segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Após 5 anos, Fux libera ação de penduricalhos de juízes

Em dezembro foram mais de R$ 60 mil no contracheque de cada um, com a adição de gratificações, bonificações e auxílios
Sem alarde e após mais de cinco anos, Luiz Fux, do STF, finalmente liberou para votação da corte uma ação que questiona diversos penduricalhos concedidos a magistrados do TJ do Rio. O ministro pediu vista do processo em 2012, após o relator do caso, Ayres Britto, votar pela inconstitucionalidade de artigos que criavam, entre outras benesses, auxílios de saúde, pré-escolar, alimentação, adicional de permanência e gratificações. Fux autorizou a retomada do tema em dezembro.

Com o gesto, o ministro atendeu a demanda de juízes federais que não queriam ser os únicos alvos da tesourada que pode acabar com o auxílio-moradia. Eles pediam uma reanálise geral, inclusive sobre os benefícios dos colegas que atuam na esfera estadual e de integrantes de outros Poderes.
A enormidade de penduricalhos concedidos pela norma à Justiça do Rio, Estado de Fux e no qual sua filha atua como desembargadora, foi destacada no voto de Ayres Britto. Há até a previsão de “licença especial de três meses, com vencimentos integrais,” a cada cinco anos de serviço.
Em dezembro de 2017, 665 magistrados do Rio —pouco mais da metade do total— receberam mais de R$ 60 mil no contracheque, com a adição de gratificações, bonificações e auxílios, segundo dados do CNJ. (Daniela Lima – Painel – Folha de S.Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário