sábado, 3 de março de 2018

PSB cogita não ter palanque presidencial


Foto: Humberto Pradera
Para dar mais autonomia às costuras nos estados, o PSB avalia a possibilidade de não apoiar nenhum palanque presidencial nestas eleições. Embora haja resistência dos que defendem a candidatura própria, a medida é vista como uma forma de evitar divisões dentro da sigla. O governador Paulo Câmara (PSB), por exemplo, caminha para uma aliança com o PT, enquanto que o vice-governador de São Paulo, Márcio França, defende que a agremiação apoie a candidatura do PSDB. Aberto ontem, em Brasília, o Congresso Nacional irá discutir, entre outros temas, o comportamento da legenda na corrida eleitoral. O evento segue até amanhã com a participação de Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio. 

De acordo com o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, caso seja tomada, a decisão evita o engessamento o partido. "O partido já fez isso no passado, a decisão de analisar caso a caso as alianças", disse o dirigente. Segundo ele, as questões serão definidas mais a frente, mas, durante o congresso, deverá sair a orientação de que o partido vai se posicionar no campo da Centro-Esquerda, enterrando de vez a possibilidade de apoiar Alckmin. Na cúpula socialista, há ainda quem queira aliança em torno do ex-presidente Lula e outra parcela prega a união ao ex-ministro Ciro Gomes (PDT) 

Defensor de que a legenda lance candidato, tendo, inclusive colocado seu nome à disposição, o ex-deputado federal Beto Albuquerque afirmou que será um erro ficar fora do cenário nacional. "Luto para que tenhamos candidatura própria. Lancei documento aqui no Congresso mostrando que o PSB cresce quando é protagonista. Numa eleição que pode ter 20 candidatos seria uma omissão imperdoável o PSB não participar do debate nacional", destacou Beto Albuquerque. Questionado se não entrar em nenhuma coligação nacional poderia trazer mais unidade à agremiação, o socialista falou que "uma candidatura própria não impede nem proíbe que se façam alianças nos estados".

Em discurso, na abertura do evento, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse, ao retomar à origem de centro-esquerda, a sigla se unificou e reencontrou suas bandeiras. "Aqueles que tentaram desviar o PSB do seu uso histórico, hoje estão fora do nosso partido. Aqui é lugar de socialistas, de progressistas, de trabalhadores, que desejam o progresso do país. Os que desejam apoiar medidas antidemocráticas, como a reforma trabalhista e da previdência, aqui não deverão estar", disse Carlos, em referência à saída dos dissidentes do partido, a exemplo do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (sem partido).

O magistrado federal e os juízes de passeata

Frederico Vasconcelos – Folha de S.Paulo
De Fábio Prieto, ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP-MS), em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo nesta sexta-feira (2):

“A última reforma do Judiciário produziu muitos danos e, passados mais de 13 anos, com gastos públicos bilionários, não atingiu sequer um de seus poucos objetivos: a definição do sistema de remuneração da magistratura, com respeito ao teto constitucional.
O mais grave dano é o mais difícil de chegar à percepção da sociedade: a sindicalização da magistratura. Era. Há poucos dias o sindicalismo de toga expôs ao conhecimento público a sua grande novidade, o juiz de passeata.”
Prieto afirma que, “em ato sem precedentes na história do Brasil, a caravana sindical cinco estrelas, em dia de expediente pesado para os demais magistrados, fez “protesto” no prédio-sede do STF”.
Segundo Prieto, “o assunto público e estratégico da remuneração dos magistrados é responsabilidade do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional. Não pode ser privatizado pelo descansado sindicalismo de toga

O povo já está vendo, Dr. Moro


POR FERNANDO BRITO ·no Tijolaço



Em novas férias – ou será que uma viagem de 14 dias ao exterior não pode ser considerada assim? – o juiz Sérgio Moro não se acanhou de deitar falação sobre o que ele, sem legitimidade para isso, acha que precisa ser mudado nas leis do país.

Arrogante, diz que “as pessoas têm ilusões sobre alguns ídolos, mas é hora de verem a verdade”.

Ora, se formos examinar quem no Brasil mais foi colocado na posição de ídolo acho que é óbvio que ele, Moro, é quem mais se encaixa no papel.

Durante anos foi praticamente impossível criticá-lo sem cair na condição de blasfemo.

Sua imagem era carregada em procissão pela classe média ressentida, suas arbitrariedades eram a face da Justiça, suas palavras eram “mandamentos” e seus decisões, na prática, irrecorríveis, porque qualquer e todos os tribunais não tinham outro caminho senão confirmá-las.

Perto dele o Supremo se tornava o ínfimo tribunal federal onde até mesmo a gravação e a divulgação criminosas de uma conversa da presidente da República não produziam efeito algum.

As telas de TV e os palcos do mundo empresarial lhe serviam de altar para ser adorado.

Ainda assim, vai chegando a hora em que as pessoas começam a ver a verdade e é por isso que esse ídolo está virando um fantasma.É perceptível que já não se o cultua além dos círculos do fanatismo.

As pessoas percebem os efeitos de sua ação sobre a realidade do país, transformado no cenário de ruínas que resultou de sua atuação espalhafatosa, desmedida e, todos percebem, seletiva.

Nenhum bilhão desviado do dinheiro público foi tão importante quanto um apartamento no Guarujá; nenhum tucano mereceu uma migalha do rigor feroz que se empregou contra petistas e entre os da turma do Temer, ao qual faz questão de correr para cumprimentar, sorridente, só mesmo o agora sem serventia Eduardo Cunha foi encarcerado.

As pessoas percebem e o resultado desta percepção tornou Sérgio Moro a sombra do ídolo que dele fizeram. Como o ex-presidente da Câmara, fez o que dele se esperava – certo que faltam alguns remates, na história do prédio que seria para o Instituto Lula – e não foi, como o apartamento – e na do sítio dos pedalinhos.

Mas são cerejas podres para o o bolo fétido que assou com o tal triplex que “tem de ser de Lula”, um excerto de um processo que lhe foi dado às mãos e que, fora de seu matadouro, a todos absolveu.

Moro é isso o que definiu: um ídolo sobre o qual as pessoas já veem a verdade. Um “herói” que encolhe depois de cumprir sua missão, porque não é ele quem importa, mas quem ele se dedicou a destruir.

Voltará para a obscuridade de onde veio, até desaparecer como blackbloc do Judiciário que foi.

sexta-feira, 2 de março de 2018

Os militares no poder

Bernardo Mello Franco – O Globo
Em outros tempos, quem quisesse entender o poder no Brasil precisava ter à mão o “Almanaque do Exército”. A publicação está voltando a revelar sua utilidade nestes meses finais do governo Michel Temer.

Desde o fim da ditadura, os militares não ostentavam tanta força em Brasília. Eles ganharam espaço na Esplanada e estão dando as cartas na intervenção federal no Rio. Em poucos dias, oficiais passaram a ocupar o lugar de políticos no noticiário e no “Diário Oficial”.
O precursor da tropa foi o general Braga Netto, novo governador de fato do Rio. Ele instalou um colega, o general Richard Nunes, no cargo de secretário de Segurança. Agora os dois mandam mais que Luiz Fernando Pezão, eleito para governar o estado com 4,3 milhões de votos.
Na segunda-feira, Temer entregou o Ministério da Defesa, que sempre esteve em mãos civis, ao general Luna e Silva. Ontem foi a vez de o general Santos Cruz ser promovido a número dois do novíssimo Ministério da Segurança Pública.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ofereceu uma explicação para o fenômeno: “Governos, sobretudo quando não são fortes, apelam para os militares”. Faz sentido, mas é preciso observar outras novidades no front verde-oliva.
Anteontem o Exército organizou uma despedida para o general Mourão, que ficou famoso ao defender um novo golpe militar no Brasil. Ele passou à reserva sob aplausos do comandante da Força, que fez questão de elogiá-lo no Twitter.
“Todos te agradecemos, amigo Mourão, os exemplos de camaradagem, disciplina intelectual e liderança pelo exemplo”, escreveu o general Villas Bôas. Na cerimônia, Mourão chamou de “herói” o coronel Brilhante Ustra, um dos mais notórios torturadores da ditadura.
Mais tarde, o general disse à revista “Piauí” que vai lançar candidatos fardados às eleições de outubro. Ele promete pedir votos para o capitão Jair Bolsonaro, outro defensor do regime autoritário.


Ao entregar mais poder aos militares, Temer tenta reconquistar o eleitorado mais à direita. É uma estratégia arriscada, como mostram vários exemplos na história brasileira. Ontem o general Mourão afirmou que o presidente precisa ser “expurgado da vida pública”.

PP e Força no palanque presidencial de Maia


Os comandantes do PP, Ciro Nogueira (PI), e do Solidariedade, Paulinho da Força (SP), vão à convenção do Democratas prestigiar o lançamento de Rodrigo Maia (DEM-RJ) ao Planalto. Nenhum dos dois foi à reunião do PSDB que elegeu Geraldo Alckmin presidente do partido, no ano passado.

Em maio, Paulinho quer levar o presidente da Câmara à festa do Dia do Trabalho de sua central em São Paulo.
Paulinho pretende colocar Maia no palco da Força Sindical ao lado de outros pré-candidatos ao Planalto, entre os quais o ex-presidente Lula.

quinta-feira, 1 de março de 2018

Moção de Repúdio contra a decisão do Governo em privatizar a Eletrobrás foi assinada pelos membros do Movimento Popular do PSB

Uma Moção de Repúdio contra a decisão do Governo do Presidente Temer em privatizar a Eletrobrás e suas subsidiárias, foi assinada hoje (01), em Brasília, pelos membros do Movimento Popular que compõem a estrutura partidária do PSB - o Partido Socialista Brasileiro. A iniciativa aconteceu durante a realização do Congresso Nacional do MPS - Movimento Popular Socialista, que teve o deputado Danilo Cabral como palestrante.

Acompanhado da secretária Nacional do MPS, Maria de Jesus, e do secretário estadual do Movimento pelo Rio Grande do Sul, Elói Frizzo, Danilo debateu sobre a conjuntura política atual, criticando as Reformas Trabalhista e Previdenciária, assim como a decisão do Governo do presidente Temer em privatizar o sistema energético brasileiro.

O deputado foi apoiado por mais de vinte movimentos sociais, como o comunitário, ambiental, cultural, idosos, sem terras e sem tetos. Antes da Palestra, Danilo participou da mesa geral de abertura que reuniu todas as bases sociais do Partido, onde estão as Secretarias da Juventude, Mulheres, Sindical, Negritude, LGBT e os próprios Movimentos Sociais.

Sobre as Reformas, o deputado ratificou sua posição, elencando as consequências e os prejuízos que elas vão causar aos trabalhadores brasileiros. “ A Reforma Trabalhista promoveu foi o enfraquecimento da justiça do trabalho e o trabalho intermitente. As atuais leis trabalhistas existem com o objetivo de assegurar as condições mínimas de dignidade humana aos trabalhadores. O direito ao intervalo intrajornada, respeitando o limite mínimo de uma hora, os limites de horas impostos sobre a jornada diária, as garantias sobre o direito a férias, e as demais previstas pela Constituição e pela CLT, são o mínimo exigido para assegurar o equilíbrio na relação entre o trabalhador e o empregador. É inadmissível, sob qualquer hipótese, que qualquer forma de acordo autorize a redução destes direitos”.

Sobre a Reforma da Previdência, o deputado explicou que os argumentos do Governo do Presidente Temer de que precisa votá-la porque existe um déficit fiscal no sistema previdenciário e ainda porque vai acabar com os privilégios dos mais ricos, não convence. “Queremos discutir esse déficit, mas o Governo se nega a debater esses números. Queremos saber quem são, de fato, os privilegiados. Quem são as empresas que devem ao Sistema Previdenciário do País cerca de R$ 500 bilhões”, alfinetou o deputado, defendendo a transparência e a ampla discussão do tema.

Aplaudido, o parlamentar socialista agradeceu o apoio e reafirmou seu compromisso com os ideais socialistas, colocando-se à disposição para debater e enriquecer o debate em torno de temas que estão em pauta no Congresso e que envolvem toda a população brasileira.

Paulo Câmara reforça agricultura, saúde e abastecimento hídrico de São Bento do Una

SÃO BENTO DO UNA - Em visita ao Agreste Central, nesta quarta-feira (28.02), o governador Paulo Câmara entregou um importante conjunto de ações para o desenvolvimento social, agrário e econômico do município de São Bento do Una e região. Entre elas, o novo abatedouro público João Coquinho. O equipamento, que irá atender cerca de 58 mil pessoas, tem capacidade para o abate humanizado e regulamentado de 60 bovinos, caprinos e suínos por dia. A ação visa combater o abate clandestino e garantir o cumprimento das normas padrões para esse tipo de serviço, assegurando uma carne de qualidade e mais saúde aos moradores do município. Para a implantação da estrutura, foram investidos R$ 1, 3 milhão. Paulo aproveitou a oportunidade para entregar 134 cisternas, com 16 mil litros cada, e sete toneladas de sementes de milho para agricultores rurais locais. 

"Esse abatedouro vai ser referência na região e vai dar a garantia da qualidade de quem comercializa o boi, o caprino e a avicultura. Então, isso tudo vai estar dentro do foco que a gente quer, de ter equipamentos que funcionem com qualidade, com saúde pública, dentro das normas ambientais e que sirvam para toda a região. Ao mesmo tempo, eu quero continuar a fazer parcerias com todos os municípios pernambucanos, de acordo com as suas necessidades. Estamos entregando cisternas que vão melhorar o abastecimento das famílias que vivem na zona rural. Estamos garantindo também à população que pode plantar, que vai dar certo. São sete toneladas de sementes de milho que vão beneficiar 700 agricultores. Ano passado, o Estado investiu R$ 12 milhões no Seguro Safra, porque sabemos que isso é importante, fundamental e precisa ser mantido a cada ano", frisou o governador.

A partir de agora, a população da região passa a contar com uma estrutura adequada para o abate animal, que será realizado através da pistola pneumática. O abatedouro será gerido pela prefeitura e realizará abates humanizados de 20 bovinos, 20 caprinos e 20 suínos por dia. A estrutura conta com uma área construída de 3.649,49 m², distribuídos em: curral, pocilga (curral de porcos), aprisco (curral de caprinos), galpão principal (local de abate) de 150 m², vestiário para os funcionários, área administrativa, reservatório de água, caldeira, sistema final de esgoto com lagoa de estabilização, entre outros.

Para a ampliação do abastecimento de água local, foram entregues 134 cisternas de placa de 16 mil litros. As cisternas servem para captar e armazenar água da chuva para o consumo humano. O objetivo da ação é garantir que famílias de baixa renda, instaladas na zona rural, tenham acesso à água em quantidade e qualidade para o consumo doméstico. Ao todo, 670 pessoas de 134 famílias serão beneficiadas. O investimento, orçado em R$ 387.850,94, foi realizado através de uma parceria entre a Secretariade Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e o Ministério de Desenvolvimento Social. 

Em todo o município, foram construídos, no ano de 2016, aproximadamente 566 equipamentos, contemplando cerca de 2,8 mil pessoas de 566 famílias, com investimento de R$ 1.638.236.06. Já em 2017, foram 833 cisternas, beneficiando cerca de 4 mil pessoas de 833 famílias com investimento total de R$ 2.411.043,53. "Nós estamos em plena ação no combate à seca e à estiagem, na convivência do homem do campo com o semiárido, perfurando poços, construindo barragens, construindo cisternas. Só nesse município, já foram construídas 1.300. Então, hoje é um dia de festa. Nossa missão é trabalhar diariamente para engrandecer o Estado, para fortalecer a agricultura e a economia, e para melhorar a qualidade de vida de toda a população", salientou o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista. 

Satisfeita com a visita do governador ao seu município e, principalmente, pelas acões concretizadas, a prefeita Débora Almeida agradeceu em nome do povo. "São Bento do Una tem o maior rebanho de bovinos de pernambuco e também é um grande produtor de carne bovina. Então, era mais do que necessário que nós tivéssemos um lugar onde nós pudéssemos fazer o abate com segurança e qualidade na comercialização desses. E isso também é saúde para a nossa população. A partir de agora, só será permitida a venda daquela carne que foi abatida aqui no abateadouro, assim como também faremos a fiscalização dos frigoríficos", registrou.

SEGURANÇA - A prefeita aproveitou a oportunidade para também agradecer ao governador pelo reforço na segurança com a chegada da nova equipe da Polícia Civil no município. Um delegado, quatro agentes e um escrivão formados no início deste mês de fevereiro compõem o grupo. Ao todo, foram nomeados 1.214 novos policiais civis e científicos que já estão atuando todas as delegacias do Estado. "A nossa delegacia, hoje, está funcionando 24 horas por dia e completa, graças ao compromisso do nosso governador com a área da segurança pública", disse, completando: "Dos cinco agentes, quatro são mulheres. Isso vai ser de fundamental importância, principalmente na investigação e no apoio contra os crimes de violência contra a mulher".

Acompanharam o governador durante a agenda no município também o secretário da Casa Civil, Nilton Mota; os prefeitos Sandro Arandas (Ibirajuba), Beta Cadengue (Brejão), Luiz Aroldo (Águas Belas), Antônio de Roque (Jataúba), Arquimedes Valença (Buíque), Ozorinho (Pedra), Neide Reino (Capoeiras), Expedito Nogueira (Calçados), Aguinaldo Inácio (Jurema), Jadiel Braga (São Caetano), Maria José (Pesqueira) e Armando Duarte (Caetés); além dos ex-prefeitos Zé Queiroz (Caruaru), Reginaldo Porfilio (São Bento do Una), Galego (Jurema), Sandoval Cadengue (Brejão), Galego (Ibirajuba), Josevaldo (Brejão).

Os patos em Portugal

Texto extraido do Facebook e escrito por José João Louro

" Aqui em Lisboa chegam todos os dias brasileiros da dita "classe média " que decidiram emigrar . São antigos apoiantes de Temer ou de Aécio Neves mas agora já não querem viver no Brasil. Procuram um posto de trabalho na Europa. Converso muito com eles no café perto da Loja do Cidadão onde tratam os papéis burocráticos. Vivem uma crise de consciência pequeno-burguesa .Ainda se colocam em bicos de pés orgulhosos de serem jovens da "classe média " com um curso superior. Mas já não querem viver no Brasil actual. Incapazes de observarem como positivas as medidas sociais do Tempo de Lula vem viver para um país governado pelo Partido Socialista ,um partido irmão do PT na Internacional Socialista . Em Portugal o governo PS é apoiado no Parlamento pelo Partido Comunista ,Verdes e Bloco de Esquerda . Ficam chocados e não entendem. Para mim é interessante notar a profunda crise de consciência da pequena burguesia brasileira ,muito nacionalista ,muito brasileira mas que depois foge para Portugal ou Europa em busca de mais comodidade "

MISTÉRIO!!!! Fernando Henrique bombardeia Alckmin

Guarujá: todos são absolvidos, só Lula está condenado


POR FERNANDO BRITO no Blog Tijolaço


O processo que resultou na condenação de Lula pelo juiz Sérgio Moro – sentença confirmada pelo TRF-4 – é parte de uma ação, iniciada, investigada e julgada pela Justiça paulista. Apenas foi desmembrada e a parte relativa ao ex-presidente enviada a Curitiba.

Os 11 acusados no processo original, entre eles João Vaccari, tesoureiro do PT e ex-presidente da cooperativa que lançou o empreendimento onde fica o apartamento “atribuído” (uma nova figura jurídica) a Lula já tinham sido absolvidos em primeira instância. Agora, depois de um recurso do Ministério Público, tiveram a inocência confirmada pelo Tribunal de Justiça paulista.

Por unanimidade, os desembargadores da 10.ª Câmara Criminal do TJ de São Paulo decidiram pela absolvição sumária dos réus – dentre os quais inicialmente figurava Lula, até que fosse apartado e mandado para o matamoro de Curitiba.

A razão invocada? No caso de Lula haveria na compra (que não houve) do apartamento (onde nunca ficou) recursos de propinas de três contratos da Petrobrás (que o próprio Sérgio Moro reconhece que não se prova em qualquer parte dos autos.

Se a Justiça tivesse seguido seu curso normal é certo que Lula estaria entre os que foram absolvidos definitivamente, hoje.

Mas era preciso condenar Lula, é preciso cassar Lula e é preciso, se possível, prender Lula.

Apenas ele, neste processo, “merece” a pena do tribunal de exceção da Justiça Brasileira ao qual todo o Judiciário Brasileiro se vergou, genuflexo diante de Sua Majestade, Sérgio Moro.

Claro, Moro só é o imperador porque a mídia colocou-lhe o manto às costas.

Os tribunais, porém, é que lhe deram o alfange irrecorrível.

A absolvição de São Paulo é a condenação de Curitiba, infelizmente, apenas ética e moral, o que já nada vale neste país.

Mau negócio

De Marisa Gibson, hoje, na sua coluna DIARIO POLÍTICO
Até a próxima semana muitos destinos partidários estarão sendo definidos. Porém, vale lembrar que o retorno do deputado estadual Álvaro Porto ao PTB, depois de uma temporada no PSD, é mais um exemplo de que trocar de partido quase sempre é um mau negócio. O deputado federal Cadoca, sem partido, é outro: depois que deixou o MD, filiou-se ao PSC, depois foi para o PCdoB e PDT. Agora, procura de outra sigla.

O ex-governador Joaquim Francisco, hoje no PSDB, passou a maior parte de sua vida pública entre o PFL e o DEM. Teve uma temporada no PTB, depois retornou ao DEM, até que Eduardo o convenceu  em 2010, a se filiar ao PSB e não deu certo.


Às vezes é melhor ser dissidente. A maior parte da trajetória de Jarbas Vasconcelos no MDB é como dissidente. Mesmo antes da disputa com o senador Fernando Bezerra Coelho pelo comando da sigla em Pernambuco, Jarbas já vivia em estado de guerra com a cúpula nacional do partido, mas nunca saiu de lá, com a justificativa que prevalece até hoje - foi um dos fundadores da legenda.

Paulo leva melhorias para São Bento do Una e Região


Em visita ao Agreste Central, hoje, o governador Paulo Câmara entregou um importante conjunto de ações para o desenvolvimento social, agrário e econômico do município de São Bento do Una e região. Entre elas, o novo abatedouro público João Coquinho. O equipamento, que irá atender cerca de 58 mil pessoas, tem capacidade para o abate humanizado e regulamentado de 60 bovinos, caprinos e suínos por dia. A ação visa combater o abate clandestino e garantir o cumprimento das normas padrões para esse tipo de serviço, assegurando uma carne de qualidade e mais saúde aos moradores do município. Para a implantação da estrutura, foram investidos R$ 1, 3 milhão. Paulo aproveitou a oportunidade para entregar 134 cisternas, com 16 mil litros cada, e sete toneladas de sementes de milho para agricultores rurais locais.
"Esse abatedouro vai ser referência na região e vai dar a garantia da qualidade de quem comercializa o boi, o caprino e a avicultura. Então, isso tudo vai estar dentro do foco que a gente quer, de ter equipamentos que funcionem com qualidade, com saúde pública, dentro das normas ambientais e que sirvam para toda a região. Ao mesmo tempo, eu quero continuar a fazer parcerias com todos os municípios pernambucanos, de acordo com as suas necessidades. Estamos entregando cisternas que vão melhorar o abastecimento das famílias que vivem na zona rural. Estamos garantindo também à população que pode plantar, que vai dar certo. São sete toneladas de sementes de milho que vão beneficiar 700 agricultores. Ano passado, o Estado investiu R$ 12 milhões no Seguro Safra, porque sabemos que isso é importante, fundamental e precisa ser mantido a cada ano", frisou o governador.
A partir de agora, a população da região passa a contar com uma estrutura adequada para o abate animal, que será realizado através da pistola pneumática. O abatedouro será gerido pela prefeitura e realizará abates humanizados de 20 bovinos, 20 caprinos e 20 suínos por dia. A estrutura conta com uma área construída de 3.649,49 m², distribuídos em: curral, pocilga (curral de porcos), aprisco (curral de caprinos), galpão principal (local de abate) de 150 m², vestiário para os funcionários, área administrativa, reservatório de água, caldeira, sistema final de esgoto com lagoa de estabilização, entre outros.
Para a ampliação do abastecimento de água local, foram entregues 134 cisternas de placa de 16 mil litros. As cisternas servem para captar e armazenar água da chuva para o consumo humano. O objetivo da ação é garantir que famílias de baixa renda, instaladas na zona rural, tenham acesso à água em quantidade e qualidade para o consumo doméstico. Ao todo,  670 pessoas de 134 famílias serão beneficiadas. O investimento, orçado em R$ 387.850,94, foi realizado através de uma parceria entre a Secretariade Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e o Ministério de Desenvolvimento Social.
Em todo o município, foram construídos, no ano de 2016, aproximadamente 566 equipamentos, contemplando cerca de 2,8 mil pessoas de 566 famílias, com investimento de R$ 1.638.236.06. Já em 2017, foram 833 cisternas, beneficiando cerca de 4 mil pessoas de 833 famílias com investimento total de R$ 2.411.043,53. "Nós estamos em plena ação no combate à seca e à estiagem, na convivência do homem do campo com o semiárido, perfurando poços, construindo barragens, construindo cisternas.  Só nesse município, já foram construídas 1.300. Então, hoje é um dia de festa. Nossa missão é trabalhar diariamente para engrandecer o Estado, para fortalecer a agricultura e a economia, e para melhorar a qualidade de vida de toda a população", salientou o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista.
Satisfeita com a visita do governador ao seu município e, principalmente, pelas ações concretizadas, a prefeita Débora Almeida agradeceu em nome do povo. "São Bento do Una tem o maior rebanho de bovinos de Pernambuco e também é um grande produtor de carne bovina. Então, era mais do que necessário que nós tivéssemos um lugar onde nós pudéssemos fazer o abate com segurança e qualidade na comercialização desses. E isso também é saúde para a nossa população. A partir de agora, só será permitida a venda daquela carne que foi abatida aqui no abatedouro, assim como também faremos a fiscalização dos frigoríficos", registrou.

Mortes no trânsito: ex-deputado pega 9 anos de prisão

Fernando Ribas Carli Filho se envolveu em acidente que matou duas pessoas em 2009 
Ana Luiza Albuquerque – Folha de S.Paulo
O ex-deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho, 35, foi condenado na tarde desta quarta-feira (28) a nove anos e quatro meses de prisão, em regime inicialmente fechado, por duplo homicídio com dolo eventual (quando assume o risco de matar).

Em 2009, ele se envolveu em um acidente de trânsito que resultou na morte de dois jovens em Curitiba (PR). O ex-parlamentar, julgado por um júri, poderá recorrer em liberdade –circunstância prevista para condenados em primeira instância que não estão presos preventivamente, como Carli.
O júri, formado por cinco mulheres e dois homens, entendeu que o ex-deputado assumiu o risco de matar na ocasião. Carli havia ingerido álcool antes do acidente e dirigia em alta velocidade. A dosimetria da pena ficou a cargo do juiz Daniel Avelar.
Em entrevista à imprensa após o anúncio da sentença, a deputada federal Christiane Yared (PR), mãe de uma das vítimas, disse acreditar que o julgamento representará uma mudança de comportamento no trânsito.  Christiane também disse que a sentença de Carli tem "tempo de validade". "A nossa não tem. Vamos para o túmulo com a nossa pena." 
Ao ser interrogado no julgamento, Carli assumiu parcela de culpa, mas disse que não teve a intenção de matar. "Tenho certeza de que ele não saiu de casa com a intenção de morrer, mas eu também não saí com a intenção de matar."
O ex-deputado afirmou estar arrependido e pensar no acidente todos os dias. Ele pediu desculpas às mães das vítimas. "Quero hoje poder pedir desculpas pelo que causei. Eu quase morri. O filho de vocês morreu e eu quero, do fundo do coração, pedir desculpas", disse.

A gente toma lá, a gente dá cá

Carlos Brickmann
Bolso cheio, eleitor feliz. Michel Temer reduziu a inflação e baixou a taxa de juros ao menor nível da História recente. Por que o eleitor o rejeita, mantendo sua candidatura no chão, apesar das boas notícias da Economia?

Porque as notícias da Economia só são boas quando lidas. Aplicadas, a coisa muda. É verdade que a taxa básica de juros é de 6,75% ao ano, mas nos juros do cheque especial a taxa é de 324,7% ao ano (números oficiais, do Banco Central). O cidadão não compra nada com a taxa básica; usa a do cheque especial e é esfolado todos os dias. E, se a taxa básica foi reduzida em 0,24% em 7 de fevereiro, a do cheque especial subiu 1,7% em janeiro.
O eleitor usa também o cartão de crédito. Os juros são de 241% ao ano. E, se o caro leitor estiver escandalizado com o aumento de juros do cheque especial em janeiro, há coisa pior: a taxa do cartão de crédito subiu 7,1% no mesmo período. Para ver se baixava esses números imorais, o Banco Central determinou que os juros do cartão de crédito fossem cobrados só no primeiro mês. O valor da dívida será então pago em crédito parcelado. Mas quanto custa essa nova modalidade? Outro escândalo: 171,5% ao ano.
Na década de 1970, o general Emílio Médici, que presidiu o período de maior crescimento econômico do país, disse uma frase que continua válida: “A economia vai bem, mas o povo vai mal”. A que situação chegamos, em que é preciso lembrar uma frase do mais feroz ditador do regime militar?

A batalha de palavras dos ministros Gilmar e Barroso

Ministros Gilmar Mendes e Roberto Barroso, após a visita do presidente da Argentina, Mauricio Macri, ao Supremo. 07/02/2017 - Foto Orlando Brito

Não é a primeira vez que os dois senhores ministros do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes e Roberto Barroso, expõem ao público o que pensam um sobre o outro.
Publicidade

Em outubro do ano passado, durante uma sessão de julgamento, o plenário da Alta Corte foi o campo de apresentação de seus desafetos.

Naquela ocasião, Gilmar Mendes disse que Barroso muda de jurisprudência de acordo com o réu. E Roberto Barroso disse que Gilmar foi advogado de bandidos internacionais.

Agora trazidas à mídia pela colega jornalista da TV Globo, Andréa Sadi, as palavras da dupla de magistrados são novamente exemplo de algo pouco adequado para senhores membros da egrégia corte da Justiça brasileira.

Na sucessão de acontecimentos da demissão do delegado Fernando Segóvia da Superintendência da Polícia Federal, o ministro Gilmar Mendes cutucou o colega de tribunal Roberto Barroso dizendo que este não sabe o que é alvará de soltura, fala pelos cotovelos. Antecipa julgamento. Precisaria suspender a própria língua.

Em resposta, o senhor ministro Barroso retrucou: Jamais antecipei julgamento. Nem falo sobre política. Eu vivo para o bem e para aprimorar as instituições. Sou um juiz independente, que quer ajudar a construir um país melhor e maior. Acho que o Direito deve ser igual para ricos e para pobres, e não é feito para proteger amigos e perseguir inimigos. Não frequento palácios, não troco mensagens amistosas com réus e não vivo para ofender as pessoas.

Da primeira vez, a batalha de opiniões mútuas da dupla de magistrados mereceu a interferência da senhora presidente do Supremo, a ministra Cármen Lúcia. Respeitada por ambos, ela conseguiu conter os nervos de um e outro. Com certeza, ela novamente emprestará sua voz para apaziguar a crise do doutor Gilmar Mendes (62), mato-grossense, e a crise do doutor Roberto Barroso (59), carioca.
(Orlando Brito no Blog Os Divergentes)

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

PSB Realiza XIV Congresso Nacional em Brasília



Durante o encontro, serão escolhidos os membros da executiva e diretório nacional.

A partir desta quinta-feira (01) o Partido Socialista Brasileiro (PSB) realiza seu XIV Congresso Nacional, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O evento segue até o dia 03 de março, data em que serão eleitos os membros da Executiva e Diretório Nacional. Durante os três dias, os delegados vão discutir temas estratégicos para o desenvolvimento do país. Membros do PSB de Pernambuco, que tem a maior delegação do País, estarão presentes no encontro.

“Durante os próximos três dias, estaremos reunidos, em Brasília, para deliberar sobre a composição do Diretório e Executiva do PSB Nacional. O PSB de Pernambuco, que tem a maior delegação entre todos os estados, estará presente com aproximadamente 80 delegados já confirmados. Além da eleição, discutiremos temas como os rumos que o partido deverá tomar nas eleições de 2018. Pernambuco defende que o PSB mantenha-se em seu posicionamento histórico de centro-esquerda", avalia o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes. 

"Além disso, tema com novas tecnologias e mecanismos de participação popular; economia criativa como estratégia de desenvolvimento; e a conjuntura Nacional. O presidente Carlos Siqueira fez um importante trabalho de fortalecimento do nosso partido após a morte do ex-governador Eduardo Campos e nossa expectativa é que seja reconduzido à função”, complementa o dirigente. 

A abertura do congresso será no dia 1º, às 19h, com a presença de governadores, parlamentares, prefeitos e representantes de segmentos sociais do partido. Também estarão presentes presidentes de outros partidos brasileiros, embaixadores e representantes de partidos socialistas da América Latina, integrantes da Coordenação Socialista Latino-Americana (CSL).

O PSB prestará homenagem ao escritor Ariano Suassuna, falecido a 23 de julho de 2014, e ao linguista norte-americano Noam Chomsky, uma das vozes mais críticas ao capitalismo.

Um ato cultural contará com apresentações do pianista Arthur Moreira Lima e do artista Antônio Nóbrega.

No dia 2, divididos em quatro grupos temáticos, os delegados vão trabalhar sobre os seguintes temas: Projeto Nacional de Desenvolvimento, com ênfase em política econômica e social; As novas tecnologias e mecanismos de participação popular; Economia criativa como estratégia de desenvolvimento; e Conjuntura Nacional e as Eleições de 2018.

No dia 3, os delegados elegerão os novos membros do Diretório Nacional que, na sequência, escolherão os membros da Executiva Nacional para o próximo triênio.

Informações da Assessoria de Comunicação/PSB Nacional

Ganhe o Mundo embarca estudantes para o Chile

O governador Paulo Câmara acompanha, hoje, mais um embarque do Programa Ganhe o Mundo (PGM). Desta vez, estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino terão como destino o Chile, onde, durante um semestre letivo, poderão aprimorar a língua estrangeira e vivenciar outra cultura.
O programa de intercâmbio do Governo do Estado oferece aos estudantes a oportunidade de cursarem um semestre letivo em escola de High School, além de seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casa de família (host Family) com todas as refeições garantidas e uma bolsa mensal paga pelo Governo.

Delator diz que lava jato o chamou para " fechar uma história contra Lula


247 - A manipulação da Justiça e da Lava Jato contra o ex-presidente Lula fica cada vez mais difícil de esconder. Dessa vez, foi um delator da operação que se enrolou e acabou revelando a seletividade do caso. Em depoimento ao juiz Sérgio Moro na última sexta-feira, dia 23 de fevereiro, o delator da Odebrecht, Fernando Migliaccio, disse que foi chamado por procuradores da Lava Jato de Curitiba para procurar valores em planilhas da empresa que poderiam ser equivalentes aos que a acusação do Ministério Público diz serem ligados a obras em um sítio em Atibaia.

Migliaccio foi, segundo suas próprias palavras, "fechar a história" da acusação contra Lula.

O juiz chegou a interromper as perguntas de Cristiano Zanin Martins ao depoente quando foi ficando claro que os procuradores tinham pedido a colaboração do delator para criar uma acusação contra o ex-presidente.

STJ mantém Adriana Ancelmo em prisão domiciliar


A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, hoje, por 3 votos a 1, manter a ex-primeira-dama do Rio de Janeiro Adriana Ancelmo em prisão domiciliar. Adriana é mulher do ex-governador Sérgio Cabral.

No último dia 8, quando teve início o julgamento, a ministra Maria Thereza de Assis Moura votou pela volta de Adriana Ancelmo para a cadeia, mas a maioria dos demais integrantes da turma não seguiu o entendimento.
Em razão disso, a ministra também não será mais relatora das ações relacionadas à Operação Calicute na Corte, que passará a ter o ministro Sebastião Reis, voto vencedor nesse julgamento, como novo relator.
Em dezembro do ano passado, Adriana foi solta por decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e foi para prisão domiciliar. No pedido para derrubar a prisão preventiva, a defesa alegou que Adriana Ancelmo tem dois filhos, de 11 e 15 anos.
Após o voto de Maria Thereza, o ministro Sebastião Reis, pediu vista do processo, ou seja, mais tempo para analisar o caso. A Sexta Turma do STJ se reuniu para analisar o mérito da prisão preventiva decretada em dezembro de 2016 pelo juiz Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato no Rio.

Meirelles ouve do MDB que plano A do partido é Temer


Henrique Meirelles esteve nesta terça (27) com o líder do MDB na Câmara, Baleia Rossi. O encontro aconteceu a pedido do chefe da Fazenda e teve como pauta a possível migração do ministro para a sigla de olho na disputa pelo Planalto.

Na conversa, Baleia disse que, se seu partido optar por lançar um candidato à Presidência, o nome “só não será Temer se ele não quiser”. Deixou claro que Meirelles é o plano B.
O líder do MDB explicou ainda que o ministro da Fazenda teria que ser ungido em convenção –e que o colegiado é formado por “potências regionais” com atuação “independente” da direção nacional. (Folha Painel)

Rusgas de Maia e Planalto: “Desprestígio não se mostra”


As contínuas demonstrações de incômodo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com o tratamento destinado a ele pelo Planalto fizeram aliados do democrata rememorar uma das mais célebres frases de Renan Calheiros (MDB-AL): “Desprestígio não se mostra”.

Enquanto isso, balanço preliminar da consulta aos associados da Ajufe mostrou que a maioria dos juízes é a favor da paralisação no dia 15 de março.
Mais da metade dos 2.000 coligados à entidade votou “sim”.   (Folha Painel)

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Temer e Jungmann acertaram saída de Segovia ontem


Blog da Andréia Sadi

O presidente Michel Temer e o novo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, acertaram a saída de Fernando Segovia da Polícia Federal ontem, durante uma reunião no Palácio do Planalto.
A decisão foi tomada após a avaliação de que Segovia havia "perdido a autoridade" dentro da corporação - e também perante outras instituições, como o Supremo e a Procuradoria Geral da República.
O encontro que selou a decisão de demitir Segovia ocorreu no Palácio do Planalto por volta das 19h30. Ontem, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, havia pedido ao STF que afastasse Segovia se ele interferisse no inquérito que investiga Temer.
O presidente e Jungmann avaliaram que Segovia estava desgastado perante o ministro relator do caso, Luís Roberto Barroso. Após uma entrevista de Segovia à Reuters afirmando que a tendência do inquérito era o arquivamento, Barroso o chamou a dar explicações.
A expectativa no Planalto ainda ontem era a de que Barroso concederia o prazo para prorrogar o inquérito – o que aconteceu hoje.
Por fim, com o argumento de que, para "resgatar a autoridade" dentro da corporação, só com um novo diretor-geral, Jungmann e Temer acertaram a troca de Segovia – o que foi oficializado hoje

Incomodado, Rodrigo Maia ignora posse de Jungmann


Radar Online
Rodrigo Maia emitiu mais um sinal para o Palácio do Planalto de que continua contrariado com os últimos movimentos de Michel Temer, que anunciou a intervenção no Rio sem consulta-lo.
O presidente da Câmara não apareceu na posse do novo ministro de Segurança Pública, Raul Jungmann, hoje.
A agenda oficial do deputado carioca informa que ele está reunido, no mesmo horário, com o procurador-geral do Rio Marfan Vieira.

Paulo abre Seminário de Cooperação Internacional

O governador Paulo Câmara comanda, hoje, a abertura do “Seminário Cooperação Técnica Internacional”, promovido pelo Governo de Pernambuco, através da Assessoria Especial do Estado. A iniciativa, que será realizada no espaço Apolo 235, no Bairro do Recife, tem como objetivo ampliar a cooperação técnica internacional, além de promover o intercâmbio de políticas públicas e experiências exitosas mundiais em diversas áreas.


O evento contará com a participação de especialistas estrangeiros, representantes diplomáticos dos Consulados instalados em Pernambuco e representantes da sociedade civil. O Seminário irá abordar, entre outros assuntos, seis eixos temáticos transversais: mitigação dos riscos de mudanças climáticas; gestão de recursos hídricos; energias renováveis; segurança pública; e inovação e território.

Prefeitura de Angelim emite nota oficial a respeito das festividades do Padroeiro

A Prefeitura de Angelim emitiu uma nota oficial, onde procura informar a comunidade angelinense bem como toda a região do Agreste Meridional a respeito da polemica criada com as festividades de São José.


Nota Oficial

A Prefeitura Municipal de Angelim vem a público informar que, em respeito aos anseios da nossa comunidade, à cultura popular e à tradição de mais de 100 (cem) anos, irá realizar os festejos alusivos ao padroeiro da Cidade (São José), nos dias 16 e 17 do mês de março, na Avenida São José.

Em reverência à comunidade católica local, durante o mencionado período o Poder Público compromete-se a não causar qualquer embaraço às festividades religiosas. Nesse sentido, como forma de demonstrar a sua disposição em semear a harmonia e a paz, a Prefeitura Municipal deixará, no dia 17/03 (sábado), uma das vias da Avenida São José totalmente desobstruída, ante a possível realização de movimentos organizados pela Paróquia, assim como abdicará de contratar atrações artísticas para o dia 18/03 (domingo), deixando-o exclusivamente para as atividades da igreja católica, obrigando-se, além disso, a remover toda estrutura de palco, barracas e equipamentos com vistas à passagem da procissão do dia 19/03 (segunda-feira). 

Ademais, tendo em vista a ausência de eventos festivos no domingo (18/03), notadamente pela desistência espontânea da Prefeitura em favor da comunidade católica, os valores que seriam destinados à contratação das atrações artísticas para apresentações na citada data, serão utilizados para a construção do saneamento e da pavimentação do Bairro Nova Aliança.

“A virtude da vida está na harmonia da existência.”


Angelim-PE., 27 de fevereiro de 2018

Molon e Aliel Machado deixam Rede e vão para o PSB

Com saída de deputados, partido de Marina Silva fica com apenas três parlamentares, quantidade que desobriga emissoras de convidá-la para debates
Estadão Conteúdo

Os deputados federais Alessandro Molon (RJ) e Aliel Machado (PR) anunciaram desfiliação da Rede Sustentabilidade, partido liderado pela ex-ministra Marina Silva. Os dois comunicaram oficialmente a decisão e a ida para o PSB. Com a saída dos dois, o partido fica sem o número mínimo de cinco representantes no Congresso exigido para garantir a participação nos debates eleitorais no rádio e na TV neste ano.
Os dois parlamentares comunicaram a decisão usando suas redes sociais. “Em um novo partido, me sentirei mais à vontade para continuar a lutar com firmeza e determinação por tudo o que sempre defendi”, afirmou Molon, em texto publicano no Facebook e no Twitter.
Ao falar de sua escolha pelo PSB, Molon disse que o partido faz um movimento de “reencontro” com a história da legenda. “Mudo de partido para permanecer fiel às bandeiras que sempre defendi – e continuarei a defender – na minha caminhada”, escreveu.
Aliel Machado afirmou que o convite foi feito pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. “Agradeço o convite e a confiança do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, que por conhecer a nossa história e trajetória de vida, nos convidou a participar desse momento histórico para o Brasil. Tenho certeza de que teremos muito a contribuir”, disse, também em nota nas redes sociais.
Com a saída de Molon e Machado, a Rede fica com apenas três parlamentares no Congresso: os deputados Miro Teixeira (RJ) e João Derly (RS) e o senador Randolfe Rodrigues (AP). O número torna optativo o convite de emissoras para Marina Silva, pré-candidatura à Presidência da República, participar dos debates eleitorais.