terça-feira, 15 de maio de 2018

A Justiça não passou no teste

Apolo da Silva – Blog Os Divergentes
O discurso dos petistas colou. A Justiça não é considerada igual para todos por 90.3%, de entrevistados em pesquisa CNT/MDA, coletada entre nove e 12 de maio. Mesmo depois de todo o trabalho do Ministério Público, do STJ e do STF na Lava Jato, a Justiça é apenas a terceira instituição, com parcos 8,6%, na qual a população mais confia.

O trabalho do Juiz Sérgio Moro e outros não melhorou a imagem da Justiça, conforme a leitura da pesquisa divulgada hoje. A Justiça é considerada ruim ou péssima para 55,7% dos ouvidos, sendo que ela é pouco confiável para 52,8%% e nada confiável para 36,5%. A avaliação poderia ser ainda pior se a imprensa fizesse uma cobertura mais crítica do trabalho da Justiça.
As Redes Sociais na mira
O uso político das redes sociais precisa vencer um grande obstáculo: a credibilidade. Nada mais nada menos do que 81,4% desconfia do que lê na internet, às vezes acredita e em outras não. Por isso, 76,9% conferem as informações que leem na internet – 31,5% sempre e 45,4% às vezes. É elevado o número dos que usam a internet diariamente – 49%. Mas, a pesquisa CNT/MDA registra que, os temas mais procurados são: entretenimento/novelas/variedades, 42,5%; política, 28,2%; e, Esportes, 20,6%.
A gangorra dos candidatos
Como se poderia esperar, Lula continua liderando – com 32,4%. Ele é seguido por Jair Bolsonaro – com 16,7%. Sem Lula, é interessante verificar que Geraldo Alckmin caiu acima da margem de erro – de 8,6% para 5,3%. Os candidatos Jair Bolsonaro e Marina Silva caíram na margem de erro e Ciro Gomes subiu nesta mesma condição.
Vale registrar o percentual dos entrevistados que dizem que não votariam nos candidatos. Quem lidera neste quesito é Marina Silva com 56,5%, seguido de Geraldo Alckmin com 55,9% e depois Jair Bolsonaro 54,8%. No que se refere ao quesito ouviu falar, o caso de Marina é o mais grave, pois apenas 2,9% não a conhecem. Ela é seguida por Alckmin (8,4%) e Bolsonaro (9,3%). Mas nem tudo é assim tão ruim, os candidatos com maiores percentuais quando a pergunta é “se o eleitor poderia votar nele”, são: Marina Silva, 33,1%: Ciro Gomes, 31,7%; e, Geraldo Alckmin, 30,3%.
A CNT/MDA publica uma tabela com o potencial positivo dos candidatos. Vale a pena registrar: Ciro Gomes, 34,6: Geraldo Alckmin, 31,9%, Fernando Haddad, 16,6%; e, Henrique Meirelles, 14,3%. Considerando apenas os que conhecem os candidatos destacamos: Ciro Gomes, 40,9%; Geraldo Alckmin, 34,8%; Fernando Haddad, 25,2%; e, Henrique Meirelles, 21,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário