sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Ruas da invasão: Calçamento está sendo reformado.


O prefeito Douglas Duarte (PSB) Angelim notificou a empresa contratada pela gestão anterior para executar os serviços de calçamento em paralelepípedos no Bairro Nova Aliança (Invasão) os serviços feitos a menos de um ano já estavam com buracos em todas as ruas. 

Com a notificação a empreiteira que obedecendo a legislação que regem obras e serviços públicos, está realizando todas as reformas e correções que se fizerem necessárias. 

Como gestor público temos que responsabilizar quem fez. Fazer a coisa certa é nossa obrigação e isso estou tentando fazer. Assim se expressou o prefeito Douglas Duarte com relação as medidas tomadas pelo Município.




Lava Jato causou mais danos ao Rio do que Cabral

A Operação Lava Jato é responsável direta pela falência do Estado do Rio de Janeiro. Foi a famigerada Operação que destruiu a indústria naval, a indústria de peças e equipamentos para o setor de óleo e gás, a engenharia e toda a cadeia produtiva relacionada, acabando com centenas de milhares de postos de trabalho ou, o que é pior, remanejando esses postos de trabalho para a mão de obra estrangeira.

Em questão de meses, as grandes empresas nacionais tiveram suas obras paralisadas, levando centenas de milhares de trabalhadoras e trabalhadores ao desemprego. Diante disso, pergunto: quem ganha com a quebra da indústria nacional?

Pra se ter uma ideia, o impacto destrutivo da Operação Lava Jato no setor brasileiro de construção civil é de nada menos que 1 milhão de demissões no setor. E tem mais: as empresas chinesas conseguiram comprar ativos antes controlados pelas empreiteiras brasileiras, que também perderam espaço na África, onde tinham posição dominante. A China assumiu a primeira posição no ranking de investidores estrangeiros no Brasil pós-golpe. Foi assim no caso da chinesa State Grid, que comprou 23% da Camargo Corrêa na CPFL Energia. Também no caso da China Gezhauba, que ficou com um pedaço da Andrade Gutierrez na São Paulo San Lorenzo Water Supply Co., e no da HNA Infrastructure, que abocanhou a parte da Odebrecht no aeroporto do Galeão, no Rio.

A Operação Lava Jato ficou mais de três anos destruindo a imagem da Petrobrás através vazamentos seletivos e ilegais para a grande mídia, em especial, para a Rede Globo. Não satisfeitos, o consórcio golpista e entreguista ressuscitou o REPETRO, um programa especial de exportação e importação de bens destinados à exploração e à produção de petróleo e gás natural criado nos anos 90, nos governos FHC. Nesse modelo de importação e exportação, as importações de máquinas e equipamentos não pagam imposto, o que significa o fim da indústria nacional e da política de conteúdo local.

Não há Estado com uma economia dependente do Petróleo e de sua cadeia produtiva como é o caso do Rio de Janeiro que aguente o entreguismo do consórcio golpista e as ações arbitrárias, fascistas e de desmonte do Estado brasileiro como as da Operação Lava Jato.

Petrobras volta a reajustar gás de cozinha, e alta acumulada chega a 54%



Gás de botijão de 13 kg no Recife; Petrobras atribui reajuste aos preços internacionais

NICOLA PAMPLONA na Folha de São Paulo

A Petrobras anunciou nesta sexta (3) novo reajuste no gás de cozinha para embalagem em botijões de 13 quilos. Desta vez, a alta será de 4,5%, causada, segundo a estatal, pela alta nas cotações internacionais.

Foi o quinto aumento consecutivo. Desde que a companhia mudou sua política de preços para o GLP (gás liquefeito de petróleo, o gás de cozinha), em junho, foram seis aumentos e uma única redução, no dia 5 de julho.

Nesse período, o produto vendido em embalagens de até 13 quilos acumula aumento de 54%.

Em comunicado distribuído nesta sexta, a Petrobras diz que, se o repasse ao consumidor for integral, o botijão de gás ficará 2%, ou R$ 1,21, mais caro.

"O reajuste foi causado principalmente pela alta das cotações do produto nos mercados internacionais, influenciada pela conjuntura externa e pela proximidade do inverno no hemisfério Norte", afirmou a estatal.

Na quarta (30) a empresa havia anunciado aumento também no preço do GLP para embalagens maiores do que 13 quilos, mais usadas por comércio e indústria. A alta foi de 6,5%.

Neste caso, o reajuste acumulado desde junho é de 29,5%.

Desde 2013, a estatal pratica preços diferentes para os dois produtos. A política foi iniciada ainda no começo do governo Lula com o objetivo de conter a inflação e oficializada em 2015 em resolução do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética).

A nova política de preços mantém a diferença: para o cálculo do GLP industrial, a Petrobras inclui o custo de importação, além das cotações internacionais e margem de lucro.

A ANP, porém, defende o fim da diferença de preços, alegando que prejudica a atração de investimentos para o setor

Imprensa lavajatense reage mal a depoimento de Tacla Duran


Miguel do Rosário no Cafezinho
Para entender a Lava Jato, é preciso atentar para o fato de que ela nunca foi apenas uma operação policial.

A Lava Jato é uma operação midiática.

Foi concebida para derrubar o governo Dilma, criminalizar o PT e destruir a indústria brasileira de óleo e gás, com objetivo de beneficiar multinacionais do petróleo, em especial as norte-americanas.

A Lava Jato foi concebida para dar o golpe no Brasil e entregar o poder político a bandidos do mercado financeiro e à Globo.

Depois do golpe, ela tenta disfarçar, fingindo que investiga ali, investiga acolá, sabendo que tudo irá resultar em pizza.

Mas o objetivo foi cumprido: houve o golpe e o Brasil foi entregue a bandidos sem nenhum tipo de compromisso com a população e totalmente obedientes às diretrizes do mercado financeiro, lá fora, e à Globo, aqui dentro.

As histórias de que o golpe foi dado com objetivo de “parar a Lava Jato” são ingênuas. O golpe foi dado pela Lava Jato. E agora que não importa mais se a Lava Jato continua ou não, porque o serviço já foi feito.

Depois da Lava Jato, o Brasil suspendeu projetos de construção de refinarias, paralisou as refinarias já construídas, e passou a importar quantidades recordes de derivados de petróleo de refinarias norte-americanas.

Depois da Lava Jato, o Brasil iniciou a entrega do pré-sal, já vendeu partes importantes da Petrobrás, já destruiu ou quase destruiu suas principais indústrias, paralisou o projeto de energia nuclear, e agora se prepara para privatizar a Eletrobrás, entregando ao estrangeiro a matriz energética mais limpa do mundo.

Os “prêmios” de Sergio Moro na Globo e nos Estados Unidos tem essa explicação.

A Lava Jato sempre atacou pela mídia, que ela também corrompeu, desde o início.

Ao escolher a dedo para quem irá entregar vazamentos ilegais, a Lava Jato corrompe e controla a mídia, que se deixa corromper e se deixa controlar, até porque entendeu que tinha os mesmos objetivos políticos.

A mídia brasileira, corrupta, plutocrática e antinacional, identificou-se imediatamente com a Lava Jato.


Hoje, a Lava Jato planta uma matéria na Folha, intitulada “Fugas e cidadania estrangeira atrasam processos da Lava Jato com Moro“, que não passa de uma tentativa grosseira de atacar Rodrigo Tacla Duran.

A matéria não traz nenhum fato novo, nenhuma denúncia, nenhum documento, nada.

É apenas uma matéria chapa-branca em relação a Sergio Moro.

Uma matéria, em suma, vendida à Lava Jato.

Ora, Tacla Duran fez denúncias importantes.

Tem documentos.

Tacla Duran não está preso nas masmorras da Globo em Curitiba. Ou seja, não está sob tortura, como ocorre com todos os delatores da Lava Jato.

Não está fazendo “delação premiada”, pelo menos não com o Brasil.

Tacla Duran está simplesmente apresentando a sua versão dos fatos, de maneira livre e espontânea.

O que disse Tacla Duran?

Que a Lava Jato ameaçou sua família.

Que a Lava Jato falsificou documentos, ou aceitou, deliberadamente, documentos falsos.

Ele poderia simplesmente não falar nada. Silenciar-se.

Não.

Recebeu dois deputados brasileiros críticos à Lava Jato e gravou um depoimento franco e corajoso.

Como reage a imprensa brasileira?

Está curiosa para saber o que aconteceu?

Informou seus leitores sobre o teor das denúncias de Tacla Duran?

Não.

A imprensa lavajatense reagiu com silêncio e omissão, num primeiro momento.

E agora, com essa matéria na Folha, com um contra-ataque chapa-branca-policial da… Lava Jato.

Lava Jato e imprensa lavajatense sentiram o golpe.

Daqui a pouco, publicaremos, aqui no Cafezinho, a transcrição completa do áudio de Tacla Durán.

Leia o resumo do áudio escrito por Romulus Maya e publicado aqui no Cafezinho.

Revista Piauí deste mês ironiza o slogan "não tenho culpa, votei no Aécio"


247 - A revista Piauí deste mês traz uma capa provocadora em que ironiza o slogan "não tenho culpa, votei no Aécio".

Trazendo o senador mineiro saindo de um bolo, vestindo um maiô repleto de notas de dinheiro, a imagem está fazendo sucesso nas redes sociais. 


A capa traz ainda Michel Temer, Fernando Henrique, José Serra e outros.

TRE-PE indefere ação que proíbe uso da imagem de Miguel Arraes pelo PSB


O Partido Socialista Brasileiro em Pernambuco conseguiu, na Justiça Eleitoral, garantir o uso da imagem do ex-governador Miguel Arraes nas inserções partidárias da legenda. A decisão foi proferida, na última terça-feira (31), pelo desembargador José Henrique Coelho Dias da Silva, relator do processo. Na decisão, o representante do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) destaca que o uso da imagem do ex-governador Miguel Arraes nos programas do PSB não ofendeu a dignidade de sua memória, mas teve caráter informativo e histórico.

A decisão do desembargador frisa que a história de Arraes se confunde com a história da própria agremiação, tanto é que a sede do PSB em Pernambuco tem o nome do ex-governador. “Entendo ainda que não houve intenção eleitoreira, nem desvirtuamento da propaganda eleitoral, pelo que não há elemento a justificar proibição da veiculação das peças de propaganda atacadas por meio de redes sociais e internet, nem tampouco proibição genérica de sua utilização, o que, pelo entendimento reiterado desta Corte, configuraria censura prévia”, relatou, indeferindo o pedido de proibição da imagem.

Na defesa, o jurídico do PSB alegou que no material veiculado nas inserções partidárias de 2017 inexiste ataque, destruição ou maculação aos atributos materiais e imateriais de Miguel Arraes. “Todas as menções e referências ao ex-governador Miguel Arraes pelo PSB são de cunho positivo, elogioso e preservacionista, não houve uso negativo ou degradante dos atributos de Miguel Arraes que pudessem vir a ser alvo de ação por aqueles que supostamente detêm o interesse em preservar a sua memória e o seu legado. Miguel Arraes é patrimônio imaterial do PSB e o partido cotidianamente pratica atos de homenagem a ele”, destaca a advogada Diana Câmara, responsável pelo jurídico do partido.

As inserções do PSB-PE foram veiculadas nos dias 06, 11 e 30 de maio, 1º de junho, 28 e 29 de agosto, e 23 e 30 de setembro, conforme calendário definido pelo Tribunal Regional Eleitoral. “Os argumentos do autor se voltam contra posturas do PSB, ao fundamento de que estariam as suas atuais políticas indo de encontro ao legado do falecido. De proêmio, ressalto que tal afirmação é extremamente subjetiva. O fato de os caminhos trilhados pelo PSB desagradarem parte dos familiares do falecido não configura ofensa à sua imagem, nem retira o vínculo histórico que possui com o partido”, analisa o desembargador José Henrique Coelho Dias da Silva.

Feras poderão imprimir os cartões informativos do SSA 3 da UPE a partir da próxima segunda (06/11)


Os feras inscritos na terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação da da Universidade de Pernambuco (UPE) poderão imprimir seus cartões informativos, exclusivamente via internet (http://processodeingresso.upe.gov.br), a partir da próxima segunda-feira (06/11).

A validação da inscrição e emissão do cartão, que contém um conjunto de dados necessários para participação no concurso, é de inteira responsabilidade do aluno, como estabelecido no Manual do Candidato.

Havendo divergência de dados pessoais, o candidato deverá entrar em contato com a Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos (CPCA) para solicitar as devidas correções. Caso contrário, assumirá, integralmente, os erros contidos no seu cartão informativo. A Comissão da UPE não se responsabilizará pelo candidato que faltar à prova por desconhecer o local de sua realização.

O candidato deverá estar munido do seu Cartão Informativo nos dias de aplicação das provas, assim como documento de Identidade, ou algum outro documento que possua foto e assinatura recentes, e de caneta esferográfica na cor azul ou preta.

Os cartões informativos dos candidatos inscritos para a primeira fase do SSA estarão disponíveis a partir do dia 23/11 e para os inscritos no SSA 2 a partir do dia 22/11.

As provas da terceira fase do SSA acontecem numa única etapa, nos dia 19 e 20/11/17. As provas da 1a e 2a fases do SSA/UPE serão realizadas nos dias 03 e 04/12/17, sendo a primeira pela manhã e a segunda a tarde. O resultado da 3a fase do SSA/UPE pode ser divulgados até o dia 16/01/18.

Outras informações através dos telefones: (81) 3183-3660 e 3183-3791, no e-mail: processodeingresso@upe.br ou ainda no endereço eletrônico: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

Associação dos Pacientes Portadores de Doença de Chagas promove a “Semana do Desapego”


Você quer se desfazer de coisas que não usa mais? Coisas que admiramos, que nos afeiçoamos, mas que, de certa maneira, estão sobrando em nossas vidas? Pensando nisso, a Associação dos Pacientes Portadores de Doença de Chagas, Insuficiência Cardíaca e Miocardiopatia de Pernambuco (APDCIM/PE), promove, de 06 a 10 de novembro, a Semana do Desapego.

A ideia é receber as doações e, nos dias 05 e 06 de dezembro, promover o grande “Bazar Natalino 2017”. Toda a renda arrecadada será revertida em alimentos, medicamentos e outras necessidades de pacientes mais carentes. 

As doações poderão ser entregues na própria Associação, que fica na Rua Álvares de Azevedo, 220, Santo Amaro, próximo ao Pronto Socorro Cardiológico Universitário da Universidade de Pernambuco (Procape/UPE). Quem preferir pode agendar uma data e local através dos e-mails: ccarrazzone@uol.com.br ou woliveirajr@uol.com, que uma equipe irá recolher as doações no local.

APDCIM - Criada em 1987, é a primeira no mundo dedicada aos pacientes chagásicos, incentivada pelo ambulatório de Doenças de Chagas, que anteriormente funcionava no Hospital Universitário Oswaldo Cruz da UPE (Huoc), atua como coadjuvante do Ambulatório realizando ações com a participação de voluntários.

A missão da ONG é dar assistência tanto na parte psicológica quanto na pessoal. Há reuniões semanais, nas quais médicos cardiologistas, assistentes sociais, psicólogas, enfermeiras e nutricionistas esclarecem dúvidas dos pacientes e orientam como devem se comportar quanto ao tratamento, já que possuem algumas restrições, mas podem seguir a vida normalmente se tomarem os devidos cuidados.

A Associação tem servido de estímulo à criação de outras associações análogas no Brasil (São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro), e, até, no exterior, em mais de 14 países dos cinco continentes. Em 2009, a Associação e o Ambulatório, com o apoio do Procape/UPE, promoveram um encontro de Associações, em Olinda, culminando com a criação da Federação Mundial de Pessoas Afetadas pela Enfermidade de Chagas (FINDECHAGAS).

Quem quiser colaborar com doações de alimentos, produtos de higiene pessoal, roupas novas ou usadas e medicamentos pode ligar para o telefone: (81) 3181-7211 / 3076-5746, falar com Maria José. Quem preferir pode, também, fazer doações em dinheiro, através de depósito bancário na seguinte conta: Banco Santander (033), agência: 4020, conta corrente: 13000013-2.

AMBULATÓRIO: Nascido no Huoc/UPE e transferido para um anexo ao Procape/UPE em 2010, quando passou a ser mais conhecido como Casa de Chagas, um dos fundadores e chefe do setor, Dr. Wilson de Oliveira Júnior, traduz a filosofia da equipe: “Procuramos dar atenção integral ao paciente, não apenas com ações de tratamento mas também com o enfoque biopsicossocial, dessa forma, sendo necessária uma equipe multidisciplinar”.

Apesar de algumas dificuldades, o ambulatório de Chagas da UPE é referência no Estado e até no Nordeste, apresentando um quantitativo de 2800 pacientes cadastrados e uma média de 1800 consultas por mês.

DOENÇA - O mal de Chagas não é uma doença democrática, existe devido às condições precárias de moradia e, em sua maioria, atinge a população pobre. O perfil dos pacientes atendidos se caracteriza por adultos, entre 30 e 50 anos, com predominância do sexo feminino, procedência rural, baixo nível socioeconômico, com precária formação escolar e profissional, o que não descarta a possibilidade de ser acometida numa classe social mais elevada.

Dentro desse contexto, e sendo a doença de Chagas classificada como uma doença extremamente negligenciada, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2010, a Secretaria Estadual da Saúde lançou o programa estadual de enfretamento às doenças negligenciadas "Programa Sanar". O Sanar passou a conduzir, de forma pioneira dentro do Estado de Pernambuco, todas as ações de assistência integral aos pacientes portadores de agravos negligenciados, tais como: Hanseníase, Tuberculose, Tracoma, Leishimaniose, Esquistossomose e Doença de Chagas.

A partir de então, o serviço da UPE em doença de Chagas, é reconhecido oficialmente como a Referência Clínica no Manejo Clínico de Pacientes com doença de Chagas do Estado de Pernambuco.

Paulo Câmara entrega conjunto de ações para o desenvolvimento do Sertão do Pajeú


Em visita ao Sertão do Pajeú, nesta sexta-feira (03.11), o governador Paulo Câmara entrega e autoriza uma série de obras estruturadoras para o desenvolvimento social e econômico da região. Logo no início da manhã, o chefe do Executivo estadual inaugura a escadaria para acesso dos romeiros ao Cristo Redentor, no município de Solidão, partindo da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Com um investimento de R$ 646 mil, o equipamento tem 350 metros de altura e cerca de 1.200 degraus. Na ocasião, haverá também a entrega de uma ambulância ao município; e a inauguração simbólica dos Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) dos sítios Macambira e Barra, localizados na Zona Rural do município. Para esta última ação, foram investidos R$ 925 mil, beneficiando 126 famílias das duas comunidades.

Logo em seguida, Paulo segue para o município de Iguaracy, onde oficializa a doação de dois terrenos a serem utilizados pela prefeitura da cidade para projetos e benfeitorias que fomentem o desenvolvimento da região. Além disso, serão dados por inaugurados dois SSAAs nas comunidades de Caruá e Sítio Dom Francisco, beneficiando cerca de 115 famílias da Zona Rural de Iguaracy. No ato, também será liberado o recurso de emenda parlamentar para obras do FEM, no valor de R$ 277 mil, destinados à construção e pavimentação de duas na cidade.

À noite, o governador irá inaugurar o Museu Zé Dantas, em Carnaíba. O equipamento, que conta com peças do médico e compositor, recebeu um aporte de R$ 272,5 mil. Paulo aproveita a passagem pelo município para assinar um protocolo de intenções para a aquisição de 170,78 ha das terras do Sítio Santa Rosa, pelo município de Carnaíba, para a expansão da sua zona industrial. O Governo do Estado, através da AD Diper, vai disponibilizar R$ 1,5 milhão para indenizar um total de 42 famílias pela desapropriação. Na ocasião, também serão entregues 175 títulos de posse para agricultores rurais locais. 

A agenda do governador no Sertão do Pajeú se estenderá para o sábado (04.11), com ações em Carnaíba e Afogados da Ingazeira. Logo cedo, o chefe do Executivo pernambucano visita e entrega o SSAA do Sítio Santo Antônio, Zona Rural de Carnaíba. Com um investimento de R$ 1,5 milhão, a intervenção irá abastecer cerca de 1,5 mil pessoas da comunidade. Já em Afogados da Ingazeira, será inaugurada a 13º Delegacia Especializada no Atendimento às Mulheres. A unidade servirá aos 17 municípios que compõem o Sertão do Pajeú, onde vivem uma população de 168 mil mulheres. No local, irão operar seis profissionais, sendo 01 delegada, 01 escrivã, 01 comissário e 03 agentes de Polícia Civil.

Outra importante ação para o município de Afogados da Ingazeira será a inauguração simbólica da 1ª etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário e a Ordem de Serviço para as obras da 2ª etapa do SES da cidade. A primeira etapa custou R$ 14,7 milhões e está beneficiando cerca de quatro mil moradores da região. Já a segunda etapa, que tem conclusão prevista para 18 meses, contará com um aporte de R$ 9,4 milhões e atenderá um total de 25 mil sertanejos.  


Tacla Durán diz que Lava Jato ameaçou sua família para forçar delação


247-Os deputados Paulo Pimenta e Wadih Damous, integrantes da CPI da JBS, viajaram por conta própria a Madri, na Espanha, e ouviram o advogado Rodrigo Tacla Durán, processado pela Lava Jato por lavagem de dinheiro.

O áudio foi protocolado na CPI e divulgado por alguns sites. O DCM e GGN têm o áudio desde segunda-feira, mas, antes de ser publicado, foram checadas as informações e colocadas em seu contexto, com observações ao final dos trechos separados por tema.

Também se preferiu transcrever, para facilitar o entendimento e dar oportunidade para reflexão e assimilação, dada a complexidade das informações e situações tratadas.

É uma forma de explicar um caso complexo, não apenas jogar gasolina na fogueira.

Tacla Durán é um homem-bomba. Pode aprofundar cada caso abordado por ele. Fala com propriedade.

Mas, é claro, acusado, tem interesse de fazer sua defesa.

É um direito dele, mas não se pode esquecer que ele vai até onde a lei não o alcance.

Foi, efetivamente, operador da Odebrecht. Trabalhou lá.

O depoimento de Tacla Durán à CPI da JBS é uma oportunidade para revelar ao Brasil as entranhas de um sistema que parece apodrecer antes mesmo de se tornar maduro.

É uma operação que atinge alvos pré-definidos, daí a plausibilidade das informações de que provas são montadas e versões criadas, como se juntassem peças de um enredo.

Os leitores desta série já estão tomando conhecimento dessa máquina perversa, que está longe de produzir justiça. Com o depoimento à CPI, transmitido ao vivo, o alcance será muito maior.

A CPI, se não não deve nada a ninguém, precisa aprovar o depoimento de Rodrigo Tacla Durán.

Deputado vai da cadeia à presidência da Assembleia

Josias de Souza
Ao autorizar o Senado a anular as sanções cautelares impostas a Aécio Neves, o Supremo Tribunal Federal abriu um precedente ruinoso. Escorando-se no caso do grão-tucano, o plenário da Assembleia Legislativa do Mato Grosso libertou da prisão seu vice-presidente, o deputado estadual Gilmar Fabris (PSD). Ele deixou a cadeia na quarta-feira da semana passada, após amargar uma cana de 40 dias. Agora, o ex-presidiário se prepara para assumir a presidência do legislativo mato-grossense por dois dias: 14 e 15 de novembro.


O presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (PSD), terá de assumir interinamente o governo do Estado, pois o governador Pedro Taques e seu vice, Carlos Fávaro (PSD), viajarão para o exterior. E Gilmar Fabris, envolvido no escândalo do mensalinho que o ex-governador Silval Barbosa pagava a parlamentares estaduais, assumirá os negócios da Assembleia por 48 horas, transformando-se em mais um símbolo do escárnio em que se converteu a política brasileira.

Gilmar Fabris estava preso por tentativa de obstruir o trabalho da Justiça. A ordem partira do ministro Luiz Fux, da Suprema Corte. Além de mandar prender o deputado, Fux suspendera o seu mandato. A Assembleia Legislativa do Mato Grosso já havia tentado, sem sucesso, votar a libertação do preso, devolvendo-lhe o mandato. Depois do refresco servido pelo Supremo a Aécio, todos os empecilhos foram removidos. Uma evidência de que há males que vêm para pior.

Depenando os tucanos

Hélio Schwartsman – Folha de S.Paulo
É incrível a velocidade com que o PSDB conseguiu se esfacelar. Apenas um ano atrás, o partido despontava do pleito municipal como o grande vencedor.

Enquanto os petistas viram o número de prefeituras que controlavam no país despencar de 644 para 254 (queda de 61%), os tucanos conquistaram 803 municípios (tinham 701) e ampliaram a população sob sua administração de 25,8 milhões para 48,7 milhões, salto de 89%.
Hoje, porém, os tucanos estão à beira de um racha, e a imagem do partido se encontra tão desgastada quanto a do PT. Como revelou a coluna Painel, pesquisa interna da legenda mostra que 75% dos brasileiros não acreditam que o próximo presidente será um tucano. O que ocorreu? A própria sondagem indica motivos para a guinada: participação no governo Temer, brigas e o caso Aécio.
A primeira até impunha uma decisão difícil. Depois de ter apoiado o impeachment de Dilma, o PSDB não poderia simplesmente colocar-se como oposição a Temer. A escolha era entre integrar a administração, assumindo ministérios, ou só votar a favor das medidas que considerasse positivas para o país. Obviamente a fome por cargos prevaleceu sobre a posição mais neutra, mas que daria maior independência para o partido.
As disputas intestinas até já fazem parte do DNA do PSDB, mas é o caso Aécio que desafia o bom senso. É incrível que, mesmo depois de divulgado o teor da conversa de Aécio com Joesley Batista, o senador tenha sido mantido não apenas nos quadros do partido como na presidência da legenda (ainda que licenciado).
Aécio deve ter todas as oportunidades de se defender na Justiça, mas um partido que queira parecer ético não pode dar abrigo a um político que, em gravação, pede dinheiro a um empresário. Ao deixar de agir com veemência contra um membro ilustre, o PSDB revela que usa a ética mais como bandeira eleitoral do que como princípio assimilado.

2017 No ninho tucano


Ganha força entre dirigentes do PSDB a tese de que qualquer disputa, neste momento, pode agravar a divisão do partido. Nesse cenário, cresce articulação para que Tasso Jereissati (CE) e Marconi Perillo (GO)acertem um revezamento na presidência da sigla.

Por não ser candidato em 2018, Tasso assumiria o posto num primeiro momento. Passado um ou dois anos, a vaga seria de Perillo, que deve concorrer ao Senado no ano que vem. A ala que apoia a candidatura de Marconi diz que ele não abre mão “de jeito nenhum” da disputa.
Aliados do governador Geraldo Alckmin se esforçam para dissuadir o prefeito João Doria da ideia de sair candidato a vice-presidente em uma chapa pura tucana e paulista. Eles dizem que a dobradinha não é viável.
O melhor dos mundos, avaliam, seria Doria continuar prefeito. Veem, porém, forte resistência do tucano. Mesmo no cenário em que ele disputaria o governo do Estado é difícil achar equação perfeita. Há outros interessados no posto, como o senador José Serra (PSDB-SP).  (Painel – Folha de S.Paulo)

Governo ignora prazo e não responde à Procuradoria sobre o trabalho escravo

Josias de Souza
Em visita à procuradora-geral da República Raquel Dodge, o ministro Ronaldo Nogueira (Trabalho) informara que o governo responderia em dez dias à recomendação do Ministério Público Federal para que seja revogada a portaria que dificultou o combate ao trabalho escravo. Decorridos 17 dias —ou 13, se forem contados apenas os dias úteis— a prometida resposta não chegou à Procuradoria, que já analisa as providências legais cabíveis. Suspensa por ordem da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, a portaria do governo ainda não foi revogada.

Chama-se Ana Carolina Alves Araújo Roman a procuradora da República que se ocupa da encrenca. Ela é uma das signatárias da “recomendação número 38/2017” (íntegra disponível aqui). Nesse documento, a Procuradoria sustenta que a portaria sobre trabalho escravo, escrita com a caligrafia da bancada ruralista, contém o “vício da ilegalidade”. Sugere a revogação.
Foi Raquel Dodge quem repassou a peça ao ministro do Trabalho. No dia seguinte, por ordem de Temer, Ronaldo Nogueira voltou ao gabinete de Dodge para informar que o governo providenciaria uma resposta. Faria isso no intervalo de dez dias estipulado pelo MPF. Era lorota.

Políticos usam decisão do STF e retomam mandatos

O Globo
decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que medidas cautelares determinadas pela Justiça contra parlamentares podem ser derrubadas pelos Legislativos, tomada há menos de um mês, já tem levado Câmaras Municipais e Assembleias pelo país a revogar decisões contra vereadores e deputados acusados de corrupção.

O caso mais famoso é o do senador Aécio Neves (PSDB), que teve a obrigatoriedade de recolhimento noturno revogada e o mandato restituído pelos colegas logo depois do julgamento no Supremo, mas ao menos três decisões semelhantes já beneficiaram políticos locais. E outras estão a caminho. Em um dos casos, um deputado estadual foi libertado da prisão e reassumiu o mandato após votação dos colegas.
Os dois deputados estaduais do país que estavam afastados do cargo pela Justiça, um em Mato Grosso e outro no Rio Grande do Norte, já foram beneficiados.
 ‘DESCUMPRIMENTO EPIDÊMICO’
Um ministro do STF disse ao GLOBO que a decisão da Corte pode enfraquecer “muitíssimo o Judiciário”.
— Pode gerar o uso epidêmico do descumprimento de decisões judiciais, aumentando a sensação de impunidade. A decisão (do STF), infelizmente, dá margem a essa utilização promíscua desse instrumento (revogação de atos da Justiça) e surgem essas afrontas à dignidade da Justiça — analisa. Para a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), há “usurpação da atividade do Poder Judiciário”.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Fachin fatia denúncia contra Temer e envia a Moro

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), fatiou a denúncia contra o presidente Michel Temer e decidiu enviar para o juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato no Paraná, a acusação contra os integrantes do chamado "núcleo do PMDB na Câmara", que não detêm foro privilegiado.

Assim, a acusação por organização criminosa contra o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), os ex-ministros Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) e Henrique Eduardo Alves (Turismo) e o ex-assessor de Temer Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) será encaminhada para o Paraná.
Já a acusação por obstrução de Justiça imputada aos executivos da JBS Joesley Mendonça Batista e Ricardo Saud; ao doleiro Lúcio Funaro e sua irmã Roberta Funaro; e também a Cunha e Rocha Loures será enviada para a Justiça Federal em Brasília.


O desmembramento da denúncia segue recomendação da Procuradoria Geral da República (PGR), levando em conta o fato dos demais acusados não terem foro privilegiado.(Blog do Magno Martins)

Frente do SUAS pede recomposição do orçamento para assistência social


A Frente Parlamentar em Defesa do SUAS, presidida pelo deputado federal Danilo Cabral (PSB), solicitou a recomposição do orçamento do Sistema Único de Assistência Social para o próximo ano ao relator do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) deputado Cacá Leão (PP-BA). Pela proposta orçamentária do governo federal para 2018, a área receberia apenas R$ 61,8 milhões, quando a Secretaria Nacional de Assistência Social serem necessários R$ 3 bilhões para a manutenção das ações na área.

“Esse corte significa o esvaziamento da política de assistência social no País. O Sistema Único de Assistência Social é fundamental para a rede de proteção social”, criticou Danilo Cabral. De acordo como deputado, só em Pernambuco, a redução orçamentária pode representar o fechamento de 326 CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), 425 espaços de convivência e 158 CREAS (Centros de Referência Especializado de Assistência Social) e oito Centros Especializados para População em Situação de Rua.

De acordo com Danilo Cabral, durante reunião realizada nesta tarde, o relator se comprometeu em avaliar as demandas da Frente e em tentar, pelo menos, repetir os valores da LOA de 2017 no orçamento do próximo ano. Neste ano, foram autorizados recursos da ordem de R$ 2,1 bilhões. “Só teremos certeza se nosso pleito será acatado quando o deputado Cacá Leão apresentar o relatório da proposta orçamentária”, afirmou o deputado.

A Frente do SUAS foi instalada no dia 23 de outubro com apoio de 220 parlamentares. O ato político para o lançamento do colegiado deverá ocorrer na próxima semana, com a presença de lideranças políticas e profissionais ligados à assistência social. Também estiveram presentes na reunião de hoje o deputado Carlos Henrique Gaguim (Podemos-TO) e os secretários de Assistência Social do Tocantins e do Piauí, respectivamente, Patrícia Amaral e José Santana.

A inclusão da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho será tema de debate na Alepe


Com o tema nada sobre nós sem nós, pessoas com deficiência (PCD) irão participar de reunião na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta terça-feira (31), no Plenarinho I, às 9:30h, para trata as principais barreiras enfrentadas no processo de inclusão no mercado de trabalho. A iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência tem como objetivo proporcionar um espaço de debate traçar um diagnostico da real situação da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho em Pernambuco, e a produção de soluções e encaminhamentos para melhoria da inclusão no Estado. Essa será a primeira vez que pessoas com deficiência irão se reunir na mesma mesa que o Ministério do Trabalho, Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), Defensoria Pública Da União (DPU) e Tribunal De Justiça De Pernambuco (TJPE) para discutir o tema.

A dinâmica das reuniões semanais da Frente Parlamentar, coordenada pela deputada Terezinha Nunes (PSDB), promovem "salas de Situação” que congregam representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de lideranças de reconhecidas entidades de atendimento a pessoa com deficiência, representando a sociedade civil organizada. Um relatório com um diagnostico será entregue ao Executivo Estadual.


Reunião para debater inclusão da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho

Local: Plenarinho I da Alepe – Edifício Miguel Arraes de Alencar

Dia: 31/10/17 (terça-feira)

Hora: 9:30h

V GERES trata de prevenção ao Câncer de Mama com aula de zumba para servidoras

"Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa!" - Este era o bordão de um personagem da Escolinha do Professor Raimundo, que incentivava as atividades físicas e outros hábitos saudáveis para se viver bem. Os anos passaram, mas o recado ainda é o mesmo. 

Nesta manhã de segunda feira (30), a V Gerência Regional de Saúde, em Garanhuns, através do Núcleo de Atenção à Saúde, realizou uma Manhã Fitness para suas servidoras, como parte da programação de encerramento da Campanha Mundial Outubro Rosa, ressaltando assim a importância da prevenção através de atividades físicas para o combate ao câncer de Mama e de Colo do Útero.

Com oito meses de gravidez, a professora fitness da Academia Duo, Viviane Félix, colocou mais de 20 participantes para dançar zumba e transpirar, em uma atividade divertida e saudável, que contou com representantes de outros municípios, a exemplo de Iati e Lajedo.

Depois da atividade, salada de frutas fresquinhas e água para refrescar as atletas do dia.

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa hoje


De 01 a 30 de novembro será realizada a segunda etapa da campanha de vacinação

Pernambuco quer se tornar área livre de febre aftosa sem vacinação, e o primeiro passo para a mudança é a alteração no calendário de vacina. Na campanha de novembro só devem ser vacinados os animais mais novos, ou seja, os bovinos e búfalos com até dois anos de idade.

Cerca de 520.000 animais devem ser imunizados nessa etapa em todo o Estado. Apesar da vacinação só ser obrigatória para os animais mais jovens, o produtor deve declarar todo o rebanho nos escritórios da Adagro. Pernambuco tem hoje aproximadamente 1,8 milhões de bovinos.

O produtor que não vacina paga multa, de no mínimo R$60,00 e aquele que não declarar o rebanho (atualização cadastral) fica impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal e obter declarações da Adagro. De acordo com as metas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o estado de Pernambuco deve ficar livre da doença sem vacinação em 2020.

A retirada da vacina faz com que Pernambuco conquiste outros mercados consumidores que possuam exigências sanitárias mais rigorosas, contribuindo assim para o aumento de exportações e da receita do Estado. Também alteraram a estratégia de vacinação os estados de Alagoas, Paraíba, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Pará.

Ampliação da duplicação da BR-104 vai beneficiar mais de 500 mil pernambucanos


TAQUARITINGA DO NORTE - Após comandar ações na área de saúde em Caruaru, o governador Paulo Câmara seguiu para o distrito de Pão de Açúcar, neste município, para, ao lado do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, autorizar o início de duas importantes obras para a requalificação de trechos da BR-104 em Pernambuco. As intervenções, que beneficiarão mais de 500 mil pessoas, irão proporcionar mais facilidade de acesso ao Polo de Confecções da região, além de gerar oportunidades de emprego e renda para a população. A primeira ação irá garantir a restauração e duplicação de 13,2 quilômetros (km) da rodovia, do quilômetro 19,8 ao 33, entre a PE-160, no distrito de Pão de Açúcar, e a PE-145, em Toritama. Já a segunda se trata dos serviços de iluminação em um trecho de seis quilômetros da mesma via, contemplando o acesso urbano do município de Caruaru. Serão investidos R$ 78,1 milhões nas obras.

“Para mim, é uma alegria estar retomando essas obras porque a população sabe da enorme importância que essas estradas têm para a região. Por isso investimos muito, mesmo em tempos de crise. Vamos criar condições de ir e vir com muito mais facilidade, para que Pernambuco continue a ser esse Estado do desenvolvimento”, afirmou o governador Paulo Câmara, assegurando que entregará a obra até dezembro do ano que vem.

O chefe do Executivo estadual também destacou a importância da requalificação e duplicação das estradas devido ao Polo de Confecções da região, importante indutor econômico. “A gente tem que trabalhar olhando para o Polo de Confecções como uma questão de futuro para o desenvolvimento econômico. O Polo precisa estar dotado de uma infraestrutura, pois é uma referência não apenas para Pernambuco, mas para todo o Brasil de como fazer confecção com qualidade e profissionalismo”, registrou

O ato reuniu os prefeitos Antônio de Roque (Jataúba), Romero Leal (Vertentes), Joaquim Neto (Gravatá), Jadiel Braga (São Caetano), Edson Vieira (Santa Cruz do Capibaribe), Genaldi Zumba (São João), João Camelo (Casinhas), Renato Sales (Vertente do Lério), Maria Sebastiana (João Alfredo), Orlando José (Altinho), Mota (Riacho das Almas), Ana Célia (Surubim), Adriana Assunção (Frei Miguelino), Edilson Tavares (Toritama), Hilário (Brejo da Madre de Deus) e Joãozinho Tenório (São Joaquim do Monte).

Também estiveram presentes os ex-prefeitos de Taquaritinga do Norte Evilázio Araújo, Jânio Arruda e Zeca; o deputado federal André de Paula; os deputados estaduais Laura Gomes, Diogo Morais, Romario Dias, Tony Gel e Jadeval Lima; e o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Walter Cassimiro.

As obras de restauração e duplicação da via beneficiarão cerca de 150 mil pessoas de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. O projeto para aumento da capacidade da rodovia prevê a construção de uma nova pista de rolamento, deixando o trecho com quatro faixas de tráfego, sendo duas em cada sentido. O segmento que atravessa a zona urbana de Toritama será dotado de uma pista de tráfego livre, terá a pista existente restaurada e receberá duas vias marginais. Neste segmento, também está prevista a execução de serviços complementares, como implantação de passeios e iluminação pública.

A intervenção contemplará ainda a implantação de um viaduto com 32 metros (m) de extensão, na interseção com a PE-160, em Pão de Açúcar; a restauração da ponte sobre o rio Capibaribe, com 120m de extensão; e quatro retornos durante o trecho contemplado. Já a iluminação do trecho urbano de Caruaru, localizado no Entr. BR-232/Entr. PE-095, beneficiará mais de 350 mil pessoas.

MP susta reajuste salarial dos servidores federais e aumenta a contribuição previdenciária


Foi publicada nesta terça-feira (31) no Diário Oficial da União a Medida Provisória assinada pelo presidente Michel Temer que adia de janeiro de 2018 para janeiro de 2019 o reajuste de salário dos servidores públicos federais e aumenta a alíquota da contribuição previdenciária descontada dos contracheques deles.

A contribuição previdenciária passa de 11% para 14% para os servidores que recebem salário acima do teto da Previdência, que é de aproximadamente R$ R$ 5,5 mil.

Para quem ganha acima desse, a alíquota de 14% só incidirá sobre o valor excedente. A MP entrará em vigor no dia 1º de fevereiro de 2018.

A alíquota de 14% não se aplicará a quem tiver ingressado no serviço público até a data da publicação do ato de instituição do regime de previdência complementar para os servidores públicos federais titulares de cargo efetivo.

Aposentados e pensionistas também serão alcançados pela nova alíquota, desde que recebam proventos acima do teto da Previdência

Vampeta vai para o céu

Bernardo Mello Franco – Folha de S.Paulo
Em 2002, Vampeta entrou para a crônica política numa visita da seleção a Brasília. Após ser condecorado pelo presidente Fernando Henrique, o jogador desceu a rampa do Planalto às cambalhotas. Anos depois, ele ofereceria uma explicação para o excesso de irreverência. "Lógico que eu estava bêbado. A gente bebe sem ganhar nada, imagina sendo campeão do mundo. Eu estava pra lá de Bagdá", contou.

Nesta terça, o ex-volante reapareceu no noticiário da capital federal. Ele foi citado pelo delator Lucio Funaro em mais uma negociata atribuída a Eduardo Cunha. O doleiro disse ter comprado um flat de Vampeta para a enteada do peemedebista. A repórter Camila Mattoso entrevistou o ex-volante, que não foi acusado de nenhum ato ilegal. Malandro, ele ainda fez piada com o episódio.
"Queria ser amigo desses caras, pra eles colocarem R$ 51 milhões na minha conta", disse, citando a quantia encontrada no bunker do ex-ministro Geddel Vieira Lima. "Se fosse comigo, diria que era bicho pelas tantas vitórias em cima do Palmeiras e do São Paulo", acrescentou.
Além de entregar as roubalheiras da turma que liderou o impeachment, Funaro tem criado situações inusitadas nos depoimentos à Lava Jato. Nesta terça, xingou Joesley Batista por não ter pago uma propina prometida à quadrilha. "Ele deu um tombo em mim, no Geddel e no Eduardo Cunha", disse, indignado. "Se ele fosse me pagar o que me roubou, porque ele é um ladrão, seriam R$ 81 milhões", protestou.
Em outro momento, o doleiro contestou uma ameaça de morte relatada por Fábio Cleto, que admitiu desfalques na Caixa Econômica Federal. "Não disse que ia pôr fogo na casa dele. Falei que ia pedir para o Nenê Constantino pôr fogo na casa dele com os filhos dentro", esclareceu.
Apesar do apelido inspirado no tinhoso, Vampeta é um santo diante de Funaro e seus amigos do PMDB. Merece ir para o céu sem escalas —e com direito a cambalhotas.