sábado, 24 de março de 2018

Lula: Dallagnol é moleque que deveria ser exonerado


“Já deveria ter sido exonerado”
“Não pode ficar vendo um moleque me chamar de ladrão. Isso me revolta”
ÉPOCA - Nonato Viegas

Em entrevista a uma rádio de Chapecó (SC) na manhã desta sexta-feira (23), o ex-presidente Lula disse que o coordenador da força-tarefa da Lava-Jato, o procuradorDeltan Dallagnol, já deveria ter sido exonerado. Segundo Lula, o procurador abusa de sua autoridade.
O petista disse, ainda, aguardar que o Supremo Tribunal Federal (STF) analise o mérito do processo do triplex do Guarujá (SP).
“Um homem de 50 anos de vida pública, que tem uma história na vida sindical, que foi investigado em cinco eleições, tenho filho, neto, bisneto, não pode ficar vendo um moleque me chamar de ladrão. Isso me revolta.”
Já o pré-candidato a presidente pelo PDT, Ciro Gomes tem mantido encontro com generais da reserva e da ativa. Nas conversas, Ciro aponta planos de investimento em segurança e soberania nacional, temas caros para os militares.
Enquanto isso, assessores do presidente Michel Temer dão como certa a saída de Henrique Meirelles do Ministério da Fazenda até o dia 7 de abril. Segundo eles, Meirelles topa ser o plano B do MDB e até ser indicado a vice do próprio Temer ou de alguém indicado por ele.
Meirelles ganhou pontos com Temer ao dizer que defenderá seu legado na campanha eleitoral.

sexta-feira, 23 de março de 2018

Auler: Conselho do MP vira e aciona Carlos Fernando, ‘capo’ da Lava Jato

Em uma mudança radical de posição, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu instaurar Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o Procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, um dos principais coordenadores da Força Tarefa da Lava Jato em Curitiba.

O processo é motivado por comentários que ele fez no Facebook criticando o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Em dezembro passado, na análise do promotor de justiça do MP de Goiás, Lucas Danilo Vaz Costa Júnior, que atuava como Membro Auxiliar da Corregedoria Nacional, o comentário feito por Santos Lima não chegou a ser considerado motivo para um processo disciplinar. Na época, houve apenas a recomendação para que ele “deixasse de expressar opiniões sobre políticos, partidos e investigados pela operação.” de forma a preservar “a integridade, a solidez, a isenção e a credibilidade como valores” de integrantes do MP.

Uma reanálise do caso, apedido da defesa de Lula, levou o atual Corregedor Nacional do Ministério Público, Orlando Rocha Moreira, procurador de Justiça do estado de Sergipe, no último dia 13, a ver indícios da falta de decoro que justificam abertura do PAD.

Trabalhadores/as em Educação permanecem em Estado de Greve até a próxima semana

Os Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação decidiram em Assembleia Geral, realizada na manhã desta quinta-feira (22) permanecer em Estado de Greve. Na segunda-feira, 26 de março, o Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) sentará novamente à mesa com o Governo do Estado e o resultado da negociação será apresentado em uma Assembleia Geral, na próxima terça-feira, 27.

A Assembleia dos professores, analistas e técnicos em educação teve presença de cerca de dois mil profissionais de todo o Estado.

2ª parcela para Placas com final 7 e 8 vence hoje


O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, alerta aos condutores de veículos, que optaram por parcelar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, com terminação 7 e 8, registrados no Estado, sobre a importância de realizar o pagamento da 2ª parcela do licenciamento 2018, com vencimento amanhã (23). 

De acordo com o diretor presidente do Órgão, Charles Ribeiro, a impressão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos - CRLV 2018 só acontece após a quitação de todos os valores, que devem ser feitos dentro do vencimento para evitar o atraso ou não envio do documento para o endereço cadastrado, caso o proprietário opte por essa modalidade. Além disso, ele alerta ainda que a circulação sem o porte desse documento poderá acarretar a remoção do veiculo para depósito, pagamento de multa no valor de R$ 293,47, além das taxas para a liberação. 

O carnê de pagamento seguiu para o endereço dos proprietários pelos Correios, mas o usuário do Órgão pode optar em acessar o site www.detran.pe.gov.br e imprimir os boletos. Vale lembrar que a entrega do CRLV pode ser realizada de duas formas de recebimento, sendo uma via Correios, para quem optar por pagar a taxa de postagem de R$ 17,34, recebendo o documento em até 30 dias, e a outra por meio de agendamento de atendimento para emissão do CRLV no site www.detran.pe.gov.br, onde é possível escolher o posto de atendimento. 

O cidadão que optar por pagar a taxa de postagem poderá ainda rastrear o envio do CRLV 2018, depois de sua devida emissão, através do site do órgão. Para isso, é necessário digitar a placa do veículo na seção “Consultar Placa”, localizada na parte superior esquerda da página principal e depois clicar no botão “Detalhamento de débito” e lá na opção de “Localização de documento do veículo”.

Expositores iniciam vendas para compradores do Nordeste a partir de relacionamento gerado pela organização da feira HFN


A HFN - Hotel & Food Nordeste, que realiza a sua primeira edição entre os dias 3 e 5 de outubro no Centro de Convenções de Pernambuco, já tem gerado negócios para os expositores. A Insight Feiras e Negócios, organizadora do evento, iniciou o envio de newsletter com foco no marketing de conteúdo e com botão de ativação de negócios para mais de dez mil compradores de toda a região Nordeste. O primeiro fornecedor contemplado foi a Selovac, pioneira em máquinas a vácuo, que já recebeu mais de 50 solicitações de orçamento em três dias.

A HFN é a única feira fixa do Nordeste a conectar fornecedores de serviços, tecnologia e produtos aos meios de hospedagem e alimentação. Tem como destaque o foco em conteúdo de qualidade, apresentação de novos produtos e uma localização privilegiada, a curtas distâncias de outras capitais nordestinas. Leva a assinatura da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE) em parceria com a empresa Insight Feiras e Negócios.

A Insight Feiras e Negócios é formada pelo empresário Rodrigo da Fonte, ex diretor da BTS Informa Exhibitions e da Greenfield com a empresária Tatiana Menezes, ex diretora do Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB) e Reed Exhibitions Alcântara Machado e atual diretora Nordeste da União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe) e Carol Baia, ex gerente comercial também da BTS Informa Exhibitions. O foco da empresa é conectar pessoas e gerar negócios no Nordeste brasileiro.

Detran realiza ações educativas de trânsito em Nova Jerusalém


Começou hoje (23) e vai até 31 de março, quando é encerrado o feriadão da Semana Santa, as ações do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, em parceria com o Departamento de Estrada e Rodagem – DER, quando estarão realizando ações educativas no município do Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco onde acontece a encenação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Devido ao evento, a cidade, as BRs e PEs do entorno recebem grande fluxo de veículos de todas as regiões do estado e país.
Durante o período, das 15 às 19h, técnicos da Coordenadoria de Educação de Trânsito estarão realizando blitz’s educativas, acompanhados dos agentes da Operação Trânsito Seguro, Rota de Fuga e artistas educadores da Turma do "Fom-Fom". Serão abordados motoristas e motociclistas que receberão orientações sobre os principais cuidados para evitar acidentes, além da distribuição de folders educativos e bafômetros descartáveis.
Ainda durante os dias de evento os técnicos de educação irão abordar os motoristas dos ônibus e carros que ficam estacionados próximo ao Teatro, distribuindo também os materiais educativos produzidos pelo Órgão. Os bares da localidade serão ainda outro ponto de ação, onde o público será conscientizado a respeito do perigo da mistura do álcool e direção e receberão bafômetros descartáveis.
De acordo com o diretor presidente do Detran, Charles Ribeiro, por determinação do governador Paulo Câmara, o órgão vem investindo na educação no trânsito para atuar de forma preventiva. “Nosso foco é sempre na prevenção de acidentes, principalmente no período de festividades e feriados, que só torna possível quando é atrelado a fiscalização prévia e a educação, o que estimula a boa conduta do motorista no trânsito”, destaca.
Ribeiro lembra ainda que, este ano uma Unidade do Detran Itinerante – UDI, estará estacionada em frente ao maior teatro ao ar livre do mundo. A unidade consiste em um caminhão adaptado para realizar o atendimento com os serviços, conta com três guichês de atendimento, ar-condicionado, gerador próprio, computadores e plataforma elevatória para pessoa com deficiência. O usuário que procurar a UDI vai contar com os seguintes serviços de Histórico de Nada consta de Multas; Informação de Pontuação na CNH; Consulta de débitos de veículos; Informação de Comunicação de Venda; Emissão de Taxas; Consulta de gravame; Atualização de endereço; e Agendamento de serviço.

V GERES capacita Agentes de Endemias de 21 municípios do Agreste



A V Gerência Regional de Saúde (V GERES), do Governo do Estado, com sede em Garanhuns, iniciou uma série de visitas aos municípios para atualização dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs), sobre o Programa de Controle das Arboviroses ( doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.)

A equipe da GERES se encontra nesta quarta-feira (21) em Águas Belas, onde capacita os agentes daquele município e também de Iati, Saloá e Itaíba. Os encontros iniciaram na terça-feira (13), em Lajedo, contemplando também os municípios de Jupi, Jucati e Calçado. As capacitações acontecem em dois dias. Na quinta-feira (15), a equipe da V GERES esteve em Angelim, capacitando os ACEs daquele município e também de São João, Palmeirina e Canhotinho. Ao todo, serão cinco capacitações e atingirá os 21 municípios da Regional de Saúde, finalizando somente no início de abril.

A gestora da V GERES, Catarina Tenório, está acompanhando a ação desde o planejamento. "Trata-se de uma necessidade capacitar os agentes que estão na ponta do cuidado junto à população. Para isto, viabilizamos pessoal, estrutura e veículos, para que nossa equipe pudesse contemplar todos os municípios com estas capacitações".

Os encontros com os Agentes de Combate às Endemias acontecem sob orientação da Vigilância em Saúde da V GERES, que tem a coordenação de Conceição Santana, e a equipe de monitores é formada por Antônio Gerinaldo, Eliel Duarte, Gilberto dos Santos, José Roberto, José Valter e Luiz Carlos.

Além de Águas Belas, Lajedo e Angelim, as outras capacitações regionais acontecerão em Garanhuns e Bom Conselho.