sábado, 2 de dezembro de 2017

“Conte conosco presidente Temer”, diz Alckmin

'Conte conosco, a boa política é buscar entendimento', diz Alckmin a Temer em inauguração de casas
Declaração ocorre quando governo tenta obter votos do PSDB para aprovar reforma da Previdência no Congresso; no próximo dia 9, Alckmin deve assumir comando do partido.
Guilherme Mazui e Fernando Evans, G1 Brasília e G1 Campinas, Limeira
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), participou neste sábado de inauguração de moradias ao lado do presidente Michel Temer em Limeira (SP). No discurso, enalteceu a parceria com o governo federal na obra, dentro do programa Minha Casa Minha Vida.

"Quero dizer ao presidente Temer que conte conosco, a boa política é buscar entendimento, entendimento para resolver os problemas do Brasil e melhorar a vida das pessoas", disse o governador, pouco depois de trocar palavras com Temer no palanque.
A declaração ocorre no momento em que o PSDB discute a permanência na base do governo federal, principalmente para juntar votos em favor da reforma da Previdência no Congresso. Uma eventual aliança entre PSDB e PMDB na disputa presidencial de 2018, com Alckmin como candidato ao Planalto, também está em análise.
No próximo dia 9, o paulista deve assumir o comando do partido, durante convenção nacional.
Na última quarta-feira (29), o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que o "PSDB não está mais na base do governo". Padilha destacou que Alckmin só teria o apoio do PMDB na corrida eleitoral caso defendesse a gestão de Temer. No dia seguinte, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, do PSDB, disse que o partido não rompeu com governo

Bolsonaro: se eleito corta verba publicitária da Globo

Folha de S.Paulo
Em um vídeo publicado em seu perfil no Facebook na sexta (1º), o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) afirma que, caso seja eleito presidente, irá reduzir verbas publicitárias para o grupo Globo.

No vídeo, o parlamentar está em frente a seu gabinete na Câmara, no que parece ser uma conversa com jornalistas.
"Continuem fazendo o trabalho sujo de vocês, quem sabe consigam emplacar o Lula em 2018. E daí, vocês vão estar bem. Vão ter como negociar bem a dívida do BNDES, que ele tá prometendo para vocês. Mas tá prometendo também o controle social da mídia. Vocês talvez vão ficar felizes quando todos estiverem escrevendo para o jornal 'O Granma'. Aquele jornaleco de Cuba que não serve nem para colocar na privada", disse.
Bolsonaro aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, lideradas pelo ex-presidente Lula.
Na gravação, o deputado diz que irá "fazer justiça" e reduzir a verba publicitária para "O Globo". Não fica claro se ele se refere apenas ao jornal ou a todos os veículos do grupo.
"Vocês aí têm uma audiência de 40%, do 'Globo'. Mas pegam 80% da propaganda oficial do governo, que em grande parte, sustenta a mídia. Se eu chegar lá, vou fazer justiça, vão perder metade disso, vão ganhar só 40%", afirmou.
Na sequência, diz: "Façam matéria pesada sim, bastante, contra mim. Que se eu chegar, não vou perseguir vocês. Vou pagar pra vocês o que vocês merecem".

A Folha procurou o deputado para comentar o assunto. Sua assessoria respondeu que não conversa com o jornal pelo telefone, "só gravado em nosso gabinete".

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Paulo Câmara reforça efetivo e entrega viaturas no combate à violência no Araripe

Em mais uma demonstração do empenho no combate à violência em todo o Estado, nesta sexta-feira (01.12), o governador Paulo Câmara foi até o município de Araripina, no Serão do Araripe, para apresentar oficialmente os novos 50 policiais militares e entregar 10 viaturas para o reforço do trabalho realizado pela 9ª Companhia Independente da Polícia Militar - CIPM. Além de município, a corporação atende também a população de Ipubi e Trindade, somando cerca de 140 mil pessoas beneficiadas. A ação integra o Plano de Segurança de Pernambuco que prevê o investimento de R$ 290 milhões no setor até o final de 2018.

“Hoje, em Araripina, entregamos novos 50 policiais e mais 10 viaturas que vão ampliar o policiamento na área urbana e nas regiões mais afastadas que precisam desse cuidado. Em paralelo, vamos ainda implantar a 9ª CIPM para reforçar a segurança em três municípios estratégicos do Araripe, que dará suporte ao Batalhão de Polícia de Ouricuri. Nós não vamos descansar enquanto essa sensação de insegurança não tiver, efetivamente, sido combatida em nosso Estado, com os resultados que a gente quer e que o povo de Pernambuco merece”, destacou o governador.

Ao todo, a 9ª CIPM receberá 07 carros e 03 motos, que serão usados no patrulhamento rural e no policiamento ostensivo ordinário. Com o incremento, o batalhão passa a contar com 142 PMs. “Com esse incremento, junto com o advento da 9ª CIPM, nós podemos agora complementar o policiamento em Araripina, em Trindade e, principalmente, na Zona Rural”, destaca o comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão.

O secretário estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua, pontuou os próximos passos em relação do Plano de Segurança. “Temos 700 motos ainda para serem entregues, que serão distribuídas também junto com os novos policiais até o início de 2018. Estamos em tratativas bastante avançadas na compra de duas aeronaves, inclusive com possibilidade de voos noturnos, para que possam ser usadas no combate à criminalidade em todo o Estado. E uma dessas aeronaves terá base aqui, no Sertão, para dar apoio as nossas operações internas”, destacou.


Prefeito Douglas Duarte realiza pagamento de 13º salário aos funcionários municipais



A Prefeitura de Angelim efetuou ontem o pagamento do 13º salário aos seus servidores efetivos. O prefeito Douglas Duarte fez o comunicado aos servidores usando uma rede social, onde pontuou que escolheu o pagamento dos servidores como uma prioridade dentre as muitas que escolheu para o município.   

veja texto publicado por Douglas no Facebok:



Amigos (as) Servidores (as) Públicos (as) do nosso Município,

Cumprimentando-os (as) cordialmente, sirvo-me da presente para lhes informar que no dia de hoje (30/11/17) efetuamos o pagamento do Décimo Terceiro Salário.
Em tempos difíceis, nos quais devemos escolher as prioridades dentre as prioridades, decidi salvaguardar um direito constitucional, desta feita, de forma pontual.
Caminhamos para o último mês do nosso primeiro ano à frente do Executivo Municipal com a consciência tranquila, em razão de estarmos convictos que estamos no rumo certo.
Por fim, digo-lhes que elegi como premissa fundamental da gestão a pontualidade no tocante ao pagamento salarial dos (as) servidores (as) municipais de Angelim. Farei o que for necessário para honrá-la!

Abraço fraterno,

Douglas Duarte.

O pagamento do 13º salário além do pagamento do mês de novembro, lançará no comercio local uma quantia de aproximadamente R$ 1.500.000,00  o que em tempos de crise trará um grande alento tanto para os servidores como para o comercio local e da região.

Morre ex-deputado Fernando Lupa


O ex-deputado estadual e ex-vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) Fernando Antônio Gomes Pugliesi, conhecido como Fernando Lupa, de 48 anos, morreu na madrugada de hoje, no Hospital Nove de Julho, em São Paulo.

De acordo com o irmão do ex-deputado, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), no Recife, Eduardo Pugliesi, Lupa estava internado para a realização de um procedimento médico contra complicações decorrentes de uma pancreatite aguda.
A família do ex-parlamentar apontou que o corpo de Fernando Lupa deve chegar ao Recife nesta sexta-feira. O velório está marcado para amanhã, no plenário da Alepe, na região central da capital pernambucana. O enterro está previsto para o mesmo dia, no Cemitério de Santo Amaro, também na área central

Angelim receberá governador Paulo Câmara neste sábado

Prefeito Douglas Duarte,Deputado Romário Dias,
 Ex-prefeito Samuel Salgado, vereador Roberio
e este blogueiro sendo recebidos em palácio pelo governador Paulo Câmara
O Governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB), visitará o município de Angelim neste sábado 02 de dezembro (amanhã) e juntamente com o prefeito Douglas Duarte (PSB) anunciarão diversas ações públicas para beneficiar as comunidades locais, tanto urbanas como rurais. 
Na oportunidade, será assinada Ordem de serviço para a construção de uma adutora que levará a tão esperada água ao Povoado Quatro Bocas, beneficiando aproximadamente 400 famílias. 
Além da adutora, um sistema simplificado de água será direcionado ao Sítio Poço do Boi, este alcançando cerca de 30 famílias. Outros SSAs terão também sua ordem de serviço assinadas pelo gestor estadual.

Já por parte da Prefeitura de Angelim, acontecerá a inauguração de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS - , uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

O CREAS a ser entregue homenageará a angelinense PATRÍCIA PEREIRA DA SILVA vítima de feminicídio naquele município. A assinatura na ordem de serviço por parte do Governo Municipal do calçamento e saneamento da Rua Beira Rio, também deve compor o sábado festivo em Angelim. 

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

“PSDB não rompeu com governo”, diz Aloysio Nunes

O Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, afirmou, hoje, que o PSDB "não rompeu com o governo" e que decisão final sobre participação do partido na Esplanada dos Ministérios cabe ao presidente Michel Temer.
O tucano participou de uma reunião na Executiva do partido, em Brasília. Ao sair, questionado por jornalistas sobre a declaração do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, de que o PSDB é considerado fora da base do governo, respondeu dizendo que a legenda não rompeu e que apoia o programa do governo.
"O PSDB não rompeu com o governo. O PSDB apoia o programa do governo. A participação ou do PSDB no governo cabe ao presidente [Michel Temer]".
A saída do partido na base vem sendo discutida no PSDB desde maio, quando a delação da JBS trouxe denúncias contra o presidente Michel Temer. Formaram-se duas alas entre os tucanos: a dos favoráveis a continuar na base do governo e aqueles que defendem a saída. Dirigentes da sigla disseram que a decisão final vai sair na convenção nacional, no próximo dia 9.
Na única troca até agora da reforma ministerial, Temer substituiu no Ministério das Cidades o ex-ministro e deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) pelo deputado Alexandre Baldy (sem partido-GO). Outros três ministros do PSDB permanecem no governo: Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo), Luslinda Valois (Direitos Humanos) e Aloysio Nunes (Relações Exteriores).

Novo delator confirma propina da Globo à CBF


247 - A TV Globo voltou a ser acusada de pagar propina a dirigentes por direitos de transmissão de jogos de futebol.

Durante o julgamento do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin no escândalo de corrupção da Fifa, o empresário José Eladio Rodríguez disse que a T&T, uma offshore da Torneos y Competencias, foi criada na Holanda para receber pagamentos de grupos de mídia, entre eles a emissora brasileira, que então seriam desviados aos chefes do futebol.

Rodríguez foi braço-direito de Alexandre Burzaco, que já acusou a Globo de ter pago US$ 15 milhões de suborno para os direitos 2026 e 2030 da Copa do Mundo. 

Rodríguez citou José Maria Marin como um dos que receberam propina, e ainda Marco Polo Del Nero, atual chefe do futebol brasileiro, e Ricardo Teixeira, que abandonou o mesmo cargo há cinco anos sob uma série de suspeitas.

Nas planilhas da contabilidade paralela da Torneos y Competencias, examinadas em detalhe pela acusação diante do júri, os cartolas apareciam sob o nome "iluminados". Era a designação secreta de Rodríguez para destinatários de pagamentos -durante anos, a testemunha foi responsável por executar as transferências seguindo as instruções de seu ex-chefe.

Nos exercícios fiscais sob a rubrica "iluminados", a palavra Globo aparece pelo menos quatro vezes, associada a pagamentos que chegam a US$ 12,8 milhões relativos aos direitos da Libertadores e da Copa Sul-Americana.

Rodríguez reconheceu diante do júri a mesma troca de e-mails com o ex-chefe em que discutiam a impaciência de Marin e Del Nero, irritados com a demora para receber seus pagamentos –os cartolas, segundo documentos da Torneos, recebiam US$ 600 mil, valor depois atualizado para US$ 900 mil por ano, relativos à manutenção dos contratos de transmissão dos campeonatos da Conmebol.

Rodríguez reconheceu também Alexandre da Silveira, secretário pessoal de Del Nero, e José Hawilla, o brasileiro dono da Traffic, empresa de marketing esportivo, em fotografias mostradas pela acusação.

UPE altera locais de provas do SSA 2 do próximo domingo (03/12

A Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA/UPE) divulgou a mudança dos locais de provas para a segunda fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da instituição somento no domingo (03/12).

A decisão foi tomada considerando a realização do jogo do campeonato Brasileiro da Série A (Sport x Corinthians), que acontecerá no estádio da Ilha do Retiro, situado nas proximidades da Fcap/UPE e Poli/UPE, e a possível dificuldade de mobilidade nessas proximidades.

No dia 04/12 (segunda-feira), as provas acontecerão, normalmente, no local informado no cartão de inscrição (Fcap e Poli). Os demais prédios permanecem inalterados.

Não haverá modificação do cartão de inscrição, que permanece obrigatório para os dias 03 e 04/12 (disponível no sistema de inscrição). Não haverá qualquer alteração para o SSA1.

Confira em anexo o comunicado oficial na íntegra.


"COMUNICADO AOS CANDIDATOS DO SSA 2 LOTADOS NA FCAP E EPP (RECIFE) 

Considerando a realização do jogo do campeonato Brasileiro da Série A (Sport x Corinthians), que acontecerá no estádio da Ilha do Retiro, situado nas proximidades da FCAP e EPP, com a expectativa de público, em torno de 35mil torcedores, e a possível dificuldade de mobilidade nessas proximidades, Informamos que: 

1. No dia 03/12 (domingo), 

a. O candidato, cujo cartão de inscrição consta ‘Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP)’, realizará as provas na Faculdade Nova Roma, na Estrada do Bonji, 425B, Afogados (Ao lado da Concessionária Mitsubishi). 

b. O candidato, cujo cartão de inscrição consta ‘Escola Politécnica de Pernambuco (EPP)’, realizará as provas na Faculdade de Ciências Humanas ESUDA, na Rua Bispo Cardoso Ayres, S/N - Santo Amaro (Próxima à UNICAP). 

2. No dia 04/12 (segunda-feira), as provas acontecerão, normalmente, no local informado no cartão de inscrição: FCAP e EPP. 

3. Os demais prédios permanecem inalterados. 

4. Não haverá modificação do cartão de inscrição, que permanece obrigatório para os dias 03 e 04/12 (disponível no sistema de inscrição). 

5. Não haverá qualquer alteração para o SSA1. O candidato fará as provas no local informado no cartão de inscrição. 

Em 29 de novembro de 2017, 

COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSOS ACADÊMICOS"

Paulo Câmara anuncia e entrega importantes ações nas áreas de segurança, água e infraestrutura viária


O governador Paulo Câmara vai até o município do Ipojuca, nesta quinta-feira (30.11), para entregar e autorizar importantes ações para o desenvolvimentos dos setores hídrico, viário e de segurança da região. Logo cedo, Paulo inaugura o Sistema Adutor de Porto de Galinhas, empreendimento que dobra a oferta de água para um dos destinos turísticos mais visitados do Litoral Sul de Pernambuco. Além de Porto, as Praias de Maracaípe e Muro Alto, que juntas somam uma população de 56 mil pessoas, também serão beneficiadas com a melhoria do abastecimento. Para construir a Adutora de Porto de Galinhas foram aplicados R$ 30 milhões.

Em seguida, ainda no município, o chefe do Executivo estadual lança o reforço na segurança para o verão 2018, com o intuito de garantir a segurança para moradores e turistas que frequentam as praias de Ipojuca durante o período de alta temporada. 

INFRAESTRUTURA VIÁRIA – Outra importante ação do governador Paulo Câmara em Ipojuca será a assinatura das Ordens de Serviço para o início das obras de pavimentação e iluminação da rodovia de acesso à Praia de Muro Alto. O novo pavimento será implantado nas imediações do Resort Nannai até o Pontal de Muro Alto, com extensão aproximada de 2,5 km. O investimento na obra é de R$ 2,7 milhões. Já o serviço de iluminação da via, percorrerá um trecho maior, compreendido entre o Posto de controle da Polícia Rodoviária Estadual e o pontal, no total de 6,3 km. Esta obra contará com um aporte de R$ 1,8 milhão. O prazo de conclusão das duas intervenções é até maio de 2018

Dia 30 termina o prazo para vacinar contra a febre aftosa


A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa termina na próxima quinta-feira (30). Todos os bovinos e bubalinos com até dois anos de idade devem ser imunizados. Em Pernambuco cerca 520.000 animais devem receber a vacina.

Os produtores têm até 15 dias após a compra da vacina para realizarem a declaração. Nessa hora, o produtor irá realizar sua atualização cadastral de todo o rebanho, inclusive com o detalhamento por sexo e idade. Em todo o Estado mais de 37 mil produtores ainda estão inadimplentes com a Adagro.

Os índices de declaração de vacina ainda estão baixos, apenas 45% do rebanho já foi declarado nos escritórios da Adagro. Para mantermos o Status Sanitário de Pernambuco como Área Livre de Febre Aftosa com vacinação, necessitamos que todos os municípios do Estado mantenham a cobertura vacinal mínima de 90% de rebanho e de propriedade.

Quem não imunizar seu rebanho até o dia 30 pagará multa de no mínimo R$ 60,00, ficará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal - GTA, terá a propriedade interditada e fica impedido de participar das linhas de crédito do governo, como por exemplo empréstimos no banco do Nordeste, pois para receber esses incentivos é necessário que o criador apresente uma declaração da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco - Adagro

Ainda dá tempo para fazer cirurgia plástica e chegar linda ao verão?


O verão está chegando e a possibilidade de encarar a praia ainda assusta algumas mulheres. Com a agenda cheia de compromissos, trabalho, faculdade e outras diversas obrigações, a maioria das pessoas deixa para cuidar do corpo na última hora. Quando a primavera se vai, chega aquele desespero e uma dúvida sempre aparece: ainda dá tempo de me preparar para o verão?

Em busca do corpo perfeito, é observada uma forte procura por intervenções cirúrgicas. Aqui no Brasil, a procura pela cirurgia plástica é maior nos meses de férias, como julho, dezembro e janeiro, porque os pacientes geralmente têm mais tempo para a recuperação.

Para Paulo Hypacio, especialista em cirurgia plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro da Associação Médica Brasileira, devido a chegada do verão, a Lipoaspiração, que é a retirada dos excessos de gordura de regiões indesejadas, garantindo um contorno mais harmônico do corpo e a Mamoplastia de aumento, que é o implante de mama feito para aumentar o tamanho, remodelar e alterar a textura das mamas, são as cirurgias mais procuradas nessa época do ano por conta da rápida recuperação e pelo efeito que estético que proporciona.

Apesar de rápida recuperação, Paulo Hypacio conta que é necessário tomar alguns cuidados. “Com relação a lipoaspiração, é importante lembrar que deve ser sempre associada a drenagem linfática para ter melhor resultado. Já para a mamoplastia de aumento, recomendo que a paciente evite exercícios no início da recuperação, deitar sobre a prótese, usar filtro solar e evitar exposição direta ao sol na área operada para que quando chegar o verão, consiga o resultado esperado”, concluiu Paulo Hypacio.

PSDB não saiu do governo Temer, recebeu alta


Josias de Souza

Todos sabem que o muro é o habitat natural dos tucanos. Mas a incapacidade crônica do PSDB de tomar decisões evoluiu para uma esquizofrenia. O partido ensaia seu desembarque do governo há quase seis meses, desde a explosão do grampo do Jaburu. Mas foi ficando. De repente, o tucanato foi saído da administração Temer: “O PSDB não está mais na base de sustentação do governo”, disse aos jornalistas o chefe da Casa civil de Temer, Eliseu Padilha.
Num artigo publicado no início do mês, Fernando Henrique Cardoso, o farol do PSDB, havia iluminado o drama do partido: “Ou o PSDB desembarca do governo e reafirma que continuará votando pelas reformas, ou sua confusão com o peemedebismo dominante o tornará coadjuvante na briga sucessória”, escreveu FHC. Ele não se deu conta. Mas a posição subalterna do seu partido já estava consolidada.
Uma das características da esquizofrenia é a dissociação entre o pensamento e a ação. O fenômeno provoca no doente uma perda de contato com a realidade e uma desagregação da personalidade. Aécio Neves, símbolo da degradação tucana, disse que o PSDB sairia do governo pela porta da frente. Era alucinação. O PSDB não saiu. Tornou-se o primeiro partido da história a ter alta de um governo.

Establishment parou de desdenhar Bolsonaro


Helena Chagas em Os Divergentes

Até poucos dias atrás, boa parte do establishment político desdenhava da candidatura Jair Bolsonaro, comportando-se como se, mais adiante, ela fosse derreter sozinha. Preocupados com os próprios problemas – que são muitos, em todos os partidos – não levaram a sério o candidato da extrema direita, que foi crescendo e aparecendo. Agora, somente agora, bateu aquele medão generalizado.
Publicidade

Esta semana, alguém lembrou que o absurdo Bolsonaro – aquele que todo mundo espera ver se estrepar na próxima curva para ser substituído por um anti-Lula da confiança do PIB – até que anda fazendo as coisas certinhas. Viagens, palestras, encontro com setores da sociedade no espectro da centro-direita, ele ainda não cometeu aquele erro fatal. Ao contrário, fez até jogadas competentes para tentar se aproximar do mercado, como a escolha (?) do liberal Paulo Guedes para um hipotético Ministério da Fazenda.

Sob a vigilância da mídia brasileira, e até ridicularizado pela imprensa internacional como um projeto de Trump tupiniquim – o que, de fato, ele parece mesmo ser, com a chance de provocar por aqui tanto estrago quanto o americano lá – ele vai seguindo em frente, mantendo a polarização com Lula e até crescendo segundo algumas pesquisas.

A repugnância levou muita gente a ignorar Bolsonaro. Em outros casos, pode ter sido a esperteza. Para o PT de Lula, por exemplo, é o adversário ideal num segundo turno. Para os centristas também. Só que esses achavam que iriam se livrar de Lula via Justiça – o que parece a cada dia mais remoto.

O monstro está criado e o perigo agora é real. Nesse quadro, é bem provável que o deputado militar comece a apanhar um pouco mais a partir de agora.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

PF diz que Aécio usava celulares de laranjas

 Fabiano Costa, G1, Brasília
Um relatório elaborado pela Polícia Federal (PF) após a análise de objetos e documentos que foram apreendidos no apartamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG), no Rio de Janeiro, em 18 de maio, aponta indícios de que o tucano usava dois celulares com linhas telefônicas supostamente registradas em nome de laranjas para fazer ligações sigilosas.

Ao G1, o advogado Alberto Toron, responsável pela defesa de Aécio, afirmou que não poderia comentar as conclusões do relatório da PF porque não teve acesso ao documento. Além disso, o criminalista destacou que, "para responder qualquer coisa", teria que consultar o cliente dele.
Segundo a perícia da Polícia Federal, "aparelhos celulares simples" foram encontrados pelos agentes na sala de TV e no closet do apartamento de Aécio localizado no bairro de Ipanema.
Na ocasião, policiais federais cumpriram, simultaneamente, mandados de apreensão em endereços ligados ao parlamentar tucano na capital fluminense, em Brasília e em Minas Gerais.
As ordens judiciais foram expedidas pelo ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), com base na delação premiada do empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo J&F. O delator gravou Aécio pedindo a ele R$ 2 milhões para, supostamente, pagar os honorários do advogado que o defendia nos processos da Lava Jato.
De acordo com a perícia da PF, entre as dezenas de itens recolhidos pelos policiais no imóvel do senador tucano, estavam um celular Nokia e outro LG.
"Pelas descrições dos itens 20 e 25 acima, tratam-se de aparelhos telefônicos simples/descartáveis normalmente utilizados para conversas ponto-aponto (análogo a uma rede fechada) com pessoas determinadas/restritas de modo a evitar eventuais vazamentos do número utilizado na ligação, visando a maximização do sigilo das ligações."
Para identificar quem eram os proprietários das duas linhas móveis disponíveis nos celulares encontrados na casa de Aécio, a Polícia Federal teve que solicitar os dados às operadoras de telefonia TIM e Vivo. As empresas, então, informaram que os telefones pré-pagos estavam registrados em nome de duas pessoas diferentes:
·                   Laércio de Oliveira, agricultor que trabalha no cultivo de café em fazendas do interior de Minas
·                   Mitil Ilchaer Silva Durao, montador de andaimes com endereço registrado no Espírito Santo
A perícia ressaltou que Laércio de Oliveira "é uma pessoa simples, agricultor de café que, em tese, não pertence ao convívio social" de Aécio, sugerindo que, por esse motivo, os dados pessoais do agricultor podem "ter sido usados para habilitação da linha sem o seu consentimento".
Funcionários de Andréa Neves
Além das duas linhas telefônicas registradas em nome de Oliveira e Durao, os peritos da PF descobriram que um dos aparelhos já havia sido registrado em nome de pessoas que tinham vínculos empregatícios com a irmã de Aécio, a jornalista Andréa Neves.
·                   Valquiria Julia da Silva, trabalha como empregada doméstica de Andréa Neves desde 2009
·                   Agnaldo Soares, trabalhou como motorista da irmã de Aécio no ano passado
Braço direito do parlamentar do PSDB, Andréa chegou a ser presa por ordem do STF por suspeitas de que ela tenha pedido dinheiro para Joesley Batista, mas, posteriormente, foi autorizada pela Segunda Turma do tribunal a cumprir prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica.
O relatório da PF observa que os titulares das linhas telefônicas identificadas nos celulares apreendidos são "pessoas simples" e que não se pode "descartar a possibilidade" de terem sido habilitadas "sem o consentimento deles".
O perito responsável pelo parecer também chama a atenção de que os últimos registros de ligações realizadas por aqueles aparelhos "não denotam ser de pessoas de convívio social de assinantes daquelas linhas".
"Como visto, os itens analisados [os dois aparelhos celulares] podem representar importância para a investigação, mas sugere a devolução dos objetos analisados haja vista haver cópia pericial em mídia específica", conclui o perito da Polícia Federal.
Obras de arte
Além dos celulares, a Polícia Federal apreendeu na residência de Aécio, no Rio de Janeiro, 16 obras de arte, entre as quais uma tela supostamente pintada pelo artista plástico Cândido Portinari, e uma escultura.
O motorista da família de Aécio, conforme o documento, foi designado pela PF como fiel depositário do acervo de obras de arte do senador tucano.

Pernambuco ganha Atlas Eólico e Solar

Hoje, o governador Paulo Câmara lança o Atlas Eólico e Solar de Pernambuco, publicação que apresenta uma visão geral do potencial de geração de fontes eólicas e solares no Estado. Elaboradas ao longo de três anos, as informações possibilitarão a expansão da geração de energias renováveis de forma planejada e sustentável em Pernambuco. A solenidade, que terá início às 15h, acontecerá no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.
Além de subsidiar possíveis investidores desse segmento, dar suporte à Academia e ao Poder Público, o Atlas Eólico e Solar de Pernambuco surge para apontar as áreas mais promissoras para a geração dessas energias em nosso território

Procuradores do PR, RJ e SP confrontam Raquel Dodge

"Carta do Rio" ressalta ação paralela à da PGR na Lava Jato
Blog do Kennedy

Um grupo de procuradores da República do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro se reuniu ontem e lançou um manifesto. Com a “Carta do Rio”, os procuradores pediram que o eleitor vote em 2018 em candidatos que não sofram acusações de corrupção. Eles prometeram uma atuação conjunta do Ministério Público Federal desses três Estados no combate à corrupção.
Em entrevista, o procurador da República Deltan Dallagnol disse que a Lava Jato travará sua “batalha final” em 2018, ano eleitoral.
O manifesto é uma contestação à liderança da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Há um contraponto à procuradora-geral, com o anúncio de uma coordenação da Lava Jato abertamente paralela à de Brasília.
Será importante ver se Raquel Dodge terá alguma reação ao manifesto ou se ela fingirá que não viu. O clima na Procuradoria Geral da República entre o grupo de Dodge e alguns integrantes do Ministério Público, especialmente do Paraná, é de desconfiança recíproca.
A sugestão de como o eleitor deve votar e a declaração de Dallagnol de que a Lava Jato enfrentará a batalha final em 2018 são atitudes imaturas e autoritárias. Cabe ao Ministério Público identificar condutas criminosas, investigar e acusar.
Sugestão de como o eleitor deve votar não é papel de procurador da República. Alguns integrantes do Ministério Público fazem política abertamente e depois se incomodam de serem tachados de parciais. Tratar um ano eleitoral como uma batalha final da Lava Jato chega a ser infantil. É preocupante o grau de imaturidade e messianismo de procuradores que possuem tanto poder.
O combate à corrupção não é uma luta de boxe com batalha final. Apesar da importância da Lava Jato, esse trabalho não começou ontem nem vai terminar em 2018.


Uma atuação mais técnica e menos política faria bem à Lava Jato e ao Ministério Público. Para o bem da investigação e da instituição, menos guerra interna também seria recomendável.