicidade" das tarifas. Ou seja, a preocupação, que era central com Dilma, de oferecer tarifas baratas à população, não é mais importante no processo de concessões.
Hoje, ela falou que o BNDES oferecerá, com dinheiro dele e dos bancos públicos, mais de 30 bilhões de reais para que empresários adquiram concessões públicas de saneamento nos estados. Ou seja, os ultrarricos voltarão a comprar patrimônio público sem gastar um tostão do próprio bolso. O Estado vai dar o dinheiro de que eles precisam. Aí eles impõem tarifas altíssimas, já que a modicidade delas não será uma prioridade nas concessões, e pagam o Estado, com juros subsidiados.
O BNDES e os bancos públicos que usavam dinheiro para financiar infra-estruturas, indústria e serviços sociais, agora voltarão a financiar o processo de transferência de renda da maior parte da população para os nababos de sempre.
Mas o Brasil sequer tem a oportunidade de discutir a si mesmo. O Jornal Nacional concentra seus holofotes em Lula, que está no "centro de tudo", por causa de um triplex e um sítio que não estão em seu nome...
Entretanto, não nos enganemos com os aspectos ridículos da perseguição ao ex-presidente. As manchetes garrafais que passaram o dia inteiro ocupando os principais portais do país, o ataque midiático maciço, tem um grande poder de destruição política. Esse é o objetivo: eles não se preocupam em posarem de ridículos por não oferecerem provas. Provas, arruma-se! Uma delação premiada aqui, outra ali, mais devassa em telefones, contas, emails. Na falta de provas, vaza-se mais uma conversa íntima do presidente ou de sua esposa.
A Lava Jato atira antes e pergunta depois, como fazem os Estados totalitários. E não esqueçamos: os procuradores da Lava Jato estão sendo incensados pela grande imprensa, já ganharam prêmios nos Estados Unidos. Sergio Moro já ganhou prêmio da Globo e da Times. Eles estão sendo regiamente apoiados e premiados para fazerem o que estão fazendo.

Nova Operação Condor usa o Judiciário contra Lula

Do Opera Mundi – O presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou neste sábado (17/09) que a América Latina está enfrentando uma nova Operação Condor, em referência à cooperação entre ditaduras da região entre 1970 e 1980, que desta vez se utiliza do Poder Judiciário para neutralizar políticos de esquerda “que podem vencer eleições, como Lula”.
Em seu programa semanal Enlace Ciudadano, transmitido pela internet desde a sede do governo equatoriano, Correa citou a destituição de Dilma Rousseff da Presidência e as acusações contra o ex-presidente Lula no Brasil e as acusações contra a ex-presidente Cristina Kirchner na Argentina como expressão de uma nova Operação Condor na região.
“Sustento que agora estamos enfrentando outra Operação Condor, mas a América Latina e o mundo inteiro não tolerariam as repressões militares de outrora”, disse o presidente equatoriano. “Agora há ‘congrezasos’, outras formas de desgastar os governos progressistas, fazer com que percam maiorias parlamentares e assim, com qualquer argumento, destituir presidentes, como Dilma Rousseff”. Correa acrescentou que a presidente eleita do Brasil teve mais de 50 milhões de votos e foi destituída por dezenas de senadores “questionados por corrupção”. “São os novos golpes brandos”, afirmou.  
“A nova Operação Condor não são somente ‘congrezasos’, mas também ‘cortezasos’, utilizando cortes, juízes e promotores com ambições políticas para bloquear candidatos de esquerda que sabem que vencem eleições, como o querido companheiro Lula da Silva”, afirmou sobre as recentes acusações do MPF (Ministério Público Federal) contra o brasileiro. Ele também citou a situação de Cristina Kirchner na Argentina, investigada em pelo menos três processos que correm na Justiça de seu país, classificando as acusações contra os dois ex-presidentes de “perseguição política”.
Correa expressou “toda nossa solidariedade, admiração, carinho e gratidão” a Lula pelo que fez “pelo Brasil, pela América Latina e pelo mundo”, “a quem agora querem acusar de corrupto e utilizam para isso o Poder Judiciário”.
Recordando a “tristemente célebre” Operação Condor, afirmou que a cooperação entre ditaduras sul-americanas também tinha o objetivo de impedir a ascensão democrática de governos de esquerda na região e pediu que os jovens “não esqueçam a história, não fiquemos neste passado, mas sim aprendamos para não sermos vítimas dos mesmos algozes”.

Reitor da UPE participa de Semana de Biologia em Garanhuns




O Centro Acadêmico de Biologia (CaBio), com apoio da direção do Campus Garanhuns da Universidade de Pernambuco, realizou a XIII SEMANA DO BIÓLOGO, que este ano debateu o tema " Biotecnologia & Biodiversidade: desafios e soluções para ciência moderna". O evento iniciou na última segunda-feira (12), com mesa especial, que contou com o Reitor Pedro Falcão, dentre outros representantes da Comunidade Acadêmica. Vladimir Silveira e Rosângela Falcão também estiveram na abertura, que contou com um momento de homenagem ao diretor do Multicampi Garanhuns, professor Clovis Gomes Junior, falecido no início deste mês.

A XII Semana do Biólogo está encerrando neste sábado (17), com uma visita à Escola Ambiental de Lajedo, no Agreste, depois de vários dias de palestras com especialistas e mestres, inclusive de outras instituições, e ainda, oficinas, minicursos, etc. Os trabalhos apresentados puderam ser lançados no currículo Lates dos profissionais e estudantes participantes. Esta iniciativa acontece pela primeira vez, e tornou o evento ainda mais importante e enriquecedor, do ponto de vista acadêmico, para a Universidade.

"Faço questão de estar presente, vendo o dinamismo destes jovens do CaBio e a interação com a Universidade, em um evento que produz conhecimento, além das salas de aula, utilizando os laboratórios e praticando a biologia. Eu, como biólogo, fico emocionado e orgulhoso deste trabalho" - Registra o reitor Pedro Falcão.

Governo Temer entra no histórico do "mais do mesmo"

Leandro Mazzini – Coluna Esplanada
A irritação do presidente Michel Temer nos últimos dias tem vários motivos. Mas um deles tem tirado o peemedebista do sério: o pedido de partidos da base por mais espaço na Esplanada com a reforma ministerial e de apoio aberto de ministros aos candidatos às prefeituras nas disputas estaduais.
Temer tem tentado, pessoalmente, aparar as arestas com os aliados, e avisou na última reunião com integrantes do chamado 'Centrão' que não governa 'sob pressão'.
Mas sob pressão, já recuou sobre o corte de ministérios e sobre a demissão de petistas em cargos comissionados que não chamam muita atenção nos 2º e 3º escalões.

Toffoli: Justiça pode repetir erro dos militares em 64



Dias Toffoli participou de congresso de direito tributário nesta sexta-feira, em Belo Horizonte

O Globo
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta sexta-feira, em Belo Horizonte, que a Justiça brasileira poderá cometer “o mesmo erro dos militares em 1964, querendo se achar donos do poder”, se a política for criminalizada e o Poder Judiciário “exagerar no ativismo”. As declarações foram feitas durante o XX Congresso Internacional de Direito Tributário, na capital mineira.
— Se criminalizar a política e achar que o sistema judicial vai solucionar os problemas da nação brasileira, com moralismos, com pessoas batendo palma para doido dançar e destruindo a nação brasileira e a classe política... É o sistema judicial que vai salvar a nação brasileira? Vamos cometer o mesmo erro que os militares em 1964 querendo se achar donos do poder — disse Toffoli, durante o discurso.
O ministro não citou diretamente a Operação Lava-Jato, mas fez críticas às autorizações judiciais que permitem a realização das grandes operações policiais.
Continue lendo: Toffoli: ‘Judiciário pode cometer o mesmo erro de militares em 1964’

A ficha do governo Temer começa a cair no Congresso

Leandro Colon – Folha de S.Paulo
Não há roteiro de começo de governo sem uma chuva de boas intenções anunciadas, propostas de reformas delicadas e profundas, além de promessa de austeridade fiscal e crescimento econômico.
A ficha começa a cair quando a bola rola nos salões do Congresso. O governo de Michel Temer vai sair no lucro se virar o ano celebrando a PEC do teto do gasto público como única medida de relevância aprovada.
Em entrevista ao repórter Ranier Bragon, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avisou, por exemplo, que a reforma da Previdência não vai a plenário antes de 2017.
Segundo Maia, que deixa o cargo em fevereiro, a proposta de mudança no regime previdenciário pode ser votada até dezembro, no máximo, numa comissão especial. E olhe lá.
Na quinta (15), Temer reuniu-se com o "centrão", o grupo de ex-amigos do deputado cassado Eduardo Cunha. Entre eles estava o falastrão Paulinho da Força, do Solidariedade.
"Combinamos com ele (Temer) que cada reforma será feita por vez. Nada de fazer anúncio de quatro, cinco coisas que não dá para cumprir", declarou o deputado.
Segundo Paulinho, Temer garantiu que não pretende enviar a reforma da Previdência sem antes discuti-la com as centrais sindicais. Ele só esqueceu de contar que as centrais não querem discuti-la, mas barrá-la, juntamente com a reforma trabalhista.
Não haverá alívio nem para a PEC do teto dos gastos, tratada como prioridade por Temer na reunião com o "centrão". Treze das 22 emendas apresentadas até agora ao projeto são da base aliada do governo.

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Hemope e Secti se juntam para salvar vidas

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) viveu nesta sexta-feira (16/9) um dia diferente, numa ação de solidariedade e compromisso com a qualidade de vida dos seus servidores e com a sociedade. O Hemope, numa parceria inédita com uma secretaria de estado, montou durante todo o dia sua estrutura itinerante no auditório da Secti para coleta de sangue para os servidores e público em geral.

A iniciativa de realizar essa campanha de doação de sangue surgiu num contexto em que “O gestor público tem o papel de estimular as pessoas que trabalham ao seu redor em ações de cidadania”, explicou a Secretária Lúcia Melo. A presença do Hemope na Secti estimulou doações não só dos servidores da pasta, mas também de funcionários das vinculadas, marinheiros da Capitania dos Portos, da Receita Federal e de funcionários de empresas embarcadas no Porto Digital. “Conseguimos estimular funcionários e pessoas que trabalham no bairro do Recife da importância da doação de sangue”, disse.

O Secretário Executivo de C, T&I, Leonildo Sales, destacou que a Secti promove regularmente ações voltadas para melhoraria e qualidade de vida dos seus funcionários e ações de cidadania. “A campanha de doação de sangue com a parceria do Hemope se insere dentro desta linha” ressalta, lembrando que já foram realizadas diversas atividades de saúde e bem estar, como aferição de pressão e glicemia, ginástica laboral e diversas palestras sobre cuidados com a saúde.

A gestora de Recursos Humanos da Secti, Maria Augusta Cavalcanti, comemora o sucesso da campanha. “Foram dois meses de trabalho, inclusive tivemos que nos adaptar para cumprir as exigências da portaria do Ministério da Saúde para instalação de coleta itinerante. Valeu o esforço para ajudar a salvar vidas”, relata.

Para Rosilene Santana, assistente social do Hemope, a iniciativa de oferecer no próprio local de trabalho a possibilidade de coleta de sangue ajuda na conscientização da população. “Além das doações que recebemos, claro, o importante também é sensibilizar as pessoas para a necessidade de doação de sangue”, afirma.

Girlane da Rocha, funcionária da Secti, ficou orgulhosa da primeira doação de sangue de sua vida. “Sempre quis doar sangue, mas nunca tive oportunidade”, afirmou satisfeita com a facilidade da doação no local do trabalho.
A estrutura de coleta de sangue, montada pelo Hemope no auditório da Secti, funcionou das 08 às 16 horas, atendendo cerca de 80 doadores.
A V Gerência Regional de Saúde, através do Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto, tem intensificado ações para diminuir o número de acidentes e óbitos no âmbito de sua circunscrição, que compreende 21 municípios do Agreste Pernambucano. Agora, em parceria com a Gerência Regional de Educação - GRE Agreste Meridional, tem feito capacitações para os gestores das escolas da Rede Pública Estadual, com o intuito de formar uma cadeia de conscientização e formação de gestores comprometidos em levar a informação aos jovens estudantes.

Nesta quinta-feira (15), várias instituições que fazem parte do CRPAM, estiveram no auditório da GRE/AM, em uma oficina para formação dos gestores. A Polícia Militar, através da Operação Lei Seca, e o seu comandante, TEN CEL Luciano Nunes, mostrou dados das ações na região. Detran-PE, Hospital Dom Moura, Coordenações da GERES, entre outras instituições parceiras, também se fizeram presentes.

A gestora regional de saúde, Catarina Tenório, afirmou que somente com a integração das instituições de segurança e de educação, além da participação efetiva da sociedade, a redução dos acidentes será uma realidade. "Contar com a participação da Gerência de Educação, através da professora Adelma Lins, e seu Colegiado de Gestores, é um importante passo, por estarem presentes nos municípios, em contato com os jovens, principalmente, que são maioria, segundo as estatísticas, nos acidentes e óbitos." - Registra a gestora.

Paulo autoriza início da construção da Barragem de São Bento do Una


SÃO BENTO DO UNA – Uma importante obra de infraestrutura hídrica foi anunciada, nesta sexta-feira (16.09), pelo Governo de Pernambuco, para enfrentar os efeitos da estiagem prolongada no Agreste do Estado. Durante visita à área central dessa região, o governador Paulo Câmara assinou a ordem de serviço para o início da construção da Barragem Governador Eduardo Campos, em São Bento do Una, que, quando finalizada, terá capacidade para armazenar 18 milhões de metros cúbicos de água e atender diretamente 82 mil pessoas. Além de abastecer o município onde será implantada, o equipamento beneficiará também a população de Capoeiras, no Agreste Meridional. Com um investimento de R$ 54,5 milhões, o prazo para a conclusão desta obra é de 18 meses.

Para Paulo Câmara, a construção da barragem reflete a preocupação do Governo em reforçar o abastecimento dessa região tão prejudicada com estiagem. “Nós estamos iniciando uma obra que vai resolver definitivamente a questão da distribuição de água em São Bento do Una e em Capoeiras. Nós vamos ter um equipamento completo, que vai suprir a demanda necessária e vai dar condições do desenvolvimento chegar até aqui, com a geração de emprego e renda para a população. Câmara ressaltou, ainda, a importância de investir em equipamentos que sejam utilizados por mais de um município. “A gente acredita na força de parcerias bem feitas e que trabalham integradas para o bem do povo. E essa é uma obra que dialoga com esse sentimento de comunhão", completou.

Com a implantação da barragem, o sistema vai contribuir para a regularização do abastecimento da região, que hoje depende do fornecimento por meio da Adutora de Pau Ferro, em Quipapá. O excedente de oferta de água poderá ser utilizado para as atividades produtivas realizadas nas áreas atendidas. Além da barragem, será construída uma adutora, com 18 km de extensão, que vai garantir uma maior segurança hídrica no abastecimento local.

Ao destacar os benefícios que a barragem vai proporcionar à população, o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, garantiu o início imediato das obras.“Os recursos já estão garantidos e, em breve, vamos voltar aqui para inaugurar esse empreendimento, que, sem dúvidas, vai trazer qualidade de vida e desenvolvimento social e econômico para toda a região", frisou.

Os recursos para execução da obra serão liberados pelo Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional. Em seu discurso, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, dedicou à população local a conquista desse projeto. "Eu pude acompanhar, como deputado federal, ao lado de Eduardo Campos, a luta desse povo para a viabilização dessa barragem. Uma obra que vai resolver não só a questão do abastecimento de água como gerar novas oportunidades para a cidade. E isso é motivo de muita comemoração", afirmou.

Para a aposentada Luzinete Júlia, de 61 anos, esta obra significa a realização de um sonho antigo da população. "Ter água na torneira é a maior riqueza que poderíamos desejar nesse momento, que consideramos histórico. É um sonho antigo nosso deixar de depender da água de outros municípios. Agora, nós teremos a nossa própria barragem, que, com certeza, vai trazer mais dignidade e qualidade de vida para a nossa comunidade e região", comemorou.

ECONOMIA E NEGÓCIOS - São Bento do Una é destaque na pecuária leiteira e da avicultura no Agreste pernambucano, sendo a maior cidade produtora de ovos do Estado, com uma produção diária de cinco milhões de unidades.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Mesmo com 4 ministros na esplanada, Pernambuco mostra fraquesa nas concessões


Fernando Filho - divulgação


Uma mina de fosfato na divisa com a Paraíba foi o único projeto de Pernambuco incluído pelo governo federal no “pacote de concessões” anunciado na última terça-feira (13) pelo presidente Michel Temer.
Isso mostra a fragilidade política do Estado, mesmo possuindo quatro ministros, todos deputados federais: Bruno Araújo (Cidades), Mendonça Filho (Educação), Raul Jungmann (Defesa) e Fernando Filho (Minas e Energia).
Para o governador Paulo Câmara, o “pacote” poderia ter incluído também a duplicação da BR-232 entre São Caetano e Cruzeiro do Nordeste, e a duplicação da BR-423 entre São Caetano e Garanhuns, além de alguns terminais do Porto de Suape, sobretudo o Tecon 2, que está “praticamente maduro” para ser privatizado, “mas faltou diálogo (com os governadores) para produzir um projeto mais amplo”.
No “pacote” foram incluídos projetos de concessões dos setores rodoviário, ferroviário, aeroportuário e portuário estimados em R$ 198,4 bilhões.
Os aeroportos que serão “concedidos” à iniciativa privada são os de Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre. O do Recife ficou fora da relação e ainda hoje não se sabe bem por quê.
Essas obras deverão ser realizadas com financiamento do BNDES, recursos do FGTS e lançamento de debêntures. O mínimo de emissão de debêntures será de 10% para rodovias e portos e de 15% para aeroportos. No caso das ferrovias, não haverá a obrigação de emissão de debêntures e o BNDES oferecerá 70% de financiamento referenciado em TJLP.

Adagro apreende pimentão com agrotóxicos

Nesta terça-feira (12), aproximadamente 18 quilos de pimentão com presença de agrotóxicos não autorizados para a cultura foram apreendidos em um distribuidor dentro do Ceasa, por técnicos da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). Os laudos laboratoriais apontaram a presença da substância acefato. No Brasil, a utilização desse produto é permitida na aplicação foliar nas culturas de algodão, amendoim, batata, citros, feijão, melão, soja e tomate rasteiro, com fins industriais, e no tratamento de sementes de algodão e feijão destinados ao plantio.
O trabalho é resultado de um convênio existente entre a Adagro e o Ceasa, onde mensalmente são coletadas 15 amostras de hortifrutigranjeiros para análise da presença de resíduos de agrotóxicos nos produtos comercializados no Centro. “Esse convênio existe desde 2008 e permite que a população consuma produtos que são fiscalizados quanto ao uso excessivo ou indevido de agrotóxicos. Alguns fornecedores já foram, inclusive, proibidos de vender seus produtos no Ceasa”, explicou o chefe da Unidade Estadual de Inspeção Vegetal, Silvio Varejão.
Os pimentões, originários do Ceará, foram apreendidos e incinerados, tanto no distribuidor quanto nos mercados que revendiam os produtos. O comerciante que traz o pimentão do Ceará está impedido de comercializar seus produtos no Ceasa até que novas análises comprovem estar isento de resíduos. O distribuidor e os supermercados também foram autuados pelos fiscais da Adagro.

Paulo homenageia Maestro Nunes

O Governador perstou uma homenagem ao grande maestro pernambucano Nunes que morreu, deixando um grande vazio cultural no Estado.
Veja a nota emitida pelo Palácio das Princesas
 
NOTA DE PESAR

“O Maestro Nunes deixa uma lacuna irreparável na Cultura de Pernambuco e do Brasil. Muitas pessoas dançam seus frevos inesquecíveis sem nem saber que ele era o autor. No entanto, o maestro está imortalizado nas suas criações, músicas que alegram o povo e transmitem a riqueza da nossa diversidade cultural. Minha homenagem a este Patrimônio Vivo de Pernambuco e meus sinceros sentimentos aos seus familiares”.

Pernambuco avança na tecnologia para produção de energias renováveis

Em um momento de retração de investimentos, Pernambuco volta a mostrar que vale a pena investir no Estado e dá um grande passo no avanço do desenvolvimento de energia limpa. Para adensar a cadeia produtiva pernambucana, a empresa S4 Solar Brasil implantará sua primeira fábrica de painéis solares no País, gerando empregos e renda em solo pernambucano. Com investimento inicial de R$ 80 milhões, o parque fabril que será implantado no Cabo de Santo Agostinho é o primeiro com manufatura de painel solar fotovoltaico 100% automatizada. O anúncio foi realizado, nesta quarta-feira (14.09), durante cerimônia comandada pelo governador Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas. 
 
“Diante de um momento de instabilidade, ficamos satisfeitos de sediar um empreendimento desse porte, que vai gerar empregos e dialogar com a energia do futuro e com o desenvolvimento sustentável, garantindo, assim, um meio ambiente protegido”, afirmou Paulo Câmara. “O anúncio da implantação da fábrica mostra que a confiança em investir em Pernambuco está muito viva e presente”, acrescentou. O chefe do Executivo estadual lembrou que a energia solar já faz parte da vida dos pernambucanos, destacando o primeiro leilão de concessão no setor em 2013. “Essa é a indústria do século XXI. O futuro passa por energias renováveis”, complementou.
 
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, a chegada da primeira fábrica de painéis solares da S4 Solar Brasil no País, além de emprego e de novas perspectivas em um momento de crise, traz, também, avanço tecnológico para a base industrial do Estado. “Hoje, comemoramos um marco. É uma nova etapa para a presença de Pernambuco no mapa das energias renováveis no Brasil. Já somos pioneiros em diversas áreas e vamos nos consolidar, também, nesse setor”, assegurou.
 
Embora a crise econômica atue para retrair os investimentos no País, na visão do presidente da S4 Solar Brasil, João Eugênio Gonçalves de Medeiros, Pernambuco se mostrou bastante atrativo para sediar a primeira matriz da empresa no Brasil. “Escolhemos Pernambuco porque é um Estado inovador, que tem políticas que atraem os empreendedores e está engajado com a sustentabilidade. Além disso, o Estado conta com o Porto de Suape”, afirmou.
 
João Eugênio disse, ainda, que, com a chegada da fábrica, Pernambuco deve se tornar um pólo de atração de novas indústrias de energias renováveis. “Estou indo à China, amanhã, para tratar sobre a vinda de outras indústrias que podem compor a cadeia produtiva pernambucana”, complementou.
 
FÁBRICA - O parque fabril da S4 Solar Brasil será instalado em um galpão de mais de cinco mil metros quadrados na CONE S.A., localizado no Cabo de Santo Agostinho e próximo ao Complexo Portuário de Suape. Na primeira etapa do parque fabril, a unidade terá capacidade para produzir 200 MegaWatt/ano, o que corresponde a, aproximadamente, 667 mil painéis solares de 300W. A partir de julho de 2017, a produção aumentará para 400MW/ano. Para esta primeira etapa da fábrica, serão gerados 70 empregos de forma direta e mais de 500 de forma indireta.De acordo com João Eugênio Gonçalves de Medeiros, todo o maquinário começará a ser instalado a partir da segunda quinzena de dezembro para que, em fevereiro, seja iniciada a produção em larga escala.

Confirmada a morte de Domingos Montagner

Do G1
O ator Domingos Montagner, o Santo da novela "Velho Chico", da TV Globo, morreu nesta quinta-feira (15). As equipes de busca localizaram o corpo do ator preso nas presas a 30 metros de profundidade, perto da Usina de Xingó, na Região de Canindé de São Francisco.Ele gravou cenas de "Velho Chico" na parte da manhã, em Alagoas. Após o término da gravação, ele almoçou e, em seguida, foi tomar um banho de rio.
Durante o mergulho, não voltou à superfície. A atriz Camila Pitanga, que estava no local, avisou à produção, que iniciou imediatamente as buscas pelo ator. Helicópteros do Grupamento Tático Aéreo, Policia Militar, Corpo de Bombeiros e pescadores da região ajudaram nas buscas.
Nesta semana, a novela também teve cenas gravadas em Piranhas (AL).
Paulistano, Montagner tinha 54 anos. Ele começou sua carreira artística trabalhando no teatro e em circos. Ele atuou em treze programas de TV, entre séries e novelas, além de nove filmes. Alguns papéis de destaque foram o Capitão Herculano Araújo de "Cordel Encantado" (2011) e o presidente Paulo Ventura de "O brado retumbante" (2012).
Ele também chamou atenção como o Zyah de "Salve Jorge" (2012) e João Miguel de "Sete Vidas (2015). O ator estava no ar como o Santo de "Velho Chico" (2016).
Montagner conta, em seu site oficial, que iniciou sua carreira no teatro, através do curso de interpretação de Myriam Muniz, e no Circo Escola Picadeiro.
Em 1997, formou o Grupo La Mínima, com Fernando Sampaio. A Noite dos Palhaços Mudos, de 2008, lhe rendeu o Prêmio Shell de Melhor Ator. Em 2003, criou o Circo Zanni, do qual foi diretor artístico.
O primeiro papel na TV foi no seriado "Mothern" (2006), do GNT, canal da TV por assinatura. A estreia na Globo foi também em seriados: "Força Tarefa", "A Cura" e "Divã". A primeira novela, "Cordel Encantado", foi em 2011. No ano seguinte, estreou no cinema, com uma participação no longa "Gonzaga - de Pai Pra Filho", de Breno Silveira.

Então, FHC, Aécio e Alckmin também chefiam quadrilha?

Por Silvio Costa*
Os brasileiros e brasileiras que não estão contaminados pelo ódio ao PT e ao ex-presidente Lula sabem que é da prerrogativa do presidente da República a nomeação de ministros e de diretores das empresas estatais. Assim como é da prerrogativa de governadores e prefeitos a nomeação de secretários e diretores de empresas públicas. O mais despreparado advogado do Brasil ou mesmo o mais desinformado rábula sabe que o chefe do poder executivo não pode ser penalizado por um desvio de conduta de um funcionário do terceiro escalão. Sabe, por exemplo, que até para crime de improbidade administrativa o gestor teria que ser ordenador de despesa. Portanto, o ex-presidente Lula não poderia sequer ser enquadrado no crime de improbidade porque ele não era ordenador de despesas.
Não consigo entender como um procurador da República chama o ex-presidente Lula de "comandante de quadrilha" pelo fato dele ter cumprido a sua obrigação constitucional de ter feito as nomeações dos diretores da Petrobras. Procurei e não encontrei, na Constituição do Brasil, nem um artigo que desse respaldo a essa gravíssima acusação. Como cidadão e deputado federal estou indignado com tamanha agressividade jurídica. Não vou usar a tese do senhor procurador Deltan Dallagnol, mas, na interpretação dele, eu poderia dizer que Geraldo Alckmin é chefe de quadrilha em São Paulo por causa dos roubos na Companhia de Trens Urbanos e na merenda escolar.
Poderia dizer que Aécio Neves é chefe de quadrilha em Minas Gerais por causa dos desvios de recursos públicos realizados por funcionários de segundo e terceiro escalão durante a sua gestão. Poderia dizer que Fernando Henrique Cardoso também foi chefe de quadrilha por todos os atos de corrupção que afloraram em seu governo. O mesmo poderia dizer em relação a José Serra pelos escândalos de corrupção que ocorreram também no seu governo em São Paulo.
Na tese do senhor procurador Deltan Dallagnol, a partir de agora os 27 governadores do País e os 5.570 prefeitos do pais poderão ser acusados de chefe de quadrilha por um ato praticado por qualquer funcionário do quarto escalão que tenha sido nomeador por eles. É inacreditável.
Em relação ao imóvel no Guarujá, sugiro a todos os brasileiros e brasileiras que, a partir de hoje, nunca aceite um convite de um corretor de imóveis para visitar um prédio em construção, porque amanhã poderá ser acusado de ser proprietário do citado imóvel apenas por ter feito a visita e ter pensado em comprar um apartamento no prédio visitado.
O senhor procurador não apresentou nenhum documento, sequer uma xerox, que tenha a assinatura do ex-presidente Lula onde seja comprovado juridicamente que ele é o dono do apartamento do Guarujá. Diferente do advogado do ex-presidente Lula que apresentou um conjunto de documentos, inclusive com sequência de datas, provando que o imóvel do Guarujá pertence à construtora OAS.
A Constituição do Brasil não proíbe nenhum cidadão ou cidadã brasileira de visitar um empreendimento com o objetivo de tentar comprar. O ex-presidente Lula está sendo denunciado por conta de “uma foto de uma visita que ele fez para avaliar se o apartamento o interessava”. Dona Marisa também está sendo denunciada por causa de uma foto feita durante uma visita ao referido imóvel.
É claro que, provavelmente, a construtora OAS, com o objetivo de ter o ex-presidente Lula como inquilino - até porque iria valorizar o seu empreendimento – tomou a iniciativa de fazer reformas no imóvel, com o nítido objetivo de convencer o ex-presidente e a ex-primeira dama a de adquirir o apartamento. Porém, eles não compraram. O apartamento pertence a OAS.
A Constituição da República diz que nenhum brasileiro pode ser condenado sem a chamada materialidade do crime. Parte da grande mídia nacional pode repetir um bilhão de vezes, mas não vai conseguir provar que o apartamento pertence ao ex-presidente Lula.
Entendo o que o senhor procurador Deltan Dallagnol cometeu um equívoco histórico. Tenho certeza que o ex-presidente Lula será absolvido pelo Poder Judiciário do Brasil.
*Deputado federal pelo PTdoB

Ao Brasil e exterior: Lula fala hoje sobre Lava Jato

Do blog de Magno Martins 

O ex-presidente Lula convocou a imprensa nacional e internacional para comparecer ao Novotel Jaraguá, em São Paulo, às 13h desta quinta-feira 15, para ouvir sua manifestação a respeito da denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra ele no caso do apartamento no Guarujá. Sua fala será transmitida na internet, pelo site da TVT.
O evento deverá reunir a militância no local. Nesta quarta, Lula postou um texto no Facebook lembrando que nunca foi dono e que "sequer dormiu" no apartamento citado pelo MP. Sua assessoria divulgou documentos para "desmontar a farsa" do caso. Pelo Twitter, ele comparou seu caso ao do ex-presidente Juscelino Kubitschek. "Curiosidade histórica: JK foi acusado de ser dono de imóvel em nome de amigo".
Em nota, a defesa de Lula desmontou a acusação dos procuradores da Lava Jato. Os advogados afirmam que "a farsa lulocêntrica ataca a inteligência dos cidadãos brasileiros" e que "não foi apresentado um único ato" contra Lula, "muito menos uma prova". Seu crime, conclui a defesa, foi "ter sido presidente da República".

Lula versus Lava Jato:Um show e uma denuncia ridicula

O duelo entre Lula e a força-tarefa da Lava Jato vai esquentar. Foi feita contra o ex-presidente a mais ridícula acusação de toda a sua carreira.

Na época do mensalão, Lula não foi apontado como chefe do esquema criminoso. Agora, ao acusar o ex-presidente de ser o comandante máximo do esquema de corrupção na Petrobras, o Ministério Público adotou um discurso político e recorreu à teoria do domínio fato, dizendo que Lula não poderia mais afirmar que não sabia de nada.
O Ministério Público procura usar a mesma tática que foi usada para condenar José Dirceu, como não tem uma única prova contra Lula e o golpe tem que ser completo, ou seja incriminar Lula para que ele não possa ser candidato em 2018.
O exaustivo espetáculo do Ministério Público Federal, ontem, para tentar apresentar um fato concreto contra Luiz Inácio Lula da Silva levou horas. Não trouxe novidade alguma. Nenhuma prova, nenhum fato.
Apenas uma longa narrativa, romanceada, em que se sugere aquilo que não se demonstra – e por isso mesmo é preciso argumentar, explicar, voltar ao tema, repetir frases fortes como slogans de uma campanha publicitária. Chegou-se até a um improviso sociológico, a noção de "propinocracia", criação típica de um mundo narcisista, auto referente,  destinado a causar impressão e intimidar espectadores de pouco estudo.
Fica a impressão de que o chefe da força-tarefa, Deltan Dallagnol acha que os brasileiros irão passar o recibo de idiotas em acreditar nos contos da carochinha que ele escreve.(Informações do blog 247)
      

Traíra não! Vai para o livro de Cunha



A informação de Natuza Nery, na coluna Painel, da Folha de S.Paulo desta quinta-feira é que Rogério Rosso (PSD-DF), candidato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à presidência da Câmara, foi um dos que procuraram o deputado cassado. O peemedebista mandou avisar que não receberia ninguém que se dizia aliado mas que votou para que perdesse o mandato.

Para testar a memória de Cunha, um deputado o questionou sobre quais ministros estavam presentes em certo evento. Ele deu não só os nomes, mas também o cardápio e o rótulo do vinho servido – o encontro estará em seu livro sobre o impeachment.
Diz ainda a colunista que na reunião com deputados na residência de Rodrigo Maia, Henrique Meirelles (Fazenda) foi alertado de que, sem articulação pessoal de Michel Temer, dificilmente a PEC do teto de gastos passará pela Câmara como quer o Planalto. Meirelles passou parte do encontro tomando notas de próprio punho. A previsão otimista é a de votação da proposta em outubro.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Paulo: 1° lugar no Ideb é fruto de trabalho integrado

A conquista do primeiro lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Médio pela educação pública de Pernambuco – segundo divulgou o Ministério da Educação – revela o esforço promovido pelos diferentes agentes que compõem a Rede Estadual, na busca por um ensino cada vez mais em sintonia com as demandas apresentadas pela sociedade. Esse empenho foi destacado, hoje, pelo governador Paulo Câmara durante cerimônia no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual reuniu executivos, gestores, professores, estudantes e demais profissionais ligados à comunidade escolar para um agradecimento formal pelo trabalho "integrado e consistente", que vem transformando a vida de muitos pernambucanos.
“Fiz questão de receber todos aqui, hoje, para agradecer e parabenizar a todos aqueles que tanto fizeram e fazem pela educação do nosso Estado. Pernambuco só alcançou o 1° lugar no Ideb porque contou com um trabalho integrado e consistente, que se iniciou, lá atrás, na gestão do ex-governador Eduardo Campos. Nós assumimos esse compromisso de priorizar a educação e dar continuidade a esse trabalho porque sabemos que só a educação pode transformar vidas e garantir um futuro mais próspero para todos”, pontuou Paulo Câmara.
O governador fez questão de destacar ainda que os avanços experimentados até o momento precisam continuar para que o Estado alcance melhores notas no futuro. “O resultado de 3,9 não é a nota que desejamos para os nossos jovens, para os nossos filhos, para as futuras gerações. Temos que continuar avançando e aprimorando esse trabalho que está sendo reconhecido dentro e fora do Brasil, para, quem sabe, chegarmos à nota 10”, completou.
A Rede Estadual vem apresentando uma evolução nos dados do Ideb desde 2007, saindo da 21ª posição até alcançar o primeiro lugar no ranking, em 2015. São registradas também outras conquistas importantes: Pernambuco é o Estado que mais ampliou o resultado para o Ensino Médio desde 2007 e um dos dois que apresentou crescimento no índice em todas as edições do Ideb. É também o Estado que apresenta a menor diferença entre o desempenho da rede privada e estadual. Esta diferença já havia sido de 2,6 pontos, hoje, é de apenas um ponto.
A evolução da educação pública pernambucana também se reflete no fluxo escolar. Pelo terceiro ano consecutivo, Pernambuco é o Estado com o menor índice de abandono escolar no Ensino Médio do Brasil, reduzindo de 3,5, em 2014, para 2,5, em 2015, se tornando a unidade da federação com a escola mais atrativa do Brasil.
Ao destacar os dados e índices conquistados no Ideb, o secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio, admitiu seu orgulho pelas metas atingidas. “Pernambuco é o único Estado do Brasil que avançou todos os anos, nos últimos dez anos, nos resultados em educação. E isso é mais um motivo de muito orgulho para todos nós. Agora somos referência. Todo mundo quer saber como um Estado pobre do Nordeste conseguiu esse feito de ter a melhor educação pública do Brasil. Mostramos a todos a nossa força”, ressaltou.

Lula chefia roubo de 42 bi e lucra um apê e um sitiozinho?!

golpe-final
Na tarde desta quarta-feira, 14 de setembro de 2016, teve início o último capítulo do golpe paraguaio contra o quarto governo do PT em pouco mais de 13 anos.  E esse episódio derradeiro já era esperado por todos.
Esse é o episódio final do golpe, desfechado pelos procuradores e delegados da Lava Jato, alguns dos quais fizeram campanha eleitoral para Aécio Neves em 2014 (vide foto no alto da página).
golpe-final-2
Procuradores da Lava Jato afirmam que, “De acordo com as provas e indícios coletados no processo, as propinas pagas no esquema do ‘Petrolão’ chegaram a R$ 6.2 bilhões de reais, mas, por conta das trocas de favores que todo o esquema envolvia, os prejuízos causados passariam dos R$ 42 bilhões”.
O discurso dos procuradores é essencialmente político. E a acusação, de uma enormidade estarrecedora: Lula seria “o chefe máximo” do “esquema do Petrolão”.
Vale assistir à acusação do fanático religioso que disse tal enormidade.
É mesmo? E quais são as provas contra o alvo de uma acusação dessa monta? Suposições quanto à suposta posse oculta do ex-presidente de dois bens imóveis, um sítio de 800 mil reais e um apartamento de um milhão e meio de reais.
golpe-final-1
Lula, portanto, pode ser considerado a pessoa mais incompetente do planeta Terra. Em um esquema de corrupção de 42 bilhões de reais, lucrou cerca de 2 milhões. A  parte do “chefe máximo” do esquema de corrupção, portanto, teria sido 0,10% do total auferido pela quadrilha.(Do blog da cidadania)

Denúncia contra Lula é “uma farsa dos garotos do Moro”, diz deputado

Foto: Lula Marques/ Agência PT
Foto: Lula Marques/ Agência PT
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) classificou a coletiva de imprensa do Ministério Público Federal (MPF), que denunciou o ex-presidente Lula na Lava Jato e o classificou como comandante máximo dos crimes de corrupção na Petrobrás, como uma “farsa dos promotores candidatos à subcelebridade”.
Em um vídeo publicado no Facebook, antes do início da coletiva de imprensa, Paulo Pimenta diz que não houve crime e que a os promotores tentariam “criar um caso político”.
De acordo com o parlamentar, a perseguição ao partido não vai terminar enquanto Lula não for tornado inelegível. “Não adianta afastar Dilma, não adianta atacar o PT. A liderança de Lula é muito forte. O medo de Lula é medo do povo e do voto”, afirma.
Por fim, o deputado diz que a manobra é “um esquema criminoso e seletivo contra o Partido dos Trabalhadores e ao ex-presidente Lula” dos “garotos do Moro” e diz que voltará a falar após o final da coletiva.
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) classificou a coletiva de imprensa do Ministério Público Federal (MPF), que denunciou o ex-presidente Lula na Lava Jato e o classificou como comandante máximo dos crimes de corrupção na Petrobrás, como uma “farsa dos promotores candidatos à subcelebridade”.
Em um vídeo publicado no Facebook, antes do início da coletiva de imprensa, Paulo Pimenta diz que não houve crime e que a os promotores tentariam “criar um caso político”.
De acordo com o parlamentar, a perseguição ao partido não vai terminar enquanto Lula não for tornado inelegível. “Não adianta afastar Dilma, não adianta atacar o PT. A liderança de Lula é muito forte. O medo de Lula é medo do povo e do voto”, afirma.
Por fim, o deputado diz que a manobra é “um esquema criminoso e seletivo contra o Partido dos Trabalhadores e ao ex-presidente Lula” dos “garotos do Moro” e diz que voltará a falar após o final da coletiva.

Representantes dos Detrans e Correios buscam melhorias na entrega de documentos

Com objetivo de oferecer um serviço de qualidade aos usuários dos Departamentos Estaduais de Trânsito – Detrans, o Diretor Presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, esteve reunido, na tarde desta terça-feira (13), em Brasília, com o Presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – EBCT, Guilherme Campos Jr, quando apresentou os principais problemas enfrentados pelos Órgãos de trânsito do país, ao mesmo tempo que entregou uma lista contendo uma série de melhorias necessárias nos serviços prestados pelos correios.

Conforme informou Ribeiro, que na ocasião representou a Associação Nacional dos Detrans – AND, relação entre Detrans e Correios envolve 60,7 milhões usuários e correspondências regulares referentes aos quase 93 milhões de veículos registrados em todo país. Por isso, os Detrans pedem soluções para os altos índices de devolução de documentos e de questões envolvendo os Avisos de Recebimento, além de mais segurança e destinação correta dos documentos não entregues e redução dos valores cobrados aos Estados.

Guilherme Campos Junior se comprometeu a participar do próximo Encontro Nacional dos Detrans, que acontece em novembro, na Capital Federal, esclarecendo que a empresa está disposta a encontrar soluções conjuntas que atendam os Departamentos de Trânsito da melhor forma. “Vamos rever as situações apontadas e, dentro de um prazo, apresentar possibilidades concretas para resolve-las”, disse.  

Também participaram da reunião o Deputado Federal André de Paula; o Diretor de Atendimento do Detran São Paulo, Jânio Loiola; e o 1º secretário da Confederação Nacional dos Municípios e Prefeito de Cumaru/PE, Eduardo Gonçalves Tabosa Júnior.