sábado, 1 de julho de 2017

Singer: decisões sobre Aécio e Loures provam que Justiça é seletiva

247 – O cientista político André Singer afirma que as decisões do Supremo Tribunal Federal sobre o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o homem da mala Rodrigo Rocha Loures comprovam a seletividade do Poder Judiciário no Brasil.
"Compare-se o tempo de estadia, no mesmo cubículo da Polícia Federal, destinado ao então líder do governo Dilma no Senado, Delcídio do Amaral, e, agora, ao assessor de Temer. Preso em novembro de 2015, Amaral ficou detido 85 dias e só saiu porque concordou em fazer delação premiada. A peça extorquida por meio do que hoje a família Loures chama de condições torturantes tinha como centro a afirmação de que Lula e Dilma conheciam o esquema de corrupção na Petrobras", diz ele, em artigo publicado neste sábado, na Folha de S. Paulo.
"Loures, por seu turno, ficou preso menos de um mês, sendo ele a figura chave para esclarecer se, de fato, os R$ 500 mil entregues pela JBS se destinavam ao atual presidente da República, como afirma a denúncia da Procuradoria entregue na segunda-feira. Notícias dão conta de que o homem da mala se encontrava em condições lastimáveis, havendo, talvez, um sentido humanitário no gesto do ministro Edson Fachin. Mas, pergunta-se, por que semelhante humanidade não foi aplicada a Delcídio, o qual teve uma crise de claustrofobia nos primeiros dias de prisão?", questiona.
Segundo Singer, "agora que é outro o presidente da República denunciado, o tratamento mudou".

Decisões sobre Aécio e Loures ajudam Temer

Avaliação do Planalto
Folha de S. Paulo – Gustavo Uribe

No final de uma semana considerada difícil pelo Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer conseguiu nesta sexta-feira (30) o que considera passos importantes a seu favor na crise política.
No mesmo dia, dois aliados do peemedebista obtiveram vitória no STF (Supremo Tribunal Federal), o que, para auxiliares e assessores presidenciais, pode ajudar o presidente a barrar denúncia contra ele por corrupção passiva.
Pela manhã, o ministro Marco Aurélio negou a prisão e devolveu o mandato ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), um dos fiadores do apoio do PSDB à gestão peemedebista.
À tarde, o ministro Edson Fachin decidiu libertar o ex-assessor presidencial Rodrigo Rocha Loures, sobre o qual havia o receio do presidente de que ele fechasse acordo de delação premiada para deixar a prisão.
Na avaliação de integrantes do governo, as decisões dão sinalizações ao Congresso de que faltam provas às denúncias feitas pela PGR (Procuradoria-Geral da República) e que elas são "contra a classe política".
Além disso, acreditam que o retorno de Aécio ao Senado poderá ajudar na permanência do PSDB na Esplanada dos Ministérios e a evitar traições do partido na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que analisará denúncia contra Temer a partir da semana que vem.
Como a Folha mostrou, seis do sete tucanos que integram a CCJ votar contra o presidente. A comissão parlamentar é a primeira instância de tramitação da denúncia contra o peemedebista, que depois vai ao plenário.
A ideia do presidente é votar em plenário nos dias 13 ou 14 de julho, antes do recesso parlamentar, a partir de 18 de julho.
Pelo calendário esboçado pelo Palácio do Planalto, a defesa do peemedebista utilizaria no máximo três sessões para se pronunciar na CCJ, permitindo que já na quinta-feira (6) começasse o prazo de discussão e aprovação do parecer.
Para garantir a presença de deputados governistas nas segundas-feiras, o peemedebista convocará reuniões com líderes aliados nos domingos à noite, no Palácio da Alvorada.

Após blindar Temer, Câmara poderá blindar deputados

Do Diário do Poder
A eventual recusa de autorização da Câmara para o Supremo Tribunal Federal (STF) processar o presidente Michel Temer, poderá abrir caminho a outra decisão em gestação há semanas, e já revelada nesta coluna: o plenário avalia usar o artigo 53 da Constituição para sustar todas as ações penais abertas no STF, a pedido da Procuradoria-Geral da República contra deputados enrolados na Lava Jato e outros casos. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O parágrafo 3º do art. 53, introduzido pela emenda nº 35, prevê que o plenário da Câmara pode sustar ação penal no STF contra deputado.
Para suspender ações penais, basta o plenário da Câmara aprovar por maioria dos membros representação apresentada por qualquer partido.
Negando autorização ao STF para processar Temer, a Câmara se sentirá encorajada a estender a blindagem a deputados da Lava Jato.
A ideia era começar por blindar Jair Bolsonaro (PSC-RJ) de duas ações no STF por “incitar o estupro”. Mas o caso Temer é bem mais robusto.

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Governo de Pernambuco implanta modelo integral em escola do Ensino Fundamental

Os alunos da Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Creusa Barreto Dornelas Câmara, localizada no bairro da Torre, no Recife, receberam, na manhã desta sexta-feira (30.06), o governador Paulo Câmara para uma visita às instalações da unidade. O equipamento é o primeiro da rede estadual a oferecer o modelo de tempo integral e de referência do Ensino Fundamental II. A implantação da nova modalidade será realizada de forma gradual e contempla, inicialmente, as turmas do 6º ano.
“A educação é que vai transformar Pernambuco. Não tem outro caminho. Essa é a grande agenda do futuro. É essencial cuidar das outras áreas, que também são muito importantes, mas o futuro do nosso Estado depende da atenção que a gente dá às nossas crianças, aos nossos jovens. E, hoje, a gente vem aqui para mostrar que queremos desenvolver também no Ensino Fundamental a qualidade do modelo integral, que já trouxe excelentes resultados para Pernambuco no Ensino Médio. Porque Essa fórmula que a gente iniciou é o caminho que a gente acredita que pode transformar a vida das pessoas”, ressaltou Paulo Câmara.
A iniciativa tem como objetivo melhorar os índices do Ensino Fundamental implantando e desenvolvendo o Programa de Educação Integral nessas escolas, além de incentivar as redes municipais a também implantar essa modalidade em suas redes. A primeira iniciativa de fortalecimento do Ensino Integral na rede municipal foi através do Programa Educação Integrada, lançado em 2016. A ação é uma parceria entre Estado e municípios e conta com 15 escolas municipais beneficiadas no projeto-piloto.
Para o secretário estadual da Educação, Frederico Amâncio, a unidade será um modelo do sistema no Estado. "Na prática, o que nós queremos com esse projeto é poder vivenciar essa experiência também com os nossos alunos do Fundamental e incentivar os municípios a implantar essa modalidade. O Estado já vem avançando muito com as escolas de tempo integral e nós queremos dar o apoio necessário para que os municípios avancem também nesse sentido. E é por isso que a gente vai usar essa escola como modelo para incentivar que outros municípios se sintam animados e percebam o quanto isso traz de impacto positivo para a melhoria do desempenho dos estudantes e nos resultados da unidade", destacou.
Na última quarta-feira (28), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou lei que amplia do programa de ensino em tempo integral para as escolas do Fundamental. Antes dessa lei, o Programa de Educação Integral beneficiava exclusivamente o Ensino Médio.
Matriculada na primeira turma contemplada, a aluna Alefe Pereira, de 11 anos, disse que o novo desafio já está contribuindo para a melhoria do seu aprendizado. "Nós, agora, temos aulas diferentes que não tínhamos no outro colégio. Estamos aprendendo coisas novas e isso é muito bom”, pontuou. O mesmo sentimento de satisfação e expectativa é compartilhado pelo aluno Valdekson Junior, da mesma turma. "Conseguimos interagir mais e a aula é mais interessante", afirmou.

Para 95% dos brasileiros, o Brasil está no rumo errado



Do blog de Inaldo Sampaio

Em que pese o tom ufanista do presidente Michel Temer, segundo quem o atual governo está conseguindo colocar o Brasil “nos trilhos”, não é isso o que acham os brasileiros segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (29) pelo Instituto Ipsos.
De acordo com o levantamento, 95% dos entrevistados afirmam que o Brasil está no rumo errado, ante apenas 5% que dizem estar no rumo certo.
O índice negativo é o maior desde o início de 2005, quando o Instituto iniciou esse tipo de levantamento. A pesquisa foi realizada em 72 municípios de diferentes estados.
De acordo ainda com o Ipsos, a avaliação ruim/péssima do governo do presidente Michel Temer dobrou no período de um ano. Em junho do ano passado, o governo era visto como ruim/péssimo por 43% dos entrevistados. Agora, foi avaliado negativamente por 84% dos entrevistados.
Por outro lado, 93% dos entrevistados reprovaram a forma como Michel Temer governa o Brasil, enquanto 3% aprovam e outros 3% não souberam ou não quiseram responder a pesquisa.
O Ipsos perguntou aos entrevistados se a “Operação Lava Jato” deveria ter continuidade e 96% responderam que “sim”, ainda que resulte em mais instabilidade política e econômica para o país.
No entanto, para 74% dos entrevistados a Lava Jato não está investigando todos os partidos. Até agora, seus principais vítimas foram o PT, o PMDB, o PSDB e o PP.

Mais três barragens do Agreste Meridional estão sangrando

Cidades de Lajedo, Calçado, Jupi e São Bento do Una serão beneficiadas


Mais três mananciais que abastecem cidades da região Agreste foram beneficiados com as chuvas dos meses de maio e junho e conseguiram atingir o nível máximo de acumulação. Com os reservatórios cheios, as cidades de Calçado e Jupi, que juntas somam 11 mil habitantes, ficarão livres do racionamento, enquanto que Lajedo e São Bento do Una terão melhorias significativas na oferta de água. Com condições de armazenar 400 mil metros cúbicos de água, a Barragem de São Jacques, localizada em Lajedo, agora está vertendo, após ficar o período de um ano em colapso. Já a Barragem de Pau Ferro, no município de Quipapá, na Zona da Mata Sul, saltou de 60% para 100% da sua capacidade e acumula 15 milhões de metros cúbicos.


A Barragem de Santa Rita, situada no município de Calçado, e que estava seca há três anos, conseguiu acumular 700 mil litros cúbicos de água com as chuvas e também está vertendo. Com a água de Santa Rita, a companhia poderá abastecer as populações de Calçado e Jupi todos os dias. Agora, a Compesa está trabalhando para realizar a manutenção, testes nas adutoras e ajustes nas estações de tratamento de água e de bombeamento, para que este sistema também volte a operar até o dia 15 de julho. As populações de Lajedo e São Bento do Una, que possuem 46 mil e 28 mil moradores, respectivamente, começarão a sentir melhorias na oferta de água também até o dia 15 de julho, quando a companhia concluirá intervenções para melhoria operacional do Sistema Integrado Pau Ferro/ São Jacques.

"Com as três barragens vertendo, vamos poder fazer uma equação para melhorar a oferta de água para as quatro cidades. Após realizar essas mudanças operacionais, é que vamos estudar o novo calendário de abastecimento para Lajedo e São Bento do Una, já que Calçado e Jupi ficarão livre do racionamento", explica o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Gilvandro Barbosa. Hoje, Lajedo, São Bento do Una e Calçado são abastecidas no regime de cinco dias com água e 25 dias sem. A cidade de Jupi está há três anos em colapso e sendo atendida exclusivamente por meio de carro-pipa. Em setembro do ano passado, a Compesa concluiu uma obra que permitiu aumentar a vazão da adutora de Pau Ferro de 60 l/s para 114 l/s. O empreendimento foi executado com o investimento de R$ 2 milhões feito pelo governo do Estado, em parceria com o governo federal.
(Do blog de Ronaldo Cesar)

Procuradores ameaçam deixar lava jato se Raquel Dodge assumir PGR


247 - Procuradores que integram a força-tarefa da Operação Lava Jato ameaçam deixar os seus cargos caso a subprocuradora Raquel Dogde seja confirmada em sabatina no Senado como a nova chefe do Ministério Público Federal.

Para muitos dos integrantes da força-tarefa, a indicação de Raquel é uma manobra de Michel Temer e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes para barrar as investigações da Lava Jato. Raquel também e vista como uma pessoa centralizadora e sem força para comprar as brigas que o atual procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encarou por conta das investigações.

Segundo a coluna Expresso, da revista Época, diversos procuradores já teriam informado Janot que pretendem entregar seus cargos. Janot tem argumentado que caso isso aconteça, eles "estariam caindo na armadilha de Temer de rachar a Lava Jato, manietando por dentro as investigações" no momento em que Temer passa a ser investigado. Um outro ponto é que se os procuradores pedirem para sair, Raquel seria poupada do desgaste de afastá-los.

Protestos afetam trânsito em estradas e avenidas


Do G1

Hoje, dia paralisação nacional convocada por centrais sindicais em todo o Brasil, manifestantes montaram bloqueios em rodovias federais que cortam a Região Metropolitana do Recife (RMR). Protestos também prejudicam a circulação de carros e ônibus no Centro da capital pernambucana.
Alguns motoristas e cobradores paralisaram coletivos na Avenida Guararapes, Conde da Boa Vista e Ponte Duarte Coelho, região central da capital pernambucana. De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), os ônibus estão parados nesta área central da capital pernambucana desde as 6h30. No local, há um protesto em frente aos coletivos, mas a quantidade de pessoas não foi informada.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi montado um bloqueio na BR-101 Sul, em Jaboatão dos Guararapes, na RMR, perto da fábrica da Coca-Cola. No quilômetro 83,5 da rodovia, os veículos estavam passando pelo acostamento, por volta das 6h.

No sentido Cabo de Santo Agostinho da mesma rodovia, os manifestantes colocaram barro na subida do viaduto, prejudicando o fluxo de veículos. Há, também, pontos de bloqueio no quilômetro 72 da via, no bairro do Barro, na Zona Oeste do Recife.
Os bloqueios também foram feitos na BR-232, em Bonança, distrito de Moreno, no Grande Recife, por cerca de 100 pessoas. Em São Caetano, no Agreste, a BR-232 também apresentou bloqueios. Na BR-428, houve manifestações em Paudalho, na Zona da Mata Norte.
A PRF informou, ainda, que na BR-101 Norte, entre as cidades de Abreu e Lima e Igarassu, o ato acabou cedo, mas montes de barro atrapalharam a circulação de veículos na via, deixando apenas uma faixa livre. O tráfego foi afetado nos dois sentidos da BR, no quilômetro 47,8. A PRF confirmou a liberação da via às 7h50, mas não identificou o grupo que realizou esse ato nem soube informar a quantidade de participantes.

Em Petrolina, no Sertão, também houve registro de bloqueio no quilômetro 144 da BR-428, mas a via foi liberada por volta das 9h.
A PRF informou que, no interior do estado, as manifestações foram realizadas por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Federação dos Trabalhadores da Agricultura em Pernambuco (Fetape).
No Recife
Na área central da capital pernambucana, a avenida Cruz Cabugá teve bloqueios nos cruzamentos com as avenidas Norte e Prefeito Arthur Lima Cavalcanti. O grupo de manifestantes ateou fogo na pista e levou faixas contra o governo do presidente Michel Temer aos locais do protesto.
Segundo a CTTU, o bloqueio no cruzamento com a Avenida Norte foi liberado às 8h30, mas a área da outra avenida segue interditada. Nos dois locais, o ato foi promovido por integrantes de movimentos ligados aos sem-teto. Não há estimativa do número de participantes.
Trens
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o Metrô do Recife funcionará em esquema especial, nesta sexta-feira (30), por causa da paralisação-geral. A Linha Centro vai operar das 5h às 9h e das 16h às 20h, horários de pico do sistema.
A Linha Sul terá reprogramação em caso de falta de ônibus, motivada pela adesão de motoristas de ônibus. A Linha Diesel (VLT), que atende passageiros no Cabo de Santo Agostinho e em Jaboatão dos Guararapes, na RMR, não terá operação. Nesta sexta, os trens serão pilotados por supervisores e instrutores de maquinistas.
Ônibus
O Sindicato dos Rodoviários informou que, oficialmente, não suspenderá a circulação dos coletivos no Grande Recife. Mesmo com a circulação de coletivos, houve alteração no sistema. O Grande Recife Consórcio informou que o BRT do Corredor Norte Sul foi paralisado.
O objetivo era evitar que os passageiros ficassem presos nas estações por causa dos protestos. O serviço está sendo realizado com a operação de veículos comuns.

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Joesley Batista não foi envenenado

Do G1
Circula no Facebook e no WhatsApp a notícia de que um laudo da polícia concluiu que o empresário Joesley Batista, sócio da J&F e autor da delação que gerou a abertura de inquérito contra o presidente Michel Temer, foi envenenado. Não é verdade.
A assessoria do empresário informa que o motivo de internação de Joesley foi uma dor no nervo ciático. Ele foi internado na terça-feira (27) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
O hospital confirma a internação do empresário, mas não divulga boletins médicos a pedido do paciente.
A situação dele, no entanto, não é grave, como informa o texto que circula na web.
A falsa notícia, refutada na íntegra pela assessoria de Joesley, diz que "a perícia feita pela Polícia Científica aponta envenenamento por chumbinho". O texto informa ainda que "restam ser concluídas as perícias das imagens do circuito de segurança do restaurante onde Joesley fez sua última refeição".
Não há nenhuma investigação policial em curso.

Maldito Lula!


Texto de Roberto Almeida e publicado no seu Blog de mesmo nome

A indignação e o ódio contra Dilma e Lula foram fabricados, incentivados e multiplicados por setores empresariais e da mídia com interesses específicos. Para chegar ao poder e manter a tal de governabilidade, os petistas fizeram concessões várias, formalizaram acordos com setores conservadores e políticos oportunistas. Mesmo assim nunca foram assimilados e terminaram pagando um preço alto pelas alianças com raposas venais e inescrupulosas.

Qualquer idiota “intelectualizado” pelas redes sociais hoje se acha um sabe tudo e abre a boca ou vomita no teclado que o Lula é ladrão. Os promotores e juízes tentam há três anos provar que o ex-presidente roubou, que ele é corrupto, que ele comprou e ocultou a merda de um apartamento e um sítio, mas não se sabe porque raios esses doutores espertalhões não conseguiram até agora apresentar fatos concretos e ficam se baseando em ilações, convicções e delações suspeitas, quando se tem em conta os direitos e garantias individuais, além da máxima que diz “todo mundo é inocente até que se prove o contrário”.

É, nem o Moro nem o promotor com nome de remédio conseguiram provar nada. O idiota de Facebook, no entanto, arrota a sua indignação e afirma cheio de certezas que o Lula, a Dilma e praticamente todo petista é ladrão. Aliás, de tanto baterem e criarem, fabricarem, condenarem, o PT virou facção, organização criminosa.

Foi preciso tirar a presidente, derrubar o Partido dos Trabalhadores, esmagá-los nas urnas em 2016, conhecer quem é de fato o Temer, o Eduardo Cunha, o Serra, o Aécio, o Geraldo, para se chegar à conclusão que não foi o PT que inventou a roda, o roubo, a propina, o desvio de dinheiro público. E apesar de estar tudo claro agora, escancarado, eu diria, eu nunca vi indignação contra o Cunha, o Aécio, o Temer e seu amigo Rocha Loures, como vi contra a Dilma, o Lula e seus companheiros de jornada.

Isso evidencia que a lavagem cerebral levou ao ódio de classe e Lula e Dilma são mais rejeitados pelo que fizeram de positivo do que pelos eventuais pecados. Eles cometeram o crime de investir no Nordeste, de dar ao salário mínimo ganhos reais, de tentar garantir ao brasileiro três refeições decentes por dia, de reconhecer os direitos das empregadas domésticas, de possibilitar que qualquer pessoa possa comprar um carinho, de abrir universidades e escolas técnicas em cidades como Caruaru e Garanhuns, de, enfim, dar ao povo as oportunidades que sempre lhes foi negada.

Esse foi o grande crime de Lula e Dilma. Por isso foram e são perseguidos, acusados, ameaçados. Cunha, Aécio, Temer e seus aliados nunca tentaram subverter a ordem das coisas, nunca contrariaram os interesses dos mais ricos, nunca tentaram transformar pobre em gente.

Não são perigosos, não há necessidade de se indignar contra eles. Se roubarem alguns milhões isso faz parte natural das coisas. Os ricos sempre foram grandes ladrões, mas por isso mesmo é que são ricos e comem do bom e do melhor. A indignação também tem de ser seletiva:
Maldito Lula! Nordestino, um dedo a menos, sem diploma de doutor e querendo saber mais do que juiz e promotor!

Maldita Dilma! Mulher, sem encantos femininos, atrapalhada no modo de falar e querendo seguir os passos do outro, ousando derrotar nas urnas o sábio playboy das Gerais! Daí a revolta, a indignação, o ódio de classe que não se contém nem na hora mais dolorosa.
Malditos

Ninguém se cerca de Geddeis, Moreiras & cia. se não por afinidade

De Janio de Freitas na Folha de São Paulo
A crise enlouqueceu mais um pouco. Com propensão a escapar de mais controles espontâneos e automáticos, sem que se anteveja quais seriam no estoque denominado Constituição.

Entre Michel Temer e Rodrigo Janot reduziu-se a reserva de respeito forçado no convívio dos Poderes. Certo é que, com avanço ou com recuo da crise, nenhuma das saídas imagináveis é sequer razoável. Já é muito grande a corrosão geral, e tão maior será quanto mais a crise perdure. No conjunto de incógnitas, a especulação mais interessante: o atual desalento da sociedade com o seu país será sempre desalento ou levará a um desabafo daqueles?

Se depender do Congresso, a segunda hipótese tem maior chance. A Câmara que abriu a corrida para o impeachment de uma presidente, por truque contábil de que nem era a autora, é a mesma com óbvia disposição de negar licença para o impeachment de um presidente assoberbado por denúncias. Desde corrupção, dificuldade de construir uma defesa sem contradições e inverdades, e ainda pelos 76% que desejam vê-lo rampa do Planalto abaixo.

As defesas apresentadas por Temer, aliás, têm um componente mais dramático do que policial ou judicial. Janot e seus procuradores estão convencidos de que os R$ 500 mil na mala passada por Joesley Batista a Rodrigo Rocha Loures eram, na verdade, destinados a Michel Temer. Nas suas três defesas públicas, Temer não fez alusão à mala e à prisão do seu representante autorizado junto a Joesley e aos interesses do grupo JBS/J&F (lamento a frustração, mas nada a ver com o J e F aqui no velho batente). Na argumentação, porém, esteve implícita a negação de envolvimento com a mala e seu conteúdo. Logo, Temer joga o amigo "de total confiança" no papel de único achacador, recebedor e dono dos R$ 500 mil. E nem adianta que Loures o desminta, se for o caso, por falta de prova. Está nas mãos de Temer, que não as estenderá, e de Joesley, que joga com interesses.

Por falar em defesas de Temer, há ainda uma contradição suicida na mais recente e já tão esmiuçada. A inexistência de adulteração e, portanto, a validade da sua gravação com Joesley Batista é afirmada pela perícia da Polícia Federal. Temer a considera "prova inválida e ilícita", pelas falhas de som em segundos e frações de segundo. Na ocasião, também disse: "na pesquisa feita seriamente pela Polícia Federal, pelo seu Instituto Nacional de Criminalística" (...). A competência técnica da PF e do INC não merece dúvida, se não há influência política externa ou interna. Reconhecido por Temer que a PF e o INC trabalharam "seriamente", está desmentido seu argumento de invalidade da perícia oficial como prova em fins judiciais.

Que fins serão esses e os demais, estão acima de fantasias primárias de renúncia de Temer "para bem do Brasil", "por patriotismo". Não há lideranças políticas, nem pensadores em condições de influência, para evitar que a crise siga com geração própria. E com a colaboração desesperada e mercantil de Michel Temer. Mas sem justificar surpresas.

Era fácil saber logo de quem se tratava: ninguém se cerca de Geddeis, Moreiras & cia. se não for por afinidade, se não tiver o mesmo propósito pelos mesmos meios. Apesar disso, Michel Temer foi e continua apoiado não só no Congresso, mas também, e talvez com mais força, no empresariado graúdo. Nas vestais do PSDB gananciosas da sucessão presidencial ou pendurados nos ministérios. Nos que empurraram o país para o buraco, pela ninharia de uma contabilidade inútil, e hoje calam sua responsabilidade, felizes no elitismo e trêmulos de medo da polícia e da Justiça.

Para o PIB, risco Temer está na economia

Helena Chagas no Blog Os Divergentes.

Em meio ao ambiente de fragilidade política, o anúncio do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, de que as previsões de crescimento da economia para este ano estão sendo revistas para menos de 0,5% e a previsão de que poderá ter que aumentar impostos tocam num ponto extremamente sensível da sustentação de Michel Temer no governo: o apoio do PIB. É tudo o que Michel não pode perder agora.
Publicidade

Até agora, por pior que venham sendo as notícias na seara política – trazendo a perspectiva de que o presidente venha a ser processado por corrupção e outros crimes – a economia vem sendo um importante sustentáculo para o presidente. A convicção de que a atual equipe econômica será mantida no controle das coisas e que o país segue nos seus pequenos sinais de recuperação asseguraram até agora o apoio do establishment econômico ao presidente.

Ruim com ele, pior sem ele, ouve-se muito entre empresários de todos os setores, temerosos sobretudo de que a queda de Temer leve a uma antecipação da eleição direta, trazendo a possibilidade de levar o ex-presidente Lula de volta ao Planalto. Não há também, nesses setores, qualquer entusiasmo em relação aos nomes que vêm sendo colocados para uma eventual eleição indireta.

Uma coisa que poderá mudar essa situação de uma hora para outra seria uma degringolada na economia. Diante dessa eventualidade, e da evidência de que vai ficar difícil levar adiante qualquer reforma na Previdência, empresários e mercado não segurariam a debandada e vão buscar alternativas. Principalmente se o próprio governo Temer der um empurrão a esse movimento, abrindo o cofre e fazendo concessões aos políticos para enterrar, em votação na Câmara, a denúncia apresentada pelo PGR.

Nesse caso, de nada adiantarão os esforços do Planalto para se salvar. Se o PIB debandar, os deputados também debandam, independentemente do que tenham recebido. É pelo lado lado da economia, portanto, que pode vir o pior para o governo Temer.

Humberto diz que eventual condenação de Lula seria “ato político”



O líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), declarou em Brasília nesta quarta-feira (28) que há uma “clara tentativa” do juiz Sérgio Moro de impedir que o ex-presidente Lula se candidate a presidente da República em 2018.

Pesquisa do Datafolha divulgada no último domingo revela que o ex-presidente tem 30% de intenções de voto e 46% de rejeição. Eventual condenação dele por parte do juiz curitibano, disse o senador, seria um “ato político” para afastá-lo da disputa.

“Nada parece satisfazer a sanha desmedida das figuras messiânicas de Curitiba em culpar Lula. Trata-se de uma ação cuidadosamente orquestrada nos mesmos moldes do que eles vêm fazendo em outros processos, nos quais cidadãos têm sido sentenciados com base exclusivamente em delações premiadas, algumas delas manifestamente ilegais, sem quaisquer provas, com respaldo tão-somente nas palavras de réus”, disse o senador pernambucano.

“Talvez por isso”, acrescentou, “os procuradores de Curitiba tenham citado, em suas alegações finais, mais de 60 vezes o depoimento do senhor Léo Pinheiro, empreiteiro da OAS, na tentativa de encobrir a total falta de provas dessa ação penal contra o ex-presidente”.

De acordo ainda com o senador, “a defesa do ex-presidente já provou que ele não é e nunca foi dono desse imóvel (tríplex do Guarujá), registrado em nome da OAS e com direitos econômicos alienados a um fundo gerido pela Caixa Econômica”.

Ele destacou também a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que tem sua sede em Porto Alegre, de absolver o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, preso por ordem do juiz Sérgio Moro, por insuficiência de provas.

“Espero agora que a associação de inquisidores de Curitiba, muito presente em palestras, inclusive de cirurgias plásticas – passe a rezar mais pela bíblia do bom direito e menos pela das convicções políticas. Se assim procederem, não precisarão ver suas decisões reformadas por instâncias superiores, que enxergam, à luz da legislação vigente, as aberrações, exageros e absurdos cometidos por aqueles que se acham senhores da verdade e donos das certezas”, concluiu

O Clã Sarney de volta


Portal Hoje em Dia – Coluna Esplanada
Por  Leandro Mazzni

José Sarney, 86 anos, vai se candidatar ao Senado pelo Amapá. Ficou animado com números que apontam sua liderança para uma das duas vagas. Ele anunciou aposentadoria da política ao deixar o Senado, mas não do Poder. Despacha do novo escritório no Brasília Shopping, onde há filas para beija-mão.
Roseana Sarney vai se candidatar ao Governo do Maranhão. A coalizão terá Zequinha Sarney (PV) e Edison Lobão (PMDB) (ele de novo) para o Senado. 

Miller revela salário para rebater acusação de Temer


Folha de S. Paulo - Mônica Bergamo
 
O ex-procurador Marcelo Miller, que foi braço direito de Rodrigo Janot na Operação Lava Jato, revelou a interlocutores os valores de sua remuneração na advocacia particular para rebater a acusação de Michel Temer de que ganhou "milhões de honorários". Ele disse que recebe salário de cerca de R$ 25 mil. Com bônus, os vencimentos chegariam a R$ 110 mil mensais. 

Neste ano, Miller migrou da equipe de Janot para um escritório de advocacia contratado pelo grupo JBS. Pouco depois, a empresa fechou acordo de delação premiada com o procurador-geral. 
DNo discurso que fez na terça (27), Temer chegou a insinuar que os supostos "milhões" recebidos por Miller da banca de advocacia contratada pela JBS "talvez não fossem unicamente para o assessor de confiança [de Janot]". Tanto o Ministério Público Federal quanto o próprio Miller já disseram que o ex-procurador não participou das negociações.

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Temer teve reunião ontem fora da agenda com Gilmar

Do Blog da Andréia Sadi

O presidente Michel Temer se reuniu nesta terça-feira (27) à noite, fora da agenda oficial, com o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Também participaram do encontro os ministros Moreira Franco (Secretaria Geral) e Eliseu Padilha (Casa Civil).
Procurado, o Palácio do Planalto confirmou o encontro e disse que eles trataram de reforma política. 
O encontro, sem divulgação, ocorreu na véspera da escolha de Raquel Dodge para a Procuradoria-Geral da República e da sessão do STF sobre a validade da delação da JBS. 
Três fontes da GloboNews disseram à reportagem que a sucessão de Rodrigo Janot foi discutida no encontro.
O Planalto não comentou se o tema foi discutido, mas não explicou por que o encontro não foi divulgado.
Segue a nota do Planalto: "O presidente Michel Temer marcou o jantar com o ministro Gilmar Mendes para discutir Reforma Política. Ao saberem do encontro, os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco resolveram participar".
O ministro Gilmar Mendes ainda não se pronunciou.

Deputado quer que Câmara acate denúncia contra Temer

O deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) já deixou claro ser favorável à abertura do processo contra o presidente Michel Temer por acreditar que é preciso fazer uma apuração rigorosa dos fatos apresentados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Temer foi denunciado por corrupção passiva na última segunda-feira com base na delação de executivos da JBS. “É uma denúncia grave, por isso, deve ser feito um amplo processo legal, assegurando o direito de defesa do presidente e o contraditório”, afirma Danilo Cabral. 
Segundo o parlamentar, por ser o primeiro caso na história do Brasil em que um presidente é denunciado por corrupção no exercício do mandato, há dúvidas no Congresso Nacional sobre o rito a ser seguido. Enquanto aguardam o encaminhamento do Supremo Tribunal Federal (STF), membros da oposição se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para cobrar que a tramitação na Casa tenha transparência para a sociedade.
“É importante garantir a participação de todos os parlamentares tanto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) como no Plenário”, diz Danilo Cabral, que esteve presente no encontro. Ele comentou que a oposição pediu que a votação seja aberta para que a sociedade acompanhe a posição de cada parlamentar, que o procurador-geral Rodrigo Janot faça a defesa de sua peça na Câmara e que a votação em Plenário não ocorra durante o período do recesso.
“Nós defendemos que o Parlamento não pare num momento de crise como este, mas também acreditamos que a votação não deva ocorrer durante o período da suspensão do recesso, pois pode parecer que a Câmara esteja querendo facilitar a rejeição da denúncia”, explica. Ao chegar à Câmara, a denúncia será analisada pela CCJ, em seguida, o relatório votado pelo colegiado será encaminhado ao Plenário

Senado: Renan decide entregar cargo de líder do PMDB

Blog da Andréia Sadi
O senador Renan Calheiros disse a senadores da bancada do PMDB que quer entregar, hoje, o posto de líder do PMDB do Senado. A informação foi confirmada ao blog por assessores do senador e auxiliares do presidente Michel Temer.
Renan, no entanto, ainda deve fazer um pronunciamento às 16h no plenário comunicando a decisão. Ele já comunicou a sua intenção a alguns senadores do PMDB. Renan se antecipou a uma articulação de Romero Jucá e do presidente Michel Temer para destitui-lo.

Kakai: Prisão de Vaccari era realmente necessitaria ?


247 - O advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, comentou nesta quarta-feira, 28, a decisão da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que absolveu o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, por ter sido condenado pelo juiz Sérgio Moro apenas com base em delações premiadas.
"Todos sabem, ou deveriam saber, que delação não pode ser usada como prova, serve para iniciar a investigação.O delator, em regra, mente, omite, protege e o pior se o delator for pego mentindo, terá direito ao recall, que é a oportunidade de " consertar" o que mentiu, o que omitiu, sem perder os benefícios", diz Kakay.
Segundo o advogado, o recall é o maior incentivo à corrupção da história. "O juiz Moro alegou que vários delatores falaram de Vaccari. Ou seja , irresponsavelmente, o que foi usado para condenar é uma delação que sustenta outra delação!!! Há tempos criticamos o uso indiscriminado da prisão preventiva", diz Kakay.
O criminalista avaliou também que após a operação LAva Jato, a prisão virou regra. "Fruto deste momento punitivo e opressivo que passamos. Sou de um tempo em as pessoas iam para rua pedir liberdade, hoje os jovens vão para pedir prisão. Que sociedade sairá destes excessos? Todos nós queremos o combate a corrupção, mas dentro do respeito as garantias constitucionais. O que se pergunta agora é se a prisão preventiva de Vaccari era necessária. E, principalmente,quem devolverá a ele os 2 anos e 2 meses que ficou preso.?!A enorme e humilhante exposição midiática , promovida pela Procuradoria e pelo juiz como parte de um programa de consolidar a lavajato, também fez danos irreversíveis a imagem, a família e aos amigos de Vaccari . Nada poderá devolver ao Vaccari a honra conspurcada. A sociedade que com razão esta cansada, esgotada de tanta corrupção, começa a se sentir assustada com tantos excessos, com tantos falsos heróis, com tantos abusos. É hora de reflexão e de reagir a estes absurdos", afirmou.

Previsão climática para os meses de julho, agosto e setembro de 2017 em Pernambuco

Fonte-APAC
A reunião de previsão climática Sazonal foi realizada no CPTEC/INPE-SP no dia 26 de junho de 2017 e simultaneamente, através de vídeo conferência para todos os estados do Brasil. Na reunião foram analisados os campos globais dos oceanos e da atmosfera dos meses anteriores e atual, bem como, os resultados de modelos numéricos e estatísticos de previsão climática para o trimestre julho a setembro (JAS) de 2017. De acordo com os modelos e com a configuração da atmosfera e dos oceanos Atlântico e Pacífico, a previsão é de chuvas abaixo da normal climatológica em todo o estado de Pernambuco. Vale salientar que, mesmo com a previsão de precipitação no período ficar abaixo da média, podem ocorrer chuvas intensas e mal distribuídas tanto temporalmente (chuvas concentradas em poucos dias) como espacialmente (chuvas concentradas em pequenas áreas), principalmente nestes meses que fazem parte da quadra chuvosa da parte leste de Pernambuco.

CLIMATOLOGIA DA PRECIPITAÇÃO NO TRIMESTRE JAS.

Os meses de julho e agosto ainda estão dentro do período chuvoso no Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife (RMR). Setembro é caracterizado como o início da estação seca no Litoral. Portanto, neste período, as chuvas são concentradas na faixa leste do estado, com os acumulados médios no trimestre (julho a setembro). A Figura 1 mostra a distribuição espacial da precipitação no referido trimestre nas regiões pernambucanas.


A ficção de Temer

Por Bernardo Melo Franco na Folha de São Paulo
BRASÍLIA - Michel Temer recorreu a um truque antigo para reagir à denúncia por suposta prática de corrupção. Em vez de se defender, o presidente atacou o acusador. Ele subiu o tom contra o procurador-geral da República e classificou a peça entregue ao Supremo como "uma ficção".

A denúncia tem fragilidades, mas é Temer quem parece ter abandonado qualquer compromisso com os fatos. Nesta terça, ele começou o discurso agradecendo o "apoio extremamente espontâneo" dos parlamentares que estavam no Planalto. A tropa havia sido convocada minutos antes, em mensagens disparadas por celular.

O presidente apresentou duas versões distintas para a encrenca em que se meteu. Primeiro insinuou, sem apresentar provas, que o procurador Rodrigo Janot teria recebido propina para denunciá-lo. Depois disse que o dono da JBS o acusou no "desespero de se safar da cadeia".

Temer cometeu erros surpreendentes para quem se gaba de conhecer as leis. Chamou o áudio de Joesley Batista de "prova ilícita", apesar de o STF já ter autorizado o uso de conversas gravadas por um dos participantes. E acusou um ex-assessor de Janot de violar a quarentena, regra que inexiste para procuradores.

O presidente pareceu indeciso sobre o que pensa do empresário que o acusou. Ao justificar o encontro noturno no Jaburu, exaltou Joesley como o "maior produtor de proteína animal do país". Ao rebater a delação, voltou a chamá-lo de "bandido".

Numa tentativa de demonstrar que terá apoio para barrar a denúncia na Câmara, o presidente se cercou de deputados ao discursar. Pode ter sido uma ideia razoável, mas ele cochilou na seleção do elenco.

Do seu lado direito estava André Moura, réu em três ações penais e investigado por suspeita de homicídio. Do esquerdo, Raquel Muniz, mulher de um ex-prefeito preso sob acusação de corrupção. Logo atrás dela despontava Júlio Lopes, delatado na Lava Jato e citado nas investigações do esquema de Sérgio Cabral.

STF: dois ministros sob suspeição

Portal Hoje em Dia Coluna Explanada
Por Leandro Mazzini

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, sofre pressão interna e externa para declarar suspeição no julgamento do pedido de prisão do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), que vai ocorrer em agosto, conforme decisão de ontem do STF. Moraes chegou ao comando do Ministério da Justiça e à cadeira do saudoso Teori Zavascki com apoio e lobby do senador mineiro. Outro sob suspeição é o ministro Gilmar Mendes, conhecido de Aécio há décadas – já foi AGU do Governo de Fernando Henrique – e flagrado em grampo.
No áudio da PF, Aécio propõe tráfico de influência de Gilmar para que o togado peça apoio a senadores pelo projeto de lei de abuso de autoridade, que tramita no Senado.
Alexandre de Moraes já foi filiado ao PSDB entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2017, e na sua passagem pelo Ministério da Justiça era muito visitado por Aécio.

terça-feira, 27 de junho de 2017

Renan: ‘Temer errou ao governar influenciado por um presidiário’

247 - Em um duro pronunciamento nesta terça-feira, 27, o senador Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado, disse que Michel Temer está "fazendo de conta" que governa o país. "Governando para onde?", questionou.
Para o senador alagoano, Temer errou ao "achar que poderia governar o Brasil influenciado por um presidiário de Curitiba", disse em referência ao ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), condenado a 15 anos de prisão por corrupção na Lava Jato. "Isso não ia chegar a lugar nenhum".
Para Renan, é preciso ter "muita humildade" para receber a proposta feita pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que sugeriu que Temer encurte seu mandato.

Moro oferece propina a Renato Duque: conte uma mentira sobre Lula que eu te solto



Vale tudo contra Lula: por que Moro violou a lei ao negociar a delação de Renato Duque


Por Mauro Donato – no Cafezinho

Naquela mesma Curitiba que anda espancando servidores públicos e protegendo militantes do MBL, o juiz Sergio Moro deu mais uma mostra de sua imparcialidade. Como se fosse preciso mais alguma.

Ontem, Moro tentou seduzir Renato Duque concedendo-lhe o benefício de redução de pena. Desde que, claro, o ex-diretor da Petrobras ‘colabore’. Em português atual: delate.

Renato Duque tem 13 processos nas costas e se somadas todas as suas condenações totalizam 62 anos e 11 meses de prisão. O juiz Sergio Moro concedeu que Duque possa sair após cumprir cinco anos em regime fechado e devolver € 20,6 milhões (aproximadamente R$ 75 milhões).


PUBLICIDADE

Tudo muito bonito, afinal de contas se Joesley Batista saiu completamente livre de qualquer condenação por ‘colaborar’ com a Justiça, fazer alguém pagar pelo menos 5 anos é melhor que nada, certo?

Errado.

Moro não pode fazer isso. Juiz nenhum pode negociar delações, elas são responsabilidade do Ministério Público. “Ao juiz cabe apenas aferir se o acordo não violou nenhuma lei”, afirma Gustavo Badaró, professor de direito da USP.

Nesse caso especificamente, quem violou a lei, foi Sergio Moro.

“A lei veda que o juiz tome qualquer parte no acordo de colaboração. Ao oferecer um incentivo, ele violou esse vedação legal”, completou o professor. Renato Duque ainda não fechou o acordo de delação com o MP. Isso vem se arrastando há meses.

Maia em agosto ou setembro

O Antagonista
É neste cenário que se vislumbra, no Congresso, a possibilidade de uma troca negociada de guarda no Palácio do Planalto. Aí por volta de agosto ou setembro. Entre os deputados ganha musculatura a candidatura não-declarada de Rodrigo Maia
Sem se mexer, o deputado ganha a cada dia mais força entre os colegas por atitudes como a lealdade que tem demonstrado a Michel Temer. Até agora, por exemplo, segurou todos os pedidos de impeachment do presidente e diz publicamente que seu projeto é o governo do Rio de Janeiro.
Dos nomes citados, é o único que pode dar sequência às reformas, manter a atual equipe econômica e protagonizar uma sucessão não traumática, nos termos ditados pela Constituição.

PSB deve definir posição sobre Temer na quinta-feira



Às vésperas da denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer (PMDB) por corrupção , o governador Paulo Câmara (PSB) revelou que a executiva nacional do PSB se reunirá, na próxima quinta-feira (29), em Brasília, para discutir, entre outros pontos, o posicionamento do partido em relação a abertura de inquérito contra o chefe do Executivo. O gestor, no entanto, afirmou que é preciso ter cautela, pois não se sabe o teor da denúncia.

"O momento é aguardar, o Brasil passar por um momento tão difícil que exige de todos nós tanta serenidade, tanta busca de alternativas para ajudar o Brasil, então eu, como membro partidário, acho que o momento é esperar, esperar o que vai acontecer, que ela ocorra e vamos aguardar", disse Paulo Câmara, após reunião com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho.

De acordo com o socialista, o momento será de expor a preocupação com o futuro. "O partido tem uma reunião da executiva na próxima quinta-feira e vai discutir isso também. Então, a gente vai ter a oportunidade de expor claramente nossa preocupação com o Brasil, nossa preocupação com o futuro. Na expectativa que haja encaminhamentos a altura dos recentes acontecimentos", disse o governador.

Apesar disso, o gestor ainda não definiu se participará ou não do encontro. "Ainda não defini. Estou com uma agenda muito cheia, mas espero ter oportunidade de ir. Só vou confirmar lá para quarta-feira", garantiu.

Com informações de Carol Brito, da Folha de Pernambuco.

Vejam repercussão na imprensa internacional sobre a denuncia contra Temer

Imprensa internacional noticia denúncia de Janot contra Temer. Britânicos BBC e 'The Guardian' estão entre os primeiros a noticiar acusações de corrupção contra o presidente. Publicação "Sydney Morning Herald", da Autrália, chamou Temer de 'líder profundamente impopular'.
Publicação britânica The Guardian
Do G1

A BBC foi o primeiro veículo de imprensa estrangeiro a noticiar a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra Michel Temer. O site britânico publicou um alerta comunicando que o presidente do Brasil foi acusado de corrupção e se comprometendo a atualizar o texto à medida que novas informações forem divulgadas.
O também britânico "The Guardian" postou em seu site uma matéria com o título "Presidente do Brasil Michel Temer é acusado de suposta corrupção", mas destaca que qualquer movimento em direção a um julgamento teria que passar por uma maioria de dois terços no Congresso.
O jornal americano "Wall Street Journal" também lembra que o Congresso precisa votar para aprovar um julgamento e observa que a denúncia marca uma nova fase da repressão da corrupção no Brasil.
O "Washington Post" noticia a denúncia de Janot com um texto da agência Associated Press que destaca que esta é a primeira vez em que um presidente brasileiro no exercício do cargo enfrenta acusações criminais.
Na Austrália, o "Sydney Morning Herald" aborda o caso afirmando que a acusação de obstrução de justiça "é a primeira do que é esperada para ser uma série de alegações de corrupção contra o líder profundamente impopular nas próximas semanas".
A agência Bloomberg publicou em seu site que a denúncia de Janot se baseia em parte na gravação da reunião de Temer com o empresário Joesley Batista e que o documento enviado ao Supremo afirma que o presidente recebeu R$ 500 mil entre abril e março deste ano por meio de intermediários. O advogado de Temer, Antônio Mariz, disse à Bloomberg que ainda não teve tempo de analisar o documento

PT obstruirá votações até analisar denúncia contra Temer

Votação contra a reforma trabalhista na CAS Foto: site do PT
Por Agência Estado

Líderes do PT na Câmara e no Senado qualificaram nesta segunda-feira, 26, como "gravíssima" a denúncia feita pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva. Segundo o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), a estratégia do partido será obstruir votações na Câmara até que a denúncia seja analisada pela Casa.
"Não vamos aceitar qualquer manobra que o governo tente fazer", afirmou o líder da bancada petista. Segundo ele, mesmo que Temer consiga maioria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara para barrar a denúncia, ele não atingirá os 172 votos necessários no plenário. "Eles vão tentar fazer todas as manobras na CCJ, mas mesmo se vencer lá na comissão, será uma vitória de Pirro, porque no plenário não há como substituir deputados. Como um deputado vai voltar para os seus Estados e dar entrevistas para os jornais, TVs e rádios de lá e ter que se explicar sobre como estão votando favoravelmente a um governo que só retira direitos de trabalhadores."
Para que o Supremo Tribunal Federal (STF) analise o pedido da Procuradoria-geral da República, é necessária que a denúncia seja autorizado por ao menos dois terços dos deputados.
O líder da minoria na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse não haver mais clima no Congresso para discutir as reformas trabalhista e da Previdência, principais apostas do governo Temer para tentar sair da crise política. "A primeira providência será parar as reformas. Não é possível, nem o Senado e nem a Câmara, votarem qualquer matéria. O Brasil não aguenta. A economia brasileira está derretendo", afirmou o deputado.
No Senado, o líder do PT, Lindbergh Farias (PT-RJ) também tem a mesma opinião. "O governo Temer acabou. Não vai ser fácil eles conseguirem 172 votos. Será uma votação aberta, televisionada. E estamos perto das eleições. Queremos parar a tramitação das reformas. Não tem clima para votar a reforma trabalhista quarta-feira", afirmou o senador, em referência à votação marcada na CCJ do Senado. (Thiago Faria e Julia Lindner)

Grupo do PSDB pede que Alckmin demonstre apoio a Temer

Folha de S. Paulo - Por Painel

Amado mestre Um grupo de deputados do PSDB desembarcou nesta segunda (26), em São Paulo, para falar com o governador Geraldo Alckmin. Eles pediram ao presidenciável atitude mais incisiva sobre a manutenção do apoio a Temer.
 Bom para quem? Dirigentes do PSDB chamaram de “constrangedor” o artigo publicado por Fernando Henrique Cardoso na Folha. Dizem que só dois nomes seriam beneficiados por eleição antecipada: Lula e Jair Bolsonaro.
 Fui! Pessoas próximas dizem que, ao pedir um gesto de “grandeza” de Temer, FHC quis deixar claro que o peemedebista não deve mais contar com ele. A ala que quer o desembarque comemorou

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Janot apresenta ao STF denúncia contra Temer

Do G1
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF), há pouco, uma denúncia contra o presidente Michel Temer e ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) pelo crime de corrupção passiva.
Com a denúncia, fica formalizada a acusação contra Temer, que será julgada pelo Supremo se Câmara dos Deputados autorizar (entenda mais abaixo).
O crime de corrupção passiva é definido no Código Penal como o ato de "solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem", com pena de 2 a 12 anos de prisão e multa, em caso de condenação.
A acusação preparada por Janot se baseia nas investigações abertas a partir das delações de executivos da JBS no âmbito da Operação Lava Jato.
Em abril deste ano, o ex-deputado e ex-assessor do presidente Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) foi filmado, saindo de um restaurante em São Paulo, com uma mala contendo R$ 500 mil.
Segundo a PGR, o dinheiro destinava-se a Michel Temer e era parte de propina paga pela JBS para ser favorecida, por influência do governo, no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), num processo para reduzir preço do gás fornecido pela Petrobras a uma termelétrica da empresa.
Para Janot, a ligação de Rocha Loures com Michel Temer foi atestada numa conversa gravada, em março, na qual o presidente indica o ex-deputado como pessoa de sua "mais estrita confiança" para um dos donos da JBS, Joesley Batista, tratar problemas enfrentados pela empresa no governo.
Em sua defesa, Temer diz que "simplesmente ouviu" reclamações do empresário, sem conceder benesses do governo para ajudá-lo. O presidente tem negado todas as acusações dos delatores e afirmado que não renunciará ao mandato.
Como o alvo é o presidente da República, a Câmara tem que autorizar, por votos de dois terços dos deputados (342), a análise da denúncia pelos ministros do Supremo. Se a Câmara não autorizar, o STF fica impedido de agir e o caso fica parado. A Justiça só poderá voltar a analisar as acusações depois que Temer deixar a Presidência.
Caso a Câmara autorize o prosseguimento da denúncia, no STF, os 11 ministros decidirão se abrem ou não processo contra Temer. Se aceitarem, ele viraria réu e fica afastado do mandato por até 180 dias. Se após esse período, a Corte não concluir o julgamento, Temer volta à Presidência. Ao final do processo, Temer pode ser condenado e perder o mandato ou absolvido e continuar na Presidência.