sábado, 28 de abril de 2018

Temer esbraveja, mas não explica transações suspeitas

Furioso presidente Temer alega perseguição política

Bernardo Mello Franco – O Globo
O presidente Michel Temer fez um pronunciamento enfezado para rebater a suspeita de que usou imóveis em nome da família para lavar dinheiro de propina.

Nesta sexta, a “Folha de S.Paulo” informou que a Polícia Federal está investigando o caso. As transações envolvem o advogado José Yunes e o coronel João Baptista Lima, presos na Operação Skala.
Uma testemunha já afirmou que a reforma da casa de Maristela Temer, filha do presidente, foi paga em dinheiro vivo pela mulher de Lima. O Planalto confirmou que uma casa em nome de Marcela Temer, a primeira-dama, foi comprada de Yunes.
Temer evitou citar o nome dos dois amigos no pronunciamento. Também não explicou de onde saiu o dinheiro investido nos imóveis. Preferiu reclamar, como sempre, do vazamento de informações à imprensa.
O presidente chegou a dizer que faria queixa ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. A carteirada não responde as perguntas básicas: como explicar os gastos em espécie e o envolvimento dos amigos com suas despesas particulares?
No mês passado, o Supremo quebrou os sigilos bancário e fiscal de Temer no inquérito dos portos. O presidente quis mostrar segurança e informou, em nota oficial, que a imprensa teria “total acesso” aos dados. Depois pensou melhor e deixou a promessa para lá.
Do ponto de vista estratégico, o pronunciamento desta sexta parece ter sido outro tiro no pé. Ao fazer o discurso invocado, o presidente só deu mais visibilidade às suspeitas que envolvem os imóveis da família.
Temer ainda cometeu um ato falho no discurso. “Eu não posso sair daqui da Presidência, não sei quando, para carregar essa pecha irresponsável”, esbravejou. Se não sabe quando, é porque deve desconfiar que o escândalo tem potencial para encurtar o seu mandato.

Ataque a tiros em acampamento pró-Lula; dois feridos

Curitiba: a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que o militante levado ao hospital foi ferido com gravidade

Janaina Garcia e Fernando Cimbaluk – Folha de S.Paulo

A direção nacional do PT informou na manhã deste sábado (28) que o acampamento em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Curitiba, foi alvo de um ataque a tiros durante a madrugada.
Duas pessoas ficaram feridas. Uma delas, um homem de 38 anos identificado como Jeferson Lima de Menezes, de São Paulo, foi encaminhado ao Hospital do Trabalhador, com um tiro no pescoço.
O acampamento está localizado no bairro de Santa Cândida, na capital paranaense, a cerca de 750 metros da sede da Polícia Federal do Paraná, onde Lula cumpre pena de 12 anos e um mês desde o último dia 7. O petista foi condenado no caso do tríplex do Guarujá no âmbito da operação Lava Jato.
Pelas redes sociais, a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que o militante socorrido ao hospital ficou ferido com gravidade.
"As pessoas passaram várias vezes gritando e se manifestando de forma contrária. Mais de 20 tiros foram dados no acampamento", afirmou a parlamentar, que destacou que esse não é o primeiro episódio de violência –no último dia 28 de março, um dos ônibus da caravana de Lula pela região Sul foi atingida por tiros também no Paraná, na cidade de Laranjeiras do Sul. "Isso é resultado desse processo construído de perseguição contra Lula, o PT e os movimentos de esquerda", lamentou Gleisi.
Por meio de nota, integrantes da vigília "Lula livre", que integra o acampamento na capital paranaense, repudiaram o ataque e informaram que ele foi registrado por volta das 4h por uma pessoa, não identificada, que foi até o local de carro. Além da vítima baleada, uma segunda teria se ferido, sem gravidade, com estilhaços de tiros efetuados contra os banheiros químicos do acampamento.
"A sorte de não ter havido vítimas fatais não diminui o fato da tentativa de homicídio, motivada pelo ódio e provocação de quem não aceita que a vigília é pacífica, alcança três semanas e vai receber um 1º de Maio com presença massiva em Curitiba", diz a nota, em referência ao ato de centrais sindicais, unificadas, em Curitiba, marcado para o feriado de terça.
Os acampados estavam em torno do prédio da Polícia Federal, onde Lula está preso há três semanas, mas mudaram de lugar –a cerca de 1 km– no último dia 17 por determinação judicial.
"No fundo, é uma crônica anunciada. Desde o dia quando houve a mudança de local de acampamento (17), cumprindo demanda judicial, integrantes do movimento social haviam sido atacados na região. Desde aquele momento, a coordenação da vigília já exigia policiamento e apoio de viaturas, como foi inclusive sinalizado nos acordos para mudança no local do acampamento", informou a nota da militância.
"Nós desmanchamos o acampamento cumprindo ordem oficial. Fizemos a opção de ir para um terreno e seria garantida a segurança. Agora o que cobramos da Secretaria de Segurança Pública é investigação, que identifique o atirador", disse, também via nota, o presidente do PT estadual e integrante da coordenação da vigília, o ex-deputado Doutor Rosinha.
Os militantes protestaram contra o ataque por meio de bloqueio de vias e fogo em pneus, no início da manhã. Às 8h, o ato já havia terminado.
Procurada, a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Paraná informou que apuraria o caso antes de se manifestar a respeito. No 20° Batalhão da Polícia Militar, que cuida da região do acampamento, um policial afirmou que carros da corporação foram encaminhados ao local.

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Quem quer a Eletrobrás privatizada

Por Heitor Scalambrini Costa*
Parodiando recente artigo publicado no jornal Estado de São Paulo intitulado “Quem não quer a Eletrobras privatizada”, escrito pelo jornalista Celso Ming, resolvi escrever algumas linhas sobre o que considero um crime lesa-pátria, a venda da Eletrobras.
Ao longo do referido texto, o jornalista, conhecido defensor do mercado, assevera sua crença no mercado como guardião da ética e da eficiência, ao defender a privatização da maior empresa do setor elétrico da América Latina, que atua em todas as três faixas da cadeia produtiva do setor: geração, transmissão e distribuição.
Convenientemente esquece, só para dar um exemplo, da irresponsabilidade corporativa, da conduta antiética, e da incompetência técnica das empresas envolvidas no flagelo causado pelo maior desastre do gênero da história mundial nos últimos 100 anos, o desastre evitável em Mariana/MG. É uma falácia dizer que o setor privado é mais responsável, eficiente e ético. A ética do mercado é muito particular: o lucro vem em primeiro, e acima de tudo.
Na história recente, o “modus operandi” usado para justificar a privatização de setores estratégico para a soberania de um país, é o mesmo. Procura-se descredibilizar a empresa estatal junto a população, e isto é algumas vezes, conseguido de várias maneiras. Provocar uma diminuição na qualidade dos serviços prestados faz parte desta estratégia, assim como desmoralizar com acusações levianas seus funcionários. Assim, esperam os detratores, virá o apoio e a aceitação popular para a privatização. Situação esta, que tem demonstrado na prática, que nem os serviços melhoram, nem as tarifas abaixam, e que geralmente trazem a reboque a demissão em larga escala de funcionários, que no caso do setor elétrico são altamente qualificados, e patrimônio da nação.
O que tem acontecido é que as empresas estatais, lamentavelmente, são tratadas como pertencentes aos governos, e não como empresas do Estado. E assim, interesses econômicos e políticos partidários acabam prevalecendo, dependendo do governo de plantão. O caso da Eletrobras é um caso emblemático de como interesses econômicos se sobrepõem a questões da própria soberania nacional. Vender a Eletrobrás pelo (des)governo ilegítimo para arrecadar míseros 12,2 bilhões (ou 20 bilhões) de reais, e assim amortizar o déficit fiscal de 180 bilhões de reais, previsto até o final de 2018, é uma piada de péssimo gosto. O nobre missivista em seu artigo, vai além afirmando de maneira inconsequente, que somente com dinheiro privado será possível fazer os investimentos que a Eletrobras precisa. Será um tipo de neoterrorismo?
Ora, ora!!! O tesouro não está na “pindaíba” como o jornalista quer nos fazer crer. São opções e prioridades de uma política econômica que sacrifica a maioria da população em prol de setores que levam vantagens, e estão muito bem, obrigado. Vide o setor bancário que comanda, através de seus representantes diretos, de dentro do governo, a política econômica e fiscal. Seus lucros estratosféricos, seus juros siderais, que não são mencionados, e nem questionados pelo jornalista. Também outro dado relevante que demonstra que o país é (des)governado para uma elite, é que o número de milionários brasileiros continuam a crescer, aumentando cada vez mais o fosso da desigualdade social em nosso país. Crise? Somente para os de sempre.
Fazer caixa, como afirma o professor da USP, Paulo Feldman em recente artigo “Sem a previdência, só taxando grandes fortunas”, bastaria somente aumentar a alíquota efetiva para os mais ricos do país, taxando suas grandes fortunas, de 6% para 9%, e a arrecadação do tesouro seria de 186 bilhões de reais a mais por ano. Sem falar de uma discussão necessária, e urgente, de como somos escravos de uma fatura impagável, a da dívida externa, que drena nossos recursos com a complacência de setores entreguistas da sociedade brasileira. Isto é omitido da discussão.
Outra maledicência do senhor Ming é afirmar que quem defende a não privatização, são os funcionários destas empresas, pelo corporativismo. Privilégios não existem somente nas empresas do setor elétrico, mas em toda estrutura da sociedade brasileira, e devem ser eliminados. Defender interesses faz parte do jogo democrático. Os banqueiros o fazem, os empresários da comunicação, as empresas privadas de energia elétrica, as corporações, etc, etc. Cabe o Estado impor regras, regular, e a sociedade estar vigilante e organizada, para que interesses corporativistas não acabem se impondo, e prejudicando outros setores menos organizados, o conjunto da sociedade, enfim o país. Salários e benefícios exorbitantes, através de penduricalhos não é prerrogativa dos funcionários do setor elétrico, como nos quer fazer crer, o jornalista em seu artigo. Lamentavelmente tais privilégios existem em várias instituições, inclusive no setor elétrico. Mais recentemente ficou claro para a sociedade brasileira a discussão sobre a farsa do auxílio moradia dos juízes, desembargadores que há mais de 4 décadas recebem este famigerado benefício, permitindo superar o teto de salário. O senhor Ming tomou posição a respeito? Qual foi?
Infelizmente há muito o Estado brasileiro foi privatizado. Hoje na verdade quem quer a Eletrobras privatizada são grandes corporações, fundos de pensão estrangeiros, ávidos por aumentar seus ganhos em um setor altamente rentável, e estratégico. Além daqueles que naturalmente se beneficiariam da privatização como autoridades governamentais, técnicos, consultores, lobistas, jornalistas/palestrantes, entre outros. Todos comprometidos com os futuros compradores da estatal.
Deixo aqui, como mensagem, toda minha indignação e repulsa aos vendilhões. Que defendem por míseros tostões (em poucos casos por ideologia) a venda do patrimônio público. Que por sua vez só tem contribuído para a miséria e sofrimento de nosso povo. É inadmissível o que constata a respeitável ONG Oxfam, que 82% da riqueza gerada entre 2016 e 2017 ficou com o 1% dos mais ricos em nosso país. Está concentração de riquezas é intolerável, é ofensiva, e a venda da Eletrobras somente irá agravar esta situação.
Como toda mentira tem pernas curtas não adianta os golpistas de dentro e de fora do governo inventarem justificativas para a venda desta fundamental, essencial e estratégica estatal brasileira. A população já está convencida de que esta iniciativa vai  deixar vidas ainda mais difíceis e onerosas. O político que apoiar a privatização da Eletrobras não será eleito. E o cidadão, de qualquer atividade profissional, que apoiar esta medida, merece toda repugnância daqueles que almejam viver em um país mais justo, solidário, soberano, sem tamanha desigualdade social. NÃO A PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS.


*Professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco

PF “mama” diárias e bota a culpa em Lula por gasto de R$150 mil?


POR FERNANDO BRITO ·no TIJOLAÇO


O relatório da Polícia Federal que pretende forçar a remoção de Lula da sede da Polícia Federal alegado que sua detenção custou R$ 150 mil ao longo de 15 dias, ou cerca de R$ 10 mil por dia.

Certamente não se gastou R$ 150 mil de quentinhas para Lula. Nem na conta de energia de um simples televisor.

Gastaram com eles mesmos, engordando o contracheque com diárias que, a rigor, não seriam necessárias para colocar, em turnos, um guarda à porta da cela onde estão retendo Lula.

“De acordo com o documento, “tem-se uma perspectiva de gastos de aproximadamente R$ 300 mil” no mês com diárias de policiais, passagens e deslocamentos de pessoal de outras unidades para reforçar a segurança da superintendência. Em cerca de quinze dias, já foram gastos R$ 150 mil”, relata a Folha.


Como a diária para servidor público de nível superior é de R$ 200,60 para viagens ao Paraná, R$ 10 mil seriam suficientes para pagar as diárias de um pequeno exército: 50 policiais para vigiarem um único preso. A segurança externa é responsabilidade da Polícia Militar Estadual, que ao Superintendente da PF não cabe representar.

Aiás, é curiosa a preocupação dos “lavajateiros” com economia: procuradores como Carlos Fernando do Santos Lima recebeu em dois anos, quase R$ 300 mil em diárias.

O que tem a ver Lula com as maracutaias “diaristas” da PF? A PF, aliás, manteve uma carceragem inteira durante todos estes anos de “Lava Jato” e só agora descobriu que isso “atrapalha” suas atividades?

Transferi-lo para outro lugar “baratearia” o custo por que razão? Não haveria o esquema de segurança que se tem ali se fosse junto a um quartel da PM ou do Exército?

É tudo mutreta para viabilizar a transferência de Lula para um cafundó, o que será inútil, pois se o fizerem seus seguidores ao cafundó irão.

Danilo Cabral entra com ação contra aumento da conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica definiu o reajuste de 8,41%

O Deputado Federal Danilo Cabral (PSB/PE) entra, ainda hoje (25) com uma ação contra a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o aumento da conta de luz em Recife. 

Ontem (terça-feira, 24) a Aneel definiu que o reajuste de 8,41% deveria começar a ser cobrado a partir deste domingo (29). 

Danilo acredita que a decisão é precipitada e só prejudica a população. Além disso, caso a Privatização seja aprovada, o aumento poderá chegar a 17%, como a própria Aneel já havia anunciado. “Enquanto a inflação acumulada de 2017 foi de menos de 3%, o aumento é três vezes maior. O povo pernambucano precisa ficar atento. É por isso que estamos fazendo um enfrentamento contra essa privatização”.

Amanhã (26), haverá uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para discutir a venda da Eletrobrás e suas subsidiárias, incluindo a Chesf – Compahia Hidrelétrica do São Francisco. O aumento da conta de luz também será debatido, bem como outras consequências para a população nordestina.

Paulo Câmara destaca impacto do Shopping Patteo na economia da Região Metropolitana

A inauguração do mall foi realizada nesta terça-feira. O empreendimento, que recebeu um investimento de mais de R$ 500 milhões, vai gerar cerca de 5 mil postos de trabalho


O governador Paulo Câmara participou, nesta terça-feira (24.04), da cerimônia de inauguração do Shopping Patteo Olinda, localizado no bairro de Casa Caiada, que se prepara para receber cerca de 1,4 milhão de pessoas mensalmente. Com um investimento de R$ 500 milhões, o empreendimento irá gerar cerca de 5 mil postos de trabalho. O novo centro de compras contará com 383 lojas espalhadas em quatro pisos, sendo um térreo e mais três andares, além de estacionamento no subsolo e mais três pavimentos garagem, totalizando 2.300 vagas.

“Tenho orgulho, como governador de Pernambuco, de ter acompanhado o nascimento desse shopping e de estar presente na inauguração dele. Pernambuco tem buscado enfrentar essa crise com trabalho e determinação do povo e também com parcerias, que são fundamentais para sair desse momento tão difícil e buscar melhorar a vida do pernambucano. E isso mostra que vale a pena empreender no nosso Estado. Temos certeza de que outros empreendimentos desse porte virão. Esse shopping embelezará Olinda e todo o estado de Pernambuco”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Paulo também registrou que, entre os recordes atingidos por Pernambuco, está o de ter a melhor educação do País e pontuou que esse será um grande diferencial para a economia do Estado. “Ter a melhor educação pública do Brasil faz toda a diferença para a economia de Pernambuco e de Olinda porque esse shopping, que vai empregar mais de 5 mil pessoas, terá oportunidade de ter mão de obra preparada e vai fazer desse mall um grande referencial para o nosso Estado”, completou.

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, afirmou estar satisfeito pela inauguração do empreendimento que irá, sobretudo, melhorar a economia da cidade. “Nós sabemos o quanto esse shopping vai fomentar a economia de Olinda, valorizando-a ainda mais. E, hoje, estou aqui como representante dos mais de 400 mil olindenses para agradecer pela chegada desse empreendimento, que vai cair como uma luva para o município”, comemorou o gestor municipal.

Entre os motivos pelos quais decidiu instalar o shopping na cidade de Olinda, o empresário Celso Muniz, do Grupo CM, destacou o fato de que Olinda era o único município do Brasil, com mais de 400 mil habitantes, que não tinha um shopping desse porte. “Estamos indo na contramão da crise econômica com coragem e determinação. Construímos um shopping capaz de fazer a diferença na vida das pessoas. Mas o mais importante é a geração de 5 mil empregos, pois representa um avanço na economia que vai impactar de forma positiva a vida dos olindenses e aumentar exponencialmente a arrecadação do município”, pontuou Muniz.

ESTRUTURA - O local tem 137 mil m² de construção com cerca de 51 mil m² de ABL (Área bruta locável), posicionado em uma área estratégica, entre as avenidas Governador Carlos de Lima Cavalcanti e Getúlio Vargas. O mal também conta com uma praça de alimentação com 30 lanchonetes e áreas de diversão e lazer. Ao todo, o Patteo contará com 383 lojas. Entre elas já estão confirmadas: Cinépolis, Renner, Riachuelo, Le Biscuit, C&A, Marisa, Game Station, Ri Happy, SmartFit, Burger King, Subway, Donatário, Quanto Prima,, Donna Brigadeiro, Frisabor, Farmácia Santa Maria, Hering Store, Esposende, O Boticário, Pharmapele, Planeta Bombom, Boa Viagem Câmbio, Cão Q Ri, DWZ, IANG CHAO, Mundo do Cabeleireiro, Ótica Líder, Spuk, Access Mobile, I Tech, Nana e inho/Maria´s Bonita, Sherlock & Dog, Unigames e Verlutti.

STF tira delações contra Lula das mãos do Moro e Globo reage com jornalismo-lixo


No Blog de JEFERSON MIOLA




A Globo reagiu com um jornalismo-lixo à decisão da segunda turma do stf de tirar das mãos do Moro as delações contra Lula, para transferi-las para a jurisdição devida, que é a justiça federal em SP.

O jornal nacional dedicou 14 segundos para a formalidade de comunicar a decisão do stf e, em seguida, dinamitou Lula durante quase 8 minutos numa reportagem enviesada e acusatória – uma proporção 35 vezes maior de tempo televisivo para acusar e condenar do que o tempo televisivo para comunicar formalmente o fato [a decisão do stf favorável a Lula].

No jornal das 10 da globo news, o porta-voz da Lava Jato Merval Pereira se disse “surpreso” com a decisão do stf.

Com semblante preocupado, Merval passou então a ditar suas erudições jurídicas para concluir que “há o perigo” de que esta decisão possa causar a nulidade não somente da parte das delações usadas ilegalmente por Moro contra Lula, como de todo este processo – que é de nítida perseguição judicial.

A preocupação do Merval não é à toa. A decisão do stf quebra um pilar fundamental da perseguição ao Lula, que é a inconstitucionalidade da tramitação dos processos contra o ex-presidente “coincidentemente” pelas mãos de Sérgio Moro, que não é o juiz natural dos casos.

Os desdobramentos concretos da decisão do stf são imponderáveis; é difícil predizer algum caminho diante duma suprema corte emparedada pela Globo e aliados de golpe.

Não estivesse o Brasil sob uma ditadura, sob um regime de exceção, o efeito desta decisão do stf implicaria na nulidade não só do processo do sítio de Atibaia, como da farsa fascista montada pela Globo e Lava Jato para encarcerar Lula.

Isso seria o terror dos terrores da Globo, que não hesitará em empregar métodos fascistas ainda mais surpreendentes na cruzada doentia contra Lula.

A luta pela libertação do Lula, que é a luta pela restauração da democracia e do Estado de Direito, se combina com o combate permanente conta a Globo.

Só 1 dos 2 sobrevive: ou a democracia ou a Globo.

Ibope em SP: até lá Lula é líder. Alckmin afunda mais


POR FERNANDO BRITO no Tijolaço


O Ibope divulgou pesquisa, encomendada pela Rede Bandeirantes, sondando a intenção de votos dos paulistas para Governador e para Presidente.

Só há um ponto em que quaisquer análises vão coincidir: a situação de Geraldo Alckmin é desesperadora. Empatado com Bolsonaro, seis pontos atrás de Lula, que lidera com 20 pontos.

Sem Lula na disputa, melhora apenas um ponto. Portanto, nada e ainda fica atrás de Bolsonaro.

Já recordei aqui que, em 2006, quando perdeu a eleição presidencial para Lula, Alckmin teve mais de 50% dos votos do Estado. Nã tem sequer um terço disto, agora.

Para o Governo do Estado, João Dória tem menos que no Datafolha e aparece num virtual empate, nas margens de erro, com Paulo PatoSkaf.

Embora lidere as simulações de segundo turno, o ex-prefeito fica, nestes casos, sempre nos 40%, o que demonstra um teto muito baixo.

Tanto que é líder em matéria de rejeição, coo você vê no gráfico

terça-feira, 24 de abril de 2018

CNJ julga Moro: áudio ilegal de Lula e Dilma

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) começa a julgar nesta terça-feira (24) o processo interno que apura eventual cometimento de crimes contra a Constituição Federal por parte de Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba (PR). Após Dilma indicar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para chefiar a Casa Civil, em 2016, Moro tornou públicos, em 16 de março de 2016, áudios do diálogo ao telefone em que Lula e Dilma conversam sobre o documento de nomeação.

Por envolver a Presidência da República, a divulgação é considerada ilegal. Na época, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, morto janeiro de 2017, pediu "escusas" ao STF alegando procurado "dar publicidade ao processo e especialmente a condutas relevantes do ponto de vista jurídico e criminal do investigado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva". A gravação de parte dos áudios foi operada irregularmente, porque  a Polícia Federal executou a interceptação telefônica depois de ordem de Moro para interromper grampos.
Moro pediu desculpas ao STF. "Diante da controvérsia decorrente do levantamento do sigilo e da r. decisão de V.Ex.ª, compreendo que o entendimento então adotado possa ser considerado incorreto, ou mesmo sendo correto, possa ter trazido polêmicas e constrangimentos desnecessários. Jamais foi a intenção desse julgador, ao proferir a aludida decisão de 16/03, provocar tais efeitos e, por eles, solicito desde logo respeitosas escusas a este Egrégio Supremo Tribunal Federal", disse. Procurado pelo Congresso em Foco, Moro disse que não comentaria o julgamento.

Tucanos de MG querem Aécio desistindo do Senado

 MG querem Aécio desistindo do Senado

Apoiadores da candidatura de Antonio Anastasia (PSDB) ao governo de Minas querem que Aécio Neves (PSDB-MG) anuncie rapidamente a desistência de concorrer ao Senado.

Eles dizem que a medida evitaria desgastes adicionais e destravaria negociações de alianças.
Aécio tem dito que a decisão sobre seu destino está nas mãos dos mineiros, por isso a pressão pública desautoriza seu discurso.
“Seria imoralidade tomar o caminho que o PT tomou e dizer que ele é vítima”, adianta Domingos Sávio, presidente do PSDB-MG. (Folha - Painel)

Governo Temer virou uma contagem regressiva

Do blog de Josias de Souza
Michel Temer já não consegue apoio congressual nem para aprovar uma medida provisória com regras trabalhistas. O mercado vai reajustando para baixo suas previsões de crescimento da economia em 2018. A honestidade no setor público virou uma grande utopia. O que o presidente chama de reputação constitui, na verdade, a soma dos palavrões que sua impopularidade de 70% inspira nas esquinas e nos botecos. Com tudo isso, o suplício ainda vai durar oito meses e uma semana. Repetindo: faltam 253 dias para Temer retornar a São Paulo —ou ser levado para Curitiba.

O ocaso do governo Temer será um triste espetáculo. Hoje, o presidente é uma pequena criatura. A partir de outubro, quando as urnas pronunciarem o nome do sucessor, o poder do atual inquilino do Planalto deve virar um asterisco perdido em meio à  transição. Até lá, sempre que Temer enaltecer a própria gestão, como fez em rede nacional de TV na sexta-feira, muitos brasileiros desejarão viver no país que o presidente descreve com tanto enstusiasmo, seja ele onde for. Mas o Brasil real continuará sendo um lugar onde a vulgaridade política atrapalha a economia.
A administração Temer entrou em parafuso no dia 17 de maio de 2017, quando veio à luz o grampo do Jaburu. Desde então, a prioridade do presidente é não cair. Num primeiro momento, trocou a reforma da Previdência pelo congelamento de duas denúncias criminais. Agora, à espera da terceira denúncia, nomeou um ministério de nulidades para adular os partidos. Temer luta para retocar uma biografia em frangalhos, ao mesmo tempo que tenta restaurar a unidade de aliados que querem o cofre, não um bom nome.
Crivado de velhas denúncias e de novos inquéritos, Temer é salvo pela ausência de um vice. Foi condenado pela falta de alternativas a conduzir até o final um governo no qual a honestidade virou uma grande utopia. O que Temer chama de reputação constitui, na verdade, a soma dos palavrões que sua impopularidade de 70% inspira nas esquinas e nos botecos.
O amigo José Yunes acaba de informar à Polícia Federal que avisou a Temer sobre o envolope com propina que o ministro palaciano Eliseu Padilha mandou entregar no seu escritório, em São Paulo. Até o final da semana, a Polícia Federal deve pedir nova prorrogação do inquérito sobre portos. Mas não há de ser nada. Na contagem regressiva em que se converteu o governo, quinta-feira é dia de reajustar o Bolsa Família. Faltam 253 dias.

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Paulo Câmara entrega equipamentos e fortalece agricultura familiar em Pernambuco

O governador Paulo Câmara comandou, na manhã desta segunda-feira (23.04), a entrega de 15.550 kits de caráter produtivo — que visa estruturar a produção de alimentos e forragem animal — com o objetivo de otimizar o trabalho de agricultores familiares de 87 municípios do Agreste e Sertão do Estado. Na ação, os beneficiados receberam os conjuntos "Roçadeira" (uma roçadeira semi-florestal com 3 itens acessórios, de corte de arbustos, capineira e roço; uma bota e um óculos de proteção) ou "Forrageira" (uma forrageira com cabo de extensão elétrico de 10 metros). Com um investimento de R$ 22 milhões, a iniciativa fortalece as políticas públicas com foco na área. O caráter produtivo faz parte do Programa Segunda Água (Cisternas Calçadão) e é financiado com recursos da União, via Ministério de Desenvolvimento Social. Paulo destacou que a ação é fundamental para proporcionar mais condições de trabalho e produtividade para os homens e mulheres do campo. 

"Estamos entregando equipamentos que vão facilitar a produção de quem atua na agricultura familiar e que vão ajudar, também, no aumento do rendimento e da produtividade. Produzir mais, vender mais e com isso expandir a produção de alimentos, de grãos e rações para alimentação, seja da avicultura ou da área bovina. O trabalho envolve o Estado, os municípios, a sociedade civil, os agricultores, mas, principalmente, a nossa capacidade de tirar do papel ações tão importantes. Assim, damos a garantia ao homem do campo de que ele poderá trabalhar, viver, criar seus filhos, produzir e ter sua renda a partir de seu esforço e do seu trabalho na sua terra", frisou o governador.

Os agricultores beneficiados com a ação de hoje já receberam, através do Pernambuco Mais Produtivo, a tecnologia social da Cisterna Calçadão. Os equipamentos, que possuem 52 mil litros, ampliam o acesso a água, através da captação das chuvas, e viabilizam a criação de pequenos animais e a implantação de hortas orgânicas. A entrega dos kits complementou a estruturação necessária para aumentar a produtividade do setor. 

Representando os prefeitos dos municípios beneficiados, Anchieta Patriota (Carnaíba) destacou o empenho do atual governo no fortalecimento de ações estruturadoras para a agricultura. "Essas são ações que mudam a vida das pessoas, principalmente daquelas que mais necessitam do governo. A gestão Paulo Câmara já fez muito pelo homem do campo. Desde a oferta de água para a população a outras ações estruturadoras. Sempre com a preocupação de gerar, também, receita e renda para o nosso povo", exaltou o gestor da região do Sertão do Pajeú.

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), Wellington Batista, aproveitou a oportunidade para destacar o poder econômico que o investimento na agricultura familiar é capaz de propiciar. "Quando andamos pela Zona Rural, percebemos como foi importante esse programa de cisternas para o homem e a mulher do campo enfrentarem o período de estiagem. Queria agradecer ao empenho do governador Paulo Câmara na contribuição para o fortalecimento da agricultura familiar, não só do ponto de vista social, mas do ponto de vista econômico para todo o Estado de Pernambuco", finalizou. 

Falando em nome dos agricultores beneficiados, Aluísio Paulino, natural de Carnaíba, explicou o ganho na produção rural que os equipamentos irão fornecer. "Isso aqui vai servir para os agricultores fazerem a ração para os animais, do boi e da galinha. Servirá também para ralar o milho, fazer o fubá e outros alimentos. Já a roçadeira vai servir para roçar o capim, ou então servir para outras atividades na Caatinga. É muito importante estar recebendo um maquinário desses na Zona Rural", comemorou.


AGRICULTURA FAMILIAR - No Brasil são aproximadamente 4,3 milhões de estabelecimentos rurais da agricultura familiar, que correspondem a 84% do total. O setor é responsável por 33% do valor bruto da produção agropecuária do País e pela produção de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Em Pernambuco, são 275.720 estabelecimentos familiares responsáveis pela produção de mandioca, feijão, milho, fruticultura e hortifrúti. 


Acompanharam o governador durante a solenidade o reverendíssimo Dom Bernadino Marchió, bispo diocesano de Caruaru; os secretários estaduais Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão); Manuela Marinho (Turismo, Esportes em Lazer); e o chefe de Gabinete do Governador, Antônio Limeira; o secretário executivo de Agricultura Familiar, José Cláudio; o presidente do CEASA, Gustavo Melo; o presidente do Iterpe, André Luz Negromonte; o deputado federal Danilo Cabral; os deputados estaduais Waldemar Borges, Aluísio Lessa, Zé Maurício Cavalcanti, Laura Gomes, Nilton Mota e Diogo Morais; e prefeitos de vários municípios beneficiados na ação.

PSDB expulsa prefeito acusado de abuso de menina

O prefeito em exercício de Bariri, Paulo Henrique Barros de Araújo, preso neste sábado, sob acusação de violência sexual contra uma menina de 8 anos, foi expulso do PSDB. Hoje, a sigla informou que Araújo foi desligado de forma sumária.
“O partido se solidariza à família da vítima e espera que o caso seja esclarecido e o culpado severamente punido”, diz o PSDB em nota.
Araújo exerce o cargo de prefeito porque o ex-prefeito e o vice da cidade foram barrados na Lei da Ficha Limpa após as eleições de 2016, em que se sagraram vencedores. Araújo responde a dois processos por improbidade administrativa desde que assumiu a prefeitura. Ele é o presidente da Câmara Municipal de Bariri.
A justiça decretou a prisão preventiva de Araújo, após agentes da Polícia Militar o encontrarem tentando se esconder no meio do mato. Ele havia raptado a vítima e se dirigido a uma área de mata, onde seu carro ficou preso em um buraco, segundo a Polícia Militar.
A criança fugiu e conseguiu pedir socorro. Bariri tem 35 mil habitantes e fica a 300 quilômetros da capital paulista. A investigação é conduzida Central de Polícia Judiciária, em Bauru, próxima do município.

Gilmar: MP e juízes ameaçam a democracia


Do Conjur

"A maior ameaça à democracia no Brasil não vem das Forças Armadas, e sim de corporações, como a polícia, o Ministério Público e agrupamentos de juízes", afirmou o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. A declaração foi dada no programa Frente a Frente, da Rede Vida. O ministro disse que "não foi positivo" o efeito das declarações do comandante do Exército, Eduardo Villas Bôas, e de outros generais na véspera do julgamento pelo STF do pedido de Habeas Corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na ocasião, militares criticaram a impunidade, em manifestações que foram interpretadas como uma ameaça aos ministros. Porém, Gilmar Mendes apontou que as falas não significam que as Forças Armadas têm desapreço pela democracia. A seu ver, elas contribuíram para a construção na nova república, após a Constituição de 1988. A ameaça agora são "grupamentos de corporações", avaliou o magistrado.
"O Estado Democrático de Direito tem uma fórmula muito simples: todos estão submetidos à lei. Quando se começa a transformar a lei para o 'eu acho que', para se traduzir o sentimento social, a gente rompe com esses critérios. Em alguns momentos, a ameaça à democracia pode vir do Ministério Público", exemplificou.
Moro em todo canto
Segundo Gilmar, práticas abusivas da operação "lava jato", como prisões provisórias alongadas sem justificativa ou detenções para forçar delações premiadas criam um efeito negativo no sistema.
"Isso passa a ter um efeito lá embaixo, em todos os locais. Tanto é que agora você tem o 'Moro do Rio de Janeiro', o 'Moro do Pantanal', o 'Moro do não sei o diabo'. Vai ter Moro assim, né?", destacou, referindo ao juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba.
Além disso, o ministro questionou o discurso moralista daqueles que atuam na "lava jato". Ele citou que o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, e sua mulher recebem dois auxílios-moradia, mesmo morando juntos e tendo imóvel próprio — o que torna o benefício ilegal. E ressaltou que o episódio de Marcelo Miller, ex-procurador da República que é acusado de ter defendido a JBS enquanto ainda estava no Ministério Público Federal, mostra que há corrupção na operação.

Lula, em video inédito: “inocente não corre, enfrenta”



POR FERNANDO BRITO · no Tijolaço

Em vídeo inédito, gravado por seu colaborador e amigo Ricardo Stuckert e exibido hoje em sua conta de Facebook, o ex-presidente Lula explica, de viva voz, que decidiu aceitar a ordem de prisão dada por Sérgio Moro para provar sua inocência:”Não quis fugir, porque quem é inocente não corre, enfrenta. Por isso vou a Curitiba”.

Cansado, depois de dois dias inteiros no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, cercado de amigos e companheiros de lutas políticas, Lula conservava a serenidade; “se tem político que não tem honra e não se defende, eu tenho muita honra e quero me defender.”

Ele diz que só “as mentiras da Globo” legitimam os processos contra ele e pediu “disposição para lutar” do povo brasileiro.


Assista.
  •  
  •