sábado, 15 de outubro de 2016

Lula publica palestra que o MP diz não existir

247 - A equipe do ex-presidente Lula publicou nesta sexta-feira 14 no Facebook uma palestra dele em Angola, na África, que o Ministério Público Federal afirma não existir.
"Segundo o Ministério Público Federal, essa palestra que aconteceu em 7 de maio de 2014, em Luanda, Angola, não existe", diz o post, acompanhado de um vídeo de dez minutos com trecho da palestra e o áudio da íntegra da fala de Lula.
Segundo a acusação do Ministério Público Federal, Lula teria favorecido a Odebrecht com empréstimos no BNDES em troca da contratação da empresa do sobrinho de Lula no primeiro casamento, a Exergia, em Angola, e de palestras suas no país africano.
Segundo a defesa do ex-presidente, a acusação é "absurda" por uma série de motivos. Confira abaixo a íntegra do esclarecimento dos advogados sobre o assunto:
A acusação: Lula teria trocado empréstimos do BNDES pela contratação da empresa de sobrinho em Angola e palestras no país
Porque é absurda: As decisões do BNDES são colegiadas, tomadas por funcionários do banco, e Lula não participava delas quando era presidente tampouco após deixar a presidência, em 2011. As decisões do BNDES são devidamente assinadas pelos responsáveis pelos empréstimos do banco, que não estão na denúncia. São mais de 40 pessoas que analisam e participam do processo de aprovação de cada empréstimo. Lula fez palestras, todas devidamente registradas e comprovadas, como vários outros ex-presidentes. Atos perfeitamente legais para um cidadão privado, que agora os procuradores querem rever, sem provas, munidos apenas de preconceito e insinuações. Além disso, se Lula não é funcionário público desde 2011 não pode lhe ser imputado o crime de corrupção ou tráfico de influência. As relações entre Odebrecht e Exergia (da qual o filho do ex-cunhado de Lula é sócio) são relações entre duas empresas privadas. Lula não recebeu qualquer valor da Exergia, o que é provado pela quebra de sigilo bancário e fiscal do ex-presidente, que não mostra um centavo vindo da empresa.

Confira o post:
https://www.facebook.com/Lula/videos/1103255686410097/

Golpistas farão prisão teatral de Lula a qualquer momento

Texto de Eduardo Guimarães para o blog da Cidadania
Este é um dia de muita tristeza para este blogueiro. Chegaram ao meu conhecimento informações fidedignas e verossímeis de que Lula pode ser preso a qualquer momento em um verdadeiro show que está sendo armado pela Globo em consórcio com a Lava Jato.
Toda grande imprensa já tem os detalhes da operação. Não será de espantar se a prisão ocorrer na próxima segunda-feira.
A prisão terá sido antecedida por sucessivos indiciamentos do ex-presidente, engendrados para “ir preparando o espírito” da população.
Após a prisão, o juiz Sergio Moro sentenciará Lula rapidamente – talvez até neste ano – e até meados do ano que vem ele será condenado em segunda instância. Os acertos todos já foram feitos.
Os golpistas consideram que haverá uma comoção pública com as medidas de supressão de direitos e eliminação de programas sociais que vêm por aí e, nesse contexto, o recall de Lula ressurgirá com força inaudita.
Este momento está sendo considerado o ideal para prender Lula porque a maioria da sociedade ainda está com muita raiva do PT e essa raiva tende a se diluir conforme for ficando claro que o golpe foi dado para tomar do povo os benefícios dados justamente pelo PT.
Lula e companheiros mais próximos serão levados para Curitiba, onde a possibilidade de grandes movimentos populares de reação ao ato de arbítrio será menor.
Não há muito mais a dizer além de que, se este país não reagir a esse arbítrio, prisões políticas não vão se resumir a Lula. A prisão de Lula desencadeará uma caça às bruxas para encarcerar todos os principais opositores do consórcio radical de direita que tomou o poder.
A prisão de lideranças políticas de esquerda será vital para impedir grande derrota da direita em 2018.
O plano é fazer com que a urna eletrônica só tenha candidatos fortes de direita, daqui a dois anos. Os únicos candidatos de esquerda serão os bobões do PSOL e do PSTU, que não terão chance.
Com a implementação de medidas de terra arrasada como a PEC 241, a “volta por cima” do PT é dada como certa pelos golpistas, por isso querem prender Lula e quantas lideranças de esquerda puderem enquanto ainda estão fortes, pois os golpistas tucanos e peemedebês logo estarão arrasados politicamente, com suas políticas genocidas no governo federal.
Infelizmente, minha fonte é segura. E nem fui pego de surpresa. Eu tinha certeza de que isso estava para acontecer. A informação que me foi passada só me surpreendeu pelo timing; eu achava que o golpe final seria dado no ano que vem.
Contudo, faz sentido prender Lula agora. Daqui a alguns meses a PEC 241, a retirada de direitos trabalhistas, a reforma da previdência, a terceirização e o arrocho de programas sociais vão tornar inaceitável a prisão daquele para o qual o Brasil se voltará em meio à política de terra arrasada que tucanos e peemedebistas estão preparando.
Eis que exorto a cada um dos que me acompanham nesta jornada de 11 anos para que não apenas divulgue este alerta, mas para que se preparem para lutar. O Brasil está sob uma ditadura e temos que denunciar isso ao mundo. Só a pressão internacional pode nos ajudar.

Angelim não terá "Saias" em sua nova Câmara de Vereadores

foto da internet
O município de Angelim não terá mulheres em sua nova composição na Câmara de Vereadores eleita nestas últimas eleições.
Em que pese o Município contar com pouco mais da metade de sua população de mulheres, não conseguiu eleger nenhuma delas para o legislativo municipal nestas últimas eleições.
A nova Câmara de Vereadores de Angelim, que acaba de ser eleita para o quadriênio 2017 à 2020 será formada por 5 dos atuais vereadores a saber Aza Preta (PTB); Maurilio(PSB); Robério Conrado(PR); Junior Caldas(PSD)  e Alan de Moa(PSD) .
Os caras novas desta eleição foram Oliveira(PT); Robinho e Sandro (PSDB) e Bruno Lacraia (PSB).
Uma em cada quatro cidades do País não terá nenhuma mulher na Câmara Municipal no ano que vem. Levantamento com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que 1.291 municípios elegeram apenas homens vereadores (o que representa pouco mais de 23% do total). O Estado com o maior número de cidades sem mulheres nas Câmaras é Minas Gerais. São 278. Logo atrás aparece São Paulo, com 155. Bahia tem 105 municípios sem representatividade feminina e Paraná, 104. Outros 1.963 municípios do País contarão com apenas uma mulher entre os vereadores (ou seja, mais de 1/3 do total). Só 885 cidades têm mais de duas representantes.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Humberto: Banco do Brasil não vai financiar “Minha Casa”

Articulado com o Palácio do Planalto, o Banco do Brasil (BB) acaba de anunciar que não financiará habitações do Minha Casa Minha Vida. A reestruturação vem sendo planejada desde o início do governo Temer e pode prejudicar milhares de brasileiros.
“Essa é uma ação de extrema maldade com o povo que precisa de casa própria e que contava com o financiamento de um banco público. Esse presidente golpista realmente está empenhado em beneficiar unicamente os mais ricos”, afirmou o líder do PT no Senado, Humberto Costa.
O Banco do Brasil se concentrará apenas nos financiamentos de imóveis para a classe média e para o público de alta renda, que são considerados de baixo risco pelo governo. Além disso, o BB já extinguiu a sua diretoria de Crédito Imobiliário (Dimob) concentrando suas operações na diretoria de Empréstimos e Financiamentos.
“A Caixa Econômica já havia anunciado que abriria crédito para imóveis de até R$ 3 milhões, verdadeiras mansões. E agora vem o BB anunciar que não vai oferecer crédito para os mais carentes. Trabalhamos bastante para que a população com menos recursos tivesse várias fontes para financiar seu imóvel, mas, infelizmente, esse governo sem voto veio para acabar com o sonho da casa própria”, lamentou o senador.
O Minha Casa Minha Vida, criado pelo ex-presidente Lula em 2009, levou a casa própria para cerca de 10 milhões de brasileiros. Ainda estão em andamento quase 1,7 milhão de unidades habitacionais e já foram investidos R$ 294,494 bilhões no programa que teve sua terceira fase anunciada pela ex-presidente Dilma Rousseff, antes de ser afastada.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Kennedy: Moro erra ao dizer o que Folha deve publicar

247 - O colunista Kennedy Alencar classificou nesta quinta-feira, 13, como "preocupantes" as críticas do juiz federal Sérgio Moro ao artigo do professor da Unicamp e conselheiro editorial Rogério Cezar Cerqueira Leite, publicado na Folha de S. Paulo nessa terça-feira, 11. 
O juiz da Lava Jato mandou carta ao jornal após Cerqueira Leite compará-lo ao frei dominicano florentino fanático e moralista do século 15, Girolamo Savonarola. "Moro não percebe, em seu esquema fanático, que a sua justiça não é muito mais que intolerância moralista", disse Leite. Para o magistrado, o jornal deveria evitar "a publicação de opiniões panfletárias-partidárias e que veiculam somente preconceito e rancor, sem qualquer base factual" (leia mais).
Para Kannedy Alencar, é direito de Moro considerar "lamentável" que a Folha dê espaço a um artigo que o comparou a Savonarola. "No entanto, é preocupante que o juiz diga que "deveriam ser evitadas" a publicação "de opiniões planfetárias-partidárias que veiculam somente preconceito e rancor". Não cabe a um juiz exercer o papel de editor de jornal. Esse tipo de atitude é autoritária e perigosamente moralista para quem detém tanto poder como Moro. Soa como tentativa de interferência na liberdade de imprensa, sugerindo controle prévio de informações e críticas", disse Kennedy.

Pipeiros prometem bloquear BR-232 em Salgueiro

Alegando que o Governo de Pernambuco não repassa dinheiro há 15 meses, os pipeiros de Cedro, Granito, Moreilândia, Parnamirim e Serrita prometem bloquear um trecho da BR-232 em Salgueiro, no Sertão do estado, na próxima segunda-feira.
Segundo os coordenadores da manifestação, eles já tentaram todas as formas de negociação, mas não obtiveram resposta. Políticos da região também foram acionados para intermediar o impasse, sem êxito. Sem o abastecimento dos caminhões-pipa, a população sofre.

"Dia das crianças" foi sucesso mais uma vez em Angelim

Pelo 3° ano consecutivo o evento "Dia das crianças" promovido pela futura Primeira Dama Samille Duarte com apoio de varias pessoas e do futuro prefeito Douglas Duarte, foi revestido de muito sucesso, a criançada compareceu em peso a rua São José no centro da cidade para participar das brincadeiras, degustar dos doces e bombons distribuídos pela organização.
Samille se expressou assim em agradecimento em sua pagina na rede social: Festa das crianças ano 3!! Mais um grande sucesso, obrigada a todos que ajudaram direta e indiretamente, a cada um que doou um pouco do seu tempo no feriado e esteve conosco! E mais uma vez a cada criança que esteve aqui, por que sem vcs, não teríamos festa!!! Foi lindoooo!!! 

Veja fotos do evento:






Delator cita doação a Aécio



Em depoimento na ação movida pelo PSDB que pede a cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer, reeleita em 2014, o ex-presidente da Andrade Gutierrez Otávio Marques de Azevedo confirmou ter se encontrado naquele ano com o empresário Oswaldo Borges da Costa - ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) no governo de Aécio Neves (PSDB) - para tratar de doação eleitoral para a campanha presidencial do tucano.
O executivo depôs no dia 19 de setembro perante o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Herman Benjamin, relator do processo. Ao explicar sobre como eram feitas as doações eleitorais da empreiteira, Otávio também foi indagado sobre repasses a partidos e políticos. Ele afirmou que todas as doações eleitorais saíam do mesmo caixa da empresa e disse que se encontrou com Oswaldo.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo e a revista Veja, Borges da Costa foi citado pelo empreiteiro José Adelmário Pinheiro Filho, Leo Pinheiro, da OAS, em sua delação como intermediário de propinas na construção da Cidade Administrativa, obra mais cara do governo Aécio - que custou R$ 1,2 bilhão. O ex-presidente da Codemig foi apontado como “operador” ou “tesoureiro informal” de Aécio, conforme as reportagens. Em 2014, segundo dados declarados à Justiça Eleitoral, a Andrade doou R$ 21 milhões para a campanha de Dilma e R$ 20 milhões para a de Aécio. Oficialmente, o coordenador financeiro de Aécio foi o ex-ministro José Gregori. (Da Agência Estado)

Desvio no Maranhão bancou até avião de R$ 2,5 milhões



O Estado de S.Paulo - Julia Affonso
A Operação Sermão dos Peixes, da Polícia Federal, aponta que a farra com recursos públicos do Sistema de Saúde do Maranhão bancou até um avião avaliado em R$ 2,5 milhões. A aeronave foi apreendida.
Relatório da PF revela que R$ 2,2 milhões pagos pela aeronave por meio de cheques de empresas ligadas à Organização Social (OS) Instituto Cidadania e Natureza (ICN) e pela Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Bem Viver – Associação Tocantina para o Desenvolvimento da Saúde, que administram os hospitais do Estado.
A Federal investiga o desvio total de R$ 36 milhões do Fundo Nacional de Saúde, destinados ao Sistema Único de Saúde do Maranhão. A Sermão dos Peixes apura fraudes durante a administração de Ricardo Murad, cunhado da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), na Secretaria Estadual de Saúde.

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Diretor Presidente do DETRAN-PE recebe visita do Prefeito eleito de Custódia

O Vice-Prefeito do município de Custódia, Agreste do Estado, Manuca de Zé do Povo, esteve no Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, onde reuniu com Charles Ribeiro, Diretor Presidente do Órgão, que na ocasião estava acompanhado do Coordenador de Articulação Municipal, Lázaro Medeiros.

Manuca, que foi eleito no último pleito a Prefeito de Custódia com mais de 12 mil votos, entregou documento ao dirigente da Autarquia, onde solicita educadores de trânsito para ações educativas naquele município, dentro do Programa Detran Itinerante, uma vez que, a frota da cidade é de 10.155 veículos, desses, 4.524 são motos e os acidentes são constantes.

Na oportunidade, Ribeiro disse que, além do envio de técnicos da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, o Posto de Atendimento do DETRAN-PE naquela localidade vai passar a contar com vistoriador e captação de imagem.

Lucas Ramos destaca chegada de usina heliotérmica em Petrolina

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco para comentar o anúncio da chegada de uma usina heliotérmica em Petrolina, Sertão do Estado. O projeto da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) em parceria com a Universidade Federal do Ceará e o Instituto Solar de Jülich, da Alemanha, pretende instalar no município sertanejo, em janeiro de 2017, espelhos e torres que captarão a luz do Sol e a transformarão em energia elétrica para abastecer a usina de Sobradinho.
 
Para o deputado, a chegada do empreendimento consolida os avanços conquistados por Pernambuco no campo da geração e uso de energia limpa. “Nosso estado vem dando passos largos no estímulo às fontes renováveis de energia. Em 2012, o ex-governador Eduardo Campos iniciou as discussões para a instalação desta usina heliotérmica, trabalho que foi continuado por Paulo Câmara e que pode ser ampliado em outros municípios”, destacou o parlamentar.
 
A escolha de Petrolina para recebe a usina levou em conta a forte incidência direta dos raios do Sol, a pouca nebulosidade e a existência de um mapa solar no município. “São características presentes em outras localidades que podem receber, no futuro, novas plantas produtivas semelhantes”, salientou Lucas.
 
Diferente das placas solares fotovoltaicas que geram energia durante o dia, o sistema heliotérmico permite o armazenamento de energia solar para ser utilizada inclusive no período da noite. Os espelhos se movimentam de acordo com a posição do sol e refletem para uma torre solar. Na torre o calor é armazenado e transformado em energia elétrica. A capacidade de geração é de 300 quilowatts (kW), suficientes para abastecer 600 residências de baixo consumo energético.
 
ENERGIA LIMPA – Dentre as ações do estado que buscam incentivar o fornecimento de energia limpa, Lucas Ramos aproveitou para destacar a instalação do parque da empresa S4 Solar Brasil, que implantará no Cabo de Santo Agostinho sua primeira fábrica de painéis solares no país. Serão R$ 80 milhões investidos em uma planta que irá produzir 600 mil painéis por ano em um processo 100% automatizado. “A chegada da S4 Solar Brasil traz, além de empregos, uma nova perspectiva para o momento de crise que estamos passando”, analisou.
 
Lucas também relembrou o incentivo que a produção de energia eólica vem recebendo em Pernambuco. “Suape se transformou em exemplo nacional ao reunir empresas que estão inseridas na produção de usinas eólicas. Um cluster que alavanca empreendimentos do tipo no estado”, salientou o deputado ao enumerar a operação dos parques Ventos de Santa Brígida e Ventos de São Clemente que, juntos, são responsáveis por 15% da energia gerada em Pernambuco. “Todo esse trabalho tem a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, que demonstra compromisso com a sustentabilidade e vem realizando um trabalho responsável e preocupado com o futuro dos recursos naturais”, pontuou.

Sesi/PE oferece programação especial gratuita para as crianças em outubro no Agreste

 

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) dedicará o mês de outubro às crianças. Com início nesta quarta-feira (12) até o final do mês, as 21 bibliotecas do programa Sesi Indústria do Conhecimento, distribuídas em todo o Estado, elaboraram um cronograma especial de atividades gratuitas para celebrar a data. Seções de cinema, oficinas artísticas, contação de histórias e muitas brincadeiras serão destinadas à criançada e aos adolescentes. Já os adultos foram contemplados com palestras sobre saúde,  os direitos das crianças e empreendedorismo.
 
Entre as oficinas artísticas, destacam-se as de confecção de máscaras de animais, pintura, música e brincadeiras tradicionais. Já nas ações para incentivo à leitura, haverá piqueniques de leituras, contação de histórias de autores infanto-juvenis (como Monteiro Lobato, Ziraldo, entre outros) e poesias. Para os adolescentes haverá oficinas de valorização profissional, para que eles possam conhecer melhor e homenagear as profissões celebradas em outubro (como o dia dos professores, médicos, dentistas, compositores, etc) e palestras sobre drogas.
 
Já os adultos terão palestras sobre direitos e deveres das crianças e adolescentes, a importância das atividades físicas na terceira idade, prevenção ao uso de drogas, ao abuso sexual e ao câncer, especialmente ao de mama. Haverá também palestra sobre como aumentar as vendas de forma criativa, em parceria com o Sebrae.
 
"Nosso intuito é ampliar a oferta de lazer para as crianças e seus familiares", afirma a coordenadora do programa no SESI/PE, Bruna Santos. Além disso, as bibliotecas também disponibilizam para a população um acervo com mais de mil livros, cds e dvds e 10 computadores com navegação gratuita na internet.
 
No agreste, as bibliotecas do programa SESI Indústria do Conhecimento encontram-se nos municípios de Agrestina, Bezerros, Bonito, Garanhuns, Itaíba, Limoeiro, Panelas, Passira, Poção, Santa Cruz do Capibaribe (devido a parceria com a Rota do Mar), São Caetano e São João. As demais ficam em Abreu e Lima (graças a parceria com a Fibrasa), Itapissuma e Paulista (esta última em parceria com a Brilux), na RMR; Chã de Alegria, Glória do Goitá, Nazaré da Mata e Tamandaré, na Zona da Mata; e Araripina e Floresta, no Sertão do Estado.

MICROCEFALIA: Profissionais da Upae Garanhuns participam de capacitação na AACD



A Secretaria Estadual de Saúde tem realizado frequentes capacitações para profissionais das instituições de referência no atendimento a recém-nascidos diagnosticados com microcefalia, em Pernambuco. Em setembro, de 19 a 23, aconteceu na AACD, em Recife, mais uma jornada. Desta vez, a UPAE Garanhuns esteve representada por Andressa Ferro, Terapeuta Ocupacional, e Pâmela Sá, Fisioterapeuta. A Unidade está na abrangência da V GERES, e atende pacientes encaminhados pelo Hospital Regional Dom Moura, referência regional.

Segundo as profissionais Andressa e Pâmela, o encontro foi um segundo módulo, com contato direto com pacientes e práticas de procedimentos na área de reabilitação da AACD. A capacitação contou com grupos de diversos profissionais: Fonoaudiólogos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas, todos da rede de assistência, inclusive das diversas regiões do estado.

As capacitações têm continuidade com outras turmas e outras especialidades, promovidas pela Secretaria Executiva de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência.

Moro critica Folha por abrir espaço a crítica contra sua conduta

247 - O juiz Sérgio Moro, que cuida dos processos em primeira instância da Operação Lava Jato, mandou uma carta à Folha de S. Paulo em resposta ao artigo do professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite, que criticou duramente o magistrado em sua coluna nesta terça-feira 11.
Cerqueira Leite, que faz parte do conselho editorial do veículo, diz em seu texto que "Moro não percebe, em seu esquema fanático, que a sua justiça não é muito mais que intolerância moralista" (leia aqui).
O magistrado diz que, "embora críticas a qualquer autoridade pública sejam bem-vindas e ainda que seja importante manter um ambiente pluralista", o jornal deveria evitar "a publicação de opiniões panfletárias-partidárias e que veiculam somente preconceito e rancor, sem qualquer base factual".
Leia a íntegra da carta de Moro, publicada nesta quarta:
LAVA JATO
Lamentável que um respeitado jornal como a Folha conceda espaço para a publicação de artigo como o "Desvendando Moro", e mais ainda surpreendente que o autor do artigo seja membro do Conselho Editorial da publicação. Sem qualquer base empírica, o autor desfila estereótipos e rancor contra os trabalhos judiciais na assim denominada Operação Lava Jato, realizando equiparações inapropriadas com fanático religioso e chegando a sugerir atos de violência contra o ora magistrado. A essa altura, salvo por cegueira ideológica, parece claro que o objeto dos processos em curso consiste em crimes de corrupção e não de opinião. Embora críticas a qualquer autoridade pública sejam bem-vindas e ainda que seja importante manter um ambiente pluralista, a publicação de opiniões panfletárias-partidárias e que veiculam somente preconceito e rancor, sem qualquer base factual, deveriam ser evitadas, ainda mais por jornais com a tradição e a história da Folha.
SERGIO FERNANDO MORO, juiz federal (Curitiba, PR)

Brasil 100 % com Tite, vence Venezuela e assume liderança

Do UOL-Os 100% de aproveitamento com Tite já permitiram à seleção brasileira dar um salto na classificação das Eliminatórias da Copa do Mundo. Nesta terça-feira, em Mérida, o Brasil fez 2 a 0 contra a Venezuela e, beneficiado pelo empate do Uruguai em visita à Colômbia, alcançou a primeira posição com 21 pontos. 
A exemplo do que ocorreu nos últimos dois jogos, o Brasil comprovou sua boa fase logo de cara. Com 8 minutos de jogo, Gabriel Jesus abriu o marcador sobre a Venezuela após um erro bizarro do goleiro Hernández. Seguro em campo apesar de não contar com Neymar, suspenso, o time brasileiro confirmou o triunfo com gol de Willian. A partida chegou a ser paralisada por um apagão. 
A seleção brasileira volta a campo contra uma pressionada Argentina em Belo Horizonte no dia 10 de novembro. Na mesma sequência, visita a seleção peruana. 

FICHA TÉCNICA

VENEZUELA 0 x 2 BRASIL
Local: Estádio Metropolitano de Mérida, em Mérida Data: 11/10/2016 Hora: 21h30 Árbitro: Victor Carillo (Peru), auxiliado por Jonny Bossio e Raúl López (ambos peruanos) Cartões amarelos: Ángel, Velázquez, Herrera e Paulinho Gols: Gabriel Jesus, aos 7min do primeiro tempo, e Willian, aos 8min do segundo tempo
Venezuela: Hernández; Rosales, Ángel, Velázquez e Feltscher; Flores (Herrera) e Rincón; Juanpi (Guerra), Martínez e Peñaranda (Otero); Rondón. Treinador: Rafael Dudamel
Brasil: Alisson, Dani Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho; Willian (Taison), Paulinho, Renato Augusto e Coutinho (Giuliano); Gabriel Jesus. Treinador: Tite.

No muro, sem votos



Bernardo Mello Franco - Folha de S.Paulo
Brejões (BA), Livramento de Nossa Senhora (BA), Seabra (BA), Cabo Frio (RJ), Lençóis Paulista (SP). Os cinco municípios foram os únicos do país a eleger prefeitos da Rede Sustentabilidade, o novo partido de Marina Silva.
Em entrevista à repórter Marina Dias, a ex-senadora admitiu que o desempenho da sigla ficou aquém do esperado. "Não vamos minimizar o fato de que foram apenas cinco prefeituras. Mas não colocamos como principal métrica o resultado eleitoral, ainda que para um partido político ele seja importante", disse.
E qual seria a métrica a ser considerada? "Contribuir para o processo municipal sem instrumentalizar a eleição pensando em 2018", respondeu a ex-senadora, em marinês castiço. "A Rede foi um espaço para a renovação da política", acrescentou.
Mesmo vendo a nova sigla como uma mera incubadora de políticos, é impossível ignorar os fatos. A Rede naufragou em suas principais apostas no ano. No Rio, Alessandro Molon teve apenas 1% dos votos. Em São Paulo, Ricardo Young não chegou a pontuar. Teve menos votos para prefeito que 44 dos 55 vereadores eleitos.
O partido ainda pode marcar um gol de honra em Macapá, onde disputa o segundo turno. Mesmo assim, ficará longe de ocupar o espaço aberto pelo encolhimento do PT e pelo clima de insatisfação com a política.
Na semana passada, oito intelectuais deixaram a sigla em protesto contra o seu "vazio de posicionamentos políticos". "A sociedade brasileira não sabe o que pensa a Rede, nem consegue situá-la no espectro político-ideológico", afirmaram.
Marina contestou a crítica, mas deu certa razão aos dissidentes ao dizer que sua relação com o governo Temer é de "independência" —nem oposição nem situação, muito pelo contrário. Na era do duelo PT x PSDB, ela já teve dificuldade para se viabilizar como terceira via. No novo cenário do país, a insistência em ficar em cima do muro pode ser um passaporte para a irrelevância eleitoral.

Angelim realiza 3° evento "Dia das Crianças"


Angelim realizará pelo terceiro ano consecutivo uma mega festa do dia das crianças, evento realizado pela futura primeira dama do município Samille Duarte e a colaboração de outras pessoas da nossa cidade.
Na rua São José no centro da cidade em frente ao Mercado Duarte à partir das 9:00 horas a alegria estará de volta para as crianças, teremos pula-pula, escorrego, cama elástica, farta distribuição de balas,
algodão doce, picolés e também distribuição de brinquedos.

Foto do evento ano passado

Estaleiro admite pagamento suspeito



                                                      Zwi Skornicki (à frente), representante do Keppel Fels no Brasil
Folha de S.Paulo - Mario Cesar Carvalho
Um dos maiores fornecedores da Petrobras, com contratos no valor de R$ 25 bilhões, o estaleiro Keppel Fels reconheceu em comunicado enviado à Bolsa de Cingapura, onde fica a sua sede, que os pagamentos feitos a seu representante no Brasil "podem ser suspeitos".
O representante do grupo no Brasil é o lobista e engenheiro Zwi Skornicki, que foi preso pela Operação Lava Jato e já disse que pagou US$ 4,5 milhões (R$ 14,4 milhões, em valores atuais) ao marqueteiro João Santana, que cuidou das campanhas de Dilma Rousseff (2010 e 2014). Em depoimento ao juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, Skornicki afirmou que pagava propina em negócios com a Petrobras desde 2003, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB)

Jantar de Temer: cortar só nos outros

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada
É importante para o País, sim, o controle de gastos e a proposta de emenda à constituição nº 241 que impõe um teto para os órgãos dos três poderes – a má gestão (de todos os Poderes) aliada ao cenário econômico em crise há anos mostraram que os gestores não aprenderam – e o povo paga a conta.
Mas no jantar que o presidente da República, Michel Temer, promoveu para os deputados no domingo à noite a fim de reunir os deputados para confirmar a aprovação em primeiro turno, ninguém deu exemplo, diante de situações pontuais.
O assunto era corte de gastos. Mas o banquete oferecido pelo presidente Michel Temer aos aliados foi pura ostentação.
Chamaram a atenção as garrafas raras de uísque Blue Label 750ml (mais de R$ 660 na praça) que foram servidas ''só para a diretoria'' ao final do ''Jantar da PEC 241″, como foi batizado.
Antes da festa, a grande maioria dos 215 parlamentares chegou ao Palácio a bordo de carros executivos com motoristas – alugados por R$ 500 a diária, de empresas de Brasília com as quais têm contrato por verba de gabinete.
Além dos 215 deputados e alguns poucos ministros, o jantar contou com a presença de mais de 100 familiares dos parlamentares.

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Secretário da Fazenda garante pagamento do 13° dos servidores de PE

Após indagação da deputada estadual Priscila Krause (DEM) ao secretário estadual da Fazenda, Marcelo Barros, na reunião da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta terça-feira (11). A respeito da programação do caixa estadual para o pagamento do 13º salário da folha de ativos e inativos do governo estadual. 
O secretário estadual da Fazenda Marcelo Barros respondeu, a deputada que todos os meses o governo tem feito o provisionamento para o pagamento do 13º salário dos servidores. E que a previsão é sim pagar até o fim do ano.  

Como votaram os deputados na PEC do teto

A Câmara dos Deputados aprovou, nessa segunda-feira (10), em primeiro turno, o texto-base da PEC do teto de gastos públicos. A matéria foi aprovada por 366 votos favoráveis e 111 contrários. Houve duas abstenções.

Os parlamentares pernambucanos se posicionaram, em sua maioria, em favor da proposta. Dezenove votaram 'sim' e seis votaram 'não'. Confira como se posicionou cada deputado de Pernambuco:

Votaram Sim:
Adalberto Cavalcanti (PTB) - Sim
Anderson Ferreira (PR) - Sim
André de Paula (PSD) - Sim
Augusto Coutinho (Solidariedade) - Sim
Betinho Gomes (PSDB) - Sim
Bruno Araújo (PSDB) - Sim
Carlos Eduardo Cadoca (PDT) - Sim
Daniel Coelho (PSDB) - Sim
Eduardo da Fonte (PP) - Sim
Fernando Coelho Filho (PSB) - Sim
Fernando Monteiro (PP) - Sim
Jarbas Vasconcelos (PMDB) - Sim
Jorge Côrte Real (PTB) - Sim
Kaio Maniçoba (PMDB) - Sim
Marinaldo Rosendo (PSB) - Sim
Pastor Eurico (PHS) - Sim
Ricardo Teobaldo (PTN) - Sim
Silvio Costa (PTdoB) - Sim
Zeca Cavalcanti (PTB) – Sim

Votaram não:
Danilo Cabral (PSB) - Não
Gonzaga Patriota (PSB) - Não
João Fernando Coutinho (PSB) – Não
Luciana Santos (PCdoB) - Não
Tadeu Alencar (PSB) - Não
Wolney Queiroz (PDT) - Não

Lava Jato rejeita delação que não incrimina Lula

Paraná 247 - Os investigadores da operação Lava Jato e a Procuradoria-Geral da República rejeitaram acordo de delação premiada com o ex-diretor da Odebrecht Alexandrino Alencar, um dos executivos da empreiteira mais próximos de Lula. A versão do executivo, que nega que a reforma no sítio de Atibaia (SP) tenha sido uma contrapartida ao ex-presidente por contratos da Odebrecht como o governo federal, não parece ter agradado à cúpula da investigação.
A versão oficial do grupo da Lava Jato, segundo a Folha de S. Paulo, é de que as informações de Alencar seriam incompletas e de que haveria indícios de que ele protegeria alguns dos personagens de seu depoimento, como o próprio Lula.
"Reservadamente, Alencar tem relatado que um dos fatores que incomodaram os procuradores, por exemplo, foi insistir que Lula, de fato, fez as palestras pagas pela Odebrecht. Para os investigadores, parte delas não foi realizada e há indícios de casos de superfaturamento.
Outro empecilho é que Alencar tem versão contrária à hipótese dos investigadores sobre a empresa Exergia Brasil, do sobrinho da primeira mulher de Lula Taiguara Rodrigues, que foi alvo de denúncia do Ministério Público Federal nesta segunda (10). A Exergia foi subcontratada pela Odebrecht para atuar em obras em Angola. Os empreendimentos contaram com recursos do BNDES."

domingo, 9 de outubro de 2016

Um raio X nos dados da eleição de prefeito em Angelim

O candidato do PSB Douglas Duarte em dobradinha com Rosa pelo PT venceram as eleições de 02 de outubro  com 52,19 % dos votos ou seja 3.416 votos contra 47,81% do seu adversário que teve 3.129 votos, a diferença foi de 287 votos.
A construção desta diferença foi obtida com a vitória em 19 seções e derrota em 6 a saber: 1,10,13,15,16 e 18.
A maior diferença por seção foi:
A vitória de Douglas na seção 17 de: 155 à 100, diferença de 55 votos 
A vitória de Josemir na seção 15 de: 132 à 107, diferença de 25 votos.

A menor diferença por seção foi:
A vitória de Douglas na seção 05 de: 146 à 145, diferença de 1 voto 
A vitória de Josemir na seção 13  de: 118 à 117, diferença de 1 voto.

Os resultados por local de votação foram os seguintes:
Escola Azarias Salgado: Douglas 756 votos e Josemir 717 votos, diferença pro Douglas de 39 votos;
Escola Miguel Calado: Douglas 1599 votos e Josemir 1536 votos, diferença pro Douglas de 63 votos;
Escola Pedro Alves, Vila Quatro Bocas : Douglas 294 votos e Josemir 236 votos, diferença pro Douglas de 94 votos;
Clube ARA: Douglas 281 votos e Josemir 252 votos, diferença pro Douglas de 29 votos; 
Anexo do Matadouro : Douglas 486 votos e Josemir 424 votos, diferença pro Douglas de 62 votos; 
 

MP cobra da Andrade: faltam propinas de MG e SP

Lava Jato quer que Andrade Gutierrez complemente sua delação
Folha de S. Paulo
Por Bela Megale e Valdo Cruz

A Procuradoria-Geral da República e a força-tarefa da Lava Jato querem que a Andrade Gutierrez inclua novos delatores nos acordos de colaboração premiada e leniência (espécie de delação da pessoa jurídica) fechados no início deste ano.
A razão para tanto são fatos inéditos revelados por outros delatores ou candidatos a delação envolvendo executivos e obras que não aparecem nos depoimentos dos 11 colaboradores referentes ao acordo já formalizado com a construtora.
Entre as obras citadas estão a atual sede do governo de Minas Gerais, a chamada Cidade Administrativa, projetada por Oscar Niemeyer e que custou mais de R$ 1,2 bilhão,construida pelo governo de Aécio Neves (PSDB-MG) e o Rodoanel, em São Paulo,nos governos de José Serra e Alkmim(PSDB-SP), além de empreendimentos no setor de energia.
Leia a matéria na íntegra aqui: Lava Jato quer que Andrade Gutierrez complemente sua 

'Me sinto do povo', diz Bia Doria, a nova primeira-dama de SP


"Seu Eli, é a dona Bia. Dá para entrar em casa ou tem gente na frente?". No volante de seu Porsche Cayenne, a futura primeira-dama de São Paulo ligava para casa aflita. Queria saber como avançava o protesto de ativistas que se deitaram no asfalto em frente à residência dos Doria na semana passada contra possíveis mudanças nas ciclovias.
Quarenta minutos antes, Bia, 56, que é artista plástica, deixara seu ateliê na Vila Nova Conceição, a três quilômetros de sua casa no Jardim Europa. Entrou no SUV preto fazendo o gesto de "acelera" do marido para os vizinhos.
Ela, aliás, não sai muito dos bairros onde vive e trabalha. Lugares como o Minhocão ou o Baixo Augusta estão fora de seu radar. "O Minhocão hoje para que serve? Quase nunca fui lá. É tipo um viaduto, né?", pergunta a nova primeira-dama, que elogia os parques "lindos" de Sydney e as ciclovias de Cingapura —as de São Paulo ela acha perigosas demais e não se atreve a usar.
Também não se aventura pelo centro e desconhece a briga pela criação do parque Augusta, lembrando sua "boa relação com a Cyrela", uma das construtoras donas do terreno. "Onde é isso? Não conheço. Imagina quem tem filhos no centro. Vão passear onde? Vou falar para o João que lá tem que ser parque."
Ali perto, Bia só conhece a rua Avanhandava, que chama de "aquela vielinha tortinha onde fica a Famiglia Mancini". Na visão dela, é o único lugar na cidade onde é possível "andar a pé, igual em Nova York".
"Até com o trânsito eu me acostumei", afirma, num sinal fechado. "Coloco o telefone aqui e vou respondendo WhatsApp. Olha como a vida é bela no Instagram", diz, mostrando no iPhone branco a imagem de uma amiga rodeada de sacolas da Hermès, uma taça de champanhe na mão.
DENTES
"No Morumbi tem aquela favela, né? Paraisópolis. Ali é a Etiópia, mas eles respiram o mesmo ar, sentem o mesmo frio que a gente. Essa desigualdade tem que diminuir. Não adianta ter uma funcionária que chega no ateliê e tem problemas de nutrição."
"Imagina como eu ficaria feliz se chegasse uma arrumadeira já sabendo fazer as coisas. Pouquíssimas delas sabem, a não ser as que já passaram por várias casas, mas aí elas vêm cheias de manias."
Em seu ateliê, onde faz esculturas de madeira, mármore e bronze que pesam até 20 toneladas, Bia se orgulha de ter transformado a vida dos assistentes. "Todos moravam em barracos e nem tinham dentes. Consegui casa para todos eles, dei dentes para eles, dei um plano de saúde bom. Hoje eles se sentem felizes, até se acham artistas porque são meus assistentes."
Bia, uma entre os 11 filhos de uma família que tinha uma fábrica de vassouras em Santa Catarina, também se diz próxima da população por causa de seu trabalho. Conta que tem contato direto com agricultores que cedem os troncos usados em suas obras.
"Sempre me senti uma Evita Perón, porque eu sou mais do povo, eu me sinto do povo", diz a artista, casada há mais de duas décadas com o prefeito eleito e mãe de seus três filhos. "Eu me dou muito bem com pessoas mais humildes. Às vezes é só um aperto de mão, às vezes elas querem um abraço. É tão pouco o que elas querem."
ARTE ARTE
Artista plástica, ela lamenta que São Paulo tenha acervos muito "pobres" e se surpreende ao saber a situação das instituições municipais, como o Museu da Cidade, que não tem espaço físico.
Mesmo a Bienal de São Paulo, a mais tradicional do mundo depois da de Veneza, desagradou Bia Doria. "Não gostei de nada lá. A gente está fazendo campanha para não ter pneu em casa por causa dos pernilongos, e os caras vão lá e põem pneu", diz sobre a obra da portuguesa Carla Filipe, que criou uma horta com rodas de trator. "É que eu gosto de arte arte, telas e esculturas. Não gosto daquelas instalações muito modernas, qual é o nome disso mesmo?"
Nesse sentido, a coleção que acumulou ao lado do marido tem Di Cavalcanti, Portinari, as gordinhas de Botero e um generoso conjunto de telas de Romero Britto, que já retratou toda a família Doria e fez pelo menos cinco pinturas da primeira-dama.
"Tenho vários quadros dele", diz Bia. "O que eu aprecio no Romero é essa versatilidade que ele teve de fazer um marketing em cima de seu trabalho. Aquela coisa colorida é uma felicidade para os olhos."
Mas Bia não sente a mesma sintonia com artistas contemporâneos, em especial os que lideraram os gritos de "fora, Temer" na inauguração da Bienal agora em cartaz. "A gente está parado há dois anos e, se tirar o Temer, o país vai ficar parado mais dois anos. Esses artistas têm que ficar quietinhos e deixar o Temer trabalhar. O Brasil tem que andar agora."
Ou, como quer seu marido, acelerar. Na família, Bia diz ser a única que tinha certeza de que Doria seria eleito já no primeiro turno. Apostou R$ 5.000 contra R$ 100 de um dos filhos, que achava que seu pai não se elegeria.
Na pele de primeira-dama, Bia sonha com uma cidade em que os parques e praças tenham mais esculturas, mas não as suas. "Isso não vai acontecer, porque o João é uma pessoa muito correta", diz. "Se for para colocar esculturas, vão ser de outros artistas, porque senão seria... Como chama isso? Nepotismo?"
Sem ter abusado de seus contatos em Brasília, diz ela, Bia se orgulha de que obras suas estavam no Salão Negro da Câmara dos Deputados durante a votação do impeachment de Dilma Rousseff. Ficou feliz com o fato de as peças servirem muitas vezes de pano de fundo das reportagens na televisão.
Nesse ponto, tanto a saída de Dilma quanto a vitória de seu marido em São Paulo parecem ter sido um desfecho triunfal para a derrocada do PT que ela tanto desejou.
"Fiquei muito triste quando o Lula se elegeu. Até chorei no dia em que ele tomou posse porque tinha certeza que eles iam desfalcar todas as empresas como fizeram", diz Bia. "Quando Eduardo Cunha levantou a hipótese de impeachment, dei graças a Deus. Não defendo o Cunha, mas ele tem atitude."
MODERNOSO CASUAL
Bia também aprovou a troca do terno do marido pelo suéter apoiado sobre os ombros, que chama de estilo "modernoso casual", e diz que ele é "perfeito, chique".
Ela ainda não pensou no vestido que usará na posse, mas afirma que não vai destoar de seu estilo. "Eu me sinto poderosa porque me dou bem na favela e me sinto bem de salto alto num jantar chiquérrimo da sociedade com talher de prata. Se me der uma enxada, eu me saio muito bem. Se me der um salto alto, também me saio muito bem."