sábado, 17 de março de 2018

Educação inicia Pactuação das Metas 2018


Acreditando na importância do diálogo permanente entre Governo e a comunidade escolar para o desenvolvimento do setor educacional no Estado, o governador Paulo Câmara acompanhou, na manhã de hoje, no município do Agreste Setentrional, o início da Pactuação de Metas 2018 da Secretaria Estadual de Educação (SEE-PE). Em sua primeira edição, a Caravana da Educação, que pretende mobilizar os públicos envolvidos através de um circuito de serviços pedagógicos e culturais,  esteve na EREM Professora Jandira de Andrade Lima (CERU). Todas as regiões de Pernambuco receberão a ação com previsão de conclusão em maio deste ano. As atividades ainda incluem áreas esportivas e orientações aos estudantes, durante um dia inteiro de trabalho. A solenidade de abertura da Pactuação de Metas 2018 foi realizada na Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti, no bairro Cordeiros.

"Nós estamos, a cada ano, avançando e melhorando nessa área que é tão importante para o futuro das nossas gerações, do nosso Estado. Os professores, junto com a comunidade escolar, estão se comprometendo com essas metas. E isso é fundamental dentro do nosso planejamento para que a educação continue avançando e a gente possa corrigir o que precisa ser corrigido. Política Pública se faz assim: com avaliações todos os anos, com pactuação de metas e fazendo o acompanhamento permanentemente. Então, essa é mais uma oportunidade da gente discutir o que está dando certo e o que pode melhorar, para que tenhamos um ano de 2018 onde a educação avance e Pernambuco continue sendo a melhor educação pública do Brasil", destacou o governador.
Tendo como objetivo aproximar a escola da população e fortalecer ainda mais o protagonismo dos jovens da Rede Estadual, a Pactuação de Metas é um importante momento de diálogo e interação entre a Secretaria de Educação e as escolas, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, com foco no aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE).  "A Caravana está começando hoje, aqui na Regional do Vale do Capibaribe, a que possui os melhores resultados do Estado. Semana que vem, a gente segue para Timbaúba e, ao longo das próximas semanas, nós vamos percorrer todo o Estado para pactuar as metas, dialogar com os estudantes e envolver toda a comunidade escolar. Ainda temos muitos desafios pela frente, mas com união e muito trabalho a gente vai conseguir cumprir com o nosso planejamento e oferecer uma educação cada vez melhor e mais transformadora em Pernambuco", pontuou o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio. .
Uma série de atividades da Caravana da Educação foi realizada, simultaneamente, em outras unidades de ensino de Limoeiro. As ações estão divididas em três polos – Esportivo, Cultural e Central, envolvendo centenas de estudantes da Rede Estadual. Atividades como competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, doação de livros, recitais e atividades de leituras irão movimentar os Polos Esportivo e Cultural, localizados na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Sebastião de Vasconcelos Galvão e na EREM Professora Jandira de Andrade Lima (CERU), respectivamente.
Ainda hoje à tarde, cerca de 800 estudantes de gestores escolares irão se reunir no Polo Central, localizado na EREM Jandira de Andrade Lima (CERU). A programação do espaço é voltada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio e contará com a apresentação dos projetos “Enem Tá Ligado”, com foco na preparação para o exame, e “PE no Campus”, iniciativa lançada pelo Governo do Estado no final de 2017, que visa fortalecer ainda mais a educação pública de Pernambuco, por meio de um conjunto de ações de mobilização de estudantes e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de Ensino Superior.
"Essa iniciativa é uma forma de valorizar o trabalho realizado na gerência regional, dos professores, dos gestores. Estamos aqui com 37 escolas, que estão determinadas a oferecer cada vez mais uma melhor educação para os nossos alunos. E essa vinda do governador, sem dúvidas, levanta a nossa autoestima e nos impulsiona a ter mais energia e trabalhar muito mais para alcançar nossas metas", avaliou a gerente regional da GRE Vale do Capibaribe, Rejane Ribeiro. Sentimento também compartilhado pelo prefeito Joãozinho. "A gente fica muito feliz em receber o governador hoje, principalmente por ele ter escolhido Limoeiro para dar início à Caravana da Educação e ter assinado a Ordem de Serviço de uma obra estruturadora para o conforto e segurança dos alunos e de toda a comunidade escolar da nossa ETE, que atente não só o nosso município, mas que também recebe alunos de toda a região do Agreste Setentrional", frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário