sábado, 12 de novembro de 2016

Assinatura no cheque de 1 milhão que pode derrubar Temer é de Aécio

O empresário Otávio Marques de Azevedo disse em sua delação que doou 1 milhão de reais de propina para a campanha da então candidata Dilma Rousseff à reeleição.
A campanha de Dilma demonstrou que esse recurso não foi entregue ao PT, mas num cheque ao então candidato a vice e agora presidente da República, Michel Temer.
O assunto se tornou pauta em alguns veículos e de repente a OAB nacional, presidida por Claudio Lamachia, emite a seguinte nota:
"É absolutamente necessário e urgente o esclarecimento a respeito do repasse de R$ 1 milhão para a campanha que elegeu a chapa Dilma-Temer em 2014. A sociedade precisa saber se esses recursos são legítimos ou fruto de propina. Outro ponto que precisa ser esclarecido é sobre qual conta foi usada para receber o dinheiro. A OAB acompanha com atenção os desdobramentos desse fato para cumprir com rigor sua função de defender os interesses da sociedade e o cumprimento da Constituição. Se necessário, a OAB usará de suas prerrogativas constitucionais para fazer valer os interesses da cidadania."
Parodiando Mino Carta, é do conhecimento até do mundo mineral que a Andrade Gutierrez sempre foi "a empreiteira do Aécio". Não porque ele fosse dono da mesma, mas porque seus "negócios" sempre foram majoritariamente realizados com ela.
A quem interessar possa, a Andrade Gutierrez foi a empreiteira que construiu a Cidade Administrativa de Minas. O custo, 1 bilhão de reais. Um investimento monstruoso para um governo do estado.
A despeito desse imenso negócio realizado com o então governador, quando da sua delação, Otávio Marques Azevedo, o presidente da Andrade Gutierrrez, não citou Aécio com beneficiário de propina.
Afirmou que os 20 milhões que doou ao então candidato a presidente em 2014 foi por vias legais, mesmo tendo uma série de mensagens absolutamente suspeitas trocadas com Oswaldo Borges, ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, e apontado como tesoureiro informal do tucano.
As mensagens podem ser lidas nesta matéria do blogue do Fausto Macedo.
Aliás, também no blogue do Fausto Macedo pode-se ler as mensagens dos executivos da Andrade Gutierrez torcendo e fazendo campanha por Aécio.
Então por que um delator que doou 20 milhões para um candidato com qual teve um negócio de 1 bilhão foi lembrar de um cheque de 1 milhão que, segundo ele, havia sido dado a campanha de Dilma?
E como esse delator não se lembrava que havia repassado esses recursos num cheque exatamente para o agora presidente da República, Michel Temer, que era o então candidato a vice na chapa de Dilma?
Ingenuidade do delator? Um erro?
Sigamos um pouco mais então...
Como, de forma tão rápida, o presidente da OAB que foi convidado a cinco dias pelo PSDB de Aécio para discutir a reforma política, como se pode ver neste post da Veja emite um nota colocando Temer numa situação no mínimo constrangedora.
Evidente, caro Watson, o senador Aécio Neves é quem assina essa operação do cheque da propina para Temer.
Aécio desistiu de Temer e alguns de seus aliados mais próximos já não fazem mais de esconder isso nos corredores do Congresso.
Primeiro porque esperava mais do atual presidente. Esperava que lhe desse mais poder.
Segundo, porque Aécio, sabe que 2018 não será o seu ano se ficar esperando a caravana passar. Até porque a cada dia que passa a candidatura de Geraldo Alckmin fica mais forte dentro do PSDB.
E já deve ter feito as contas que conseguiria montar uma operação para ser um candidato viável numa eleição indireta no ano que vem.
O cheque do Temer, amigos, ainda vai render muitas histórias.

SSA3/UPE - Informações importantes para a IMPRENSA

PLANTÃO – A Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da UPE comunica que neste sábado (12), no horário das 8h às 16h, estará de plantão para atendimento aos casos especiais e urgências (para os candidatos comunicarem acidentes e doenças). Outras informações através dos telefones: (81) 3183-3660 / 3791, no e-mail: processodeingresso@upe.br ou ainda no endereço eletrônico: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.
           
CASOS ESPECIAISAté esta sexta-feira (11/11) temos 54 candidatos com necessidades especiais (portadores de deficiência) fazendo provas no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (ICB/UPE).
Além desses, há três casos especiais: 01 estudante com catapora que fará prova no Hospital Universitário Oswaldo Cruz da UPE (Huoc) e dois estudantes que farão prova em suas residências (um com leucemia e outro pós-cirurgia com dificuldade de locomoção).
Todos os aplicadores de provas e auxiliares de aplicadores de provas, para esses candidatos, são profissionais especializados e que possuem formação para atender as demandas/necessidades deles.
 
IMAGENS – No intuito de evitar algum tipo de transtorno, estabelecemos um horário para os veículos interessados em fazer imagens das salas de aulas com os candidatos SSA3 da UPE.
No dia 13/11, das 10h30 às 11hs, uma das jornalistas da Assessoria de Comunicação do Processo de Ingresso 2017 estará na Escola Politécnica da UPE (Poli) para acompanhar os interessados em realizar as imagens.
Após esse horário será terminantemente proibida a entrada de jornalistas nos prédios.
 
PROVAS E GABARI

DETRAN-PE intensifica fiscalização no feriadão

Com uma proposta diferenciada das blitzes convencionais, a Operação Rota de Fuga (ORF) e a Trânsito Seguro – OTS que são desenvolvidas pela Secretaria das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE têm obtido resultados bastante positivos nas ações realizadas no Recife e Região Metropolitana. 

De acordo com o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, durante o feriado prolongado as blitzes terão como foco a alcoolemia e outras infrações, com objetivo de prevenir ainda mais o número de acidentes. As atuações acontecerão em horários distintos, com equipe preparadas e com o apoio dos Batalhões da Polícia Militar e Batalhão de Polícia de Trânsito.

A estratégia da ORF é descentralizar suas equipes, fazendo com que seu raio de cobertura abranja uma via principal e as vias nas quais deságua o trânsito dessa principal, tornando-se potenciais rotas de fuga para os infratores. Assim, a fiscalização se dinamiza, afastando-se do modelo tradicional da blitz estática e dessa forma detectando áreas onde ocorrem comportamentos como disputas de racha, ingestão de álcool, entre outros.
 
Já a OTS executa a fiscalização de trânsito com foco nas infrações cotidianas relacionada a falta de atenção do condutor, a exemplo do uso do celular e o não uso do cinto de segurança. Além disso, é verificada a regularidade da documentação do veículo e condutores, com o objetivo de inibir fraudes e roubos e ainda a execução do teste do bafômetro.

DADOS
 
Pernambuco teve uma redução de acidentes de 5,5% em 2015, quando comparado ao ano de 2014, e ainda a diminuição de número de mortes em 12%. No estado, várias são as intervenções voltadas aos condutores a exemplo dessas operações e ainda são somadas as campanhas educativas, como as desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação de Trânsito do DETRAN-PE, que durante todo o ano promove atividades em bares, universidades, escolas e grandes eventos.
 
REFORÇO
 
No último dia 28/10 o governador Paulo Câmara entregou 47 novos veículos para reforçar a segurança viária do estado, totalizando um investimento na ordem de 8,5 milhões de reais. Foram 30 Chevrolet Spin destinados as Operações Trânsito Seguro e Rota de Fuga, três Chevrolet Montana para o uso no deslocamento de equipamentos em apoio às operações de trânsito, oito Renaut Sandero para a Operação Lei Seca e cinco Chevrolet Spin para o Primeiro Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran. Além disso, foi entregue um caminhão Iveco, sendo o primeiro das 10 unidades previstas para o Programa Detran Itinerante, que irá atender 92 municípios que não contam com Unidades da Autarquia.

Hospital Sírio-Libanês forma profissionais especialistas em Garanhuns





Aconteceu em Garanhuns, na última terça-feira, dia 07/11, a solenidade de conclusão dos cursos de especialização dos projetos de apoio ao SUS na V Região de Saúde do Estado de Pernambuco, promovidos por meio da parceria institucional do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, no caso específico de Garanhuns, a Universidade de Pernambuco (UPE).

O evento foi realizado no auditório da Universidade de Pernambuco, e contou com a presença de Anderson Torreão (Sírio-Libanês), Gessyane Paulino (COSEMS), Harley Davidson (Secretaria de Saúde de Garanhuns), Régia Leite (UPE), além da Dra. Catarina Tenório, gestora da V GERES. Ao todo, mais de 80 profissionais de saúde concluíram seus cursos, em um ano de trabalhos, em uma demanda que atendeu os 21 municípios da região.

O Campus Garanhuns da UPE participa da iniciativa sedendo infraestrutura para os cursos, com salas de aula, secretaria, equipamentos multimídia, sala de videoconferência, auditório, secretaria, entre outros, inclusive docentes.

Segundo Anderson Torreão, este curso já foi aplicado em cidades como Recife e Caruaru, e agora a estrutura terá o destino de Serra Talhada.

Foram ofertados os seguintes cursos de especialização:
- Regulação em Saúde no SUS
- Preceptoria no SUS
- Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde
- Vigilância em Saúde
- Processos Educacionais na Saúde com ênfase em Metodologias Ativas de ensino aprendizagem

INSTITUTO SÍRIO-LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISA

Estas iniciativas educacionais têm sido promovidas e realizadas por esse conjunto de organizações desde o ano de 2009, tendo já formado milhares de especializandos, contemplando várias regiões de saúde em todo o Brasil. Durante o desenvolvimento dos cursos, profissionais de saúde e gestores de inúmeras instituições de saúde da V Região de Saúde de Pernambuco, além de educadores da área da saúde de instituições parceiras, poderão trocar experiências com os seus pares de outras 29 regiões, distribuídas em quase todos os estados do país, além de interagir com o quadro de especialistas do Hospital Sírio-Libanês.

A partir de encontros presenciais, teleconferências, e atividades de educação à distância, esses atores debaterão suas práticas com o objetivo de produzir conhecimento que gere o aperfeiçoamento do SUS em nível regional. Para vencer esse desafio continental sem que a qualidade do processo de ensino aprendizagem seja prejudicada, estes cursos tiveram seus programas especialmente desenvolvidos pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa utilizando abordagens pedagógicas inovadoras, incluindo a aprendizagem baseada em problemas, a problematização, a aprendizagem significativa, a aprendizagem baseada em equipes (Team-based learning), a educação à distância e a avaliação de competências. Estas atividades educacionais possibilitam que os profissionais tragam para a sala de aula as experiências e os casos vivenciados em seu cotidiano e fornecem suporte para a construção de projetos aplicativos de intervenção na realidade de saúde local. Os cursos apostam, portanto, não apenas na importante construção significativa do conhecimento, que possibilita a transformação das pessoas, mas também na construção de projetos que possam ser aplicados nas diferentes realidades de cada região.


*Com informações do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês e da Imprensa da Universidade de Pernambuco - UPE

Prefeito Eleito de Angelim, Douglas Duarte participa em Brasília do Seminário promovido pela CNM

Douglas ladeado por prefeitos do Agreste
Entre os dias 09 a 11 de novembro de 2016, o prefeito eleito de Angelim Douglas Duarte (PSB) participou do “Seminário Novos Gestores”, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM. O Seminário reuniu prefeitos e prefeitas pernambucanos e nordestinos eleitos e reeleitos para o mandato 2017-2020, e aconteceu no Centro Internacional de Convenções, em Brasília.

No Seminário, os prefeitos reivindicaram a reformulação do pacto federativo, e receberam orientações inovadoras de auxilio a gestão, como por exemplo: Contabilidade, Consócios intermunicipais, MuniCiência e Rede Municipalista. 

O presidente da CNM Paulo Ziulkoski disse aos prefeitos e prefeitas que há diversas pautas do interesse dos municípios em tramitação no Congresso Nacional que podem melhorar a realidade das pessoas, mas que, para serem aprovadas, é necessário forte trabalho de pressão junto a deputados e senadores.(informações Blog Capoeiras e fotos Agreste News)

STF amplia bloqueio de recursos da Repatriação para 23 Estados e o DF

Por Estadão Conteúdo
 A ministra Rosa Weber do Supremo Tribunal Federal (STF) universalizou a ordem de depósito judicial de valores da Repatriação que já havia beneficiado os Estados de Piauí e Pernambuco. Com a decisão liminar, ao todo 23 Estados e o Distrito obtiveram o bloqueio dos recursos.

Na noite desta sexta-feira, a ministra decidiu conceder a outros entes que entraram com ação no Supremo liminares que determinam à União depositar em conta judicial um montante superior ao valor inicialmente destinado a essas unidades da Federação como cota do Fundo de Participação dos Estados (FPE) referente à arrecadação com a repatriação.Com isso, o dinheiro arrecadado com a multa de 15% sobre os valores legalizados dentro do programa terão de ficar depositados em juízo à espera da decisão sobre o mérito pelo STF O julgamento final dos processos ainda não está marcado.

Além de Piauí e Pernambuco, estão entre os litigantes beneficiados: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina, Roraima, Pará, Rio Grande do Sul e Tocantins. Outros Estados que também entraram com ações semelhantes foram atendidos: Acre, Ceará, Maranhão, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte.

Após a aprovação da Lei da Repatriação, a então presidente Dilma Rousseff vetou a possibilidade de os Estados ficarem com parte da multa, determinando que apenas os valores arrecadados com os 15% do Imposto de Renda cobrados sobre os recursos seriam compartilhados com Estados e municípios.

Segundo o Ministério da Fazenda, o Programa de Repatriação arrecadou R$ 46,8 bilhões, dos quais R$ 4,026 bilhões ficaram com os Estados - o correspondente a 21,5% do Imposto de Renda, divididos na mesma proporção do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Outros 24,5% são repassados às prefeituras, por meio do Fundo de Participações dos Municípios (FPM), o correspondente a R$ 4,214 bilhões. Se os Estados conseguirem que o Supremo determine a divisão da multa também, esses valores dobram.

Benjamin é a nova assombração do Planalto

Helena Chagas - Blog Os divergentes
O mais novo objeto de preocupação do Planalto hoje atende pelo nome de Herman Benjamin, o ministro do STJ que, no TSE, é relator do processo que pretende cassar a chapa Dilma-Temer por irregularidades no financiamento da campanha de 2014. Nos últimos dias, os sinais emitidos por Benjamin, e a divulgação de elementos relacionando de forme estreita as doações eleitorais  para petistas e peemedebistas – como o cheque com o depósito de R$ 1 milhão da Andrade Gutierrez – vem assustando muita gente no governo.
A mídia ainda trata o assunto com sobriedade, sem cara de escândalo, e o tempo trabalha a favor de Michel. Em matéria publicada no Valor desta sexta-feira, a colega Maria Cristina Fernandes dá a explicação: entre abril e maio do ano que vem, serão substituídos dois ministros advogados do TSE, dando ao governo Temer a chance de compor uma maioria a seu favor no tribunal e garantir que não será cassado. Até lá, o processo iria sendo empurrado fora da pauta pelo presidente Gilmar Mendes, considerado um amigo do Planalto.
Só que mesmo esse planejamento tranquilizador pode dar errado. Os mesmos planaltinos que veem em Gilmar um amigo consideram Benjamin um simpatizante dos governos petistas. E estão incomodados com o ativismo do ministro, que parece estar querendo investigar mesmo a fundo, de verdade, as irregularidades da campanha ligadas à Lava Jato – que tendem a ficar cada vez mais visíveis,sobretudo com a próxima delação da Odebrecht.
Ninguém sabe o que mais vai aparecer, arrebatando a opinião pública, e o que Benjamin vai fazer com isso. Pode vir desgaste grande por aí. Fica cada vez mais distante a possibilidade de o relator aceitar a separação das contas das duas campanhas e considerar que as doações feitas pela Andrade Gutierrez a Dilma são fruto de propina e as feitas a Temer não.

Escândalo aéreo

Ricardo Boechat - ISTOÉ
Deputados que compõem a base aliada do governo derrubaram na semana passada, na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados, os requerimentos de informação que solicitavam esclarecimentos sobre o uso de aviões da Força Aérea Brasileira para deslocamentos domésticos por parte de ministros.
Segundo levantamento feito pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, Suas Excias utilizaram 781 vezes os jatos executivos da FAB, desde que Michel Temer tomou posse. Em 238 ocasiões, os deslocamentos tiveram como origem ou destino as cidades onde vivem os ocupantes do primeiro escalão do governo, sem apresentar uma justificativa adequada nas agendas oficiais, que devem ser sempre divulgadas pela internet.
Trata-se de uma orgia com os recursos públicos. Dependendo do destino, algumas viagens custam até R$ 100 mil. Desperdício imoral, sobretudo se considerarmos que alguns dos usuários são pessoas que de dia discursam sobre as dificuldades financeiras da administração federal, mas à noite voam como príncipes.
Felizmente não são todos os ministros. Mas a lista dos usuários é extensa. Inclui Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo), Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Alexandre de Moraes (Justiça), Ricardo Barros (Saúde), Osmar Terra (Desenvolvimento Social e Agrário) e José Serra (Relações Exteriores). Eles vivem em cidades fartamente atendidas por linhas áreas regulares.

Reforma da Previdência deve ter “bode na sala”

Ideia é apresentar pontos duros que seriam retirados em negociação
Blog do Kennedy
Na estratégia para aprovar a reforma da Previdência, o presidente Michel Temer está sendo aconselhado a colocar o “bode na sala”. Ou seja, enviar um texto com pontos mais duros a fim de que sejam negociados com os parlamentares.
A intenção de Temer é remeter a reforma da Previdência ao Congresso no começo de dezembro, logo após a aprovação da PEC do Teto em primeiro turno no Senado. Ou seja, garantido o teto na primeira etapa, haveria espaço político para começar a negociar outro projeto importante ao longo do ano que vem.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Prefeito continua sem notícias de filho sequestrado

Do blog de Magno Martins 
O jovem Alexandre Arraes Filho (na foto ao lado), sequestrado, ontem, por volta das 21 horas, enquanto lanchava em frente à uma faculdade em Juazeiro do Norte (CE), continua desaparecido. Até o momento, a familia não recebeu nenhum contato dos supostos sequestradores para negociar o resgate. "Estamos aflitos, esperando uma sinalização", disse o prefeito, que, ao lado da deputada Roberta Arraes(PSB), sua esposa, passou a madrugada aguardando notícias sobre o paradeiro do filho.
"Xandinho", como é mais conhecido, é jeitoso e articulado. Gosta de política e faz projeto para suceder o pai e a mãe na vida pública. Ele foi capturado por dois homens encapuzados e levado num carro escuro. Estudante de Direito na Faculdade Paraíso, no bairro de São Miguel, em Juazeiro, o jovem estava sozinho no momento em que foi raptado. Testemunhas informaram que o carro usado na ação era um Renault Duster, mas ninguém soube informar, de fato, quantas pessoas participaram do sequestro. A polícia não divulgou mais detalhes para não comprometer as investigações.

Protesto contra PEC bloqueia vias no Recife e estradas

Do G1/PE
Manifestantes contrários à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do teto dos gastos da União bloquearam ruas e avenidas no Centro do Recife, na manhã de hoje. No centro da cidade, o protesto começou por volta das 6h, no cruzamento entre as Avenidas Norte e Cruz Cabugá. Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano, a mobilização terminou às 7h40. Nas BRs do estado, no entanto, as mobilizações começaram desde o início da manhã e ainda não foram encerradas.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes fecharam, nesta sexta-feira, vários pontos das Rodovias BRs 101, 232 e 408. Na BR-101, o ato ocorreu na frente da Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife, em Goiana, na Mata Norte, e em Escada, na Mata Sul. No Recife, o trecho foi liberado por volta das 11h.
Devido à interdição da via, o atendimento em alguns dos ambulatórios do Hospital das Clínicas, na Cidade Universitária, foi prejudicado. Nos segmentos de cirurgia geral, hematologia e cardiologia do Hospital das Clínicas, na Cidade Universitária, alguns dos médicos tiveram dificuldades ou não conseguiram chegar à unidade de saúde. De acordo com o HC, os pacientes com consultas marcadas para esta sexta devem ter os exames reagendados.
Ainda segundo a PRF, também foram realizados protestos na BR 408, em Paudalho e Aliança, na Mata Norte, além da BR-232, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife e em Caruaru, no Agreste. A PRF também confirmou bloqueio na BR-428, em Petrolina e em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão.
Por volta das 11h, no entanto, a PRF informou que as interdições na BR-101 no Grande Recife, na BR 408, em Paudalho, e na BR 232, em Jaboatão dos Guararapes, já haviam sido encerradas. Os bloqueios em Petrolina e em Santa Maria da Boa Vista também foram liberados. Nesse mesmo horário, os trechos interditados em Goiana e Escada foram desinterditados parcialmente.
Protesto no Recife
Durante o ato, realizado pelo Fórum de Mulheres de Pernambuco e por centrais sindicais, os manifestantes pintaram o asfalto com a frase ‘ Fora Temer’ e exibiram faixas e cartazes. A CTTU instalou desvios para facilitar o trânsito na área e orientadores da companhia estiveram no local para auxiliar os motoristas. De acordo com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o protesto reuniu cerca de 200 pessoas. A Polícia Militar, no entanto, não estimou o número de participantes.
Após a manifestação, equipes da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) estiveram no local para limpar a via. Mesmo com a liberação do cruzamento pelos integrantes do ato, o trânsito apresentava retenções na Avenida Cruz Cabugá, no sentido subúrbio-cidade.
Protesto de rodoviários
O protesto no centro do Recife complicou ainda mais a mobilidade dos moradores da Região Metropolitana, já que, das 4h às 8h, motoristas de ônibus paralisaram as atividades. A mobilização dos rodoviários teve como objetivo chamar a atenção para a onda de assaltos contra os veículos de transporte público.
A categoria também informou que o ato reforça as manifestações feitas nesta sexta pelas centrais sindicais contra a proposta de limitar os gastos do governo federal. Ela foi aprovada pela Câmara dos Deputados e que tramitará no Senado Federal como PEC 55.

Renan acerta ao combater supersalário do funcionalismo



Blog do Kennedy
Boa parte dos juízes não gostou da iniciativa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de criar uma comissão para fazer um pente-fino nos chamados supersalários do funcionalismo.
Razão: há muitos magistrados que ganham acima do teto salarial do funcionalismo graças a privilégios ou brechas na lei.
Renan está sendo acusado de retaliar juízes porque é investigado pela Lava Jato.
Independemente de eventuais motivações pessoais, Renan tem razão no mérito, porque existem casos de salários de R$ 100 mil ou até mais, quando o limite máximo deveria ser R$ 33,7 mil -- a remuneração de um ministro do Supremo.

Cada senador custa R$ 176 mil por mês



A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder, Se Renan Calheiros quisesse mesmo enfrentar marajás do serviço público, deveria começar pelo próprio Senado que preside. Os políticos da Câmara e do Senado custam em média mais de R$176 mil por mês, entre salários e penduricalhos como verbas de gabinete, passagens aéreas, auxílio moradia e o direito de ressarcir qualquer despesa. Os 81 senadores e suas estruturas custarão R$171 milhões em 2016.
 
A iniciativa de Renan Calheiros foi interpretada como vingança de procuradores que o investigam e de magistrados que os autorizam.
Senado e Câmara é onde menos se respeita o teto constitucional, diz Roberto Veloso, presidente da Ajufe, a associação dos juízes federais.
Além do 13º e do 14º salário (R$67 mil para cada), os políticos também têm o “cotão” de até R$45 mil e mais R$97 mil de “verba de gabinete”.
O gabinete de um senador de Brasília, Hélio José (PMDB), diz tudo: tem 86 funcionários, com salários que variam de R$2,7 mil a R$19 mil.

Cantanhêde agora pede calma à Lava-Jato

Ativa militante da "massa cheirosa" do PSDB, a colunista Eliane Cantanhêde está preocupada com os rumos da midiática Operação Lava-Jato. Em artigo publicado no Estadão no último domingo (6), ela alerta que "o tsunami está chegando" e faz um apelo aos "justiceiros" do Paraná: não é hora "de brincar com fogo". Antes, a jornalista estava excitada com as "delações premiadas" – e premeditadas – que atingiam as lideranças do PT e fustigavam a imagem do ex-presidente Lula. Agora, talvez com informações privilegiadas do juiz Sergio Moro – que sempre manteve íntimas relações com a mídia –, ela parece recear pelo futuro dos tucanos e pela própria sorte do covil golpista de Michel Temer.
Ela explica as razões dos seus temores. "Na superfície, o Congresso discute a PEC dos gastos e as eleições para as presidências de Câmara e Senado e para as lideranças de blocos e partidos. Nas profundezas, sofre, sem saber (e sem ter) o que fazer, diante do tsunami que começa nesta segunda-feira: a meia centena de delações da Odebrecht sobre as relações promíscuas com o mundo político... Pelo que foi vazado, serão listados de 150 a 300 políticos de praticamente todos os partidos. Isso abre uma nova era na Lava Jato, que não só deixa estressados deputados, senadores, governadores, prefeitos e seus antecessores, como também exige enorme responsabilidade da Justiça, MP e PF".
"Se os investigados estarão alvoroçados, os investigadores – e a mídia – estarão entre duas pressões políticas e psicológicas: de um lado, a acusação de que a Lava Jato é uma armação demoníaca só para eliminar o PT; de outro, o pânico nos três Poderes de que todos os políticos e partidos sejam jogados na fogueira, arrastando o Congresso, pilar da democracia, para os quinto dos infernos. Juízes, procuradores e policiais não raciocinam (ou não deveriam raciocinar) subjetivamente, com base em consequências políticas, mas sim objetivamente, atentos a fatos, crimes e criminosos. Mesmo assim, é preciso frieza e maturidade para se equilibrar entre essas duas pressões e com a opinião pública querendo sangue e linchamentos".
A TPM de Michel Temer
O interessante é que Eliane Cantanhêde nunca antes fez este apelo à "frieza e maturidade" – e poderia acrescentar, à imparcialidade – dos carrascos da Lava-Jato. Antes, ela reforçava o coro por "sangue e linchamentos". O que mudou, então? Agora ela teme que as delações finalmente atinjam os políticos que promoveram o "golpe dos corruptos" – desde o cambaleante Aécio Neves até o Judas Michel Temer. Com esta preocupação, ela pede piedade a quem usou recursos do caixa dois "para sua campanha, conforme a lei em vigor". Ela enfatiza: "Fazer carnaval, ou manchete, com o fato de fulano(a), beltrano(a) e sicrano(a) receberem financiamento da Odebrecht para concorrer a algum mandato não ajuda o processo, não clareia o mundo no mínimo nebuloso das campanhas e não educa a opinião pública para a importância da política limpa e para os perigos da corrupção. Logo, é um desafio e tanto, com a patrulha na cola e as estruturas do Congresso tremendo".
Novamente, a pergunta: mas o que mudou? O que explica o medo da "massa cheirosa" do PSDB? Uma notinha da Folha no mesmo domingo talvez explique a mudança. "O governo de Michel Temer está de TPM – 'Tensão Pré-Marcelo'. É altíssimo o nível de apreensão com a delação de Marcelo Odebrecht e dos demais executivos da empreiteira. A avaliação no Planalto é que os esperados vazamentos dos capítulos da colaboração premiada conturbarão o Congresso e atrapalharão votações importantes em 2017, como a reforma da Previdência". Há, ainda, o receio de que o usurpador não chegue ao fim do seu ilegítimo mandato, em 2018. O quadro seria de forte turbulência no Brasil.
A mesma Folha noticiou no domingo que os maiores empresários do país estão assustados com os rumos das investigações. "Prevendo o que têm chamado de um cenário de terra arrasada, importantes setores da economia iniciaram uma série de conversas com parlamentares para pressionar o Congresso a aprovar medidas capazes de limitar possíveis danos provocados pelo avanço da Lava Jato. Pesos pesados do PIB abraçaram nos bastidores projetos como a anistia ao caixa dois e o novo marco para acordos de leniência sob o argumento de que é preciso criar mecanismos legais que garantam punição aos que praticaram crimes, mas impeçam a 'quebradeira generalizada' do país".
A conferir, o que vai rolar de tão bombástico no cenário político nos próximos dias. Uma coisa é certa: adrenalina não vai faltar!(Do  Blog do Miro)

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Douglas Duarte é recebido pelo senador Fernando Bezerra


fernando-bezerra-coelho


O gabinete do senador Fernando Bezerra Coelho, (PSB), em Brasília, continua sendo local de “romaria” de prefeitos pernambucanos de todos os partidos.
Só nesta quarta-feira (9) 11 prefeitos passaram por lá para pleitear emendas parlamentares para os seus respectivos municípios.
O senador aproveitou o encontro para recomendar aos prefeitos que sejam cautelosos com os gastos públicos porque a situação econômica do país ainda é muito difícil.
Passaram pelo gabinete do senador os prefeitos eleitos de Angelim Douglas Duarte (PSB) Água Preta Euardo Coutinho (PSB), de Salgueiro Clebel Cordeiro (PMDB), de Escada Lucrécio Gomes (PSB), de Paulista Júnior Matuto (PSB), de Terezinha Matheus Calado (PSB), de Passira Rênya Carla (PP), de Bom Conselho Danillo Godoy (PSB).
Douglas que está em Brasília em buscas de recursos para desenvolver projetos no município de Angelim nos próximos anos em que comandará a cidade..

Henry acredita que novos recursos ajudarão no pagamento do 13º

Governador em exercício, Raul Henry (PMDB) aposta que os recursos recebidos pelo Lei da repatriação ajudarão no pagamento do 13% dos servidores. A declaração ocorreu em conversa com a imprensa, nesta quinta-feira (10), no 1º Encontro Integrado do Empresariado- Juntos pelo Social, no auditório do Banco Central, no centro do Recife.

“Nós estamos fazendo todo esforço em Pernambuco para manter os serviços básicos para honrar os compromissos do Estado e sou otimista que a gente consiga honrar esses compromissos até o final do ano”, afirmou o peemedebista.

Através da Leia da Repatriação Pernambuco receberá o valor de R$ 256 milhões.

“Vamos conseguir viabilizar o 13º. Esses recursos da repatriação irão ajudar. A crise econômica do País é do conhecimento de todos. A situação de insolvência do Estado brasileiro, quando digo estado brasileiro, são Estados e municípios, é uma realidade que se estende por todo País”, disse.

Raul Henry assume o Governo de Pernambuco até o dia 19 de novembro

O governador Paulo Câmara transmitiu, nesta quarta-feira (09.11), o cargo para o vice-governador Raul Henry, durante reunião no Palácio do Campo das Princesas. Raul fica no cargo até o próximo dia 19 de novembro, quando o governador Paulo Câmara retornará do seu período de férias.

Vitória de Trump: surpresa e decepção no Planalto

Formação de equipe dará sinal sobre rumo do futuro presidente
Blog do Kennedy
Nos bastidores, o governo brasileiro reagiu com decepção e surpresa em relação à vitória de Donald Trump na eleição americana. Para o Palácio do Planalto, a principal questão é saber se o discurso conciliatório de Trump pós-eleição se confirmará ao montar a equipe, escolhendo seus secretários de governo, e no exercício da Presidência.
Há temor de que Trump interrompa o crescimento da economia dos Estados Unidos, o que teria efeito negativo sobre o Brasil. Na campanha, Trump propôs construir muros, numa alusão à muralha que prometeu construir na fronteira dos Estados Unidos com o México.
Resta saber se, na Presidência, ele terá uma visão mais pragmática para construir pontes com outros países, incluindo o Brasil.
Para o governo brasileiro, são importantes negociações para aumentar o comércio entre os países nas três Américas, a do Norte, a Central e a do Sul. Se Trump seguir o discurso eleitoral, o Brasil terá dificuldade para aumentar o comércio continental.
Do ponto de vista planetário, será preciso ver se Trump cumprirá a promessa de fazer uma guerra comercial com a China, país fundamental para o crescimento da economia internacional.
Mundo afora, as expectativas são de um período de incertezas econômicas e políticas, o que pode levar gerar retrocesso global. Ou seja, má notícia para um país como o Brasil, que tenta sair da recessão.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

TCE emite alerta de responsabilização aos prefeitos

O Tribunal de Contas do Estado, em sessão do Pleno realizada hoje, determinou a expedição de ofício a todos os prefeitos do Estado com um "Alerta de Responsabilização" sobre a aplicação de verbas recebidas pelos municípios em precatórios do Tribunal Regional Federal (TRF). Esses precatórios são referentes a diferenças de repasses da complementação federal do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
Segundo o Ministério Público de Contas de Pernambuco, alguns municípios receberão mais de 100 milhões de reais nas próximas semanas. Para resguardar que estas verbas extraordinárias sejam aplicadas corretamente, o procurador Gilmar Severino de Lima ingressou com uma representação no TCE, pedindo a expedição do "Alerta". "Faz-se imprescindível a atuação do Tribunal de Contas, intervindo e alertando os gestores, no sentido de garantir que os recursos públicos percebidos em decorrência de complementação do antigo Fundef sejam aplicados em sua destinação correta", asseverou Gilmar Severino de Lima.
Conforme a discussão da matéria pelos conselheiros, há grande controvérsia jurídica sobre a existência ou não de vinculações legais na destinação de tais recursos. Enquanto os municípios defendem a livre aplicação das verbas, sindicatos de professores pedem uma vinculação ao pagamento dos docentes.
No Poder Judiciário, o tema também é controverso. Em Fortaleza, o TRF concedeu uma liminar aos professores acatando a vinculação da verba, mas a decisão foi suspensa pela ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Conforme o MPCO informou, o Ministério Público Federal em Pernambuco também tem procedimento investigatório sobre o assunto.
Para uma melhor análise das inúmeras controvérsias jurídicas da questão, o TCE está recomendando a todos os prefeitos que não apliquem ou utilizem os recursos, até uma definição de mérito do STF. A ministra Carmén Lúcia já solicitou um parecer do procurador geral da República, antes de levar a matéria ao plenário da Corte.
Os prefeitos que não obedeceram ao "Alerta" estarão sujeitos à rejeição das contas de gestão, além de aplicação de multa e envio de cópia do processo ao Ministério Público Estadual, para abertura de ação penal e de improbidade. Outra deliberação dos conselheiros é que, na análise das contas de prefeitos de 2016, a aplicação dos recursos dos precatórios do Fundef passe a ser obrigatoriamente analisada.

Estado libera R$ 2,8 mi para Programa Leite de Todos

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA) liberou R$ 2,8 milhões para o Programa Leite de Todos, executado em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário. O novo aporte de recursos foi fruto do empenho da gestão e vai proporcionar a distribuição do produto para famílias pernambucanas de 174 municípios integrantes do convênio.
Para o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, esse é mais um importante passo para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite no Estado, “resultado dos esforços do governador Paulo Câmara em promover ações que atendam às necessidades da população mais carente, além da execução adequada do programa”.
Atualmente, a distribuição é feita por meio de 501 entidades registradas para atendimento e repasse do leite, através do fornecimento de 6,5 mil produtores cadastrados. Aproximadamente 78,3% do leite distribuído é de vaca e os outros 21,3% de cabra. Com a medida, o Governo promove a melhoria dos padrões de saúde e qualidade de vida das famílias, sobretudo daquelas em situação de vulnerabilidade alimentar, beneficiando inclusive gestantes e crianças com microcefalia.

Humberto: Temer deixará 95% das obras inacabadas

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, questionou, hoje, a decisão do governo de Michel Temer (PMDB) de, até o final do seu mandato, concluir apenas 5% das obras com investimentos federais que já estão iniciadas no País. Segundo Humberto, o número é “ínfimo” perto da quantidade de empreendimentos que estão nessas condições em todo o País (cerca de 30 mil) e confirma o descaso da gestão peemedebista com o dinheiro público.
“Temer não consegue sequer bater suas próprias metas. Inicialmente falou que planejava concluir, até 2018, 2.000 obras, o que já era muito pouco. Meses depois, reduziu esse número para 1.600. Se continuar assim, Temer não vai conseguir concluir uma obra sequer no seu mandato. E olhe que todas essas ações já tinham sido iniciadas antes deste governo temerário”, disse o senador.
Segundo Humberto, falta prioridade a Temer para concluir as obras. “Dinheiro para gastar com show de samba, o Palácio tem. Dinheiro para usar o cartão corporativo tem. Só não tem dinheiro para obra, para escola, para os projetos sociais”, ironizou o senador.
Para Humberto, uma eventual aprovação da PEC 55, que congela os recursos do Governo Federal, pode agravar ainda mais o problema. “Sabe o que vai acontecer quando o governo Temer não puder ampliar mais o déficit primário? Ele vai ter q tirar dinheiro de algum lugar para garantir os seus privilégios. E de onde ele vai tirar? Do pouco que vamos ter para a saúde, para a educação. Por isso, é fundamental a gente seguir lutando”, afirmou

Prefeitura de Palmeirina rebate críticas de prefeito eleito

Nota Oficial
Em resposta a matéria “Palmeirina: uma cidade entregue à própria sorte”, informamos que as referidas fotos foram tiradas da garagem municipal onde fica a oficina dos veículos oficiais, os carros apresentados estão passando por manutenção, alguém de má fé tirou a foto para criar uma situação sensacionalista, que não convém com a realidade, os veículos estão passando por reparos, se acontecesse de haver algum roubo de peças a administração informaria a autoridade policial e tomaria as medidas administrativas necessárias.
Quanto a questão dos salários, o prefeito eleito, Marcelo Neves, deveria falar a verdade. Desconhecemos qual servidor municipal estar com 4 ou 6 meses de salário atrasado, os servidores da Educação (efetivos, contratados e comissionados) estão rigorosamente em dia, os da saúde e administração pagaremos as folhas no dia 10/11, os aposentados tem 2 meses de atraso e quitaremos um no dia 10/11 e o outro até o dia 30/11. Infelizmente o déficit previdenciário em Palmeirina é alto, de R$ 150.000,00 mensal, onde só recebemos pouco mais de 250.000,00 de FPM, ou seja, quase todo o FPM vai para cobrir a Previdência Municipal. A folha dos inativos beira R$ 300.000,00, o que acaba comprometendo alguns serviços.
A atual gestão, seguindo o princípio republicano, já marcou data para o início da transição municipal, conforme solicitado pelo prefeito eleito Marcelo Neves, coisa que na gestão passada, que ele fazia parte e tinha como prefeito seu padrinho político, não o fez. Recebemos a Prefeitura sem nem cadeira para sentar, computadores deletados, muitos documentos faltando e uma dívida de mais de 12.000.000,00 (doze milhões) o que inviabilizou muitas coisas da atual administração e uma campanha difamatória contra nossa gestão na impresa. Esperamos que quando estivermos na oposição tenhamos este mesmo espaço, até porque, este grupo político que vai assumir, é um grupo sonrisal. Esperamos que o prefeito eleito cumpra todas as promessas de seu plano de governo, porque a população votou no candidato que resolveria todos os problemas do município.
Assessoria de Imprensa                        
Prefeitura Municipal de Palmeirina

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Instituto anuncia programação do Centenário de Miguel Arraes

Miguel Arraes ao lado dos seus netos Eduardo Campos e Antônio Campos
Miguel Arraes ao lado dos seus netos Eduardo Campos e Antônio CamposFoto: Divulgação
O Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Miguel Arraes (IMA), Antônio Campos, anunciou, nesta terça-feira (8), a programação das comemorações do centenário de Miguel Arraes. As festividades seguem de 13 a 15 de dezembro nos estados de Brasília, Ceará e Pernambuco. Entre os destaques estão a exposição que mostra a trajetória de "Pai Arraia", lançamentos de livros e um musical em homenagem ao ex-governador de Pernambuco.

No dia 13 de dezembro, Brasília recebe a exposição "Miguel Arraes - 100 anos", que mostra a trajetória de Miguel Arraes de Alencar. O evento será aberto às 9h, na Câmara dos Deputados. Em seguida, às 9h30, haverá uma Sessão Solene no Congresso Nacional em homenagem a Arraes. José Almino Alencar e Silva, o filho mais velho, irá falar em nome da família.

No dia 14 de dezembro, será a vez de Pernambuco receber as comemorações. O Arquivo Público do Estado, com co-realização do Instituto Miguel Arraes, irá lançar uma exposição com fotos e documentos sobre Arraes. Também haverá lançamento de quatro livros da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), com autoria de Wandeck Santiago, Elizabeth Souza e Remigio e Tereza Rozpwikwiat. O livro “Porto do Renascimento”, que retrata a campanha a governador de 1998 de Arraes, de autoria de Marcos Cirano, também será lançado neste dia.

O advogado, escritor e neto de Arraes, Antônio Campos, fará uma sessão de autógrafos dos livros “Processo de Anistia Funcional de Miguel Arraes” e “Operação Condor”, que tratam sobre assuntos vinculados à vida de Arraes. A segunda etapa do blog "Arraes Vive", comemorativo do seu centenário, com coordenação de Elisa Arraes, será lançado no dia 14. Às 20h, no Museu do Estado, a Diretora Presidente Executiva do IMA, Magdalena Fiúza Arraes de Alencar, receberá uma homenagem especial no dia do seu aniversário.

Já no Dia 15, dia do centenário de Miguel Arraes, haverá missas em Brasília, no Ceará e em Pernambuco. Às 18h, ocorrerá uma Missa de Ação de Graças, na Igreja de Casa Forte, no Recife, em homenagem a Arraes e à Magdalena Fiúza Arraes de Alencar. Às 19h, haverá uma homenagem ao centenário na abertura do Seminário de Prefeitos. A programação encerrará com um musical, no Teatro de Santa Isabel, às 20h.

Confira a programação completa:
No dia 13 (terça-feira), em Brasília

· 9h - abertura da exposição "Miguel Arraes - 100 anos", na Câmara dos Deputados;
· 9:30h - Sessão Solene no Congresso Nacional.

Dia 14 (quarta-feira), em Pernambuco

· Exposição sobre Arraes do Arquivo Público do Estado, com apoio do Governo do Estado e a CEPE, e co-realização do Instituto Miguel Arraes - IMA;
· Lançamento de quatro livros da CEPE, dos autores Wandeck Santiago, Elizabeth Souza e Remigio,Tereza Rozpwikwiat;
· Lançamento do livro “Porto do Renascimento”, de Marcos Cirano;
· Sessão de autógrafos dos livros “Processo de Anistia Funcional de Miguel Arraes” e “Operação Condor”, de autoria de Antônio Campos;
· Lançamento da segunda etapa do blog "Arraes Vive", com coordenação de Elisa Arraes;
· Às 20h, no Museu do Estado, haverá uma homenagem especial à Magdalena Fiúza Arraes de Alencar, pelo seu aniversário.

No dia 15 (quinta-feira)

· Haverá missas em diversas cidades de Pernambuco, no Araripe e no Crato, no Ceará;
· 18h - Missa de Ação de Graças, em Brasília;
· 18h - Missa de Ação de Graças, na Igreja de Casa Forte, no Recife;
· 19h - Abertura do Seminário de Prefeitos com uma homenagem ao Centenário;
· 20h - Musical no Teatro Santa Isabel, em homenagem a Miguel Arraes.

Douglas Duarte participou de encontro de prefeitos do PSB

  Douglas ladeado pelos secretários estaduais de Agricultura e casa Civil  (Foto blog do sr. cariri)
O prefeito eleito Douglas Duarte esteve nesta segunda (07) na cidade de Gravata no Agreste pernambucano de seminário realizado pelo seu partido o PSB, evento destinado aos prefeitos eleitos e reeleitos pelo partido nas últimas eleições.
O PSB destaca o preparo, o planejamento, a troca de experiências, a articulação interfederativa e as prioridades adequadas às urgências da população, como fundamentais na formação de seus quadros e para fazer boas gestões.
No encontro o prefeito eleito de Angelim manteve contatos com secretários estaduais, deputados e diretores de autarquias para viabilizar recursos e serviços para o município que irá gerir no próximo ano.
No evento além do governador Paulo Câmara estiveram presentes Deputados estaduais e federais, o presidente nacional do partido Carlos Siqueira o senador Fernando Bezerra e prefeito do Recife.
Douglas achou importante eventos como este, pois realiza uma aproximação com pessoas que poderão ajudar o município em varias áreas de atuação na sua administração que está por iniciar.
   

Paulo busca mais recursos da repatriação para o Estado



O governador Paulo Câmara esteve, hoje, no Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanhar o andamento da ação do Governo de Pernambuco que pede a partilha com os Estados da multa moratória cobrada pelo Governo Federal no programa de regularização de ativos mantidos no exterior e não declarados à Receita Federal – a chamada repatriação.
“Diante da relevância do tema para os Estados foi importante ter essas reuniões com as ministras. Acredito que possamos ser bem sucedidos. É urgente uma definição, diante da difícil situação fiscal dos Estados e dos municípios brasileiros. Será um reforço de caixa importante para ajudar nas contas deste final de ano”, afirmou Paulo.
O governador de Pernambuco esteve, no início da tarde, com a ministra Rosa Weber, relatora da ação de Pernambuco, e, já no final da tarde, com a presidente do STF, ministra Carmen Lúcia. Dessa segunda reunião, participaram todos governadores que têm ações questionando o critério de partilha. A expectativa é que o Pernambuco receba em torno de R$ 220 milhões com a repatriação. A divisão da multa poderia até dobrar esse valor.
Vinte e quatro Estados e mais o Distrito Federal recorreram ao Supremo com o mesmo objetivo de obter a partilha da multa moratória da repatriação. Apenas São Paulo e Paraná não recorreram ao Judiciário.
De acordo com o procurador-geral do Estado de Pernambuco, César Caúla, o entendimento dos Estados é o de que a multa cobrada pelo Governo Federal é a confissão, por parte do contribuinte, de que existe um débito com a Receita Federal, portanto, uma multa moratória. Caúla explicou que toda multa moratória decorrente do não recolhimento no Imposto de Renda – seguindo as regras do Fundo de Participação dos Estados – deve ser partilhada com os governos estaduais. O entendimento do Governo Federal é o de que se trata de uma multa punitiva, não cabendo partilha com os Estados.

PSB avalia resultado das eleições em evento com prefeitos

O Partido Socialista Brasileiro em Pernambuco (PSB-PE) reuniu, nesta segunda-feira (07), os prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos na última eleição para discutir os temas relevantes para as administrações socialistas. O evento, realizado em Gravatá, contou com a participação de 60 representantes do Executivo municipal e ainda reuniu integrantes das executivas estadual e nacional do PSB. O vice-presidente nacional Paulo Câmara, o presidente Carlos Siqueira e primeiro-secretário Geraldo Julio  participaram da atividade, juntamente com o senador Fernando Bezerra Coelho, além de deputados estaduais e federais da legenda. 

Um dos momentos mais aguardados foi o pronunciamento do governador Paulo Câmara, que fez uma avaliação sobre o cenário econômico nacional e local. Paulo apresentou os dados sobre a queda do crescimento da economia nos últimos anos, que fez com que o Brasil apresentasse índices negativos em 2016. Paulo ainda destacou o impacto da diminuição do PIB  e a redução na arrecadação do ICMS. O governador falou da importância da discussão sobre o pacto federativo para estados e municípios. 

Apesar das dificuldades vivenciadas nos últimos dois anos, Paulo fez projeções futuras para o Estado e destacou a importância de fazer parcerias para Pernambuco voltar a crescer. "Vamos nos unir e fazer parcerias. É assim que vamos vencer 2017. Queremos dar condições de Pernambuco ser o primeiro estado a superar esta crise. Temos força de trabalho, gestão, força política e apoio dos pernambucanos. Quero desejar sorte e dizer que estamos juntos", disse Paulo, aos prefeitos.

Mais cedo, na abertura do evento, Paulo Câmara destacou a importância do encontro com os prefeitos eleitos pelo PSB para a discussão de temas que vão balizar o futuro das administrações municipais. O governador destacou o resultado das eleições para o PSB de Pernambuco, que elegeu 70 prefeitos no último pleito e o peso do partido em nível nacional. "A cada eleição o PSB cresce com quadros preparados. O PSB nacional está alinhado conosco e sabe da importância de Pernambuco", discursou. 

Presente no encontro, o presidente Carlos Siqueira destacou o bom desempenho do PSB em Pernambuco, falou dos desafios dos prefeitos socialistas e avaliou o crescimento do PSB no Brasil, que foi o terceiro a receber mais votos em todo o país. "Fizemos 418 prefeitos, 387 vice-prefeitos e mais de três mil vereadores. Essa vitória é fruto da nossa unidade, é fruto da leitura correta que fizemos", pontuou. 

Durante a abertura do evento, o presidente Sileno Guedes fez uma avaliação do resultado do PSB em Pernambuco, destacando que a legenda recebeu mais de 1,3 milhão de votos se somadas todas as 70 cidades onde o partido foi vitorioso. "Esse tamanho do PSB representa a força política de cada um que dos foram às urnas. Ninguém pode deixar de considerar o peso político do PSB", frisou. 

Em entrevista após o evento, o prefeito Geraldo Julio destacou que o PSB vive um dos momentos mais forte de toda sua história. "Nacionalmente, pela primeira vez, fomos o terceiro partido mais votado. Isso nunca tinha acontecido. E pela primeira vez elegemos 70 prefeitos em Pernambuco. O PSB saiu vitorioso. Aqui em Pernambuco, a gente elegeu, na base do governo, 80% dos prefeitos no Estado. O PSB sai vitorioso dessas eleições", destacou. 

O encontro partidário ainda contou com a presença do presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, que falou sobre o papel da entidade para os filiados. Também participaram do evento os deputados estaduais socialistas Diogo Moraes, Waldemar Borges, Aluísio Lessa, Clodoaldo Magalhães, além dos eleitos Miguel Coelho e Ângelo Ferreira. Os federais Tadeu Alencar, Severino Ninho e Creuza Pereira também participaram. 

PAINÉIS 
O evento contou com outros dois painéis temáticos importantes, que abordaram "Os desafios dos novos gestores municipais diante do cenário econômico em 2017", ministrada pela economista Tânia Bacelar, e "Educação: o modelo adotado pelos governos socialistas", que teve como palestrante o secretário estadual de Educação Fred Amâncio.